Sei sulla pagina 1di 40

RESUMO (2)CLASSIFICAO DOS SERES VIVOSCARACTERSTICAS GERAIS Escrito por Prof.

Marcello 03-Abr-2010 Caractersticas Gerais dos Seres Vivos Para ser considerado um ser vivo, esse tem que apresentar certas caractersticas:

Ser constitudo de clula; buscar energia para sobreviver; responder a estmulos do meio; se reproduzir; evoluir.

De acordo com o nmero de clulas podem ser divididas em:

Unicelulares - Bactrias, cianofitas, protozorios, algas unicelulares e leveduras. Pluricelulares - os demais seres vivos.

De acordo com a organizao estrutural, as clulas so divididas em:

Clulas Procariontes Clulas Eucariontes

Clulas Procariontes As clulas procariontes ou procariticas, tambm chamadas de protoclulas, so muito diferentes das eucariontes. A sua principal caracterstica a ausncia de carioteca individualizando o ncleo celular, pela ausncia de alguns organelas e pelo pequeno tamanho que se acredita que se deve ao fato de no possurem compartimentos membranosos originados por evaginao ou invaginao. Tambm possuem DNA na forma de um anel no-associado a protenas (como acontece nas clulas eucariticas, nas quais o DNA se dispe em filamentos espiralados e associados histonas). Estas clulas so desprovidas de mitocndrias, plastdeos, complexo de Golgi, retculo endoplasmtico e sobretudo cariomembrana o que faz com que o DNA fique disperso no citoplasma. A este grupo pertencem seres unicelulares ou coloniais:

Bactrias Cianofitas (algas cianofceas, algas azuis ou ainda Cyanobacteria) PPLO ("pleuro-pneumonia like organisms") ou Micoplasmas

Clulas incompletas As bactrias dos grupos das rickettsias e das clamdias so muito pequenas, sendo denominadas clulas incompletas por no apresentarem capacidade de auto-duplicao independente da colaborao de outras clulas, isto , s proliferarem no interior de outras clulas completas, sendo, portanto, parasitas intracelulares obrigatrios. Diferente dos vrus por apresentarem:

conjuntamente DNA e RNA; parte da mquina de sntese celular necessria para reproduzirem-se; uma membrana semipermevel, atravs da qual realizam as trocas com o meio envolvente.

Obs.: j foram encontrados vrus com DNA, adenovirus, e RNA, retrovrus, no entanto so raros, os vrus que possuem DNA e RNA simultneamente. Clulas Eucariontes

As clulas eucariontes ou eucariticas, tambm chamadas de euclulas, so mais complexas que as procariontes. Possuem membrana nuclear individualizada e vrios tipos de organelas. A maioria dos animais e plantas a que estamos habituados so dotados deste tipo de clulas. altamente provvel que estas clulas tenham surgido por um processo de aperfeioamento contnuo das clulas procariontes. No possvel avaliar com preciso quanto tempo a clula "primitiva" levou para sofrer aperfeioamentos na sua estrutura at originar o modelo que hoje se repete na imensa maioria das clulas, mas provvel que tenha demorado muitos milhes de anos. Acredita-se que a clula "primitiva" tivesse sido bem pequena e para que sua fisiologia estivesse melhor adequada relao tamanho funcionamento era necessrio que crescesse. Acredita-se que a membrana da clula "primitiva" tenha emitido internamente prolongamentos ou invaginaes da sua superfcie, os quais se multiplicaram, adquiriram complexidade crescente, conglomeraram-se ao redor do bloco inicial at o ponto de formarem a intrincada malha do retculo endoplasmtico. Dali ela teria sofrido outros processos de dobramentos e originou outras estruturas intracelulares como o complexo de Golgi, vacolos, lisossomos e outras.

Quanto aos cloroplastos (e outros plastdeos) e mitocndrias, atualmente h uma corrente de cientistas que acreditam que a melhor teoria que explica a existncia destes orgnulos a Teoria da Endossimbiose, segundo a qual um ser com uma clula maior possua dentro de s uma clula menor mas com melhores caractersticas, fornecendo um refgio menor e esta a capacidade de fotossintetizar ou de sintetizar protenas com interesse para a outra.

Os niveis de organizao das Clulas Eucariotas Nesse grupo encontram-se:

Clulas Vegetais (com cloroplastos e com parede celular; normalmente, apenas, um grande vacolo central) Clulas Animais (sem cloroplastos e sem parede celular; vrios pequenos vacolos)

Celula animal A palavra clula foi usada pela 1 vez em 1665, pelo ingls Robert Hooke (1635-1703). Com um microscpio muito simples, ele observou pedaos de cortia, percebendo que ela era formada por compartimentos vazios, que ele chamou de clulas. Clula animal uma clula que se pode encontrar nos animais e que se distingue da clula vegetal pela ausncia de parede celular e de plastos. Possui flagelo, o que no comum nas clulas vegetais.

Clula Animal (sem cloroplastos e sem parede celular; vrios pequenos vacolos)

Metabolismo -Orgnulos: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9. 10. 11. 12. 13. Nuclolo: armazena carga gentica Ncleo celular: cromossomos do DNA Ribossomos: faz a sntese de Protenas Vesculas Ergastoplasma ou Retculo endoplasmtico rugoso (RER): transporte de protenas (h ribossomos grudados nele) Complexo de Golgi armazena e libera as protenas Microtbulos Retculo Endoplasmtico Liso: transporte de protenas Mitocndrias Respirao Vacolo: existem em celula animal,porm so muito maiores na celula vegetal,serve como reserva energtica Citoplasma Lisossomas: digesto Centrolos: diviso celula

A clula vegetal A clula vegetal semelhante clula animal mas contm algumas peculiaridades como a parede celular e os cloroplastos. Est dividida em: Componentes protoplasmticos que so um composto de organelas celulares e outras estruturas que sejam ativas no metabolismo celular. Inclui o ncleo, retculo endoplasmtico, citoplasma, ribossomos, complexo de Golgi, mitocndrias, lisossomos e plastos e Componentes no protoplasmticos so os resduos do metabolismo celular ou substncias de armazenamento. Inclui vacolos, parede celular e substncias ergstricas.

Vacolo uma cavidade delimitada por uma membrana (tonoplasto) e contm o suco celular que composto de substncias ergstricas e algumas em clulas podem conter pigmentos como as flavonas e antocianinas. Clulas jovens geralmente tm vrios vacolos pequenos que ao longo de seu desenvolvimento se fundem em um mega vacolo. Eles atuam na regulao osmtica expulsando gua da clula ou podem se fundir aos lisossomos e participar do processo de digesto intracelular. Origina-se do complexo de golgi. Substncias ergstricas So substncias de reserva ou resduos, produtos, do metabolismo celular.

Amido: so partculas slidas com formas variadas, pode ser encontrado no cloroplasto ou no leucoplasto. Formam gros com muitas camadas centradas em um ponto chamado hilo. Protena: as protenas ergstricas so material de reserva e se apresentam no endosperma de muitas sementes em forma de gros de aleurona. Lipdios: pode ocorrer em forma de leo ou gordura se for para armazenamento ou em forma de terpenos que so produtos finais como leos essenciais e resinas.


Plasto

Taninos: um grupo de compostos fenlicos que podem ficar em vrios rgos vegetais (se acumulam no vacolos) e podem impregnar a parede celular

originado do protoplastdeo e tem configuraes diferentes, com vrias especialidades: Cloroplastos, s o plastos de clorofila, responsvel pela fotossntese. S so encontrados em clulas expostas luz. formado por uma membrana externa e uma interna que sofre invaginaes formando sacos empilhados, os tilacides. Alguns se dispem uns sobre os outros formando uma pilha chamada granum (plural = grana) ou . A matriz interna chamada de estroma e pode conter granululos de amido espalhados por ele. So derivados dos cromoplastos. Cloroplastos possuem seu prprio DNA e ribossomos, so relativamente independentes do resto da clula (principalmente do ncleo). Cromoplastos So plastos coloridos (contm pigmentos) de estrutura irregular que do origem aos cloroplastos. Seus principais pigmentos so os carotenides (colorao da cenoura) e xantofilas que do colorao para flores e frutos. Leucoplastos So incolores e servem para acumular substncias diversas como protenas, amidos e lipdios. Dependendo da substncia que acumulam, recebem nomes diferentes: oleoplastos, proteoplastos, amiloplastos, etc.

RESUMO (3) CLASSIFICAO DOS SERES VIVOS PARTE III Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 A sistemtica a cincia dedicada a inventariar e descrever a biodiversidade e compreender as relaes filogenticas entre os organismos. Inclui a taxonomia (cincia da descoberta, descrio e classificao das espcies e grupo de espcies, com suas normas e princpios) e tambm a filogenia (relaes evolutivas entre os organismos). Em geral, diz-se que compreende a classificao dos diversos organismos vivos. Em biologia, os sistematas so os cientistas que classificam as espcies em outros txons a fim de definir o modo como eles se relacionam evolutivamente. O objetivo da classificao dos seres vivos, chamada taxonomia, foi inicialmente o de organizar as plantas e animais conhecidos em categorias que pudessem ser referidas. Posteriormente a classificao passou a respeitar as relaes evolutivas entre organismos, organizao mais natural do que a baseada apenas em caractersticas externas. Para isso se utilizam tambm caractersticas ecolgicas, fisiolgicas, e todas as outras que estiverem disponveis para os txons em questo. a esse conjunto de investigaes a respeito dos txons que se d o nome de Sistemtica. Nos ltimos anos tm sido tentadas classificaes baseadas na semelhana entre genomas, com grandes avanos em algumas reas, especialmente quando se juntam a essas informaes aquelas oriundas dos outros campos da Biologia. A classificao dos seres vivos parte da sistemtica, cincia que estuda as relaes entre organismos, e que inclui a coleta, preservao e estudo de espcimes, e a anlise dos dados vindos de vrias reas de pesquisa biolgica. O primeiro sistema de classificao foi o de Aristteles no sculo IV a.C., que ordenou os animais pelo tipo de reproduo e por terem ou no sangue vermelho. O seu discpulo Teofrasto classificou as plantas por seu uso e forma de cultivo. Nos sculos XVII e XVIII os botnicos e zologos comearam a delinear o atual sistema de categorias, ainda baseados em caractersticas anatmicas superficiais. No entanto, como a ancestralidade comum pode ser a causa de tais semelhanas, este sistema demonstrou aproximar-se da natureza, e continua sendo a base da classificao atual. Lineu fez o primeiro trabalho extenso de categorizao, em 1758, criando a hierarquia atual. A partir de Darwin a evoluo passou a ser considerada como paradigma central da Biologia, e com isso evidncias da paleontologia sobre formas ancestrais, e da embriologia sobre semelhanas nos primeiros estgios de vida. No sculo XX, a gentica e a fisiologia tornaram-se importantes na classificao, como o uso recente da gentica molecular na comparao de cdigos genticos.

