Sei sulla pagina 1di 4

20 SUPER DICAS DE PORTUGUS PARA VOC NO SE ENROLAR NA HORA DA PROVA!

Dica 1- Uso de A ou H O H indica tempo que j passou, como no exemplo: Eu parei de fumar h algum tempo. O A indica o tempo que ainda vai passar, como no exemplo: Daqui a alguns anos, passarei no concurso Dica 2 Uso de A CERCA DE, H CERCA DE ou ACERCA DE A CERCA DE indica distncia, como na frase Trabalho a cerca de 10 quilmetros da minha casa; H CERCA DE indica tempo aproximado, como no exemplo Te conheo h cerca de 20 anos ACERCA DE o mesmo que A RESPEITO DE, como no exemplo Na reunio falamos acerca de seu desempenho. Dica 3 Uso de AO ENCONTRO DE ou DE ENCONTRO A AO ENCONTRO DE utilizado em uma situao favorvel, como na frase Sua oferta vai ao encontro de minhas expectativas. Aceito! DE ENCONTRO A indica uma situao de oposio, como no exemplo Seus interesses vo de encontro aos meus. No d certo! Dica 4 Uso de AFIM ou A FIM AFIM um adjetivo que passa a ideia de igualdade, semelhana, afinidade. Exemplo: Somos amigos pois temos idias afins A FIM o mesmo que para, e indica finalidade. Exemplo: Sa na balada a fim de diverso Dica 5 Uso de AO INVS DE ou EM VEZ DE EM VEZ DE indica substituio, como no exemplo: Coma verduras e legumes em vez de frituras para ter uma boa sade. AO INVS DE apresenta ideia contrria, uma oposio. Por exemplo: Voc deve falar ao invs de s escutar Dica: se est na dvida, use a expresso EM VEZ DE, j que pode ser utilizada em qualquer situao, em qualquer sentido. Dica 6 Uso de AO NVEL DE ou EM NVEL DE AO NVEL DE significa mesma altura, como no exemplo A cidade do Rio de Janeiro fica ao nvel do mar, enquanto Braslia mais alto EM NVEL DE o mesmo que no mbito de e indica escopo. Exemplo: A deciso foi tomada em nvel de direo, no cabe recurso Dica: por favor, aprenda que no existe a expresso a nvel de como muitos gostam de falar por a. Dica 7 Uso de AONDE ou ONDE AONDE utilizado com verbos que indicam movimento, como na frase Aonde estamos indo? ONDE utilizado com verbos estticos, como em Onde est a minha carteira? Dica: o termo onde utilizado para se referir a espaos fsicos, como em A sala onde ficar a equipe. NUNCA utilize frases do tipo O item da proposta onde tratado o assunto. O correto seria O item da proposta em que tratado este assunto Dica 8 Uso de A PRINCPIO ou EM PRINCPIO EM PRINCPIO o mesmo que em tese, de um modo geral, como na frase Em princpio, achei voc uma pessoa muito legal A PRINCPIO significa comeo, incio, como na frase A princpio, achei voc uma pessoa muito legal. Mas depois percebi que me enganei. Dica 9 Uso de DEMAIS ou DE MAIS DEMAIS pode ser usado como advrbio de intensidade no sentido de muito, e tambm como pronome indefinido no sentido de outros. Como na frase A situao deixou os demais candidatos chateados demais!

DE MAIS o oposto de de menos e so sempre referidos a um substantivo ou pronome. Exemplo: Existem candidatos de mais para eleitores de menos. Dica 10 Uso de EM FACE DE ou FACE A No existe a expresso FACE A na lngua portuguesa. Dessa forma, apenas permitido utilizar a expresso EM FACE A. Exemplo: Em face do aumento do dlar, no vou viajar para o exterior Dica 11 Uso de DENTRE ou ENTRE ENTRE utilizado nos casos em que o verbo no exige a preposio de, como no exemplo: Entre as pessoas desta sala, tenho mais chance. DENTRE j tem o uso mais limitado. Significa no meio de e fruto da unio da s preposies de + entre. Mas para que esta unio ocorra, o verbo precisa exigir a preposio de. Veja exemplos: Ex 1 Ele ressurgiu dentre as pessoas quem ressurge, ressurge de algum lugar. Neste caso, de onde? De entre as pessoas, ou do meio das pessoas. Ex 2 Os msicos saram dentre as primeiras filas quem sai, sai de algum lugar. De onde? Do meio das primeiras filas Dica 12 Uso de ESTE, ESSE ou AQUELE Os pronomes demonstrativos ESTE, ESSE e AQUELE precisam de um pouco de ateno no seu uso, cujas diferenas recorrem ao espao em relao s trs pessoas do discurso, o tempo verbal e a proximidade com os termos da orao. - Pronome ESTE Espao: Indica o que est prximo da pessoa que fala Esta proposta excelente! Tempo: atual Esta semana ligarei para voc. Proximidade com Termos: refere-se ao termo mais prximo Joana e Anglica estiveram aqui. Esta (Anglica) mais inteligente. - Pronome ESSE Espao: indica o que est prximo da pessoa com quem se fala Esse desafio vai mexer com voc! Tempo: passado prximo Casei-me em 2006. Nesse ano meu filho nasceu. Proximidade com Termos: refere-se ideia mais mencionada Leia o Minha Gesto. Esse site fantstico. - Pronome AQUELE Espao: indica o que mais distante da pessoa que fala e da pessoa com quem se fala Aquela proposta que perdeu era muito ruim! Tempo: passado distante Os carros daquela poca eram muito melhores. Proximidade com Termos: refere-se ao termo mais distante formei-me em duas faculdades, medicina e direito. Aquela (medicina) foi muito mais difcil. Dica: o pronome este tambm pode indicar uma ideia que ainda vamos mencionar, como no exemplo: Vamos debater este assunto: ganhar dinheiro. Dica 13 Uso de HAJA VISTA ou HAJA VISTO

