Sei sulla pagina 1di 16

TEXTOS E CONCEITOS FUNDADORES DE MICHEL PCHEUX: UMA RETOMADA EM ALTHUSSER E LACAN

Bethania MARIANI*
RESUMO: Objetiva-se descrever o percurso terico de Michel Pcheux com relao ao conceito de sujeito. Para tanto, faz-se um retorno a textos fundadores do marxismo e da psicanlise que foram parte da conceituao proposta por Pcheux. O ponto de partida justamente a retomada de questes apontadas por Pcheux a respeito do pensamento terico que se elaborava em meados da dcada de 60 sobre novas prticas de leitura. Fao, assim, um retorno a textos fundadores de Althusser e de Lacan inscritos, de modo explcito ou no, em formulaes da Anlise do Discurso. Assim, retoma-se, por exemplo, a leitura sintomal1, prtica de leitura proposta por Althusser a partir de seu retorno a Freud. A leitura sintomal distancia-se da leitura literal, que supe uma espcie de inocncia de um leitor desprovido de ideologia e apto a encontrar o contedo do texto, e tambm de uma leitura hermenutica, que supostamente encontraria nas entrelinhas o sentido oculto do texto. Essas reexes e outras se encaminham na direo de se pensar o lugar e os efeitos da Anlise do Discurso hoje. PALAVRAS-CHAVE: Anlise do discurso. Materialismo histrico. Psicanlise. Sujeito. Leitura.

Observaes preliminares: justicativa Este meu texto2 expressa uma preocupao e um cuidado. Em meus dois ltimos projetos de pesquisa (CNPq e FAPERJ), coloquei como foco a questo do sujeito para a Anlise do Discurso, visando compreender o modo como Michel Pcheux (1988) articula teoricamente essa noo tendo em vista o materialismo histrico e a psicanlise em sua base lacaniana. Meus trabalhos partem, na maioria das vezes, das indicaes tericas do prprio Pcheux, articuladas a questes de anlise. Mais recentemente, busco compreender e apreender melhor o campo da psicanlise e, como consequncia disso, analiso manifestaes do sujeito na contemporaneidade, tendo como
* Bolsista de produtividade do CNPq e bolsista Cientista do Nosso Estado da FAPERJ. UFF Universidade Federal Fluminense. Instituto de Letras Departamento de Cincias da Linguagem. Niteri RJ Brasil. 24220-008 bmariani@terra.com.br Mantenho, aqui, a traduo feita por Evangelista (ALTHUSSER, 1984) no livro Freud e Lacan, Marx e Freud, que ser bastante citado ao longo desse artigo. Texto apresentado no II CEPEL, UNEMAT, Cceres, julho de 2008.

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

113

referencial terico o que psicanalistas tm armado a partir da escuta em seus consultrios, como o caso de Lebrun (2008) e Melman (2003). Porm, ao longo desse percurso de leituras em campos tericos distintos, percebi que alguns aspectos norteadores de discusses e mal-entendidos, na atualidade, sobre as noes de inconsciente e de ideologia dizem respeito a uma leitura rarefeita de textos fundadores para a constituio da Anlise do Discurso nos anos 60. Foi pensando assim que me propus trazer tais textos fundadores para discusso bem como apresentar, sinteticamente, mesmo correndo o risco de reducionismo, parte do percurso de Althusser e Lacan, autores com os quais Pcheux dialogou ao longo de sua obra.

Pontos de partida Leitura, escrita e interpretao tm a ver com o sujeito e com a lngua materna, esse um lugar-comum que sabemos bem. Entretanto necessrio produzir um estranhamento no campo que essa armativa abrange, se quisermos evitar uma repetio que os estudos lingusticos e os pedaggicos engendraram com seus mtodos de ensino e tcnicas de avaliao. Assim pensando, entendo que precisamos estranhar as teorias com as quais lidamos e, ao mesmo tempo, precisamos tematizar leituras e escritas que constituem o prprio percurso de uma teoria para no cairmos no automatismo de uma repetio sem memria. No caso da Anlise do Discurso, esse estranhamento necessrio e possvel, quando reterritorializamos os conceitos de sujeito e de lngua materna com base em dois campos tericos sem os quais a Anlise do Discurso, tal como a concebemos, no poderia provocar seus efeitos: o Materialismo Histrico e a Psicanlise. Pcheux, em artigo de 1969 As cincias humanas e o momento atual3 j marcava a necessidade de uma ruptura na produo de conhecimentos que permitisse, de fato, uma revoluo na produo do conhecimento terico e na sua prtica. Apesar da distncia de pelo menos 40 anos entre essas armaes de Pcheux e os dias de hoje e levando em considerao a especicidade da questo francesa, de modo mais preciso, ainda assim as crticas de Pcheux tm seu lugar no que diz respeito pesquisa com a linguagem do ponto de vista discursivo. Isso porque, como ele arma, o hbito do pensamento idealista, imbricado no modo de produo capitalista presente na universidade, acaba por fazer uma apropriao do pensamento crtico, produzindo uma banalizao dos conceitos e um aplicacionismo para satisfazer as urgncias pedaggicas do mercado.
3

Texto que traduzi recentemente e que ser publicado em uma coletnea organizada por Orlandi em 2010.

