Sei sulla pagina 1di 6

Instituto de Educao Rangel Pestana Disciplina : Lngua Portuguesa Data: Aluno(a):

Turma: N:

TOLERNCIA Quando o mundo se torna violento, buscamos uma explicao em que a compreenso se expresse em atos e palavras. Mas como explicar a tortura, o assassinato, a censura, o imperialismo ou o terrorismo, ferramentas favoritas dos repressores que querem evitar qualquer opinio divergente? Histrias recentes da Amrica Latina, da Europa e do Oriente Mdio comprovam tais fatos: o caso de Cuba de Castro, do Peru de Fujimori e dos radicalismos polticos, de triste memria, da Argentina e do Brasil ; a incompreenso de protestantes e catlicos, na Irlanda; a questo entre judeus e palestinos,que faz sangrar a Terra Santa. O fanatismo defensor de uma verdade aceita como nica no patrimnio exclusivo das ditaduras. Hoje os fundamentalismos religiosos, misturados a frustraes econmicas e sociais, so a expresso patolgica de uma quebra de equilbrio do universo. Como, ento, enfrent-los? No h melhor antdoto contra a conduta intolerante que a liberdade, consequncia da pluralidade, que consiste em defender ideias prprias, mas aceitando que o outro possa ter razo. Precisamos reconhecer velhas verdades: a violncia gera violncia; todo poder abusivo; o fanatismo inimigo da razo; todas as vidas so preciosas; a 20 guerra jamais gloriosa, exceto para os vencedores que crem que Deus est ao lado dos grandes exrcitos. A solidariedade e a tolerncia democrtica, inexistentes no nosso tempo, implicam uma revoluo em nossas mentalidades e na aceitao do que percebemos como diferentes, para se configurar uma 25 sociedade multicultural. Esses so os desafios ticos que deveramos enfrentar, sem a arrogncia dos pases desenvolvidos e sem a marginalizao dos subdesenvolvidos, afundados na misria e na fome.
(Carlos Alberto Rabaa, em O Dia, 21 /11 / 01)

1) Para o autor, o maior problema do mundo atual : a) o fanatismo religioso b) as ditaduras c) a intolerncia d) a violncia e) a misria 2) O autor faz aluso a problemas especficos de vrios pases. Aquele cujo problema diferente do dos demais : a) Brasil b) Irlanda c) Argentina d) Cuba e) Peru 3) Com base nas idias contidas no texto, pode-se afirmar que: a) s as ditaduras aceitam uma verdade tida como nica. b) o fundamentalismo religioso no colabora com a queda do equilbrio universal. c) nada pode combater a intolerncia de nossos dias. d) tudo pode ser explicado, inclusive a intolerncia. e) o mundo atual no tem solidariedade e tolerncia democrtica.

4) Em sua funo anafrica, o pronome relativo que (/. 16) refere-se no texto a: a) antdoto b) pluralidade c) idias d) conduta e) liberdade 5) No so elementos antagnicos: a) Brasil / Argentina b) protestantes / catlicos c) judeus / palestinos d) arrogncia / marginalizao e) conduta intolerante / liberdade 6) Expresso patolgica (l. 13) expresso: a) deturpada b) exagerada c) cotidiana d) mrbida e) sombria 7) Segundo o texto, ser livre : a) fazer o que se quer. b) valorizar as suas idias, em detrimento das dos outros. c) ter suas idias e admitir as dos outros. d) viver intensamente. e) no se preocupar com a intolerncia do mundo.

Aluno(a)1 Aluno(a)a 1 b a c b d c e d e 2 a 2 b a c b d c e d e 3 a 3 b a c b d c e d e 4 a 4 b a c b d c e d e 5 a 5 b a c b d c e d e 6 a 6 b a c b d c e d e 7 a 7 b a c b d c e d e 8 a 8 b a c b d c e d e

N9 Na 9 b a c b d c e d e 10 a 10 b a c b d c e d e

Aluno(a)1 a b c d e 2 a b c d e 3 a b c d e 4 a b c d e 5 a b c d e 6 a b c d e 7 a b c d e 8 a b c d e

N9 a b c d e 10 a b c d e

Aluno(a)1 a b c d e 2 a b c d e 3 a b c d e 4 a b c d e 5 a b c d e 6 a b c d e 7 a b c d e 8 a b c d e

N9 a b c d e 10 a b c d e

TURMA:

TURMA:

TURMA:

TURMA:

