Sei sulla pagina 1di 8

CURSO DE EDUCAO E FORMAO (TIPO 2) - SERVIO DE MESA

TESTE ESCRITO DE LNGUA PORTUGUESA


Ano Letivo 2011/2012

GRUPO I L o texto A. TEXTO A

Oliveira milenar do Algarve a mais velha das rvores


1

H 409 rvores classificadas como monumentais no continente. No se incluem as dos jardins botnicos e dos parques da Pena, de Monserrate e do Buaco, nem as da Madeira e dos Aores. Para a abraar, so necessrios cinco homens e tem mais de dois mil anos: a oliveira de Santa Luzia, no Algarve, a rvore mais velha de Portugal e uma das 409 classificadas de Interesse Pblico. A classificao, que se restringe a espcies do continente, feita pela Autoridade Florestal Nacional (AFN) com base na longevidade, no porte, no desenho e na raridade das rvores, mas tambm em motivos histricos e culturais. Segundo a AFN, que tem no seu portal a lista de rvores de Interesse Pblico, o sobreiro a espcie mais classificada, com 42 exemplares. Um deles o de guas de Moura, Palmela, considerado o mais produtivo do mundo: d cortia suficiente para o fabrico de cem mil rolhas, 25 vezes mais do que a quantidade normal.

10

15

20

Portugal, alis, em matria de recordes, orgulha-se de ter a azinheira da Europa com maior projeo de copa, em Lugar das Matas, Santarm, e o carvalho mais antigo da Pennsula Ibrica: o carvalho-roble ou carvalhoalvarinho de Calvos, Braga, que tem 500 anos. Tem ainda o eucalipto mais alto da Europa, com 72 metros, na Mata Nacional de Vale de Canas, Coimbra, que est a ser recuperado depois de, h quatro anos, ter sido fustigado por um incndio. Apenas uma nfima parte das rvores classificadas de Interesse Pblico, 14 entre 409, se encontra em mau estado vegetativo, incluindo duas em vias de desclassificao por estarem a secar, segundo dados da AFN. No grupo das rvores em vias de desclassificao, esto o choupohbrido da Quinta dos Lilazes, Lisboa, e a azinheira da herdade de Pias, Mrtola. A lista negra da AFN integra o castanheiro de Guilhafonso, Guarda, com 517 anos, que, tambm segundo a mesma entidade, est a viver em dificuldade por ter sido atingido por um raio, e o sobreiro de Reguengo Grande, Odemira, que tem o tronco oco e com podrides.
____________________________________________________________________________________________________________________________ _

25

Pblico, 8 de dezembro de 2009 (texto adaptado)

Responde aos itens que se seguem, de acordo com as orientaes que te so dadas. 1- Associa cada elemento da coluna A ao nico elemento da coluna B que lhe corresponde, de acordo com o sentido do texto. Escreve as letras e os nmeros correspondentes. Utiliza cada letra e cada nmero apenas uma vez.

2. Seleciona, para responderes a cada item (2.1. a 2.4.), a nica opo que permite obter uma afirmao adequada ao sentido do texto. Escreve o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. 2.1. Dois dos critrios de atribuio da classificao de Interesse Pblico a uma2 rvore so A) a longevidade e a raiz. B) o desenho e a longevidade. C) a produtividade e o fruto. D) o fruto e a localizao. 2.2. Entre vrios recordes, Portugal o detentor do recorde mundial A) da oliveira com mais idade. B) do sobreiro com maior produtividade. C) da azinheira com maior projeo de copa. D) do eucalipto com mais altura. 2.3. A expresso uma nfima parte (linha 20) deve ser entendida como A) um nmero reduzido. B) a maior parte. C) um nmero infinito. D) a pior parte. 2.4. A lista negra da AFN permite A) impedir que espcies milenares sejam classificadas de Interesse Pblico. B) evitar que rvores em mau estado sejam recuperadas.
_____________________________________________________________________________________________________________________________