114

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

Dos retornos a textos fundadores Meu objetivo, portanto, apresentar algumas reexes que ajudem a provocar tal estranhamento mencionado no incio deste artigo, partindo justamente de questes apontadas por Pcheux a respeito do pensamento terico que se elaborava em meados da dcada de 60 sobre novas prticas de leitura. Fao, assim, um retorno (ainda que sinttico e reduzido) a textos fundadores de Althusser e de Lacan inscritos, de modo explcito ou no, em formulaes da Anlise do Discurso. Para tanto, retomo, inicialmente, um bastante conhecido e citado fragmento de texto de Pcheux (1990, p.45) em O discurso: estrutura ou acontecimento: O efeito subversivo da trilogia Marx-Freud-Saussure foi um desao intelectual engajando a promessa de uma revoluo cultural, que coloca em causa as evidncias da ordem humana como estritamente biossocial. Essa armao feita logo aps uma citao de Althusser (1979) no livro Ler o capital, publicado em 19654. Mas possvel depreender, aqui, para alm da especca referncia feita por Pcheux a essa obra althusseriana, dois outros trabalhos tericos desenvolvidos tambm por Althusser em dois momentos diferentes: Freud e Lacan (1964) e Marx e Freud (1976). Dois textos densos, politicamente estratgicos na articulao entre losoa e poltica. Textos que tematizam a cienticidade do materialismo histrico e da psicanlise, dois campos com objeto prprio que subvertiam o idealismo vigente nas cincias humanas. Sabemos que Pcheux seguiu de perto Althusser em seu posicionamento terico e em suas discusses polticas no Partido Comunista Francs.

Althusser lendo Freud e Lacan Em Freud e Lacan, Althusser (1984) escreve uma nota preliminar na qual faz uma autocrtica relativa posio totalmente contrria psicanlise expressa pela intelectualidade francesa engajada no Partido Comunista em 1949. Para Althusser (1984, p.47), em 1964, era necessrio [...] atravessar, custa de grandes esforos crticos e tericos, o imenso espao de preconceitos ideolgicos que nos separa de Freud. Todo o texto a seguir representa um esforo terico em mostrar e provar que a psicanlise, por ser uma nova cincia (expresso de Althusser) assim como o materialismo histrico , paga o preo da m recepo e da incompreenso de sua teoria e de sua tcnica. Althusser (1984) no mede palavras: em sua minuciosa e sinttica apresentao de conceitos freudianos e lacanianos, extremamente relevantes, ele chega mesmo a pontuar:
4

Citao de Althusser que reproduzirei mais frente.

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

115

A parte mais original da obra de Lacan a sua descoberta. Essa passagem da existncia (no puro limite) biolgica existncia humana (lho de homem), Lacan mostrou que ela se operava sob a Lei da Ordem, que eu chamarei Lei de Cultura, e que essa Lei da Ordem se confundia, em sua essncia formal, com a ordem da linguagem. (ALTHUSSER, 1984, p.64).

A presena do pensamento de Lacan na argumentao althusseriana representa o dilogo com um autor que retoma Freud, para nele depreender o que l j estava formulado enquanto trabalho terico. Lacan no reduz nem se desvia do efeito subversivo produzido pela descoberta do inconsciente. Para Althusser, portanto, esse retorno de Lacan a Freud quer dizer:
[...] retorno teoria bem estabelecida, bem xada, bem assente no prprio Freud, teoria madura, reetida, consolidada, vericada, teoria sucientemente avanada e instalada na vida (inclusive na vida prtica) para haver construdo a sua morada, produzido o seu mtodo, e engendrado sua prtica. (ALTHUSSER, 1984, p.56).

Se Freud, em vrios momentos da sua obra, como em A interpretao dos sonhos e em O chiste e sua relao com o inconsciente, pde apontar para o fato de que, em relao ao inconsciente, tudo dependia da linguagem, Lacan (1992), por outro lado, com o apoio na Lingustica, pde avanar na teoria a partir de Freud e constituir o campo da psicanlise, marcado por alguns de seus famosos aforismos, que transcrevo a seguir: o inconsciente estruturado como uma linguagem, o inconsciente do sujeito o discurso do outro, todo ato falho um discurso bem-sucedido, a lei do homem a lei da linguagem. Isso possvel, porque Lacan (1992), desde o primeiro de seus seminrios Os escritos tcnicos de Freud (1953-54)5 , percebe esse modo de Freud teorizar sobre sua prpria prtica clnica e chama a ateno para a presena, na obra freudiana, de inmeras referncias lolgicas, inferncias lgicas e analtica linguageira (LACAN, 1998, p.513). Na anlise da retrica do sonho, por exemplo, essa analtica linguageira sobre o modo como o discurso onrico contado toma a forma de deslocamentos e condensaes, nos termos de Freud, ou metonmias e metforas, nos termos de Lacan (1998)6. Nesse ponto, importante retomarmos as condies de produo dessa defesa do estatuto terico de Freud e Lacan feita por Althusser, ao estabelecer um programa que pudesse congregar a Psicanlise com o Marxismo, pois, como sabemos, nas condies de produo esto os modos de produo.
5

