Sei sulla pagina 1di 9

Decreto Lei 911/69 Art.

4 Se o bem alienado fiduciariamente no for encontrado ou no se achar na posse do devedor, o credor poder requerer a converso do pedido de busca e apreenso, nos mesmos autos, em ao de depsito, na forma prevista no Captulo II, do Ttulo I, do Livro IV, do Cdigo de Processo Civil. (Redao dada pela Lei n 6.071, de 1974)

Lei n 10.931/04: as alteraes ao Decreto-Lei n 911/69.


Questes relevantes
http://jus.com.br/revista/texto/6080
Publicado em 12/2004

Marcus Vincius Moura de Oliveira

A nova Lei n 10.931 de 2004, que entrou em vigor em 02/08, apresenta, no que se refere s alteraes ao Decreto Lei 911/69, alguns pontos positivos que trazem maior efetividade ao processo de busca e apreenso e satisfao do crdito em atraso para contratos com alienao fiduciria em garantia. Entretanto, diante da deficiente e omissa redao de alguns dispositivos legais, nossos legisladores ensejaram algumas dvidas que, certamente, engendraro interpretaes diversas sobre algumas questes, inclusive no mbito constitucional.

Outrossim, deve-se observar que as alteraes no Decreto-Lei 911/69 obrigam s Instituies Financeiras dispensar maior cautela na propositura da ao de busca e apreenso, especialmente quando houver elaborao de clculos do valor da dvida em contratos de alienao fiduciria, pois, doravante, possvel pedido contraposto na defesa do devedor. Conseqentemente, haver ampla discusso, reviso de clusulas e encargos contratuais na ao de busca e apreenso, para apurao de supostos valores pagos a maior na hiptese de alegao do devedor.

A nova lei altera substancialmente os pargrafos 1 ao 6 do artigo 3 do Decreto 911/69, incluindo os s 7 e 8, visando atenuar a dificuldade que anteriormente as Instituies financeiras enfrentavam para venda do bem retomado do devedor inadimplente. Nas justificativas do Projeto da Lei 10.931, o escopo do legislador evitar, entre outras conseqncias, a "extensa frota e automveis ociosos e em processo de deteriorao, situao essa economicamente indesejvel e ineficiente, configurando total desperdcio de recursos".

No que tange a vigncia da novel legislao, por alterar apenas normas de natureza processual, tem aplicao imediata nos processos em andamento, observando-se o Princpio do Isolamento dos Atos Processuais, acolhido pelo nosso ordenamento jurdico.

A principal modificao, e que gera maior celeridade ao processo de recuperao do crdito concedido, foi introduzida pelo 1, do artigo 3, onde prev que aps 5 dias da efetivao da liminar de busca e apreenso do bem dado em garantia, poder o credor requerer junto s reparties competentes a expedio de novo certificado de registro de propriedade, em nome do prprio credor ou de terceiro por ele indicado, livre do nus. Com relao ao prazo de contestao, houve alterao com a introduo do 3 do artigo 3, passando de 3(trs) dias para 15(quinze) dias o prazo para resposta, contados da execuo da liminar.

Temos que omisso o referido dispositivo da Lei 10.931/04, pois poder causar diversas interpretaes e debates, especialmente porque no prev a citao do devedor para apresentao de defesa, o que violaria, em tese, o amplo contraditrio.

No revogado 1 do Dec. Lei 911/69, estava expresso que, depois de executada a liminar, o ru seria citado para oferecer sua defesa.

Ocorre que a alterao imposta no 3 do artigo 3 da Lei 10.931/04 no prev a citao do ru para apresentao da contestao, o que pode causar a nulidade do processo.

A interpretao literal do referido artigo leva-nos a considerar que o prazo de apresentao de defesa do ru inicia-se da efetivao da liminar, independente da citao do mesmo, mesmo que o bem no seja encontrado com o ru, ou seja, com terceiro.

Por isso, recomendvel que a Instituio Financeira no proceda a venda do bem apreendido no caso de no haver a citao pessoal do ru. Devem ser empreendidos todos esforos e utilizadas todas formas de citao do requerido antes da venda do bem, evitando-se, assim, a declarao posterior de nulidade do processo.

