Sei sulla pagina 1di 30

AUTOCUIDADO E MULHER

Elaborao

Universidade Federal Fluminense Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa Tecnologia de Informao e Comunicao em Sade Mental

Publicao

Home Page: http://www.uff.br/psienf/mulher.htm

Equipe:

Brbara de Oliveira Silva Dayanna Santos de Paula Ferreira Fernanda Loureiro de Moura Isabelle Faitanin Torres Jos Carlos Benfica dos Santos Junior Joselma Pereira da Rocha Linda Nice Gama Natlia Povoleri Campanati Pmela Silva George Rafaela Giorno Janurio Thas Mayerhofer Kubota Vvian Macedo Silva

AUTOCUIDADO

Aut(o ) - [Do gr. Autos]. = "por si prprio", "de si mesmo".

Cuidado - S. m. 1. Ateno; 2. Responsabilidade.

Autonomia (Do gr. Autonomia.) S.f. 1. Faculdade de se governar por si mesmo. 2. Direito ou faculdade de se reger por leis prprias. 3. Liberdade ou independncia moral ou intelectual. 4. t. Propriedade pela qual o homem pretende poder escolher as leis que regem sua conduta. O AUTOCUIDADO a ateno e a ao que se exerce sobre si mesmo para preservar e cultivar uma boa qualidade de vida de maneira responsvel, autnoma e livre nas escolhas das ferramentas para sua realizao. AUTOCUIDADO no significa estar "bem" o tempo todo, mas sim acolher os confortos e desconfortos, ver as causas, e escolher agir ou no sobre elas. cuidar-se de si mesmo, buscar quais so as necessidades do corpo e da mente, melhorar o estilo de vida, evitar hbitos nocivos, desenvolver uma alimentao sadia, conhecer e controlar os fatores de risco que levam s doenas, adotar medidas de preveno de doenas. Todas essas aes visam melhoria da qualidade de vida. Representam bem os maus hbitos, o sedentarismo (falta de atividade fsica), o tabagismo, o alcoolismo, a obesidade, pois todos aumentam a toxicidade do organismo, j que deterioram as artrias, impedindo a boa oxigenao das clulas do organismo. Uma dieta saudvel significa a ingesto de alimentos que possam ser digeridos com facilidade e que no produzam o depsito de gorduras e aucares, de preferncia usando pouco sal e com uma boa quantidade de lquidos, verduras e frutas. O desenvolvimento de bons hbitos de higiene inclui banhos dirios; escovao dos dentes ao acordar e aps as refeies, precedida do uso do fio dental; lavar sempre as mos antes das refeies e aps ir ao banheiro; respeitar o corpo em relao aos horrios para se alimentar, descansar e dormir. Os exerccios fsicos favorecem o sono, o apetite, promove o bom funcionamento dos intestinos, a concentrao, ajudam a manter o equilbrio e a coordenao motora, evitam e reduzem o sobrepeso, aumentam a quantidade cerebral das endorfinas que combatem a depresso, mas no devem ser extenuantes. Caminhadas dirias so as mais recomendadas.

O corpo a parte mais concreta do nosso ser. Os pensamentos e as emoes so mais sutis e podem ser mascarados, manipulados ou mesmo no reconhecidos. Por outro lado, o corpo manifesta com clareza uma dor, um desconforto e tambm um alvio, uma vitalidade. Mas AUTOCUIDADO no significa cuidar apenas do corpo. Sabemos que muitos dos desconfortos fsicos resultado de emoes exacerbadas como a raiva e a mgoa, entre outras, e impossvel separar o corpo, a mente e a emoo. Cuidando das emoes cuidamos do corpo e da mente e vice-versa O "sintoma" de que uma ferramenta boa para o seu AUTOCUIDADO uma sensao de alegria que surge imediatamente aps o seu uso. Pode ser observar uma paisagem, ouvir uma msica, uma boa conversa ou mesmo no fazer nada, mas necessrio observar-se e descobrir quais so as ferramentas adequadas para si e no copiar receitas prontas. Fique atento para descobrir suas ferramentas e aplique o seu AUTOCUIDADO. Cuidar de si o melhor que se pode fazer pelo outro!

AUTOCUIDADO NTIMO

A regio genital a porta de entrada para bactrias, fungos e vrus que so causadores das inflamaes e infeces no local, sendo assim este estudo relevante no levantamento dos mtodos existentes para realizao do autocuidado ntimo feminino. O autocuidado, por estar essencialmente apoiada na premissa de que todas as pessoas possuem potencial em diferentes graus, para cuidar de si mesmas. Uma higiene ntima correta leva a normalizao e o equilbrio da flora vaginal, auxiliando na eliminao dos microorganismos causadores de doenas. Assim, hbitos simples desde a hora do banho at a escolha do absorvente ntimo podem evitar uma srie de complicaes.

Dicas para um autocuidado ntimo eficaz:

No banho, lave-se com bastante gua e prefira um sabonete neutro. Lave-se tambm aps suas necessidades fisiolgicas, pois grande parte das infeces ocorre por conta da contaminao por fezes. Lembre-se a limpeza deve ser sempre da regio vaginal para a anal, nunca, ao contrrio, pois carregar microorganismo da regio anal para regio vaginal e urinria.

Lavar-se vrias vezes ao dia tambm pode ser prejudicial, pois elimina a camada de gordura que protege a pele, facilitando a instalao de microorganismos. Evite o uso de desodorantes ntimos, papel higinico e absorvente perfumados, pois aumentam o risco de irritao. Faa a higiene dos sulcos interlabiais da vagina durante o banho, afastando delicadamente os lbios vaginais. No utilize o chuveirinho para fazer duchas internas. O organismo possui uma defesa natural para expelir as secrees.

