Sei sulla pagina 1di 3

Sobre Hebreus

Captulo 1 interessante observar o cuidado que o autor desconhecido de Hebreus tem em mostrar claramente como Jesus Deus atravs das citaes do antigo testamento que faz neste captulo. V como so citados textos que dizem sobre Cristo e que como vocativo possuem expresses como Deus e tu, Senhor e como estes textos tratam de caractersticas ou obras de Deus (a criao, por exemplo) e ao mesmo tempo so citados outros que falam de algum escolhido por Deus? Como era uma carta destinada a judeus, foi importante que ficasse claro que o Jesus de quem se falava, alm de ser o Cristo, o ungido libertador, era tambm o prprio Deus encarnado. Cristo, que a palavra grega pro hebraico Messias, significa ungido, escolhido. No caso, escolhido para libertar o povo de Israel de sua escravido. Os judeus acreditavam que o Messias os libertaria do domnio romano, da escravido poltica, mas, na verdade, Jesus veio para nos libertar da escravido do pecado e da condenao eterna. O Senhor no correspondeu s expectativas toscas judaicas. Eles eram orgulhosos e pensavam ter salvao obedecendo a Lei, achando que com suas prprias mos poderiam ser bons o suficiente pra Deus.

Captulo 2 Importante observar o puxo de orelha dos primeiros versculos. Se a palavra dita por anjos enviados por Deus permaneceu firme (por exemplo, quando um anjo conversou com os pais de Sanso, ou com Daniel ou com a prpria Maria), ainda mais a palavra dita pessoalmente pelo Senhor. No dar ateno a essa palavra pecado e extrema burrice. Olha tambm como que esses dois primeiros captulos contrastam os papis do Pai e do Filho na histria da relao de Deus com os homens, desde a criao at o sacrifcio da Cruz. Sempre so citadas obras do Pai e do Filho separadamente, mas, pra comprovar que os dois so um s Deus (o que incompreensvel, mas muito claro nestes captulos), textos que falam de Deus so tambm atribudos a Jesus, o Filho. Separa-se os papis de cada um ao longo da dissertao de Hebreus, mas nunca separa-se a essncia dos dois que a mesma. Ambos so um nico Deus. Uma observao importante sobre a carta aos Hebreus que ela escrita de forma dissertativa argumentativa e que s se sabe ser uma carta por causa do final, que caracterstico.

Captulo 3 Neste captulo outras atribuies de Cristo so apresentadas. Logo no incio Jesus chamado de apstolo (por pregar a Boa Nova) e Sumo Sacerdote (por oferecer o Sacrifcio que nico e suficiente por ter sido de si mesmo, puro e santo - por ns e nos levar ao Pai).

O comentrio sobre este captulo sobre o ltimo versculo em relao aos que o antecedem. Depois de falar sobre os israelitas que morreram no deserto porque foram desobedientes, Deus (atravs do autor da carta) diz que eles morreram por causa da incredulidade. V como desobedincia e rebeldia so frutos de falta de f? Ou seja, quem desobedece a Deus assim, no cr. Se no cr, como salvo? Obedecer igual a f. E tambm a amor.

Captulo 4 (Costumo dizer Deus diz quando me refiro a algo que algum autor da Bblia escreveu. Uso isso pra que as pessoas no percam de vista que a Palavra foi inspirada por Deus e que, por isso, inequivocamente a Palavra de Deus, como se o prprio Santo estivesse falando. Assim as pessoas no focam o ser humano.) Ento, v como logo no incio Deus diz que ouvir a Palavra e no crer intil? Ningum ser salvo por um dia ter ouvido o Evangelho, a no ser que creia e, lembrando do captulo anterior, a desobedincia descrena. Depois ainda se fala sobre o repouso reservado aos crentes, que nada teve a ver com a entrada na terra prometida como os judeus pensavam, mas diz respeito, na verdade, morada no cu. Outro comentrio interessante que retiro da minha Apologtica respondendo a um questionamento ctico de que um ser onipotente no deveria se cansar e, por isso, incoerente que Deus tenha descansado ao stimo dia : Semelhantemente ao que ocorre em Gnesis 2.2-3, o verbo grego katepaysin, empregado no texto em estudo como uma referncia ao ato de descansar, possui a mesma conotao do termo hebraico, cujo significado : fazer cessar, terminar, acabar. De modo algum avaliza a ideia de repouso fsico. Igualmente, o testemunho de Jesus sobre a obra (trabalho) divina atesta que no seria possvel que um ser espiritual (ainda que se tratasse de um anjo), isento das fragilidades carnais e humanas, necessitasse de descanso: repouso fsico (Jo 5.17) E ainda, um destaque aos versculos 12 e 13 sobre a vida da Palavra de Deus e aos versculos de 14 a 16 sobre o auxlio que temos em Cristo como nosso Sumo Sacerdote diante de Deus. O 16 lindo! (O Sumo Sacerdote era, no judasmo, o responsvel por oferecer sacrifcios pelo povo, afim de que fosse perdoado e aceito por Deus, entre outras coisas. Pra saber mais, d uma lida nos primeiros captulos de Levtico e no captulo 5 de Hebreus.)

Captulo 5 O captulo comea falando um cadinho do trabalho do Sumo Sacerdote e como isso se aplica a relao entre Deus, Cristo e ns. Mostra como Jesus um sacerdote superior ao da Lei de Moiss, pois no descende da tribo de Levi, nem de Aro, mas foi escolhido por Deus segundo a ordem (a linhagem) de Melquisedeque. (Melquisedeque era sacerdote de Jerusalm, ou apenas Salm, na poca de Abrao. A histria t em Gnesis 14.17-20 e comentada nos prximos captulos de Hebreus.) O importante aqui, ver

como Cristo est acima das regras da Lei de Moiss, sendo suficiente em si mesmo, mas tudo de acordo com o jeito e o plano de Deus. No fim do captulo Deus quebra o pau em cima dos destinatrios da carta porque j eram crentes a muito tempo e ainda tinham que aprender coisas muito simples. bom que no seja necessrio que esse texto se aplique a ns. Destaque ao versculo 14: Mas o mantimento slido para os perfeitos, os quais, em razo do costume, tm os sentidos exercitados para discernir tanto o bem como o mal. A palavra traduzida por perfeito na minha verso pode estar traduzida por adulto ou maduro na sua verso. que ela tem esse sentido. No de algo perfeito como pensamos, sem nenhum defeito ou falha, mas de algo em fase avanada de desenvolvimento, maduro, espiritualmente adulto, no caso. Outro comentrio sobre o versculo que Deus diz que o discernimento das coisas boas ou ms algo que se desenvolve atravs do exerccio. Quanto mais se afasta do mal, mais se percebe o que mal.

Potrebbero piacerti anche