Sei sulla pagina 1di 1

A clula bacteriana, por ser procaritica, no possui organelos membranares nem DNA organizado em verdadeiros cromossomas, como os das

clulas eucariotas. Estruturas da clula procariota: 1. Os pili so microfibrilas proteicas que se estendem da parede celular em muitas espcies Gram-negativas. Tm funes de ancoramento da bactria ao seu meio e so importantes na patognese. Um tipo especial de pilus o pilus sexual, estrutura oca que serve para ligar duas bactrias, de modo a trocarem plasmdeos. Os plasmdeos so pequenas molculas de DNA circular que coexistem com o nucleide. So comumente trocados na conjugao bacteriana. Os plasmdeos tm genes, incluindo frequentemente aqueles que protegem a clula contra os antibiticos. H cerca de 20 mil ribossomos em um citoplasma bacteriano. Os ribossomos procariotas so diferentes dos eucariotas e essas diferenas foram usadas para desenvolver antibiticos que s afectam os ribossomos bacterianos. O citoplasma preenchido pelo hialoplasma, um lquido com consistncia de gel, semelhante ao dos eucariotas, com sais, glicose e outros acares, RNA, protenas funcionais e vrias outras molculas orgnicas. A membrana celular uma dupla camada de fosfolpidos, com protenas imersas. A parede celular bacteriana uma estrutura rgida que recobre a membrana citoplasmtica e confere forma s bactrias. uma estrutura complexa composta por peptidoglicanos - polmeros de carboidratos ligados a protenas. alvo de muitos antibiticos, incluindo a penicilina e seus derivados, que inibem as enzimas transpeptidase e carboxipeptidase, responsveis pela sntese dos peptidoglicanos. Contm em espcies infecciosas a endotoxina lipopolissacardeo (LPS). Algumas espcies de bactrias tm uma camada de polissacardeos que protege contra desidratao, fagocitose e ataque de bacterifagos, chamada de cpsula. O nucleide consiste em uma nica grande molcula de DNA com protenas associadas, sem delimitao por membrana - portanto, no um verdadeiro ncleo. O seu tamanho varia de espcie para espcie. O flagelo uma estrutura proteica que roda como uma hlice. Muitas espcies de bactrias movem-se com o auxlio de flagelos. Os flagelos bacterianos so completamente diferentes dos flagelos dos eucariotas.

2.

3.

4.

5. 6.

7.

8.

9.

Alm dessas estruturas h tambm:

Vacolos bacterianos: no so verdadeiros vacolos, j que no so delimitados por dupla membrana lipdica como os das plantas. So antes grnulos de substncias de reserva, como acares complexos. Algumas bactrias podem enquistar, formando um esporo, com um invlucro de polissacridos mais espesso e ficando em estado de vida latente enquanto as condies ambientais forem desfavorveis.

Potrebbero piacerti anche