Faa uso do absorvente somente durante o perodo menstrual, trocando-o com freqncia, principalmente os de uso interno. Use calcinhas de algodo. A lycra ou renda impedem a ventilao, criando um ambiente propcio para proliferao de fungos e bactrias; A calcinha deve ser lavada com sabo apropriado ou de cco e a secagem deve ocorrer de preferncia ao sol, longe do banheiro e locais com pouca ventilao. Cuidado com o biquni: evite ficar muito tempo com ele molhado ou em contato direto com a areia ou sentar em locais desprotegidos.

Evite retirar totalmente os plos durante a depilao e sempre utilize material descartvel. Os plos da vulva impedem a subida de bactrias, funcionam como uma barreira natural. Contudo, nota-se que as prevenes das doenas urogenitais so auxiliadas por um autocuidado efetivo e corretas, que pode ser realizado de maneira simples atravs de modificaes de hbitos predispostos e tabus.

Referenciais Bibliogrficos VIEIRA, Bel. Corpo e Bem-estar: banho ntimo. Disponvel em:

http://www.bolsademulher.com/corpo/materia/banho_intimo/3172/1. Acessado em: 03/05/2009 _________.Corrimento vaginal pode ser evitado com cuidados simples. Disponvel em: http://www.sitemedico.com.br/sm/materias/index.php?mat=257. Acessado em: 03/05/2009.

DICAS PARA ELEVAR A AUTO-ESTIMA

O que auto-estima?

Auto estima uma avaliao subjetiva que uma pessoa faz de si mesma como sendo intrinsecamente positiva ou negativa em algum grau. (Sedikides & Gregg, 2003). Envolve crenas auto significantes, emoes, comportamentos, traos permanentes de personalidade ou condio psicolgica temporria.

Caractersticas da baixa auto-estima

Insegurana Inadequao Perfeccionismo Dvidas constantes Sentimento vago de no ser capaz de realizar nada Depresso No se permite errar Necessidade de: agradar, ter aprovao e reconhecimento

O que diminui a auto-estima?

Crticas e autocrticas Culpa Abandono Rejeio Carncia Frustrao Vergonha Inveja Timidez Insegurana Medo Humilhao Raiva Perdas e dependncia (financeira e emocional)

Quando comea a se formar?

Na infncia.

A partir de como as outras pessoas nos tratam. Quando criana pode-se alimentar ou destruir a autoconfiana. Auto-estima baixa geralmente est relacionada a falsos valores. Crena que necessria, aprovao da me ou pai.

Para elevar a auto- estima preciso:

AUTOCONHECIMENTO Manter-se em forma fsica (gostar da imagem refletida no espelho) Identificar as qualidades e no s os defeitos Aprender com a experincia passada Tratar-se com amor e carinho Ouvir a intuio (o que aumenta a autoconfiana) Manter dilogo interno Acreditar que merece ser amado(a) e especial Fazer todo dia algo que o deixe feliz. Pode ser coisas simples como danar, ler, descansar, ouvir msica, caminhar.

Resultados da auto-estima elevada

A pessoa fica mais vontade em oferecer e receber elogios, expresses de afeto Sentimentos de ansiedade e insegurana diminuem Harmonia entre o que sente e o que diz Necessidade de aprovao diminui Maior desempenho profissional Maior flexibilidade aos fatos Autoconfiana elevada Amor-prprio aumenta Relaes saudveis Satisfao pessoal Paz interior

Referencias bibliogrficos:

Sedikides, C., & Gregg. A. P. (2003). "Portraits of the self." Em M. A. Hogg & J. Cooper (Eds.), Sage handbook of social psychology (pp.110-138). Londres: Sage Publications. http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/021206_psy_autoestima.htm http://pt.wikipedia.org/wiki/Autoestima

EXERCCIO FSICO

As vantagens da promoo da atividade fsica so numerosas, ao Sistema Respiratrio e Cardiovascular, fortalece os msculos, regulariza o intestino, baixa o colesterol, ajuda na perda de peso e muito mais. A atividade fsica recomendada para todas as idades.

Outras 10 razes para voc praticar exerccios fsicos:

Corrige a postura - fortalecendo a musculatura (exerccios localizados, inclusive abdominais); Evita a insnia - o responsvel pelo benefcio a endorfina, hormnio liberado pela atividade fsica que proporciona bem estar geral ao longo de todo o dia; Reduz o colesterol ruim; Inibe os resfriados - fortalecendo o corpo e tambm o sistema imunolgico; Previne o diabetes - inibindo a superproduo de insulina; Controla a hipertenso - liberando substncias que causam a dilatao dos vasos e artrias; Diminui os riscos do cncer de mama - baixando os nveis de estrognio hormnio intimamente ligado ao cncer de mama; Ajuda a combater a depresso - bloqueando os receptores relacionados a dor, quanto menos receptores de dor, menos depresso (deveriam fazer parte da terapia para depresso);

Funciona mais que dieta - quando o assunto perda de peso; Constri massa ssea - pelo impacto sobre os ossos, prevenindo e combatendo a osteoporose.

Referencias bibliogrficos:

Ncleo de Promoo de Sade e Qualidade de Vida do Servidor Pblico Estadual/SC Sociedade Brasileira de Hipertenso http://www.portalseropedica.com.br/saude/faca_exercicios_fisicos.htm

GINSTICA LABORAL

a realizao de exerccios fsicos no local de trabalho e no horrio do expediente, com a finalidade de promover a sade dos trabalhadores e visa diminuir as doenas ocupacionais e osteomusculares. Essa atividade considerada como um instrumento na melhoria fsica do trabalhador, pois este tipo de ginstica no sobrecarrega e to pouco cansa o funcionrio, porque leve e de pequena durao.

Objetivos da ginstica laboral:

Tem a finalidade de promover adaptaes fisiolgicas, psquicas e fsicas, por meio de exerccios como: Alongamentos; Relaxamento Muscular; Flexibilidade das articulaes.

