Sei sulla pagina 1di 17

1

CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

RECURSOS CONCEITO Recurso um instrumento processual voluntrio pelo qual, dentro do mesmo processo, objetiva-se obter o reexame de uma deciso, para reform-la, invalid-la, esclarec-la ou integr-la, antes que se forme a coisa julgada. Em regra, o recurso visa a reforma, isto , a modificao de uma deciso, mas s vezes o escopo anul-la. Acrescente-se, ainda, que os embargos declaratrios visam esclarecer a deciso em virtude de obscuridade, dvida ou contradio, ou, ainda, integr-la, no caso de omisso. Os meios de impugnao da deciso judicial desdobram-se em trs: a) recursos b) sucedneo recursal interno: o caso de pedido de reconsiderao e da correio parcial. Aludidos meios desenvolvem-se no mesmo processo em que foi proferida a deciso impugnada. Todavia, a lei no os classifica como recursos. c) aes autnomas de impugnao: so as que se desenvolvem por um processo autnomo do processo em que se proferiu a deciso impugnada. Exemplos: embargos de terceiro, mandado de segurana contra ato judicial, ao anulatria de confisso, etc. ELEMENTOS DO RECURSO Para que o meio de impugnao a uma deciso judicial seja considerado recurso, essencial a presena dos seguintes elementos: a) impugnao voluntria (principio da voluntariedade): o recurso um ato de vontade, que revela o inconformismo em relao deciso judicial. Afinal, o recurso um nus processual, um reflexo do princpio dispositivo. Assim, o recurso de ofcio ou necessrio, previsto no artigo 475 do CPC, pelo qual o prprio juiz remete a sua sentena para o Tribunal analis-la, a rigor, no recurso, porquanto falta-lhe a voluntariedade, no passando de uma hiptese em que o duplo grau de jurisdio funciona como condio de eficcia da sentena. b) Previso expressa em lei federal: o recurso regido pelo principio da taxatividade, segundo o qual s a lei pode cri-lo, sendo vedada a sua criao por vontade das partes. Conseqentemente, s recurso o meio impugnatrio de deciso judicial que a lei classifica expressamente como sendo recurso. c) Desenvolvimento no mesmo processo em que foi proferida a deciso judicial impugnada. Alguns recursos tem autos prprios, como o caso do agravo de

2
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

instrumento, mas o processo sempre o mesmo da deciso impugnada. De fato, enquanto os autos so a documentao escrita do recurso, o processo o instrumento da jurisdio. d) Legitimao exclusiva das partes, do terceiro prejudicado e do Ministrio Publico (art. 499 CPC). e) Objetos: o recurso pode ter at 04 (quatro) objetos: I Reforma da deciso; II Anulao da deciso; III Integrao da deciso; IV- Esclarecimento da deciso. Em regra, o recurso visa a reforma, isto , a modificao de uma deciso, mas s vezes o escopo anul-la. Acrescente-se, ainda, que os embargos declaratrios visam esclarecer a deciso em virtude de obscuridade, dvida ou contradio, ou, ainda, integr-la, no caso de omisso. CLASSIFICACAO DOS RECURSOS a) b) a) b) Quanto sua extenso, o recurso pode ser: total: o que impugna a integralidade dos tpicos em que sucumbiu. Note-se que o recurso total nem sempre versa sobre toda a deciso, mas to somente sobre a totalidade da parte em que sucumbiu. Parcial: o que impugna apenas uma parte do tpico em que sucumbiu. Quanto ao seu objeto imediato, o recurso pode ser: ordinrio: visa a tutela do direito subjetivo do recorrente. extraordinrio: visa a proteo do ordenamento juridico, protegendo de forma reflexa, o direito subjetivo do recorrente. Os recursos extraordinrios so: o recurso extraordinrio, o recurso especial e os embargos de divergncia. Quanto sua fundamentao, o recurso pode ser: de fundamentao vinculada: quando o recorrente s pode alegar vcios cuja alegao admitida pela lei. Exemplos: embargos de declarao, recurso especial e recurso extraordinrio. de fundamentao livre: quando a lei no restringe os vcios que podem ser alegados pelo recorrente.

a) b)

ATOS JUDICIAIS Os atos judiciais se subdividem em: despachos, decises, sentenas, acrdos e decises monocrticas finais do relator. Os despachos so os atos de movimentao do processo, vale dizer, meramente expedientes. No tm contedo decisrio; no resolvem nenhuma questo, e, por isso, so irrecorrveis, conforme preceitua o art. 504 do CPC. Se, porm, esses despachos tumultuarem o andamento do processo, ser cabvel a correio parcial ou reclamao, aplicando-se por analogia o rito de agravo de instrumento.

