Sei sulla pagina 1di 40

www.ResumosConcursos.hpg.com.

br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

Resumo de Direito Penal

Assunto:

CRIMES CONTRA OS COSTUMES NO DIREITO PENAL BRASILEIRO

Autor:

FABIANA DOS SANTOS LINHARES

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

CRIMES CONTRA OS COSTUMES NO DIREITO PENAL BRASILEIRO


por FABIANA DOS SANTOS LINHARES, estudante da 9 fase do curso de direito da UNIDAVI em rio do sul sc Agregaram-se no decorrer do presente estudo, as concluses calcadas no pensamento dos estudiosos do direito, as doutrinas clssicas em contraste com as inovadoras, as abrangentes e as especializadas. A construo jurisprudencial encontrada sob forma de ementrios e acrdos que elucidam e ilustram a prtica nos casos concretos. Vale dizer, que a ttulo de aprofundamento, apresenta-se ainda tpicos exemplificativos acerca dos assuntos mais polmicos ou controversos tanto doutrinria, como jurisprudencialmente. Objeto merecedor de infinita pesquisa e possibilitador de no menos vasta descoberta, que so os delitos supra citados, seguem algumas consideraes inerentes a sua caracterizao.

1.0 - ESTUPRO - art 213 do CP 1.1 - Nomem iuris e definio Estupro vem de stuprum, que no direito romano equivalia a qualquer congresso sexual indevido, compreendendo inclusive a pederastia e o adultrio. No deixa de ser uma forma especial de constrangimento ilegal, em que a tutela recai, primacialmente, sobre os costumes. Caracteriza-se o estupro, o mais grave dos atentados contra a liberdade sexual, pela prtica da conjuno carnal mediante violncia. Conjuno carnal a cpula sexual normal, secundum naturam, ou seja, a introduo, parcial ou total, do pnis na vagina, com ou sem ejaculao. A violncia contra a mulher que no pode evitar o ato. 1.2 - Antecedentes histricos Os povos antigos reprimiam o estupro. Na legislao hebraica, aplicava-se a pena de morte ao homem que violasse mulher desposada, isto , prometida em casamento. Se se tratasse de mulher virgem, porm no desposada, devia ele pagar cinqenta ciclos de prata ao pai da vtima e casar com ela, no o podendo despedir em todos os seus dias porquanto a humilhou. (Deuternmio, XXII, 25 e 28). No Egito, a pena era a mutilao. Na Grcia, primeiramente era imposta simples multa, mas a morte veio mais tarde a ser cominada.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

No Direito Romano, a violncia carnal era punida com a pena de morte pela Lex Julia de vi Pblica. Considerava-se crimen vis, porque se tinha mais em vista a violncia empregada do que o fim do agente. No se lhe aplicava a denominao estupro. No velho direito Germnico, o delito era tambm punido severamente, no cannico, para haver estupro, era mister que a ofendida fosse virgem, em mulher deflorada no podia haver este crime e exigia-se tambm o emprego da violncia. As velhas leis espanholas puniam com a morte o ru, a do Fuero Viejo castigava com a pena capital o crime, ou com a declacion de enemistad, que outorgava aos parentes da vtima o direito de dar morte ao ofensor . As antigas leis Inglesas puniam com a morte, depois substituda pela castrao e pelo vazamento dos olhos. No antigo direito francs, distinguiram-se o rapto violento e o estupro. O primeiro supunha a subtrao violenta de donzelas, mulheres e vivas de qualquer idade, contra sua vontade, com o fim de abusar delas. O segundo compreendia o emprego de fora por parte do ru , contra virgem, mulher ou viva, tendo em mira a conjuno carnal, o que s mudou tal qual como nas legislaes atuais em 1810. 1.3 - Bem jurdico tutelado no delito Embora o objeto material seja o corpo da vtima, o interesse tutelado a liberdade sexual e em especial a liberdade sexual da mulher, ou seja, o direito que tem ela de dispor de sue corpo com relao aos atos gensicos, e no a sua simples integridade fsica. O bem jurdico do art. 213 protege o direito feminino de dispor do corpo, a tutela do critrio de eleio sexual de que goza na sociedade. um direito seu que no desaparece, mesmo quando se d a um vida licenciosa, pois, nesse caso, ainda que mercadejando com o corpo, ela conserva a faculdade de aceitar ou recusar o homem que a solicita, a liberdade de escolha nas relaes sexuais dessarte, o bem que o Cdigo tem em vista. 1.4- Sujeito ativo somente o homem, s ele pode ter conjuno carnal com mulher.. Contudo, alguns acreditam que a mulher possa estuprar, sendo o homem a vtima, caso em que a cpula seria conseguida pelo emprego de afrodisacos e mais facilmente quando se tratasse de um impbere. Segundo Carrara, a princpio, punia-se como crime a violncia empregada pela mulher contra o homem, para obrig-lo a cpula, mais tarde puniu-se como estupro. Dados os termos do Cdigo, no existir estupro, sendo sujeito ativo a mulher e passivo o homem. Questiona-se ainda se a mulher pode ser sujeito ativo quando o passivo outra mulher. A histria registra o lesbianismo, o tribadismo e at mesmo a literatura brasileira como por exemplo em O Cortio de Alusio de Azevedo, Caminhos cruzados de rico Verssimo e no obstante as opinies em contrrio, muitos admitem que o coito entre mulheres possvel pela existncia de clitris hipertrfico. Tal cpula, entretanto, no integrar o delito em questo. A conjuno carnal significa exclusivamente congresso sexual, realizado por meio do membro viril e do rgo sexual da mulher .

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

Ainda fala-se da possibilidade do crime de estupro entre os cnjuges. Quanto a isso, diga-se que as relaes sexuais so pertinentes vida conjugal, constituindo direito e dever recprocos dos que casaram. A violncia por parte do marido no constituir, em princpio, crime de estupro, desde que a razo da esposa para no aceder unio sexual seja mero capricho ou ftil motivo, podendo todavia responder pelo excesso cometido. A mulher que se ope a relaes sexuais com o marido atacado de molstia venrea, se for obrigada por meio de violncias ou ameaas, ser vtima de estupro. 1.5 - Sujeito Passivo Diante do exposto quanto ao sujeito ativo, h que se ressaltar que apenas a mulher pode ser vtima do delito. O homem, por mais aviltante que seja o ato contra ele praticado do com violncia, no ser sujeito passivo. irrelevante seja a mulher casada,viva ou solteira, virgem , honesta ou devassa, religiosa ou meretriz, todas as mulheres esto inclusas no rol de sujeitos passveis de serem vtimas de estupro. O legislador brasileiro manteve-se fiel tradio de nosso direito considerando somente a mulher como sujeito passvel de estupro, porm h legislaes como a Italiana que referem-se a pessoas de qualquer sexo. Magalhes Noronha entende que a reflexo sobre o assunto deve considerar que ... possvel que se argumente no produzir o estupro do homem as conseqncias que acarreta o da mulher, mxime quando esta for virgem ou honesta. Ainda que se aceite a objeo, no se podem olvidar a gravidade do fato e a periculosidade do agente, claramente demonstrada esta pela anormalidade. 1.6 - Conduta: a ao fsica Os elementos essenciais da conduta so a conjuno carnal com mulher dissenciente e o emprego da violncia ou grave ameaa. 1.6.1 - O dissenso da vtima A par da violncia do estuprador, exige a lei a resistncia da vtima. necessrio seja ela constrangida, isto , obrigada, pois a lei tutelando sua liberdade sexual, impe-lhe seja a primeira defensora dessa liberdade. No h violncia onde no existe resistncia. A oposio deve ser sincera, patenteando a vontade de a ofendida furtar-se ao gozo do estuprador. Simples relutncia, mera negativa no podem constituir a resistncia requerida pela lei. Deve ser sria e constante, no apenas simulao de honestidade e por alguns instantes. A lei entretanto, no pode exigir que a ofendida v ao extremo da resistncia , at o risco da prpria vida, desfalecimento ou trauma psquico, o que se requer tenha o agente feito o preciso para anular a oposio da mulher. Fundamental que este elemento do tipo delituoso seja pesquisado pelo julgador com um estudo completo dos personagens, atentando s condies do meio onde o fato se passou, examinando os pormenores relatados pelos sujeitos do delito, enfim, compor um apreciao integral do crime donde possa extrair uma concluso esclarecedora sobre a fora empregada pelo ru e a negativa da vtima.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

