Sei sulla pagina 1di 5

Eu os tirei do Egito e os levei para o deserto Ez 20.

10

A palavra deserto vem do latim desertu e significa lugar solitrio ou de solido; lugar ermo. O povo de Israel enfrentou o deserto em sua caminhada terra prometida. Curiosamente o deserto surge na vida dos israelitas aps 400 anos de escravido egpcia e tem a durao de 40 anos. O trajeto do Egito Cana, terra prometida por Deus aos filhos de Israel, levaria no mximo 40 dias para ser completado. Mas Israel levou 40 anos. Quem foi o responsvel por tamanho equvoco? Moiss? Os seus auxiliares? A falta de um bom GPS? Primeiramente, no se tratou de um equvoco, mas de uma experincia criada propositalmente; e no teve nada a ver com falha humana, nem com ao maligna, mas com o prprio Deus. Centenas de anos aps a vivncia dessa experincia, Deus chama o profeta Ezequiel e revela:

Voc sabe quem estava por detrs daquele aparente equvoco que levou Israel para o deserto, depois de 400 anos de Egito? Eu mesmo. Fui eu quem levou Israel para o deserto. Eu estava vendo as abominaes que eles estavam cometendo e precisava deix-los cara-a-cara comigo, faz-los passar debaixo do meu cajado (objeto que simboliza o cuidado e a orientao pastoral) e se sujeitarem disciplina da aliana que foi estabelecida entre ns (Parfrase de Ezequiel 20).

Interessante observar que o povo murmurou contra Moiss e o acusou de ser o responsvel por toda aquela experincia desrtica. Muitos se lembraram das cebolas do Egito, com forte expresso de saudade. Eles no conseguiam discernir, e no podiam discernir, porque eram carnais, que a experincia do deserto no tinha a ver com Moiss, mas com Deus. Sabemos que a gerao que entrou em Cana no foi a mesma que saiu do Egito, pois a gerao que deixara o Egito morreu no deserto em virtude de terem murmurado contra o Deus Eterno.

Quando enfrentamos momentos difceis, comum perguntarmos por que os estamos experimentando; queremos encontrar uma razo, algo que explique o que estamos passando. Contudo, quando lemos o captulo 20 do livro do profeta Ezequiel e vemos a experincia de Israel no deserto, provocada pelo prprio Deus, discernimos que muitos momentos de provao nos so permitidos, no para o nosso sofrimento, mas para o nosso crescimento. que chamamos de desertos necessrios. um paradoxo. Mas nenhum de ns

amadurece emocional ou espiritualmente se tudo vai bem.

Precisamos passar por momentos conflitantes para nos desenvolver como pessoas. Isso acontece desde o parto, essa experincia estranhamente dolorosa que nos tira do anonimato aconchegante do tero e nos expulsa para uma realidade estranha. Choramos. No por causa das palmadas do mdico, nem por causa da dor da primeira respirao, comparada inalao de cido sulfrico. Choramos por termos perdido o lugar que nos conferia segurana e comodidade. Mas, no fosse essa dolorosa experincia, no haveria nascimento, nem crescimento, nem desenvolvimento. Apenas morte.

Deus viu que o povo precisava amadurecer antes de adentrar a terra prometida; com efeito, Israel tambm precisava se livrar dos vcios adquiridos em 400 anos de escravido. Se eles tivessem sado do Egito e entrado em Cana, um ms e meio depois, eles teriam estragado Cana. Do mesmo modo, ns. Se Deus nos abenoar no exato momento em que suplicamos, certo que no saberemos aproveit-las e desfrut-las adequadamente. A imaturidade estraga as bnos de Deus.

