Sei sulla pagina 1di 6

DECRETO N 35.706, DE 14 DE DEZEMBRO DE 1994.

Regulamenta a Lei n 10.282, de 4 de outubro de l994, que dispe sobre o regime de adiantamento de numerrio e d outras providncias.

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL, no uso da atribuio que lhe confere o artigo 82, inciso V, da Constituio do Estado,

DECRETA: Art. 1 - Fica regulamentada a concesso, a aplicao e a comprovao de adiantamento de numerrio, regime especial de realizao de despesas aplicvel Administrao Direta, s Autarquias e s Fundaes, institudo pela Lei n 10.282, de 4 de outubro de 1994. Art. 2 O adiantamento consiste na entrega de numerrio a servidor, precedida de empenho na dotao prpria, para atender despesas do rgo ou Entidade que no possam subordinar-se ao processo normal de realizao da despesa pblica. Art. 3 - So passveis de realizao, atravs de adiantamento, as seguintes despesas: a) urgentes, que no comportem de longa quanto ao pagamento, sob pena de causar prejuzo ao errio ou perturbar o atendimento dos servios pblicos; b) efetuadas em decorrncia de calamidade pblica, quando declarada pelo Chefe do Poder Executivo, nos termos da legislao vigente; c) pequenas, de pronto pagamento; d) com inscrio em cursos, congressos ou outros eventos de mesma natureza, em que o prvio pagamento seja condio para a sua aceitao; e) com transporte de pessoal; f) com combustveis e lubrificantes; g) com servios de presos e internados; h) com servios sazonais, nos casos em que o pagamento, atravs da rede bancria, no for indicado. Pargrafo 1 - As solicitaes de adiantamento com fundamento nas alneas "a" e "h" deste artigo devero estar acompanhadas de justificativa do Ordenador de Despesa.

Pargrafo 2 - As despesas pequenas, de pronto pagamento, referidas neste artigo, so as relativas a pequenos gastos cujo valor, comprovadamente, no ultrapasse o limite mximo fixado em lei, vedado seu desdobramento, respeitada a classificao em rubrica prpria. Art. 4 - O regime especial de adiantamento ser utilizado em estrita conformidade com a programao financeira e, em especial, com o fluxo de caixa, a fim de que o numerrio permanea em poder do responsvel pelo adiantamento somente o tempo indispensvel sua aplicao. Art. 5 - A concesso de adiantamento ser feita mediante requisio expedida pelo Ordenador de Despesa, que conter, no mnimo, as seguintes especificaes: a) nome, matrcula, cargo, funo, remunerao do cargo e/ou funo, repartio, nmero do CPF-MF e endereos residencial e profissional do servidor a quem deve ser feito o adiantamento; b) nmero da conta corrente, banco e agncia onde ser depositado o nmero correspondente ao adiantamento; c) programao dos gastos conta dos recursos solicitados; d) prazo de aplicao e de prestao de contas, obedecido o limite mximo fixado no artigo 10; e) importncia a ser adiantada, em algarismos e por extenso; f) indicao do projeto ou atividade com a respectiva classificao econmica da despesa, bem como o cdigo do recurso financeiro; g) discriminao dos materiais a serem adquiridos ou dos servios a serem prestados; h) descrio das razes que impedem a subordinao ao processo normal de pagamento, com meno expressa da alnea do artigo 3 em que se enquadra a concesso do adiantamento; i) justificativa a que se refere o pargrafo 1 do artigo 3 se for o caso; e j) declarao do Ordenador de Despesa de que o servidor no se encontra em situao, prevista no artigo 7 que o impea de receber adiantamento. Art. 6- O adiantamento de numerrio obedecer aos seguintes limites mximos: a) at o valor do limite para dispensa de licitao aplicvel s compras e servios, exceto os de engenharia, quando se tratar de adiantamento para despesas pequenas de pronto pagamento; b) at o valor do limite para modalidade convite aplicvel s licitaes de compras e servios, exceto os de engenharia, quando se tratar de adiantamento para outras despesas. Pargrafo 1 - Nenhum servidor poder receber adiantamentos cuja soma seja superior a 30 (trinta) vezes o valor da remunerao do seu cargo e/ou funo, excludas as vantagens temporais.