Observe-se a atrao de Lacan pelo texto freudiano: [...] estamos aqui para nos debruar com admirao sobre os textos freudianos e nos maravilhar com eles [...]. (LACAN, 1992, p.18). Fao referncia, aqui, a dois textos fundamentais, ambos da dcada de 50: Funo e campo da fala e da linguagem (1953) e A instncia da letra no inconsciente (1957), posteriormente publicados em Escritos (1988).

116

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

Das condies de produo: Lacan e Althusser Em 1964, Lacan j estava em seu dcimo primeiro seminrio e alguns de seus escritos fundamentais j circulavam em meio intelectualidade. Nas palavras de Elisabeth Roudinesco (1988, p.403), [...] para Lacan, a virada dos anos 1960-1965 concretiza um reconhecimento sem precedentes [...], reconhecimento baseado em formulaes tericas e em uma prtica clnica. Esse o momento de uma grande ciso na poltica das organizaes psicanalticas em funo, justamente, daquilo que Lacan prope ensinar e praticar com base na linguagem do inconsciente: Lacan est rompendo com a Sociedade de Psicanlise da Frana para fundar a Escola Francesa de Psicanlise. E assim que a interveno de Althusser tem sua maior relevncia no s porque publica Freud e Lacan, como tambm porque, durante seu seminrio de 1963, ele inclui a leitura e a discusso de textos de Lacan e, no ano seguinte, acolhe-o em seu seminrio no mbito da cole Normale Suprieure. Em seguida, em 1965, em seu prprio seminrio, Althusser prope uma releitura coletiva de O Capital, de Marx, que desemboca na construo da noo de leitura sintomal (ou sintomtica), uma forma de leitura depreendida a partir do prprio modo como Marx l seus predecessores. Althusser, da sua posio de lsofo, entremeia losoa e epistemologia de um lado; mas, de outro, a lingustica, com seu rigor metodolgico, e a psicanlise, uma nova cincia pouco compreendida, como ele mesmo denomina e qualica, para construir um modo de ler que trabalha nas lacunas, nas contradies, nos silncios da materialidade do texto. Lembremos, aqui, o que ele arma em Ler o Capital, livro organizado aps o trmino do seminrio mencionado anteriormente. Arma Althusser (apud PCHEUX, 1990, p.45):
Foi a partir de Freud que comeamos a suspeitar do que escutar, logo do que falar (e calar) quer dizer: que este quer dizer do falar e do escutar descobre, sob a inocncia da fala e da escuta, a profundeza determinada de um fundo duplo, o quer dizer do discurso do inconsciente este fundo duplo no qual a lingustica moderna, nos mecanismos da linguagem, pensa os efeitos e condies formais.

A leitura sintomal, dessa forma, distancia-se das prticas de leitura ento vigentes: distancia-se da leitura literal, que supe uma espcie de inocncia de um leitor desprovido de ideologia e apto a encontrar o contedo do texto, e distancia-se tambm de uma leitura hermenutica, que supostamente encontraria nas entrelinhas o sentido oculto do texto7.

Conra Roudinesco (1988, p.400), inclusive quando ela arma: H uma evidente analogia entre o retorno a Freud teorizado por Lacan nos anos cinquenta e a leitura althusseriana de Marx, elaborada dez anos depois.

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

117

A partir dessa restaurao de um enunciado portador de vazios, e da formulao de sua questo a partir da resposta, possvel trazer a lume as razes que explicam a cegueira da economia clssica sobre o que ela, entretanto, v, portanto do seu no ver interior ao seu ver. Em outros termos, vir superfcie que o mecanismo pelo qual Marx v o que a economia clssica no v idntico tambm, em princpio pelo menos, ao mecanismo pelo qual estamos prestes a reetir essa operao de viso de um no visto do visto, ao ler um texto de Marx que em si uma leitura do texto da economia poltica. (ALTHUSSER, 1984, p.22).

