Sei sulla pagina 1di 4

CARACTERSTICAS HISTOLGICAS SISTEMA CARDIOVASCULAR Art.

Grande Calibre
- Endotlio (Camada nica de cl. epiteliais pavimentosas) e sua Lmina basal; - Camada Subendotelial: Tec. conjuntivo, colgeno, cl. muscular lisa e fibras elsticas. - Membrana Elstica Interna (MEI): delimita a T.I da T.M. - Mais espessa em relao a T.I. de uma Art. de Mdio Calibre. - Mais espessa das 3 camadas; - Apresenta Elastina, sob forma de folheto ou lamelas entre as camadas de cl. musculares, dispostas de forma concntrica, entremeadas com as cl. musculares lisas. Tendo de 40 a 70 lamelas; - Cl. musculares lisas em camadas, fusiformes e ncleo alongado. Sintetizam colgeno, elastina e matriz extracelular; No apresenta fibroblastos; - Apresenta fibras de colgeno e substncia fundamental. - Relativamente fina, sendo pouco desenvolvida. Habitualmente menos da metade da espessura da T.M. - Apresenta fibras de colgeno: ajudam a impedir a expanso da parede arterial alm dos limites fisiolgicos; - Apresenta fibras elsticas, sendo uma rede frouxa desorganizada, no se apresentando em lamelas; Apresenta fibroblastos e macrfagos (Principais Clulas

Art. Mdio Calibre


- Camada mais delgada em comparao as Art. de Grande Calibre; - Endotlio (Camada nica de cl. epiteliais pavimentosas) e sua Lmina basal; - Camada Subendotelial de Tec. Conjuntivo esparsa; - Membrana Elstica Interna (MEI) proeminente.

Art. Pequeno Calibre


Endotlio (Camada nica de cl. epiteliais pavimentosas) e sua Lmina basal; Camada subendotelial (difcil visualizao); Presena de Membrana Elstica Interna (MEI).

Arterola
Endotlio (Camada nica de cl. epiteliais pavimentosas) e sua Lmina basal; Camada subendotelial (difcil visualizao); - Pode apresentar ou no a Membrana Elstica Interna (MEI).

Capilar
- Endotlio (Camada nica de cl. epiteliais pavimentosas) e sua Lmina basal;

Tnica ntima

Tnica Mdia

- Mais espessa das 3 camadas; - Constituda quase que totalmente de msculo liso, com pouco material elstico; - O limite dessa camada a Membrana Elstica Externa (MEE), que divide esta camada com a T.A.; No apresenta fibroblastos.

- Constituda de 5 a 10 camadas de msculo liso; - Apresenta fibras de colgeno.

- Constituda de 1 a 2 camadas de msculo liso;

No apresenta camada.

esta

Tnica Adventcia

Relativamente espessa, sendo aproximadamente da mesma espessura da T.M.; Apresenta fibroblastos, fibras de colgeno (sendo o principal componente extracelular), fibras elsticas e, em alguns vasos, cl. adiposas esparsas; - Tecido conjuntivo frouxo; Apresenta vasos sanguneos e nervos.

- Mais fina que a T.M.; - Apresenta algumas fibras elsticas; - Tecido conjuntivo delgado e mal definido.

- Muito delgada, sendo muito difcil sua visualizao; - Bainha fina e mal definida de tecido conjuntivo.

No apresenta camada.

esta

desta camada); - Tecido conjuntivo frouxo; - Apresenta vasos sanguneos e nervos. - T.I. no distinguvel da T.M., pois por apresentar grande quantidade de Lamelas elsticas na T.M., no possvel a visualizao da MEI, que um ponto de fronteira entre as duas camadas; - T.A. mais delgada, em comparao a T.M. - Tornar o fluxo do sangue mais uniforme; - Reduzir a variao da presso. - Boa distino entre as camadas, devido a presena da MEI e da MEE. Assim, verificamos grande quantidade de msculo liso na T.M.; - Aproximadamente a mesma espessura da T.M. e da T.A. - T.A. bem delgada, sendo menor que a T.M.; Presena de poucas camadas de cl. musculares lisas (entre 5 a 10) na T.M., enquanto nas Art. de Mdio Calibre vamos ter mais de 20 camadas de cl. musculares lisas. - Manter o fluxo do sangue uniforme; - Regular o fluxo sanguneo para as arterolas. - T.A. bem delgada, quase imperceptvel. - Presena de 1 a 2 camadas de cl. musculares lisas em sua T.M., sendo bem delgada sua T.M. - No apresenta T.M. e nem T.A.; - Visualizao somente o endotlio, com as cl. endoteliais e seus ncleos, sendo somente uma nica camada.