Benefcios da ginstica laboral

Reduo das doenas ocupacionais; Reduo de doenas osteomusculares; Trabalhar a reeducao postural; Contribui para a promoo da sade e da qualidade de vida do trabalhador Aliviar estresse; Motivao para novas rotinas; Melhora da ateno e concentrao nas atividades; Melhora da Autoestima; Desenvolvimento da conscincia corporal; Diminuir o sedentarismo; Aumentar o entusiasmo no trabalho; Aumentar a integrao da equipe de trabalho; Melhorar o desempenho desse trabalhador; Diminuir a fadiga; Diminuir o estresse ao longo do dia.

Alm dos benefcios fsicos que este tipo de exerccio proporciona, essa prtica pode proporcionar ganhos psicolgicos, como a diminuio do estresse e o bom relacionamento

interpessoal e tambm benefcios ao empregador. Tem-se a reduo do absentesmo do trabalho e melhora da produtividade, os quais so benefcios econmicos diretos para as empresas.

Referencias bibliogrficos:

Disponvel em: http://www.copacabanarunners.net/ginastica-laboral.html. Acesso em 05 de maio de 2009. Disponvel http://www.saudeemmovimento.com.br/conteudos/conteudoframe.asp?cod_noticia=849. Acesso em 06 de maio de 2009. Disponvel em: http://cyberdiet.terra.com.br/cyberdiet/colunas/040816_fit_laboral.htm. Acesso em: 06 de maio de 2009. em:

DICAS DE SADE PARA LIDAR COM O ESTRESSE NO TRABALHO

Para produzir sade no trabalho temos que:

Conhecer o nosso trabalho; Considerar as situaes pelas quais passamos e as formas como nos organizamos para superar as dificuldades e os eventos que produzem adoecimento; Aprimorar a nossa capacidade de compreender e analisar o trabalho criando espaos para debates coletivos; Constituir grupos de estudo/pesquisa para realizar anlises coletivas sobre os servios de sade nos locais de trabalho; Direcionar estratgias e mtodos de articulao de aes, saberes, prticas e sujeitos; Estabelecer um ambiente favorvel para compartilhar as tenses do cotidiano, as dificuldades do trabalho, Tente no cair na rotina; Mantenha sempre o bom humor; Trate seus colegas de trabalho com carinho e respeito, para que eles possam lhe tratar do mesmo jeito; Compartilhe informaes sobre novas descobertas; No absorva os problemas radicalmente; Sorria sempre; Mantenha hbitos saudveis e estimule-os aos seus colegas; Ajude o prximo; Afie sua mente; Mantenha cabea erguida sempre; Faa sempre que possvel exerccios respiratrios e relaxantes; Saiba lidar com as diferenas.

RISCOS OCUPACIONAIS

O trabalho quando realizado em condies ideais gratificante e saudvel, no entanto, quando realizado de maneira incorreta ou em locais que expem os trabalhadores a riscos, pode trazer srios problemas a sade e a vida desses trabalhadores (MAIA, 2002). De acordo com Maia (2002, p.12), consideram-se riscos ocupacionais quando existem condies no ambiente de trabalho capaz de provocar danos sade ou a integridade fsica do trabalhador. Os riscos esto presentes no local de trabalho e variam conforme o tipo de bem ou servio produzido. Eles so inerentes a qualquer profisso, mas podem ser diminudos quando se adotam medidas de proteo individual e ou coletiva. O Ministrio da Sade aponta 5 riscos: qumicos, fsicos, biolgicos, mecnicos e de acidentes e o grupo de ergonmicos e psicossociais.

Riscos qumicos: So substncias, compostos ou produtos que podem ser absorvidos pela pele ou por ingesto ou ainda penetrar pela via respiratria na forma de poeiras, fumos, nvoas, neblinas e vapores (RIBEIRO, 2008). Os danos fsicos que a exposio qumica pode ocasionar so: irritao na pele, queimaduras, incndios ou exploses. Os danos sade dependem do tempo da exposio a esses produtos, que podem ser de curta e/ou longa durao. Esse risco pode causar problemas respiratrios crnicos como as pneumoconioses, doenas no sistema nervoso, doenas renais e hepticas, e at mesmo alguns tipos neoplasias.

Risco fsico: So formas de energia representadas por rudo, vibraes, presses anormais, temperaturas extremas, radiao ionizante, radiao no ionizante, infra e ultrassom, umidade, luminosidade (RIBEIRO, 2008). Esse tipo de risco pode ocasionar perda auditiva, embolia traumtica pelo ar, fadiga, catarata, leucemia, queimaduras e feridas.

Riscos mecnicos: Tambm chamados de risco por acidente, so fatores ou situaes potencialmente causadores de acidentes, como arranjo fsico inadequado, utilizao de mquinas e

equipamentos sem proteo, ferramentas inadequadas, eletricidade, probabilidade de incndios ou exploses, armazenamento inadequado (RIBEIRO, 2008). Esse tipo de risco pode causar traumatismos em geral (craniano), fraturas, amputaes, esmagamento, corte e perfurao.

Riscos biolgicos: So representados por vrus, bactrias, protozorios, fungos, parasitas. Podem causar tuberculose, leptospirose, ttano, malria, brucelose, febre amarela, AIDS, hepatites e etc.

Riscos ergonmicos: So aqueles resultantes da falta de adaptao do trabalho ao homem, gerando sobrecarga nas estruturas msculo-esqueltico como esforo fsico intenso, levantamento e transporte manual de peso, exigncia de postura inadequada, repetitividade, controle rgido de produtividade, imposio de ritmos excessivos, trabalho turno noturno, jornada de trabalho prolongada (RIBEIRO, 2008). Esse risco pode ocasionar fadiga, lombalgia, doenas osteomusculares, tensinovites, tendinites.