3
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

A correio parcial no recurso, uma reclamao da atuao ou omisso tumulturia do juiz, capaz de causar dano irreparvel para a parte e para a qual no haja recurso previsto. de cunho administrativo correicional. No est prevista no CPC, mas no Cdigo Judicirio Estadual. Deciso interlocutria o ato judicial que resolve as questes surgidas no curso do processo. Vale lembrar que questo o ponto controvertido, isto , alegado por uma parte e impugnado pela outra. Tal ocorre, por exemplo, quando o juiz indefere a inquirio de testemunhas ou a juntada de documento. Das decises proferidas pelo magistrado de primeiro grau sempre cabvel recurso de agravo, que pode ser de instrumento ou retido. Nos tribunais, as decises interlocutrias isoladas do relator, em regra, tambm so recorrveis, mediante agravo interno e agravo regimental, este ltimo o previsto no regimento interno dos Tribunais para os casos em que no couber a primeira. Algumas decises, porm, so irrecorrveis, como a que defere ou denega liminar em mandado de segurana, nos casos de competncia originria do Tribunal (Smula 622 do STF). Diante da irrecorribilidade de certas decises, o nico meio de impugnao atravs da impetrao de Mandado de Segurana. Por outro lado, a Lei n 11.232/2005, alterou o conceito de sentena adaptando-se a nova definio ao contedo das aes sincrticas. Com efeito, as aes sincrticas, so caracterizadas por duas fases procedimentais sucessivas, no mesmo processo, sendo a primeira de conhecimento e a segunda de satisfao ou execuo. Assim, sentena no apenas o ato do juiz que pe fim ao processo, mas o pronunciamento judicial que implica em algumas das situaes previstas nos artigos 267 e 269 do CPC. A sentena terminativa exige dois requisitos: extino do processo e o embasamento numa das matrias do artigo 267 do CPC. um conceito hbrido, porque leva em conta o efeito (extino do processo) e o contedo (matrias do artigo 267 do CPC). A sentena definitiva ou de mrito a que se fundamenta numa das matrias do artigo 269 do CPC. V-se, portanto, que no h a exigncia da extino do processo. Ainda que este prossiga, como no caso de sentena parcial, o ato judicial se revestir da natureza jurdica de sentena. Enquanto a sentena terminativa baseada em critrio hbrido, a definitiva reveste-se desta natureza apenas pelo seu contedo. A sentena parcial do artigo 269 do CPC, a rigor, sentena e no mera deciso interlocutria. Portanto, o recurso cabvel a apelao. Exemplo clssico o da deciso que indefere liminarmente a reconveno por motivo de decadncia. Razovel, no entanto, diante da complexidade da matria, a aplicao do princpio da fungibilidade recursal, admitindo-se, destarte, o agravo de instrumento. Ressalte-se, contudo, que o indeferimento

4
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

liminar da reconveno com base no artigo 267 do CPC no se reveste de sentena, diante do prosseguimento do processo, sendo, pois, de rigor, a interposio do recurso de agravo, ao invs da apelao. Contra sentena, de mrito ou no, cabvel o recurso de apelao alm dos embargos declaratrios. Na lei de execuo fiscal (Lei 6830/80), se o valor da causa no exceder a 50 OTNs, o recurso cabvel ser os embargos infringentes, interpostos perante o prprio juiz de 1 grau e no perante o Tribunal; se o valor da causa for superior a 50 OTNs o recurso cabvel ser a apelao. Saliente-se, ainda, que a sentena de decretao da falncia impugnvel por agravo de instrumento ao invs de apelao. Acrdo a deciso do Tribunal. Trata-se de um julgamento efetuado por um rgo colegiado. Os recursos cabveis contra acrdo so: embargos infringentes, embargos declaratrios, recurso ordinrio constitucional, embargos de divergncia, recurso especial e recurso extraordinrio. Decises monocrticas finais do relator so as substitutiva do acrdo, nos casos em que a lei o dispensa. Aludidas decises, recorrveis por agravo interno so as seguintes: a) Julgamento do conflito de competncia pelo relator, quando houver jurisprudncia dominante do tribunal sobre a questo suscitada (pargrafo nico do art. 120 do CPC). b) Deciso do relator sobre o agravo de instrumento interposto contra deciso denegatria de seguimento do recurso extraordinrio ou especial (art. 545 do CPC). c) Deciso do relator que negar seguimento a recurso manifestamente inadmissvel, prejudicado, improcedente ou em confronto com smula ou jurisprudncia dominante do respectivo tribunal, do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior (at. 557 do CPC). Aludido dispositivo legal refere-se s seguintes situaes: a) recurso manifestamente inadmissvel: o que no preenche os requisitos de admissibilidade. Exemplo: recurso intempestivo. b) Recurso prejudicado: o que perdeu o seu objeto. Exemplo: agravo de instrumento interposto contra deciso da qual juiz se retratou. c) Recurso manifestamente improcedente: o que no tem embasamento ftico ou jurdico. d) Recurso que contraria smula ou jurisprudncia dominante do respectivo tribunal, do STF ou de tribunais superiores. Enquanto nas alneas a e b, o relator negar conhecimento ao recurso, nas alneas c e d, ele analisa o mrito do recurso, negando-lhe provimento. O relator ainda pode analisar o mrito do recurso para darlhe provimento, se a deciso recorrida estiver em manifesto confronto com smula ou com jurisprudncia dominante do Supremo Tribunal Federal, ou de Tribunal Superior, conforme preceitua o pargrafo 1 do art. 557 do CPC.

