Sei sulla pagina 1di 11

Poema 1 Era uma vez, l na Judeia, um rei.

Feio bicho, de resto: Uma cara de burro sem cabresto E duas grandes tranas. A gente olhava, reparava e via Que naquela figura no havia Olhos de quem gosta de crianas. E, na verdade, assim acontecia. Porque um dia, O malvado, S por ter o poder de quem rei Por no ter corao, Sem mais nem menos, Mandou matar quantos eram pequenos Nas cidades e aldeias da nao. Mas, por acaso ou milagre, aconteceu Que, num burrinho pela areia fora, Fugiu Daquelas mos de sangue um pequenito Que o vivo sol da vida acarinhou; E bastou Esse palmo de sonho Para encher este mundo de alegria; Para crescer, ser Deus; E meter no inferno o tal das tranas, S porque ele no gostava de crianas.

Histria 1 Havia, numa cidade, trs pequenas rvores que sonhavam o que seriam depois de grandes. A primeira, olhando as estrelas, disse: - Eu quero ser o ba mais precioso do mundo, cheio de tesouros. Para tal, at me disponho a ser cortada. A segunda olhou para o riacho e suspirou: - Eu quero ser um grande navio para transportar reis e rainhas. A terceira rvore olhou o vale e disse: - Quero ficar no alto da montanha e crescer tanto, tanto, que as pessoas, ao olharem para mim, levantem os olhos e pensem em DEUS. Muitos anos se passaram e certo dia vieram trs lenhadores e cortaram as trs rvores, todas ansiosas em serem transformadas naquilo que sonhavam. Porm os lenhadores no costumavam ouvir e nem entender sonhos... Mas que pena...! A primeira rvore acabou sendo transformada num coxo para animais, coberto de feno. A segunda virou um simples barco de pesca, carregando pessoas e peixes todos os dias. E a terceira, mesmo sonhando em ficar no alto da montanha, acabou cortada em grossas vigas e colocada de lado num depsito. E todas as trs se perguntavam: - Porque nos aconteceu isto? Mas, numa certa noite, cheia de luz e de estrelas, com mil melodias no ar, uma jovem mulher colocou seu beb recm-nascido naquele coxo de animais. E, de repente, a primeira rvore percebeu que continha o maior tesouro do mundo.

A segunda rvore, anos mais tarde, acabou transportando um homem que adormeceu no barco. Mas quando a tempestade quase o afundou, o homem levantou-se e disse ao mar revolto: "SOSSEGA..."

E num relance, a segunda rvore entendeu que estava carregando o Rei dos Cus e da Terra. Tempos mais tarde, numa sexta-feira, a terceira rvore espantou-se quando as suas vigas foram unidas em forma de cruz e um homem foi pregado nela, pois fora condenado morte mesmo sendo inocente. Logo, logo, sentiu-se horrvel e cruel, mas no Domingo, o mundo vibrou de alegria e a terceira rvore entendeu que nela havia sido pregado um homem para salvao da humanidade, e que as pessoas se lembrariam de DEUS e de seu filho JESUS CRISTO ao olharem para ela. As rvores tinham sonhos, mas as suas realizaes foram mil vezes melhores e mais sbias do que haviam imaginado. Portanto, por mais que no entendam o porqu das coisas, ou parea estar tudo errado, lembrem-se que ALGUM sabe o que faz.

Histria 2 Foi na noite de Natal. Um anjo apareceu a uma famlia muito rica e falou para a dona da casa. - Trago-te uma boa notcia: esta noite o Senhor Jesus vir visitar a tua casa! Aquela senhora ficou entusiasmada. Jamais acreditara ser possvel que esse milagre acontecesse em sua casa. Tratou de preparar um excelente jantar para receber Jesus. Encomendou frangos, assados, conservas, saladas e vinhos importados. De repente, tocaram a campainha. Era uma mulher com roupas miserveis, com aspecto de quem j sofrera muito. - Senhora, disse a pobre mulher, Ser que no teria algum servio para mim? Tenho fome e tenho necessidade de trabalhar. - Ora bolas! - Retorquiu a dona da casa. - Isto so horas de me vir incomodar? Volte noutro dia. Agora estou muito atarefada com um jantar para uma visita muito importante. A pobre mulher retirou-se. Um pouco mais tarde, um homem, sujo de leo, veio bater-lhe porta. - Senhora, disse ele, O meu camio avariou aqui mesmo em frente sua casa. No teria a senhora, por acaso, um telefone para que eu pudesse comunicar com um mecnico? A senhora, como estava ocupadssima em limpar as pratas, lavar os cristais e os pratos de porcelana, ficou muito irritada. - Voc pensa que minha casa o qu? V procurar um telefone pblico... Onde j se viu incomodar as pessoas dessa maneira? Por favor, cuide para no sujar a entrada da minha casa com esses ps imundos! E a anfitri continuou a preparar o jantar: abriu latas de caviar, colocou o champanhe no frigorfico, escolheu, na adega, os melhores vinhos e preparou os coquetis. Nesse momento, algum l fora bate palmas. Ser que agora que Jesus? -pensou ela, emocionada. E com o corao a bater acelerado, foi

