Sei sulla pagina 1di 3

LIGAES QUMICAS

INTRODUO
As ligaes qumicas so unies estabelecidas entre tomos para formarem as molculas, que constituem a estrutura bsica de uma substncia ou composto. Na Natureza existem aproximadamente uma centena de elementos qumicos. Os tomos destes elementos qumicos ao se unirem formam a grande diversidade de substncias qumicas. Para exemplificar podemos citar o alfabeto em que podemos juntar as letras para formar as palavras. Os tomos, comparando, seriam as letras e, as molculas seriam as palavras. Na escrita no podemos simplesmente ir juntando as letras para a formao de palavras: aasc em portugus no tem significado (salvo se corresponder a uma sigla); porm se organizarmos essas letras teremos casa que j tem o seu significado. Assim como na escrita, a unio estabelecida entre tomos no ocorre de qualquer forma, deve haver condies apropriadas para que a ligao entre os tomos ocorra, tais como: afinidade, contato, energia etc. As ligaes qumicas podem ocorrer atravs da doao e recepo de eltrons entre os tomos (ligao inica). Como exemplo NaCl (cloreto de sdio). Compostos inicos conduzem electricidade no estado lquido ou dissolvido. Eles normalmente tm um alto ponto de fuso e alto ponto de ebulio. Outro tipo de ligaes qumicas ocorre atravs do compartilhamento de eltrons: a ligao covalente. Como exemplo H2O (gua). Existe tambm a ligao metlica onde os eltrons das ltimas camadas dos tomos do metal saltam e passam a se movimentar livremente entre os tomos criando uma fora de atrao entre os tomos do metal, neste caso, no h perda de eltrons.

TIPOS DE LIGAO
-ligao inica -ligao covalente -ligao metlca

DEFINIO
Ligao inica: a ligao que ocorre entre ons com a transferncia de eltrons. formada em razo da existncia de foras de atrao eletrosttica entre ons: ons negativos (nions) e positivos (ctions). O exemplo mais comum de composto inico o Cloreto de Sdio (NaCl), o nosso sal de cozinha. O tomo de sdio (Na) no estvel (apresenta 1 eltron livre na camada de valncia), a estabilidade s ser atingida se ele perder um eltron, o que dar origem ao ction Na+. O tomo de cloro (Cl) tambm no estvel, pelos mesmos motivos que o Na, e atingir a estabilidade somente se ganhar um eltron, esse tomo d origem ao on Cl-. Se os ons j esto formados e eletronicamente estveis, haver assim uma interao eletrosttica, ou seja,

LIGAES QUMICAS

uma ligao inica que pode ser representada pela equao abaixo. Na+ + Cl- NaCl Ligao metlica: a estrutura atmica dos metais a Cristalina, que se constitui por ctions do metal envolvidos por eltrons. Os retculos cristalinos dos metais so formados por um grupamento de ctions fixos envoltos por eltrons, esses, por sua vez, se encontram deslocalizados, ou seja, no se sentem atrados por nenhum ncleo. Ligao covalente: nessa ligao, os tomos so unidos devido ao compartilhar de seus eltrons, surgem ento os pares eletrnicos indicados pelo crculo:

Ligao covalente molecular de dois tomos de Cloro (Cl). Cada par eletrnico formado pertence simultaneamente aos dois tomos. As molculas so estruturas eletricamente neutras porque no ocorre nem ganho nem perda de eltrons, apenas o compartilhamento.

REGRAS
A regra do octeto, fundamentada na chamada teoria do octeto, uma regra qumica simples, segundo a qual os tomos tendem a combinar-se de modo a ter, cada um, oito eltrons na sua camada de valncia, ficando com a mesma configurao eletrnica de um gs nobre. A regra aplicvel aos principais grupos de elementos, especialmente ao carbono, nitrognio, oxignio e halognio, mas tambm a metais como o sdio ou o magnsio. De forma resumida: as molculas ou ons tendem a ser mais estveis quando a camada de eltrons externa de cada um dos seus tomos est preenchida com oito eltrons. De fato, parte-se do princpio que, na natureza, todos os sistemas tendem a adquirir a maior estabilidade possvel. Os tomos, por exemplo, ligam-se uns aos outros formando molculas para aumentar a sua estabilidade. De acordo com esta teoria, os tomos dos elementos ligam-se uns aos outros na tentativa de completar a sua camada da valncia. Isso pode ser conseguido de diversas maneiras, dando origem a diversos tipos de ligaes qumicas, que incluem a partilha de eltrons entre tomos. Contudo, existem arranjos menos estveis que o de um gs nobre que ocorrem regularmente nos metais de transio.

LIGAES QUMICAS

EXERCCIOS
1- (ACAFE) O grupo de tomos que encontrado na forma monoatmica pelo fato de serem estveis : a) Halognios b) Calcognios c) Metais Alcalinos Terrosos d) Metais Alcalinos e) Gases Nobres

2- Com referncia molcula H2S, fornea: a) Distribuio eletrnica fundamental de cada elemento (H = 1; S = 16) 1H 1s1 16S 1s2 2s2 2p6 3s2 3p4. b) Frmula eletrnica.

H S H . .

Potrebbero piacerti anche