1.6.2 - A conjuno carnal Conjuno carnal significaria no vernculo unio de carne e nesse sentido genro que abre um leque de modalidades dentre as quais a cpula dos rgo genitais de pessoas de sexo diverso, a introductio penis intra vas e somente este sentido integra o usado pelo diploma legal brasileiro. Quanto ao alcance deste conceito, tem se admitido como integrante do estupro a conjuno carnal em que no h penetrao do membro na vagina, bastando a simples introduo vulvar, postos de lado, certamente, os simples e ligeiros, que no constituem cpula carnal. 1.6.3 - Violncia ou grave ameaa O emprego da violncia est indissoluvelmente ligado resistncia oposta pela vtima, no a energia fsica necessria unio dos sexos, mas aquela capaz de constranger a este ato. A violncia fsica consiste no emprego de meios materiais que anulam a resistncia da vtima onde o homem abusa da fora e da superioridade fsica para se impor mulher e conseguir o fim que tem em vista. H legistas que entendem no ser possvel a conjuno carnal por meio violento quando ambos os personagens tm igualdade de foras e no ocorre tentativa de asfixia da vtima. Alegam que os movimentos esquivos da bacia e a juno dos membros inferiores pela ao intensa dos adutores das coxas, trs poderosos msculos dispostos em leque desde o ramo isquiopubiano at a linha spera do fmur, que tracionam fortemente o primeiro segmento do membro inferior para dentro com um discreto movimetno de rotao para fora, impedem a introduo do membro viril em ereo na vagina, levando a resistncia prolongada da mulher flacidez peniana ou ejaculao extragenital, empecilhos naturais para a consumao do delito.Tanto pode ser fsica como moral. Esta, devendo ser apta a vencer a resistncia da vtima, tomando a forma de ameaa. O Cdigo refere-se a expresso violncia em sentido amplo, vasto e genrico e acampa em seu bojo a grave ameaa como modalidade de violncia. A ameaa seria a manifestao expressa ou tcita, explcita ou implcita, real ou simblica, escrita, oral ou mmica, direta ou indireta, do propsito de causar um dano ou uma situao de perigo, para que a ameaada consinta na conjuno carnal. Atente-se que em se tratando de ameaa, deve ela ser grave, como por exemplo a promessa da prtica de mal considervel, mas no importa a justia ou no do mal ameaado. Crislito de Gusmo definiu a ameaa dizendo que ela exerce na vtima atingida o poder de inibio da vontade, ou seja, de uma faculdade psquica precpua, produzindo-se o pavor, o temor angustiante, uma ao mental compressora e absorvente que lhe tolhe a volio e a possibilidade de defesa.

1.7

- Consumao Consuma-se o delito com a introduo completa ou incompleta do pnis na vagina da mulher, no sendo necessrio o orgasmo, ejaculao ou rompimento da membrana himenal. Conjuno carnal no significa coito completo, basta a cpula vestibular para a consumao apesar de existirem julgados considerando a gravidez

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

como requisito para consumao do delito praticado na circunstncia de cpula vestibular. No se pode , entretanto, dizer consumado o crime pelo simples contato dos rgos genitais e mesmo pelo atrito do membro viril contra a vulva da vtima. 1.8 - Tentativa: o problema da distino do delito atentado violento ao pudor No havendo ao menos um incio de conjuno carnal adentra-se no campo do crime tentado. Para caracterizao no s da infrao penal em estudo, mas como de todos os delitos passveis de tentativa, elemento preponderante a inteno do agente. No crime em tela indispensvel que o delinqente, praticando atos tendentes ao fim visado, demonstre inequivocamente a inteno de manter cpula carnal com a vtima. No h dvida de que na prtica, muitas vezes, ser dificlimo, se no impossvel, distinguir-se a tentativa de estupro do atentado ao pudor. Mas existe a razo ontolgica difereciadora dos dois tipos pois na tentativa de estupro, o fim em mira est a cpula, no atentado violento ao pudor, o ato libidinoso. Seria uma situao onde o indivduo, aps exigir da vtima conjuno carnal, trava luta intensa com ela e, tendo-a j abatida e descomposta, no consegue prosseguir no intento pela ejaculao antecipada. 1.9 - Elemento Subjetivo O dolo a inteno, mais ou menos perfeita, de se praticar um ato que se conhece contrrio lei . O delito de estupro est neste caso, pois daqueles delitos que se chamam de comissivos, esto , daqueles que exigem do agente uma ao subjetiva intencional. Alm disso daqueles para alcanar o resultado exige mais de uma ao propositada, formando uma figura criminosa complexa violncia mais a posse sexual, desde que as duas aes sejam dolosas, isto , desejadas. Se a violncia empregada pelo agente tinha por final idade apenas quebrar a resistncia da vitima, sem feri-la ou destru-la, mas ficando esta gravemente ferida ou morta, surge um delito diferente, preter-doloso, misto de culpa e dolo, culpa pelo resultado no pretendido, dolo pelo resultado desejado. Todavia, no caso de estupro, dolo especfico do mesmo compreende a violncia que lhe inerente e a posse sexual que a meta objetiva pela inteno subjetiva do da gente. O dolo especfico, portanto, do crime de estupro a inteno deliberada de copular, mediante violncia, por no poder copular sem o emprego deste meio. No se cogita da finalidade da cpula, se para gozo gensico, se para vingar-se da vtima ou de outrem, se para procriar um filho; o estupro se configura de qualquer modo. Alm do dolo genrico (vontade de empregar a violncia na conjuno carnal), o crime exige o dolo especfico, representado pela finalidade de manter conjuno carnal com mulher. esse elemento que ir nortear o julgador a detectar se se trata de tentativa de estupro, ou de atentado ao pudor. O dolo poder ser eliminado pela boa-f, sempre que no tenha havido emprego de violncia excessiva, quando o agente tiver motivos para crer que a mulher estivesse por consentir na cpula, pelas manifestaes de carinho precedentes.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

2.0 - Concurso de crimes Poder o estupro concorrer materialmente com o rapto (arts 219 e 222). Haver igualmente o concurso material quando o atente, aps a conjuno carnal, praticar homicdio ou leses, quando estas, desde que leves, restam absorvidas na violncia fsica que compe o tipo penal. O crime de estupro pode ser praticado em concurso com o atentado violento ao pudor, desde que os atos libidinoso praticados no seja daqueles que precedem ao coito normal. Assim o coito anal, praticado com a mesma vtma, antes ou depois da cpula norma, se constitui em crime autnomo, em concurso com o estupro, no podendo ser absorvido por este. Contudo, a jurisprudncia tem divergido sobre se o estupro pode ser praticado em concurso com o atentado violento ao pudor. Sendo ambos crimes contra os costumes e visando, um e outro, a satisfao do instinto sexual mediante violncia, parece possvel a continuidade delitiva entre eles. Sobretudo se praticados contra a mesma pessoa. Ciente o agente de estar contaminado de molstia venrea, h concurso formal imprprio (arts. 130, pargrafo 1, e 170, segunda parte).

3.0

- Crime Continuado O estupro pode concorrer com delitos do mesmo titulo do Cdigo, ressalvado o rapto. Concurso haver com os delitos de leses graves, homicdio e outros. Caso freqente o da ocorrncia do estupro com o delito de perogo de contgio venreo (art. 130). Nesta situao discute-se se caberia o concurso material ou a continuidade delitiva. Como ltimo estudo deste delito na presente pesquisa, apresenta-se jurisprudncia demonstrando as duas posies. Prepondera o entendimento de que em se tratando do mesmo sujeito passivo h que ser admitida a continuao, e aos adeptos desta corrente atribui-se o clssica situao capaz de esclarecer a sequncia dos crimes: determinado indivduo, ameaando uma senhora casada de lhe causar mal grave, a constranja conjuno carnal e depois disso, ainda sob ameaa, a obrigue a numerosos outros encontros, possuindo-a diversas vezes. 4.0 - Prova mdico-legal e Interveno Pericial no estupro Embora no seja o objeto de estudo da presente pesquisa mostra-se agora um pouco sobre os elementos que comprovaro ter ocorrido a modalidade delituosa em questo. So fundamentais neste sentido as investigaes em torno do sujeito passivo, desdobrando-se em dois pontos fundamentais: o depoimento pessoal e a percia mdica. Quanto ao primeiro, haja vista sua total subjetividade h que se revelar no caso concreto com sua individualidade e peculiaridade. No que diz respeito a a percia, h que se dizer que o laudo de exame pericial, afirmativo ou negativo, na ofendida obrigatrio, pois, se faltar nos autos da ao penal a comprovao da materialidade do delito torna-se nulo o processo, nos termos do art.564, III, b, do CPP. Realiza-se ento a percia de defloramento, no caso da vtima virgem ou no. Registre-se a existncia de julgados que diante de estupro praticado sob grave ameaa dispensam o exame de corpo de delito, ou seja a prova pericial.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