Outra mudana relevante com a entrada em vigor da referida legislao e que propicia mais segurana no recebimento do crdito a de que no h mais possibilidade de purgao da mora pelo devedor, caso j efetuado o pagamento de 40% do preo financiado. Agora, nos termos do 2, do artigo 3, o devedor somente ter a faculdade de, no prazo de 5 dias da efetivao da liminar,pagar integralmente a dvida pendente, ou seja, o total do valor financiado, excludos os juros futuros, conforme planilha de clculo apresentada na petio inicial. Neste caso, o bem ser devolvido ao requerido, livre do nus da alienao fiduciria.

Haver, certamente, aqueles que alegaro inconstitucionalidade dos artigos acima mencionados, sustentando que "ningum poder ser privado de seus bens antes do devido processo legal", ou ainda, que h afronta ao Princpio do Contraditrio.

Entretanto, relevante salientar que o dispositivo legal que prev a venda antecipada do bem antes da sentena no inconstitucional, pois na alienao fiduciria o credor o proprietrio do bem desde a concesso do crdito financiado at o pagamento integral. O devedor apenas se mantm na posse direta do bem, usufruindo do mesmo. Desta forma, no h o que se falar em inconstitucionalidade ou at mesmo em confisco de bens, porquanto cedio que o bem dado em garantia na alienao fiduciria no faz parte do patrimnio do devedor at o pagamento integral da dvida. No h tambm afronta ao Princpio do Contraditrio, uma vez que a nova legislao propicia maior prazo para apresentao de defesa (15 dias da execuo da liminar), ensejando a formulao de pedido contraposto pelo devedor, para restituio de pagamento a maior, o que sugere maior discusso sobre o contrato celebrado.

Alm disso, a Lei prev, na modificao do 6 do artigo 3, no caso de improcedncia da ao de busca e apreenso, a obrigatoriedade de condenao do credor ao pagamento de multa, em favor do devedor, equivalente a 50% do valor originalmente financiado, devidamente atualizado, caso o bem j tenha sido alienado. Esta multa no exclui a responsabilidade do credor por perdas e danos (7, art. 3).

Relevante salientar que as Instituies Financeiras, ao passo que podero utilizar-se de maior celeridade para venda do bem dado em garantia, concomitantemente, devero atentar para a penalidade imposta no 6 do artigo 3.

Assim sendo, antes da venda do bem, para evitar a multa prevista, devero ser analisadas todas as possibilidades de improcedncia da ao e que possam motivar contestao e discusso do devedor, mormente no que tange a clusulas e encargos previstos no contrato, bem como sobre os valores efetivamente pagos pelo devedor.

Ademais, outra inovao da Lei 10.931/04 a possibilidade do devedor apresentar contestao aps o pagamento integral da dvida e ter-lhe restitudo o bem sem qualquer gravame.

Nota-se, portanto, a possibilidade de ampla discusso do contrato de emprstimo com alienao fiduciria na prpria ao de busca e apreenso, mesmo aps a quitao do financiamento e restituio do bem ao devedor.

Antes, com a quitao da dvida, a conseqncia seria a extino do processo, por falta de objeto, uma vez que a defesa do devedor estava limitada a alegao de pagamento do dbito vencido ou o cumprimento das obrigaes contratuais.

Doravante, com a possibilidade de pedido de repetio de indbito pelo requerido, a ao de busca e apreenso prevista nos casos do Decreto-Lei 911/69 tem carter dplice, cabendo, inclusive, a realizao de percia contbil para apurao de valores.

No que tange ao efeito concedido ao Recurso de Apelao, est mantida a determinao de que dever ser recebido apenas no efeito devolutivo (art. 3, 5).

Tambm est mantida a determinao de que a ao de busca e apreenso constitui processo autnomo e independente de qualquer outro procedimento posterior.

Em suma, as alteraes do Dec. Lei 911/69, impostas pela Lei 10.931/04, a bem da verdade, trazem maior agilidade na venda do bem retomado e efetividade na recuperao do crdito em processo de busca e apreenso.