5
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

PRINCPIOS RECURSAIS So os postulados fundamentais, que inspiram a elaborao das normas recursais. Referidos princpios so: a) Princpio do duplo grau de jurisdio; b) Princpio da taxatividade; c) Princpio da unirrecorribilidade; d) Princpio da dialexidade; e) Princpio da proteo da reformatio in pejus; f) Princpio da fungibilidade; g) Princpio da complementariedade; h) Princpio da consumao. PRINCPIO DO DUPLO GRAU DE JURISDIO o que possibilita o reexame da deciso judicial por rgo jurisdicional hierarquicamente superior. Em duas hipteses, porm, o reexame feito por rgo jurisdicional de primeiro grau, a saber; a) recurso inominado no Juizado Especial, cujo julgamento afeto ao Colgio Recursal, que composto por juzes de primeiro grau (art. 41 da lei n 9.099/95); b) recurso de embargos infringentes, que cabvel contra sentena, na lei 6.830/80, quando o valor da causa no exceder a 50 ORTNs, cujo julgamento feito pelo prprio juiz prolator da sentena (art. 34 da LEF). De acordo com Barbosa Moreira, as duas situaes acima so hipteses de recursos sem o duplo grau de jurisdio. Cumpre, porm, registrar a opinio de Nelson Nery Jnior, que trata as hipteses acima como sendo aplicao do princpio do duplo grau, sustentando a caracterizao deste ainda que o reexame da causa seja feito no mesmo rgo jurisdicional. Saliente-se ainda, que o princpio do duplo grau no est previsto na Constituio Federal, e, por isso, a lei pode estabelecer a irrecorribilidade de certas sentenas ou decises. Referido princpio tambm afastado quando uma norma infraconstitucional admite que uma causa tramitada em primeiro grau seja julgada, no mrito, apenas pelo tribunal. a chamada teoria da causa madura, adotada no pargrafo 3 do art. 515 do CPC, cujo teor seguinte: 3o Nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito (art. 267), o tribunal pode julgar desde logo a lide, se a causa versar questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento.

6
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

Sobre as vantagens do princpio do duplo grau, cumpre salientar o controle das decises e a correo de eventuais erros, circunstncias que compensam o retardamento do pronunciamento jurisdicional. PRINCPIO DA TAXATIVIDADE Significa que s a lei federal cria recurso. De fato, compete exclusivamente Unio legislar sobre processo, e, por conseqncia, sobre recursos (art. 22, I, da CF e art. 496 do CPC). PRINCPIO DA UNIVERSALIDADE OU SINGULARIDADE OU UNICIDADE De acordo com esse princpio, para cada deciso judicial cabvel apenas um recurso. Assim, as decises proferidas na sentena, como concesso de tutela antecipada, so passveis apenas de apelao, que o recurso adequado para impugnar as sentenas. Alias, no caso de tutela antecipada deferida na sentena, a eventual apelao, no tocante sobredita tutela, dever ser recebida sem efeito suspensivo, viabilizando-se a incidncia de feitos da aludida deciso. Quanto ao ru, para tentar impedir esses efeitos imediatos, poder ajuizar uma medida cautelar inominada, perante o tribunal, visando a concesso de efeito suspensivo apelao. Outra medida seria o recuso de agravo contra a deciso que recebeu a apelao sem efeito suspensivo, pois a impetrao de mandado de segurana, conquanto cabvel, no aceita pelos tribunais. Finalmente, cumpre apontar que h uma exceo ao princpio da unirrecorribilidade, pois o mesmo acrdo, conforme veremos, pode ser impugnado por recurso extraordinrio e recurso especial. PRINCPIO DA DIALEXIDADE O princpio em anlise o que obriga a fundamentao, ainda que concisa, do recurso, limitando, destarte, a atuao do rgo julgador, fixando a extenso da matria devolvida, permitindo, ainda, a ampla defesa da parte contrria. PRINCPIO DA PROIBIO DA REFORMATIO IN PEJUS Segundo esse princpio, o recorrente, em seu recurso no pode ter a sua situao agravada. Assim, nos caos de sucumbncia recproca, em que s uma parte houver recorrido, a sua situao no pode ser piorada. Referido princpio aplicvel inclusive ao recurso de ofcio, evitando-se, destarte, seja agravada a situao da Fazenda Pblica.