A percia de defloramento objetiva essencialmente o exame do hmen e, nas complacenas, na constatao de espermatozide alm da membrana, ou de gravidez, ou molstia venrea profunda de que o incriminado seja portador e esteja em fase contagiante, ou, ainda , de fosfatase cida na secreo vaginal. A vtima posta sobre a mesa de exame, deitada em posio ginecolgica, luz natural e aps a inspeo vulvovaginal, examina-se os pequenos e grandes lbios sendo exposto o hmen. Na interveno pericial no estupro, o expertos devem atentar para o estado mental do agressor, para inferir sobre a sua capacidade de entendimento do fato delituoso e de determinar-se de acordo com esse entendimento, e para suas possibilidades fsicas de constranger e dobrar a vtima aos seus instintos sexuais. Atentaro ainda para o estado mental e idade da ofendida, eventuais enfermidades como cegueira, paralisias ou traumatismos em perodo de consolidao, como fraturas, e as provas de que a mulher sofreu violncia fsica (equimosses, rastros escorceos, em torno da boca e narinas, no pescoo , nas coxas). Vitorino Prata Castelo Branco, em sua obra O advogado diante dos crimes Sexuais refora: O laudo mdico , porm , positivo ou negativo, no prova completa, da o juiz no ficar adstrito ao mesmo (art. 182 do CPP). No campo da sexualidade, principalmente por neurose histrica, poder haver simulao, consciente ou inconsciente da posse sexual, surgindo provas mdico-legais de tentativas que em muitos casos, no representam realmente a verdade pois como se trata de crime domiciliar agrega-se muito valor ao depoimento da ofendida(v.Ref. Bibliogrfica). 5.0 - A LEI N 8.072 de 25/07/90- CRIMES HEDIONDOS - PENA E AO PENAL O art. 213 do CP prev, para a forma simples de estupro a pena de recluso , de trs a oito anos. Resultando leso corporal de natureza grave, recluso de oito a doze anos (art. 223, caput); resultando morte, de doze a vinte e cinco anos. A pena aumentada de quarta parte me caso de concurso de pessoas, se o sujeito ativo casado ou apresenta relaes especiais com a vtima (art. 226). Encontrando-se a vtima nas condies do art. 224 do CP, a pena agravada de metade, nos termos do art. 9 da Lei n8,072 de 25/07/90, que dispe sobre os delitos hediondos. A ao penal e a lei citada so assuntos de itens desta pesquisa.

6.0 - ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR O crime de atentado violento ao pudor est definido no artigo 214 do CP, com a pena alterada pelo artigo 6 da Lei n 8.072, de 25-07-90, ou seja, Constranger algum, mediante violncia ou grave ameaa, a praticar ou permitir que com ele se pratique ato libidinoso diverso de conjuno carnal: Pena - recluso, de seis a dez anos. Deste modo, dando acolhida aos doutrinadores, que consideram certos crimes de atentado violento ao pudor to graves como o estupro, o legislador equiparou as penas dos dois delitos.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

Com efeito, vislumbra-se no artigo em epgrafe a forma agravada, ou melhor, se o ofendido for menor de catorze anos, a pena a ser aplicada ser de recluso de trs a nove anos (Lei n. 8.069, de 13-06-1990). A lei n 8.072 tambm definiu o atentado violento ao pudor como crime hediondo (art.1). Posteriormente, essa classificao foi confirmada pelo art. 1, da lei n 8.930, de 6-9-94, que deu nova redao ao art. 1, da lei n 8.072/90. Dessa forma o autor do delito de atentado violento ao pudor, includo entre os crimes hediondos, majorando-se a pena, de dois a sete anos, para seis a dez, o que nos pareceu excessivo ( a pena relativa ao estupro foi duplicada, em seu grau mnimo; a pena do atentado violento foi triplicada em seu grau mnimo). Assim o autor deste delito no pode ser beneficiado com anistia, graa ou indulto (art. 2, I), no tem direito a fiana e liberdade provisria (art. 2, parg. 1), sua priso temporria pode se estender por trinta dias, prorrogvel por igual perodo em caso de extrema e comprovada necessidade (art. 2, parg. 3) e, em caso de sentena condenatria, o juiz decidir fundamentalmente se poder apelar em liberdade, podendo pois, negar o benefcio ainda que o condenado seja primrio e de bons antecedentes. Este crime tem como objetividade jurdica a liberdade sexual, sobretudo no que tange inviolabilidade carnal da pessoa contra atos de libidinagem violentos. O crime pode ser praticado pr qualquer pessoa, de qualquer sexo. No estando a esposa obrigada prestao de atos libidinosos atentatrio ao pudor, poder o marido ser sujeito do crime, se constranger a mulher prtica de perverso sexual. Sujeito passivo quem sofre o atentado, inclusive a meretriz, que no pode ficar merc dos caprichos lbricos, ou das perversidade sexuais do parceiro. P Pode a mulher praticar o crime contra outra mulher (lesbianismo forado) ou mesmo contra o homem, quando o obriga por ameaa, por exemplo, prtica de ato libidinoso diverso da conjuno carnal. A mulher que fora o homem conjuno carnal, fato possvel, responder apenas pelo delito de constrangimento ilegal (art. 146). Responde pelo crime aquele que, ainda que no praticando o ato libidinoso, contribui eficazmente para a ao de outrem (RT 591/397). Menciona a lei como elemento do tipo o ato libidinoso diverso da conjuno carnal. Define Fragoso o ato libidinoso como toda ao atentatria ao pudor, praticada com propsito lascivo ou luxurioso. Trata-se, portanto, de ato lascivo, voluptuoso, dissoluto, destinado ao desafogo da concupiscncia. Alguns so equivalentes ou sucedneos da conjuno carnal (coito anal, oral, coito inter-femora, cunnilingue, heteromasturbao). Outros, no o sendo, contrastam violentamente com a moralidade sexual , tendo por fim a lascvia, a satisfao da libido. Esto includos os tos homossexuais como os de uranismo, pederastia, lesbianismo, tribadismo ou sadismo. considerado ato libidinoso beijo aplicado de modo lascivo ou com fim ertico. Afirma Hungria que o ato libidinoso tem de ser praticado pela, com ou sobre a vtima coagida. Isso no quer dizer, porm, que seja indispensvel o contato fsico, corporal, entre o

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

agente e a ofendida. H atentado violento ao pudor, pr exemplo, quando o agente mediante ameaa, obriga a vtima a masturba-se, tendo em vista a contemplao lasciva. No existir o delito, porm se o agente se limitou a apreciao do espetculo, sem ter concorrido para ele. No mister que se desnude qualquer parte do corpo da vtima para o contato lbrico a fim de caracterizar o atentado violento ao pudor. A libidinosidade do ato no depende da compreenso do ofendido ou da sua maior ou menor da malcia, sendo irrelevante o grua de pudor pessoal da vtima. Por outro lado, embora possa conter como elemento subjetivo o fim de satisfazer a prpria lascvia, o ato somente ser considerado atentatrio ao pudor, e, portanto, criminoso, se, objetivamente considerado, libidinoso. Para a ocorrncia do atentado violento ao pudor necessrio que haja o constrangimento pela violncia ou grave ameaa, exigindo-se o dissenso srio da vtima, tal como estupro. Constitui violncia a prtica de ao rpida e inopinada, que tenha surpreendido a vtima, impedindo-lhe a defesa. Ainda que haja contato fsico entre o agente e a vtima, quando no se puder ter o ato como libidinoso, como ocorre, por exemplo, num beijo no lascivo, ainda que indesejado, a infrao caracteriza apenas a contraveno de perturbao tranqilidade (art. 65 da LPC). Observa acuradamente Noronha que no comete o crime de atentado violento ao pudor o indivduo que obriga a vtima a assistir o ato de de libidinagem executado por terceiros, pois, ento, ela no estaria praticando o ato, nem tampouco permitindo que com ela fosse praticado. Poder o fato constituir o crime de constrangimento ilegal ou, caso de ser o ofendido maior de catorze e menor de dezoito anos, o de corrupo de menores (art. 218). Assim, no est inserido no tipo penal o contedo intencional da conduta, caracterizando-se o crime independentemente das circunstncias subjetivas que levaram o agente a pratic-lo. O motivo em mira pode ser outro que no o de satisfazer a lascvia, como o desprezo, o ridculo da vtima emborca inteno seja sempre a mesma: praticar ato que lese o pudor. H crime ainda que o ato seja praticado por vingana.

6.1 - CRIME TENTADO perfeitamente admissvel a tentativa de atentado violento ao pudor. Evidentemente se, empregada a violncia, ou exteriorizada a ameaa, o agente impedido de prosseguir, frustando-se, de todo, o momento libidinoso, o que se pode reconhecer a tentativa. Mas o delito estar consumado desde que o sujeito ativo leve a cabo