Pargrafo 2- Excepcionalmente, os limites de que trata este artigo podero ser excedidos, mediante autorizao expressa da autoridade mxima de cada Poder. Art. 7 - No se far adiantamento a servidor que: a) tenha adiantamento sob sua responsabilidade, contendo parecer com ressalva; b) tenha sido considerado em alcance; c) seja responsvel por dois adiantamentos; d) esteja por afastar-se do servio, seja qual for o motivo, dentro do prazo de comprovao do adiantamento, ou e) esteja respondendo a processo administrativo. Art. 8 - O numerrio correspondente ao adiantamento ser depositado em conta corrente Poder Pblico aberta para esse fim, em nome do servidor responsvel, em estabelecimento bancrio oficial do Estado ou, na falta deste, em outro estabelecimento bancrio, dando-se preferncia aos pertencentes Unio. Pargrafo 1 - O numerrio no poder ser transferido para outra pessoa, ou de uma conta corrente para outra, sem autorizao expressa do rgo fazendrio. Pargrafo 2 - A critrio da Secretaria da Fazenda, os saldos dos depsitos bancrios de adiantamento, conta de Poder Pblico, podero ser aplicados diariamente no SIAC - Sistema Integrado de Administrao de Caixa, devendo o produto da aplicao financeira ser recolhido ao Tesouro do Estado. Art. 9 - Somente podero ser efetuados pagamentos de despesas realizadas aps o crdito do numerrio na conta corrente a que se refere o artigo 8. Pargrafo 1 - Os pagamentos devero ser efetuados obrigatoriamente com cheque nominal, exceto quando se referirem s despesas com servios de presos e internados, ou quando o valor a ser pago for inferior a 5% (cinco por cento) do limite previsto na alnea "a" do artigo 6. Pargrafo 2 - vedado ao responsvel pagar a si mesmo, salvo nos casos previstos em lei. Pargrafo 3 - Sero glosadas as despesas pagas em desacordo com o disposto neste artigo. Art. 10 - O responsvel pela aplicao do adiantamento far a sua comprovao no prazo estabelecido pelo Ordenador de Despesa, o qual no poder fix-lo em limite superior a 30 (trinta) dias a contar da data do crdito do numerrio na conta corrente a que se refere o artigo 8. Pargrafo 1 - As importncias aplicadas at 31 de dezembro sero comprovadas at o dia 15 (quinze) de janeiro do exerccio subseqente.

Pargrafo 2 - Ser considerada como data da entrega da prestao de contas do adiantamento de numerrio a data da entrada do processo no protocolo do rgo ou da entidade que concedeu o adiantamento. Pargrafo 3 - O Ordenador de Despesa ter 5 (cinco) dias, contados do trmino do prazo de que trata o "caput" deste artigo, para encaminhar a prestao de contas ao rgo contbil das autarquias e Fundaes, ou s Contadorias Seccionais respectivas, no caso da Administrao Direta. Art. 11 - A prestao de contas de adiantamento de numerrio ser feita atravs de processo dirigido ao Ordenador de Despesa e instrudo com os seguintes elementos: a) cpia da requisio do adiantamento; b) comprovantes originais da despesa (primeira via), emitidos em nome da Entidade e visados pelo responsvel, devidamente ordenados e numerados em ordem cronolgica; c) relao dos comprovantes das despesas segundo as respectivas classificaes oramentrias, devidamente datada e assinada pelo responsvel; d) comprovao da observncia dos procedimentos licitatrios, nos termos da legislao vigente; e) atestado de que o fornecimento foi recebido ou de que os servios foram prestados e aceitos; f) comprovao, se for o caso, do tombamento dos bens sujeitos a registro patrimonial, segundo estabelece a legislao prpria; g) comprovao do recolhimento do saldo do adiantamento, das retenes efetuadas (imposto de renda e outras) e das receitas financeiras, quando for o caso; h) extrato completo da conta corrente bancria, devidamente conciliada. Pargrafo 1 - No comprovante de pagamento pessoa fsica dever constar o endereo e o nmero do documento de identidade do beneficirio e, ainda, o nmero do Cadastro de Pessoas Fsicas (CPF), no caso de haver reteno de imposto de renda. Pargrafo 2 - No comprovante de fornecimento de combustvel devero constar a placa do veculo abastecido, bem como a quilometragem indicada no hodmetro no momento do abastecimento. Art. 12 - O processo de prestao de contas que no estiver instrudo com a comprovao do recolhimento do saldo de adiantamento ser devolvido, no sendo considerado como comprovado o valor que houver sido aplicado. Art. 13 - Caber ao Ordenador de Despesa recolher o saldo no aplicado, se houver, e providenciar a prestao de contas, quando o responsvel pelo adiantamento no puder efetu-la em decorrncia de fato imprevisto ou de fora maior devidamente justificada.