7
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

Abre-se exceo ao princpio em apreo em relao s ma trias de ordem pblica. Estas devem ser reconhecidas de ofcio pelo Tribunal, ainda que agravem a situao do recorrente. PRINCPIO DA FUNGIBILIDADE O princpio da fungibilidade o que permite o recebimento do recurso errneo como sendo o correto. Os requisitos para a aplicao da fungibilidade so: a) inexistncia de erro grosseiro sobre o recurso cabvel. De fato, em algumas hipteses, paira divergncia na doutrina ou jurisprudncia se o recurso adequado a apelao ou a agravo, gerando uma dvida fundada. b) Inexistncia de m-f. De acordo com a jurisprudncia, a boa-f definida pela teoria do prazo menor, isto , havendo dvida fundada sobre o cabimento de um e outro recurso, o recorrente, para agir de boa-f, deve interpor qualquer em dois recursos dentro do prazo menor. Assim, em havendo dvida sobre a apelao e o agravo, caso o recorrente pela apelao dever interp-la no prazo do agravo, que menor (10 dias). PRINCPIO DA COMPLEMENTARIEDADE De acordo com esse princpio, o recorrente, aps a apresentao do recurso, no pode mais adit-lo ou modific-lo, ainda que o prazo no tenha se esgotado. Aludido princpio, que nada mais do que a precluso consumativa, encontra exceo nos embargos declaratrios. De fato, se aps a apresentao recurso, for dado provimento aos embargos declaratrios da parte contrria, o recorrente poder complementar o recurso j interposto, no tocante aos pontos modificados. PRINCPIO DA CONSUMAO De acordo com esse princpio, no se admite a substituio do recurso j interposto, ainda que dentro do prazo recursal. Assim, se houver a interposio de dois recursos distintos contra a mesma deciso, prevalecer o recurso protocolado em primeiro lugar. Trata-se, mais uma vez, da aplicao da precluso consumativa. ADMISSIBILIDADE DOS RECURSOS INTRODUO O recurso interposto, em regra, perante o juzo ou Tribunal a quo, que aquele que proferiu a deciso recorrida. Assim, por exemplo, a

8
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

apelao deve ser interposta perante o juzo prolator da sentena, devendo este encaminh-la ao Tribunal, rgo ad quem. No se pode interpor a apelao diretamente ao Tribunal. Excepcionalmente, interpe-se recurso diretamente no Tribunal, como ocorre com o agravo de instrumento. Todavia, para que o recurso seja conhecido, isto , apreciado, urge que preencha os requisitos de admissibilidade. Assim, conhecer o recurso no a mesma coisa que prov-lo. O conhecimento nada mais do que a anlise do cabimento recursal; provimento o acolhimento do mrito do recurso. PRESSUPOSTOS DE ADMISSIBILIDADE Os pressupostos gerais, inerentes a todos os recursos, podem ser objetivos e subjetivos. Os objetivos so: 1. cabimento e adequao do recurso; 2. tempestividade; 3. regularidade procedimental, includos nesta o pagamento das custas e a motivao; 4. inexistncia de fato impeditivo ou extintivo. Por outro lado, os pressupostos subjetivos so: 1. legitimidade; 2. interesse, que decorre da sucumbncia. H quem considere como pressuposto subjetivo a competncia do Tribunal. Mas, como adverte Vicente Greco Filho, a falta de competncia no prejudica o recurso, que, se no for conhecido pelo Tribunal ao qual foi remetido, ser por outro. Ausentes um desses pressupostos objetivos ou subjetivos ocorrer a extino anmala ou prematura do recurso. Este sequer ser conhecido. Todos esses pressupostos, portanto, compem o juzo de admissibilidade do recurso, cuja anlise compete tanto ao rgo a quo como ao ad quem. Se o rgo a quo indeferir o processamento do recurso cabvel um outro recurso ao rgo ad quem. Se, por exemplo, o juiz indefere o processamento da apelao, a parte interessada poder interpor agravo de instrumento dessa deciso. Acrescente-se, ainda, que o juzo de admissibilidade positivo do rgo a quo sempre provisrio, pois o rgo ad quem poder ainda se negar a conhecer o recurso, ao constatar que este no preenche os requisitos de admissibilidade.

9
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

Portanto, para que o recurso seja conhecido, e, por conseqncia, examinado no mrito, urge que sejam realizadas essas duas triagens, feitas, respectivamente, pelo rgo a quo e pelo ad quem. O recurso pode impugnar: a. o error in procedendo; b. o error in judicando. Ocorre o error in procedendo quando a impugnao recai sobre alguma falha tcnica que maculou o processo, como, por exemplo, a falta de citao. So as hipteses de carncia de ao e falta de pressuposto processual. Nesse caso, o Tribunal, ao dar provimento ao recurso, limita-se a anular o processo, mandando os autos de volta para o juzo a quo com o intuito de ser prolatada uma outra sentena de mrito. O Tribunal no poder apreciar o pedido estampado na inicial, pois isso suprimiria um grau de jurisdio. Todavia, nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito (art. 267,CPC), o Tribunal pode julgar desde logo a lide se a causa versar sobre questo exclusivamente de direito e estiver em condies de imediato julgamento ou, ento, se versar sobre questo de fato, o Tribunal anular a sentena e remeter novamente para ao juzo a quo. Ocorre o error in judicando quando a impugnao recursal recair sobre a justia da deciso, vale dizer, sobre o erro de julgamento. Em tal situao, o Tribunal, ao conhecer do recurso, ao invs de anular a deciso recorrida, ir mant-la ou reform-la. Portanto, o julgamento do mrito do recurso pode consistir: a. na anulao da deciso, quando se tratar de error in procedendo; b. na manuteno ou reforma da deciso recorrida se houver error in judicando; c. julgamento do pedido estampado na inicial, nos casos de extino do processo sem julgamento do mrito, quando a causa, alm de versar exclusivamente sobre questo de direito, estiver em condies de imediato julgamento. CABIMENTO E ADEQUAO DO RECURSO O cabimento consiste na possibilidade de impugnao do ato judicial. mister que haja na lei algum recurso para atacar o ato hostilizado. Tratando-se, por exemplo, de despacho de mero expediente, no h recurso para impugn-lo. Quanto adequao, consiste na interposio do recurso correto. Contra sentena, por exemplo, no se pode interpor agravo de instrumento sob pena de o recurso ser rejeitado liminarmente. O princpio da fungibilidade recursal, conquanto no consagrado expressamente na lei, aceito pela doutrina e jurisprudncia.