Esse tipo de leitura, chamada por Althusser de sintomal, caracteriza-se, portanto, por um decentramento do indivduo na medida em que, ao privilegiar a noo de estrutura discursiva, recusa a tese central do idealismo humanista, que coloca o homem como centro e origem de tudo. Balibar (1980, v.2, p. 212-213), um dos participantes do seminrio de Althusser e um dos autores de Ler o capital, apresenta justamente esse descolamento da posio idealista: Os homens s aparecem na teoria [de Marx] sob a forma de suportes das relaes implicadas na estrutura, e as formas de sua individualidade como efeitos determinados da estrutura. Em resumo, o que aproxima Althusser de Lacan, nesse momento terico dos anos 60, nesse retorno a textos fundadores de seus campos de saber? O mesmo que aproximava outros intelectuais da poca, como bem assinalou Paul Henry (1990) em texto sobre fundao da Anlise do Discurso: a linguagem. Assim, para Lacan, a linguagem a condio do inconsciente e, para Althusser, seguindo os passos de Lacan sua maneira, a linguagem e o inconsciente so a condio do homem.

A questo do sujeito Neste ponto, necessrio realar a questo do sujeito. Como vimos, a recusa da posio idealista se inscreve em duas vias: nem o sujeito leitor nem o sujeito que produz o texto se encontram na origem de seus enunciados. Ao contrrio, leitor e autor esto integrados nas condies de produo de tais enunciados. A posio do terico , ento, a de localizar, formalmente, nessa rede de enunciados, as posies que marcam esses momentos de leitura e de autoria. o que arma Althusser (1984, p.71), conciliando Marx, Freud e Lacan:
Desde Coprnico, sabemos que a Terra no o centro do Universo. Desde Marx, sabemos que o sujeito humano, o ego econmico, poltico ou losco, no o centro da Histria sabemos [...] que a Histria no tem um centro, mas possui uma estrutura que tem um centro necessrio apenas no desconhecimento ideolgico. Freud nos revela,

118

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

por sua vez, que o sujeito real, o indivduo em sua essncia singular, no tem a gura de um ego, centrado no eu (moi), na conscincia ou na existncia quer esta seja a existncia do para-si, do corpoprprio, ou do comportamento , que o sujeito humano descentrado, constitudo por uma estrutura que tambm tem um centro apenas no desconhecimento imaginrio do eu, ou seja, nas formaes ideolgicas em que ele se reconhece.

Ambos, Lacan e Althusser, colocam-se na posio de leitores de Freud e de Marx, depreendendo desses autores uma metodologia de trabalho de leitura, a qual circunscreve o campo de suas investigaes sobre o homem, e uma teoria que produz um decentramento desse homem como origem, para integr-lo no funcionamento dos enunciados, tanto os produzidos efetivamente quanto aqueles silenciados. Com o apoio de Althusser, o modo de pensar a linguagem sob o ponto de vista lacaniano se expande para alm das fronteiras da psicanlise. Se Lacan responsvel por certa direo na teorizao sobre a linguagem e sobre o sujeito, Althusser colabora na divulgao dessa teorizao das noes de linguagem e sujeito: o primado da linguagem frente ao pensamento (inconsciente), a releitura do signo saussuriano maneira de Lacan, engendrando a primazia e a antecipao do signicante sobre o signicado, uma concepo de sujeito que no fonte do seu dizer e, nalmente, a ideia de que esse dizer traz elementos signicantes da cadeia de um discurso inconsciente ao qual o sujeito no tem acesso. E mais, a aventura terica formula a crtica do sentido como um contedo imanente que expressa uma verdade. No h o sentido, pois isso que, habitualmente, chamava-se de O sentido era um efeito de sentido dependente de relaes entre outros efeitos de sentido. Ao nal de Freud e Lacan, aps ter apresentado e sintetizado vrios conceitos freudianos e lacanianos tais como o dipo, imaginrio e simblico, o falo como signicante, Lei, dentre outros , Althusser recomenda, em uma nota bibliogrca para um estudo, a obra de Lacan at ento publicada e disponvel para leitura.

Diferenas... Diferentes tambm em relao a si mesmos Entre a publicao desse texto e Marx e Freud, h diferenas entre Althusser e Lacan que vo progressivamente se instaurando. De modo bastante sinttico, e de acordo com os comentadores da obra de um e de outro, haveria uma passagem, ao longo dos anos 70 e 80, de um primeiro para um segundo Althusser e de um primeiro para um segundo Lacan (vamos expor alguns elementos dessa passagem, aqueles pertinentes questo que nos interessa: sujeito). At que Althusser publique, em 1976, Marx e Freud luz de elementos de autocrtica lentamente gestados no interior do movimento comunista, um

