Sei sulla pagina 1di 6

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS Faculdade de Direito - Cincias do Estado e Governana Mundial

A CONTRIBUIO DO SOFTWARE LIVRE PARA O FOMENTO EDUCAO

Brener Fidelis de Seixas

Belo Horizonte Junho/2011

Brener Fidelis de Seixas

A CONTRIBUIO DO SOFTWARE LIVRE PARA O FOMENTO EDUCAO

Artigo online

apresentado Oficina

de

disciplina Lngua

Portuguesa: Leitura e Produo de Textos

Belo Horizonte Junho/2011

O proposto artigo discorre sobre o surgimento do Software Livre e analisa a relevncia do software livre para as atividades educacionais no mbito universitrio. Pretende-se aqui tornar inteligvel as vantagens de utilizao desse tipo de software no meio acadmico e os desafios que se fazem recorrentes para a universalizao do software livre na academia. Este trabalho surgiu da necessidade de avaliar empiricamente como tem sido a aceitao das Universidades brasileiras ao uso do SL. Devido s vantagens inerentes a tal uso, interessante analisar por que algumas instituies continuam presas aos softwares guiados pela poltica de direitos, e o que as impede de modificar a sua plataforma de softwares. O presente trabalho aplicar os sentidos fsicos da produo cientfica que fomentar as investigaes ao objeto de estudo, para que o mesmo possa se tornar um conhecimento claro e especfico. da observao que o estudo sobre o SL na Universidade resultar em concluses fidedignas e aptas discusses futuras. A observao sistemtica possibilita a exatido e preciso da pesquisa, onde os dados utilizados sero reflexes feitas anteriormente por intelectuais que discutem o tema por este proposto. Os artigos coletados para a elaborao desta pesquisa advm de rgos do governo, instituies privadas, e utilizadores do objeto estudado. Eles foram filtrados a partir da relevncia e pertinncia da informao a ser inclusa neste trabalho.

A adoo do Software Livre (SL) por algumas instituies devido sua grande aceitao como plataforma para servidores de rede, confiabilidade e flexibilidade (HUMES e REINHARD). Ele possibilita a livre execuo, modificao e distribuio dos programas desenvolvidos sob esta plataforma. Dessa forma, no existe custo direto para a utilizao do SL, pois o mesmo suportado por uma grande comunidade de colaboradores, ao invs de possuir direitos autorais detidos sob a propriedade de uma empresa (MASSUCHETTO, 2006). A reduo de custos e a independncia dos grandes fornecedores so fatores que motivam a adeso a esse tipo de software, e o Governo Federal do Brasil o estabelece como soluo preferencial a ser adotada pela Administrao Pblica (BRASIL, 2004).

Nas universidades, o uso dos SL representa a possibilidade de mobilidade intelectual, no sentido de poder explorar e reinventar os programas reproduzidos sob essa plataforma e torna-los acessveis a quem for o pblico alvo.

O grande percussor do conceito de SL foi Richar Stallman, que pregava que os usurios de software deveriam ter o direito de compartilha-lo, poder estud-los e fazer alteraes. Ele considerava antiticas e antissociais as tentativas dos fabricantes em proibir as liberdades por ele preconizadas (BARBOSA, 2007). Stallman ento, comeou a estudar uma forma de tornar acessvel os conhecimentos de programas, e seus cdigos e assim surgiu a ideia do Software Livre. Em 1984, ele publicou um manifesto que delineou seu percurso para criar um sistema livre. A partir de ento, ele inventou uma nova espcie de licena, sob a qual qualquer pessoa poderia usar, estudar, modificar e redistribuir um programa sob a condio de que o produto final permanecesse livre a Copyleft. (BARBOSA, 2007). Posteriormente, Stallman incorporou a Fundao do Software Livre para empregar programadores livres e fomentar uma infraestrutura legal para a comunidade livre. Em 1990 um sistema operacional livre o Unix estava praticamente completo, e em 1991 um projeto independente de um estudante da Universidade de Helsinki produziu o kernel Linux, um ncleo compatvel com o Unix, que hoje o exemplo mais popular do software livre. Conforme a explicao de Barbosa e de acordo com a Free Software Foundation, um programa de computador s considerado livre quanto atende liberdade para executar o programa para qualquer propsito; a liberdade de estudar como o programa funciona, e adapt-lo para as suas necessidades, a liberdade de redistribuir cpias de modo que voc possa ajudar ao seu prximo; e finalmente, a liberdade de aperfeioar o programa e liberar os seus aperfeioamentos, de modo que toda a comunidade se beneficia.