10
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

Esse princpio consiste no conhecimento de um recurso por outro, desde que no haja erro grosseiro ou m-f. Aludido princpio depende de dois requisitos: a. inexistncia de erro grosseiro. O erro justificvel quando a deciso recorrida for controvertida acerca de um ou outro recurso. A deciso que indefere a reconveno, por exemplo, para uns deve ser impugnada por agravo; por outros, mediante apelao. Uns entendem que se trata de uma deciso interlocutria, pois o processo no extinto, outros, ao revs, proclamam que uma sentena medida que a reconveno tem natureza de ao. Diante de toda essa polmica, a troca de um recurso por outro no caracteriza erro grosseiro. Inexistncia de m-f. H m-f quando se interpe o recurso de maior prazo que o do recurso cabvel. Assim, no exemplo ministrado acima, se a parte apelar no 13 dia e o Tribunal entender que o recurso cabvel o agravo, apesar do erro ser justificvel, a apelao no ser conhecida, porquanto o prazo para se interpor o agravo de 10 dias.

b.

Ainda sobre o cabimento do recurso cumpre fazer meno ao princpio da unirrecorribilidade, segundo o qual cada deciso atacvel por um recurso. Se couber mais de um recurso, a parte deve interpor apenas um. Abre-se uma exceo a esse princpio em relao ao acrdo que contenha uma parte unnime e outra por maioria de votos, permitindo que o recorrente interponha sucessivamente embargos infringentes e recurso extraoridinrio. O mesmo poder ocorrer em relao ao acrdo que julgar os embargos infringentes e o recurso especial, que contiverem deciso em parte por maioria. Outra exceo consiste no acrdo unnime prolatado na apelao, que pode ser impugnado simultaneamente mediante recurso especial e recurso extraordinrio. TEMPESTIVIDADE Recurso tempestivo o interposto dentro do prazo legal. Os prazos processuais podem ser: a. prprios - So aqueles cujo descumprimento gera precluso, isto , a perda do direito processual. b. Imprprios So os que no se submetem precluso, permitindo a prtica do ato a posteriori. Os prazos recursais so prprios, peremptrios, sujeitandose precluso e insuscetveis de dilao convencional pelas partes. Aludidos prazos so improrrogveis, em regra, no se suspendem, nem se interrompem.

11
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

Na suspenso, o prazo sofre uma parada temporria, recomeando de onde havia parado, levando-se em conta, portanto, o perodo anterior suspenso. A interrupo, ao invs, torna sem efeito todo o perodo transcorrido. Cessado o obstculo, o prazo inicia-se novamente, desprezando-se o perodo anteriormente transcorrido. Excepcionalmente, admite-se a suspenso e a interrupo dos prazos recursais. No caso de falecimento da parte ou de seu advogado, ou se ocorrer motivo de fora maior que suspenda o processo, o prazo recursal ser interrompido, isto , restitudo em proveito da parte, do herdeiro ou do sucessor contra quem comeara a correr depois da intimao (art. 507). Trata-se da nica hiptese em que a morte, ao invs de apenas suspender os prazos processuais, provoca a sua interrupo. Outro exemplo de interrupo encontra-se no art. 538 do CPC, segundo o qual os embargos declaratrios interrompem o prazo para a interposio de outros recursos por qualquer das partes. Os prazos tambm se suspendiam durante as frias forenses, mas estas foram revogadas pela Emenda Constitucional 45/2004. Cumpre no confundir suspenso e impedimento. Este ltimo obsta o incio do prazo, ao passo que a suspenso uma paralisao do prazo que j estava em curso. Tratando-se de acrdo no-unnime, mas que tambm contm uma parte unnime, encontra-se impedido o prazo para interposio do recurso especial e do recurso extraordinrio, quanto parte unnime, pois primeiro devero ser interpostos os embargos infringentes da parte no-unnime; s depois do julgamento deste recurso inicia-se o prazo para os recursos especial e extraordinrio nos moldes do art. 498, CPC. Quando no forem interpostos os embargos infringentes o prazo relativo parte unnime da deciso ter como dia de incio aquele em que transitar em julgado a deciso por maioria de votos (pargrafo nico, art. 498, do CPC). Por outro lado, o prazo recursal sempre legal, fixado por lei, nunca pelo juiz ou pelas partes. Se o recurso for intempestivo, o juiz a quo indeferir de plano o seu processamento ressalvando-se, porm, que o agravo de instrumento interposto diretamente no juzo ad quem. De um modo geral, os prazos recursais so de 15 dias. A essa regra, abrem-se trs excees: a) agravo, cujo prazo de 10 dias; b) os embargos de declarao, que tm prazo de 5 dias; c) os embargos infringentes da Lei 6.830/80, com prazo de 10 dias; d) agravo interno, com o prazo de 5 dias. Sobre a contagem do prazo, inicia-se com a data da intimao do ato judicial, a no ser que a sentena tenha sido prolatada na prpria audincia, quando ento a fluncia do prazo ser a partir da leitura da sentena. No caso de acrdo, contar-se- o prazo da data da publicao do dispositivo no rgo oficial (artigo 506, III, do CPC).