Riscos psicossociais So aqueles resultantes das relaes e organizao do trabalho desfavorvel ao trabalhador e que produzem sobrecarga montonas emprego. Pode ocasionar estresse, fadiga, sofrimento mental. Esse grupo no entra no Mapa de risco, sendo agrupado nos riscos ergonmicos. psquica, e acmulo de tarefas, da tarefas do

perigosas,

possibilidade

perda

Referenciais Bibliogrficos

MAIA, Arlete Delfina Marques. Riscos Ocupacionais em trabalhadores de banco de sague. Disponvel em: http://www.cepis.ops-oms.org/bvsacd/cd49/13-2.pdf . Acesso em 10 de maio de 2009. RIBEIRO, Maria Celeste Soares. Enfermagem e trabalho: fundamentos para a ateno sade do trabalhador.So Paulo: Martinari, 2008.

DEZ MANDAMENTOS PARA MANTER UMA VIDA SAUDVEL E OS RISCOS DE UM INFARTO BEM LONGE DE VOC!

1- Diga no obesidade e controle o seu peso 2- Consulte o seu mdico periodicamente 3- Mea a sua presso arterial com freqncia 4- Diga no ao fumo 5- Verifique a quantidade de sal nos rtulos dos alimentos 6- Diga no ao sedentarismo. Pratique esportes 7- Escolha bem os alimentos 8- Saiba se diabtico e se tem colesterol alto 9- Evite o estresse 10- Ame a vida e o seu corao

Referencias bibliogrficos:

http://www.infomedgrp15.famerp.br/default.asp?id=17&mnu=17 http://www.emforma.com.br/

DICAS PARA ALIMENTAO SAUDVEL

A nutrio um conjunto de processos, que envolve a ingesto, digesto, absoro, metabolismo e excreo dos nutrientes, com a finalidade de produzir energia e manter as funes do organismo. Uma boa alimentao mantm as funes metablicas pleno vapor e uma maior longevidade. Ela deve ser balanceada, havendo equilbrio sem excessos e dividas em pequenas e freqentes refeies. Doenas crnicas, como a hipertenso e o diabetes possuem suas origens em diversos fatores, entre eles, uma alimentao ruim, com excesso de gordura, doces e sal. preciso, portanto, haver um equilbrio o tipo e a quantidade de nutrientes que so consumidos.

Pirmide Alimentar

um guia para alimentao saudvel. Contm todos os nutrientes necessrios em quantidade certa de calorias para a manuteno do peso ideal.

Grupo de pes, massas, tubrculos: Fonte de carboidratos, nutriente fornecedor de

energia. Pes, massas e biscoitos integrais so ainda boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino. Grupo das frutas e hortalias: timas fontes de vitaminas e sais minerais, dentre eles, antioxidantes que diminuem o efeito deletrio do estresse oxidativo e dos radicais livres. Tambm possuem boa quantidade de fibras. Grupo das carnes: So alimentos compostos basicamente de protena, muito bem utilizada por nosso organismo para produo de tecidos, enzimas e compostos do sistema de defesa. Alm disso, so ricas em ferro e vitaminas B6 (pirixodina) e B12 (cianocobalamina), tendo sua ingesto (nas quantidades adequadas) efeito preventivo nas anemias ferropriva e megaloblstica. Grupo do leite e derivados: So os maiores fornecedores de clcio, mineral envolvido na formao de ossos e dentes, na contrao muscular e na ao do sistema nervoso. Alm disso, possuem uma boa quantidade de protena de boa qualidade. Acares e leos: so pobres em relao ao valor nutritivo, sendo considerados, por isso, calorias vazias.

Alimentao Saudvel

O segredo de uma refeio saudvel est na variedade de alimentos e na combinao entre eles. Alm disso, tambm importante: Fazer cerca de 5 ou 6 refeies por dia. No deixar de fazer nenhuma das refeies do dia. Fazer as refeies em ambientes agradveis e em posio confortvel. Evitar discusses na hora das refeies Usar, pelo menos, um alimento de cada grupo em cada refeio. Evitar o consumo excessivo de sal, acar e condimentos como pimenta e mostarda. Evitar tomar lquidos durante as refeies. Evitar bebidas alcolicas

Alimentao x Doenas Cardacas

As doenas cardacas so as primeiras causas de mortes no pas segundo o Ministrio da Sade. Tais patologias possuem razes em um estilo de vida inapropriado e hbitos de vida nocivos, sendo fatores predisponentes o tabagismo, sedentarismo, maus hbitos alimentares, hipercolesterolemia, estresse e doenas como a hipertenso e o diabetes. Para evitar o surgimento de problemas cardiovasculares, necessria a adoo de hbitos saudveis de vida: evitar o consumo de lcool e o tabagismo, praticar exerccios fsicos, evitar alimentos gordurosos e com excesso de sal, evitar atividades estressantes, entre outros. No tocante alimentao, existem certos tipos de alimentos que ajudam a prevenir e combater doenas do corao. Seu consumo deve ser estimulado e divulgado.

Uva: indicada nas afeces cardacas, pois carreia energia em forma de acares que o corao utiliza para contrao, possui minerais necessrios para tal contrao, no possui sdio e gorduras saturadas, contribui para dilatao das artrias, reduz a formao de trombos, alem de prevenir anemia por possuir ferro.

Banana: Diminui o progresso da arteriosclerose por possuir vitamina B6, ajudar a abaixar o nvel de colesterol pela fibra vegetal, ao vasodilatadora por estimular secreo de serotonina e evita cimbras, fadiga e alteraes dos batimentos cardacos.

Brcolis: Ajuda na reduo das taxas de colesterol e possui baixo teor de sdio e ajuda na excreo de excesso de lquidos, diminuindo a carga circulatria do sistema cardiovascular.

