Sei sulla pagina 1di 9

Resina

Introduo
As resinas sintticas so empregadas como materiais restauradores porque so insolveis, estticas, insensveis desidratao, de baixo custo e, relativamente, de fcil manipulao. Entretanto, logo aps terem sido lanadas no final dos anos 40 e incio dos 50, elas foram vistas com um certo ceticismo, uma vez que se enquadravam parcialmente no quesito esttico, como material restaurador de dentes anteriores, no que se referia sua durabilidade esttica.

Introduo
Algumas caractersticas, tais como a semelhana na colorao de dentes naturais e a insolubilidade aos fluidos bucais, as fizeram superiores aos cimentos de silicato; Entretanto, sua alta contrao de polimerizao e seu alto coeficiente de expanso trmica as levaram a deficincias clnicas e fracassos prematuros; Para resolver estas deficincias causadas pela alta contrao de polimerizao e alto coeficiente de expanso trmica, cargas foram adicionadas a este material para reduzir o volume dos componentes resinosos. As primeiras tentativas em melhorar o desempenho dos compsitos no foram bemsucedidas, porque as cargas no se uniam quimicamente matriz de resina. A unio incompleta das cargas com a resina resultava em defeitos microscpicos entre as cargas mecanicamente aderidas e a matriz de resina circundante. reas defeituosas tornavam-se tingidas por penetrao de fluido, e a aparncia da restaurao tornava-se inaceitvel. A fraca reteno entre a carga e a matriz contribua, tambm, para a perda desta carga e para a baixa resistncia ao desgaste da restaurao. Um avano maior ocorreu quando Bowen desenvolveu um novo tipo de material composto; Sua principal inovao foi o bisfenol A-glicidilmetacrilato (bis-GMA), um dimetacrilato, e o emprego de um silano para revestir as partculas de carga para que estas tivessem adeso qumica resina; Por ter o bis-GMA peso molecular maior do que o metilmetacrilato, a densidade da dupla unio do grupo metacrilato menor no monmero de bis-GMA, sendo este um fator de reduo na contrao de polimerizao;

O emprego do bis-GMA tambm resultou em uma grande extenso de ligaes cruzadas e em uma melhora nas propriedades do polmero. As melhores propriedades da matriz e da unio carga-matriz permitiram restauraes que eram claramente superiores quelas com resinas sem carga. Desde os primrdios dos anos 70, os compsitos substituram as resinas acrlicas como material restaurador. Os sistemas de resinas compostas e os dimetacrilatos tm sido utilizados em outras aplicaes odontolgicas, tais como seladores de fossas e fissuras, agentes de unio dentina, agentes cimentantes de restauraes indiretas em prteses, e como materiais para faces estticas (coroas veneers).

Resinas Compostas
O termo material composto ou compsito pode ser definido como um composto de dois ou mais materiais diferentes com propriedades superiores ou intermedirias quelas dos constituintes individuais. Um exemplo de material composto natural o esmalte dentrio e a dentina. No esmalte a enemalina representa a matriz orgnica, enquanto na dentina a matriz consiste em colgeno. Em ambos os "compsitos", as partculas de carga so formadas por cristais de hidroxiapatita. A diferena nas propriedades destes dois tecidos(esmalte e dentina) est associada em parte diferena na proporo matriz-carga. Os compsitos modernos contm inmeros componentes. Os principais constituintes so a matriz de resina e uma carga de partculas inorgnicas. Alm destes dois componentes, vrias substncias so incorporadas para melhorar a eficcia e a durabilidade do material. Um agente de unio (silano) necessrio para promover a adeso entre a carga inorgnica e a matriz de resina, e um ativador-inibidor necessrio para polimerizar a resina. Pequenas quantidades de outros aditivos melhoram a estabilidade da cor (absoro de luz ultravioleta [UV]) e previnem a polimerizao prematura (um inibidor como a hidroquinona). O compsito necessita, tambm, conter pigmentos para aproximar-se da cor das estruturas dentrias.

Matriz de Resina
A maioria dos materiais compostos empregam monmeros que so substncias aromticas ou diacrilatos alifticos;

O bis-GMA, o uretanodimetacrilato (UEDMA), e o trietilenoglicoldimetacrilato (TEGDMA) so os dimetacrilato, mais comuns empregados nos compsitos dentrios. O alto peso molecular do monmero, principalmente do bisGMA, faz com que esta resina seja altamente viscosa, principalmente temperatura ambiente. A utilizao de um diluente essencial para conter uma grande quantidade de carga e produzir uma consistncia de pasta que possa ser empregada clinicamente. Embora as propriedades mecnicas do bis-GMA sejam superiores das resinas acrlicas, sua adeso s estruturas dentria no mais eficiente. Assim a contrao de polimerizao e as alteraes dimensionais so ainda importantes consideraes mesmo para as resinas com carga. Alm do monmero, outros aditivos so misturados matriz resinosa, o que inclui um sistema ativador-inibidor, um inibidor, absorvente de luz UV, pigmentos e opacificadores. Esses componentes esto presentes em pequenas concentraes.

