Sei sulla pagina 1di 3

Dirio da Repblica, 1. srie N.

. 44 3 de Maro de 2008 i) Registar, gerir e disponibilizar informao estatstica acerca dos procedimentos de licenciamento, comunicao prvia, autorizao de utilizao, de informao prvia e de operaes urbansticas promovidas pela Administrao Pblica, incluindo de procedimentos apensos a estes, nomeadamente de fiscalizao e de aplicao de medidas da tutela de legalidade urbansticas, submetidos a consulta de entidades da Administrao Central por municpio, NUTS II, NUTS III e territrio nacional; j) Cumprir nas suas funcionalidades a legislao de proteco de dados pessoais; l) Constituir base de dados e backup de todos os elementos inseridos no sistema e criao de perfil de utilizador, controlo de acessos e autorizaes; m) Criao de histrico de todos os documentos e movimentos do processo, de acordo com prazos definidos; n) Introduo nica de dados permitindo a sua disponibilizao imediata em todos os mdulos e sistema totalmente integrado; o) Parametrizao de consultas online; p) Converso dos relatrios em ficheiros electrnicos; q) Ferramenta de explorao de base de dados para criao de relatrios, consultas e grficos ad hoc; r) Ajuda online. 3 A DGAL pode inserir outras funcionalidades ou introduzir alteraes s existentes, de forma a garantir e aperfeioar o sistema e criar novas funcionalidades. 5.
Prestao de informao aos servios de finanas

1372-(3)
8.
Indisponibilidade do sistema informtico ou plataforma

Os servios de finanas tm acesso informao disponibilizada pelos sistemas informticos sobre as operaes urbansticas para efeitos de actualizao e registos das matrizes prediais, dispensando os interessados da apresentao de outros elementos. 6.
Prestao de informao aos servios do registo e a outras entidades tituladoras

1 Nas situaes de inexistncia ou indisponibilidade do sistema informtico ou plataforma, os procedimentos decorrem com recurso tramitao em papel, sem prejuzo da eventual entrega de elementos em suporte informtico, devendo os requerimentos, comunicaes e outros elementos entregues serem acompanhados de duplicado, sendo a cpia devolvida ao requerente ou comunicante depois de nela ser aposta nota, datada, da recepo do original. 2 Os procedimentos e elementos entregues nas situaes de indisponibilidade do sistema devem, quando se torne possvel, ser integrados no sistema informtico ou plataforma. 3 Nas situaes de indisponibilidade ou enquanto no se encontrar em funcionamento o sistema informtico ou plataforma, a informao de no rejeio e de admisso de comunicao prvia a que se refere o n. 1 do artigo 36.-A do Decreto-Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro, na redaco conferida pela Lei n. 60/2007, de 4 de Setembro, efectuada atravs da emisso de certido independente de despacho a emitir nos termos do artigo 63. do Cdigo do Procedimento Administrativo. 4 Enquanto o sistema informtico ou plataforma da Administrao Central no estiver em funcionamento ou nas situaes em que se encontrem temporariamente indisponveis, os municpios devem solicitar e remeter os elementos necessrios consulta atravs de meios electrnicos e de forma desmaterializada directamente entidade consultada. 9.
Entrada em vigor

A presente portaria entra em vigor no mesmo dia da entrada em vigor da Lei n. 60/2007, de 4 de Setembro. 27 de Fevereiro de 2008. O Secretrio de Estado Adjunto e da Administrao Local, Eduardo Armnio do Nascimento Cabrita. O Secretrio de Estado da Justia, Joo Tiago Valente Almeida da Silveira. O Secretrio de Estado do Ordenamento do Territrio e das Cidades, Joo Manuel Machado Ferro.