Caracterstica Visual

Funo

- Manter o fluxo do sangue uniforme; - Manter a presso arterial com a sua contrao (atravs da T.M.)

- Reguladoras do fluxo sanguneo para os leitos capilares (atravs da contrao das cl. musculares lisas).

- Difuso de gases e nutrientes entre o capilar e o tecido extravascular.

Obs.: As tnicas das veias na so to ntidas ou to bem definidas quanto as tnicas das artrias.

Vnula Pscapilar
- Endotlio (Camada nica de cl. epiteliais pavimentosas), sua Lmina basal e seus pericitos (cl. muscular primitiva);

Vnula Muscular
- Endotlio (Camada nica de cl. epiteliais pavimentosas), sua Lmina basal e seus pericitos (cl. muscular primitiva);

Veia Pequeno Calibre


Endotlio (Camada nica de cl. epiteliais pavimentosas) e sua Lmina basal; Presena de camada subendotelial fina, com delgada camada de tecido conjuntivo; - Presena de 2 a 3 camadas de msculo liso, espalhadas no tecido conjuntivo.

Veia Mdio Calibre


Endotlio (Camada nica de cl. epiteliais pavimentosas) e sua Lmina basal; Presena de camada subendotelial fina, com delgada camada de tecido conjuntivo; - Presena de cl. musculares lisas espalhadas entre o tecido conjuntivo. - Em alguns casos, presena de Membrana Elstica Interna (MEI). - Vrias camadas de cl. musculares lisas dispostas circunferencialmente, com fibras elsticas e fibras de colgeno entremeadas.

Veia Grande Calibre


- Endotlio (Camada nica de cl. epiteliais pavimentosas) e sua Lmina basal; - Presena de camada subendote-lial fina, com delgada camada de tecido conjuntivo; - Presena de cl. musculares lisas espalhadas entre o tecido conjuntivo. - Muitas vezes os limites entre a T.I. e a T.M. no so claros.

Tnica ntima

Tnica Mdia

No apresenta tnica mdia efetiva.

- Constituda de 1 a 2 camadas de msculo liso;

- Constituda de 3 a 5 camadas de msculo liso. Sendo que as camadas de msculo liso so continuas com as da T.I.;

- Relativamente fina; - Cl. musculares lisas dispostas circunferenmente, podendo ser de 2 a 15 camadas; - Apresenta fibras de colgeno e alguns fibroblastos;

Tnica Adventcia

No apresenta camada.

esta

- Apresenta delgada T.A.; - Apresenta tecido conjuntivo; - Apresenta algumas fibras elsticas; - Mais espessa que a T.M.

- Apresenta delgada T.A.; - Apresenta tecido conjuntivo; - Apresenta algumas fibras elsticas; - Mais espessa que a T.M.

- Tipicamente mais espessa que a T.M.; - Apresenta tecido conjuntivo - Consiste em fibras de colgeno e redes de fibras elsticas.

- Bem mais espessa que a T.M.; Apresenta tecido conjuntivo; - Apresenta algumas fibras elsticas, com msculos lisos longitudinais; - Apresenta fibras de colgeno e fibroblastos. - Luz do vaso (lmen) freqentemente colapsado; - a camada mais espessa da parede do vaso; - T.M. relativamente fina; - Difcil distino entre os limites da T.I. e da T.M. * Difcil diferenciao das tnicas.

Caracterstica Visual

- Luz do vaso (lmen) freqentemente colapsado; - No apresenta T.M. e nem T.A.; Visualizao somente o endotlio, com as cl. endoteliais e pericitos, e seus ncleos, sendo somente uma nica camada.