Partculas de Carga
A incorporao de carga matriz de resina melhora consideravelmente as propriedades desta matriz, se as cargas forem bem unidas a ela; Caso contrrio, as cargas podem enfraquecer o material. Devido importncia desta adeso, obvio que o emprego de um agente de unio seja extremamente importante para o sucesso de uma resina composta. Obviamente, devido menor quantidade de resina presente em um compsito, a contrao de polimerizao reduzida, quando comparada resina sem carga. A absoro de gua e o coeficiente de expanso trmica tambm so menores quando comparados s resinas sem carga. As propriedades mecnicas, como a resistncia compresso, resistncia trao e o mdulo de elasticidade, so horadas tanto quanto a resistncia abraso. Os compsitos so freqentemente classificados com base no tamanho mdio de suas partculas de carga. Alm disto, o grau volumtrico dessas cargas, seu tamanho, sua distribuio por tamanho, seu ndice de refrao, sua radiopacidade e sua dureza so importantes fatores na determinao das propriedades e na aplicao clnica do compsito resultante. Para assegurar uma esttica aceitvel de uma restaurao com compsito, a translucidez da carga precisa ser similar da estrutura dentria.

Para assegurar a translucidez, o ndice de refrao das cargas deve estar prximo quele das resinas.

Agentes de Unio
importante que as partculas de carga sejam unidas matriz de resina, isto permite que o polmero mais flexvel transfira as tenses para as partculas mais rgidas. A adeso entre as duas fases dos compsitos promovida pelo agente de unio. Um agente de unio propriamente aplicado pode melhorar as propriedades fsicas e mecnicas e produzir uma melhor estabilidade hidroltica evitando que a gua penetre entre a interface carga/resina. Embora titanatos e zrconatos possam ser empregados como agentes de unio, os organosilanos - como o silano y-metacriloxipropiltrimetoxi - so empregados mais comumente.

A importncia dessa unio por meio dos organosilanos extremamente importante para a performance clnica dos compsitos base de resina.

Sistema Ativador - Inibidor


O monmero de metilmetacrilatos e de dimetilmetacrilatos polimerizam por uma reao de adio iniciada por radcais livres. Os radicais livres podem ser gerados por ativao qumica ou por energia externa(calor ou luz).

Resinas Ativadas Quimicamente


Materiais ativados quimicamente so fornecidos em forma de duas pastas, uma contendo um iniciador de perxido de benzola e a outra um ativador constitudo por uma amina terciria (N,N-dimetil-p-toluidina). Quando as duas pastas so espatuladas, a amina reage com o perxido de benzola para formar os radicais livres, e a polimerizao por adio iniciada. Esses materiais so empregados principalmente para restauraes e reconstrues que no so curadas com uma fonte de luz.

Resinas Fotoativadas
Os primeiros sistemas fotoativados usavam uma luz ultravioleta para iniciar a formao dos radicais livres.

Hoje em dia, os compsitos ativados por luz UV foram substitudos por um sistema de luz visvel, com a qual tornou-se possvel polimerizar espcimes mais grossos de at 2 mm. Tambm, os compsitos fotoativados por luz visvel so muito mais usados do que os quimicamente ativados. Os compsitos fotoativados so fornecidos em uma nica pasta contida em uma seringa. Esto contidos, nesta pasta, um sistema iniciador que libera os radicais livres, consistindo em uma molcula de fotoinibidor, e uma amina ativadora. Quando estes componentes no so expostos luz, eles no reagem. Entretanto, a exposio de uma luz com um comprimento correto de onda (aproximadamente 468 nm) produz um estado de excitao do fotoinibidor e uma interao com a amina para formar os radicais livres que iniciam a polimerizao por adio. O fotoiniciador mais comumente empregado a canforoquinona, a qual tem um intervalo de absoro entre 400 e 500 nm, que , a zona azul do espectro de luz visvel.

Inibidores
Para minimizar ou prevenir a polimerizao espontnea dos monmeros, inibidores so adicionados ao sistema de resina. Esses inibidores tm um forte potencial de reatividade com os radicais livres. Se um radical livre foi formado por uma breve exposio luz, quando o material foi dispensado, o inibidor reage com o radical livre e assim inibe a propagao da cadeia, acabando com a capacidade do radical de iniciar o processo de polimerizao. Quando todos os inibidores forem consumidos, a propagao da cadeia ocorrer. Um inibidor tpico o hidroxitoluenobutilado, que empregado na concentrao de 0,01 % em peso.

Modificadores ticos
Para se enquadrarem aparncia do dente, as restauraes com compsito precisam ter visualmente a mesma colorao e translucidez de sua estrutura; A colorao e alcanada pela adio de diferentes pigmentos. Esses pigmentos frequentemente se constituem em vrios xidos metlicos; A translucidez ou a opacidade fornecida para simular a dentina e o esmalte. Por exemplo, se uma restaurao classe IV reconstruda, a translucidez de um compsito permite que muita luz passe atravs da restaurao; Como resultado, menos luz refletida ou notada pelo observador, que perceber que a borda incisal est muito escura. Pela adio de um opacificador, esta deficincia pode ser corrigida.