1 Os servios do registo tm acesso informao disponibilizada pelos sistemas informticos, para efeitos da realizao de registos prediais e de titulao de negcios jurdicos. 2 Por protocolo a celebrar entre as respectivas associaes pblicas e a DGAL ou respectivos municpios pode ser facultado o acesso a advogados, notrios e solicitadores informao disponibilizada pelos sistemas informticos, para efeitos de titulao de negcios jurdicos. 3 Por protocolo a celebrar entre as cmaras de comrcio e indstria e a DGAL ou respectivos municpios pode ser facultado o acesso informao disponibilizada pelos sistemas informticos quelas entidades, para efeitos de titulao de negcios jurdicos. 7.
Preo

MINISTRIO DO AMBIENTE, DO ORDENAMENTO DO TERRITRIO E DO DESENVOLVIMENTO REGIONAL


Portaria n. 216-B/2008
de 3 de Maro

O uso do sistema ou plataforma da Administrao Central pode estar sujeito ao pagamento de um preo, a determinar anualmente por despacho dos membros do Governo responsveis pelas autarquias locais e pelo ordenamento do territrio, pelo servio prestado.

O Decreto-Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro, na redaco que lhe foi conferida pela Lei n. 60/2007, de 4 de Setembro, veio prever que os projectos de loteamento devem prever reas destinadas implantao de espaos verdes e de utilizao colectiva, infra-estruturas virias e equipamentos, cujos parmetros de dimensionamento so os que estiverem definidos em plano municipal de ordenamento do territrio Contudo, estabelece o n. 3 do artigo 6. da Lei n. 60/2007, de 4 de Setembro, que at ao estabelecimento, nos termos do n. 2 do artigo 43., dos parmetros para o dimensionamento das reas destinadas implantao de

1372-(4)
espaos verdes e de utilizao colectiva, infra-estruturas virias e equipamentos continuam os mesmos a ser fixados por portaria. Assim: Nos termos do disposto no n. 3 do artigo 6. da Lei n. 60/2007, de 4 de Setembro: Manda o Governo, pelo Secretrio de Estado do Ordenamento do Territrio e das Cidades, o seguinte: 1. Os parmetros para o dimensionamento das reas destinadas a espaos verdes e de utilizao colectiva, infra-estruturas virias e equipamentos de utilizao colectiva so os constantes dos quadros I e II anexos presente portaria, que dela fazem parte integrante. 2. Os valores constantes dos quadros I e II so os mnimos a considerar, atendendo aos tipos de ocupao do espao. 3. O dimensionamento do nmero de lugares de estacionamento necessrios ao uso habitacional deve ser

Dirio da Repblica, 1. srie N. 44 3 de Maro de 2008 determinado em funo da tipologia dos fogos e, na ausncia desta indicao, deve ser considerado o valor da rea mdia do fogo. 4. Nos conjuntos comerciais e estabelecimentos comerciais com rea de construo total superior a 2500 m2, armazns, estabelecimentos industriais integrados em reas de localizao empresarial, estabelecimentos de indstria pesada ou plataformas logsticas podero ser apresentados valores distintos dos fixados, desde que devidamente fundamentados em estudos de trfego. 5. A presente portaria produz efeitos na data da entrada em vigor da Lei n. 60/2007, de 4 de Setembro. O Secretrio de Estado do Ordenamento do Territrio e das Cidades, Joo Manuel Machado Ferro, em 29 de Fevereiro de 2008.

QUADRO I Parmetros de dimensionamento


Tipo de ocupao Espaos verdes e de utilizao colectiva Equipamento de utilizao colectiva Infra-estruturas Estacionamento (a)

Habitao em moradia unifamiliar . . . .

28 m2/fogo

35 m2/fogo

1 lugar/fogo com a. c. < 120 m2. 2 lugares/fogo com a. c. entre 120 m2 e 300 m2. 3 lugares/fogo com a. c. > 300 m2. O nmero total de lugares resultante da aplicao dos critrios anteriores acrescido de 20 % para estacionamento pblico. 1 lugar/fogo T0 e T1; 1,5 lugares/fogo T2 e T3; 2 lugares/fogo T4, T5 e T6; 3 lugares/fogo > T6. O nmero total de lugares resultante da aplicao dos critrios anteriores acrescido de 20 % para estacionamento pblico. Habitao sem indicao de tipologia: 1 lugar/fogo para a. m. f. < 90 m2; 1,5 lugares/fogo para a. m. f. entre 90 m2 e 120 m2; 2 lugares/fogo para a. m. f. entre 120 m2 e 300 m2; 3 lugares/fogo para a. m. f. > 300 m2. O nmero total de lugares resultante da aplicao dos critrios anteriores acrescido de 20 % para estacionamento pblico.