Por fim, a nova Legislao possibilita ampla discusso sobre o contrato de emprstimo com alienao fiduciria na prpria ao de busca e apreenso, exigindo maior ateno da Instituio Financeira no que se refere ao valor devido pelo muturio e apresentado na propositura da ao, evitando-se contestao do requerido e a aplicao da pesada multa prevista no 6 do artigo 3, alterado pela Lei 10.931/04. Autor Marcus Vincius Moura de Oliveira Advogado, Ps-Graduado em Processo Civil na PUC/SP

Abordagem crtica ao Decreto-Lei n 911/69 e sua alteraes


Mateus Lima Silveira, Eduardo Prado Kolton O Decreto-Lei n 911 de 1/10/1969 estabelece normas processuais sobre alienao fiduciria. Inicialmente, cumpre salientar que a referida legislao foi editada no perodo da ditadura militar no Brasil, trazendo em seu texto regras que, claramente, protegem e reforam as instituies financeiras, detentoras do poderio econmico. O ano em que tal diploma legal foi elaborado poderia explicar a sua completa incongruncia com o ordenamento jurdico vigente. No entanto, suas alteraes, as mais importantes trazidas pela Lei n 10.931/04, somente facilitam a atuao das instituies credoras, tanto na busca e apreenso do bem alienado fiduciariamente, como na sua venda, independentemente de leilo, hasta pblica, avaliao prvia ou qualquer outra medida judicial ou extrajudicial, salvo disposio expressa no contrato, ficando, o devedor fiducirio indefeso. Alm disso, ferem os princpios constitucionais da ampla defesa e do contraditrio, da isonomia e do livre convencimento do juiz, levando-o a conceder a busca a apreenso do bem alienado fiduciariamente sem a oitiva da parte contrria. Por tudo isso que somos levados a crer na fora que tais instituies possuem no Congresso Nacional, pois elas so as nicas beneficiadas pelo citado Decreto, ao arrepio de todo

ordenamento jurdico vigente. Sendo este o entendimento extrado dos acrdos selecionados1 do Egrgio Tribunal de Justia do Estado do Rio Grande do Sul. Para abordar este assunto mister se faz conceituar a alienao fiduciria em garantia, que na lio do eminente jurista Orlando Gomes constitui-se no [...] negcio jurdico pelo qual uma das partes adquire, em confiana, a propriedade de um bem, obrigando-se a devolv-lo quando se verifique o acontecimento a que se tenha subordinado tal obrigao, ou lhe seja pedida a restituio. (apud Rodrigues, 2003, p. 181) A alienao fiduciria representa uma garantia bastante satisfatria, uma vez que representada pelo prprio domnio da coisa, bem como pela posse indireta, que transferida pelo financiado ao financiador, possuindo, este a propriedade do bem, mesmo que resolvel. No entanto, ter o domnio pleno com ocorrncia do inadimplemento por parte do financiado. Destarte, se o financiado no pagar as prestaes ajustadas a coisa alienada fiduciariamente passa ao patrimnio do credor, obtendo a posse direta com a finalidade vend-la e pagar-se de seu crdito. A natureza jurdica deste instituto trata-se de compra e venda feita sob uma condio resolutiva. O Tribunal de Justia gacho tem decidido que no possvel a concesso medida liminar de busca e apreenso quando o fundamento para tal a simples mora, obstando ao fiduciante a mais ampla defesa. O Decreto-Lei n 911/69 est, a toda evidncia, neste ponto, desconforme com a legislao vigente, como bem ressaltam os seguintes julgados: 700112514852, 700127086573, 700127213124 e 700126188235. Ademais, de ser garantido ao devedor a ampla defesa, mormente em no sendo caso de risco de dano irreparvel ou de difcil reparao. Por isso, se faz necessrio que estejam presentes os requisitos autorizadores essenciais e comuns concesso de liminares em geral, quais sejam o fumus boni iuris e o periculum in mora. A Lei n 10.931/04 trouxe alteraes ao Decreto-Lei n 911/69, as quais apresentam maior efetividade ao processo de busca e apreenso e satisfao do crdito em atraso para contratos com alienao fiduciria em garantia. No que tange a vigncia da referida lei, por alterar apenas normas de natureza processual, esta possui imediata aplicao nos processos em andamento, devido a princpio do isolamento dos atos processuais, acolhido pelo nosso ordenamento jurdico. O art. 2 permite ao proprietrio fiducirio vender o bem a terceiros independente de leilo, praa ou hasta pblica, bem como comprovado o inadimplemento contratual, ser facultado ao credor, considerar vencidas todas a obrigaes contratuais, independentemente de aviso ou notificao judicial ou extrajudicial. A nova lei alterou substancialmente os pargrafos 1 ao 6 do artigo 3 do Decreto-Lei n 911/69, incluindo os pargrafos 7 e 8, visando facilitar a venda do bem retomado do devedor inadimplente pelas Instituies financeiras6. De acordo com o art. 3 do Decreto-Lei n 911, comprovada a mora e o ajuste contratual, poder o proprietrio fiducirio ou o credor, requerer a busca e apreenso do bem alienado fiduciariamente. Comparando a redao primitiva dos pargrafos do referido artigo com a criada pela Lei n 10.931 de 2004, resta notrio o favorecimento das instituies financeiras frente o devedor. Previa, inicialmente, o 1 que executada a medida liminar de busca e apreenso poderia o ru, tendo pago 40% do preo financiado, requerer a purgao da mora. J com a nova redao, tal possibilidade foi suprimida do texto legal, podendo o credor, aps 5 dias da efetivao da liminar de busca e apreenso do bem dado em garantia, requerer junto s reparties competentes a expedio de novo certificado de registro de propriedade, em seu nome ou de terceiro por ele indicado, livre do nus, deixando como nica possibilidade ao devedor, de acordo com o 2, no prazo do pargrafo 1 pagar a integralidade da dvida7 pendente, para o bem lhe ser restitudo livre do nus.

