Sei sulla pagina 1di 2

1 Seminrio de Pesquisa, Extenso e Inovao do IF-SC, Campus Cricima

Formao cultural brasileira: (des) criminalizao da capoeira nos Cdigos de 1890 e 1940
Jferson Luiz Azeredo Jhonata Goulart Serafim
Professor de Filosofia no Curso de Direito da UNESC. Formado em Histria e graduando em Direito pela UNESC.

Palavras-chave: Negro, Criminalizao, Histria, Direito, Cultura.

INTRODUO
Este tema justifica-se pela falta de pesquisas no mbito da histria do direito sobre o cdigo penal de 1890 e suas repercusses, quanto a liberdade de expresso cultural da populao negra, em fins do sculo XIX e XX at a vigncia do novo Cdigo Penal em 1940. Os objetivos deste trabalho seriam primeiramente a compreenso do desenvolvimento da (des)criminalizao desta cultura, isto no primeiro cdigo penal da Repblica Brasileira, e em seguida, as mudanas empreendidas no cdigo penal de 1940. O principal recorte que se faz neste trabalho e quanto a prtica da capoeira, compreendida desde a primeira republica ate os dias atuais.

METODOLOGIA
Esta pesquisa, de reviso bibliogrfica, tem como abordagem a histria do direito, em que foi pensada sobretudo, na nfase do conceito de cultura da prtica da capoeira. Procura-se romper com o formalismo elitista e dogmtico, passando a uma reflexo desmistificadora e literria, mais crtica; alm do destaque ao uso da interdisciplinaridade, que permite uma anlise profunda sobre os elementos influenciadores na constituio do direito, como contextos poltico, econmico e social. Na reviso bibliogrfica, destacam-se os autores: Jos Henrique Pierangeli, Boris Fausto, Jos Murilo de Carvalho, Gizlene Neder e outros constantes na bibliografia.

pargrafo nico do mesmo artigo, onde se lia que a pena do Capoeira seria agravada se pertencesse a alguma Banda ou Malta. No incio do sculo XX, a capoeira passou a ser vista no mais predominantemente como uma doena moral, mas como um esporte (jogo, ginstica, luta etc) decorrente de uma herana mestia que compreendia algo positivo, originrio da identidade nacional brasileira, ou seja, a capoeira era resultado da mistura de raas, to singular a identidade nacional do Brasil, no sendo mais observada como algo negativo da cultura inferior dos africanos. A capoeira ento comeou aos poucos em meados da dcada de 1930, a ser aceita pelo governo de Getlio Vargas. A Capoeira passa agora tambm a ser vista como uma forma cultural, positiva e genuinamente brasileira. Assim, aps ser excluda da criminalidade com o Cdigo Penal de 1940, a capoeira passou por um processo de oficializao como uma prtica desportiva, da modalidade pugilismo, passando-se assim, a oficializar como esporte nacional.

CONCLUSO
Sobre a (des) criminalizao da capoeira, importante pensar no disposto sobre a discriminao racial na Constituio cidad de 1988, que vigora nos dias contemporneos. Expresso no art. 5, caput, que Todos so iguais perante a lei, sem distino de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no Pas a inviolabilidade do direito vida, liberdade, igualdade, segurana e propriedade, nos termos seguintes, ou seja, a Constituio de 1988 continuou a premissa das demais em no estimular o preconceito de raa apregoado pelo Cdigo Penal de 1890, ao tipificar esta importante cultura negra que era a capoeira. Com relao (des)criminalizao da cultura negra, o tema vasto e carente de pesquisas no que tange a abordagem histrica do direito. Outros trabalhos podem surgir focando, por exemplo, a questo da mulher na arte da capoeira, ou ento os processos judiciais que envolviam os capoeiras e a capoeiragem.

RESULTADOS E DISCUSSO
A histria da Capoeira no Brasil, remonta aos primeiros sculos de colonizao do Brasil, com a transferncia forada de escravos vindos da frica para o Brasil ainda no sculo XVI. Para a etimologia, tem-se que o nome Capoeira se deu porque os escravos que praticavam este tipo de Luta tinham como principal local as vegetaes baixas ou matagais que em linguagem indgena Tupi significava Capoeira. J, a idia do conceito de capoeira, para as classes dominantes, foi muito bem exemplificada pelo chefe de poltica do Rio de Janeiro em 1878, ao considerar esta uma doena moral que proliferava em nossa civilizada cidade, ou seja, era vista como uma forma de levar as pessoas ao cio, a vadiagem, como se pode perceber entre linhas no captulo XIII do Cdigo Penal de 1890, em que apresentava duas infraes juntas, ou seja, Vadios e capoeiras. Nos artigos ipsis verbis, Art. 402, percebe-se que alm da capoeira ser criminalizada, haviam agravantes registrados no
1

AGRADECIMENTOS
Trabalho apoiado pelo Projeto de Iniciao Cientfica do artigo 170, da Universidade do Extremo Sul Catarinense.

REFERNCIAS
PIERANGELI, Jos Henrique. Cdigos penais do Brasil: evoluo histrica. 2. ed So Paulo: Revista dos Tribunais, 2001. 752 p.

jeferson@unesc.net

Pesquisa

1 Seminrio de Pesquisa, Extenso e Inovao do IF-SC, Campus Cricima


VIEIRA. Srgio Luiz S. Capoeira Origem e Histria. Disponvel em: <http://www.capoeirafica.org/PDF/Capoeira_Origem_Historia.pdf> Acessado em 07 ago. 2011. WOLKMER, Antnio Carlos. Histria do direito no Brasil. 3.ed. rev. Rio de Janeiro: Forense, 2002. 170 p.

jeferson@unesc.net

Pesquisa

Potrebbero piacerti anche