12
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

A petio recursal, dispe o pargrafo nico do art. 506, do CPC, ser protocolada em cartrio ou segundo a norma de organizao judiciria, ressalvado o disposto no pargrafo 2, do artigo 525, do CPC, ou seja, a petio recursal tambm poder ser postada no correio sob registro e com aviso de recebimento (artigo 506, pargrafo nico, alterado pela Lei n 11.276/06). Essas normas de organizao judiciria so estaduais, de modo que possvel a instituio de protocolo unificado, ou seja, a possibilidade de a petio de recurso e de outras, serem protocoladas em qualquer comarca do Estado, valendo a data do protocolo e no a data da chegada da petio ao juzo destinatrio, como salienta Vicente Greco Filho. O pargrafo nico do art. 547, do CPC, preceitua que: os servios de protocolo podero, a critrio do Tribunal, ser descentralizados, mediante delegao a ofcios de justia de primeiro grau. Acrescente-se, ainda, que, no agravo de instrumento, a petio pode ser postada no correio (pargrafo 2 do art. 525, do CPC). Finalmente, o MP e a Fazenda Pblica desfrutam de prazo em dobro para recorrer, conforme art. 188, do CPC. Anote-se que o prazo em dobro para recorrer e no para apresentar contra-razes. Acrescente-se, ainda, que, no caso de litisconsrcio ativo ou passivo, com diferentes procuradores, o prazo para recorrer ser em dobro, conforme preceitua o art. 191 do CPC. REGULARIDADE PROCEDIMENTAL O recurso dever ser interposto por petio e no por quota nos autos. O agravo retido, porm, pode ser interposto oralmente em relao s decises proferidas em audincia. O recorrente, ainda, deve efetuar o preparo, isto , o pagamento das custas referente aos recursos, incluindo o porte de retorno, consistente nas despesas relativas ao translado e transporte dos autos da comarca de origem at o Tribunal, caso seja necessrio o deslocamento dos autos. No exigem preparo os seguintes recursos: 1. agravo retido 2. embargos de declarao 3. embargos infringentes 4. todos os recursos interpostos pelo Ministrio Pblico e pela Fazenda Pblica e pelas respectivas autarquias 5. todos os recursos interpostos pelos que gozam de iseno legal. No ato de interposio do recurso, o recorrente comprovar o respectivo preparo, inclusive porte de remessa e de retorno, sob pena de desero (art. 511 do CPC).

13
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

A falta de preparo ou sua insuficincia implicar desero do recurso, se o recorrente, neste ltimo caso, intimado, no vier a supr-lo no prazo de 5 dias (art. 511, pargrafo 2, do CPC). Portanto, a desero no automtica, quando se basear na insuficincia do depsito, pois o recorrente deve ser intimado para completlo em 5 dias. Se, porm, a hiptese for de ausncia de preparo, em vez de mera insuficincia do depsito, a desero ser automtica, no obstante a posio contrria de Vicente Greco Filho, interpretando a expresso insuficincia de depsito como sendo a ausncia total e a parcial do depsito, argumentando que se o dispositivo fosse aplicado apenas falta parcial, mergulharamos em esotrica discusso a respeito do percentual a ser considerado para insuficincia. Seria de 25%, 50%, 75% ou 99,9%, que, ademais, na prtica igual a 100%. Esto dispensados do preparo os recursos interpostos pelo Ministrio Pblico, pela Unio, Estados, Municpios e respectivas autarquias, e pelos que gozam de iseno legal, vale dizer, os beneficirios da justia gratuita. Cumpre esclarecer que o juiz, no recurso de apelao, relevar a pena de desero fixando prazo para efetuar o preparo quando o apelante provar justo impedimento. Sendo que esta deciso irrecorrvel, cabendo ao Tribunal apreciar-lhe a legitimidade. Finalmente, o recurso interposto exige ainda a motivao, isto , a causa de pedir, as razes do pedido do novo julgamento, pois o recurso sem motivao constitui pedido inepto. O Cdigo exige expressamente a motivao para a apelao, agravo de instrumento, embargos de declarao, recurso extraordinrio e especial, e implicitamente para os embargos infringentes. INEXISTNCIA DE FATO IMPEDITIVO OU EXTINTIVO O sistema processual brasileiro pautado por precluses. Cada ato processual dever ser praticado no momento adequado, sob pena de a parte no poder mais pratic-lo. Precluso a perda de um direito ou faculdade processual pelo seu no exerccio no tempo, ou, ento, por j ter sido exercido, ou, ainda, pela prtica de algum ato incompatvel. Assim, a precluso processual desdobra-se em trs: a. precluso temporal a perda do direito ou faculdade processual pelo seu no exerccio no tempo. Essa precluso gera a intempestividade do recurso. b. precluso consumativa consiste no exerccio efetivo do direito ou faculdade processual. Se, por exemplo, o ru contestar no segundo dia do prazo, no poder ofertar nova contestao no dia seguinte. Igualmente, o