Habitao colectiva . . . . . . . . . . . . . . . .

28 m2/120 m2 a. c. hab. 35 m2/120 m2 a. c. hab. Habitao com indicao de tipologia:

Comrcio . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28 m2/100 m2 a. c. com. 25 m2/100 m2 a. c. com. Comrcio: 1 lugar/30 m2 a. c. com. para establ. < 1000 m2 a. c.; 1 lugar/25 m2 a. c. com. para establ. de 1000 m2 a. c. a 2500 m2 a. c.; 1 lugar/15 m2 a. c. com. para establ. > 2500 m2 a. c. e cumulativamente 1 lugar de pesado/200 m2 a. c. com. Servios . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 28 m2/100 m2 a. c. serv. 25 m2/100 m2 a. c. serv. 3 lugares/100 m2 a. c. serv. para establ. 500 m2. 5 lugares/100 m2 a. c. serv. para establ. > 500 m2. O nmero total de lugares resultante da aplicao dos critrios anteriores acrescido de 30 % para estacionamento pblico. 23 m2/100 m2 a. c. ind./ 10 m2/100 m2 a. c. ind./ 1 lugar/75 m2 a. c. ind./armaz. armaz. armaz. Pesados: 1 lugar/500 m2 a. c. ind./armaz., com um mnimo de 1 lugar/lote (a localizar no interior do lote). O nmero total de lugares resultante da aplicao dos critrios anteriores acrescido de 20 % para estacionamento pblico.

Indstria e ou armazns . . . . . . . . . . . .

Dirio da Repblica, 1. srie N. 44 3 de Maro de 2008


QUADRO II Parmetros de dimensionamento
Tipos de ocupao Infra-estruturas Arruamentos (b)

1372-(5)
Infra-estruturas integram a rede viria (espao construdo destinado circulao de pessoas e viaturas) e o estacionamento. a. c. (rea de construo) valor expresso em metros quadrados, resultante do somatrio das reas de todos os pavimentos acima e abaixo do solo, medidas pelo extradorso das paredes exteriores, com excluso das reas destinadas a estacionamento. a. c. hab. rea de construo para habitao. a. c. com. rea de construo para comrcio. a. c. serv. rea de construo para servios (inclui escritrios). a. c. ind./armaz. rea de construo para indstria ou armazns. a. m. f. (rea mdia do fogo) quociente entre a rea de construo para habitao e o nmero de fogos. Portaria n. 216-C/2008
de 3 de Maro

Habitao a. c. hab. > 80% a. c.

Perfil tipo 9,7 m. Faixa de rodagem = 6,5 m. Passeio = 1,6 m ( 2). Estacionamento = [(2,5 m) ( 2)] (opcional). Caldeiras para rvores = [(1,0 m) ( 2)] (opcional).

Habitao (se a. c. hab. < 80 %), Perfil tipo 12 m. comrcio e ou servios. Faixa de rodagem = 7,5 m. Passeios = 2,25 m ( 2). Estacionamento = [(2,25 m) ( 2)] (opcional). Caldeiras para rvores = [(1 m) ( 2)] (opcional). Quando exista indstria e ou Perfil tipo 12,2 m. armazns. Faixa de rodagem = 9 m. Passeios = 1,6 m ( 2). Estacionamento = [(2,25 m) ( 2)] (opcional). Caldeiras para rvores = [(1 m) ( 2)] (opcional).

