Sei sulla pagina 1di 5

Centrais Termoelctricas a Biomassa

Cristina Filipe Amado Santos Bruno Areia Ferreira de Almeida Antnio Jos da Mota Germano Carreira

E.S.T.G.- Escola Superior de Tecnologia e Gesto de Leiria Campus 2 Morro do Lena - Alto do Vieiro 2411-901-Leiria Apartado 4163 estg@estg.ipleiria.pt

Resumo I. Introduo Nos ltimos anos, principalmente nas ultimas quatro dcadas do sculo XX e inicio do sculo XXI, tem se vindo a analisar as causas do aquecimento global e as consequncias para o clima na Terra. No ltimo acordo mundial, Protocolo de Kyoto, estabeleceu-se metas para reduzir emisso gases de efeito de estufa CO2 atravs da modernizao de processos de produo na indstria e na produo de energia elctrica. A produo de energia uma actividade normalmente agressiva para o meio ambiente, quando um pais no tem recursos renovveis suficientes para abastecer as necessidades de energia elctrica, recorre a utilizao de combustveis fosseis (carvo, derivados de petrleo) os quais emitem mais dixido de carbono para atmosfera. Com objectivo de tentar controlar a emisso destes gases, definiu-se o apoio a produo de energia elctrica atravs de energias renovveis, no caso de Portugal estabeleceu-se que at 2010 ser de 10%. A produo de energia elctrica atravs de energias renovveis tais como Elica, Solar, Mars e biomassa. Neste caso vai-se aprofundar a produo de energia elctrica atravs de centrais termoelctricas a biomassa, qual o seu enquadramento, legislao directivas comunitrias e metas estabelecidas pelo Governo de acordo com o Protocolo de Kyoto, solues de utilizao, incentivos, benefcios e constrangimentos, quais os impactes positivos e negativos da produo de biomassa. II. Desenvolvimento II.a- Definio e processo A biomassa segundo a directiva 2001/77/EC de 27 de Setembro de 2001, definida como sendo:a fraco biodegradvel de produtos e resduos da agricultura (incluindo substncias vegetais e animais), da floresta e das indstrias conexas, bem como a fraco biodegradvel dos resduos industriais e urbanos. Existem vrios tipos de fonte de biomassa, vegetais no lenhosos, vegetais lenhosos, resduos orgnicos e biofludos. Nas centrais termoelctricas a biomassa que se est a tratar a de vegetais lenhosos, estes vegetais so obtidos atravs dos resduos florestais provenientes da limpeza de matas e florestas. Aps serem triturados so queimados aproveitando essa energia calorfica para a produo de vapor que por sua vez acciona uma turbina a vapor para a produo de energia elctrica, figura II.1.

Figura II. 1 Diagrama de funcionamento Central de Mortgua1.

Nesta parte, com o nmero de seces apropriado mensagem a transmitir, desenvolve-se o texto, incluindo figuras e quadros. Abaixo esto dois exemplos: um a Figura II. 1 e outro do Quadro II.12.

Figura II. 1 - Lmpada incandescente.

Segue-se um exemplo de um quadro (Quadro II. 1).


Quadro II. 1 - Exemplo de um quadro. Coluna 1 A
1 2

Coluna 2 B

Coluna 3 C

Esta nota s para exem. Esta nota s para exemplificar.

D G J

E H K

F I L

Depois do corpo do artigo deve aparecer uma seco intitulada: III. Concluses Sntese e/ou ilaes do que foi escrito antes. IV. Referncias [1] Duncan, G. et al., Improvement of the physical characterisitcs of distorted minds, International Intelligentsia, vol 1234, no. 67, pp. 25-34, 1988. [2] Fettucini, A., Various ways of convolving spaghetti, Global Cooking, vol. 33, no. 4, 1995.

Nome do autor (1)

Antnio Carreira

Potrebbero piacerti anche