Sei sulla pagina 1di 13

Estrutura atmica e tabela peridica

Por: Tatiana Azevedo

Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo

Modelo atmico atual...


O tomo est constitudo de um ncleo e de eletrosfera. So consideras como partculas subatmicas: prtons, nutrons e eltrons. Os tomos so todos iguais? Portanto, preciso caracterizar um tomo... Nmero atmico(Z) o nmero de prtons no tomo. paginas.terra.com.br/educacao/portaldaescola/atomo.html Nmero de massa(A) obtido E no assim que ainda teimamos em enxergar os tomos? pela soma do nmero de prtons e nutrons. Representaes de tomos: 1H , 3Li. Como caracteriza-los? Como consequncia geral desse processo de caracterizao, h trs casos distintos que precisam ser analisados: os tomos podem ser isbaros, istopos e istonos. Tambm h necessidade de analisar o fenmeno da alotropia. O2 e O3 so substncias altropas ou alotrpicas.
Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo 2

E, finalmente, quais so as respostas s equaes de onda propostas por Schrdinger, ou, quais so os formatos das trajetrias eletrnicas?

Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo

Nveis energticos: 1 2 3 4 5 6 7 ; Subnveis de energia: s p d f Cada tipo de subnvel apresenta uma determinada quantidade mxima de eltrons.

Assim, a simbologia associada distribuio eletrnica , por exemplo, 1s2. onde 1 nvel energtico; s- subnvel (trajetria); 2- quantidade de eltrons.
Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo 4

Agora...
Como relacionar esse conjunto de informaes quelas contidas na ferramenta bsica utilizada em qumica? Que ferramenta e quais informaes so essas? A tabela peridica traz dados sobre os elementos qumicos. Elementos qumicos.... ? tomos ... ? Istopos ... ? Estado fundamental ... ? Cada quadrado ... ? 1 mol de partculas ... ? Massa de muitos tomos ... ? Estatstica ... ? Mdias ponderadas ... ?

Como trabalhar esse conjunto de informaes contidas na tabela peridica?


Tabela peridica: compilao sistemtica de informaes. Ordem: nmero atmico. Diferena entre um elemento e outro: um eltron. Grupos (ou famlias) e perodos (arrumao: propriedades fsicas e qumicas). Metais, no-metais e semi-metais (metalides)(pesquisa sobre propriedades). Elementos representativos e de transio. Apelidos das famlias dos representativos. Blocos s, p, d, f. Encontrando um elemento com os ltimos nmeros da distribuio eletrnica.
Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo 5

Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo

Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo

Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo

A figura mostra uma grande subdiviso trazida na tabela: a arrumao que considera as trajetrias eletrnicas.

Quais informaes indiretas podem ser deduzidas de uma anlise dessa tabela?
Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo 9

Propriedades peridicas
Tamanho atmico (aumenta: descendo num grupo; da direita para a esquerda num perodo) Potencial de ionizao: energia necessria para remover um eltron de um tomo isolado, no estado gasoso, no estado fundamental. Quanto maior o tomo, menor o potencial de ionizao. (aumenta: subindo um grupo; esquerda para a direita num perodo) Afinidade eletrnica: energia liberada ou absorvida quando um eltron adicionado a um tomo, no estado gasoso, no estado fundamental. Quanto menor o tomo, maior a afinidade eletrnica. (aumenta: subindo um grupo; esquerda para a direita num perodo)
Portanto, possvel prever o comportamento dos tomos num meio reacional.

Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo

10

Exerccios...
1) Descreva, sucintamente, a evoluo da teoria atmica, desde Dalton at o tomo moderno, dizendo como as partculas sub-atmicas (eltron, prton e nutron) foram constatadas, como os eltrons se comportam na eletrosfera, e quais so as evidncias experimentais para a quantizao da energia do eltron. 2) Como a distribuio eletrnica para a ltima camada dos elementos representativos? Utilize um exemplo de cada grupo. 3) O elemento Hidrognio tem 3 istopos. D o nome e o smbolo de cada um deles e o nmero de massa. 4) O que um mol? Qual a massa de 1 mol de: a) ltio b)gua c)gs carbnico d)cido actico e)pulgas {assuma 1 pulga = 25 mg} 5) Na natureza, muitos elementos no existem sob a forma elementar mas, sim, na forma de molculas mono-elementares (isto , constitudas por um s elemento), tal como, por exemplo, o Hidrognio, que forma o H2. Apresente as formas em que estes elementos existem na natureza, incluindo os altropos: Oxignio, Enxofre, Carbono, Cloro e Nitrognio.

Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo

11

Mais alguns exerccios...


6) Um tomo, do elemento qumico de nmero atmico 11, pode reagir com um tomo do elemento qumico de nmero atmico 17. Sabendo que o primeiro tomo do primeiro elemento do terceiro perodo da tabela, e que o segundo tomo do quinto elemento do bloco p no terceiro perodo, apenas a deduzindo por escrito e, sem consultar a tabela peridica, responda ao que pedido. a) Faa uma previso sobre a tendncia reao de cada um desses tomos. b) Explique como encontr-los na tabela peridica. 7) Explique, detalhadamente, como varia cada propriedade na tabela: a) num perodo; b) numa famlia. 8) Escolha dois elementos com propriedades qumicas complementares pertencentes ao mesmo perodo, e sobre os tomos desses elementos, faa o que pedido. a) Caracterize-os. b) Escreva todas as informaes diretas que a tabela mostra sobre eles. c) Enuncie, comparativamente, as propriedades peridicas deles. d) Comente uma previso dos comportamentos qumicos deles num meio reacional que contenha apenas tomos desses dois tipos.
Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo 12

Quanto ao primeiro seminrio: Explicao fsico-qumica de temas baseada nos tpicos estudados na unidade...
Com base nas propriedades fsico-qumicas dos elementos nas famlias, responda as perguntas a seguir, explicando as propriedades desses materiais. 1) Por que o ... uma liga? 2) Por que o ... um condutor? 3) Por que o ... um semicondutor? 4) Por que o ... um supercondutor? 5) Por que o ... um isolante? 6) Por que o ... constitudo por polmeros? 7) Por que o ... pode constituir nanotubos? 8) Por que o ... pode constituir cristais lquidos? 9) Por que o ... pode formar colides? 10) Por que o ... pode constituir materiais radioativos? Relacionar o(s) elemento(s) constituidor(es) do material, enunciando as propriedades da(s) famlia(s) onde est(o) inserido(s); relacionar e explicar as propriedades fsico-qumicas do material ,focando o(s) elemento(s) constituinte(s), justificando-lhe(s) a aplicabilidade.

Estrutura atmica e Tabela Peridica / Profa. Tatiana Azevedo

13

Potrebbero piacerti anche