Anotaes e conceitos referentes aos quadros I e II (a) Os lugares apontados no quadro I referem-se, genericamente, a veculos ligeiros, que, relativamente a veculos pesados, se faz referncia expressa. Para o clculo das reas por lugar de estacionamento, deve considerar-se o seguinte: veculos ligeiros: 20 m2 por lugar superfcie e 30 m2 por lugar em estrutura edificada; veculos pesados: 75 m2 por lugar superfcie e 130 m2 por lugar em estrutura edificada. (b) O perfil tipo inclui a faixa de rodagem e os passeios. Caso se prefira pela incluso de estacionamento ao longo dos arruamentos, devem aumentar-se, a cada perfil tipo, corredores laterais com 2 m ( 2), 2,25 m ( 2) ou 2,5 m ( 2), consoante se trate da tipologia habitao, comrcio e servios ou indstria e ou armazns. Quando se opte pela incluso no passeio de um espao permevel para caldeiras para rvores, deve aumentar-se a cada passeio 1 m. Os valores do dimensionamento de reas destinadas a arruamentos podem no ser aplicveis em reas urbanas consolidadas ou com alinhamentos definidos. Espaos verdes e de utilizao colectiva trata-se de espaos livres, entendidos como espaos exteriores, enquadrados na estrutura verde urbana, que se prestam a uma utilizao menos condicionada, a comportamentos espontneos e a uma estada descontrada por parte da populao utente. Inclui, nomeadamente, jardins, equipamentos desportivos a cu aberto e praas, com excluso dos logradouros privados em moradias uni ou bifamiliares. Equipamentos de utilizao colectiva reas afectas s instalaes (inclui as ocupadas pelas edificaes e os terrenos envolventes afectos s instalaes) destinadas prestao de servios s colectividades (sade, ensino, administrao, assistncia social, segurana pblica, proteco civil, etc.), prestao de servios de carcter econmico (mercados, feiras, etc.) e prtica de actividades culturais, de recreio e lazer e de desporto.

O Decreto-Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro, que aprovou o regime jurdico da urbanizao e da edificao, prev, na redaco que lhe foi conferida pela Lei n. 60/2007, de 4 de Setembro, que os pedidos de licenciamento, comunicao prvia ou autorizao de operaes urbansticas devem ser publicitados pelo requerente sob a forma de aviso, cujo modelo aprovado por portaria. Com tal previso prosseguem-se objectivos de uniformizao e transparncia, mediante os quais se pretende facilitar a actuao de todos os potenciais intervenientes nestes tipos de processos, independentemente de se tratar de entidades pblicas ou particulares. Para o efeito, optou-se por uma segmentao de modelos baseada na forma de procedimento adoptada, em detrimento da anteriormente vigente, que se reconduzia ao tipo de operao urbanstica, por forma a realar e a publicitar qual o grau de intensidade do controlo prvio a ser exercido pela Administrao. As alteraes introduzidas pela Lei n. 60/2007, de 4 de Setembro, impem que se proceda reformulao dos modelos constantes da Portaria n. 1106/2001, de 18 de Setembro. Assim: Nos termos do disposto no n. 7 do artigo 7. e no artigo 12. do Decreto-Lei n. 555/99, de 16 de Dezembro, na redaco que lhe foi conferida pela Lei n. 60/2007, de 4 de Setembro: Manda o Governo, pelo Secretrio de Estado do Ordenamento do Territrio e das Cidades, o seguinte: 1. So aprovados os seguintes modelos, anexos presente portaria e que dela fazem parte integrante: a) O aviso de pedido de licenciamento de operaes urbansticas, que obedece s especificaes definidas no anexo I; b) O aviso de apresentao de comunicao prvia de operaes urbansticas, que obedece s especificaes definidas no anexo II; c) O aviso de pedido de parecer prvio ou de autorizao de operaes urbansticas promovidas pela Administrao Pblica, que obedece s especificaes definidas no anexo III. 2. Os avisos a que se referem as alneas do nmero anterior devem ser de forma rectangular, de dimenso no

Potrebbero piacerti anche