Sei sulla pagina 1di 4

PERDAS DE SOLO E GUA POR EROSO HDRICA COM DIFERENTES USOS DO SOLO NA PROVNCIA PETROLFERA DE URUCU, COARI AM.

Omar Cubas Encinas(1);Wenceslau Geraldes Teixeira(2);Rodrigo Santana Macedo(3);Adriana Costa Gil de Souza(4) 1. Mestrando em Agricultura do Tropico mido INPA; 2. Dr. Pesquisador da Embrapa; Amaznia Ocidental orientador; 3. Mestre em Agronomia Tropical UFAM; 4. Bolsista de Iniciao Cientfica da Embrapa Amaznia Ocidental/FAPEAM

1. Introduo
O processo de eroso hdrica do solo pela gua da chuva condicionado pelos fatores chuva, solo, topografia, cobertura, manejo e prticas conservacionistas (Hudson, 1977), manifestando-se com intensidade varivel, dependendo da importncia relativa desses fatores (Wichmeier e Smith, 1978), a qual ainda alterada pela atividade humana. A cobertura do solo proporcionada pelos resduos culturais deixados na superfcie tem ao direta e efetiva na reduo da eroso hdrica, em virtude da dissipao de energia cintica das gotas da chuva, a qual diminui a desagregao das partculas de solo e o selamento superficial e aumenta a infiltrao de gua. Ela atua ainda na reduo da velocidade do escoamento superficial e da velocidade do escoamento e aumenta a profundidade da lmina de gua na superfcie do solo (Cogo, 1981). A inclinao do declive do terreno outro fator que influencia fortemente as perdas de solo e gua por eroso hdrica, pois, medida que ela aumenta, aumenta o volume e a velocidade da enxurrada e diminui a infiltrao de gua no solo. Com isso, aumenta a capacidade de transporte das partculas de solo pela enxurrada, assim como a prpria capacidade desta de desagregar solo, por ao de cisalhamento, principalmente quando concentrada nos sulcos direcionados no sentido da pendente do terreno (Cogo et al., 2003). O objetivo do presente estudo foi avaliar as perdas de solo e gua causadas por eroso hdrica, sob chuva natural, em parcelas coletoras padro instalado em solo sob floresta primria, com cobertura de liteira e sem cobertura na Provncia Petrolfera de Urucu, municpio de Coari AM.

2. Material e Mtodos
O estudo foi realizado na Provncia Petrolfera de Urucu, situada nas coordenadas geogrficas 453S e 6511W, municpio de Coari AM (Figura 1). O clima tropical mido, tipo Af pela classificao de Kppen, apresentando chuvas relativamente abundantes durante todo o ano (mdia de 2.250 mm), sendo que a precipitao no ms em que menos chove sempre superior a 60 mm. A temperatura mdia anual da regio de aproximadamente 26C (Vieira e Santos, 1987). A vegetao e caracterizada por floresta alta e densa de terra firme denominada Floresta Ombrfila de Terra Firme, conforme a classificao proposta por Prance (1987).

Figura 1. Localizao da rea de estudo na Provncia Petrolfera de Urucu AM. As avaliaes de perda de solo e gua foram realizadas em trs parcelas coletoras, instaladas na Jazida 21 (Figura 1), em solo sob floresta primria (Figura 2), em solo descoberto e em solo coberto por 5 cm de liteira da floresta primria (Figura 3).

Figura2. Parcela coletora de eroso em Floresta primria

Figura 3. Parcela coletora de eroso em solo coberto com liteira (esquerda) e sem cobertura (direita)

A parcela da floresta tem trs metros de largura e onze metros de comprimento, enquanto as demais tm quatro metros de largura e vinte dois metros de comprimento. Todas as parcelas so cercadas por chapas galvanizadas de 30 cm de altura, com 15 cm enterrados no solo e outros 15 cm acima desse, a fim de se evitar a entrada de gua e sedimento de reas vizinhas. Cada parcela contm uma calha coletora, que conduz a gua e sedimentos de cada evento de chuva por meio de um cano plstico de 100 mm, o qual est conectado a uma primeira caixa dgua de 500 L. Esta por sua vez, composta por um divisor tipo geib que conduz 1/15 do volume da primeira caixa, para uma segunda caixa dgua de 500 L (Figura 4).