No que tange prazo contestacional, houve alterao com a introduo do pargrafo 3 do artigo 3, passando de trs dias para quinze dias o prazo para resposta, contados da execuo da liminar, desconforme com o art. 241, do CPC. Porm, omisso o referido dispositivo, pois no prev a citao do devedor para apresentao de contestao, o que pode gerar a nulidade de todo o processo, por desrespeitar o princpio constitucional do amplo contraditrio. previsto no pargrafo 5, tambm do art. 3, que da sentena, em caso de procedncia do pedido, cabvel o recurso de apelao, recebida apenas no efeito devolutivo8, no havendo a suspenso de seus efeitos, podendo o credor proceder venda extrajudicial do bem. Quando no for encontrado o bem alienado fiduciariamente, pode o credor requerer a converso do pedido de busca e apreenso, nos mesmos autos, em ao de depsito9. Embora o Pleno do STF tenha decidido que constitucional a priso do devedor alienante, caso no entregue o bem alienado fiduciariamente, a Corte Especial do STJ, tornou pacfico o entendimento no sentido de que descabe a priso do devedor civil que descumpre contrato garantido por alienao fiduciria10, sendo esta orientao a de melhor tom. Portanto, ainda que prevista a discusso de clusulas e encargos contratuais nos prprios autos da ao de busca e apreenso, bem como multa em favor do devedor fiducirio, em caso de improcedncia da ao, com a anlise acima exposta, resta notvel que a fora econmica das instituies financeiras se faz presente em nosso Poder Legislativo, desde de a poca dos governos militares, quando foi editado o Decreto-Lei n 911/69, at hoje, com leis rapidamente editadas e votadas, de acordo com os critrios de convenincia ditados pelos lobbys dos bancos. Notas: 1 AGRAVO DE INSTRUMENTO. ALIENAO FIDUCIRIA. AO DE BUSCA E APREENSO. CONTRATO DE ALIENAO CDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR. FUNDAMENTOS E APLICAO. NULIDADE ABSOLUTA DAS CLUSULAS ABUSIVAS. PRINCPIO DA PRESERVAO DOS NEGCIOS, SUPRIMENTO DA VONTADE VICIADA E INTEGRAO JURISDICIONAL. NUS DA PROVA. O cdigo de proteo ao consumidor (Lei n8078/90) tambm aplicvel aos negcios jurdicos firmados entre os agentes econmicos, as instituies financeiras e os usurios de seus produtos e servios (Art-3, Par-2), importando na declarao de nulidade formal absoluta das clusulas viciadas por abuso de poder econmico, excesso de onerosidade e/ou enganosidade negocial (Art-51, e Par-1). No entanto, a validade do negcio pode remanescer, quantum satis e no mbito de litgio judicializado, mediante a aplicao do princpio da preservao dos negcios (Art-51, Par-2), com a nulificao ex tunc e suprimento vlido das clusulas viciadas atravs da reconstruo judicial (integrao) provocada ou necessria,pois as nulidades formais e materiais absolutas so cognociveis de ofcio e em qual quer grau de jurisdio, mbito em que o CDC sufraga, dentre outros, o princpio do inverso do nus da prova em benefcio do consumidor, em face da sal objetiva hipossuficincia volitiva nas relaes de consumo (Art-6, Inc-VIII, e Art-51, Inc-VI). Direito subjetivo a purgao da mora pelo devedor fiducirio. Os princpios que fundamentam o Cdigo de Proteo ao Consumidor (Lei n8078/90) asseguram ao devedor fiducirio, at prova concreta sobre matria de fato em sentido contrrio, o direito subjetivo de purgao da mora, independentemente da implementao da ab-rogada condio percentual estabelecida nas relaes de consumo por fora do disposto no Art-119, c/c o Art-51, Inc-IV, e Par-1, Incisos II e III, do CDC. Direito a purga da mora reconhecido. O DIREITO constitucional da ampla defesa na ao de busca e apreenso de bem sob alienao fiduciria. O direito fundamental insculpido no Art-5, Inc-LV, da CF, assegura a efetividade do contraditrio e da ampla defesa aos litigantes devido, processo lega judicial ou extrajudicial, com todos os meios e recursos a ela inerentes, razo pela qual o Art-3, Par-2, do DL n 911/69, no foi recepcionado pela Carta Poltica de 88, pois restringe estas magnas