Programas de computador especficos so usados na anlise matemtica dos dados. Em fevereiro de 2005 Edward Osborne Wilson, professor aposentado da Universidade de Harvard, onde cunhou o termo biodiversidade e participou da fundao da sociobiologia, ao defender um "projeto genoma" da biodiversidade da Terra, props a criao de uma base de dados digital com fotos detalhadas de todas a espcies vivas e a finalizao do projeto rvore da vida. Em contraposio a uma sistemtica baseada na biologia celular e molecular, Wilson v a necessidade da sistemtica descritiva para preservar a biodiversidade. Do ponto de vista econmico, defendem Wilson, Peter Raven e Dan Brooks, a sistemtica pode trazer conhecimentos teis na biotecnologia, e na conteno de doenas emergentes. Mais da metade das espcies do planeta parasita, e a maioria delas ainda desconhecida. De acordo com a classificao vigente as espcies descritas so agrupadas em gneros. Os gneros so reunidos, se tiverem algumas caracteristicas em comum, formando uma famlia. Famlias, por sua vez, so agrupadas em uma ordem. Ordens so reunidas em uma classe. Classes de seres vivos so reunidas em filos. E os filos so, finalmente, componentes de alguns dos cinco reinos (Monera, Protista, Fungi, Plantae e Animalia).

RESUMO (6) REINO MONERA Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 Reino Monera

O reino monera formado por bactrias, cianobactrias e arqueobactrias (tambm chamadas arqueas), todos seres muito simples, unicelulares e com clula procaritica (sem ncleo diferenciado). Esses seres microscpios so geralmente menores do que 8 micrmetros ( 1m = 0,001 mm). As bactrias (do grego bakteria: 'basto') so encontrados em todos os ecossistemas da Terra e so de grande importncia para a sade, para o ambiente e a economia. As bactrias so encontradas em qualquer tipo de meio: mar, gua doce, solo, ar e, inclusive, no interior de muitos seres vivos. Exemplos da importncia das bactrias:

na decomposio de matria orgnica morta. Esse processo efetuado tanto aerbia, quanto anaerobiamente; agentes que provocam doena no homem; em processos industriais, como por exemplo, os lactobacilos, utilizados na indstria de transformao do leite em coalhada; no ciclo do nitrognio, em que atuam em diversas fases, fazendo com que o nitrognio atmosfrico possa ser utilizado pelas plantas; em Engenharia Gentica e Biotecnologia para a sntese de vrias substncias, entre elas a insulina e o hormnio de crescimento.

Estrutura das Bactrias Bactrias so microorganismos unicelulares, procariotos, podendo viver isoladamente ou construir agrupamentos coloniais de diversos formatos. A clula bacterianas contm os quatro componentes fundamentais a qualquer clula: membrana plasmtica, hialoplasma, ribossomos e cromatina, no caso, uma molcula de DNA circular, que constitui o nico cromossomo bacteriano. A regio ocupada pelo cromossomo bacteriano costuma ser denominada nucleide. Externamente membrana plasmtica existe uma parede celular (membrana esqueltica, de composio qumica especfica de bactrias). comum existirem plasmdios - molculas de DNA no ligada ao cromossomo bacteriano - espalhados pelo hialoplasma. Plasmdios costumam conter genes para resistncia a antibiticos.

Algumas espcies de bactrias possuem, externamente membrana esqueltica, outro envoltrio, mucilaginoso, chamado de cpsula. o caso dos pneumococos (bactrias causadoras de pneumonia). Descobriu-se que a periculosidade dessas bactrias reside na cpsula em um experimento, ratos infectados com pneumococo sem cpsula tiveram a doena porm no morreram, enquanto pneumococos capsulados causaram pneumonia letal. A parede da clula bacteriana, tambm conhecida como membrana esqueltica, reveste externamente a membrana plasmtica, e constituda de uma substncia qumica exclusiva das bactrias conhecida como murena (cido n-acetil murmico). A Diversidade Metablica das Bactrias

Se h um grupo de seres que apresenta grande diversidade metablica, certamente o das bactrias. Existem espcies hetertrofas e espcies auttrofas. Dentre as primeiras, destacam-se as parasitas, as decompositoras de matria orgnica e as que obtm matria orgnica de outros seres vivos, com os quais se associam sem prejudic-los. Dentre as auttrofas, existem espcies que produzem matria orgnica por fotossntese e outras que produzem por quimiossntese.

As bactrias Hetertrofas As bactrias parasitas so as que, por meio de inmeros mecanismos, agridem outros seres vivos para a obteno de alimento orgnico e causam inmeras doenas. As decompositoras (frequentemente denominadas saprvoras, saprofticas ou saprofgicas) obtm o alimento orgnico recorrendo decomposio da matria orgnica morta e so importntes na reciclagem dos nutrientes minerais na biosfera. As que so associadas as outros seres vivos so denominadas de simbiontes, e no agridem os parceiros. o caso das bactrias encontradas no estmago dos ruminantes (bois, cabras), que se nutrem da celulose ingerida por esses animais, fornecendo, em troca, aminocidos essenciais para o metabolismo protico do mesmo. Muitas bactrias hetertrofas so anaerbias obrigatrias, como o bacilo do ttano. So bactrias que morrem na presena de oxignio. Nesse caso a energia dos compostos orgnicos obtida por meio de fermentao. As anaerbicas facultativas, por outro lado, vivem tanto na presena como na ausncia de oxignio. Outras espcies s sobrevivem em presena de oxignio - so as aerbias obrigatrias. Um curioso grupo de bactrias o que realiza a respirao aerbia. Nessa modalidade de metabolismo energtico existem todas as etapas tpicas da respirao celular. Muda apenas o aceptor final de eltrons na cadeia respiratria. No lugar do oxignio, essas bactrias utilizam nitrato, nitrito ou sulfato, obtendo no final, praticamente o mesmo rendimento energtico verificado na respirao celular aerbia. o que ocorre com as bactrias desnitrificantes que participam do ciclo do nitrognio na natureza. Nelas o aceptor final de eltrons o nitrato.

Bactrias Auttrofas

Fotossintetizantes Nas bactrias que realizam fotossntese, a captao da energia solar fica a cargo de uma clorofila conhecida como bacterioclorofila. A partir da utilizao de substncias simples do meio, ocorre a sntese do combustvel biolgico. De maneira geral, no h liberao de oxignio. Como exemplo, podemos citar as bactrias sulforosas do gnero Chlorobium, que efetuam esse processo com a utilizao de H2S e CO2, segundo a equao: 2H2S + CO2 + luz ------bacterioclorofila------------> (CH2) + 2S + H20

Note que o gs sulfdrico, e no a gua, que atua como fornecedor dos hidrognios que serviro para a reduo do gs carbnico. No h a liberao de oxignio. O enxofre permanece no interior das clulas bacterianas sendo, posteriormente eliminado para o meio em que vivem esses microorganismos, em geral fontes sulfurosas. Nesse processo, CH2O representa a matria orgnica produzida.

Quimiossntese A quimiossntese uma reao que produz energia qumica, convertida da energia de ligao dos compostos inorgnicos oxidados. Sendo a energia qumica liberada, empregada na produo de compostos orgnicos e gs oxignio (O2), a partir da reao entre o dixido de carbono (CO2) e gua molecular (H2O), conforme demonstrado abaixo: - Primeira etapa Composto Inorgnico + O2 Compostos Inorgnicos oxidados + Energia Qumica - Segunda etapa CO2 + H2O + Energia Qumica Compostos Orgnicos + O2

Esse processo autotrfico de sntese de compostos orgnicos ocorre na ausncia de energia solar. um recurso normalmente utilizado por algumas espcies de bactrias e arqueobactrias (bactrias com caractersticas primitivas ainda vigentes), recebendo a denominao segundo os compostos inorgnicos reagentes, podendo ser: ferrobactrias e nitrobactrias ou nitrificantes (nitrossomonas e nitrobacter, gnero de bactrias quimiossntetizantes). As ferrobactrias oxidam substncias base de ferro para conseguirem energia qumica, j as nitrificantes, utilizam substncias base de nitrognio. Presentes no solo, as nitrossomonas e nitrobacter, so importantes organismos considerados biofixadores de nitrognio, geralmente encontradas livremente no solo ou associadas s plantas, formando ndulos radiculares. A biofixao se inicia com a assimilao no nitrognio atmosfrico (N2), transformando-o em amnia (NH3), reagente oxidado pela nitrossomona, resultando em nitrito (NO2-) e energia para a produo de substncias orgnicas sustentveis a esse gnero de bactrias. O nitrito, liberado no solo e absorvido pela nitrobacter, tambm passa por oxidao, gerando energia qumica destinada produo de substncias orgnicas a esse gnero e nitrato (NO3-), aproveitado pelas plantas na elaborao dos aminocidos. Reao quimiossinttica nas Nitrossomonas:

NH3 (amnia) + O2 NO2- (nitrito) + Energia 6 CO2 + 6 H2O + Energia C6H12O6 (Glicose - Compostos Orgnicos) + 6 O2

Reao quimiossinttica nas Nitrobacter: NO2- (nitrito) + O2 NO3- (nitrato) + Energia

6 CO2 + 6 H2O + Energia C6H12O6 + 6 O2

Assim, podemos perceber que o mecanismo de quimiossntese, extremamente importante para a sobrevivncia das bactrias nitrificantes, tambm bastante relevante ao homem. Conforme j mencionado, o nitrito absorvido pelas plantas, convertidos em aminocidos, servem como base de aminocidos essenciais nutrio do homem (um ser onvoro: carnvoro e herbvoro). Dessa forma, fica evidente a interdependncia existente entre os fatores biticos (a diversidade dos organismos) e os fatores abiticos (aspectos fsicos e qumicos do meio ambiente).

ESUMO(8) REINO MONERA - AS CIANOBCTERIAS Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 As Cianobactrias

Extremamente parecidas com as bactrias, as cianobactrias so tambm procariontes. So todas auttrofas fotossintetizantes, mas suas clulas no possuem cloroplastos. A clorofila, do tipo a, fica dispersa pelo hialoplasma e em lamelas fotossintetizantes, que so ramificaes da membrana plasmtica. Alm da clorofila, possuem outros pigmentos acessrios, como os carotenides (pigmentos semelhantes ao caroteno da cenoura), ficoeritrina (um pigmento de cor vermelha, tpico das cianobactrias encontradas no Mar vermelho) e a ficocianina (um pigmento de cor azulada, que originou o nome das cianobactrias, anteriormente denominadas "algas azuis") . Elas vivem no mar, na gua doce e em meio terrestre mido. H espcies que possuem clulas isoladas e outras que formam colnias de diferentes formatos. A reproduo nas cianobactrias Nas cianobactrias unicelulares, a reproduo assexuada d-se por diviso binria da clula. Nas espcies filamentosas, comum a ocorrncia de fragmentao do filamento, produzindo-se vrios descendentes semelhantes geneticamente uns aos outros. A esses fragmentos contendo muitas clulas d-se o nome de homognios.

As Arqueobactrias e seu Incrvel Modo de Viver

Atualmente muitos autores consideraram oportuna a separao das Arqueobactrias (bactrias primitivas) das chamadas Eubactrias (bactrias verdadeiras). Com base em estudos bioqumicos (sequncias de RNA ribossmico, ausncia de cido murmico na parede, composio lipdica da membrana), concluiu-se que h mais de 3000 M.a. teria ocorrido uma divergncia na evoluo dos organismos procariotas, tendo surgido duas linhagens distintas.