Nozes: Rica em gorduras mono e poliinsaturadas (Omega-3), que ajudam na reduo do colesterol nocivo (LDL), possuem alta concentrao de cidos graxos, que constituem fontes energticas para o funcionamento cardaco, possui vitamina B1 que auxilia no melhor funcionamento dos msculos do corpo, incluso o cardaco, evitando doenas como angina do peito e infartos.

Ervilha: Possui uma grande quantidade de protenas completas que mantm uma massa muscular apropriada para o organismo e vitaminas do complexo B que ajudam a manter um bom funcionamento cardaco, possui potssio, importantssimo o funcionamento da bomba de sdio-potssio e na manuteno de um bom funcionamento cardaco e possui reduzida quantidade de gorduras e sdio.

Azeite de Oliva: Rica em agentes anti-oxidantes, que terminam por proteger o LDL (colesterol ruim) da oxidao, prevenido a arterioesclerose, e em gorduras

monoinsaturadas, que ajudam na reduo do mesmo. Peixes, leos de peixe, semente de linhaa e leo de linhaa: Ricos em Omega-3 (gordura poliinsaturada) que est relacionada diretamente diminuio dos riscos de doenas cardiovasculares por reduzir a formacao de trombos, mantem a capacidade de elasticidade dos vasos, reduz processos inflamatrios nos vasos e posterior formao de placas, ajudando, consequentemente a manter nveis baixos de presso, reduz a quantidade de LDL e aumenta a de HDL (colesterol bom).

Vale ressaltar que o consumo de tais alimentos apenas no ajudara no combate s doenas cardiovasculares se no forem associadas com uma mudana e habitos de vida e uma dieta que proporcione melhor qualidade de vida.

O Papel da Enfermagem

A enfermagem possui papel importante como profisso educadora da populao ao qual presta cuidados. O educar pilar fundamental na luta para a implementao de melhores hbitos alimentares na populao brasileira. Vale ressaltar que a melhora da alimentao pura e simples no o suficiente para a melhora da qualidade de vida, embora j seja um grande passo. preciso combin-la com hbitos saudveis de vida como a prtica de exerccios fsicos, evitar hbitos nocivos, como o fumo, bebida alcolica e atividades estressantes e possuir um bom padro de sono.

Referencias bibliogrficos:

ASINELLI,

M.

Os

benefcios

da

boa

alimentao.

Disponivel

em:

< >.

http://www.saudelazer.com/index.php?option=com_content&task=view&id=5223&Itemid=49 Acessado em 7 abr. 2009.

INSTITUO PR-CIENCIA. Seu Corao. Os benefcios do Acido Graxo Omega-3. Disponvel em:http://www.seucoracao.com.br/aterosclerose/tratamento/os_beneficios_do_acido_graxo_om ega3/23. Acessado em 06 maio de 2009. INSTITUO PR-CIENCIA. Seu Corao. Os benefcios do Acido Graxo Omega-3. Disponvel em:http://www.seucoracao.com.br/aterosclerose/tratamento/os_beneficios_do_acido_graxo_om ega3/23/. Acessado em 06 maio de 2009 MINISTRIO DA SADE - BRASIL. Pratique Sade. Disponvel em < Ministrio da Sade Brasil. Pratique Sade. Disponvel em <http://portal.saude.gov.br/saude/area.cfm?id_area=919 >. Acessado em 06 maio 2009. MINISTRIO DA SADE - BRASIL. O que uma Alimentao Saudvel? Consideraes sobre os conceitos, principios e caracteristicas:uma abordagem ampliada. Disponivel em: < http://nutricao.saude.gov.br/documentos/o_que_e_alimentacao_saudavel.pdf >. Acessado em 27 abr. 2009. MINISTRIO DA SADE - BRASIL. O que uma alimentao Saudvel. Disponvel em: < http://www.aids.gov.br/assistencia/nutri03.htm >. Acessado em 27 abr. 2009 MINISTRIO DA SADE PORTUGAL. Portal da Sade. Doenas Cardiovasculares. Disponvel em: <http://www.min-

saude.pt/portal/conteudos/enciclopedia+da+saude/doencas/doencas+do+aparelho+circulatorio/ doencascardiovasculares.htm >. Acessado em 06 maio 2009. SCHNEIDER, A. P. ABC da Sade. ABC da Alimentao saudvel. Disponvel em:< http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?650 >. Acessado em 27 abr. 2009 PHYTOSUL. Aproveitando a Sade. Disponvel em: <http://phytosul.com/saude/56-serie-5alimentos-que-ajudam-seu-coracao.html >. Acessado em 06 maio 2009. PORTAL EM FOCO. Os benefcios do azeite de oliva virgem extra. Disponvel em: <http://www.portalemfoco.com.br/artigos.php?pag=artigo&artigoid=333>. Acessado em 06 maio de 2009. SOCIEDADE BRASILEIRA DE DIABETTES. O que uma alimentao saudvel? Disponvel em: < http://www.diabetes.org.br/aprendendo/contagem_carboidratos/contcarb01.php >.

Acessado em 27 abr. 2009

DICAS PARA DIMINUIR A CLICA

H mulheres que detestam ficar menstruadas, outras que se sentem aliviadas quando o ciclo se completa. No primeiro caso, clicas constantes prejudicam o rendimento no trabalho ou faculdade e, durante a TPM (tenso pr-menstrual), elas chegam a nocautear maridos e namorados. Conhea as causas e, tambm, solues para livrar-se de uma vez por todas deste mal estar.