garantias na ao de busca e apreenso de bem sob alienao fiduciria em garantia, caracterizando nulidade processual de pleno direito, inclusive porque o Art-83 do Cdigo de Defesa do Consumidor dispe mandatriamente que, para defesa dos direitos e interesses por ele protegidos, so admissveis todas as espcies de aes e excees capazes de propiciar a sua adequada e efetiva tutela. A pagas, impende mant-la na posse e guarda do bem objeto do contratexame de plausibilidade: A ocorrncia de mora accipiendi e os seus efeitos jurdicos nos negcios litigiosos. Em exame processual de plausibilidade, os procedimentos voluntrios desenvolvidos pelo devedor em Juzo, a fim de reforar o fumus boni juris e o periculum in moraque fundamentam as pretenses ou excees que deduziu na causa, bem assim qualificar a segurana patrimonial do litgio na parte em que advoga incumbir-lhe o ordenamento jurdico, caracterizam uma espcie de presuno jure et de jurequanto ao seu nimo de adimplemento e litigncia de boa-f, mbito em que se insere, dentre outros, o pedido para consignar, tpica ou atipicamente, os valores que entende juridicamente corretos e devidos em demandas nas quais discute a nulidade formal e/ou material absoluta derivada da constituio abusiva, excessiva e/ou enganosa, de obrigaes pecunirias constitudas pelo credor no plano extrajudicial, independentemente dos valores depositados virem das obrigaes. Neste contexto e em Juzo processual de plausibilidade sobre prova instrumental acerca do abuso do poder econmico, excesso de onerosidade e/ou enganosidade negocial nas clusulas relativas aos encargos financeiros e outras obrigaes essenciais e acessrias incidentes sobre o negcio jurdico litigioso sub judice, impe-se a concluso de que, no curso do processo e at o julgamento final da lide, no se caracteriza a constituio em mora do devedor pelo vencimento de obrigao viciada por nulidade formal e/ou material absoluta, da resultando a deciso provisria de suspenso da eficcia dessas obrigaes nos lindes do negcio em que inseridas, todavia modificvel por comprovado fato jurdico no superveniente na causa, de livre apreciao fundamentada pelo Juzo a quo. Agravo Improvido. (Agravo de Instrumento N 598561793, Dcima Quarta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Aymor Roque Pottes de Mello, Julgado em 04/03/1999). Fonte: <www.tj.rs.gov.br> acesso em 12 de setembro de 2005. AGRAVO DE INSTRUMENTO. BUSCA E APREENSO. ALIENAO FIDUCIRIA. Os privilgios institudos pelo Decreto-Lei 911/69 em favor das instituies financeiras ferem, flagrantemente, os princpios da igualdade perante a lei e da isonomia processual, bem como o do livre convencimento do juiz, especialmente a impor, nocaput do artigo 3, o deferimento de liminar, sem a ouvida da parte contrria, to-somente com a comprovao da mora. Ausncia de risco de leso grave, de difcil reparao. Agravo No-provido. (Agravo de Instrumento N 599378429, Dcima Quarta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Marco Antnio Bandeira Scapini, Julgado em 24/06/1999). Fonte: <www.tj.rs.gov.br> acesso em 12 de setembro de 2005. 2 APELAO CVEL. ALIENAO FIDUCIRIA. AO DE BUSCA E APREENSO. PRELIMINAR. Mesmo em sede de aes de busca e apreenso e de depsito mostra-se vivel o exame da legalidade de disposies contratuais, como, alis, se verifica da anlise do disposto no caput e no 1 do artigo 2 do Decreto-Lei n 911/69. Por serem de ordem pblica e interesse social as normas de proteo e defesa do consumidor, possvel a declarao de ofcio da nulidade das clusulas eivadas de abusividade, independentemente de recurso do consumidor. MRITO. Declarada a imprestabilidade da notificao extrajudicial para constituir o devedor em mora, porquanto no-comprovado seu recebimento em mos prprias. Ademais, diante dos encargos excessivos constantes da avena, restou descaracterizada a mora solvendi. Decretada a nulidade da clusula resolutria expressa, a teor do disposto no CDC, por flagrantemente abusiva. Mantida a extino do feito sem julgamento do mrito, em face da impossibilidade de julgar improcedente a demanda, como o entendimento majoritrio desta Cmara, por no haver sido perfectibilizada a citao. Preliminar rejeitada. Concluso sentencial mantida, agregados outros fundamentos. APELO DESPROVIDO. (Apelao Cvel N 70011251485, Dcima Quarta Cmara Cvel, Tribunal de

