Sei sulla pagina 1di 6

Os cinco sentidos fundamentais do corpo humano:

O Paladar identificamos os sabores; O Olfato sentimos odor ou cheiro; O Tato sentimos o frio, o calor, a presso atmosfrica, etc; A Audio captamos os sons; A Viso observamos as cores, as formas, os contornos, etc;

Os rgos dos sentidos encarregados de receber estmulos externos


A lngua para a gustao; As fossas nasais para o olfato; A pele para o tato; Os ouvidos para a audio; Os olhos para a viso.

Os rgos dos sentidos recebem os estmulos (luz, som, gosto, cheiro, etc;) e os transmitem ao crebro, atravs de nervos sensoriais. O crebro ento entende a mensagem produzindo a sensao.

A pele e os receptores cutneos

Os receptores sensoriais so formados por fibras nervosas, que se organizam formando diferentes corpsculos sensoriais. Alguns desses corpsculos so encarregados da percepo do tato leve. Ex.: quando passamos a mo levemente sobre algum objeto, so esses os corpsculos que permitem saber o formato do objeto ou se ele spero ou liso; estes corpsculos so abundantes na palma das mos e na planta dos ps.

Corpsculos de Meissner tato; Corpsculos de Krause frio; Corpsculos de Ruffini calor; Corpsculo de Paccini presso; A dor percebida por terminaes nervosas livres que chegam at a pele. Portanto estas terminaes livres no formam corpsculos sensoriais A pele o maior rgo do corpo humano, num adulto sua massa de mais ou menos 5kg, sendo formada por duas camadas: Epiderme camada externa, formada por tecido epitelial; as clulas epidrmicas mais superficiais so impregnadas de uma de uma protena impermeabilizante; queratina que evita a desidratao e representa uma barreira para a penetrao dos micrbios em nosso corpo. Derme Camada mais profunda, formada de tecido conjuntivo. A derme contm vasos capilares e terminao nervosa.

Tipos de glndulas encontradas na pele


Glndulas sudorparas produzem e eliminam o suor; Glndulas sebceas apresentam-se em forma de cacho e so menos numerosas que as sudorparas, produzem e eliminam uma secreo gordurosa que lubrifica os plos da pele.

Cuidados com a pele

necessrio cuidar bem da pele, pois a poeira e os micrbios do ambiente e alguns produtos qumicos que podem afet-la. O cuidado mais importante o banho dirio que elimina a sujeira e o excesso de gordura. A exposio aos raios solares pode causar alm de um bronzeado bonito, estragos na pele, tais como: pele seca e envelhecida e riscos de cncer de pele, devido a exposio de raios solares constantemente, sem a utilizao de filtros solares.

A lngua e a Paladar
Distinguimos os sabores pelo sentido da gustao, chamado tambm de paladar. O rgo da gustao a lngua. A lngua apresenta duas superfcies: Superior ou dorsal tem numerosas rugosidades chamadas de papilas linguais; Inferior ou ventral apresenta-se relativamente lisa.

Nas papilas linguais existem terminaes nervosas chamadas de corpsculos gustativos, especializados em sentir o gosto. Estes corpsculos acham-se espalhados por toda a lngua. As papilas percebem quatro tipos bsicos de gosto, mas cada sabor sentido com maior intensidade em determinada regio da lngua: O doce o salgado so percebidos com maior intensidade na ponta; O azedo percebido nas bordas; O amargo sentido na base.

As fossas nasais e o olfato


As fossas nasais so responsveis pelo olfato. O homem e o macaco so animais com o olfato pouco desenvolvido, apesar disto somos capazes de distinguir certos alimentos e bebidas pelo cheiro. Na parte superior das fossas nasais, a mucosa que constituem as terminaes do nervo olfativo. O ar transporta, at as fossas nasais, substncias diversas que sensibilizam as clulas olfativas. Ento a mensagem conduzida pelo nervo olfativo at o crebro, onde interpretada.

Os ouvidos e a audio
A audio a capacidade de ouvir sons. Os rgos da so os ouvidos. Sons muitos agudos ou muito grave no so percebidos pelo ouvido humano. Ex.: os golfinhos comunicam-se atravs de sons to agudos que no podemos ouvi-los diretamente, mas como apenas com aparelhos especiais. Os nossos ouvidos ficam encaixados nos ossos temporais. Cada ouvido possui trs partes: O ouvido externo formado por duas partes: pavilho auricular (orelha), sua funo captar os sons, direcionando - os para o interior do conduto auditivo. Canal auditivo externo um canal que conduz o som para o interior do ouvido; no conduto existem plos e glndulas que produzem o cermem (cera amarelada); os plos e o cermem protegem o ouvido contra a entrada de corpos estranhos. Ouvido mdio (caixa do tmpano), situa-se dentro do osso temporal. Nele se encontra o tmpano que uma fina membrana. No ouvido mdio existem ainda trs pequenos ossos: bigorna, martelo e estribo, Eles se articulam uns com os outros e recebem a vibrao da membrana do tmpano. Do ouvido mdio sai um canal, a trompa de Eustquio que vai at a faringe. Sua funo manter a presso da caixa do tmpano igual a presso atmosfrica.

Ouvido interno recebe tambm o nome de labirinto, e divide-se em trs partes: vestbulo que uma cavidade separada pelo ouvido mdio e janela oval; canais semicirculares so trs tubos em forma de semicrculos; cclea e caracol um canal de 2,5 cm, com forma de espiral.

Os olhos e a viso
Os olhos so os rgos responsveis pela viso. Temos dois globos oculares, cada uma parede formada por trs membranas: Esclertica membrana mais externas, de cor branca e opaca. Na parte da frente, apresenta uma salincia e transparente, recebendo o nome de crnea. A coride localizada sobre a esclertica muito rica em vasos sangneos, o sangue circula nessa membrana e nutre as clulas do olho. Na parte da frente, a coride apresenta uma regio circular, a ris. No centro da ris h um orifcio, a pupila. A retina Camada mais interna e sensvel do globo ocular.

O nosso campo de viso relativamente limitado, embora tridimensional (podemos ver em trs dimenses dos objetos) e com profundidade (conseguimos ver alm da imagem enfocada).

O caminho da imagem
Quando olhamos um objeto, a luz que ele emite penetra em nosso olho, atravessando todos os meios transparentes crnea, humor aquoso, cristalino e humor vtrio at chegar a retina, onde a imagem percebida. Ento a imagem conduzida pelo nervo ptico at o crebro, onde interpretada. Aquilo que enxergamos, constitui uma resposta do crebro ao estmulo recebido pela retina.

Defeitos da viso
Miopia (ou olho longo). As imagens se formam antes da retina. Usamse ento lentes divergentes, que afastam as imagens fazendo-as coincidir com a retina.

Hipermetropia (ou olho curto). As imagens se formam aps a retina. Para corrigir este defeito so usadas lentes convergentes, que aproximam as imagens para junto da retina. Astigmatismo (deformao da crnea). Ocorre o desvio da imagem. Nesse caso, a correo feita com o auxlio de lentes cilndricas.

Proteo dos olhos


Plpebras H uma superior e uma inferior; elas protegem os olhos, evitando a entra de objetos estranhos; Clios esto presos s plpebras e protegem os olhos contra a poeira; Sobrancelhas situam-se acima dos olhos; pode-se dizer que eles formam uma barreira contra o suor que escorre da testa.

As lgrimas
Em cada olho existe uma glndula lacrimal, que fabrica um lquido chamado lgrima. A funo deste lquido lubrificar e limpar o globo ocular, alm de remover a sujeira.

Potrebbero piacerti anche