At este momento no foi identificada recombinao gentica neste grupo de organismos. O ramo que originou as Arqueobactrias teria, mais tarde, originado os eucariotas. Considera-se que as arqueobactrias atuais pouca alterao sofreram, em relao aos seus ancestrais. Estes procariontes vivem em locais com condies extremamente adversas para outros seres vivos, provavelmente semelhantes s que existiriam na Terra primitiva. As arqueobactrias podem ser divididas em trs grandes grupos principais:

Halfilas - vivem em concentraes salinas extremas, dezenas de vezes mais salgadas que a gua do mar, em locais como salinas, lagos de sal ou soda, etc. A sua temperatura tima de crescimento entre 35 e 50C. Estas bactrias so autotrficas, mas o seu mecanismo de produo de ATP radicalmente diferente do habitual, pois utilizam um pigmento vermelho nico - bacteriorrodopsina - que funciona como uma bomba de prtons (como os da fosforilao oxidativa nas mitocndrias) que lhes permite obter energia;

Metanogeneas - este grupo de bactrias foi o primeiro a ser reconhecido como nico. Vivem em pntanos, no fundo dos oceanos, estaes de tratamento de esgotos e no tubo digestivo de algumas espcies de insetos e vertebrados herbvoros, onde produzem metano (CH4) como resultado da degradao da celulose. As reservas de gs natural que conhecemos so o resultado do metabolismo anaerbio obrigatrio e produtor de metano de bactrias deste tipo no passado. Algumas conseguem produzir metano a partir de CO2 e H2, obtendo energia desse processo. O gnero Methanosarcina consegue fixar azoto atmosfrico, capacidade que se julgava nica das eubactrias;

Termoacidfilas -vivem em zonas de guas termais cidas, com temperaturas timas entre 70 e 150C e valores de pH timo perto do 1. Na sua grande maioria metabolizam enxofre: podem ser autotrficas, obtendo energia da formao do cido sulfdrico (H2S) a partir do enxofre, ou heterotrficas.

RESUMO (9) REINO PROTISTA Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 Reino Protista

A complexidade da clula eucaritica de um protozorio to grande, que ela - sozinha - executa todas as funes que tecidos, rgos e sistemas realizam em um ser pluricelular complexo. Locomoo, respirao, excreo, controle hdrico, reproduo e relacionamento com o ambiente, tudo executado por uma nica clula, que conta com algumas estruturas capazes de realizar alguns desses papis especficos, como em um organismo pluricelular. Segundo a classificao dos seres vivos em cinco reinos (Whittaker 1969), um deles, o dos Protistas, agrupa organismos eucariontes, unicelulares, auttrofos e hetertrofos. Neste reino se colocam as algas inferiores: euglenfitas, pirrfitas (dinoflagelados) e crisfitas (diatomceas), que so protistas auttrofos (fotossintetizantes). Os protozorios so protistas hetertrofos.

A clula

A clula de um protista semelhante s clulas de animais e plantas, mas h particularidades. Os plastos das algas so diferentes dos das plantas quanto sua organizao interna de membranas fotossintticas. Ocorrem clios e flagelos para a locomoo. A clula do protozorio tem uma membrana simples ou reforada por capas externas proticas ou, ainda, por carapaas minerais, como certas amebas (tecamebas). Os radiolrios e heliozorios possuem um esqueleto intracelular composto de slica.

Os foraminferos so dotados de carapaas externas feitas de carbonato de clcio. As algas diatomceas possuem carapaas silicosas. Os protistas podem ainda ter adaptaes de forma e estrutura de acordo com o seu modo de vida: parasita, ou de vida livre. O citoplasma est diferenciado em duas zonas, uma externa, hialina, o ectoplasma, e outra interna, granular, o endoplasma. Nesta, existem vacolos digestivos e incluses.

Origem Os protozorios constituem um grupo de eucariontes com cerca de 20 mil espcies. um grupo diversificado, heterogneo, que evoluiu a partir de algas unicelulares. Em alguns casos essa origem torna-se bem clara, como por exemplo no grupo de flagelados. H registro fssil de protozorios com carapaas (foraminferos), que viveram h mais de 1,5 bilho de anos, na Era Proterozica. Grandes extenses do fundo dos mares apresentam espessas camadas de depsitos de carapaas de certas espcies de radiolrios e foraminferos. So as chamadas vasas. Ao lado: Microscopia eletrnica da carapaa presente externamente clula de uma espcie de radiolrio.

Habitat Os protozorios so, na grande maioria, aquticos, vivendo nos mares, rios, tanques, aqurios, poas, lodo e terra mida. H espcies mutualsticas e muitas so parasitas de invertebrados e vertebrados. Eles so organismos microscpicos, mas h espcies de 2 a 3 mm. Alguns formam colnias livres ou ssseis. Fazem parte do plncton (conjunto de seres que vivem em suspenso na gua dos rios, lagos e oceanos, carregados passivamente pelas ondas e correntes). No plncton distinguem-se dois grupos de organismos:

fitoplncton: organismos produtores (fotossintetizadores), representados principalmente por dinoflagelados e diatomceas, constituem a base de sustentao da cadeia alimentar nos mares e lagos . So responsveis por mais de 90% da fotossntese no planeta. zooplncton: organismos consumidores, isto , hetertrofos, representados principalmente por protozorios, pequenos crustceos e larvas de muitos invertebrados e de peixes.

Digesto Nas espcies de vida livre h formao de vacolos digestivos. As partculas alimentares so englobadas por pseudpodos ou penetram por uma abertura pr-existente na membrana, o citstoma.

J no interior da clula ocorre digesto, e os resduos slidos no digeridos so expelidos em qualquer ponto da periferia, por extruso do vacolo, ou num ponto determinado da membrana, o citopgio ou citoprocto.

Respirao A troca de gases respiratrios se processa em toda a superfcie celular.

Excreo Os produtos solveis de excreo podem ser eliminados em toda a superfcie da clula. Nos protozorios de gua doce h um vacolo contrtil, que recolhe o excesso de gua absorvido pela clula, expulsando-a de tempos em tempos por uma contrao brusca. O vacolo , portanto, osmorregulador.

Classificao A classificao dos protozorios baseia-se fundamentalmente nos tipos de reproduo e de organelas locomotoras. A locomoo se faz por batimento ciliar, flagelar, por emisso de pseudpodos e at por simples deslizamento de todo o corpo celular. Em alguns ciliados h, no lugar do citoplasma, filamentos contrteis, os mionemas. Os pseudpodos, embora sendo expanses variveis do citoplasma, podem se apresentar sob diferentes formas. Na tendncia moderna, os protozorios esto includos no Reino Protista, subdivididos em quatro filos:

Rizpodes ou Sacornceos So amebas (nus); radiolrios e foraminferos (tm carapaas com formas bastante vistosas, feitas de calcrio ou de slica importantes indicadores da existncia de jazidas de petrleo) So marinhos, de gua doce ou parasitas (Entamoeba histolytica). Tm um ou mais ncleos, vacolos digestivos e vacolos contrteis (apenas nos de gua doce). Os Rizpodes caracterizam-se por apresentarem pseudpodes como estrutura de locomoo e captura de alimentos. So projees da clula, que se deforma toda, que encaminham a ameba para vrias direes. O mecanismo que leva formao dos pseudpodes est hoje razoavelmente esclarecido: na regio de formao de uma dessas projees, a parte viscosa do citoplasma se torna fluida,

permitindo que o restante da clula flua nessa direo. Vrios pseudpodos podem ser formados ao mesmo tempo, modificando constantemente a forma da ameba. Os pseudpodos, na ameba, no servem apenas para a locomoo. Tambm so utilizados para a captura de alimento: pequenas algas, bactrias, partculas soltas na gua etc. Eles rodeiam o alimento e o englobam. O vacolo alimentar formado (tambm chamado de fagossomo) une-se a lisossomo e se transforma em vacolo digestivo. Inicia-se a digesto, a partir de enzimas lisossmicas que atuam em meio cido. Progressivamente, o contedo do vacolo digestivo torna-se alcalino, at completar-se a digesto. As partculas digeridas atravessam a membrana do vacolo, espalham-se pelo citoplasma e vo participar do metabolismo celular. Partculas residuais so expelidas da clula pela fuso da parede do vacolo com a superfcie da clula, em um processo inverso ao da fagocitose. As amebas de vida livre que vivem em gua doce apresentam vacolo contrtil ou pulstil para osmorregulao, eliminando o excesso de gua que vai entrando no seu citoplasma (hipertnico), vindo do ambiente mais diludo (hipotnico).

Microscopia de um rispode.

Em condies desfavorveis, por exemplo sujeita desidratao, a Entamoeba produz formas de resistncia, os cistos, com quatro ncleos no seu interior (partio mltipla). A reproduo assexuada por bipartio simples ou cissiparidade (mecanismo semelhante a mitose). Dentre as amebas importante a Entamoeba histolytica, que parasita o intestino humano, causando a disenteria amebiana ou amebase. RESUMO 10REINO FUNGI Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 Reino Fungi

Os fungos so popularmente conhecidos por bolores, mofos, fermentos, levedos, orelhas-de-pau, trufas e cogumelos-dechapu (champignon). um grupo bastante numeroso, formado por cerca de 200.000 espcies espalhadas por praticamente qualquer tipo de ambiente.

Os Fungos e sua Importncia

Ecolgica Os fungos apresentam grande variedade de modos de vida. Podem viver como saprfagos, quando obtm seus alimentos decompondo organismos mortos; como parasitas, quando se alimentam de substncias que retiram dos organismos vivos nos quais se instalam, prejudicando-o ou podendo estabelecer associaes mutualsticas com outros organismos, em que ambos se beneficiam. Alm desses modos mais comuns de vida, existem alguns grupos de fungos considerados predadores que capturam pequenos animais e deles se alimentam. Em todos os casos mencionados, os fungos liberam enzimas digestivas para fora de seus corpos. Essas enzimas atuam imediatamente no meio orgnico no qual eles se instalam, degradando-o molculas simples, que so absorvidas pelo fungo como uma soluo aquosa.

Os fungos saprfagos so responsveis por grande parte da degradao da matria orgnica, propiciando a reciclagem de nutrientes. Juntamente com as bactrias saprfagas, eles compem o grupos dos organismos decompositores, de grande importncia ecolgica. No processo da decomposio, a matria orgnica contida em organismos mortos devolvida ao ambiente, podendo ser novamente utilizada por outros organismos. Apesar desse aspecto positivo da decomposio, os fungos so responsveis pelo apodrecimento de alimentos, de madeira utilizada em diferentes tipos de construes de tecidos, provocando srios prejuzos econmicos. Os fungos parasitas provocam doenas em plantas e em animais, inclusive no homem.

A ferrugem do cafeeiro, por exemplo, uma parasitose provocada por fungo; as pequenas manchas negras, indicando necrose em folhas, como a da soja, ilustrada a seguir, so devidas ao ataque por fungos.

Folha da soja com sintomas da ferrugem asitica.