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

qualquer prtica libidinosa. A desistncia voluntria quanto ao estupro, desde que praticado ato libidinoso, configura o atentado violento ao pudor. Nem todos os atos atentatrios ao pudor caracterizam a prtica do crime em estudo. no o configuram, certamente, um belisco, um ato obsceno em que a vtima no tocada, as meras expresses verbais etc., caracterizando essas condutas a importunao ofensiva ao pudor. Embora j se tenha decidido pela contraveno na conduta daquele que, no interior de um cinema, passa as mos na perna da vtima, ou tenta beijo e apalpamento dos seios e do rgo genital da ofendida durante alguns segundos, esses fatos j forma considerados como crime de atentado violento ao pudor. No se confunde a prtica libidinosa com o ato obsceno. Neste, o agente pratica ato que contrasta com o sentimento mdio de pudor ou com os bons costumes. Naquele, o que se apresenta o desafogo da lascvia, servindo-se o agente de outra parte, subjulgada pela violncia real ou ficta. Assim, o exibicionismo do agente, que se apresenta nu a menores, configura ato obsceno apenas. 6.2 Jurisprudncias CONTATO FSICO Agente que obriga a amsia a despir-se e ficar em posio ertica, humilhando-a com palavras e sujeitando-a a atos violentos no corpo - Prazer sexual configurado - O prazer sexual no sadismo obtido com o sofrimento alheio, seja imposto por processos de natureza fsica, por flagelao, mutilao ou simples golpes mordidas, seja por processos morais, isto , por via de humilhao ou de injrias. Obrigando a mulher que possura sexualmente na mesma noite, a despir-se e ficar em posio desenganadamente ertica, humilhando-a com as palavras e sujeitando-a atos violentos que visavam as ndegas, seios e vagina, o acusado no a queria apenas punir. Alis no tinha por que faz-lo pois a qualificava de exemplar. Procurava, isto sim, o prazer sexual. Impossvel afastar a configurao do crime, mesmo que a lei reclamasse e no reclama o fim especial de satisfao da lascvia(RJSP - AC - Rel. Dante Busana - RT 702/328 e JTJ 148/272) Para a integrao do delito do art. 214 do CP no se dispensa o contato corpreo entre as partes envolvidas. Em sua execuo material no entra a mera assistncia a ato libidinoso (TJSP - AC - Rel. Dirceu de Mello - RT 573/362). Para a caracterizao do atentado violento ao pudor necessrio um ato libidinoso, que haja contato fsico ou corpreo com a

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

vtima ou, pelo menos, que seu corpo entre em jogo para o fim de libidinagem (TJSP - AC - Rel. Gonalves Sobrinho - RT 602/338). ATOS LIBIDINOSOS Comete o delito de atentado violento ao pudor o dentista que, no interior de seu consultrio, abusa de cliente de menor idade, passando as mos por sua ndega e seio(TJSP - AC - Rel. Denser de S - RT 510/349). Dentro do critrio subjetivo-objetivo que serve para fazer reconhecvel o ato libidinoso, o tateio das ndegas inequivocamente um ato dessa espcie(TJSP - HC - Rel. Mendes Frana - RT 458/302). O ato de encostar o pnis nas ndegas de uma menor constitui, do ponto de vista objetivo e finalstico, um ato sexual, desafogo da libido. Inclui-se, inquestionavelmente entre as atitudes libidinosas(TJSP - AC 113.999-3 - Rel. Luiz Betanho). NO CARACTERIZAO DO DELITO Para que se configure o delito do art. 214 do CP de 1940 a oposio da vtima ao ato libidinoso deve ser sincera e positiva, manifestando-se por inequvoca resistncia, no bastando recusa meramente verbal ou oposio passiva e inerte, apenas simblica (TJSP - AC - Rel. Jarbas Mazzoni - RT 614/288). Simples solicitao verbal, repudiada pelo destinatrio, no configura ato de libidinagem. O mesmo pode se dizer do ato que no chega a ofender o pudor do homo medius, embora praticado propter obletationem carnis (TJRJ - AC - Rel. Raul Quental - RJTJRJ 4/353). DOLO Ausente o elemento subjetivo do injusto versado no art. 214 do CP, ou seja, o fim especial do agente ativo de auferir prazer sexual, no se configura o delito de atentado violento ao pudor(TJRJ - AC - Rel. Nicolau Mary Jnior - RT 561/404). Para a caracterizao do delito de atentado violento ao pudor basta que o ato praticado seja positiva e objetivamente atentatrio ao pudor e tenha como impulso o fim de lascvia. Pode falhar o propsito

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

procurado, mas isso no afasta a libidinosidade(TJSP - Rev. - Dalmo Nogueira - RT 435/330). TENTATIVA A violncia dirigida inequivocamente libidinagem no ato preparatrio, mas executivo do crime em questo. Se interrompido o iter entre a violncia e o ato libidinoso, no chegando este a concretizar-se h inquestionavelmente tentativa de atentado violento ao pudor(TJSP - Rev. - Rel. Sydney Sanches - RJTSP 24/457). No tendo o acusado atingido a meta optata do desafogo sexual dada a aproximao de terceiros ao local onde se encontrava com a vtima, no se consuma o delito de atentado violento ao pudor, ficando na esfera da tentativa. Alis, penalistas emritos sustentam a admissibilidade da tentativa do crime em tela(TJSP - AC - Rel. Mrcio Bonilha - RJTJSP 23/488 e RT 398/106).

INADMISSIBILIDADE DA TENTATIVA Se a lascvia do ru j se extravasara em ato libidinoso diverso da conjuno carnal o crime do art. 214 do CP se consumou e no resultou apenas tentado, por efetivado o coito anal(TJSP - AC- Rel. Cunha Camargo - RT 453/351). Inadmissibilidade - Delito que se consuma em face da prtica de atos libidinosos - Para a consumao de atos libidinosos, basta a esfregao realizada, ainda que no tenha conseguido o agente o coito anal completo(TJSP - AC - Rel. Gentil Leite - RTJ 148/275). DESISTNCIA VOLUNTRIA No ocorre o atentado violento ao pudor, mesmo na forma de tentativa se o acusado no chega a praticar ato algum que o caracterize, escusando-o sua desistncia (TJSP - AC - Rel. Silva Leme - RT 563/304 e 383/75). Recusado o convite, o ru abandonou o propsito de praticar ato libidinoso com o menor, ao qual no se dirigiu mais. No estaria a uma desistncia? Em condies de prosseguir, cessaram os convites, desistindo, deixando o menor aqum convidara(TJSP - AP - Rel. Dantas de Freitas - EJTJSP 2/309).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

CRIME CONTINUADO Atentado violento ao pudor - Crime continuado - Delitos distintos e autnomos praticados contra a vtima em atos sucessivos Impossibilidade de aceitao de que tenham sido simples momentos de uma nica ao, de modo a haver apenas um crime - Responde pelo crime de atentado violento ao pudor em continuidade delitiva o agente que sujeita a vtima a atos libidinosos distintos e autnomos praticados sucessivamente, no se podendo aceitar que tenham sido simples momentos de uma nica ao, de modo a haver apenas um crime (TJSP - Rev. - Rel. Reynaldo Ayrosa - RT 667/273). ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR E ATO OBSCENO Se o ato obsceno cometido em pblico constitui tambm delito de natureza sexual contra vtima determinada, o que se tem a simultnea prtica de dois crimes; o de ato obsceno (art. 233 do CP) e o atentado violento ao pudor (art. 214) em concurso formal (TACRIM SP - AC - Rel. Fernando Prado - JUTACRIM 56/219).0 ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR E CORRUPO DE MENORES Tratando-se de menor vtima de atentado violento ao pudor, em sendo os pais omissos quanto conduta delituosa de acusado, deixando de process-lo, ou de representar para o exerccio da ao pblica, impossvel subordinar o agente a uma condenao por corrupo de menor(TA-CRIM-SP- AC -Rel. Goulart Sobrinho JUTACRIM 40/268). ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR E PERTURBAO DA TRANQILIDADE O beijo, nos dias que correm, de nosso cotidiano, figurando, a toda hora e a todo momento, na quase totalidade dos programas de televiso, em todas as suas formas e aspectos, desde o mais casto e puro ao mais sensual e ertico. No tendo esse carter na espcie sub judice, configurado no restou o delito de atentado violento ao pudor,

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

mas simples contraveno de perturbao da tranqilidade(TJSC -AC - Rel. Silva Leme - RT 580/332). ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR E RAPTO H concurso material de crimes, de rapto e atentado violento ao pudor, agravados pela circunstncia especial da pluralidade de agentes quando duas ou mais pessoas tiram mulher honesta, mediante violncia, de sua esfera de proteo ou normalidade jurdica, e a constrangem sob grave ameaa a permitir que com ela s pratique ato libidinoso diverso da conjuno carnal(TJRJ - AC - Rel. Eneas Cotta EJTJRJ 7/280). ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR: EMBRIAGUEZ Se a embriaguez incompleta e voluntria, em nada beneficia o ru a sua invocao (TJMT - AC - Rel. Shelma Lombardi di Kato RT 594/370). ATENTADO VIOLENTO AO PUDOR CONTRA A ESPOSA A esposa pode ser sujeito passivo de crime de atentado violento ao pudor cometido pelo marido. Mesmo na intimidade da alcova nupcial pudor no desaparece(TACRIM - SP- AC - Rel. Lus Tavares RT 516/343). Ao contrrio do que ocorre com o estupro, o atentado violento ao pudor pode ser praticado pelo marido contra mulher. Com o casamento, no fica a mulher inteiramente merc dos caprichos lbricos do esposo. Se este, por exemplo, a constrange violentamente a atos sexuais contra a natureza (non serbato debito vaso), incorre, indubitavelmente na sano do art. 214 do CP (TJSP - AC - Rel. Ferreira Prado - RT 394/80 e RJTJSP 4/276).