14
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

recorrente no pode recorrer duas vezes da mesma deciso, por fora do princpio da unirrecorribilidade dos recursos. Ao apelar da sentena no primeiro dia do prazo, no poder apelar novamente no dia seguinte. c. precluso lgica consiste na prtica de um ato processual incompatvel com o direito ou faculdade processual a ser exercido. Tal ocorre, por exemplo, com a desistncia e renncia dos recursos. A desistncia o abandono de um recurso j interposto. Geralmente, expressa, mas tambm pode ser tcita, quando se pratica um ato extraprocessual incompatvel com o prosseguimento do recurso, como, por exemplo, a realizao de transao sobre o objeto litigioso. A renncia, por sua vez, ocorre antes da interposio do recurso. o ato pelo qual a parte manifesta sua vontade de no recorrer. Pode ser expressa, isto , por escrito, e tcita, o que consiste na aceitao do ato judicial, como, por exemplo, o fato de a parte, ao tomar cincia da sentena, inserir a expresso ciente e de acordo. A desistncia ou renncia dos recursos independem da concordncia do litisconsorte ou da parte contrria, ao contrrio do que sucede com a desistncia da ao. A desistncia deve ser pedida por petio, ao passo que a renncia pode ser manifestada por petio ou oralmente na audincia. Exigese que o advogado tenha poderes especiais para renunciar ao direito ou desistir do recurso. Do exposto dessume-se que a inexistncia de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer est intimamente ligado com o princpio da unirrecorribilidade, outrossim, com a desistncia ou renncia dos recursos. Finalmente, o MP no pode desistir dos recursos j interpostos, pois atua no processo como substituto processual ou custos legis defendendo em nome prprio interesse alheio. Tambm no pode renunciar expressamente aos recursos, embora possa deixar de recorrer, submetendo-se, porm, precluso lgica, quando ape no ato judicial a expresso ciente e de acordo. Acrescente-se, ainda, que se a parte contrria recorrer da deciso, poder o renunciante ou desistente interpor recurso adesivo, caso seja cabvel. LEGITIMIDADE Tm legitimidade para recorrer: as partes, o terceiro prejudicado e o MP. Entende-se por parte, no apenas autor e ru, mas todas as pessoas que tenham atuado no contraditrio, abrangendo, por exemplo, o assistente de uma das partes. Pessoas que no foram partes tambm podem recorrer, quando prejudicadas juridicamente pelo ato recorrido. Tal ocorre, por exemplo, com o licitante de uma arrematao anulada.

15
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

Cumpre ao terceiro demonstrar o nexo de interdependncia entre o seu interesse de intervir e a relao jurdica submetida apreciao judicial (art. 499, pargrafo 1, do CPC). Assim, por exemplo, aquele que poderia ter ingressado no processo como assistente ou litisconsorte tem legitimidade para recorrer demonstrando o liame entre o ato recorrido e o interesse de que titular. O perito judicial e o advogado, por exemplo, podem agravar da deciso que arbitrou seus honorrios, pois so titulares desse direito material aos honorrios. O terceiro prejudicado no intimado da deciso, de modo que seu prazo recursal contado da intimao das partes. Noutras palavras, o terceiro tem os mesmos prazos que as partes para recorrer. Quando houver solidariedade passiva, o recurso interposto por um devedor aproveitar aos outros, quando as defesas opostas ao credor lhes forem comuns, ou seja, no forem pessoais. (art. 509, pargrafo nico, do CPC). Finalmente, o MP tambm pode recorrer nos processos em que intervm como parte ou fiscal da lei, bem como, nos processos em que deveria intervir e no participou. Nesse ltimo caso, dever pleitear a nulidade do ato recorrido. INTERESSE Sucumbncia o prejuzo potencial ou efetivo causado pelo ato judicial hostilizado, do qual decorre o interesse de recorrer. Esse prejuzo, que pode ser processual ou material, decorre do no atendimento de uma expectativa, justa ou injusta. Assim, como esclarece Vicente Greco Filho, sucumbente aquele que teve ganho parcial na causa; aquele que venceu mas teve os honorrios fixados em 10%, quando o juiz poderia fixar em at 20%; a parte que requereu percia e a teve indeferida etc. A sucumbncia dever ser analisada em face da parte decisria propriamente dita, e no da fundamentao. Desde que o pedido tenha sido integralmente acolhido, ainda que a fundamentao do magistrado divirja dos argumentos da parte vencedora, no h falar-se em sucumbncia. A sucumbncia pode ser parcial ou total. A sucumbncia parcial tambm recproca ou bilateral, pois acaba atingindo ambas as partes, habilitando-as interposio dos recursos. A sentena que favorece o autor, mas com julgamento extra petita, habilita-o a recorrer. Com efeito, diante do prejuzo processual causado pelo risco de anulao futura desse ato judicial, surge o interesse de recorrer. Denota-se, portanto, que o prejuzo pode ser tanto processual quanto material. No exemplo ministrado, no houve prejuzo material, mas prejuzo processual potencial. Em regra, a parte que sucumbiu responde pelas custas e despesas processuais. Excepcionalmente, porm, atribuiem-se essas despesas parte que no sucumbiu. Tal ocorre quando o ru alega a