abrir a porta. Mas decepcionou-se: era um menino de rua, todo sujo e mal vestido... - Senhora, estou com fome. D-me um pouco de comida! - Como que eu te vou dar comida, se ns ainda no jantmos?! Volta amanh, porque esta noite estou muito atarefada... no te posso dar ateno. Finalmente o jantar ficou pronto. Toda a famlia esperava, emocionada, o ilustre visitante. Entretanto, as horas iam passando e Jesus no aparecia. Cansados de tanto esperar, comearam a tomar aqueles coquetis especiais que, pouco a pouco, j comeavam a fazer efeito naqueles estmagos vazios, at que o sono fez com que se esquecessem dos frangos, assados e de todos os pratos saborosos. De madrugada, a senhora acordou sobressaltada e, com grande espanto, viu que estava junto dela um anjo. - Ser que um anjo capaz de mentir? - Gritou ela. - Eu preparei tudo esmeradamente, aguardei a noite inteira e Jesus no apareceu. Por que que voc fez essa brincadeira comigo? - No fui eu que menti... Foi a senhora que no teve olhos para ver. - explicou o anjo. - Jesus esteve aqui em sua casa trs vezes: na pessoa da mulher pobre, na pessoa do motorista e na pessoa do menino faminto, mas a senhora no foi capaz de reconhec-lo e acolh-lo em sua casa.

Poema 2 meu menino Jesus, Que nasceste pobrezinho, Eu quero neste Natal Pedir-Te um favorzinho. S quero que reine a paz Neste mundo to cruel Ilumina todos os homens Como a doura do mel. A todas as crianas do mundo Eu queira dar brinquedos Para que nos olhos delas Acabassem todos os medos. Queria que houvesse paz E acabasse a tristeza E que todos os homens tivessem Um pedao de po na mesa.

Poema 3 Nesta altura de Natal, No devemos esquecer Dar um gesto de amizade, Aos que esto a sofrer. Quer seja no hospital, Ou esteja em casa doente, Que o Natal restitua, A sade a toda a gente. Os desejos mais sinceros, Para quem a sade falta, Dum Santo e Feliz Natal E que em breve tenham alta. Para todos os doentinhos, Fica a expressa vontade, Que o Natal ponha termo, sua enfermidade. Que o Menino Divino, Lhes conceda essa mudana, Para que este Natal, Seja Natal de esperana!...

Teatro
NARRADOR: Era uma vez uma estrela. Ela era muito pequenina e a sua

luz muito fraquinha. As outras estrelas desprezavam-na.


AS ESTRELAS EM CONJUNTO: A tua luz to fraquinha que os homens

da Terra nem te vem. Tu at nem tens nome! A estrelinha gostaria que os homens a conhecessem e apontassem para ela no cu. Ela bem se esforava para dar uma luz mais forte mas no tinha fora para brilhar mais. Mas ... um dia o seu sonho realizou-se: veio um anjo ter com ela. Sou o mensageiro de Deus. Ele escolheu-te para guiares os trs reis magos. Tu vais mostrar-lhes onde vai nascer o filho de Deus.
ESTRELA: O ANJO: NARRADOR:

Seja feita a vontade de Deus! Farei o melhor que puder.

exclamou:

NARRADOR: Ento o anjo colocou a estrela pequenina no Oriente e

O ANJO:

Brilha, linda estrela, brilha com a luz de Deus!

NARRADOR : E a estrela iluminou-se. Era a mais brilhante do cu.

Na Terra, os trs reis magos, ao verem a estrela to brilhante, disseram:


OS TRS REIS MAGOS:

Mas que quer isto dizer?

- Esta estrela nova e tem uma luz to brilhante! - a estrela do Redentor! Vamos segui-la. Devemos adorar este Redentor e oferecer-lhe prendas.
NARRADOR: Os trs reis magos prepararam-se, escolheram lindas

prendas e partiram. Seguiram a estrela e... que alegria: l brilhava a estrela do Redentor, iluminando uma gruta. Entraram e adoraram o Menino.

Judeus.

OS TRS REIS MAGOS: - Louvado seja Deus porque vimos o rei dos

brilhou em honra de Jesus! Quando amanheceu, ela apagou-se mas a alegria daquela noite ficou-lhe para sempre no corao. As estrelas tratavam-na com muito respeito, dizendo umas s outras:
ESTRELAS: Esta a estrela de Belm! Na noite de Natal foi a estrela

NARRADOR: Para a nossa amiga estrela foi uma noite maravilhosa: ela

mais brilhante de todos os tempos. Em todos os prespios vemo-la a iluminar a gruta de Belm e a dar a sua luz a Jesus.

Santa Claus is coming to town You better Watch out you better not cry, you better not pout i'm tellin' you why, Santa Claus is coming to town, Santa Claus is coming to town, Santa Claus is coming to town, He's making a list checkin it twice, he's gonna find out whos naughty or nice, Santa Claus is coming to town Santa Claus is coming to town, Santa Claus is coming to town, He sees you when your sleepin' he knows when your awake, he knows if you been bad or good so be good for goodness sake You better Watch out you better not cry, you better not pout i'm tellin' you why, Santa Claus is coming to town, Santa Claus is coming to town, Santa Claus is coming to town, the kids and girls in boyland will have a jubilee they're going to build a toyland all around the christmas tree. You better watch out you better not cry you better not pout i'm tellin' you why

Santa Claus is coming to town Santa Claus is coming Santa Claus is coming he's coming to town Last christmas Last Christmas I gave you my heart, But the very next day, You gave it away, (you gave it away) This year, to save me from tears, I'll give it to someone special, (special) (REPEAT) Once bitten and twice shy, I keep my distance but you still catch my eye, Tell me baby, do you recognise me, Well, it's been a year, it doesn't surprise me. Happy Christmas, I wrapped it up and sent it, With a note saying "I love you", I meant it, Now I know what a fool I've been, But if you kiss me now, I`ll know you've fool me again. Last Christmas I gave you my heart, But the very next day, You gave it away (you gave it away), This year to save me from tears, I'll give it to someone special (special). Oh, Oh baby.

Potrebbero piacerti anche