Se voc est passando por um momento difcil em sua vida, no murmure, nem acuse; apenas ore e agradea a Deus pela grande oportunidade que Ele est lhe concedendo de crescer um pouco mais. Veja cada luta ou provao como um deserto necessrio em sua vida. Ao invs de perguntar por qu?, pergunte para qu?. Pois h sempre um propsito divino por detrs de cada sofrimento. Certa vez, Pedro disse a Jesus: Mestre, eu no entendo o que o Senhor est fazendo?. Jesus lhe respondeu: O que voc no compreende hoje, compreender amanh (Joo 13.6,7).

Talvez voc no consiga compreender as coisas que esto lhe acontecendo hoje; mas, descanse em Deus. O deserto vai passar e, se voc o encarou com a humildade de quem conhece e confia em Deus, vai perceber o quanto o deserto foi necessrio sua vida.Senhor, ajuda-nos a ver cada problema como uma oportunidade de crescimento e amadurecimento. Livra-nos da murmurao que nos torna amargos e mata a nossa esperana, e nos faz acreditar mais no poder do teu amor, do que no poder destrutivo das circunstncias. Por Jesus, nosso Senhor e Salvador. Amm.

Enxugue Suas Lgrimas As Margens do Rio Quebar Deus fez as lgrimas com um propsito muito especial, atravs delas expressamos os sentimentos mais profundos do nosso ser. Por mais amados que sejamos para Deus, Ele permite passarmos por momentos em que o choro, torna-se inevitvel. Davi pronunciou em um de seus Salmos: J estou cansado do meu gemido, toda a noite fao nadar a minha cama; molho o meu leito com as minhas lgrimas Sl 6:6. A tristeza, contudo, no deve ser senhora de ns, porque ao nos entregarmos as situaes de derrota, ficamos impossibilitados de agir com f. A f em Cristo Jesus, nos livra de morrermos na fornalha: Ento Nabucodonosor se encheu de furor e mudou-se o aspecto de seu semblante contra Sadraque, Mesaque e Abdenego; falou e ordenou que a fornalha se aquecesse sete vezes mais do que se costumava aquecer Dn 3:19. Parecia uma situao insuportvel, invencvel. Em nossas vidas, temos momentos assim, em que as provaes vem com fora dobrada, e aos olhos naturais, o desnimo pode nos derrubar, antes mesmo de adentrarmos no fogo. s o comeo da histria, e j confessamos: No vou conseguir, no suporto. Isto no acontece s com voc, acontece comigo e aconteceu com grandes homens de Deus. A fornalha no consumiu a Mesaque, Sadraque e Abdenego, eles saram sos e salvos. "Quando passares pelo fogo, no te queimars, nem a chama arder em ti" Is 40:2. No estamos livres da prova, mas em Jesus, encontraremos nimo para venc-la. J reguei muitas vitrias, com lgrimas e mais lgrimas. Porm, em meio s circunstncias, uma Palavra de Deus, um canto de louvor, arrancado do adormecimento da alegria, me fez renovar as foras. O profeta Jeremias, em suas Lamentaes declarou: J pereceu minha fora e a minha esperana no Senhor. Lembra-Te da minha aflio e do meu pranto, do absinto e do fel. Minha alma certamente disto se lembra, e se abate dentro de mim. Lm 3:1923. Voc pode imaginar um profeta, ungido, amigo de Deus, fazendo tal declarao? que no somos os nicos a experimentarmos tristeza e sentimento de fracasso. Pode ser que tenhamos chegado a tal situao por conta de pecado, ou, a exemplo do justo J, estamos sendo provados pelo inimigo. No sei. Tudo que sei que em qualquer situao Jesus a soluo. J, em meio a mais profunda dor, declarou: Eu sei que o meu Redentor vive, e que por fim, se levantar de sobre a terra J 19:25 Jeremias, em meio ao caos, entre cadveres, e destruio por ocasio do cativeiro Babilnico ergue o esprito a Deus e diz: Bom o Senhor para os que esperam Por Ele, para a alma que o busca. Bom ter esperana e aguardar em silncio a salvao do Senhor Lm 3:25, 26. Nossa f, no est firmada em

