Sei sulla pagina 1di 12

Next: A regra da cadeia Up: A Derivada Previous: A Derivada

Defini o de derivada e regras de deriva o


Tomemos os coeficientes angulares, m(x) = (f(x)-f(a))/(x-a), tambm chamados declividades, das retas secantes a G(f) por (x,f(x)) e (a,f(a)). Se a ``reta limite'' de nossas considera es preliminares existir e no for vertical, significa que os coeficientes angulares m(x) tendem a um valor fixo, m(a), que o coeficiente angular da reta tangente e que chamaremos derivada de f em a. Na definio precisa, a seguir, o ponto a ponto de e tambm ponto de acumulao de A. Isto , lembrando que A' denota o conjunto dos pontos de acumulao de A, impomos Defini o 3.1.1 Consideremos uma funo se existir o limite . e . A funo f derivvel em a,

(3.2)

Neste caso, o valor f'(a) chamado derivada de f em a. H vrias nota es para a derivada. Sendo y=f(x), as seguintes so algumas das mais comuns:

O termo diferencivel sinnimo de derivvel e tambm ser usado de agora em diante com a mesma liberdade com que passaremos de uma para qualquer outra das nota es acima.
A notao dy/dx devida a Leibnitz. No seu tempo a formalizao do conceito de limite no havia sido atingida e o uso dessa notao pode ser explicado da seguinte forma: O acrscimo da varivel x , acrscimo da varivel y, , produz um

. A idia que, ao se tornarem ``infinitamente

pequenos'', esses acrscimos passavam a ser denotados por dx e dy, respectivamente, e operavam-se com eles formalmente como com dois n meros quaisquer. A razo transformava-se em dy/dx e este smbolo no

representava um ente uno, como acontece hoje, mas o quociente entre dy e dx . A despeito desses argumentos no terem uma clara fundamentao lgica, devem ser julgados no contexto de sua poca. A notao de Leibnitz permanece e o leitor notar que ela til sendo, em muitas circunstncias, a mais sugestiva.

A notao f'(x) atribu da a Lagrange. a notao mais conveniente quando f diferencivel em um conjunto A e se considera a funo derivada em A. Isto , a funo f' que associa a cada a derivada f'(x) de f no ponto x .

Quando a varivel independente representa o tempo e indicada por t , tambm se usa para a derivada de y=f(t) a notao , atribu da a Newton.

Aps as considera e feitas at aqui natural colocar: Defini o 3.1.2 Sendo y=f(x) derivvel em a, a reta tangente ao grfico, G(f), em (a,b), b=f(a), a reta dada por: y - b = f'(a)(x - a). Se a equao horria de um movimento retilneo x=s(t), onde s uma funo diferencivel da varivel tempo t, a velocidade v(t 0) num instante t 0 a derivada de s em t 0, isto , v(t 0):=s'(t 0). Exemplo 3.1.1 (1) Se , ento f'(x)=0. De fato, neste caso, o limite (1.1) fica

em qualquer ponto a. (2) Se f(x)=x 2, ento f'(a)=2a. De fato,

(3) A reta tangente parbola y=x 2, no ponto (2,4)

y-4 = 4(x-2).

(3.3)

De fato, a derivada de x 2 no ponto x=2 igual a 4. Usando agora o fato de que a equao da reta de coeficiente angular m, passando pelo ponto (a,b), dada por y-b = m(x-a) chega-se equao (3.3). (4) Generalizando o item (2), tem-se

Antes de provarmos esse fato, convm observar que, se f uma funo diferencivel em um ponto a, na definio de derivada, o limite (1.1) pode ser escrito na forma

o que ser feito com muita frequncia daqui em diante. Retomando o nosso exemplo, aplicando o desenvolvimento do binmio obtemos:

Para n=1, temos um caso particular importante dessa frmula: (x)'=1,

isto , a derivada da funo identidade 1. A frmula neste caso faz sentido apenas para

, uma

vez que a expresso 00 no definida. Entretanto, o leitor pode verificar diretamente, a partir da definio de derivada, que (x)'=1, inclusive no ponto x=0. (5) . De fato, usando o Primeiro Limite Fundamental para justificar a pen ltima e a ltima linha da seguinte cadeia de igualdades, temos:

(6)

. O leitor deve se encarregar da demonstrao desse fato. derivvel em cada ponto de um conjunto , diz-se

Defini o 3.1.3 Se a funo

que f derivvel (ou diferencivel) em B. Se tivermos A=B, diremos simplesmente que f derivvel. Assim, as fun es , e = n, , so exemplos de fun es diferenciveis. A seguinte

proposio e os prximos dois exemplos ajudam a entender como deve ser uma funo no diferencivel. Proposi o 3.1.1 Se uma funo f derivvel em um ponto a, ento f contnua em a. Prova. Note que f contnua em a se, e somente se,

Este, de fato, o caso quando f diferencivel em a, pois:

Como estamos interessados em entender como uma funo no diferencivel num ponto, podemos reformular a Proposio 3.1.1 dizendo que toda funo descontnua num ponto a no diferencivel em a. A pergunta agora : vale a recproca da Proposio 3.1.1? Ou seja, ser que toda funo contnua em a diferencivel nesse ponto? A resposta negativa (como era de se esperar, pois em caso afirmativo, os conceitos de diferenciabilidade e continuidade seriam equivalentes e poderamos ficar com apenas um deles). Os exemplos seguintes mostram fun es contnuas e no diferenciveis em um ponto. As fun es diferenciveis formam, portanto, uma classe mais seleta, ser diferencivel ser contnua e mais alguma coisa. Exemplo 3.1.2 A funo f( )=| | contnua, mas no diferencivel, no ponto a=0. De fato, neste caso, o limite (3.2) em a=0, calculado esquerda e direita, assume valores distintos:

(3.4)

(3.5)

logo, no existe f'(0). As expresses (3.4) e (3.5) so chamadas, respectivamente, derivada esquerda e derivada direita de f em 0. So denotadas por f'(0-) e f'(0+). Considerando limites laterais em (3.2) e lembrando as propriedades desses limites temos: Seja a um ponto do dom nio de uma funao f e tambm ponto de acumulao lateral desse dom nio, deixando-o esquerda e direita. f diferencivel em a se, e somente se, suas derivadas laterais existem e coincidem. Neste caso, f'(a)=f'(a-)=f'(a+). E emplo 3.1.3 A funo contnua, mas no diferencivel, nos pontos

. Deixamos ao leitor, como exerccio, a verificao da continuidade de f. A no diferenciabilidade em a=1 consequncia da propriedade que enunciamos acima a respeito das derivadas laterais. De fato, como x 4<x 2, para -1<x<1, e x 2<x 4, para x>1, usando o mesmo raciocnio do Exemplo 3.1.2, obtemos: . O leitor dispe de mais de um recurso para verificar a no diferenciabilidade em a=-1, inclusive o de explorar o fato de ser f uma funo par. Por isso deixamos essa tarefa a seu encargo como exerccio.

Figure:

A Figura 3.2 representa o grfico da funo do Exemplo 3.1.3. Observando essa figura, bem como o grfico de f(x)=|x|, e refletindo um pouco sobre uma possvel recproca da Proposio 3.1.1, o leitor concluir que ela invivel. Alm das descontinuidades, os pontos onde o grfico apresenta uma ``quina'', uma situao de ``no concordncia'', so pontos onde no existe reta tangente ao grfico, embora tenhamos continuidade da funo nesses pontos. Numa linguagem intuitiva, estas so situaes tpicas de no diferenciabilidade, enquanto que, grosso modo, o grfico de uma funo diferencivel tem um aspecto suave, no anguloso, como o grfico de f(x)=x 3 ou das funes ou , por exemplo. As situaes mostradas no Exemplo 3.1.4 mostram que a idia de diferenciabilidade por estas observaes, apezar de til, no precisa. A funo g do item (1) do Exemplo 3.1.4 tem um aspecto parecido com o da funo f dada em (3.1). O leitor deve fazer um esboo do grfico de ambas. Embora esses grficos tenham uma certa semelhana, g diferencivel em x=0 enquanto f no .

Exemplo 3.1.4 (1) A funo

diferencivel em =0 e g'(0)=0. De fato,

De acordo com a Proposio 2.2.3, a ltima igualdade segue do fato de uma funo que tende a zero, quando , por uma funo limitada.

ser o produto de

O seguinte exemplo mostra uma outra situao. (2) As funes no so diferenciveis em =0. De fato,

portanto, no existe f'(0). Neste caso, a tangente ao grfico no ponto (0,0) existe, mas vertical e seu coeficiente angular no est definido. O caso da raz c bica (n=3) est representado na Figura 3.3.

Figure 3.3: = 3

A definio de derivada, como recurso para o clculo, pouco manejvel. A seguinte proposio estabelece propriedades importantes das derivadas. So regras de derivao que facilitam os clculos. Proposi o 3.1.2 Se f e g so duas funes diferenciveis em , ento as funes f+g, fg e, se , f/g tambm o so. Valendo as seguintes frmulas: (a)

(b)

(c)

Pro a. Devemos mostrar que o limite do membro esquerdo de cada expresso (a), (b) e (c) existe e igual ao membro direito. Demonstraremos apenas (b) e (c), ficando (a) a cargo do leitor. (b) A segunda igualdade abaixo pode ser obtida subtraindo e somando f( +h)g( ) ao numerador da frao sob o sinal de :

Esta ltima linha obtem-se de

, como decorre da continuidade de f.