Segundo Barbosa, com relao aos custos envolvidos:

(...) necessrio realizar um clculo relativo a todos os gastos

que um ambiente institucional teria para se manter operacional: a aquisio, instalao, utilizao, atualizao e manuteno do software. O software livre oferece diversas vantagens econmicas em relao ao software proprietrio. A aquisio de softwares livres pode ser realizada a baixo custo, ou muitas vezes de forma gratuita, mediante o recurso de download load16 na Internet. Em geral, o software proprietrio possui elevados custos de aquisio em suas licenas. Alm disso, sobre tal categoria de software, entra em questo a necessidade de adquirir licenas em relao quantidade de mquinas onde se deseja instalar o produto. O caso contrrio considerado prtica de pirataria.

Outro aspecto interessante a ser ressaltado que o desenvolvimento colaborativo contribui com a propagao e intercambio do conhecimento e impulsiona a produo cientfica nas universidades. Sua adoo representa uma forma de luta contra o monoplio empreendidos pelas grandes corporaes. Um fator interessante ressaltado por Barbosa que a legalidade de utilizao As liberdades do software livre (direitos de execuo dos programas, adaptao, redistribuio, aperfeioamento e abertura do cdigo fonte) so baseadas no direito autoral para sua manuteno. O que significa possuir uma licena que autorize o uso irrestrito e possibilidade de alteraes, para melhor execuo do que seja necessrio. (FERNANDES 2005)

Dessa forma, so perceptveis as vantagens oferecidas pelo software livre, e para a universidade - o fomento produo intelectual bvio devido s propriedades inerentes ao tipo de software. O incentivo ao desenvolvimento da tecnologia nacional outro fator que faz do SL uma til ferramenta para o fomento educao, alm do que, esse tipo de software oferece aos usurios segurana e confiabilidade. Para os acadmicos, as plataformas livres so economicamente vantajosas, por no requerer a compra de licena. Tambm, se tratando de ensino e pesquisa, o ambiente universitrio se caracteriza ideal para a implantao e desse tipo de software, o que nos leva a acreditar em um futuro promissor para a plataforma livre, bem como para os acadmicos.

Referncias Bibliogrficas: HUMES, Leila Lage, e REINHARD, Nicolau. A Adoo do Software Livre na Universidade de So Paulo. BRASIL. COMIT EXECUTIVO DE GOVERNO ELETRNICO. E-PING Padres de interoperabilidade de governo eletrnico. Braslia-DF: Comit Executivo de Governo Eletrnico, maio 2004. Disponvel em:

<http://www.governoeletrnico.gov.br/governoeletrnico/index.html>. Acesso em: 15 set. 2004. STALLMAN, Richard. The GNU Manifesto. Disponvel, com anotaes de 1993, em http://www.gnu.org/gnu/manifesto.html Acesso em: 23 de maio de 2011.

BARBOSA, Luiz Felipe. Proposta de Utilizao de Software Livre no Bacharelado de Sistemas de Informao da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro Projeto Currculo Livre. Monografia de Concluso de curso. UFERJ, 2007.

FERNANDES, Rafael Gomes. O Planejamento da migrao de software proprietrio para livre a partir do PMBOK/PMI em um rgo da administrao direta. UFLA - Universidade Federal de Lavras. Monografia de concluso de curso. Lavras-MG, 2005

Potrebbero piacerti anche