7.0 - POSSE SEXUAL MEDIANTE FRAUDE Chamado de estelionato sexual na doutrina, o crime de posse sexual mediante fraude definido no artigo 215: Ter conjuno carnal com mulher honesta, mediante fraude: Pena - recluso, de um a trs anos.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

Neste crime, como no estupro, s ser o homem (crime prprio). Sujeito passiva a mulher honesta. Restringe a lei a proteo mulher honesta, embora no exija que seja ela virgem. Inclui-se na lei um elemento normativo, que obriga a um juzo de valor, ao se exigir a honestidade da mulher. Honesta a mulher honrada, decente, de compostura, No somente aquela cuja conduta sob ponto de vista da moral, irrepreensvel, seno tambm aquela ainda no rompeu com o mnimo de decncia exigido pelos bons costumes. Ensina Hungria que no perde a qualidade de honesta nem mesmo a amsia, a concubina, a adltera, atriz de cabar, desde que no se despea dos banais preconceitos ou elementares reservas de pudor. A posse sexual haver de perfazer-se mediante fraude, que o embuste, o estratagema, o ardil, o engodo de que se serve o agente para induzir a vtima a entregar-se. No se trata da mesma fraude que poder ser empregada na seduo, onde no existe engano sobre a identidade pessoal do sujeito ativo. Poder o agente ter provocado ele mesmo o engano. Ou poder servir-se de erro provocado por terceiro, ou de erro em que recaia a vtima. os exemplos de posse sexual mediante fraude no so freqentes, o que levou o legislador a eliminar a figura do Anteprojeto de Reforma. Indispensvel que a mulher se entregue, levada pelo engano. O erro dever recair sobre a identidade pessoal do sujeito ativo. de todo irrelevante o erro sobre o estado civil do agente, que a ofendida pode acreditar solteiro, sendo casado. Irrelevante tambm o erro sobre o nome, idade, ou demais caractersticas da pessoa do agente. H dolo quando o agente atua com vontade livre e consciente de enganar a ofendida. O fim de manter a conjuno carnal o elemento subjetivo do tipo (dolo especfico). Havendo erro por parte do agente, quanto honestidade da vtima, no h crime por excluir ele o dolo. Consuma-se o crime de posse sexual mediante fraude com a conjuo carnal ainda que incompleta. A tentativa perfeitamente admissvel. Foi previsto o agravamento da pena pelo dano maior (perda da virgindade), pela maior facilidade em proceder ao ludbrio e pela imaturidade biolgica (menor de dezoito anos). para a ocorrncia da qualificadora necessrio que o agente tenha conscincia da menoridade e da virgindade da vtima, constituindo a dvida dolo eventual que no a exclui. Distingue-se o delito em apreo do crime de seduo, pois a promessa de casamento no leva a vtima a se enganar sobre a identidade pessoal do agente ou a legitimidade da conjuno carnal. A entrega voluntria da virgindade ao agente pela

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

menor com mais de 18 anos ou a conjuno carnal da jovem desvirginada, esperando um casamento prometido, No caracteriza, assim, o crime de posse sexual mediante fraude. No primeiro caso, o fato atpico e, no segundo, eventualmente poder ocorrer o delito de corrupo de menores quando a ofendida tiver menos de 18 anos. 7.1 -Jurisprudncias MULHER HONESTA Mulher honesta no somente aquela cuja conduta, sob o ponto de vista da moral sexual, irrepreensvel, seno tambm aquela que ainda no rompeu com o mnimo de decncia exigido pelos bons costumes. S deixa de ser honesta a mulher francamente desregrada, aquela que, inescrupulosamente, multorum libidine patet, ainda que no tenha descido condio autntica prostituta (TJRJ - AC - Rel. Octvio Stucchi - RJTJSP 9/578).

CARACTERIZAO DO DELITO Comete o delito de posse sexual mediante fraude, e no o de estupro, aquele que, dizendo-se curandeiro, consegue enganar a vtima, e, a pretexto de cur-la, com ela mantm conjuno carnal, desvirginando-a(RT, 391:77). Caracteriza a posse sexual fraudulenta o fato de quem se aproveita de estado de semi-sonolncia de uma mulher, que, pelo hbito de relaes sexuais com o marido ou amante, toma a nuvem por Juno e no se alarma introductio pnis (RJTJSP, 47:374).

NO CARACTERIZAO A posse sexual mediante fraude de difcil caracterizao, pois no qualquer meio enganoso que serve de suporte a essa entidade criminal. preciso o emprego de artifcios, de estratagemas, uma situao de fato ou uma disposio de circunstncias ( mise en oeuvre de coisas ou pessoas) que torne insupervel o erro. As circunstncias devem ser tais que a mulher se engane sobre a identidade pessoal do agente ou sobre a legitimidade da conjuno carnal a que se presta(TJSP -AC- Rel. Alves Braga - RT 464/354).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

POSSE SEXUAL MEDIANTE FRAUDE E ESTELIONATO TENTADO Estelionato tentado e posse sexual mediante fraude - Se as circunstncias objetivas dos crimes de estelionato tentado e da posse sexual mediante fraude revelam continuidade delitiva, impem-se a pena do crime mais grave, com o aumento legal devido(TJRJ - AC Rel. Gama Malcher - RJTTRJ 7/285). POSSE SEXUAL MEDIANTE FRAUDE E ESTUPRO Comete o delito de posse sexual mediante fraude e no o de estupro, aquele que dizendo-se curandeiro, consegue enganar a vtima, e , a pretexto de cur-la, com ela mantm conjuno carnal, disvirginando-a(TJSP - AC - Rel. Octvio Lacorte - RT 391/77).

8.0 - ATENTADO AO PUDOR MEDIANTE FRAUDE Define-se o crime de atentado ao pudor mediante fraude no artigo 216: Induzir mulher honesta, mediante fraude, a praticar ou permitir que com ela se pratique ato libidinoso diverso da conjuno carnal: Pena - recluso, de um a dois anos. Qualquer pessoa pode ser o sujeito agente do crime, homem ou mulher. Sujeito passivo somente a mulher honesta. O homem, ao contrrio do atentado ao pudor, no pode ser vtima do presente delito, pela maior dificuldade em ser enganado. O sujeito passivo h de ser, porm, mulher honesta. No est protegido o homem, podendo o fato, se for o ofendido menor de 18 anos e maior de 14, configurar o crime de corrupo de menores (art. 218) e se, tiver idade inferior quela, o delito de atentado violenta ao pudor por presuno de violncia ( art. 124, c/c. o art. 224, a). Homem maior de 18 anos no pode ser vtima do crime, mesmo por que dificilmente uma fraude lograria xito em se tratando de pessoa normalmente desenvolvida em inteligncia. A conduta tpica deste crime a de induzir prtica do ato libidinoso. Induzir significa persuadir, instigar, incitar, sugerir, aconselhar a vtima, sendo necessrio, no caso, que esse induzimento seja fraudulento, caracterizando-se o crime apenas quando o agente, de alguma forma, leva o sujeito passivo ao erro.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

O ato libidinoso que se refere a lei todo ato concupiscente que no a conjuno carnal, expressamente excluda porque o fato, neste caso, constituiria, eventualmente, o delito de posse sexual mediante fraude. Aperfeioa-se o crime com a prtica do ato libidinoso. Admissvel a tentativa, quando a vtima apercebe-se do engano antes de praticado o ato. o dolo, consistente na vontade consciente e livre de praticar o ato libidinoso com mulher honesta, mediante fraude. O erro do agente sobre a honestidade da vtima exclui o dolo (erro do tipo). Justifica-se o maior gravame, previsto no pargrafo nico, pela imaturidade biolgica da vtima (menor de dezoito anos e maior de catorze). admissvel a tentativa, quando o sujeito ativo, apesar de iludir a vtima, no logra o resultado libidinoso. 8.1 - Jurisprudncias : CARACTERIZAO Configura atentado ao pudor mediante fraude a prtica de atos libidinosos com a paciente ao ensejo de seu atendimento mdico em consultrio. vlido o depoimento da vtima em confronto s afirmaes do acusado, por se tratar de delito praticado em recinto fechado e cuja comprovao depende essencialmente das declaraes da paciente(TJRJ - AC - Rel. Penalva Santos - ADV 8.623). Atentado ao pudor. Empregado de hospital que se faz passar por mdico e pratica ato libidinoso contra mulher internada, comete atentado ao pudor mediante fraude(TJDF - AC - Rel. Helladio Monteiro - DJU 18.8.80, p. 5.988).