TOLERNCIA Quando o mundo se torna violento, buscamos uma explicao em que a compreenso se expresse em atos e palavras. Mas como explicar a tortura, o assassinato, a censura, o imperialismo ou o terrorismo, ferramentas favoritas dos repressores que querem evitar qualquer opinio divergente? Histrias recentes da Amrica Latina, da Europa e do Oriente Mdio comprovam tais fatos: o caso de Cuba de Castro, do Peru de Fujimori e dos radicalismos polticos, de triste memria, da Argentina e do Brasil ; a incompreenso de protestantes e catlicos, na Irlanda; a questo entre judeus e palestinos,que faz sangrar a Terra Santa. O fanatismo

defensor de uma verdade aceita como nica no patrimnio exclusivo das ditaduras. Hoje os fundamentalismos religiosos, misturados a frustraes econmicas e sociais, so a expresso patolgica de uma quebra de equilbrio do universo. Como, ento, enfrent-los? No h melhor antdoto contra a conduta intolerante que a liberdade, conseqncia da pluralidade, que consiste em defender idias prprias, mas aceitando que o outro possa ter razo. Precisamos reconhecer velhas verdades: a violncia gera violncia; todo poder abusivo; o fanatismo inimigo da razo; todas as vidas so preciosas; a 20 guerra jamais gloriosa, exceto para os vencedores que crem que Deus est ao lado dos grandes exrcitos. A solidariedade e a tolerncia democrtica, inexistentes no nosso tempo, implicam uma revoluo em nossas mentalidades e na aceitao do que percebemos como diferentes, para se configurar uma 25 sociedade multicultural. Esses so os desafios ticos que deveramos enfrentar, sem a arrogncia dos pases desenvolvidos e sem a marginalizao dos subdesenvolvidos, afundados na misria e na fome.
(Carlos Alberto Rabaa, em O Dia, 21 /11 / 01)

1) Para o autor, o maior problema do mundo atual : a) o fanatismo religioso b) as ditaduras c) a intolerncia d) a violncia e) a misria 2) O autor faz aluso a problemas especficos de vrios pases. Aquele cujo problema diferente do dos demais : a) Brasil b) Irlanda c) Argentina d) Cuba e) Peru 3) Com base nas idias contidas no texto, pode-se afirmar que: a) s as ditaduras aceitam uma verdade tida como nica. b) o fundamentalismo religioso no colabora com a queda do equilbrio universal. c) nada pode combater a intolerncia de nossos dias. d) tudo pode ser explicado, inclusive a intolerncia. e) o mundo atual no tem solidariedade e tolerncia democrtica. 4) Em sua funo anafrica, o pronome relativo que (/. 16) refere-se no texto a: a) antdoto b) pluralidade c) idias d) conduta e) liberdade 5) No so elementos antagnicos: a) Brasil / Argentina b) protestantes / catlicos c) judeus / palestinos d) arrogncia / marginalizao e) conduta intolerante / liberdade 6) Expresso patolgica (l. 13) expresso: a) deturpada b) exagerada c) cotidiana

d) mrbida e) sombria 7) Segundo o texto, ser livre : a) fazer o que se quer. b) valorizar as suas idias, em detrimento das dos outros. c) ter suas idias e admitir as dos outros. d) viver intensamente. e) no se preocupar com a intolerncia do mundo.
Gabarito comentado 1) Letra c Todo o texto fala da intolerncia entre os homens. Na realidade, o fanatismo, tambm abordado, uma conseqncia da falta de tolerncia. O trecho que melhor explica a preocupao do autor com a intolerncia o seguinte: No h melhor antdoto contra a conduta intolerante que a liberdade... (/. 15/16) 2) Letra b Essa questo pede conhecimentos extratexto. O problema do Brasil, da Argentina, de Cuba e do Peru de ditadura. O problema da Irlanda, mais precisamente da Irlanda do Norte, a luta separatista envolvendo catlicos e protestantes. 3) Letra e A resposta se encontra, explcita, na passagem: A solidariedade e a tolerncia democrtica, inexistentes no nosso tempo... (/. 22/23) 4)Letra e O antecedente do pronome relativo que no a palavra pluralidade, colocada imediatamente antes dele, como possa parecer. Faa a substituio e voc ver, pelo sentido, que o referente liberdade: a liberdade consiste em defender idias prprias. 5) Letra a Nada no texto ope o Brasil Argentina. So apenas citados como pases que passaram por problemas semelhantes no que toca intolerncia de seus governos autoritrios. 6) Letra d Questo de sinonmia. Basta consultar um bom dicionrio para comprovar. O adjetivo patolgico pode ser entendido como doentio, mrbido. 7) Letra c Realmente muitos pensam que ser livre fazer tudo aquilo que deseja, mas no o que o texto nos diz. A letra a absurda por si mesma. As alternativas b, d e e so parecidas, todas apontam para uma conduta egostica, que o texto procura combater. A resposta surge, clara, na passagem que segue: ...consiste em defender idias prprias, mas aceitando que o outro possa ter razo. (/. 16/17)

Potrebbero piacerti anche