C) identificar as rvores que esto em risco de perder a classificao. D) promover a classificao das rvores em bom estado. 3. Seleciona a opo que corresponde nica afirmao falsa, de acordo com o sentido do texto. Escreve o nmero do item e a letra que identifica a opo escolhida. A) O pronome que (linha 7) refere-se a A classificao. B) O pronome que (linha 10) refere-se a a AFN. C) O pronome que (linha 18) refere-se a o eucalipto mais alto da Europa, com 72 metros. D) O pronome que (linha 27) refere-se a o castanheiro de Guilhafonso, Guarda, com 517 anos. TEXTO B L o texto B e responde, de forma completa e bem estruturada, aos itens que se seguem.
Desde que a terra existe, muitas espcies de animais foram desaparecendo, principalmente devido destruio imposta pelo Homem. Nos ltimos 300 anos, o homem provocou a extino de milhes de espcies diferentes. Interesses econmicos, poluio, crescimento das cidades, introduo de espcies mais dotadas em habitats onde no existiam e outras manifestaes da nossa civilizao fazem com que, de 15 em 15 minutos, desaparea para sempre, uma espcie vegetal ou animal. 4 O continente europeu tem vindo a sofrer, ao longo dos tempos, uma enorme transformao na sua paisagem natural. Desde as zonas mais recnditas da Rssia at s plancies de Portugal possvel encontrar uma grande biodiversidade1. Como a fauna e a flora variam, cada pas tem as suas prprias leis de conservao e proteo da vida animal. Estas leis so insuficientes, o que levou extino do Urso-pardo e do Cavalo selvagem, em alguns pases europeus. Ameaados de extino esto tambm o Lobo e o Lince ibrico, outrora abundantes em toda a floresta mediterrnica, mas que s se encontram agora em algumas reservas naturais portuguesas e espanholas. O Lince-ibrico atualmente considerado o felino mais ameaado do mundo e encontra-se classificado como espcie em perigo de extino pelos Livros Vermelhos de Portugal, Espanha e UICN2. Tambm se encontra protegido pela Conveno de Berna e pela Conveno que regulamenta o Comrcio de Espcies Selvagens, sendo considerado pela Diretiva Habitats como uma espcie prioritria. As principais ameaas sua sobrevivncia so a acentuada regresso do coelho-bravo e a destruio dos habitats mediterrnicos. Infelizmente muitos outros animais como a lontra, guia imperial, lobo ibrico, tucano entre muitos outros encontram-se em vias de extino, e a culpa tambm nossa. Contribumos com a poluio, a destruio dos seus habitats para a construo de empreendimentos, e muitas vezes matando-os nas caadas... agora estamos a tentar "remediar a situao"! Se vires o lobo ibrico, a guia, a lontra...no os ataques, preserva-os, porque estes so os ltimos!

___________________________________________________________________________________

In, http://animaisdomundo.com.sapo.pt/

Vocabulrio:
1. 2.
Conjunto de todas as espcies de seres vivos existentes em determinada regio. Unio Internacional para a Conservao da Natureza e dos Recursos Naturais

1. Tendo em conta o texto , assinala com V (verdadeiro) ou com F (Falso) as afirmaes seguintes. 1.11.21.31.41.51.61.71.8Desde que a Terra existe, esto a extinguir-se muitas espcies. Interesses econmicos, poluio, crescimento das cidades, so alguns exemplos da manifestao da civilizao. O continente europeu tem vindo a sofrer, ao longo dos tempos, uma enorme transformao nas suas cidades. Em todo o mundo existe uma grande diversidade de seres vivos. A fauna e a flora so iguais em todos os pases. As leis de conservao e proteo da vida animal so iguais para todos os pases. O lobo ibrico considerado o felino mais ameaado do mundo. A lontra e o tucano so alguns dos animais que se encontram em 5 vias de extino. 2. D um ttulo ao texto. 2.1. Explica a escolha do ttulo. 3. Quem o responsvel pelo desaparecimento de muitas espcies? 3.1. Quais os fatores que contribuem para a extino de vrias espcies? 4- Por que razo variam as leis de conservao e proteo da vida animal de pas para pas? 5- Onde podemos encontrar o Lobo e o Lince ibrico? 67Quais as principais ameaas sobrevivncia do Lince-Ibrico? Refere quais as espcies que esto em perigo de desaparecer. GRUPO II 1- L o seguinte excerto do texto e classifica morfologicamente as palavras destacadas.