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

119

percurso terico vai construindo uma distncia entre os objetos da psicanlise e do materialismo histrico. Em Marx e Freud, nenhuma palavra sobre Lacan, embora permanea uma admirao pelo freudismo. Nesse texto, Althusser vai inicialmente argumentar em torno da proximidade existente entre o modo de teorizar dos dois fundadores dessas novas cincias. Tanto Marx quanto Freud deniram seus objetos bem como seus limites e sua extenso, caracterizando seus modos de existncia e seus efeitos, ou seja, construram seus objetos como objetos de conhecimento, tericos, portanto. Assim, ambos teriam sido materialistas avant la lettre, pois se o materialismo [...] a existncia da realidade fora do pensamento ou da conscincia [...], para Althusser (1984, p.76), Freud desde o incio materialista, j que nega a primazia da conscincia no s no conhecimento, mas tambm na prpria conscincia. Alm disso, ao conceituar o aparelho psquico, Freud demonstra que o ego um efeito desse aparelho psquico, formado tambm pelo id e pelo superego. Em outras palavras, o aparelho psquico no uma unidade centrada, e o inconsciente no uma realidade material nem uma realidade social. Indo mais adiante, Althusser assinala que o materialismo e a psicanlise so teorias sob o domnio da conituosidade, pois, cada uma, a seu modo, atinge as posies da burguesia tanto no que ela produz ideologicamente, de forma a ocultar a explorao de classe numa dada formao social, quanto no que essas posies ajudam a sustentar: uma ideia de um sujeito psicolgico, ou seja, o homem consciente e racional.
Essa ideologia do sujeito-consciente constitui a losoa implcita na teoria da Economia Poltica Clssica e foi sua verso econmica que Marx criticou, ao recusar a noo de homo economicus, segundo a qual o homem se dene como o sujeito-consciente de suas necessidades, e esse sujeito-de-necessidade, como o elemento ltimo e constitutivo de toda a sociedade. (ALTHUSSER, 1984, p.84).

esse sujeito-consciente-de-si o objeto de uma reviravolta crtica nos campos tericos do marxismo e do freudismo. Assim, seguindo seu raciocnio, Althusser demonstra que essa categoria do sujeito-consciente-de-si, portador de uma identidade, consciente de suas necessidades e responsvel por seus atos, necessria ideologia burguesa, j que, dessa forma, possvel obrig-lo e responsabiliz-lo em conscincia. O sujeito-consciente-de-si , tambm, o sujeito(consciente)-de-seus-atos, complemento necessrio do sujeito-de-direito. Ao postular a luta de classes e ao descobrir o inconsciente, Marx e Freud tocaram em pontos sensveis dessa ideologia que sustenta o sujeito como a interioridade de uma unidade, portador de uma identidade, de vontades e de uma conscincia. Segundo Althusser, apesar de construrem objetos diferentes nem

120

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

Marx foi alm de uma teoria das formas histricas da individualidade nem Freud se dedicou a fazer um estudo psicanaltico do social8, os dois autores tm anidades tericas importantes e introduziram outras formas de pensar, formas revolucionrias, segundo o autor. Em Althusser, essa pontuao de defesa do pensamento freudiano marca, como dissemos, com apoio no prprio Althusser, a defesa terica da diferena entre objeto real e objeto de conhecimento. Marca, tambm, a ideia de que s se faz cincia quando se pode produzir um objeto de conhecimento capaz de se apropriar do real9. Porm essa defesa simultnea a um recuo frente ao pensamento lacaniano, pelo menos do segundo Lacan, o chamado Lacan da clnica do real. Vejamos que Lacan esse.

O segundo Lacan Em 1964, com o Seminrio 11, Lacan pontua e formaliza os conceitos fundamentais da psicanlise: inconsciente, objeto a, pulso e transferncia. nesse seminrio que ele arma que s h causa para o que manca (LACAN, 1988, p.27), indicando a uma formulao para o inconsciente como algo que se articula no que escapa no encadeamento signicante, e no no articulado. O sujeito do inconsciente pontual e evanescente, no exato momento em que produzido, na sequencia, perdido. Quando falamos, portanto, falamos alienados ao campo do Outro, uma alienao importante porque, sem ela, o sujeito no se constitui. O inconsciente, portanto, da ordem da rachadura, do tropeo nessa fala alienada. Numa frase pronunciada, escrita, alguma coisa se estatela. [...] Assim, o inconsciente se manifesta sempre como o que vacila num corte do sujeito [...] em que o sujeito se saca em algum ponto inesperado. (LACAN, 1988, p.30, 32). Vejamos mais como isso se d. Os signi cantes de cada sujeito so determinados por uma histria familiar de cada um: aqui se constitui o tesouro de signicantes de cada sujeito, a cadeia signicante que determina o sujeito e estrutura seu discurso. Ns nos localizamos, posicionamo-nos como sujeito ao falar, mas no nos damos conta disso. O sujeito, portanto, se reconhece nessa cadeia articulada e o desconcerto (ou a surpresa) se d, justamente, quando essa cadeia falha, quando h um tropeo na cadeia. A noo de inconsciente, quando articulada s categorias real/simblico/imaginrio de Lacan, aponta,
8

Muito embora possamos encontrar, ao longo da obra de Freud, reexes psicanalticas extremamente importantes sobre o funcionamento social, como em O mal-estar na civilizao. Sigo, aqui, os comentrios de Evangelista na introduo do livro Freud e Lacan, Marx e Freud (ALTHUSSER, 1984, p.36).