NO CARACTERIZAO Ru que abusa da ingenuidade da vtima e, a pretexto de darlhe aula de ginecologia, com ela pratica atos libidinosos diversos da conjuno carnal. Aquiescncia da vtima exclui o crime de atentado violento ao pudor(TJSP - AC - Rel. Adriano Marrey - RJTJSP 19/443). Cabe acrescentar que o elemento psquico do delito est em querer o delinqente praticar ato libidinoso que atenta contra o pudor(TJSP - AC - Rel. Humberto da Nova - RJTJP 9/615).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

9.0 - SEDUO A seduo denominada anteriormente de defloramento, prevista no artigo 217 do CP: Seduzir mulher virgem, menor de dezoito anos e maior de catorze, e ter com ela conjuno carnal, aproveitando-se de sua inexperincia ou justificvel confiana: Pena - recluso de dois a quatro anos. Seduo o nomem juris que o Projeto d ao crime atualmente denominado defloramento. Foi repudiado este ttulo, porque faz supor como imprescindvel condio material do crime a ruptura do hmem (flos virgineum), quando, na realidade, basta que a cpula seja realizada com mulher virgem, ainda que no resulte essa ruptura, como nos casos de complacncia himenal(Exposio de Motivos do CP de 1940, n. 71). Esclarece ainda a Exposio de Motivos que indispensvel que o crime de seduo seja praticado com abuso da inexperincia ou justificvel confiana da ofendida. O Anteprojeto de Reforma, adequando-se nova realidade social, baixou o limite referente idade do sujeito passivo, de dezoito para dezesseis anos. Sendo o homem um animal sexual, necessrio que seu instinto seja amoldado tica social e aos costumes, defendendo-se a moral vigente com proteo especial aos adolescentes que, por sua inexperincia, so mais fceis de serem corrompidos. A virgindade da mulher, desprezada em alguns momentos da histria e por alguns povos (Tib, Filipinas, Polinsia, fencios, tribos africanas) e virtude exaltadas por outros (levitas, rabes, judeus, na Roma e Grcia antigas) protegida no artigo 217 (seduo) e a inexperincia dos menores no artigo 218 (corrupo de menores). Visando ao normal desenvolvimento da vida sexual, protege a lei com o dispositivo em estudo a virgindade da mulher e a liberdade sexual dentro da moralidade mdia e dos bons costumes. S o homem pode manter conjuno carnal com mulher, somente ele pode ser sujeito ativo do crime. Embora a seduo normalmente se caracterize pela promessa de casamento por parte do sujeito ativo, o fato de ser ele casado no impede o reconhecimento da justificvel confiana, requisito do crime. Quanto ao sujeito passivo, apenas a mulher virgem, menor de dezoito anos e maior de catorze anos, pode ser sujeito passivo da seduo. Por outro lado, possvel a virgindade apesar do rompimento do hmen (ao traumtica, molstia infecciosa, resultado de masturbao, etc.). H casos, tambm, embora raros, de ausncia de congnita de hmem. Como a virgindade, porm, pressupe a ausncia de conjuno carnal anterior, no poder ser vtima de seduo

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

em casos de mulheres desvirginadas em que ocorreu cicatrizao ou regenerao do hmen (fatos raros) ou recuperao da membrana por meio de cirurgia. O desvirginamento da mulher, nos casos comuns, comprovado atravs do exame de corpo delito. As carnculas mirtiformes ou os restos fragmentrios do hmem podero, se recente a cpula, indicar a data aproximada do defloramento. Outrossim, a tese de que a seduo um crime ultrapassado inaceitvel e insustentvel em face da legislao vigente, que ao juiz cumpre aplicar (RT 498/296). A seduo pela confiana justificada no se refere inexperincia da vtima mas confiana que esta depositada em seu sedutor. Ainda que a ofendida possa ser considerada experiente, desde que se observem condies objetivas para criar uma justificvel confiana que esta deposita em seu sedutor. Ainda que a ofendida possa ser considerada experiente, desde que se observem condies objetivas para criar uma justificvel confiana no acusado, se em face disso a ela se entrega sexualmente, caracterizada est a seduo. Exigi-se ainda que a confiana seja justificvel, que o elemento seja apreciado principalmente de um ponto de vista objetivo demonstrando-se que os meios utilizados pelo agente eram idneos a iludir uma moa normal. J aqui - afirma Hungria - apresenta-se a seduo com emprego de engano: a vtima, embora no seja inexperiente, iludida na sua f, na fundada esperana de prximas npcias. Embora a promessa de casamento constitua a forma tpica de seduo, no a nica. O namoro assduo e pertinaz pode conduzir a esse resultado. A justificvel confiana resulta portanto no s do noivado oficial, da promessa de casamento, mas tambm do namoro indissimulado, das freqentes e significativas visitas do agente casa da ofendida, dos no encobertos encontros com esta, das idas ao cinema e dos passeios de carro, deixando o agente perceber a todos suas intenes srias. Deve a menor ter mais de 14 anos, uma vez que, se de idade inferior, h presuno de violncia e, portanto, estupro. Protege-se a jovem at os 18 anos. Com essa idade j atravessou a puberdade, est em condies de cuidar de si mesma no que tange a entregar-se ou no ao noivo ou namorado. A prova da idade a certido de nascimento, mas na sua falta se tem admitido a prova pela certido de batismo ou exame pericial conclusivo. O crime consuma-se com a cpula vagnica (introduo do pnis in vaginam, total ou parcialmente). Indiferentemente que a cpula se complete com a immissio seminis. Admite-se a tentativa, j que a ao se decompe em seduo e conjuno carnal. Inexistindo a inexperincia ou justificvel confiana, tem-se entendido que se admite a desclassificao do crime do artigo 217 para o artigo 218 do mesmo Cdigo (RTJ 70/81). No se confunde a corrupo com o crime previsto no artigo 227; naquela o agente satisfaz sua concupiscncia, neste intermedirio da alheia. atpico, portanto, o induzimento satisfao da prpria lascvia tendo por objeto pessoa maior de 18 anos.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

Em nossa jurisprudncia encontramos diversos entendimentos com respeito ao crime de seduo, uns que admitem e outros que no admitem a prtica do crime, seno vejamos: 9.1 - ADMISSO DO DELITO A antecipao das intimidades sexuais ao casamento constituir, em tese, o delito de seduo, na sua figura tpica, se praticada com menor de 18 anos de idade. Ultrapassada, porm, essa idade e consentimento a vtima no coito, no h de se falar em seduo (TJSP - HC- Rel. Accio Rebouas - RT 416/70). No crime de seduo, alm da menoridade da ofendida e da sua virgindade fsica, h que se ter conta o fato de ser aquela moa honesta, recatada, de bons costumes, ocorrendo o delito se ela for inexperiente ou revelar justificada confiana no sedutor(TJSP - AC - Rel. Hoeppner Dutra - RT 458/332). A despeito da realidade da vida moderna, a seduo constitui delito previsto no Cdigo Penal, posto que a liberdade sexual ainda conta na atualidade, com a tutela da lei, certo de que se impe a defesa da moralidade pblica e dos bons costumes no particular(TJSP - AC - Rel. Mrcio Bonilha - RT 513/364). Moa recatada, de comportamento inatacvel - Meios suasrios empregados pelo ru para vencer-lhe a resistncia - O agente cortejou-a, despertou-lhe os sentimentos, atraiu-a, deslumbrou-a com as facilidades da sua vida de conforto, dispensou-lhe carcias, provocou-lhe a sensualidade, prometeu-lhe a reparao matrimonial, afirmou-lhe o rompimento de seu namoro anterior, teve-a, sem demora, a seu talante. todo esse encadeamento de circunstancias se encaixa no conceito da seduo que nada mais do que o emprego de meios suasrios para alcanar a posse sexual da mulher virgem, de idade entre os 14 e os 18 anos, com abuso da inexperincia, como no caos, ou da justificvel confiana. (TJSP - AC - Rel. Accio Rebouas - RJTJSP 30/432). Seduzir no s prometer casamento. toda influncia de uma vontade mais forte sobre outra mais fraca; o vencimento da faculdade volitiva; a desmoralizao da mulher, de sua conscincia e do seu pudor(TJSP - Rev. - Declarao de voto: Goulart Sobrinho - RJTJSP 12/402 -430 3 19/437 e RT 354/104-105). Configura-se o ilcito capitulado no art. 217 do CP/40, se o acusado, alm de no procurar, efetivamente, reparou atenuar as conseqncias de seu ato antijurdico, acabou por imprimir-lhe dimenses mais amplas, possibilitando a gerao de filhos na ofendida, para abandon-los a seguir, sem proporcionar meios para seu sustento(TJRJ - Rel. Joo Francisco - RT 599/398).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