Em muitos casos os fungos parasitas das plantas possuem hifas especializadas - haustrios - que penetram nas clulas do hospedeiro usando os estomas como porta de entrada para a estrutura vegetal. Das clulas da planta captam acares para a sua alimentao. Dentre os fungos mutualsticos, existem os que vivem associados a razes de plantas formando as micorrizas (mico= fungo; rizas = razes). Nesses casos os fungos degradam materiais do solo, absorvem esses materiais degradados e os transferem planta, propiciando-lhe um crescimento sadio. A planta, por sua vez, cede ao fungo certos aucares e aminocidos de que ele necessita para viver.

Algumas plantas que formam as micorrizas naturalmente so o tomateiro, o morangueiro, a macieira e as gramnias em geral. As micorrizas so muito freqentes tambm em plantas tpicas de ambientes com solo pobre de nutrientes minerais, como os cerrados, no territrio brasileiro. Nesses casos, elas representam um fator importnte de adaptao, melhorando as condies de nutrio da planta. Certos grupos de fungos podem estabelecer associaes mutualsticas com cianobactrias ou com algas verdes, dando origem a organismos denominados lquens. Estes sero discutidos posteriormente.

Econmica Muito fungos so aerbios, isto , realizam a respirao, mas alguns so anaerbios e realizam a fermentao.

Destes ltimos, alguns so utilizados no processo de fabricao de bebidas alcolicas, como a cerveja e o vinho, e no processo de preparao do po. Nesses processos, o fungo utilizado pertence espcie Saccharomyces cerevisiae, capaz de transformar o aucar em alcool etlico e CO2 (fermentao alcolica), na ausncia de O2. Na presena de O2 realizam a respirao. Eles so, por isso, chamados de anaerbios facultativos. Na fabricao de bebidas alcolicas o importante o alcool produzido na fermentao, enquanto, na preparao do po, o CO2. Neste ltimo caso, o CO2 que vai sendo formado se acumula no interior da massa, originando pequenas bolhas que tornam o po poroso e mais leve. Camembert

O aprisionamento do CO2 na massa s possivel devido ao alto teor de glten na farinha de trigo, que d a "liga" do po. Pes feitos com farinhas pobres em glten no crescem tanto quanto os feitos com farinha rica em glten. Imediatamente antes de ser assado, o teor alcolico do po chega a 0,5%; ao assar, esse lcool evapora, dando ao po um aroma agradvel. Alguns fungos so utilizados na indstria de laticnios, como o caso do Penicillium camemberti e do Penicillium roqueforte, empregados na fabricao dos queijos Camembert e Roquefort, respectivamente. Roquefort

Algumas espcies de fungos so utilizadas diretamente como alimento pelo homem. o caso da Morchella e da espcie Agaricus brunnescens, o popular cogumelo ou champignon, uma das mais amplamente cultivadas no mundo.

Morchella

Agaricus

Doenas Causadas por Fungos

As micoses que aparecem comumente nos homens so doenas provocadas por fungos. As mais comuns ocorrem na pele, podendo-se manifestar em qualquer parte da superfcie do corpo. So comuns as micoses do couro cabeludo e da barba (ptirase), das unhas e as que causam as frieiras (p-de-atleta). Micose em couro cabeludo As micoses podem afetar tambm as mucosas como a da boca. o caso so sapinho, muito comum em crianas. Essa doena se manifesta por multiplos pontos brancos na mucosa.

Existem, tambm, fungos que parasitam o interior do organismo, como o caso do fungo causador da histoplasmose, doena grave que ataca os pulmes.

Fungos Unicelulares primeira vista, parece que todo o fungo macroscpico. Existem, porm, fungos microscpicos, unicelulares. Entre estes, pode ser citado o Saccharomyces cerevisiae. Esse fungo utilizado para a fabricao de po, cachaa, cerveja etc., graas fermentao que ele realiza.

Saccharomyces: fungos unicelulares. Note que os pequenos brotos so novos indivduos que esto sendo formados por reproduoo assexuada.

Fungos Pluricelulares Os fungos pluricelulares possuem uma caracterstica morfolgica que os diferencia dos demais seres vivos. Seu corpo constitudo por dois componentes: o corpo de frutificao responsvel pela reproduo do fungo, por meio de clulas reprodutoras especiais, os esporos, e o miclio constitudo por uma trama de filamentos, onde cada filamento chamado de hifa. Na maioria dos fungos, a parede celular complexa e constituda de quitina, a mesma substncia encontrada no esqueleto dos artrpodes. O carboidrato de reserva energtica da maioria dos fungos o glicognio, do mesmo modo que acontece com os animais.

Tipos de Hifas

Dependendo do grupo de fungos, as hifas podem apresentar diferentes tipos de organizao. Nas hifas cenocticas, presentes em fungos simples, o fio contnuo e o citoplasma contm numerosos ncleos nele inserido. Fungos mais complexos, possuem hifas septadas, isto , h paredes divisrias (septos) que separam o filamento internamente em segmentos mais ou menos parecidos. Em cada septo h poros que permitem o livre trnsito de material citoplasmtico de um compartimento a outro.

Tipos de hifas- Pelos poros das hifas septadas ocorre trnsito de citoplasma e de ncleos de uma clula para outra. Nos fungos, os ncleos so haplides.

Reproduo nos fungos Reproduo Assexuada

Fragmentao A maneira mais simples de um fungo filamentoso se reproduzir assexuadamente por fragmentao: um miclio se fragmenta originando novos miclios.

Brotamento Leveduras como Saccharomyces cerevisae se reproduzem por brotamento ou gemulao. Os brotos (gmulas) normalmente se separam do genitor mas, eventualmente, podem permanecer grudados, formando cadeias de clulas.

Laranja contaminada com Penicillium sp , vista a olho n.

Esporulao Nos fungos terrestres, os corpos de frutificao produzem, por mitose, clulas abundantes, leves, que so espalhadas pelo meio. Cada clulas dessas, um esporo conhecido como conidisporo (do grego, knis = poeira), ao cair em um material apropriado, capaz de gerar sozinha um novo mofo, bolor etc. Para a produo desse tipo de esporo a ponta de uma hifa destaca-se do substrato e, repentinamente, produz centenas de conidisporos, que permanem unidos at serem liberados. o que acontece com o fungo penicillium, que assim foi chamado devido ao fato de a estrutura produtora de esporos - o condio - se assemelhar a um pincel. Ao lado- Micografia eletrnica de varredura mostrando o corpo de

frutificao do Penicillium sp. frequente bolor encontrado em frutas. Os pequenos e leves esporos esfricos (conidisporos) brotam de condios que surgem na extremidade de uma hifa especializada, o conidiforo. Em certos fungos aquticos, os esporos so dotados de flagelos, uma adaptao disperso em meio lquido. Por serem mveis e nadarem ativamente, esses esporos so chamados zosporos.

Reproduo Sexuada No ciclo reprodutivo de alguns fungos aquticos, h a produo de gametas flagelados, que se fundem e geram zigotos que produziro novos indivduos. Nos fungos terrestres, existe um ciclo de reproduo no qual h produo de esporos por meiose. Desenvolvendo-se, esses esporos geram hifas haplides que posteriormente se fundem e geram novas hifas diplides, dentro dos quais ocorrero novas meioses para a produo de mais esporos meiticos. A alternncia de meiose e fuso de hifas (que se comportam como gametas) caracteriza o processo como sexuado. O esquema da figura abaixo ilustra um ciclo de reproduo genrico, vlido para a maioria dos fungos. Muitos alternam a reproduo sexuada com a assexuada. Em outros, pode ocorrer apenas reproduo sexuada ou apenas a reproduo assexuada.

De modo geral, a reproduo sexuada dos fungos se inicia com a fuso de hifas haplides, caracterizando a plasmogamia (fuso de citoplasmas). Os ncleos haplides geneticamente diferentes, provenientes de cada hifa parental, permanecem separados (fase heterocaritica, n + n). Posteriormente, a fuso nuclear (cariogamia) gera ncleos diplides que, dividindo-se por meiose, produzem esporos haplides. Esporos formados por meiose so considerados sexuados (pela variedade decorrente do processo meitico). Algumas curiosidades merecem ser citadas a respeito da fase sexuada da reproduo:

antes de ocorrer plasmogamia, preciso que uma hifa "atraia" a outra. Isso ocorre por meio da produo de feromnios, substncias de "atrao sexual" produzidas por hifas compatveis; em muitos fungos, aps a plasmogamia decorre muito tempo (dias, meses, anos) at que ocorra a cariogamia; a produo de esporos meiticos, aps a ocorrncia de cariogamia, se d em estruturas especiais, freqentemente chamadas de esporngios.

CLASSIFICAO DOS FUNGOS

Os quitridiomicetos, constitudos por cerca de 790 espcies, so os provveis ancestrais dos fungos. Vivem em meio aqutico e em solos midos prximos a represas, rios e lagos. Vivem da absoro da matria orgnica que decompe e, muitas vezes, parasitam algas, protozorios, outros fungos, plantas e animais. Algumas espcies causam considervel prejuzo em plantas de cultivo (alfafa e milho). Os ascomicetos, com cerca de 32.000 espcies, so os que formam estruturas reprodutivas sexuadas, conhecidas como ascos, dentro das quais so produzidos esporos meiticos, os ascsporos. Incluem diversos tipos de bolores, as trufas, as

Morchellas, todos filamentos, e as leveduras (Saccharomyces sp.), que so unicelulares. Os basidiomicetos, com cerca de 22.000 espcies, so os que produzem estruturas reprodutoras sexuadas, denominadas de basdios, produtores de esporos meiticos, os basidisporos. O grupo inclui cogumelos, orelhas-de-pau, as ferrugens e os carves, esses dois ltimos causadores de doenas em plantas. Os zigomicetos, com cerca de 1.000 espcies, so fungos profusamente distribudos pelo ambiente, podendo atuar como decompositores ou como parasitas de animais. Os mais conhecidos o Rhizobux stolonifer, bolor que cresce em frutas, pes e doces - seu corpo de frutificao uma penugem branca que lembra filamentos de algodo, recheados de pontos escuros que representam os esporngios. Os deuteromicetos, ou fungos conidiais, que j foram conhecidos como fungos imperfeitos, costituem um grupo de fungos que no se enquadra no dos anteriores citados. Em muitos deles, a fase sexuada no conhecida ou pode ter sido simplesmente perdida ao longo do processo evolutivo. De modo geral, reproduzem-se assexuadamente por meio da produo de conidisporos. A esse grupo pertencem diversas espcies de Penicillium (entre as quais a que produz penicilina) e Aspergillus (algumas espcies produzem toxinas cancergenas).

RESUMO (11) REINO ANIMALI A (1) Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 Reino dos Animais: Os invertebrados

Os animais compem um reino com mais de um milho de espcies. No entanto, fsseis encontrados revelam que uma quantidade muito maior de espcies animais j viveu na Terra, mas hoje esto extintas. Ns, os seres vivos, somos muitos e temos as mais variadas formas e tamanhos - desde corpos microscpicos, como o caro, at corpos gigantescos como o da baleia-azul. Alguns com forma, organizao e funcionamento do corpo simples, como uma esponja-do-mar; outros, com a estrutura complexa de um mamfero.