HAJA VISTA a nica expresso correta, pois neste contexto a palavra vista invarivel. Mas o verbo haver admite concordncia com o substantivo a que se refere. - Ex 1: Haja vista o ocorrido, no irei trabalhar - Ex 2: Hajam vista os acontecimentos, no irei trabalhar Dica: como a expresso Haja Visto no existe, deve-se dar a preferncia ao uso da forma invarivel HAJA VISTA. Dica 14 Uso de MAIS, MAS ou MS MAIS utilizado tanto como advrbio de intensidade Eu sou mais bonito que voc como pronome indefinido Eu quero mais amor. MAS uma conjuno adversativa e indica oposio, como no exemplo: Eu sa, mas no cheguei l MS um adjetivo, e utilizado como antnimo de boas: As ms aes levam voc para o inferno Dica 15 Uso de MAU ou MAL MAU o oposto de bom, como no exemplo: Eu sou mau. Vou para o inferno MAL o oposto de bem, como no exemplo: Ele fala muito mal Dica 16 Uso de POR ou PR POR preposio: Por favor, reze por mim PR verbo, o mesmo que colocar: Vou pr o livro sobre a estante Dica 17 Uso de POR QUE, PORQUE, POR QU ou PORQU O uso dos porqus no to simples, precisa de um pouco de ateno. Para facilitar o seu entendimento, podemos usar o eficiente mecanismo de substituio: Usa-se o POR QU se puder substituir por por qual motivo, como no final da frase Voc me odeia tanto por qu? Usa-se o PORQU se puder substituir por o motivo, como na frase No sei porqu tenho que estudar tanto! Usa-se o POR QUE se puder substituir por por que motivo, como na frase Eu sei por que voc no me liga mais! Usa-se o PORQUE nas respostas, j que uma conjuno explicativa. Pode ser substitudo por porquanto, como na frase No vi porque sou cego. Dica 17 Uso de POR QUE, PORQUE, POR QU ou PORQU O uso dos porqus no to simples, precisa de um pouco de ateno. Para facilitar o seu entendimento, podemos usar o eficiente mecanismo de substituio: Usa-se o POR QU se puder substituir por por qual motivo, como no final da frase Voc me odeia tanto por qu? Usa-se o PORQU se puder substituir por o motivo, como na frase No sei porqu tenho que estudar tanto! Usa-se o POR QUE se puder substituir por por que motivo, como na frase Eu sei por que voc no me liga mais! Usa-se o PORQUE nas respostas, j que uma conjuno explicativa. Pode ser substitudo por porquanto, como na frase No vi porque sou cego. Obs.: Usa-se o PORQU se puder substituir por o motivo, como na frase No sei porqu tenho que estudar tanto!

Vamos substituir No sei o motivo tenho que estudar tanto! ou No sei por que motivo tenho que estudar tanto! Essa frase caberia o POR QUE e no o PORQU Exemplo com uma Frase usando o PORQU: - No sei o porqu de tanta discurso. Na regrinha, substituindo: No sei o motivo de tanta discurso.

Dica 18 Uso de SE NO ou SENO SE NO o mesmo que caso no, como na frase Se no dormir mais cedo, vou acordar mais tarde SENO o mesmo que do contrrio, como na frase Eu estava dormindo, seno atenderia; ou o mesmo que a no ser, como na frase No fao outra coisa seno amar voc Dica 19 Uso de TO POUCO ou TAMPOUCO TO POUCO o mesmo que muito pouco, como no exemplo Ganho to pouco que no d nem pro cafezinho TAMPOUCO o mesmo que tambm no, como no exemplo No comi a salada tampouco a sobremesa Dica 20 Uso de TODO ou TODO O TODO indica qualquer, como na frase Todo homem gosta de futebol; ou o mesmo que muito, como no exemplo Fiquei todo molhando andando na chuva TODO O significa inteiro ou total, e pode ser observado no exemplo Todo o jantar foi servido e consumido

Potrebbero piacerti anche