- Luz do vaso (lmen) freqentemente colapsado; - T.A. bem delgada, quase imperceptvel. - Presena de 1 a 2 camadas de cl. musculares lisas em sua T.M., sendo bem delgada sua T.M.

- Luz do vaso (lmen) freqentemente colapsado; Presena de poucas camadas de cl. musculares lisas (entre 4 a 8 ) na T.M. * Difcil diferenciao das tnicas.

- Luz do vaso (lmen) freqentemente colapsado; - As vlvulas esto presentes no lmen deste vaso; - T.A. tipicamente mais espessa que a T.M.; - T.M. muito mais fina em comparao a T.M. das Art. de Mdio Calibre. * Difcil diferenciao das tnicas. - Retorno venoso;

Funo

- Receber o sangue dos capilares; - Endotlio desses vasos principal local de ao de substncias vasoativas como histamina e serotonina.

- Regular o fluxo sanguneo proveniente das vnulas pscapilares. - Endotlio desses vasos principal local de ao de substncias vasoativas como histamina e serotonina.

- Regular o fluxo sanguneo proveniente das vnulas musculares. - Retorno venoso.

- Retorno venoso.

* Vlvulas: Dobras da Tnica ntima (Endotlio); Formato de meia-lua; projeta-se para o interior da luz do vaso. Constituda de: Tecido conjuntivo rico em fibras elsticas e revestida por ambos os lados de endotlio; Presente principalmente nas Veias de Mdio Calibre dos membros inferiores; Funo: Evitar o movimento retrgrado do sangue devido a gravidade e garantir o retorno venoso.

Corao Pericrdio
- (Junqueira): Membrana serosa que envolve o corao; - (Junqueira): composta pelos folhetos visceral e parietal. *Na prova considere como o Ross coloca, sendo a camada mais externa do corao o Epicrdio.

Caractersticas Visuais
- Tecido adiposo.

Funo
- Evitar o atrito do corao, enquanto o mesmo realiza a sstole e a distole (Entre o folheto visceral e parietal existe uma quantidade pequena de fluido que facilita os movimentos do corao); - Proteo do Corao.

Epicrdio

- Epitlio pavimentoso simples (mesotlio) e tecido conjuntivo adjacente; - Presena de vasos sanguneos e de nervos que suprem o corao; - Presena de tecido adiposo que envolve o corao na cavidade pericrdica; - (Junqueira): Representa o folheto visceral do Pericrdio. *Na prova considere como o Ross coloca, sendo a camada mais externa do corao o Epicrdio.

- Tecido adiposo; - reas esbranquiadas devido os adipcitos.

- Proteo do Corao; - Suprimento de oxignio e nutrientes.

Miocrdio

- Mais espessa das camadas do corao; - Consiste em clulas musculares cardacas (um nmero grande destas camadas se insere no esqueleto cardaco fibroso);

- Presena das clulas musculares crdicas, apresentando de 1 a 2 ncleos centralizados por clulas. - Alm da presena dos discos intercalares, que cruzam as fibras de forma linear ou freqentemente de maneira se assemelha s partes verticais dos degraus de uma escada, tendo funo de: Desmossomas; Juno de aderncia e de Junes comunicantes ()unes Gap). - Presena das fibras de Purkinje

- Contrao do corao para obter a sua funo de bomba.

Endocrdio

- Em uma camada mais interna de endotlio e de um tecido conjuntivo subendotelial; - Uma camada mdia de tecido conjuntivo e clulas musculares lisas; - Uma camada mais profunda de tecido conjuntivo (Camada Subendocrdica), que contnua com o tecido conjuntivo do miocrdio; - O sistema de conduo de impulsos do corao as fibras de Purkinje (clulas musculares cardacas modificadas especializadas na conduo de impulsos/ Sendo maiores do que o normal e com a presena de glicognio ao seu redor). - Bomba muscular que mantm o fluxo unidirecional do sangue;

- Conduo de impulsos no corao.

Funo

Potrebbero piacerti anche