argumentos naturais, porque estes so incapazes de produzir livramento. Do alto, que vem o socorro. para l que devemos voltar nosso olhar. Ainda que nuvens pesadas, carregadas de nebulosidade, escondam o lmpido azul e o brilho do sol. Elas no ficaro l para sempre. Nosso olhar deve alcanar essa viso impossvel. Com os olhos da f, que revelam o instransponvel. Precisamos, nos levantar do leito molhado, encharcado de lgrimas e nos colocarmos de p, acima das circunstncias. Foi isso que Deus ordenou ao profeta Ezequiel: E disse-me: Filho do homem pe-te em p e falarei contigo Ez 2:1 Onde estava Ezequiel nessa hora? E aconteceu que estando eu no meio dos cativos, junto ao Rio Quebar, se abriram os cus, e eu tive vises de Deus Ez 1:1. Ele estava no meio dos cativos, entre sofrimento, choro e falta de esperana, mas as margens do Quebar, ousou olhar para o cu e viver as vises de Deus. Ezequiel no deveria se entregar quelas circunstncias de derrota, desgraa. Mas buscar fora e conforto no Senhor. Filho do homem, te pe de p. Deus estava dizendo: Sei que s carne, homem, filho de homem, mas vence Ezequiel, te pe de p e falarei contigo. Vence Ezequiel, no se abate, olha alm, de tudo que te rodeia, vive as vises que te mostrarei. E a Palavra diz: Entrou em mim o esprito e me ps em p, e ouvi o que me falava Ez 2:2. Entregue ao Senhor, Daniel viu o que ningum mais viu naquele campo de refugiados. Tudo porque seu olhar se elevou ao cu! Seu ser buscou respostas e conforto no alto. Ele no viu desiluso e morte, mas viso de Deus, que lhe dizia ser possvel a restaurao, um novo comeo. Revestido de foras, Ezequiel foi atalaia para casa de Israel. Ele enxugou suas lgrimas! Extraiu fora, de onde parecia no haver. Ele viu cus abertos, enquanto, o odor de cadveres pairava no ar, o pranto, choro, lamento e murmrios. Ele foi para as margens do Rio Quebar, olhar o cu, conversar com Deus, buscar alento, no que foi ouvido. Se refugie, s margens do Quebar. Deus o que enxuga suas lgrimas. Entoe um cntico novo, uma melodia de agradecimento por todas as vitrias, acrescente o agradecimento, por esta ltima vitria que voc precisa alcanar. Eleve o olhar, se ponha de p, no se entregue as circunstncias, porque elas no so maiores que o amor que Deus sente por voc. Habacuque, tambm foi outro grande homem de Deus que viu a seca, e a destruio assolarem sua terra. Ele estava l, naquela fornalha, aquecida sete vezes, em meio corrupo, fome... angustiado volta-se para Deus : Por que me fazes ver a opresso? Hc 1:3 Deus lhe responde: Eis que realizo uma obra maravilhosa em vossos dias HC 1: 5. Como assim, maravilhosa? No isto que vejo. A verdade que no era aquilo que Deus queria que ele visse! Habacuque deveria olhar para o cu

junto ao rio Quebar, e ver as vises de Deus. Tudo aquilo haveria de passar, e um tempo de paz e prosperidade chegaria. Aquelas circunstncias, no eram eternas. Habacuque precisaria manter o nimo, enxugar o pranto. Enxugue suas lgrimas, h vises de Deus, nas margens do Rio Quebar. O Senhor a nossa fora. Somos apenas homens, falhos e frgeis, mas Ele nos ergue acima das tribulaes. Olhe para o cu, no desanime. Tudo haver de passar, dando lugar a um novo tempo: "Espera no Senhor, anima-te, e Ele fortalecer o teu corao; espera, pois no Senhor" Sl 27:14.

Potrebbero piacerti anche