Microscopia eletnica do caros que medem cerca de 0.2 a 0.5mm sendo muito difceis de ver a olhos nu.

Baleia azul encalhada.

Apesar da grande diversidade, quase todos os animais apresentam uma caracterstica em comum: so formados por milhares de clulas de diversos tipos. Outro aspecto comum aos seres do reino Animal que obtm o seu alimento a partir de outros seres vivos. Os animais habitam quase todos os ambientes conhecidos do nosso planeta, podendo ser encontrados tanto em grandes altitudes nas montanhas quanto em profundas fossas marinhas. A maioria das espcies capaz de se locomover, isto , mover o corpo de um lugar para o outro. No entanto, h espcies que vivem fixas, ou seja, ssseis, no ambiente, como as esponjas-do-mar.

O que vertebrado e invertebrado? Os animais so estudados pela zoologia - campo da cincia cujo nome origina-se da lngua grega: zoo significa "animal", e logia, "estudo". Para facilitar o estudo, importante classificar os animais. Uma das formas de fazer essa classificao dividi-los em dois grandes grupos: vertebrados e invertebrados. No grupo dos vertebrados esto os animais que, como os seres humanos, possuem coluna vertebral. J o grupo dos invertebrados formado por aqueles que no possuem coluna vertebral. A coluna vertebral um tipo de eixo esqueltico formado por peas articuladas entre si - as vrtebras-, que podem ser sseas ou cartilaginosas. As articulaes permitem a flexibilidade do esqueleto interno, facilitando a movimentao.

Observe a coluna vertebral do homem e no detalhe a articulao entre as vrtebras.

Em amarelo as vrtebras e em azul a articulao que permite o movimento.

A coluna vertebral, associada ao sistema muscular, garante que os animais movimentem-se em mantenham a sua estrutura firme. RESUMO (12) REINO ANIMALI A IIPORIFER OS Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 Porferos Os porferos, tambm conhecidos como espongirios ou simplesmente esponjas, surgiram provavelmente h cerca de 1 bilho de anos. Supe-se que eles sejam originados de seres unicelulares e hetertrofos que se agrupam em colnias. Veja o texto: Talvez ao tomar banho, voc goste de se ensaboar usando uma esponja sinttica, feita de plstico ou de borracha, ou uma bucha vegetal. Mas voc j pensou em tomar banho ensaboando-se com o esqueleto de algum animal? Antes da inveno das esponjas sintticas, as esponjas naturais eram muito usadas pelas pessoas para tomar banho e na limpeza domstica, para esfregar panelas e copos, por exemplo. A esponja natural o esqueleto macio de certas espcies de animais do grupo dos porferos; esses esqueletos so feitos de um emaranhado de delicadas fibras de uma protena chamada espongina.

Esses animais no possuem tecidos bem definidos e no apresentam rgos e nem sistemas. So exclusivamente aquticos, predominantemente marinhos, mas existem algumas espcies que vivem em gua doce. Os porferos vivem fixos a rochas ou a estruturas submersas, como conchas, onde podem formar colnias de colorao variadas. Podem ses encontrados desde as regies mais rasas das praias at profundidades de aproximadamente 6 mil metros. Alimentam-se de restos orgnicos ou de microorganismos que capturam filtrando a gua que penetra em seu corpo, como veremos adiante. Por sua vez, servem de alimento para algumas espcies de animais, como certos moluscos, ourios-do-mar, estrelas-do-mar, peixes e tartarugas.

Organizao do corpo dos porferos O corpo de um porfero possui clulas que apresentam uma certa diviso de trabalho. Algumas dessas clulas so organizadas de tal maneira que formam pequenos orifcios, denominados poros, em todo o corpo do animal. por isso que esses seres

recebem o nome de porferos (do latim porus: 'poro'; ferre: 'portador'). Observe no esquema abaixo que a gua penetra no corpo do animal atravs dos vrios poros existentes em seu corpo. Ela alcana ento uma cavidade central denominada trio. Observe tambm que a parede do corpo revestida externamente por clulas achatadas que formam a epiderme. J internamente, a parede do corpo revestida por clulas denominadas coancitos.

Cada coancito possui um longo flagelo. O batimento dos flagelos promove um contnuo fluxo de gua do ambiente para o trio do animal. A essa gua esto misturados restos orgnicos e microorganismos, que so capturados e digeridos pelos coancitos. O material digerido ento distribudo para as demais clulas do animal. Como a digesto ocorre no interior de clulas, diz-se que os porferos apresentam digesto intracelular. Os porferos so animais filtradores, j que filtram a gua que penetra em seu corpo, retirando dela alimento e gs oxignio. Depois disso, a gua com resduos do metabolismo desses animais eliminada para o ambiente por meio de uma abertura denominada sculo. O esqueleto das esponjas formado por diversos tipos de substncias. Entre elas destacam-se as espcolas de calcrio ou de slica, com formas variadas, e uma rede de protena chamada espongina.

Em certas esponjas, o esqueleto no possui espculas, mas tem a rede de espongina bastante desenvolvida. As esponjas desse tipo que foram muito utilizadas no passado para banho e limpeza domstica como no texto acima.

Espculas que sustentam o corpo dos porferos.

Espcula em detalhe - Microscopia eletrnica

Muitas espcies de porferos, que ficam totalmente expostos aos predadores, apresentam mecanismos de defesa contra a predao excessiva. O principal mecanismo de natureza qumica, e ocorre deste modo: algumas esponjas produzem uma substncia txica e outras produzem substncias com atividade anti-microbiana.

No fundo do mar, corais, cnidrios e porferos entre outros competem pelos espaos em substratos slidos, como as rochas.

Alm de atuar como defesa contra predadores e infeces microbianas, essas substncias txicas expelidas pelas esponjas, so vantajosas na competio por espao que os porferos travam com outros invertebrados, como os corais, e at mesmo com outras esponjas. Isso permite a algumas esponjas cresam rapidamente. Tambm so muito comuns relaes de comensalismo. A estrutura do corpo das esponjas e as suas defesas contra predadores tornam esses animais excelentes refgios para invertebrados menores e at mesmo para alguns peixes. Vrias espcies dependem dessa proteo na sua fase jovem, do contrrio suas populaes no ficariam estveis.

Outras associaes comuns so aquelas envolvendo esponjas, bactrias e cianobactrias. Provavelmente, o organismo das esponjas constitui um meio rico para o crescimento das bactrias e, ao mesmo tempo, se beneficia de um estoque de bactrias usadas na sua nutrio.

A reproduo dos porferos

A reproduo dos porferos pode ser assexuada ou sexuada. Assexuada - Ocorre, por exemplo, por brotamento. Neste caso, formam-se brotos, que podem se separar do corpo do animal e dar origem a novas esponjas. Observe o esquema abaixo.

As esponjas apresentam ainda grande capacidade de regenerao. Se uma esponja for partida em pedaos, cada pedao poder dar origem a uma nova esponja.

Sexuada. Neste caso, quando os espermatozides (gametas masculinos) esto maduros, eles saem pelo sculo, junto com a corrente de gua, e penetram em outra esponja, onde um deles fecunda um vulo (gameta feminino). Aps a fecundao, que interna, forma-se uma clula ovo ou zigoto, que se desenvolve e forma uma larva. A larva sai do corpo da esponja, nada com a ajuda de clios e se fixa, por exemplo, numa rocha, onde se desenvolve at originar uma nova esponja.

Atualizado em ( 03-Abr-2010 ) RESUMO (16) MOLUSCO S Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 A designao deste filo revela o aspecto mais distintivo destes animais (l. mollis = mole). Estes animais apresentam tipicamente uma cabea anterior, um p ventral e uma massa visceral dorsal. O corpo mais ou menos coberto por um manto fino, carnudo e em regra protegido por uma concha externa. O filo dos moluscos o segundo maior filo animal com mais de 100000 espcies vivas e um importante filo na linha evolutiva dos invertebrados protostmios. Os moluscos tm larga distribuio espacial e temporal, apresentando um registo fssil contnuo desde o Cmbrico, com numerosas espcies abundantes como indivduos e de grande importncia ecolgica. Apesar da maioria ser marinha, caracis e lesmas invadiram os meios de gua doce e terrestre. Juntamente com os artrpodes, os moluscos apresentam a maior variedade de adaptaes ao meio de todos os invertebrados. A maioria dos moluscos de vida livre, movendo-se lentamente e em relao ntima com o substrato.

Lula Apesar da enorme variedade de formas, os moluscos possuem um conjunto de caractersticas bsicas comuns: Simetria bilateral Em alguns casos a simetria alterada durante o desenvolvimento embrionrio, por fenmenos de toro. Corpo mole Geralmente coberto por uma concha calcria, produzida pelo manto. O corpo pode ser dividido nas seguintes partes: Cabea

Contm gnglios nervosos associados a rgos dos sentidos por vezes complexos. A boca apresenta uma rdula, membrana sobre a qual se dispem filas de dentes crneos virados para trs, que funciona como um raspador para retirar alimentos; Massa visceral Concentra a maioria dos sistemas (digestivo, excretor, reprodutor, etc.); P rgo musculoso utilizado na locomoo, captura de presas, natao, etc., pelo que pode ser extremamente modificado; Manto Prega de tecido da parede dorsal do corpo que recobre a massa visceral e contm glndulas que segregam a concha. O manto delimita uma cavidade, do manto ou paleal, onde se localizam os rgos respiratrios; Sistema digestivo Completo, com boca e nus, e com rgos diferenciados (faringe, esfago, estmago, intestino e glndulas digestivas anexas); excepto nos cefalpodes, o sistema circulatrio aberto, ou seja, parte do trajecto do sangue feito fora de vasos sanguneos, em espaos designados lagunas, o que para animais de movimento lento ser suficiente. O corao localiza-se dorsalmente; Caracterizao A grande maioria dos moluscos apresenta os sexos separados, com fecundao externa nos animais aquticos. Algumas espcies, no entanto, apresentam fecundao interna ou metamorfoses. CLASSE CEPHALOPODA Entre os cefalpodes encontram-se os maiores, mais rpidos e mais inteligentes de todos os invertebrados. Podem apresentar tamanho relativamente reduzido, cerca de 2 a 3 cm de comprimento, ou atingir os 16 metros (dos quais 10 correspondem aos tentculos) ou mesmo mais, das lulas gigantes. Os cefalpodes primitivos apresentavam concha externa mas actualmente apenas um gnero a conserva. Os restantes apresentam apenas um vestgio interno, ou perderam-na totalmente. Aparentemente so um grupo em declnio do ponto de vista evolutivo, consistindo apenas em 660 espcies actuais. Os cefalpodes (gr. kephale = cabea + podos = p) apresentam o p transformado em tentculos, oito ou dez, providos de ventosas e que rodeiam a boca. Nos chocos, alm dos oito tentculos vulgares, como nos polvos, existem dois com que capturam as presas, que podem ser projectados com grande rapidez. Nas lulas tambm existem dois tentculos especializados na captura de presas mas estes no so retrcteis. A cabea destes animais distinta e apresenta olhos muito eficientes, semelhantes aos dos vertebrados, bem como rgos dos sentidos qumicos e tcteis muito desenvolvidos. O sistema nervoso desenvolvido, com maior tendncia para a cefalizao que os restantes grupos do filo Molusca. Experincias tm revelado um elevado grau de inteligncia nestes animais, considerados os mais evoludos nesse aspecto nos invertebrados. Os cefalpodes j revelaram ser capazes de resolver problemas e so, inclusiv, capazes de brincar, um comportamento geralmente associado aos mamferos.