A Clica

No ciclo menstrual, o vulo no fecundado eliminado, causando alteraes no endomtrio (membrana que reveste o tero). Durante este processo, ocorre isquemia nas clulas uterinas (baixa irrigao sangunea), ocasionando dor. O nome cientfico da clica menstrual dismenorria primria (as secundrias, so consideradas patolgicas). Sua intensidade, branda ou pungente, explica-se pela quantidade de prostaglandina no tero. Como diminuir a dor de Clica

Beba uma xcara de ch comum, de camomila ou de menta, quente. Coloque uma bolsa de gua quente ou bolsa trmica sobre o abdome ou sobre as costas. Tome um banho quente. Massageie delicadamente o seu abdome. Faa exerccios leves como: alongamento, yoga, caminhada ou andar de bicicleta. O exerccio pode aumentar o fluxo de sangue e reduzir a dor plvica. Repouse bastante e evite situaes estressantes. Para controle da natalidade, considere a possibilidade de usar plula, pois esta bloqueia a produo de prostaglandinas, ou o DIU com progesterona, que diminui a clica menstrual. Pergunte ao seu mdico sobre a indicao e necessidade de suplementao de vitamina B6. Evitar - substncias estimulantes, como derivados de cafena, cola e xantina No fume! Reduzir - uso de bebida alcolica, sal marinho e acar refinado Preferir - alimentos diurticos, como morango, melancia, salsa e agrio. Em sua dieta, d preferncia a verduras e legumes. Habitue-se a dormir bem

DICAS PARA MULHERES COM AMENORRIA

Mulheres

atletas

geralmente

so

vistas como sendo sadias e em forma. Porm, olhando de dentro, a histria diferente. Aproximadamente 20% das mulheres

fisicamente ativas chegam ao ponto de cessar de ter perodos de menstruao regulares. Esta condio chamada de amenorria e caracterizada pela deficincia de estrognio, similar menopausa. Embora algumas

mulheres avaliem a amenorria como um efeito colateral desejvel do exerccio, j que no precisam mais lidar os desconfortos da menstruao todos os meses, outras sabem que a falta da menstruao est ligada a problemas de sade: perda de clcio nos ossos; uma incidncia quase trs vezes maior de fraturas por estresse (24% das atletas sem menstruao ou com menstruao irregular versus apenas 9% das atletas com perodos regulares); problemas de longo prazo com osteoporose comeando em idade prematura. Amenorria pode tambm interferir na facilidade de engravidar, caso a atleta deseje comear uma famlia.

Causas de amenorria Muitas mulheres acreditam que pararam de menstruar porque esto se exercitando demais. Este no o caso. Vrias atletas muito magras que se exercitam pesadamente tm o seu perodo de menstruao regular. Outras mulheres acham que a menstruao cessou porque esto muito magras. Falso tambm. Estudos sugerem que no h diferenas entre o nvel de gordura corporal entre as atletas que menstruam regularmente e as que no. A pergunta permanece sem resposta: Por que, de um grupo de mulheres que realizam programas de exerccios similares e tm o mesmo baixo nvel de gordura corporal, algumas experimentam problemas menstruais e outras no? A resposta comumente est relacionada nutrio. A mulher com amenorria deve estar tentando manter um peso menor do que o apropriado sua gentica. Quando o custo de alcanar esta magreza desejvel uma nutrio inadequada, ela ir parar de menstruar.

As dicas seguintes tambm devem ajudar o retorno da menstruao - ou pelos menos eliminar as causas relacionadas nutrio:

1- Livre-se da balana no banheiro. Ao invs de tentar obter um certo nmero na balana, deixe o seu corpo pesar o que ele pesa.

2- Se voc tem que perder peso, ento no entre de cara numa dieta rigorosa, opte por cortar o total de calorias em torno de 20%. Voc est ingerindo muito pouca caloria caso sinta-se sempre com fome e obsessiva sobre comida. 3- Coma a quantidade adequada de protenas. Atletas com amenorria tendem a comer menos protenas do que suas colegas com menstruao regular. Mesmo que voc seja vegetariana, lembre-se que precisa de quantidade adequada de protena. Como mais iogurte, peixe, feijes, tofu e nozes. 4- Ingira pelo menos 20% das suas calorias de gorduras. Se voc acha que vai ficar gorda se comer gordura, pense novamente. Embora os excessos de calorias provenientes de gordura possam engordar facilmente, um pouco de gordura (20-30% do total de calorias; 40-60 gramas de gordura por dia) so uma parte apropriada da dieta esportiva saudvel. Nozes, manteiga de amendoim, salmo, leo de oliva so opes saudveis. 5- Inclua pequenas pores de carne vermelha 2 a 3 vezes por semana. Pesquisas sugerem que corredoras com amenorria tendem a comer menos carne e so mais provveis de seguir uma dieta vegetariana dos que as colegas com menstruao regular. Mesmo na populao em geral, mulheres vegetarianas tem 5 vezes mais chance de ter problemas menstruais do que as que comem carne. No claro porque a carne parece ter um efeito de proteo para a menstruao. 6- Mantenha uma dieta rica em clcio para manter a densidade ssea. Uma meta segura a equivalente a 3 a 4 pores dirias de leite com pouca gordura, iogurte e outros alimentos ricos em clcio. Sendo uma atleta, seus ossos se beneficiam do efeito protetor do exerccio, mas isso no compensa a falta de clcio ou de estrognio.

10 DICAS PARA SE PROTEGER DO CNCER

1- Faa exames mdicos peridicos. Facilite sua vida e no fique tentando descobrir sozinho(a) o que pode dar errado. Conte com seu mdico para saber os tipos de exames preventivos que devem ser feitos. Estes exames podem variar de acordo com a presena de alguns fatores de risco especficos da sua famlia. A avaliao mdica peridica tambm importante para checar a presena de infeco pelo HPV, ou

Papilomavrus Humano. Este micrbio, transmitido pelo contato sexual, pode levar ao desenvolvimento de cncer no tero ou no pnis.

2- Cuidado com substncias qumicas potencialmente danosas. Produtos qumicos contidos em alguns pesticidas e sprays podem aumentar o risco para cncer. Alimentos industrializados ou muito processados tambm podem ser perigosos. O prprio ambiente de trabalho pode oferecer risco: a exposio repetida e prolongada a gasolina, diesel, arsnico, berlio, cloreto de vinil, cromados, gs mostarda e certos teres podem resultar em vrios tipos de cncer.

