Sei sulla pagina 1di 10

DOPING

DOPING
O doping (ou dopagem) no mais que um termo ingls que designa o uso de substncias naturais ou sintticas com o objetivo de melhorar o desempenho dos atletas em competies. Este objetivo ilcito e por isso so feitos testes de doping durante competies.

SUBSTNCIAS DOPANTES
- Estimulantes; - Esterides anabolizantes; - Analgsicos Narcticos; - Hormonas peptdicas; - Diurticos.

ESTIMULANTES
Substncias que estimulam e aceleram a actividade cerebral, o que faz com que a resposta nervosa seja mais rpida, aumenta a actividade dos atletas e diminui o cansao.
Efeitos secundrios:

Anfetaminas Cocana Estricnina Cafena Efedrina

- Aumento da agressividade; - Aumento da temperatura corporal; - Nuseas e vmitos; - Insnias; - Dores de cabea; - Hipertenso arterial; - Palpitaes; - Arritmias cardacas; - Dependncia.

ESTERIDES ANABOLIZANTES
Os esterides existem naturalmente no nosso organismo, principalmente nos homens. Um dos exemplos mais comuns a testosterona, a principal hormona esteride masculina, que existe em ambos os sexos mas que apresenta concentraes mais elevadas nos homens do que nas mulheres.

A principal aco dos esterides anabolizantes aumentar a massa muscular e a fora.

ESTERIDES ANABOLIZANTES
Efeitos secundrios:
-Aumento da agressividade; - Queda de cabelo; - Acne; - Infertilidade; - Diminuio do crescimento corporal nos mais jovens; - Doenas cardiovasculares e hepticas; - Tumores; -Dependncia;

Nas mulheres: - Aparecimento de barba; - Alterao da voz; - Alteraes do ciclo mestrual.

Nos homens: - Atrofia testicular; - Desenvolvimento de glndulas mamrias; - Impotncia sexual.

ANALGSICOS NARCTICOS
Actuam sobre o Sistema Nervoso Central e tm como objetivo tentar diminuir a sensao de dor.

-Herona - Metadona - Morfina - Petidina

Efeitos secundrios: - Agravamento de leses; - Afecta o equilbrio e a coordenao; - Depresso; - Paragem respiratria.

HORMONAS PEPTDICAS
Tm como objetivos a acelerao do crescimento corporal e a potncia muscular, diminuir a sensao de dor, favorecer recuperaes mais rpidas aps o esforo, aumentar o nmero de glbulos vermelhos e a capacidade de transporte de oxignio

Hormona de crescimento Eritropoietina Insulina

Efeitos secundrios: - Embolias; - Enfraquecimento muscular; - Diabetes; - Hipertenso arterial; - Leucemia; - Doenas articulares; - Insnias; - Anemia.

DIURTICOS
Tm como objetivo aumentar a produo de urina para eliminar mais rapidamente substncias dopantes. Os diurticos so tambm usados para perda de peso, nomeadamente em desportos divididos por categorias de peso. Efeitos secundrios:
- Reduo brusca de peso; - Desidratao; - Cibras; - Problemas renais; - Tonturas; - Alterao do ritmo cardaco.

O doping visa apenas o resultado, ignorando completamente a tica do desporto. Alm disso, todos os atletas devem partir em iguais condies para todos as competies. O doping uma prtica altamente perigosa. Infelizmente (ou no) quase todas as tcnicas dopantes apresentam perigos para sade humana, o que s por si devia ser suficiente para dissuadir os desportistas de a usar.

Potrebbero piacerti anche