Bico e rdula de lula

Todos so predadores eficientes, possuindo fortes mandbulas crneas em forma de bico de papagaio e rdula. O manto delimita a cavidade paleal, onde se localizam as brnquias. Muitos, como o polvo, no apresentam concha, enquanto outros apresentam concha interna, pouco desenvolvida e achatada (chocos e lulas).

Nautilus Os nicos cefalpodes actuais que apresentam concha externa pertencem ao gnero Nautilus. Neste gnero, a concha enrolada em espiral e formada por cmaras contguas, vivendo o animal apenas na ltima, que a maior. As amonites eram cefalpodes fsseis que tambm apresentavam concha externa.

rgos internos de uma lula O sistema circulatrio fechado, ocorrendo toda a circulao sangunea no interior de vasos. Alm do habitual corao dorsal, estes animais apresentam um segundo conjunto de pequenos coraes junto das brnquias, o que aumenta grandemente a velocidade de circulao sangunea nos rgos respiratrios e, consequentemente, a taxa metablica. Os cefalpodes, ao contrrio dos restantes moluscos, deslocam-se velozmente, devido a um sistema de propulso a jacto, usando o seu sifo, facto que no pode ser dissociado do seu eficiente sistema circulatrio fechado. Esta situao permite explicar a perda de concha, dado que era necessrio libertar o manto desse material rgido para que este pudesse funcionar como bomba de gua. Alm de excelentes predadores, so igualmente eficientes na fuga e na camuflagem, devido sua capacidade de mudar a cor e a textura do seu revestimento, bem como devido bolsa do ferrado, que produz uma tinta negra que perturba um possvel atacante. Caracterizao Polvo de anis azuis, com apenas 10 cm de comprimento, pode matar um homem em 15 minutos com a sua picada venenosa A mudana de cor e mesmo de textura do corpo pode ser extremamente rpida e est intimamente associada ao sistema nervoso dos cefalpodes. A inervao selectiva de clulas especiais da pele - cromatforos - origina um padro de manchas, que ao olho humano resulta em alteraes bruscas de pigmentao. Pele de lula, mostrando cromatforos com diversos tipos de pigmentos e o modo como a cor do animal varia com a contraco de cromatforos especficos Geralmente a pele do cefalpode translcida e apresenta uma camada profunda de clulas brancas reflectoras, designadas leucforos. Os cromatforos localizam-se acima dessa camada e contm pigmentos amarelos, vermelhos e negros. Outras tonalidades, como o verde e o azul iridiscentes devem-se a outro tipo de clula, os iridforos. Cada cromatforo controlado por clulas musculares, por sua vez controladas por nervos ligados directamente ao crebro. Assim, contraindo ou relaxando essas clulas musculares, o cefalpode pode variar o tamanho do cromatforo e a intensidade da cor que este revela vista desarmada. Cada tipo de cromatforo controlado por diferentes nervos, pelo que o animal pode controlar cada pigmento separadamente. Mudana de cor do tegumento

Polvos saindo do ovo Os cefalpodes tm os sexos separados, a fecundao interna e formam ovos ricos em vitelo, dos quais emergem jovens por desenvolvimento directo. O acasalamento procedido de rituais complexos, geralmente envolvendo brilhantes demonstraes de cor e luz (algumas espcies so bioluminescentes). Os machos apresentam um brao especializado - hectoctilo - na transferncia de um saco de esperma - espermatforo - para o corpo da fmea. O hectoctilo facilmente identificado pois no tem ventosas na extremidade. Aps a transferncia de esperma o casal separa-se e a fmea ir, ento, fecundar os seus vulos quando mais lhe convier. Em polvos a fmea pode armazenar o

espermatforo no interior da cavidade paleal durante dois meses, at encontrar um local adequado para depositar os ovos. Geralmente existe algum grau de cuidados parentais, especialmente entre os polvos. As fmeas colocam os ovos numa pequena cova, que guardam durante desde algumas semanas at 8 meses, dependendo da temperatura da gua. No se alimentam durante esse perodo, morrendo pouco depois que os jovens nascem. Em lulas igualmente frequente os progenitores morrerem imediatamente aps o acasalamento, deixando os ovos envoltos em finas membranas ancorados no fundo arenosos do oceano. CLASSE GASTROPODA Os gastrpodes (gr. gaster = ventre + podos = p) so o grupo de moluscos mais numeroso e diversificado, representando mais de 4/5 das espcies do filo. So gastrpodes, alm dos caracis, as lesmas, lebres do mar (tambm conhecidas por tintureiras), lapas e bzios.

Caracol marinho planctnico Apesar de algumas espcies serem terrestres, a maioria aqutica, principalmente marinha. O seu tamanho muito variado, desde minsculos caracis aquticos com 1 mm a uma espcie australiana com 70 cm de comprimento. Este grupo de moluscos so os que mais se assemelham ao molusco generalizado, descrito anteriormente, excepto no facto de apresentarem geralmente uma concha espiralada, que os torna assimtricos.

Caracol terrestre A maioria dos gastrpodes apresenta uma concha univalve, achatada ou espiralada, no interior da qual se aloja a massa visceral. Algumas espcies tm um oprculo, que tapa a entrada da concha quando o animal se recolhe. No entanto, existem muitas excepes, como as lesmas marinhas ou nudibrnquios, que no apresentam concha, dependendo de elaboradas defesas qumicas para a defesa.

rgos internos de um caracol ( Clique para Ampliar ) Durante o desenvolvimento embrionrio a massa visceral sofre uma toro de 180 no sentido oposto ao dos ponteiros do relgio, pelo que a abertura da cavidade paleal e o nus se localizam sobre a cabea (ou apontando para o lado direito, em algumas espcies) no animal adulto, um dos poucos aspectos comuns a estes animais to diversificados. O p ventral largo e em forma de palmilha, coberto por numerosas glndulas mucosas. Todos os gastrpodes, herbvoros ou predadores, apresentam rdula. Os gastrpodes marinhos respiram por brnquias localizadas na cavidade paleal, enquanto os terrestres no as apresentam. Neste caso, as trocas gasosas so realizadas pelo manto, que se encontra muito vascularizado na cavidade paleal, que funciona como um pulmo.

Caracterizao A maioria dos gastrpodes apresenta os sexos separados, mas existem formas hermafroditas (caracis, por exemplo) e, em outros casos, os animais podem mudar de sexo ao longo da vida. MOLUSCOS (II) RETOMANDO O ASSUNTO Ao passear na areias de uma praia, muitas pessoas gostam de admirar e pegar conchinhas trazidas pelas ondas. Essas conchinhas so de diversos tamanhos, formas e cores. Muitas vezes, se tornam bijuterias, pequenos enfeites, ou at mesmo elementos de uma coleo.

Os moluscos tm uma composio frgil, so animais de corpo mole, mas a maioria deles possui uma concha que protege o corpo. Nesse grupo, encontramos o caracol, o marisco e a ostra. H tambm os que apresentam a concha interna e reduzida, como a lula, e os que no tm concha, como o polvo e a lesma, entre outros exemplos.

A concha da ostra protege de predadores, da dissecao etc.

A concha importante para proteger esses animais e evitar a perda de gua. Ela produzida por glndulas localizadas sob a pele, uma regio chamada de manto. Ela no uma parte viva do corpo do molusco; conforme o animal aumenta de tamanho, novo material acrescentado concha, que pode variar de forma e tamanho e ser formada por uma ou mais peas.

Onde vivem os moluscos Voc pode encontrar moluscos no mar, na gua doce e na terra. Por exemplo: o caramujo e a lesma ficam em canteiros de horta, jardim, enfim, onde houver vegetao e a terra estiver bem mida, aps uma boa chuva; ficam tambm sobre plantas aquticas em lagos, beira de rios etc. O grande caramujo marinho vive se arrastando nas rochas ou areias no fundo do mar. J as ostras e o marisco fixam-se nas rochas no litoral, enquanto a lula e polvo nadam livremente nas guas marinhas. No tempo em que ainda no havia vida no ambiente terrestre, os moluscos - com a sua concha protetora - j habitavam os mares. O caramujo do mar uma das espcies que tm 500 milhes de anos de histria. Portanto ele j existia h alguns milhes de anos antes dos peixes surgirem no mar. Fsseis revelam que esses seres, atualmente pequenos, foram, no passado, bem maiores, pois h concha fssil de 2,5 metros.

O corpo dos moluscos Como j vimos, os moluscos tm corpo mole. A sua pele produz uma secreo viscosa, tambm conhecida por muco, que facilita principalmente a sua locomoo sobre troncos de rvores e pedras speras, sem machucar o corpo. O corpo desse tipo de animal composto por: cabea, ps e massa visceral. A massa visceral fica dentro da concha e compreende os sistemas digestrio e reprodutor.

Classificao dos moluscos A forma e o tipo da concha so alguns dos critrios usados na classificao dos moluscos. Atualmente, esses animais esto divididos em trs classes: os gastrpodes, os bivalves e os cefalpodes.

Gastrpodes A concha nica, em espiral, caracterstica tpica do grupo dos gastrpodes. Por essa razo, so chamados univalves (uni significa "nica", e valve, "pea"). Entre os gastrpodes, esto o caracol e o caramujo; a lesma, apesar de no apresentar conchas ou apresent-la muito reduzida, tambm est includa nesse grupo. Os gastrpodes so animais aquticos ou terrestres de ambiente mido. Os aquticos respiram por meios de brnquias, enquanto os terrestres apresentam pulmes. A cabea da lesma, do caracol e do caramujo possui dois pares de tentculos, semelhantes na aparncia a antenas. Os olhos ficam nas extremidades do par de tentculos mais longos.

Caracol e seus tentculos

Na boca, existe a rdula, um tipo de "lngua raspadora" que facilita a alimentao desses animais.

Microscopia eletnica da rdula raspadora Bivalves Os bivalves apresentam concha com duas peas fechadas por fortes msculos (bi significa "duas", e valve, "pea"). So seres aquticos e, em geral, vivem no ambiente marinho. Eles so animais filtradores, isto , retiram o alimento da gua. No possuem cabea, nem rdula (so os nicos moluscos desprovidos dessa espcie de lngua). Sua massa visceral fica totalmente protegida pela concha. O p se expande para fora

quando as conchas se abrem. A respirao desses animais branquial; as conchas permitem que uma corrente de gua circule entre as brnquias, que absorvem e filtram o oxignio dissolvido na gua. Em relao reproduo em geral os sexos so separados, e a unio dos gametas, ou seja, a fecundao, externa.

Na gua, a fmea solta os vulos, e o macho solta os espermatozides. As clulas se encontram, ocorre a fecundao e se forma os ovos.