3- No fume. Fumar a causa nmero 1 de vrias doenas evitveis, tais como cncer nos pulmes, infeces das vias respiratrias, problemas cardacos, dentre outras. Faa todo esforo possvel para largar o cigarro - e passe esta iniciativa adiante.

4- No consuma bebidas alcolicas em excesso. O consumo regular de bebidas alcolicas (mais de duas doses por dia, todos os dias) aumenta o risco para cnceres na cavidade oral, na garganta e no esfago. Acredita-se isto esteja relacionado deficincia de vrios nutrientes.

5- Mantenha-se na faixa de peso ideal. A Obesidade aumenta o risco para cncer nas mamas, no intestino grosso e na prstata - isso se a pessoa no sofrer um infarto ou derrame antes. A Obesidade uma doena e deve ser tratada no com descaso ou preguia, mas com fora de vontade e amor prprio.

6- Leve uma alimentao rica em nutrientes e pobre em calorias. Vrios estudos indicam que dietas pobres em fibras e ricas em gorduras aumentam o risco para cncer no intestino grosso, na prstata, nas mamas, nos ovrios e no tero.

Defumados e picles tambm aumentam seu risco. D preferncia para frutas, legumes, cereais integrais e peixes.

7- Use suplementos nutricionais. Frutas, vegetais e cereais integrais ricos em carotenides, vitamina A e vitamina C ajudam a proteger contra cnceres nos pulmes, no intestino grosso, nas mamas, na cavidade oral, no esfago, no estmago, no pncreas, no colo do tero e nos ovrios. Os Carotenides so encontrados em vegetais e frutas de cor amarela ou alaranjada (p.ex.: cenouras e batata doce) e vegetais folhosos de cor verde escura (p.ex.: brcolis e espinafre). Os cientistas descobriram que os Carotenides so capazes de reduzir a incidncia de cncer no pulmo at mesmo em pessoas fumantes. bvio que parar de fumar a principal medida para evitar o cncer no pulmo, mas mesmo entre os fumantes, aqueles que apresentam baixas concentraes de carotenides no organismo possuem um risco maior.

8- Pratique exerccios regularmente. Os exerccios melhoram a oxigenao dos rgos e tecidos, removem radicais livres e ajudam a manter o peso ideal, alm de promoverem um bem estar tremendo, graas liberao de endorfinas e outros neurotransmissores do bem.

9- Aprenda a lidar com o estresse. A fria e a ansiedade diminuem a eficcia do Sistema Imune, o guarda-costas do seu organismo. Entre outras coisas, ele gerencia uma clula chamada Natural Killer, responsvel pela eliminao de qualquer foco potencialmente canceroso. O Estresse contnuo diminui o nvel dessa proteo e abre caminho para uma srie de doenas, inclusive o cncer. Para reduzir o estresse, no tenha vergonha de experimentar uma massagem de verdade, uma sesso revigorante de ioga, meditao, tai-chi, etc. E faa sexo pelo menos algumas vezes por semana.

10- Tenha uma atitude positiva. Uma atitude positiva significa amar a vida que existe em voc. Ela um tesouro NICO e lhe pertence acima de todas as coisas. Assim que voc tomar conscincia disso, ver como simples seguir o que foi dito at aqui.

EXAME PAPANICOLAU

Previne o cncer de colo uterino. Todas as mulheres com vida sexualmente ativa ou no devem fazer, pelo menos uma vez ao ano. Se o resultado do exame for negativo por trs anos seguidos, a mulher pode fazlo de 3 em 3 anos. O exame consiste na coleta de material do colo uterino para exame em laboratrio. Deve ser realizado, pelo menos, uma semana antes da menstruao. Evitando-se duchas vaginais, colocao de cremes vaginais e relaes sexuais trs dias antes do exame. O exame ginecolgico completo consiste do exame e palpao das mamas e depois o exame de Papanicolau. Esse detecta o vrus HPV e outras doenas que ocorrem no colo do tero antes do desenvolvimento do cncer. E tambm pode determinar o risco de uma mulher vir a desenvolver o cncer. O exame feito na parte externa da vulva e depois se introduz o especulo pelo canal vaginal para visualiza-lo e ao colo do tero, do qual sero recolhidas as clulas para exame microscpico.

Visualizao de estados de colo de tero

Colo do tero normal

Colo do tero com cervicite

Colo do tero com inflamao

Fonte da ilustraes: http://www.gineco.com.br/colon.htm http://www.gineco.com.br/colon2.htm

DETECO PRECOCE DO CNCER DE MAMA

O cncer de mama um dos lderes no ndice de mortalidade no Brasil. A cada ano morrem de cncer no Brasil dez mil mulheres na faixa etria acima dos 35 anos de idade. A deteco tardia da doena uma das maiores causas de morte, por isso, a melhor preveno o auto exame - tcnica na qual a mulher examina as suas prprias mamas. O auto exame da mama muito vantajoso, pois permite que prpria mulher se examine, eficaz se praticado regularmente, e seguindo a tcnica. Deve ser realizado logo depois da menstruao, pois neste momento que h menor reteno de lquido. Nas mulheres que no menstruam ou se submeteram a retirada do tero, deve-se escolher arbitrariamente um dia do ms e realizar o auto-exame todo ms neste dia.

AUTO EXAME DAS MAMAS Segundo, Claudio Kemp, professor adjunto doutor do setor de Mastologia UNIFESP EPM:

Fase 1: Inspeo

Fique de frente para o espelho com os braos ao longo do corpo. Olhe para suas mamas e procure por caroos, depresses ou outras aparncias anormais.

Repita o procedimento com os braos elevados acima da cabea.

Com as mos nos quadris faa contrao dos msculos peitorais e procure alteraes.