9.2 - NO CARACTERIZAO DO DELITO Seduo sem prvio namoro, sem captao dolosa da vontade, sem abuso de confiana, no merece esse nomem legis (TJSP - AC - Rel. Cunha Bueno - RT 605/304). Inexperincia sexual exigida pela lei penal, tornou-se de difcil configurao nos dias atuais. Mulher, ou qualquer pessoa, ingnua, quase insciente das coisas do sexo, so casos raros, j que se vive em plena era das comunicaes, onde quantidades quase que excessivas de informaes a respeito so jogadas ao ar pelos meios de comunicao de massa. Apenas, como exemplo, cita-se o programa de preveno e controle de grave molstia transmitida por contgio sexual. Ora, mesmo com catorze anos poca do fato, a ofendida j havia tido breves namoros, cursou a 5 srie da escola, assistia televiso com freqncia, ia esporadicamente ao cinema, e disse que o pouco que sabia sobre o sexo havia apreendido com sua me e com uma amiga. evidente que os requisitos da inexperincia no se caracterizam(TJSP -AC - Rel. Mrcio Brtoli - RJTJSP 128/491). A inexperincia no pode ser reconhecida em favor de uma menor que se deixa levar ao cinema, lugar pblico, e permite que seu acompanhante, com quem no tinha qualquer compromisso, passe prtica de atos libidinosos em plena sala de espetculos(TJSP - AC - Rel. Cunha Bueno - RT 518/350). Virgem nenhuma se entrega com a facilidade de uma cortes. Haver sempre, a espicaar ainda mais o desejo, aquele receio imposto pela inexperincia sexual(TJSP - AC - Rel. Silva Leme - RJTJSP 13/438). A zona rural de hoje no se reveste mais das caractersticas de 20 anos passados, o homem do campo, isto fato notrio, tambm sacudido por todos os meios de comunicao e informaes. Quando no a televiso, com seu poder sedutor nas classes menos favorecidas, o rdio de pilha que no falta na mais modesta residncia. Essa uma realidade que a est a desafiar at o observador menos arguto. Vale dizer, pois, que a dissoluo dos costumes invade os lares 24 horas por dia, sem respeitar distncias. O homem do campo j no diferente daquele que vive nos subrbios da cidade(TJSP - AC - Rel. Alves Braga - RT 468/308). Dizer-se que inexperiente, ingnua, a menor de 15 anos de idade que reside em cidade grande, provida dos meios de comunicao, em especial a televiso, que projeta nos lares, perante as pessoas, toda a problemtica da vida moderna, mxima no que concerne s coisas do sexo, , sem dvida alguma fugir realidade(TJSP - AC - Rel. Nlson Fonseca - RT 596/323). Nos tempos que correm, no h mais supor que uma jovem de 17 anos de idade e identificada com hbitos e costumes citadinos, se deixe deflorar por no possuir

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

clara noo das coisas do sexo. Por isso se tem invariavelmente decidido pela insubsistncia da figura penal de seduo, quando a vtima, no sendo excepcionalmente nenhuma ingnua, e entrega ao primeiro aceno do namorado de poucos dias(TJSP - AC - Rel. Adriano Marry - RT 445/357). A menina de 15 anos que j teve vrios namorados, freqentadora de discotecas, no pode ser vtima do crime de seduo, eis que no inexperiente e desconhecedora dos fatos sexuais. Ademais, nos dias atuais, o conhecimento de tais fatos pelos adolescentes ocorre, muitas vezes, bem antes dos 14 anos, em virtude da intensa publicidade a respeito do tema, o que cria uma necessidade de se inovarem os critrios de aferio dos costumes, para a tipificao de tal delito, muito diferentes daqueles vigentes na dcada de trinta, quando foi elaborado o Cdigo Penal(TJSP AC - Rel. Silva Pinto - Bol. TBCCrim 9/22). 9.3 - SEDUO E POSSE SEXUAL MEDIANTE FRAUDE A promessa de casamento s pode configurar a seduo, no podendo ser invocada pela mulher maior de 18 anos de idade como elemento subjetivo da posse sexual mediante fraude, embora se possa admitir que esta tambm possa ser elemento integrante do primeiro delito(TJSP - Rel. Hoeppner Dutra - RT 431/309). 9.4 - CASAMENTO DA OFENDIDA COM O OFENSOR OU TERCEIRO Extingue-se a punibilidade do acusado de seduo se a vtima se casa com terceiro depois da condenao daquele, mas antes de transitada em julgado a sentena para ele, no postulando o prosseguimento da ao nos 60 dias subseqentes ao matrimnio(TJSP - Rev. - Marzago Barbuto - RT 592/326). Seduo - Casamento da ofendida com o sedutor aps o trnsito em julgado da sentena condenatria - Extino da punibilidade que s atinge a pretenso executria, remanescendo os efeitos secundrios da condenao - Realizado o casamento aps o trnsito em julgado da sentena condenatria, importa ele apenas em extino da pena, remanescendo os efeitos secundrios da condenao(Jlio Fabbrini Mirabete, Manual de Direito penal, 1985, vol I/386) (TJSP - Rec. - Rel. Marino Falco - RJTJSP 107/418).

10 - CORRUPO DE MENORES O crime de corrupo de menores previsto no artigo 218: Corromper ou facilitar a corrupo de pessoa maior de catorze anos e menor de dezoito anos, com ela praticando ato de libidinagem, ou induzindo-a a pratic-lo ou presenci-lo: Pena recluso, de um a quatro anos.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

Qualquer pessoa pode pratic-lo (homem ou mulher). Sujeito passivo o homem ou a mulher, maior de catorze e menor de dezoito anos. Nada impede que o menor, j corrompido sob puros aspectos que no o sexual (ladro, assassino), venha a ser vtima do crime. A pessoa moralmente corrompida, como a marafona, dada lascvia habitual, experimentada nas prticas da luxria, no pode ser sujeito passivo. Entretanto, o menor dever ser considerado corrompido quando j experimentado nos prazeres sexuais, normais ou anormais. O fato de pessoa ser portadora de doena venrea, ou estar grvida, no significa que esteja moralmente corrompida. A corrupo no nasce, como crime, do mero fato da cpula carnal. Corromper perverter, degradar e pressupe ao deletria do agente sobre a pessoa da ofendida. Cpula por amor. Da por que no existir o dolo caracterstico desse delito quando a posse sexual um encontro de amor. Naquele que possui a mulher por amor no pode existir a vontade de deprav-la. Por isso se tem decidido que no existe a corrupo quando o ru, possuindo a ofendida, so movidos , ela e ele, pelo propsito de viverem em unio permanente. 10.1 - Jurisprudncias: CARACTERIZAO DO DELITO Corrupo a contaminao da vtima inexperiente com prazeres da carne, com a revelao de conhecimentos sexuais que a viciam. Ela fere o menor no comportamento sexual, promovendo a turbao da marcha ordinria no processo psicossexual. pelas excitaes excessivas e precoces, determinando sensaes anormais e inoportunas que lhe viciam os costumes e avassalam a conduta( TJSP - AC _ Rel. Hoeppner Dutra - RJTJSP 22/492). Lesbianismo - Tipificao - A iniciao da vtima ainda adolescente, na prtica de atos libidinosos, violenta o pudor e rompe o equilbrio moral da jovem que, abalada em sua prpria estrutura psquica, jamais ser a mesma em sua pudiccia ou dignidade sexual. Esse alquebramento pela introduo da ofendida na senda da libidinagem, desvendando-lhe a r, marcada por indisfarvel lesbianismo, sensaes erticas, para satisfao da prpria lascvia, tipifica a ao corruptora, como crime formal, na forma gizada no art. 218 do CP (TJPR - AC - Freitas Oliveira - RT 680/367).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

VONTADE DA VTIMA Vtima com 16 anos que, embora virgem, trazia em si prpria o estigma da corrupo - Necessidade para a configurao do delito de anterior e pertinaz trabalho de captao da vontade da vtima, vencendo-lhe as reservas morais at a total submisso aos desejos do corruptor - A corrupo tpica delito de difcil ocorrncia, somente possvel em casos extremamente raros. No se configura quando a menor se entrega ao companheiro logo ao primeiro assdio, ao primeiro apelo da carne, aguilhoada pelo instinto sexual exasperado. No merece o amparo da lei a menor que se entrega s caricias alheias sem anterior e pertinaz trabalho de corrupo, sem antes suportar uma sucesso de manobras depravadoras em sofrer, primeiro, e resistir, longo cortejo de veladas insinuaes ou indisfarados convites para prticas indecorosas, sem preliminarmente sentir reiteradas investidas de perverso fsica e moral(TJSP - AC - Rel. Silva Leme - RJTJSP 92/427). NO CARACTERIZAO Homem casado que se desquitou e passou a viver maritalmente com a menor, havendo trs filhos dessa unio. Ausncia do elemento subjetivo do tipo penal(STF - HC - Rel. Evandro Lins e Silva - RTJ 44/271). Se as acusadas de lesbianismo no induziram os menores a presenciarem suas manifestaes erticas, mas foram espreitadas s escondidas por eles, no cometeram o delito do art. 218 do CP, punido somente a ttulo de dolo(TJSP - AC - Rel. Silva Leme - RT 444/299).