Cefalpodes Cefalpode uma palavra de origem grega; vem de Kephale, que significa "cabea", e de pode, "p". Designa um grupo de moluscos do qual fazem parte o polvo e a lula. A concha pode no existir (como no polvo), ser interna e reduzida (como na lula) ou ser externa (como no nutilo). Os cefalpodes apresentam cabea grande, olhos bem desenvolvidos e rdula dentro da boca. Possuem oito, dez ou mais tentculos, que so "braos" alongados.

Polvo

Lulas gigantes

Nautilos

Esses animais tm a circulao fechada - isto , o sangue s circula no interior dos vasos, diferente dos outros moluscos. A respirao branquial. Eles tm um sistema nervoso bastante desenvolvido se comparado ao de outros invertebrados. Alm da viso, o olfato bem apurado. Esses moluscos, em geral, tm sexos separados e a fecundao interna. H pesquisas que indicam que algumas espcies de polvo cuidam dos filhotes, protegendo-os dos predadores. Como recurso de defesa, alguns moluscos contam com a camuflagem. Ao mudarem de cor so confundidos com o ambiente. A lula e o polvo, por exemplo, expelem uma substncia escura na gua. Isto confunde os predadores desses moluscos, permitindo a

sua fuga.

Os moluscos e o meio ambiente Por sculos, os navios carregaram lastro slido, na forma de pedras, areias ou metais. Atualmente, as embarcaes usam a gua como lastro, o que facilita bastante a tarefa de carregar e descarregar um navio, alm de ser mais econmico e eficiente do que o lastro slido. Mas o que lastro?

Quando um navio est descarregado, ou seja, sem carga, fica muito leve. Para que no haja perigo de flutuao, os seus tanques recebem gua de lastro para manter a estabilidade, o balano e a integridade estrutural. Quando o navio carregado e fica mais pesado, a gua deixa de ser necessria e lanada ao mar. Um srio problema ambiental surge quando a gua dos lastros contm vida marinha. Um navio, por exemplo, enche seus pores com gua do mar e um porto brasileiro, no oceano Atlntico, e viaja at Hong Kong, na China. L ele recebe carga e despeja o lastro no oceano Pacfico. Ao fazer isso, esse navio provavelmente introduz espcies de um ecossistema em outro diferente; porque, com a gua do mar, entram e saem do navio milhares de espcies marinhas, tais como bactrias e outros micrbios, pequenos invertebrados e ovos, cistos e larvas de diversas espcies.

Que efeitos isso pode provocar nas cadeias e teias alimentares do local onde essa espcies esto sendo introduzidas? Haver competio entre espcies que ocupam nichos ecolgicos semelhantes? Espcies naturais daquele ambiente desaparecero? Espcies introduzidas de outros ecossistemas podem se reproduzir de forma intensa se no tiverem predadores que faam o controle?

Essas so apenas algumas das perguntas a serem feitas em relao a essa questo. Estima-se que o movimento de gua de lastro proporcione o transporte dirio de pelo menos 7 mil espcies entre diferentes regies do globo. A grande maioria das espcies levadas na gua de lastro no sobrevivem viagem por conta do ciclo de enchimento e despejo do lastro, bem como das condies internas dos tanques, hostis sobrevivncia dos organismos. Mesmo para aqueles que continuam vivendo depois da jornada e so jogadas no mar, as chances de sobrevivncia em novas condies ambientais, incluindo aes predatrias e/ou competies com as espcies nativas - so bastante reduzidas.

No entanto, quando todos os fatores so favorveis, uma espcie introduzida, ao sobreviver e estabelecer uma populao reprodutora no ambiente hospedeiro, pode tornar-se invasora, competindo com as espcies nativas e se multiplicando em grandes propores. Alm dos desequilbrios ambientais, bactrias causadoras de doenas podem ser introduzidas e provocar a contaminao de moluscos filtradores, como a ostra e o mexilho, utilizados na alimentao humana, causando paralisia e at mesmo a morte. A lista segue com centenas de exemplos de importantes impactos econmicos e ecolgicos, que afetam a sade do ser humano em todo o mundo. Teme-se, inclusive, que doenas, como o clera, possam ser transportadas na gua de lastro. Em casos de derramamentos de leo, h vrios procedimentos para buscar a recuperao do meio ambiente, mas, ao contrrio desta e de outras formas de poluio marinha, o efeito das espcies marinhas invasoras irreversvel, na maioria dos casos, e

representa uma das maiores ameaas aos oceanos do mundo! Os moluscos e o meio ambiente Por sculos, os navios carregaram lastro slido, na forma de pedras, areias ou metais. Atualmente, as embarcaes usam a gua como lastro, o que facilita bastante a tarefa de carregar e descarregar um navio, alm de ser mais econmico e eficiente do que o lastro slido. Mas o que lastro?

Quando um navio est descarregado, ou seja, sem carga, fica muito leve. Para que no haja perigo de flutuao e o navio tombe para o lado, os seus tanques recebem gua de lastro para manter a estabilidade, o balano e a entegridade estrutural. Quando o navio carregado e fica mais pesado, a gua deixa de ser necessria e lanada ao mar. Um srio problema ambiental surge quando a gua dos lastros contm vida marinha. Um navio, por exemplo, enche seus pores com gua do mar e um porto brasileiro, no oceano Atlntico, e viaja at Hong Kong, na China. L ele recebe carga e despeja o lastro no oceano Pacfico. Ao fazer isso, esse navio provavelmente introduz espcies de um ecossistema em outro diferente; porque, com a gua do mar, entram e saem do navio milhares de espcies marinhas, tais como bactrias e outros micrbios, pequenos invertebrados e ovos, cistos e larvas de diversas espcies.

Que efeitos isso pode provocar nas cadeias e teias alimentares do local onde essa espcies esto sendo introduzidas? Haver competio entre espcies que ocupam nichos ecolgicos semelhantes? Espcies naturais daquele ambiente desaparecero? Espcies introduzidas de outros ecossistemas podem se reproduzir de forma intensa se no tiverem predadores que faam o controle?

Essas so apenas algumas das perguntas a serem feitas em relao a essa questo. Estima-se que o movimento de gua de lastro proporcione o transporte dirio de pelo menos 7 mil espcies entre diferentes regies do globo. A grande maioria das espcies levadas na gua de lastro no sobrevivem viagem por conta do ciclo de enchimento e despejo do lastro, bem como das condies internas do tanques, hostis sobrevivncia dos organismos. Mesmo para aqueles que continuam vivendo depois da jornada e so jogadas no mar, as chances de sobrevivncia em novas condies ambientais, incluido aes predatrias e/ou competies com as espcies nativas - so bastante reduzidas. No entanto, quando todos os fatores so favorveis, uma espcie introduzida, ao sobreviver e estabelecer uma populao reprodutora no ambiente hospedeiro, pode tornar-se invasora, competindo com as espcies nativas e se multiplicando em grandes propores. Alm dos desequilbrios ambientais, bactrias causadoras de doenas podem ser introduzidas e provocar a contaminao de moluscos filtradores, como a ostra e o mexilho, utilizados na alimentao humana, causando paralisia e at mesmo a morte. A lista segue com centenas de exemplos de importantes impactos econmicos e ecolgicos, qua afetam a sade do ser humano em todo o mundo. Teme-se, inclusive, que doenas, como o clera, possam ser transportadas na gua de lastro. Em casos de derramamentos de leo, h vrios procedimentos para buscar a recuperao do meio ambiente, mas, ao contrrio desta e de outras formas de poluio marinha, o efeito das espcies marinhas invasoras irreversvel, na maioria dos casos, e representa uma das maiores ameaas aos oceanos do mundo!

Soluo vista! O governo brasileiro assinou, em 2005, em Londres, a Conveno Internacional sobre Controle e Gesto de gua de Lastro e Sedimentos de Navio. A Conveno, aprovada em fevereiro do ano passado pela Organizao Martima Internacional (IMO, sigla em ingls), tem por objetivo reduzir a introduo de espcies exticas por meio da gua de lastro dos navios. A adoo de uma nova conveno sobre gua de lastro vinha sendo discutida h 10 anos, por causa das grandes implicaes econmicas e ambientais. O Brasil foi o segundo pas a assinar o acordo que depende da adeso de 30 pases, que representem 35% da tonelagem da frota mundial, para entrar em vigor. Para antecipar a conveno internacional, que pode demorar at 20 anos para entrar em vigor, a Marinha do Brasil est discutindo a publicao de uma Norma de Autoridade Martima (Normam), determinando que todos os navios que se destinarem aos portos brasileiros troquem a gua de lastro, ao menos, a 200 milhas da costa e a 200 metros de profundidade. RESUMO (17) ARTRPODES CACTERSTICAS GERAIS E ARTRPODES INSETOS Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 Nosso livro de Cincias da stima srie informa que esse filo o mais numeroso na face do planeta Terra? Porque ? Artrpodes O filo Arthropoda (do grego, arthron = articulao + podos = ps) o mais numerosos da Terra atual. Contm cerca de 1.000.000 de espcies conhecidas, o que pelo menos quatro vezes o total de todos os outros grupos de animais reunidos. Alm disso, possuem boa adaptao a diferentes ambientes; vantagens em competio com outras espcies; excepcional capacidade reprodutora; eficincia na execuo de suas funes; resistncia a substncias txicas e perfeita organizao social, caso das abelhas, formigas e cupins.

Caractersticas gerais Os artrpodes possuem corpo segmentado (corpo metamerizado), apndices articulado (patas, antenas e palpos etc.) e corpo coberto com exoesqueleto formado por uma substncia resistente e impermevel, chamada quitina. A quitina um polmero nitrogenado de polissacardeos, impregnada de camadas de cera.

Em alguns, o exoesqueleto reforado pela deposio de carbonato de clcio (calcrio). O esqueleto cobre todo o corpo, menos nas articulaes, formando, nos seguimentos corporais, verdadeiras placas.

Ao crescer, os artrpodes precisam abandonar o esqueleto velho, pequeno, e fabricar outro, maior. Esse fenmeno chamado muda ou ecdise e ocorre diversas vezes at cessar o crescimento na fase adulta. As carapaas deixadas por ocasio das mudas so as exvias (do latim exuviae, "vestidos largados"). Os artrpodes, no entanto, no possuem apenas patas articuladas, mas sim todas as suas e extremidades, como as antenas e as peas bucais. Os seus membros inferiores so formados por partes que se articulam, ou seja, que se movimentam umas em relao s outras: os seus ps se articulam com suas pernas, que se articulam tambm com suas coxas, que tambm se articulam com os ossos do quadril.

Classificao dos Artrpodes Costuma-se classificar os artrpodes levando em conta as divises do corpo, o nmero de patas e a existncia ou no de antenas e de outros apndices (pedipalpos e quelceras, por exemplo). Levando-se em conta esses elementos e a abordagem evolutiva, os representantes do filo Arthropoda seriam agrupados em cinco subfilos, sendo um desses j extinto, e algumas classes principais.