Entretanto, pela adio de muito opacificador, muita luz poder ser refletida e o observador, ento, perceber que a restaurao est "muito branca .

Polimerizao
Os primeiros compsitos foram polimerizados por um processo de de ativao qumica, denominado polimerizao a frio(tambm chamada de polimerizao qumica ou autopolimerizvel); A cura iniciada pela mistura de duas pastas. Durante essa fase, quase impossvel evitar a incorporao de bolhas de ar; Essas bolhas contm oxignio o que causa inibio na polimerizao; Outro problema que o operador no tem controle sobre a presa do material. Para suplantar esses problemas, materiais que no requeiram espatulao foram desenvolvidos. Este objetivo foi alcanado pelo emprego de uma fonte de luz para ativar o sistema iniciador; Considerando-se as dificuldades das resinas a frio, bvio que os materiais fotoativados tm vantagens significantes por permitir que o operador complete ambos, insero e contorno da restaurao, antes da cura ser iniciada. Alm do mais, quando a cura iniciada, um tempo de 40 segundos de fotoativao o bastante para a cura de um material que tenha no mximo 2 mm de espessura, enquanto o tempo necessrio muito maior para as quimicamente ativadas, levando vrios minutos; Uma outra vantagem do sistema de fotoativao que este no afetado pela inibio do oxignio, como no sistema a frio. Limitaes: Devem ser colocados em camadas (incrementos) quando a expessura exceder 2mm; Tendncia de contrao do material em direo fonte de luz; Fatores de complicaes associados fonte de luz.

Devido s desvantagens em potencial dos materiais fotoativados, h ainda a necessidade para compsitos quimicamente ativados; Por exemplo, quando um cimento resinoso empregado para cimentar uma coroa metlica, somente a cura qumica produz resultados satisfatrios; Uma forma de resolver o problema associado fonte de luz combinar a cura a frio com a fotoativao em um mesmo material. Tais materiais esto disponveis comercialmente e consistem em duas pastas fotocuradas, uma contendo perxido de benzola, enquanto a amina terciria acrescentada a outra pasta;

Quando o clnico mistura estas duas pastas e as expe luz, ambas as curas ocorrem. Esses materiais so denominados materiais de cura dual.

Classificao das Resinas Compostas


Compsitos Tradicionais; Compsitos de Micropartculas; Compsitos Partculas de Carga Pequena; Compsitos Hbridos.

Compsitos Tradicionais
Materiais no mais empregados frequentemente; Desvantagem clnica: Rugosidade superficial; O acabamento da restaurao pode produzir uma superfcie spera; Tendncia a descolorao; Baixa resistncia ao desgaste oclusal

Compsitos de Micropartculas
Criado com objetivo de suplantar os problemas de rugosidade superficial associados aos compsitos tradicionais; Propriedades fsicas e mecnicas inferiores quelas dos compsitos tradicionais; A reduo na resistncia trao pode estar relacionada com a propagao da fratura em torno da fraca unio das partculas de carga; Tambm apresentam-se pouco resistentes abraso; Contra indicado em reas de grandes esforos devido sua fragilidade. Devido sua lisura superficial, eles se tornam a resina de escolha para restauraes estticas nos dentes anteriores(rea de pouco esforo);

Compsitos Partculas de Carga Pequena


Os compsitos de partculas pequenas foram desenvolvidos no sentido de se alcanar uma lisura semelhante aos de micropartculas, e ainda se obter ou melhorar as propriedades fsicas e mecnicas de um compsito tradicional; A resistncia compresso e o mdulo de elasticidade dos de partcula fina excedem queles dos de micropartculas e compsitos tradicionais; A resistncia trao o dobro da dos de micropartculas e 1,5 vez maior do que a dos tradicionais; Eles so indicados para aplicaes em reas de grande concentrao de esforos e naqueles onde haja possibilidade de ocorrer abraso; Superfcie razoavelmente lisa, o que possibilita seu uso em superfcies de dentes anteriores; Mas o material no to bom quanto os microparticulados ou aqueles materiais compsitos hbridos mais recentemente desenvolvidos.

Compsitos Hbridos
Foi desenvolvida no sentido de se obter uma superfcie ainda mais lisa, porm mantendo as propriedades dos demais compsitos; O menor tamanho das partculas evidente, quando comparado com os compsitos tradicionais e de partcula fina; Por ter sua superrfcie razoavelmente lisa e possuir uma boa resistncia, so amplamente usados para restauraes de dentes anteriores; Embora as propriedades mecnicas sejam um tanto inferiores s dos compsitos de partcula fina, os hbridos so largamente usados restauraes que suportam grande estresse (dentes posteriores).

Comparao

Carga Orgnica % em volume %em peso Resistncia a compresso Resistncia a Trao Mdulo de elasticidade Coeficiente de expanso Absoro de gua Dureza

Srgio Abel

Importante
Cada restaurao requer um planejamento adequado, isso inclui a escolha correta da resina a ser empregada; Cor; sttica; Resistencia; Etc...

Potrebbero piacerti anche