16
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

prescrio depois da fase da contestao. No obstante o resultado da demanda lhe ser favorvel, pelo acolhimento da prescrio, afastando, destarte, a sucumbncia, o certo que responder pelas custas de retardamento e perder o direito de haver do vencido honorrios advocatcios (art. 22,do CPC). EFEITOS DOS RECURSOS O primeiro efeito dos recursos evitar a precluso ou o trnsito em julgado da deciso. Algumas decises, porm, envolvendo matria de ordem pblica, como, por exemplo, a inexistncia da citao, podem ser reexaminadas, enquanto no transitar em julgado a sentena, no se submetendo, portanto, precluso, ainda que a parte no tenha recorrido. Outro efeito da interposio dos recursos consiste na liberao da competncia do Tribunal ad quem, pois este no pode, de ofcio, reexaminar as decises prolatadas pelo rgo inferior. Os dois principais efeitos da interposio dos recursos, contudo, so o devolutivo e o suspensivo. Todo recurso tem o efeito devolutivo, consistente na apreciao do ato judicial impugnado pelo Tribunal. Portanto, o efeito devolutivo no consiste na devoluo dos autos ao rgo a quo, para que este reexamine a sua prpria deciso, mas sim ao rgo superior. O efeito devolutivo pode ser: a. prprio e perfeito quando, ao ser interposto, o recurso encaminhado normalmente apreciao do Tribunal. b. imprprio ou imperfeito quando, para ser encaminhado ao Tribunal, ainda necessria a interposio de outro recurso. o que acontece com o agravo retido que s remetido ao Tribunal se a parte que o interps reiter-lo em futura apelao. Quanto ao recurso adesivo, s ser apreciado pelo Tribunal se o recurso principal for conhecido. O efeito devolutivo regido pelo princpio tantum devolutum quantum appellatum, vale dizer, limitado pelo objeto da impugnao, que pode atacar total ou parcialmente a deciso recorrida. A parte no impugnada pelo recorrente escapa ao conhecimento do rgo ad quem, salvo quando se tratar de matria de ordem pblica. Acrescente-se, ainda, que alguns recursos propiciam o reexame da matria pelo prprio rgo a quo. o que se chama de efeito diferido, ensejando o juzo de retratao ou reviso. Tal ocorre, por exemplo, no agravo retido, outrossim, na apelao interposta contra sentena que indeferiu a petio inicial com base no art. 267 do CPC. Por outro lado, o efeito suspensivo consiste no impedimento da eficcia do ato judicial recorrido, obstando a sua execuo. Tm efeito suspensivo: a. a apelao, salvo nos casos do art. 520, do CPC. De fato, de acordo com

17
CURSO DISTNCIA MDULO III DIREITO PROCESSUAL CIVIL II - PROF. FLVIO MONTEIRO DE BARROS

esse dispositivo, no tem efeito suspensivo a apelao interposta de sentena que: I. homologar a diviso ou demarcao; II. condenar prestao de alimentos; III. revogado pela Lei n 11.232 de 22 de dezembro de 2005. IV. decidir o processo cautelar; V. rejeitar liminarmente embargos execuo ou julg-los improcedentes; VI. julgar procedente o pedido de instituio de arbitragem; VII. confirmar a antecipao dos efeitos da tutela. b. os embargos infringentes. Quanto ao agravo de instrumento, pode ou no ter efeito suspensivo, conforme decidir o relator (art. 558, do CPC). Alguns recursos nunca tm efeito suspensivo, so os seguintes: recurso especial e recurso extraordinrio. Nesses casos, torna-se vivel a execuo provisria do acrdo, pois seus efeitos no so obstrudos pela interposio recursal, embora o ato judicial hostilizado no esteja acobertado pela precluso. Assim, enquanto a execuo definitiva pressupe o trnsito em julgado da sentena ou acrdo, a execuo provisria verificase na pendncia do recurso sem efeito suspensivo. De acordo com Barbosa Moreira, no silncio da lei presumese que o recurso tem efeito suspensivo.

Potrebbero piacerti anche