Art. 14 - O processo de prestao de contas de adiantamento dever ser objeto de Parecer emitido pelo rgo contbil das autarquias e Fundaes e pelas Contadorias Seccionais respectivas, no caso da Administrao Direta. Pargrafo 1 - Havendo necessidade de esclarecimentos adicionais para a emisso do parecer de que trata o "caput" deste artigo, estes sero solicitados ao Ordenador de Despesa, o qual dever providenci-los no prazo de 10 (dez) dias, se o servidor responsvel tiver o mesmo domiclio do Ordenador, ou de 30 (trinta) dias, no caso de servidor domiciliado em outra cidade. Pargrafo 2 - O processo de prestao de contas que tiver parecer adverso ou com ressalva ser remetido ao Ordenador de Despesa para que este tome as providncias previstas no artigo 19, ou para que se d cincia ao Tribunal de Contas do Estado, caso no concorde com os termos do parecer. Pargrafo 3 - Estando regular a prestao de contas, o rgo contbil efetuar a baixa da responsabilidade e encaminhar o processo ao Ordenador de Despesa para conhecimento, o qual determinar o seu arquivamento em local onde fique disposio dos rgos de controle interno e externo. Art. 15 - As Seccionais da CAGE, na Administrao Direta, e os rgos contbeis das Autarquias e Fundaes mantero registro cronolgico do vencimento dos prazos de prestao de contas de adiantamento. Pargrafo nico - Vencido o prazo para prestao de contas do adiantamento, este fato ser comunicado ao Ordenador de Despesa. Art. 16 - Sero passveis de glosa as despesas realizadas que no estiverem especificadas na requisio de adiantamento ou que foram realizadas em desacordo com a legislao vigente. Pargrafo nico - Os valores correspondentes s despesas glosadas sero recolhidos com acrscimo de atualizao monetria, calculada desde a data do efetivo desembolso, de acordo com a avaliao da Unidade Padro Fiscal - UPF-RS, "pro rata die", e de juros de mora de 1% ao ms ou frao, incidentes estes sobre os valores atualizados. Art. 17 - Ao servidor responsvel pelo adiantamento, que no comprovar a sua aplicao no prazo que lhe tiver sido fixado, ou que descumprir o prazo a que se refere o pargrafo 1 do artigo 11, ser imposta multa de 1% ( um por cento) por dia de atraso, incidente sobre o valor do adiantamento atualizado desde a data da concesso, limitada a um mximo de 30% (trinta por cento). Art. 18 - No prazo mximo de 5 (cinco) dias a contar da cincia da irregularidade, o Ordenador de Despesa notificar o responsvel para que este efetue o recolhimento do valor correspondente ao seu dbito, bem como aplicar-lhe- a multa prevista no artigo 17. Art. 19 - No caso da prestao de contas ser considerada irregular pelo rgo contbil, a baixa da responsabilidade do servidor somente ser efetuada quando do retorno do processo a esse rgo, contendo a comprovao do recolhimento do dbito, inclusive da multa prevista no artigo 17, ou, ainda, o acrdo da deciso do Tribunal de Contas do Estado.

Pargrafo 1 - O no recolhimento do dbito a que estiver sujeito o Ordenador de Despesa no prejudicar a baixa da responsabilidade do servidor que recebeu o adiantamento. Pargrafo 2 - Ser registrado pelo rgo contbil, em conta prpria, o dbito do Ordenador de Despesa pendente de recolhimento. Art. 20 - Ser considerado em alcance: a) o responsvel que no comprovar a aplicao do adiantamento at 30 (trinta) dias aps vencido o respectivo prazo de prestao de contas; b) o responsvel que, no prazo de 30 (trinta) dias a contar do recebimento da notificao do Ordenador de Despesa, no recolher o valor glosado ou a multa que lhe tiver sido imposta; c) o responsvel que movimentar numerrio para fins outros que no o pagamento das despesas especificadas na requisio do adiantamento, excetuados os casos de que tratam o artigo 16; d) o Ordenador de Despesa que no cumprir o disposto no pargrafo 3 do artigo 10 ou deixar de tomar as providncias de que trata o artigo 18. Pargrafo nico - O Ordenador de Despesa, enquanto em alcance, ficar impedido de ordenar despesa. Art. 21 - O dbito do servidor considerado em alcance ficar sujeito atualizao monetria, calculada de acordo com a variao da Unidade Padro Fiscal - UPF-RS, "pro rata die", e a juros de mora de 1% ao ms ou frao, incidentes sobre o valor atualizado. Art. 22 - O servidor em alcance ter o prazo de 30 (trinta) dias, a contar do recebimento da notificao do Ordenador de Despesa ou do Tribunal de Contas do Estado, para efetuar o recolhimento do seu dbito. Pargrafo nico - Se, no prazo estabelecido, no for efetuado o recolhimento a que se refere o "caput" deste artigo, o rgo contbil, aps o resultado da Tomada de Contas, far comunicao ao Departamento de Pagamento de Pessoal da Secretaria da Fazenda ou ao Setor de Pessoal da Entidade, a fim de que o valor seja descontado em folha, observado o limite mximo previsto em lei. Art. 23 - Caber Secretaria da Fazenda, atravs da Contadoria e Auditoria-Geral do Estado, baixar as instrues que se fizerem necessrias operacionalizao deste Decreto. Art. 24 - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicao, no se aplicando aos adiantamentos concedidos na forma da Lei n 143, de 22 de dezembro de 1947. Art. 25 - Revogam-se as disposies em contrrio. PALCIO PIRATINI, em Porto Alegre, 14 de dezembro de 1994.

Potrebbero piacerti anche