Sei sulla pagina 1di 3

A mulher que nada pediu e tudo recebeu LC 7:36-50

Notas: 1) Vaso de Alabastro com ungento - Frasco de gargalo comprido, feito de material delicado e translcido. O alabastro era um gesso branco, finssimo, uma pedra mais suave do que o mrmore. Ungentos e perfumes preciosos eram transportados em frascos dessa natureza. A maioria desses frascos era proveniente de Damasco, na Sria, ao passo que o mais excelente ungento, de nardo, procedia de Tarso, na Cilcia. 2) Denrio - era uma moeda romana, feita de prata, e valia um dia de trabalho de um lavrador. 500 denrio correspondiam a 500 dias de trabalho... A mulher pecadora no falou nada, no pediu nada, mas recebeu tudo! O estudo do texto nos revela:1) o que devemos fazer para alcanar a bno de Deus; 2) o que podemos esperar de Deus! Vejamos... I) - O QUE DEVEMOS FAZER: 1. CONVIDAR JESUS... - para entrar na nossa casa 2. VIR A JESUS Naquele tempo, na Palestina, uma refeio particular podia assumir aparncia de um entretenimento pblico, podendo aparecer hspedes no convidados, os quais podiam movimentar-se livremente em torno da mesa do banquete, sem que isso excitasse qualquer comentrio ou fosse julgado como algo incomum. Tambm as casas no eram muradas e nem gradeadas como hoje em dia... 3. HUMILHAR-NOS AOS PS DO SENHOR Naquele tempo os convidados removiam as sandlias antes da refeio e se reclinavam sobre o banco ao redor da mesa, com os ps para fora. A mulher, impelida por um amor irresistvel a Jesus, foi vencida pela emoo, e, em uma catarata de lgrimas, demonstrou seu afeto. Beijar os ps era sinal comum de profunda reverncia, especialmente a rabinos lderes. Era usual e prprio s mulheres usarem cabelos compridos (I Cor 11:15). Ela soltou os prprios cabelos em pblico, o que para as judias era vergonhoso. Aquilo que era o ornamento e o orgulho desse mulher, e do que ela cuidava, nutria e arrumava para tornar-se desejvel, isso ela usou guisa de toalha, enxugando os ps de seu Senhor... "Perto est o Senhor dos que tm o corao quebrantado, e salva os de esprito oprimido" - Salmo 34:18 "Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mo de Deus, para que ele, em tempo oportuno, vos exalte." - I Pedro 5:6 4. DESEJAR OUVIR O QUE O SENHOR TEM A DIZER "Dirigiu-se Jesus ao fariseu e lhe disse: Simo, uma cousa tenho a dizer-te. Ele respondeu: Dize-a, Mestre." - V.40 Simo quis ouvir, e valeu a pena! Que preciosa lio ele ouviu e aprendeu! O fato de Simo ter desejado ouvir o que o Senhor tinha a dizer resultou em grandes bnos para a vida dele, e de todos quantos estavam presentes na casa.

II) - O QUE ESPERAR DE DEUS 1. AMOR Ele amou profundamente aquela mulher... a) no a recriminou... b) no a interrompeu c) perdoou-a d) salvou-a e) despediu-a com a sua Paz "... o que vem a mim, de modo nenhum o lanarei fora." - Joo 6:37-b 2. COMPREENSO Ele compreendeu as razes para a atitude daquela mulher, e tambm os motivos da diferente postura de Simo... Ele nos compreende tambm... "Porque no temos sumo sacerdote que no possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi ele tentado em todas as cousas, nossa semelhana, mas sem pecado. Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graa, a fim de recebermos misericrdia e acharmos graa para socorro em ocasio oportuna." - Hebreus 4:15-16 3. PROVIDNCIA O Senhor Jesus no ficou indiferente. Ele reagiu prontamente, respondendo a Simo e dando consolo ao corao aflito da pobre mulher. Ele jamais ficar indiferente a sua dor! e as suas questes! 4. ESCLARECIMENTO Conquanto fosse um fariseu, Simo era um homem bem intencionado, tanto que era amigo de Jesus, e o convidou para um jantar na sua casa... Por maior que seja a nossa prtica religiosa, e o nosso conhecimento de Deus, somos limitados, e teremos sempre algo mais a buscar e a aprender! Simo era um homem profundamente religioso e conhecedor da Lei, mas estava equivocado, necessitando de esclarecimentos... ele no conseguia entender a atitude daquela mulher, e porque o Senhor Jesus no a censurava... Tambm no entendia acerca da grandeza do amor, do perdo, e da transformao que uma pessoa pode experimentar pela manifestao do poder de Deus. A Parbola proferida pelo Senhor Jesus mexeu profundamente com o seu corao porque na realidade refletia as atitudes dele e da mulher... O fariseu aprendeu uma grande lio! O Senhor Jesus tem e ter sempre a palavra certa que voc precisa ouvir! Venha a Ele hoje, e fale com Ele sobre os seus problemas!

5. PERDO Aquela mulher entrou aflita, cansada, sobrecarregada, carregando o pesado fardo do pecado... Jesus a perdoou e a despediu com a sua doce paz! O fardo ficou depositado aos ps de Jesus! Com os seus pecados perdoados, ela saiu calma, descansada, leve, feliz, e com paz! " Mas Deus prova o seu prprio amor para conosco, pelo fato de ter Cristo morrido por ns, sendo ns ainda pecadores." - Romanos 5:8 6. SALVAO "Ento disse mulher: Perdoados so os teus pecados. Mas Jesus disse mulher: A tua f te salvou; vai-te em paz." - versos 48 e 50. Aquela mulher necessitava de:a) amor, b) compreenso, c) perdo d) libertao e) salvao f) cura interior g) paz E tudo isto ela recebeu do Senhor... 7. PAZ Aquela mulher vivia em meio a uma constante amargura e inquietao. Com certeza ela precisava de paz para o seu corao... Jesus sabendo da necessidade daquela mulher, disse: "...vai-te em paz"! (v.50) "...porque Deus, o vosso Pai, sabe o de que tendes necessidade, antes que lho peais." - Mateus 6:8 Ele poderoso para nos dar paz, at mesmo nas horas de maior aflio! E hoje Ele quer dar paz a voc - Ele diz: "Deixo-vos a paz, a minha paz vos dou; no vo-la dou como a d o mundo. No se turbe o vosso corao, nem se atemorize." - Joo 14:27 CONCLUSO Aprendemos ento no exame deste texto o que devemos fazer para alcanar a bno de Deus:1) convidar Jesus; 2) vir a Jesus; 3) humilhar-nos perante o Senhor; 4) desejar ouvir o que o Senhor tem a dizer; e o que podemos esperar de Deus:1) amor; 2) compreenso; 3) providncia; 4) esclarecimento; 5) perdo; 6) salvao; 7) paz. A mulher pecadora nada pediu a Jesus, de forma audvel, porm os sentimentos do seu corao foram claramente expressados e exteriorizados no seu profundo ato de amor espontaneamente demonstrado ao Senhor Jesus. H momentos em que uma atitude fala mais alto do que as palavras!Ela nada pediu, mas o Senhor aquele que sonda mente e coraes (Apoc. 2:23), e, vendo a sua necessidade, tudo lhe concedeu!

Potrebbero piacerti anche