Figura 4. Calhas coletoras e caixas com divisor do tipo geib Para estudos de eroso do solo Os dados de precipitao foram coletados por meio de pluvimetro automtico conectados em um datalogger (Campbell CR23X), alimentado por um painel solar, o qual registrou os dados em intervalos de cinco minutos. A gua da chuva que no infiltrou, e consequentemente, escorreu superficialmente, foi conduzida pela calha coletora at a primeira caixa, onde foi realizada a leitura do volume dgua utilizando uma rgua calibrada com o volume da caixa. Em seguida, foi realizada a homogenizao do material e coletada a alquota de 1 L dgua e sedimentos, procedimento similar foi adotado para a coleta de material que ficou armazenado na segunda caixa. Aps as medies e coletas das amostras, as caixas foram esvaziadas, limpas e instaladas novamente para a coleta de material no prximo evento de chuva. Os dados foram calculados em funo da quantidade de gua e sedimentos perdidos, em dois eventos de chuva de trinta minutos cada, a saber: 24,2 mm (chuva I) e 3,6 mm (chuva II). Vale ressaltar, que os dados aqui apresentados so preliminares, e compem uma srie de estudos para estimar a perda de solo na rea estudada por meio da Equao Universal de Perdas de Solo (EUPS).

3. Resultados e Discusses
Na tabela 1 so apresentados os dados de perda de gua e solo da Jaz 21 para dois eventos de chuva de trinta minutos cada. A parcela sem cobertura apresentou os maiores valores de perdas tanto de gua como de solo, com valores de 179545 e 3673 kg ha -1 nos eventos de chuva I e II, respectivamente. A parcela com cobertura de liteira apresentou valores de perdas de gua semelhantes parcela sem cobertura, mas em relao s perdas de solo mostrou-se intermediria para as demais parcelas, com valores de 242 e 7 kg ha-1 nos evento de chuva I e II, respectivamente, enquanto a floresta apresentou menor perda de solo e de gua em ambos os eventos. Vale ressaltar que, no evento de maior pluviosidade (24,2 mm), apesar das perdas de gua ser semelhantes nas parcelas sem cobertura e com cobertura de liteira, as perdas de solo no primeiro tratamento foi acentuadamente maior (3673 kg ha-1). Esse fato aponta para a necessidade de manuteno da cobertura do solo, principalmente em locais de alta pluviosidade e com chuvas com elevado poder erosivo (Macedo et al., 2005), como o caso da rea em estudo.

Alm disso, a cobertura do solo pelos resduos apontada como mais eficaz no controle da eroso do que a cobertura do solo pela copa das plantas, pois estas, mesmo interceptando as gotas de chuva, permitem que elas, ao precipitarem da copa, adquiram energia cintica suficiente para provocar eroso se o solo estiver descoberto (Wischmeier e Smith, 1978). Tabela 1. Perda de gua e sedimentos na Jaz 21 para dois eventos de chuva de trinta minutos. Provncia Petrolfera de Urucu, municpio de Coari AM. Chuva I Chuva II Tratamento Perda de Solo Perda de gua Perda de Solo Perda de gua --------------------------------- kg ha-1 ----------------------------------Sem cobertura 3673 179545 1307 73863 Cobertura com liteira 242 179545 7 8409 Floresta 34 19393 2 1818

4. Concluso As perdas de gua e solo apontam para uma relao direta com a pluviosidade, conforme comparao realizada entre os eventos com diferentes quantidades de chuva. Todavia, em etapas posteriores essas informaes sero avaliadas por meio da quantificao do parmetro erosividade da chuva, contido na equao de perdas de solo (EUPS), conforme apontam outros estudos realizados na rea (Arruda, 2005; Macedo et al., 2006).

5. Referncias
Arruda, W.C. 2005. Estimativa dos processos erosivos na Base de Operaes Gelogo Pedro de Moura Urucu Coari AM. Tese de mestrado, Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM. 80pp. Cogo, N.P. 1981. Effect of residue cover, tillage induced-roughness, and slope lenght on erosion and related parameters. Tese de Doutorado, West Lafayette, Purdue University, 346pp. Cogo, N.P.; Levien, R.; Schwarz, R.A. 2003. Perdas de solo e gua por eroso hdrica influenciadas por mtodos de preparo, classes de declive e nveis de fertilidade do solo. Revista Brasileira de Cincia do Solo, 27: 743-753. Hudson, N.W. 1977. Soil conservation. Ithaca, Cornell University Press. 320pp. Macedo, R.S.; Teixeira, W.G. 2006 b. Erosividade das chuvas em eventos de alta intensidade na bacia do rio URUCU Municpio de Coari AM. I Simpsio da Sociedade Brasileira para o Progresso da Cincia SBPC. Tema: Desafios e Perspectivas da realidade amaznica: Pesquisa e sustentabilidade. Universidade Federal do Amazonas, Manaus, AM. CD ROM. Prance, G.H.T. 1987. Vegetation. In: Whitmore, T.C. & Prance, G.H.T. Biogeography and Quartenary History in Tropical America. Oxford: Clarendon Press, p.19-31 Viera, L.S.; Santos, P.C.T.C. 1987. Amaznia: seus solos e outros recursos naturais. So Paulo, Ceres. 416pp.

Potrebbero piacerti anche