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

121

por um lado, para a radicalidade de uma falta nessa cadeia signicante falta um signicante que diga quem sou... ou que diga sou isso... e mostra, por outro, que buscamos constituir sentidos o tempo todo tentativas de dar consistncia ao ego por sermos marcados por esse no dito estrutural10. Ou seja, na falha da cadeia, encontramos o real articulado no simblico, inscrito nessa cadeia: o real promove a escrita da falta de um signicante e, paradoxalmente, inapreensvel, no se d a ver, a escutar, no se apreende, escapa sempre. O real s apreensvel pela via do imaginrio, pelas tentativas de produo de sentidos que deem conta dessa falta (de um signicante) que nos funda como sujeitos11. Entre os anos 60 e 70, Lacan mantm sua conceituao de signicante um signicante s representa a si mesmo; no mximo, representa um sujeito para outro signicante , e de sujeito, como sujeito do inconsciente, que emerge entre dois signicantes. Mas ao longo dos anos 70, Lacan nomeia o que faz de linguisteria para se diferenciar do trabalho da lingustica e, tambm, do estruturalismo. Para ele, a lingustica construda para formalizar uma completude, uma totalidade e uma consistncia da lngua. Lacan arma algo que, at ento, aparentemente, no precisava ser dito: Meu dizer que o inconsciente estruturado como uma linguagem no do campo da lingustica. [...] e esta frmula muda totalmente a funo do sujeito como existente. (LACAN, 1985, p.26). Essa distino de campos de trabalho se faz necessria porque aponta para uma aceitao (ou no) do conceito de real na cincia. A lingustica, lembremos, formulada na ordem da cincia, na ordem justamente da suposio de apreenso da lngua objeto do conhecimento. Ao lado disso, Lacan acentua a crtica de que a linguagem serve para a comunicao, dizendo que esse conceito linguagem construdo pelo discurso cientco para dar conta do que ele, Lacan, formula como alngua e como falasser (parltre), o ponto onde o sujeito e o desejo inconsciente se articulam. A linguagem, diz Lacan (1985, p.27), feita de alngua. E prossegue: Se se pode dizer que o inconsciente estruturado como uma linguagem, no que os efeitos de alngua, que j esto l como saber, vo bem alm de tudo que o ser que fala suscetvel de enunciar. Alngua um no todo suportado pela lngua. Se a lingustica constitui a lngua como seu objeto, uma rede (conforme metfora de Milner (1987, p.26)), trata-se de uma rede que comporta um objeto faltoso. A lingustica e a gramtica tentam representar a lngua construindo imaginariamente sua completude:
10

O S/ (S com barra) da teoria lacaniana marca essa falta estrutural (LACAN, 1988, p.203). Lacan sempre esteve atento ao pensamento marxista e crtico ao discurso capitalista. Em seu seminrio indito De um outro ao Outro, seminrio que ocorre logo entre 1968 e 69, Lacan (2004) formula o conceito mais de gozar, nome dado ao objeto, estabelecendo uma analogia com o conceito de mais valia de Marx.

11

122

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

deslocam o real da lngua materna, entendendo-o como erro cuja correo signo de prestgio social. A funciona a exigncia de completude, de correo, de homogeneidade. Como diz Milner (1987, p. 26-27),
Sabe-se que o esforo dos linguistas estruturalistas consiste em obrigar o linguista a tratar toda lngua como se ningum a falasse e, se se trata da sua prpria, trat-la em idioma estrangeiro. Essa era, evidentemente, a via mais segura para impedir todo retorno incmodo do que poderia deixar incompleto o objeto a representar.

Em sntese, talvez possamos armar que Lacan, ao contrrio de Althusser, no se prope a salvar a cincia... nem a lingustica dos efeitos do real. Concluindo com Pcheux Retomando as formas revolucionrias de pensar mencionadas anteriormente, o marxismo e a freudismo, conforme mencionei ao longo deste meu texto, produziram conitos, desestabilizaram o terreno do idealismo, mas essa ruptura foi sendo, aos poucos, engolida, diluda pelo retorno aos velhos hbitos de pensar. Em 1969, Pcheux armava, e no podemos esquecer o profundo vnculo terico que ligava Pcheux e Althusser, que uma hiptese possvel sobre as consequncias polticas de maio de 68 no projeto poltico-universitrio implicava uma mudana radical do prprio projeto cientco e [...] marcaria o m de uma poca para alm da qual todo saber estaria por ser reinventado. (PCHEUX, 1988, p. 173). Uma transformao que pressuporia um trabalho crtico de redenio das categorias de base das cincias humanas, o que permitiria a produo de resultados sobre as prprias bases. Se somos leitores atentos da obra de Pcheux, sabemos bem que , tambm, em 1969 que ele publica Anlise Automtica do Discurso, livro que representa justamente uma tentativa de virada na dominncia da metodologia da anlise de contedo em vigor, uma metodologia altamente formalizada, baseada em estatsticas e vinculada a uma concepo de leitura que pressupe a literalidade do texto e um sujeito autor/leitor consciente etc... Essa Anlise Automtica do Discurso, tanto pela incluso de uma proposta terico-metodolgica com base em categorias do materialismo histrico como pela explicitao da possibilidade de explorar uma via de matematizao com a utilizao de programas de computadores, introduz uma reexo inovadora ao no cair em um reformismo terico e ao apontar para um dispositivo de anlise que no exclua o poltico de suas discusses sobre a produo de sentidos e, ao mesmo tempo, deslocava a discusso da noo de indivduo para a de posio-sujeito na produo discursiva.