Fase 2: Palpao

Examine suas mamas quando estiver no banho usando o mesmo procedimento que na posio deitada.

Fase 3: Expresso do mamilo

Esprema o mamilo para observar se secreo.

h sada de alguma

O auto-exame das mamas no deve substituir o exame clnico realizado por profissional de sade treinado para essa atividade. Entretanto, o exame das mamas pela prpria mulher ajuda no conhecimento do corpo e deve estar contemplado nas aes de educao para a sade.

MAMOGRAFIA

o exame das mamas, de diagnstico por imagem, realizado com baixa dose de raios x. utilizado de forma preventiva para o Cncer de mama e tambm como mtodo

diagnstico, quando j h a suspeita da existncia de uma anomalia. Esse tipo de exame pode detectar um ndulo, mesmo que este ainda no seja palpvel. Se voc tem entre 35 e 39 anos, deve fazer uma mamografia bsica de preveno. A partir dos 40 anos de idade, deve realizar uma mamografia a cada 2 anos. Aps 50 anos, deve realizar uma mamografia a cada ano. E ainda, se possuir risco de Cncer de mama, mais cedo e mais freqente a mamografia recomendada. No use qualquer desodorizante ou perfumes no dia do exame. Estes produtos podem dificultar a interpretao do exame. Sentir certa presso quando as mamas forem apertadas entre os dois pratos para as radiografias, podendo doer um pouco por algum tempo.

Referencias Bibliogrficos

INCA . Aes de Preveno Primria e Secundria no Controle do Cncer. 2007 Disponvel em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/ publicacoes/inca/acoes_cap3.pdf>. Acesso em:

25/04/2009. INCA. Manual do Cncer: Falando sobre o Cncer. Diviso de Educao da Coordenao de Programas de Controle de Cncer (Pro-Onco). Rio de Janeiro 2007. Disponvel em: <http:// www.cancerdemama.org.br>. Acesso em: 25/04/2009. KEMP, Cludio. Disponvel em:

<http://www.lincx.com.br/lincx/saude_a_z/esp_medicas/cancer_mama_diagnostico.asp>. Acesso em: 25/04/2009. SMELTZER, Suzanne C., Brunner & Suddarth. Tratado de enfermagem mdico-cirrgica. 10 ed. Vol. 3. Rio de Janeiro. Guanabara Koogan, 2005. SOUZA, Ivis Emlia de Oliveira; CAMARGO, Tereza Caldas. Ateno mulher

mastectomizada: discutindo os aspectos oncticos e a dimenso ontolgica da atuao da enfermeira no Hospital do Cncer III. Revista Latina Americana, Ribeiro Preto (SP), v.11, n.5, set/out 2003: 614-21. ________.Exame ginecolgico. Disponvel em: <http://www.gineco.com.br> . Acesso em: 25/04/2009.

OS DIREITOS DA MULHER

Segundo a Organizao das Naes Unidas - ONU os 12 direitos das mulheres so:

Direito vida Direito liberdade e a segurana pessoal Direito igualdade e a estar livre de todas as formas de discriminao. Direito liberdade de pensamento Direito informao e a educao Direito privacidade Direito sade e a proteo Direito a construir relacionamento conjugal e a planejar sua famlia Direito decidir ter ou no ter filhos e quando t-los Direito aos benefcios do progresso cientfico Direito liberdade de reunio e participao poltica Direito a no ser submetida a torturas e maltrato

CONTATOS DE RGOS DE APOIO A MULHER

Delegacia da Mulher Niteri: Endereo Av. Ernani Amaral Peixoto 577, Centro. Tel - (21) 3399-3700 / 3399-3703 / 3399-3698. ADAMA (Associao dos amigos da mama), dar apoio s mulheres que tiveram o diagnstico de cncer de mama Niteri: Endereo Rua Visconde do Uruguai, 531/ 10 andar, Centro. Tel (21) 2620-9174 / 2714-3135 / 2714-3292. Email: adama@adama.org.br CEOM Centro Especial de Orientao Mulher: Endereo - Rua Camilo Fernandes Moreira, s/n - Bairro: Neves. So Gonalo/RJ. Tel: (21) 2628-8228 / 2668-8228. CIAM Centro Integrado de Atendimento Mulher Atendimento jurdico, psicolgico, social e de educao e sade para mulheres em situao de violncia. Endereo - Rua Regente Feij, 15 Centro Rio de Janeiro. Tel: (21) 2299-2122 Fax: (21) 2299-2120. NUDEM Ncleo Especializado no Atendimento Mulher Vtima de Violncia. Centro Rio de Janeiro. Tel: (21) 2240-3377, ramais 132 ou 134. SOS Mulher - Centro de Ateno Mulher Vtima de Violncia do Hospital Pedro II. Endereo: Rua do Prado, 325 Sala 13 Santa Cruz. RJ. Atendimento 24h. Tel:(21) 2299-7800/ 22997809/ 2299-7807 / 3395-0123 / 3395-0313. Email: wcsrechtman@uol.com.br Oferece servio mdico, psicolgico e atendimento social.

Casa Abrigo Hayde Pizarro Rojas - Abrigo temporrio para mulheres em situao de violncia domstica e seus filhos. Rio de Janeiro/RJ. Tel: (21) 2222-0681, ramais 205/206 / 3391-1635 / 2470-3601. Site: riomulher@pcrj.gov.br Seu endereo no divulgado para preservao da vtima. Casa Viva Mulher - Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social do Rio de Janeiro/RJ. Tel: (21) 391-1635 / 470-3601, atendimento 24 horas.

Referenciais Bibliogrficos Os direitos da mulher. Disponvel <http://www.fiocruz.br/biosseguranca/Bis/infantil/direitodasmulheres.htm>.Acesso 06/05/2009. em: em:

Potrebbero piacerti anche