(c) Neste caso, subtraindo e somando a expresso g( )f( ) convenientemente e usando a continuidade de g( ), temos

o que finaliza as partes (b) e (c) da prova. O tem (a) da proposio anterior se estende naturalmente a um n mero finito qualquer de parcelas. Sendo funes diferenciveis em , o leitor poder usar o princpio de

induo finita para demonstrar a seguinte frmula:

Observe que a frmula acima inclui, como caso particular, a nossa j conhecida geralmente, se u(x) uma funo diferencivel e n>1 um inteiro, ento tomando f i(x)=u(x), , em (3.6), obtemos a seguinte frmula:

ou, mais

(3.6)

Uma importante consequncia da Proposio 3.1.2 a seguinte: Todo polin mio uma funo diferencivel. Os itens (1) e (2) do Exemplo 3.1.5 so consequncias imediatas dos itens (b) e (c) da Proposio 3.1.2. E emplo 3.1.5 (1) Se , ento , ento .

(2) (1/x)'=-1/x 2. Mais geralmente, se u(x) diferencivel,

(3.7)

Os itens abaixo mostram que podemos agora obter frmulas de derivao para as fun es trigonomtricas. (3) . De fato, como , temos:

(4)

. Fica a cargo do leitor verificar esta frmula. Para isso basta seguir os mesmos

passos do exemplo anterior.

(5)

De fato, como consequncia do item (2) temos:

(6)

. Esta frmula anloga anterior.

Suponhamos agora que =f( ) seja uma funo invertvel definida num intervalo I, derivvel em a, com . Essas condi es sobre f, como j sabemos, so equivalentes a que o grfico da funo f, G(f), possua uma reta tangente no ponto (a,b), onde b=f(a), com declividade a medida (tomando como positivo o sentido anti-horrio) do ngulo que o eixo faz com a reta. , onde

Ora, observemos que o grfico de f -1, G(f -1), pode ser visto como o prprio G(f) se forem trocados os papis de e e se, alm disso, quando traarmos G(f -1), representarmos a primeira coordenada - a varivel independente - no eixo vertical e a segunda - a varivel dependente - no eixo horizontal. Isto ,

Ento a mesma reta que tangente a G(f), em (a,b), ser tangente a , em (b,a). Entretanto, respeitando a a troca dos papis de e , a declividade da reta tangente a G(f -1) deve ser vista como a tangente trigonomtrica do ngulo ela faz com o eixo , tomando o sentido horrio como positivo. Ou seja, sua declividade Concluimos, portanto, que f -1 derivvel em b e que .

Confira com a Figura 3.4. Fig re:

Observando que uma funo

, contnua num intervalo I, invertvel se, e somente se,

f estritamente crescente ou estritamente decrescente, podemos resumir as conclus es de nossas

observaes na seguinte proposio: Proposi o 3.1.3 Seja =f( ) uma funo estritamente crescente (ou estritamente decrescente) num intervalo I e derivvel num ponto , com . Ento a funo inversa =f -1( ) derivvel em b=f(a) e

Se as hipteses da Proposio 3.1.3 estiverem satisfeitas, numa notao incompleta, mas sugestiva, temos

Importantes consequncias dessa proposio esto contidas nos exemplos abaixo. Exemplo 3.1.6 (1) Consideremos a funo =f( )= n , que derivao: A funo inversa, = 1/n , diferencivel, para ,e , quando n par, e toda a reta nos pontos , . Acertemos que o domnio de f

, em caso contrrio. Notando que f estritamente crescente e , a Proposio 3.1.3 implica a seguinte regra de

(2) Seja = m/n ,

Sendo u( )= 1/n , temos

e, portanto, a Frmula , donde

(3.8), subsequente Proposio 3.1.2, implica

De um modo geral, reunindo os fatos contidos nos dois ltimos exemplos, conclui-se que tambm para expoentes racionais, vale regra de derivao

(3.8)

que generaliza o item (4) do Exemplo 3.1.1. Com relao a derivao de potncias, a Frmula (3.10) nos leva to longe quanto se pode no momento. Num futuro prximo daremos sentido Frmula (3.10) para e provaremos que ela vale nesse contexto mais geral. Outras consequncias importantes da Proposio 3.1.3 so as frmulas de derivao das fun es trigonomtricas inversas que estabelecemos nos exemplos abaixo. E emplo 3.1.7 (1) . Aqui, para o estudo da diferenciabilidade, usual restringir-se o . Temos assim uma funo estritamente crescente,

domnio a (-1,1) e o contra-domnio a inversa de .

De acordo com a Proposio 3.1.3, temos:

Lembrando que

, isto nos leva finalmente frmula

(2)

Neste caso usual tomar-se (-1,1) como domnio e

como contra-domnio.

Podemos proceder de modo anlogo ao do exemplo anterior para mostrar:

(3)

. Tomando

como domnio e

como contra-domnio (Veja a Figura

3.5), o mesmo tipo de argumento nos leva frmula

Figure:

O leitor deve preencher os detalhes dos prximos trs exemplos, especificando os domnios e contradomnios das fun es correspondentes. (4) (5) (6)

Ne t: A regra da cadeia Up: A Derivada Previous: A Derivada Placido Zoega Taboa 2000-04-02

Potrebbero piacerti anche