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

123

Nos anos que seguem, ao contrrio de Althusser, Pcheux no retifica totalmente uma ligao com a psicanlise lacaniana, fazendo referncias muitas vezes mais implcitas do que explcitas ao pensamento de Lacan12. Podemos supor que Pcheux segue risca seu prprio programa sugerido no artigo de 1969, ou seja, aceita a inquietao e a falta de conforto que implica uma recusa em seguir o que se tem como evidncia daquilo que deve se ocupar a prtica terica, numa dada conjuntura. Mas acho que podemos ir alm e supor que o desconforto se manifesta no apenas pela resistncia terica e poltica a um pensamento estabelecido, mas se deixa pegar, tambm, pelo desconcerto que a entrada em cena do conceito de inconsciente articulado ao conceito de real provoca. Pcheux se viu diante do real, um real incontornvel. Como uma observao paralela, sujeita a vericaes, observamos que h uma mudana na escrita de Pcheux. Seus textos iniciais, dos anos 60 e 70, so construdos com frases mais dogmticas, mais longas, com raciocnios intrincados e imbricados na teoria materialista. Em Semntica e Discurso e em A lngua inatingvel, uma primeira mudana: a forte entrada do chiste e da ironia na escrita. Na terceira parte de Discurso: estrutura ou acontecimento, Pcheux prossegue onde, no meu entender, Althusser parou. Questionando-se sobre um real prprio s disciplinas de interpretao, Pcheux arma que os efeitos desse real no podem ser descartados como um defeito. Ou seja, um real que no se transmite, no se aprende, no se ensina, e que, no entanto, existe produzindo efeitos. No levar em conta esse real representa o risco de se cair no comodismo dos velhos hbitos de pensar, que encontram, em uma cincia rgia, os caminhos que domesticam o real da lngua e da histria. Ele chama de o prprio da lngua esse jogo ao qual a lngua est submetida o tempo todo em funo dos equvocos, das elipses, das alteraes inerentes ao funcionamento da cadeia signicante. Para Pcheux, o objeto da lingustica no existe sem o fato estrutural do equvoco, algo que se marca no ordinrio cotidiano da produo de sentidos, mas a Lingustica furta-se a lidar com isso.

Concluso parcial e provisria Em suma, e fazendo coro com Pcheux, no havendo um trabalho sobre os conceitos nem sobre o conjunto dos efeitos do terico desse trabalho, resta
12

Em 1988, Semntica e discurso (cuja publicao em Francs foi em 1975 com o titulo Ls vrits de La Palice), e depois, em S h causa daquilo que falha (artigo que foi acrescentado na traduo brasileira de Ls vrits de La Palice), h referncias ao pensamento lacaniano. As citaes, porm, esto mais para o implcito.

124

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

um aplicacionismo que reduz a fundamentao terica ao uso de conceitos ou melhor, ao uso dos rtulos conceituais, sem o peso da reexo a eles inerente relativos a algum nome fundador e em nome de serem teis leitura de um corpus determinado. Note-se, em relao questo dos conceitos, a oposio entre uso e trabalho: tal oposio j representa a mudana de uma posio terica, pois est em jogo a diferena entre uma posio pragmtica sem reexo e uma posio histrica que supe o trabalho como uma atividade transformadora. Em suma, lutar contra o habitual, em cincia, parece simples, mas h que se fazer um esforo terico com toda sua aridez e abstrao para no ser tomado por losoas espontneas que perpassam as cincias humanas e as linhas de pesquisa, proporcionando facilidades metodolgicas e produzindo teorias best sellers. Desacomodar autores e leituras um trabalho que se faz lendo esses autores e lutando com a complexidade do pensamento terico. Por m, no h como no pensar sobre a situao da anlise do discurso em seu momento atual, pois, h vinte anos, mais ou menos, a orientao do materialismo histrico em anlises de linguagem melhor dizendo, a pesquisa em uma semntica discursiva de base materialista era algo concebido como pouco cientco e, portanto, pouco merecedor de nanciamentos para pesquisa e de publicaes. Para os dias de hoje, melhor seria, talvez, colocar a expresso no plural: anlises do discurso, para, ento, buscar os determinantes que marcam diferenciaes, tais como, francesa, brasileira, anglo-sax, crtica, de base semitica, semio-anlise, ou ainda, como forma de diferenciao, a utilizao de determinantes a partir dos nomes prprios s quais se vinculam, como pecheutiana, foucaultiana, com base em Maingueneau, greimasiana e por a vai. Ora, qual a garantia de cienticidade baseada no materialismo que esses determinantes trazem? Por outro lado, o maior ou menor sucesso, atualmente, das linhas de pesquisa em anlise do discurso deve-se justamente ao uso de um ou outro desses determinantes. E, muitas vezes, tal sucesso deve-se a uma maior facilidade de aplicao de modelos terico-metodolgicos que, retomando Pcheux, nada mais fazem do que esvaziar a subverso do pensamento materialista em funo de sua submisso s losoas espontneas do hbito do pensamento formalista e empirista. Podemos armar, ento, que a diferena bsica encontra-se no que est silenciado, porm, pressuposto: a presena de fato do materialismo histrico. Mas tambm no se pode deixar passar em branco o fato de que, cada vez mais, as cincias humanas veem-se submetidas a modelos de avaliao quantitativos que privilegiam o nmero de orientaes concludas em prazos curtos bem como supervalorizam as publicaes (mais em quantidade do que em qualidade). So

