Sei sulla pagina 1di 5

8 fatos curiosos sobre o espao

O Universo um lugar repleto de fenmenos intrigantes e, muitas vezes, estranhos. Ondas gravitacionais, antimatria, partculas subatmicas, matria e energia que no podem ser vistas ou medidas. Confira abaixo uma lista com alguns fatos e fenmenos curiosos que intrigam a comunidade cientfica e impressionam os mais leigos.

Neutrinos
As partculas subatmicas conhecidas como neutrinos so famosas por suas caractersticas extremas. Esse elemento extremamente leve (massa prxima a zero), tem carga eltrica nula, existe em abundncia no Universo e sua interao com a matria fraca. Um neutrino capaz de atravessar anos-luz de qualquer componente sem interagir com um s tomo. Os neutrinos so produzidos pelas reaes nucleares que acontecem no interior de estrelas e tambm por supernovas. Boa parte das partculas desse tipo que atravessam a Terra produzida pelo Sol. Alguns estudos afirmam que os neutrinos podem chegar a velocidades superiores da luz, mas a CERN afirma que ainda h muito que se estudar para que as informaes a respeito dos neutrinos possam ser expostas com certeza.

Quasares
As fontes de rdio quase-estelares, mais conhecidas como Quasares (quasi-stellar radio sources), esto entre os objetos mais estranhos vistos no Universo. Confundidos com estrelas no princpio, os quasares so os maiores emissores de energia do espao. Um

nico elemento desse tipo capaz de emitir at 1.000 vezes mais luz do que uma galxia inteira.

Galxia espiral NGC 4319 e o quasar Markarian 205 (Fonte da imagem: NASA/ESA and The Hubble Heritage Team (STScI/AURA)) Os quasares so, em aparncia, bem semelhantes s estrelas, mas as estruturas dos dois objetos so completamente diferentes. Um aspecto interessante nos quasares que eles liberam imensos jatos de partculas radioativas. Estudos mostram que esses objetos se formaram em um perodo recente, considerando toda a histria do Universo. O quasar mais brilhante o 3C 273, distante cerca de 2 bilhes de anos-luz da Terra.

Antimatria
Se voc pensa que antimatria o oposto da matria, acertou! A primeira evidncia mais concreta da existncia da antimatria surgiu em 1932 com a descoberta dos psitrons (eltrons com carga positiva) feita por Carl Anderson. Depois, foi a vez dos antiprtons (prtons com carga negativa) serem encontrados e, com isso, surgir o antitomo (contrrio do tomo). Quando matria e antimatria entram em contato, elas so totalmente aniquiladas. O resultado desse encontro explosivo a emisso de radiao pura e outras partculas

subatmicas. Toda a massa dos objetos envolvidos na exploso convertida em um tipo de energia extremamente poderoso. Por isso, a ideia da propulso antimatria parece ser to boa, pois precisaria de uma quantidade nfima de material para gerar uma quantidade enorme de energia. O problema que, enquanto a matria existe em abundncia no Universo, a antimatria bem escassa. Embora exista tecnologia para se criar antitomos, naves que utilizam antimatria como combustvel ainda so apenas fico.

RCF
A radiao csmica de fundo (RCF) uma das evidncias mais fortes da teoria do Big Bang, pois ela prova que o Universo, no passado, era muito mais denso e quente do que atualmente. Trata-se de uma radiao eletromagntica que preenche todo o espao, com espectro de um corpo negro e temperatura de 2,7 K. A ideia do Big Bang que o Universo inicial era composto por um plasma (ftons, eltrons e brions) quente, que se expandiu e os ftons passaram a esfriar desde ento, chegando aos 2,7 K medidos na radiao csmica de fundo. A temperatura dos ftons continuar a diminuir enquanto o espao estiver expandido. Por isso, a RCF ajuda a provar que a teoria do Big Bang verdadeira. Arno Penzias e Robert Woodrow Wilson foram os descobridores da RCF, em 1965, e ganharam o Nobel de Fsica alguns anos depois por esse achado.

(Fonte da imagem: Wikimedia Commons)

Energia escura
Novos estudos e observaes apontam que a maior parte do Universo no composta de matria ordinria ou matria escura, como se pensava, mas sim de uma forma de energia no luminosa, a qual foi batizada de energia escura. Cerca de 70% do espao constitudo por energia escura. No confunda matria escura com energia escura. Ao passo que a matria escura uma fora gravitacional que tende a tornar a expanso do Universo mais lenta, a energia escura repulsiva, acelerando o processo de dilatao. Dessa forma, essa energia pode determinar o destino do Universo, fazendo com que ele expanda de forma acelerada ou regrida, entrando em colapso.

Matria escura
A matria escura uma forma de matria que no pode ser vista nem detectada diretamente com as tecnologias atuais. A nica forma de detectar a presena da matria escura por meio dos efeitos gravitacionais que ela exerce sobre elementos como estrelas e galxias. Cerca de 25% do Universo constitudo por matria escura.

Ondas de gravidade
As ondas de gravidade so distores no espao-tempo, previstas pela teoria da relatividade geral de Albert Einstein. Embora sejam extremamente rpidas, as ondas gravitacionais dificilmente so detectadas pelos cientistas, pois so muito fracas. Apenas ondas criadas por eventos gigantescos (fuso de buracos negros, por exemplo) que podem ser percebidas pelos detectores LIGO e LISA.

Coliso de galxias
A coliso de galxias um fenmeno relativamente comum no Universo e envolve uma quantidade extraordinria de matria e tempo, pois os elementos envolvidos se movimentam lentamente. O resultado dessa coliso uma nica galxia, em vez de duas. Quando um dos objetos muito maior do que o outro, o fenmeno chamado de canibalismo galctico, pois o astro menor engolido. Andrmeda, a galxia vizinha Via Lctea, no to grande por acaso. Seu tamanho teria sido conquistado graas massa de objetos vizinhos do mesmo gnero, que foram engolidos ao longo dos ltimos bilhes de anos. Estudos indicam que, com o passar de alguns bilhes de anos, nossa galxia vai colidir com Andrmeda.

O vcuo
De maneira bem simples e direta, pode-se dizer que o vcuo o nada. Na verdade, o vcuo a ausncia de matria de qualquer gnero. Respirar no espao sem um traje espacial praticamente impossvel justamente pela falta de tomos de oxignio ou outros gases. O vcuo perfeito no possvel na natureza, embora existam algumas situaes que cheguem bem prximas, como o meio interestelar. Da massa total do Universo, cerca de 98% so compostos pelo vcuo, ou seja, muita coisa alguma em meio s estrelas, planetas, galxias e outros objetos encontrados no espao. O vcuo tambm est muito presente na indstria de produtos alimentcios, pois ajuda a conservar os alimentos por mais tempo enquanto a embalagem estiver lacrada.

Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/curiosidade/17250-8-fatos-curiosos-sobreo-espaco.htm#ixzz1l8IE0hpC

Potrebbero piacerti anche