___________________________________________________________________________________

Ameaados de extino esto tambm o Lobo e o Lince ibrico, outrora abundantes em toda a floresta mediterrnica

2- Indica qual o verbo principal, em cada uma das frases. 2.1- muitas espcies de animais foram desaparecendo () 2.2- O continente europeu tem vindo () 2.3- O Lince-ibrico atualmente considerado o felino mais ameaado do mundo () 2.4- Indica a que conjugao pertence cada um dos verbos que indicaste. 3- Completa os espaos com os verbos, nos tempos indicados entre parnteses, de modo a obteres informaes sobre alguns animais em vias de extino.
O lobo da Pennsula Ibrica uma subespcie do lobo cinzento. No incio do sculo XX, _____________ (verbo SER no pretrito-imperfeito do indicativo) relativamente comum e ____________________ (verbo OCUPAR no pretrito-imperfeito do indicativo) diversos territrios. A sua populao deve rondar entre 1600 e 1700 lobos, dos quais, 150 a 200 __________________ (verbo HABITAR no futuro do Indicativo) o nordeste transmontano.

6
A mdia de vida dos Pandas ______________ (verbo SER no presente do modo indicativo) de 10 a 15 anos no seu habitat selvagem e at 30 anos em cativeiro. A devastao das florestas asiticas e a lenta produo do bambu _______________ (verbo COLOCAR no pretrito-perfeito do modo indicativo) o panda em perigo de extino. Tambm chamado de "delfim", o golfinho _____________ (verbo SER no presente do modo indicativo) um mamfero perfeitamente adequado para viver no mar. Os golfinhos _____________ (verbo NADAR no presente do modo indicativo) a uma velocidade de 61 km/h e _________________ (verbo ALIMENTAR-SE no presente do indicativo) de peixes.

4- Substitui as palavras sublinhadas pelo pronome correspondente.


4.1- Desde as zonas mais recnditas da Rssia at s plancies de Portugal possvel

encontrar uma grande biodiversidade .


4.2- Os homens alimentam os golfinhos com peixe. 4.3- Os lobos habitaro o Nordeste Transmontano. 4.4- Eu fiz cartazes de sensibilizao sobre as espcies em vias de extino.

___________________________________________________________________________________

GRUPO III Escolhe um dos seguintes temas e produz um texto com um mnimo de 150 e um mximo de 180 palavras. 1- O espao das florestas e das matas tem vindo a diminuir, para que cresam espaos urbanos. Com o objetivo de preservar as florestas, em 2011, celebra-se o Ano Internacional das Florestas. Escreve um texto, que pudesse ser divulgado num folheto, em que expresses uma opinio relativamente responsabilidade de cada cidado na preservao das florestas, apelando ao envolvimento de todos.
2- Escreve um texto, no qual descrevas o que representa a imagem. D a tua opinio sobre o assunto.

Antes de escrever o texto, tome ateno s seguintes indicaes: - Tente estabelecer com clareza o seu ponto de vista sobre o assunto, de modo a que as suas afirmaes e raciocnios sejam coerentes e faam sentido. - Organize o texto de modo a que tenha introduo, desenvolvimento e concluso, estabelecendo pargrafos sempre que for necessrio. - Tente exprimir-se corretamente, tendo em ateno a construo das frases, a ortografia, a acentuao, a escolha do vocabulrio adequado e a pontuao. - Elabore um rascunho para que possa corrigir o que for necessrio. - Depois de escrever o texto, releia-o com muita ateno antes de entregar o seu teste.

___________________________________________________________________________________

FIM

Bom trabalho!

___________________________________________________________________________________

Potrebbero piacerti anche