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

125

fronteiras delimitadas, podemos pensar, por um discurso capitalista que associa, de modo simplista e genrico, na maioria das vezes, quantidade de produo acadmica com seriedade.

MARIANI, B. Michel Pcheuxs foundation texts and concepts: revisiting Althussser and Lacan. Alfa, So Paulo, v.54, n.1, p.113-127, 2010. ABSTRACT:This paper describes Michel Pcheuxs theoretical development of the concept of subject. Accordingly, it revisits the marxist and psychoanalytical foundation texts that are understood to underpin Pcheuxs conceptual framework. The starting point is the revision of Pcheuxs issues on the 60s theoretical approach to the novel reading practices at that time. The revision includes Althussers and Lacans foundation texts linked to Discourse Analysis, the purpose of which was to recover Althussers reading practice proposal after Freud, which shows that the reading of a symptom is different from a literal reading. The latter presupposes a naive, unaffected-by-ideology, and able-to-nd-the-meaning text reader. It is also different from a hermeneutic text reader, which is likely to nd the meaning that underlies the words. In sum, the paper, on revisiting those foundation issues related to Discourse Analysis, contributes to shed some more light on relevant aspects of its conceptual framework. KEYWORDS: Discourse analysis. Materialism. Psychoanalysis. Subject. Reading.

REFERNCIAS ALTHUSSER, L. Freud e Lacan, Marx e Freud. Traduo de Walter Jos Evangelista. Rio de Janeiro: Graal Editora, 1984. ______. Ler O Capital. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. v.1. BALIBAR, E. Sobre os conceitos fundamentais do materialismo histrico. In: ALTHUSSER, L. Ler O Capital. Rio de Janeiro: Zahar, 1980. v.2. p. 212-213. HENRY, P. Os fundamentos tericos da anlise automtica do discurso de Michel Pcheux. In: GADET, F. HAK, T. (Org.). Traduo de Bethania Mariani et al. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1990. p. 13-38. LACAN, J. De um outro ao outro. Recife: Centro de Estudos Freudianos, 2004. Publicao no comercial exclusiva para os membros do centro de estudos freudianos do Recife. LACAN, J. A instncia da letra no inconsciente. In: ______. Escritos. Traduo de Vera Ribeiro. Rio de Janeiro: Zahar, 1998. p.496-536. ______. O seminrio, livro 2: O eu na teoria de Freud e na tcnica da psicanlise (19541955). Traduo de Marie Christine Laznik Penot. Rio de Janeiro: Zahar, 1992. ______. O seminrio, livro 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanlise.
126 Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

Traduo de MD Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. ______. O seminrio, livro 20: mais, ainda. Texto estabelecido por Jacques AlainMiller. Traduo de MD Magno. Rio de Janeiro: Zahar, 1985. v.19. LEBRUN, J-P. A perverso comum; viver juntos sem outro. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008. MELMAN, C. O homem sem gravidade; gozar a qualquer preo. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2003. MILNER, J-C. O amor da lngua. Porto Alegre: Artes Mdicas, 1987. PCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas: Pontes, 1990. ______. Semntica e discurso: uma crtica armao do bvio. Campinas: Ed. da UNICAMP, 1988. ROUDINESCO, E. Histria da psicanlise na Frana: a batalha dos cem anos. Rio de Janeiro: Zahar, 1988. v.2.

BIBLIOGRAFIA CONSULTADA FREUD, S. O Ego e o Id e outros trabalhos. Rio de Janeiro: Imago, 1976. (Edio Standard Brasileira, v.19).
Recebido em agosto de 2009. Aprovado em novembro de 2009.

Alfa, So Paulo, 54 (1): 113-127, 2010

127

Potrebbero piacerti anche