Sei sulla pagina 1di 3

JUSTIA NA IDADE MDIA

O Direito na Idade Mdia foi concebido como funo da Justia. A Justia o fundamento da vida social: convivncia organizada, manuteno da comunidade politica, povo enquanto grupo humano, unio. A ordem social o reflexo da condio dos seus membros: homens justos, sociedade justa. A perfeio identifica-se com a Justia. A Justia tem como elemento a habitualidade: o homem deve ser sempre justo; quem s esporadicamente tivesse vontade de a respeitar, no seria justo. JUSTIA: virtude, hbito bom orientado para a aco. A Justia a virtude de atribuir a cada um o que merece. O vcio a anttese da virtude. Assim, tal como o hbito de praticar actos maus comanda o homem, constituindo vcios que lhe acabam por anular a vontade, a prtica de actos virtuosos, d-lhe a possibilidade de caminhar virtuosamente. o Homem que pratica actos virtuosos caminha para a perfeio. A ideia do Homem justo como Homem perfeito conduziu a concepo de Justia enquanto virtude universal ou sntese de todas as virtudes ningum perfeito se for alheio a todas a qualquer virtude. A Justia a rainha de todas as virtudes. JUSTIA UNIVERSAL considera apenas o mundo intersubjectivo - JUSTIA PARICULAR considera as relaes inter-objectivas (as relaes entre pessoas) Aristteles concebeu a Justia como a atribuio do seu a cada qual. Sto. Agostinho: a Justia a virtude de dar a cada um o que seu. Ulpiano: a Justia a constante e perptua vontade de dar a cada um o seu direito. PRUDNCIA: virtude susceptvel de permitir a distino entre o Bem e o Mal, o devido e o indevido. A Jurisprudncia prudncia especfica da aco jurdica. As Siete Partidas classificam a Justia em: JUSTIA ESPIRITUAL atribuio a Deus do que lhe devido pelo homem; prende-se com a salvao da alma. JUSTIA POLTICA atribuio pela comunidade aos respectivos membros de quanto lhes cabe e por estes quela; o trabalho efectuado em prol da comunidade.

JUSTIA CONTENCIOSA - a que se aplica nos pleitos (litgios - dar s partes o que lhes devido); ligado fundamentalmente aos litgios judiciais.

lvaro Pais enumera: Justia para com Deus LATRIA Justia para com os merecedores de honra e considerao DULIA Justia para com os superiores OBEDINCIA Justia para com os inferiores DISCIPLINA Justia para com os iguais EQUIDADE JUSTIA COMUTATIVA diz respeito s relaes entre iguais (pessoas privada); a Justia Aritmtica, supe igualdade absoluta e simples, deve haver equilbrio entre a coisa e o valor.

JUSTIA PARTICULAR
JUSTIA DISTRIBUTIVA diz respeito s relaes da comunidade com os seus membros; a Justia Geomtrica, a comunidade distribui vantagens e desvantagens, baseado no mrito (a quem pode trabalhar mais que os outros, deve-se exigir-se mais na exacta proporo da capacidade de trabalho) A Justia (pura) identificava-se como o prprio Deus, tal como este se identifica com o Direito Natural. Sob a influncia da ideia romana do Bonus Pater Familiae, a Jurisprudncia medieval determinou o contedo da Justia Humana objectiva (e que inaltervel e inalterada) com recurso ideia de Homem Mdio (segundo Aristteles, nem santo, nem criminoso), como exemplo a seguir a pessoa est obrigada a fazer aquilo que um bom pai de famlia (o Homem Mdio) faria. A Justia vista como fonte do curso de gua que o Direito. O Direito est para a Justia como o filho para a me. Justia e Direito identificam-se. Os trs preceitos do Direito apontados por Ulpiano viver honestamente, no prejudicar o prximo e dar a cada um o seu , so comuns Justia. Entre a Justia e o Direito, a diferena estaria no facto de este traduzir aquela mediante preceitos autoritariamente fixados. O Direito um instrumento de revelao da Justia. Lei como demonstrao simultnea de Direito e Justia.

H a ideia de que no direito a lei injusta e de que o cumprimento desta no obriga em conscincia ao sbdito e deve ser por ele repudiado, como um dever Direito de Resistncia - contudo, deve cumprir-se a lei injusta se as consequncias de no se cumprir forem maiores do que se se cumprir a lei injusta.

Potrebbero piacerti anche