Insetos So artrpodes com seis patas distribuda em trs pares ligadas ao trax. Os insetos apresentam o corpo subdividido cabea, trax e abdome. Possuem um par de antenas, dois pares de asas, na maioria das vezes, mas h espcies com apenas um par e outras sem asas. Os metmeros so desiguais em tamanho e, durante o desenvolvimento embrionrio, alguns deles podem se fundir. Essa fuso acontece na formao da cabea, resultando em uma pea de pequeno tamanho. Nela a boca ventral e rodeada por pares de peas bucais de funo mastigadora e outros apndices articulados, modificados para apreenso do alimento, os chamados palpos maxilares.

Na cabea encontram-se ainda um par de antenas articuladas (de funo sensorial) e, lateralmente, duas manchas correspondentes aos olhos. So olhos compostos de diversas unidades hexagonais, conhecidas como omatdeos, responsveis pela composio da imagem de objetos vistos pelos insetos.

Sistema digestrio dos insetos

Didaticamente, podemos distinguir trs pores do tubo digestrio: anterior, mdio e posterior. As pores anterior e posterior so revestidas internamente por quitina. A poro anterior responsvel principalmente pelo tratamento mecnico dos alimentos, embora possa haver atuao de enzimas digestivas produzidas na poro mdia. na poro mdia que acontece a digesto qumica, apartir de enzimas provenientes de suas paredes ou de pregueamentos formados nessa regio. A poro anterior responsvel pela reabsoro de gua e elaborao das fezes.

Na boca, desembocam duas glndulas salivares cuja secreo inicia o processo de digesto qumica. Destaca-se ainda, no tubo digestrio, um papo de paredes finas, e uma moela de paredes grossas. No papo ocorre a ao de diversas enzimas digestivas e na moela se d a triturao do alimento. A seguir, o alimento conduzido ao intestino, onde existem algumas projees tubulares em fundo cego, os cecos. Nesses dois locais, a digesto qumica prossegue e ocorre a absoro do alimento digerido, que enviado para o sangue.

Sistema excretor dos insetos

Os tbulos de Malpighi se localizam no limite entre a poro mdia e a poro posterior do intestino. Cada tbulo possui fundo cego e mergulha nas lacunas do corpo, de onde retira as impurezas e as descarrega no intestino para serem eliminadas com as fezes. O produto de excreo nitrogenada dos insetos o cido rico, substncia que requer pequenssima quantidade de gua

para a sua eliminao (outro fator importante na adaptao dos insetos ao meio terrestre).

ARTRPODOS INSETOS PARTE (II) RETOMANDO O ASSUNTO 1. Insetos A classe Insecta apresenta a maior biodiversidade do planeta Terra. Caractersticas gerais Os insetos so triblsticos, celomados e protostmios. As principais caractersticas dos insetos so: - possuem 1 par de antenas (dceros); - possuem 3 pares de patas (hexpodes); - o corpo dividido em: cabea; trax e abdmen; - possuem patas e apndices articulados; - suas asas e patas so originadas no trax. Os insetos possuem 4 tipos de asas: a) Membranosas: finas e transparentes. Ocorre nas moscas. b) Pergaminceas: finas, opacas, flexveis e coloridas. Est presente em baratas. c) litros: espessas e opacas. Os besouros apresentam este tipo de asa. d) Hemilitros: so litros na base e membranosa na ponta. Est presente nos barbeiros.

Sistema digestrio O sistema digestrio dos insetos do tipo completo, formado pela boca, faringe, esfago, papo, moela, estmago, intestino, nus, e glndulas salivares como rgos anexos. Est dividido em trs partes: estomodeu, de origem ectodrmica; mesodeu, de origem mesodrmica; proctodeu, de origem ectodrmica. O estomodeu e o proctodeu so revestidos por uma estrutura quitinosa. A classificao do aparelho bucal ocorre de acordo com o tipo de alimentao do inseto: Gafanhoto: mastigador ou moedor Abelhas: lambedor Borboleta: sugador Pulgas: picador-sugador Mosca domstica: picador-no sugador Respirao A respirao dos insetos traqueal. As traquias ligam as clulas do corpo com o meio externo, realizando as trocas gasosas. Sistema circulatrio O sistema circulatrio dos insetos do tipo aberto ou lacunar. O corao dorsal ao abdmen e tem forma tubular. O sangue dos insetos incolor e denominado hemolinfa, e no transporta gases respiratrios, apenas os alimentos. Sistema excretor Os tubos de Malpighi so encrregados de realizar a excreo.

Sistema nervoso O sistema nervoso dos insetos do tipo ganglionar. Apresenta um longo cordo nervoso ventral constitudo de gnglios ventrais que esto ligados ao crebro por um anel nervoso. Sistema Sensorial Os principais rgos de sentido dos insetos so: os olhos e as antenas. Os olhos podem ser simples (ocelos) ou compostos (facetados), podendo distinguir cores at ultravioleta. As antenas so responsveis pela sensibilidade olfativa. Alm disso, os plos e rgos cordotonais das patas so responsveis pela sensibilidade auditiva; a sensibilidade tctil encontrada nas cerdas apndices, e a sensibilidade gustativa percebida pelos palpos bucais. Reproduo So animais de sexos separados que se reproduzem sexuadamente, e que apresentam diformismo sexual. A fecundao interna e o desenvolvimento pode ser direto ou indireto, ocorrendo metamorfose. Em alguns insetos pode ocorrer a partenognese, neotenia ou poliembrionia. Sistemtica A classe Insecta formada por aproximadamente 750.000 insetos. Subclasse 1 Apterigota Insetos que no possuem asas e no apresentam metamorfose. Ordem 1 Thysanura Exemplo: traa dos livros Subclasse 2 Pterigotas Insetos que possuem asas e apresentam metamorfose. So divididos em dois grupos: 1 grupo Hemimetbolos A metamorfose parcial: ovo ninfa imago (adulto) Ordem 2 Ortoptera Exemplos: Gafanhoto, barata, bicho-pau, grilo, louva-a-deus.

Ordem 3 Ephemeroptera Exemplo: sirirura Ordem 4 Dermaptera Exemplo: lacrainha Ordem 5 Odonata Exemplo: liblula Ordem 6 Isoptera Exemplo: Cupim, trmitas Ordem 7 Anoplura Exemplo: Piolho Ordem 8 Hemptera Exemplo: Barbeiro, percevejo-do-mato, barata-d gua. Ordem 9 Homoptera Exemplo: cigarras, afdeos, jequiritinia 2 Grupo Holometbolos So insetos com a metamorfose completa: ovo larva pupa imago (adulto). Para as borboletas e mariposas, as fases da metamorfose so denominadas: ovo lagarta crislida adulto. Ordem 10 Lepidoptera Exemplo: borboleta, mariposa, bicho-da-seda, traa-de-roupa. Ordem 11 Diptera Apresentam duas subordens: Nematocera e Brachicera. Subordem 1 Nematocera So os mosquitos com antenas longas. Exemplo: Cullex sp; Aedes aegypti; Anopheles sp; Phlebotomus intermedius; Simulidium. Subordem 2 Brachicera So moscas de antenas curtas. Exemplo: Musca domestica; Glossina palpalis; Drosophila melanogaster; Dermatobia hominis. Ordem 12 Siphonaptera Exemplo: pulga (Pulex irritans) e bicho do p (Tunga penetrans), pulga do rato (Xenopsylla cheops). Ordem 13 Coleoptera Exemplo: besouro, joaninha.

Ordem 14 Hymenoptera Exemplo: abelhas, vespas e formigas. RESUMO (18) ARTROPOD OS CRUSTACE OS Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 Crustceos

Os crustceos so componentes da classe Crustacea que deriva do fato de muitas espcies que compem esse grupo possuirem um exoesqueleto enriquecido com carbonato de clcio, formando uma crosta. o que ocorre nas lagostas, camares, siris e caranguejos, os representantes mais conhecidos do grupo. Alm do exoesqueleto os crustceos possuem apndices articulados e corpo segmentado. Nos crustceos a cabea e o trax esto fundidos em uma pea nica, o cefalotrax; na cabea, h dois pares de antenas e o abdmen apresenta apndices articulados natatrios birremes (dois ramos presos a uma base). Na cabea, esto presentes, alm dos dois pares de antenas, dois olhos compostos, geralmente pedunculados, e, ao redor da boca, um par de mandbulas e outros apndices acessrios na obtno do alimento.

Sistema respiratrio dos crustceos Os crustceos so animais adaptados vida no ambiente aqutico, respirando atravs de brnquias que geralmente se desenvolvem na base dos apndices torcicos. A maioria dos crustceos vive em ambiente marinho, embora existam muitos representantes de gua doce. Entre eles verificam-se desde formas microscpicas que abundam no plncton, at formas maiores, adaptadas a nadar, a andar sobre o fundo, e at mesmo forma ssseis, cujos adultos vivem fixos nas rochas. Alm das formas de vida livre, h crustceos que parasitam outros animais. Embora a maioria dos crustceos seja aqutica, ha espcies que invadiram o meio terrestre, como o caso do tatuzinho de jardim (ou tatu-bola), da barata-da-praia (gnero Ligia) e dos caranguejos terrestres ou caranguejo-fantasma (gnero Ocypode), muito comum nas partes secas das nossas praias e dunas de areia. Estas formas, entretanto, no tm adaptaes completas ao meio terrestre, dependendo de brnquias para a sua respirao,

que devem ser sempre umedecidas ou mantidas midas para as trocas gasosas.

Sistema excretor dos crustceos A excreo dos crustceos feita atravs de um par de glndulas verdes ou antenas, localizado prximo s antenas e abrindo-se para o exterior atravs de um poro excretor na base ventral das segundas antenas.

Reproduo dos crustceos A maioria dos crustceos de sexos separados, embora existam espcies hermafroditas, a fecundao cruzada, envolvendo copulao. Em geral, as fmeas de crustceos incubam seus ovos em apndices do corpo, como ocorre com as lagostas e caranguejos, ou em sacos ovgeros formados quando os ovos so expelidos, como ocorre em coppodes. Na maioria dos casos, o desenvolvimento indireto, com larvas livre-natantes, podendo existir mais de um tipo de larva no mesmo ciclo de vida. Em geral, do ovo surge uma larva nuplio, que se transforma em uma larva zoez, mas esse padro varia muito de grupo para grupo. Em algumas espcies, como o caso do lagostim, as fases larvais so suprimidas, sendo que do ovo emerge um jovem: o desenvolvimento, nesses casos, direto.

CLASSIFICA O MACETES DE CLASSIFICA O Escrito por Prof. Marcello 03-Abr-2010 Para memorizar os filos: Macete: POR Certos PLAnos ASQUErosos ANa MOLestou-se ARrependeu-se EQUIs Chorar Por= porferos; C= cnidrios; PLA = platelmintes; ASQUE= asquelmintes; AN= aneldios; MOL= moluscos; AR= artrpodes; EQUI= equinodermos; C= cordados.

NVEIS TAXONMICOS Para memorizar a seqncia: Macete 1: O rei ficou claramente orgulhoso da famlia do genro escolhido Macete 2: Raio Forte Caiu Ontem Fazendo Grande Estrago Macete 3: Re - Fi - Co- Fa- GE

R= reino; F= filo; C= classe; O= ordem; F= famlia; G= gnero; E= espcie.

Potrebbero piacerti anche