Sei sulla pagina 1di 1

Seminrio Teolgico Batista Carioca

13 de fevereiro de 2012 A FORMAO DO PENTATEUCO DE ACORDO COM W. H SCHMIDT Por Jones F. Mendona 1. Por volta do ano 700 diversas tradies orais foram reunidas em coletneas rituais e legais. Tal trabalho (chamado de livro histrico jeovista1 ou obra historiogrfica de Jerusalm Jerusalemer Geschichewerk: JG) surgiu como reflexo da runa do reino do Norte em 722 e depois da salvao de Jerusalm das mos dos assrios em 701. A inspirao veio de profetas como Ams, Osias e Isaas. O livro jeovista, redigido por profetas/sacerdotes, foi formado a partir da compilao de ciclos narrativos sobre os primrdios de Israel (a partir de Gn 12 - o chamado de Abrao), que at ento circulavam isoladamente. O produto final uma obra histrico-teolgica. No tempo do exlio essa obra foi retrabalhada e ampliada como reflexo dos acontecimentos de 586. O cdigo da aliana (Ex 20,22-23,33), que j circulava na forma de tradio oral (aprox. 900 a.C.), foi inserido na obra. O resultado dessa reelaborao recebeu o nome de obra historiogrfica exlica ou JG deuteronomista (no-sacerdotal). Sua abrangncia se estenderia de Gn 2,4b Nm. 2. Por volta de 520 surgiu o escrito bsico sacerdotal (Priesterlicha Grundschrift = PG), chamado assim por causa de sua linguagem e teologia sacerdotais, inspirada em profetas como Ezequiel e Jeremias, bem como na obra do Dutero-Isaas2. A obra sacerdotal chegou S com os repatriados do exlio a Jerusalm e foi enriquecido com materiais do culto (P =escrito sacerdotal ampliado) e com a lei de santidade (Lv 17-26). O primeiro relato da criao (Gn 1,1 2,4a) teria sido inserido nesta poca3. 3. Por volta de 700 (na poca de Ezequias) surgiu uma coletnea de leis sem nexo narrativo, que corresponde a uma fase mais antiga do deuteronmio (Dt de Ezequias Dt 12-26). Inspirada no cdigo da aliana, ela teologicamente prxima da obra historiogrfica de Jerusalm (JG). Josias ampliou o Dt de Ezequias, dando origem ao trecho que vai de Dt 6,4 a 28,1ss. Na poca do exlio (550 a.C.) o trabalho foi se estendendo ainda mais, cujo produto final a obra historiogrfica deuteronomista abrangente (Dtr), estendendo-se de Dt 1 a 2Rs 25. Existem duas alternativas para explicar como as trs fontes (JG, P e Dt) foram agrupadas para formar o Pentateuco. Abaixo a alternativa mais aceita:

PENTATEUCO

Dt

JG

Por volta de 450 as correntes no sacerdotal (JG deuteronomista) e sacerdotal (PS) foram unidas, at que sob a superviso de Esdras (por volta de 400) surgiu o Pentateuco pela incluso de Dt (retirado de Dtr), que na ocasio sofreu uma leve reviso.

450 JG deuteronomista + PS. 400 (JG deuteroinomista + PS) + (Dt Dtr) = PENTATEUCO

Redatores de J/E, onde J=relatos onde o nome de Deus aparece como Jav e E=relatos onde o nome de Deus aparece como Elohim. 2 Isaas 40-55. 3 importante notar que Gn 1,1, assemelha-se epopia babilnica da criao do mundo (Enuma Elish) apresentando a criao como sequncia de oito obras (luz, firmamento, mar/terra, plantas, astros, animais aquticos e alados, animais terrestres, seres humanos).

Potrebbero piacerti anche