Justia do RS, Relator: Isabel de Borba Lucas, Julgado em 25/08/2005). Fonte: <www.tj.rs.gov.br> acesso em 12 de setembro de 2005. 3 Agravo de instrumento. Deciso monocrtica. Ao de busca e apreenso. Alienao fiduciria. DL n 911/69. Liminar de busca e apreenso indeferida na origem. Abusividade de clusulas contratuais. Necessidade de depsito das prestaes mensais, atendido o valor principal parcelado, acrescido de juros legais e correo monetria. Recurso manifestamente improcedente. (Agravo de Instrumento N 70012708657, Dcima Terceira Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Breno Pereira da Costa Vasconcellos, Julgado em 25/08/2005). Fonte: <www.tj.rs.gov.br> acesso em 12 de setembro de 2005. 4 AGRAVO DE INSTRUMENTO. ALIENAO FIDUCIRIA. 1. AO DE BUSCA E APREENSO. O art. 3, do Decreto-lei 911/69, deve ser interpretado em conformidade com o ordenamento jurdico. Possibilidade de ampla defesa ao devedor fiduciante. Descabida a liminar com base na mera alegao de mora do devedor. Posse mantida at deciso de mrito. 2. AJG. entendimento pacificado desta cmara que para o deferimento do benefcio da AJG basta a simples afirmao do interessado que no possue condies de arcar com as despesas processuais. 3. MULTA. Multa acautelatria adequada para feitos e pedidos desta natureza. AGRAVO DE INSTRUMENTO PROVIDO. (Agravo de Instrumento N 70012721312, Dcima Quarta Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Rogerio Gesta Leal, Julgado em 25/08/2005). Fonte: <www.tj.rs.gov.br> acesso em 12 de setembro de 2005. 5 AGRAVO DE INSTRUMENTO. AO DE BUSCA E APREENSO. ALIENAO FIDUCIRIA EM GARANTIA. ANTECIPAO DE TUTELA. EXIGNCIA DE ENCARGOS ILEGAIS/ABUSIVOS. DESCARACTERIZAO DA MORA. AGRAVO DE INSTRUMENTO. ASSISTNCIA JUDICIRIA GRATUITA. Ainda que o DL n 911/69 tenha sido recepcionado, no ponto, pela Constituio Federal, para a concesso da antecipao de tutela de busca e apreenso necessrio o preenchimento dos requisitos essenciais, como o fumus boni juris e o periculum in mora. A cobrana de encargos ilegais e abusivos descaracteriza a mora do devedor. Impe-se o deferimento da AJG apenas para fins de processamento do Agravo de Instrumento. Agravo de Instrumento provido. (Agravo de Instrumento N 70012618823, Dcima Terceira Cmara Cvel, Tribunal de Justia do RS, Relator: Lcia de Castro Boller, Julgado em 25/08/2005). Fonte: <www.tj.rs.gov.br> acesso em 12 de setembro de 2005. 6 Nas justificativas do Projeto da Lei 10.931, a inteno do legislador evitar, entre outras conseqncias, a "extensa frota e automveis ociosos e em processo de deteriorao, situao essa economicamente indesejvel e ineficiente, configurando total desperdcio de recursos". 7 A integralidade da dvida vem a ser o total do dbito, isto , o principal e os encargos contratuais, abrangendo comisses e demais despesas. Nesse sentido: (JTA 105/108), maioria. Cdigo de processo civil e legislao processual em vigor / Theotonio Negro e Jos Roberto Ferreira Gouva 37. ed., pg. 1137. 8 Somente na hiptese de procedncia da ao que a apelao recebida apenas no efeito devolutivo; na hiptese de improcedncia, deve ser recebida em ambos os efeitos (JTA 125/258). Cdigo de processo civil e legislao processual em vigor / Theotonio Negro e Jos Roberto Ferreira Gouva 37. ed., pg. 1138. 9 A converso da ao de busca e apreenso em ao de depsito tem como pressuposto a no localizao do bem. Por isso, a mesma no tem cabimento se o bem encontra-se com o devedor em local perfeitamente identificvel (STJ-3 Turma, Resp 434,806-MS, rel. Min. Menezes Direito, j. 6.2.03, no conheceram, v.u., DJU 10.3.03, p. 193. Cdigo de processo civil e legislao processual em vigor / Theotonio Negro e Jos Roberto Ferreira Gouva 37. ed., pg. 1138. 10 RECURSO ORDINRIO EM HABEAS CORPUS - ALIENAO FIDUCIRIA PRISO CIVIL INADMISSIBILIDADE. 1. Consoante pacificado pela Corte Especial, em caso de converso da ao de busca e apreenso em ao de depsito, torna-se invivel a priso civil do devedor fiducirio, porquanto as hipteses de depsito atpico no esto inseridas na exceo

constitucional restritiva de liberdade, inadmitindo-se a respectiva ampliao. Ademais, descabida, nestes casos, a equiparao do devedor figura do depositrio infiel. Precedentes: EREsp n 149.518/GO; HC n.35.970/PB; HC n. 29.284/SP; dentre outros. 2. Recurso provido, para determinar a soltura da paciente. (RHC 17828 / SP ; RECURSO ORDINARIO EM HABEAS CORPUS 2005/0087168-0, T4 - QUARTA TURMA, Superior Tribunal de Justia, Relator: Ministro JORGE SCARTEZZINI, Julgado em 02/08/2005, DJ 22.08.2005 p. 274). Fonte: <www.stj.gov.br> acesso em 12 de setembro de 2005. Bibliografia: BASTOS. Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 21. ed. Atual. So Paulo: Saraiva, 2000. BRASIL. Decreto- Lei 911/69, de 1 de outubro de 1969. Dispe sobre normas processuais sobre alienao fiduciria. FIUZA. Ricardo (coordenador). Novo Cdigo Civil Comentado. So Paulo: Saraiva, 2002. NEGRO. Theotonio et al. Cdigo de processo civil e legislao processual em vigor. 37. ed. Atual. At 10 de fevereiro de 2005. So Paulo: Saraiva, 2005. RODRIGUES. Silvio. Direito Civil: Direito das Coisas, volume 5. 28. ed. rer. e atual. de acordo com o novo Cdigo Civil (Lei n 10.406, de 10-1-2002). So Paulo: Saraiva, 2003. THEODORO JNIOR. Humberto. Curso de Direito Processual Civil. 36. ed. Rio de Janeiro: Forense, 2004. <www.stj.gov.br> acesso em 12 de setembro de 2005. <www.tj.rs.gov.br> acesso em 12 de setembro de 2005. O mbito Jurdico no se responsabiliza, nem de forma individual, nem de forma solidria, pelas opinies, idias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seu(s) autor(es).

Potrebbero piacerti anche