CORRUPO DE MENORES (ART. 218) E CORRUPO DE MENORES (LEI 2.252/54). de modo insustentvel a pretendida revogao do art. 218 do CP pela Lei 2.252/54. No primeiro, a lei pune a contaminao do menor inexperiente nos prazeres da carne, com revelao de conhecimentos sensuais que o viciam. O crime contra os costumes. J a Lei 2.252, suprindo lacuna no ordenamento vigente, veio reprimir outras formas de corrupo, quando o menor levado ou induzido prtica de qualquer infrao penal(TJSP - AC - Rel. Carlos Bueno - RT 658/269 e RJTJSP 26/462).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

CORRUPO DE MENORES - RESULTADO O delito de corrupo de menores (art. 218 do CP) crime material, que no se satisfaz, para sua integralizao, com a singela potencialidade corruptiva do ato de libidinagem. Assim se a vtima no sofre influncia de ordem moral, capaz de modificar sua personalidade, a infrao penal no se configura (TJSP - AC - Rel. Canguu de Almeida - RT 650/275). A corrupo do menor no conseqncia necessria da conjuno carnal, embora possa dela resultar. Trata-se, porm, de fato que deve ficar demonstrado, para que se configure o crime do art. 218 do CP (TJSP - HC - Rel. Mendes Frana - RT 403/90). GRAUS DE CORRUPO A corrupo admite graus, s ficando margem da proteo penal a jovem inteiramente corrompida. Advertem os penalistas mais acatados que o crime no deixa de existir quando est em jogo menor que, embora apresente alguma corrupo, suscetvel, entretanto, de ser levado ao extremo da degradao, revelando-lhe o agente horizontes mais avanados da sensualidade, ensinando-lhe novos vcios, enfim aumentando o desregramento de seus costumes(TJSP AC - Rel. Mendes Pereira - RJTJSP 39/304). A corrupo, evidncia, admite graduao ou progresso. Conforme sejam as circunstncias de fato, pode ocorrer que a influncia do agente sobre a vtima seja maior ou menor, nas conseqncias da perverso, em seu comportamento futuro(TJSP AC - Rel. Mendes Frana - RJTJSP - AC - Rel. Mendes Frana RJTJSP 19/474). VIRGINDADE Em se tratando de corrupo de menor, desnecessria se faz a comprovao, por laudo pericial, da virgindade da vtima (TJMG - AC Rel. Geraldo Henriques - JM 90/338). INPCIA DA DENNCIA A denncia deve fazer acusao certa e definida. No se concebe increpao alternativa, afirmando, ao capitar o delito no art.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

218 do CP, que, ao praticar atos de libidinagem com menor, o acusado a corrompia ou facilitava sua corrupo( TJSP - AC - Rel. Denser de S - RT 525/348). Inepta a denncia que capitula como corrupo de menor o fato que descreve como cpula carnal, sem aluso a qualquer fato de libidinagem, que o elemento material do referido delito(TJSP - HC Rel. Barbosa Pereira - RT 394/65). 11 - DO RAPTO Rapto violento ou mediante fraude art. 219. Raptar mulher honesta, mediante violncia, grave ameaa ou fraude, para fim libidinoso: Pena - recluso, de 2 (dois) a 4 (quatro) anos. 11.1 - Definio e caracterizao Rapto a retirada, a subtrao da mulher honesta, de onde ela se encontra, por meio de violncia, de fraude, ou com sua anuncia (somente ocorrendo o rapto quando esta anuncia no considerada vlida por faltar-lhe a plena capacidade segundo a lei penal - ou seja, quando a mulher menor entre 14 e 21 anos), a fim de com ela praticar atos libidinosos (a conjuno carnal ou qualquer outro ato libidinosos). Observe o leitor que nos deparamos novamente com conceitos da norma penal que precisam ser verificados nas condies de tempo e espao em que vive o intrprete, j que o conceituo de mulher honesta pode variar muito de lugar para lugar, bem como altera-se com o passar do tempo. O bem jurdico que o art. 219 resguarda a liberdade sexual da mulher, tomada em sentido amplo, ou sua inviolabilidade sexual. Ao lado desse bem-interesse, no h negar existir tambm ofensa a liberdade da pessoa e organizao da famlia. O fato de que o crime se completa , mesmo no sendo consumado o fim, no lhe tira esse carter , pois nem por isso o fim deixa de existir, nem deixa de ser ofendido o pudor da vtima e atacada a liberdade sexual. Se o rapto tirada da vtima para fim libidinoso, no h razo para se excluir a mulher como sujeito ativo do delito. Ela pode perfeitamente raptar outra mulher, para satisfazer a prpria luxria. Vtima do crime a mulher honesta de qualquer idade. Nesse crime, duas hipteses podem ocorrer: ou h a simples tirada, a simples prestao, ficando o fim libidinoso em mera perspectiva; ou ao revs, este consumado. Neste caso, se a vtima prostituta e o ru usou de violncia ou grave ameaa, no deixar de existir crime, podendo, ento, haver o lugar o estupro ou o atentado violento ao pudor. Na outra ocorrncia, isto , quando o fato se constitui exclusivamente da retira da vtima , sem que o fim libidinoso seja consumado, reduzindo-se a projeo do delito do mundo exterior s quela subtrao, convenha-se

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

que o fato dessa simples tirada no assume tanta gravidade, no provoca tanto clamor social, no infunde na coletividade esse sentimento de insegurana que a invade notcia de um crime , impondo-se a represso penal. E isso porque essa tirada, geralmente do prostbulo, muito mal poder assumir aspecto de subtrao de esfera de custdia e proteo social, ou, pelo menos, de pouca monta ser tal fato. Por outro lado, fim de libidinagem em mera perspectiva no constitui ofensa contra o pudor que justifique a capitulao do crime. No s a prostituta exclui a lei da gide do artigo em estudo; f-lo tambm com o homem, que, que dessarte, no pode ser vtima do crime. No quis seguir o exemplo dado por outros , alis, existente de h muitos, j que a considerao do homem como vtima de rapto vem dos prticos. Se o ato libidinoso praticado por violncia ou grave ameaa contra o homem, cai sob a punio do art. 214; se, todavia, esse fim no se consuma, no se efetiva, de modo que no, se possa falar nem em tentativa, o crime realmente se reduz a tirada, pois o ato libidinoso ficou em mero propsito, e, ao mesmo tempo, se essa subtrao no revestir o aspecto de crime contra a liberdade individual, no h negar que a simples remoo ou deslocao do homem no assume a gravidade atinente a sua honra sexual, como se se tratasse de mulher. Exige a lei seja o rapto praticado com violncia, grave ameaa ou fraude. So esses os meios de que deve o agente lanar mo para raptar a mulher e que caracterizam a figura do rapto violento, pois sem eles esta no existiria. Torna-se claro que concomitadamente impe a lei, a par dos meios usados pelo ru, a resistncia da vtima, sem o que a violncia no passaria, como no estupro, da vis grata puelis, e a fraude de um capricho ditado pela imaginao ertica do ru, ou de um simples expediente para evitar a perturbao momentnea do pudor bruxuleante da mulher que se quer entregar. Dita oposio no deve existir apenas enquanto se opera a subtrao dos limites de sua disponibilidade e custdia. Um assentimento posterior, mas livre, antes que se consumasse o fim libidinoso a que elas depois igualmente desejosa se entrega, desnaturaria o crime. No art. 219 do Cdigo, destacam-se como elementos do tipo: a subtrao, compreendida na expresso raptar, ou seja, a retirada, o afastamento da vtima de seu ambiente, da esfera onde desfruta de livre disponibilidade e de si mesma; que ela seja honesta, isto , mulher de vida morigerada, pois o rapto crime contra os costumes; que a subtrao se opere mediante violncia fsica ou moral, da qual a ameaa forma tpica, ou por fraude, evidenciando, assim, o carter de crime contra a vontade da ofendida; que a ao criminosa obedea ao objeto de praticar com a vtima ato libidinoso, mais uma vez se pondo em evidncia ser o rapto crime contra os costumes. Alm do dolo genrico ( vontade, representao e conscincia da antijuricidade), o crime exige o especfico, constitudo para o fim libidinoso. Com relao a consumao do crime, diga-se, que o momento consumativo do crime aquele em que, realizada a subtrao , a raptada se encontra em poder do

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

rapto, privada assim de seus meios de defesa e proteo, afastada que foi da rbitas normal de sua vida. Consuma-se conseqentemente o crime com a violao da liberdade individual da raptada, encarada em seu aspecto de liberdade sexual. No entra, por conseguinte, na constituio do crime a execuo do ato libidinoso, que no objetividade material do delito, mas o fim remota ou em perspectiva do delinqente . , pois, o rapto um delito-meio. Trata-se de um crime eventualmente permanente, como acentua Manzini. Configurvel, sem duvida, a tentativa. Ora, para conseguir isso, o ru percorrer um iter criminis mais ou menos longo, podendo sua ao ser interceptada antes que alcance a livre disponibilidade da ofendida. Nesse caso, a execuo foi iniciada e, no havendo consumao, teremos o delito tentado, nos termos do artigo 14, II, do Cdigo. 11.2 - Jurisprudncias O rapto se consuma com a subtrao , isto , desde que a vtima, removida ou retida, tirada da esfera de proteo legal e fica sob o poder do acusado, o que no ocorre se, espontaneamente, se dispe a acompanh-lo em passeio de automvel, nada mais acontecendo entre ambos. ( RT 512/377). RAPTO - Tentativa - Inocorrncia - Acusado que, com intuito libidinoso, convida a vtima para passear em seu veculo, sendo por ela repelido e ofendido - Desavena entre ambos - Desclassificao do delito para a contraveno de importunao ofensiva ao pudor - Apelao provida - Inteligncia dos Arts. 219 e 12, II do CP e 61 da Lei das Contravenes Penais. Aquele que, num eventual encontro noite com a vtima, a convida a passear em seu automvel, com intuito evidentemente libidinoso, no comete tentativa de rapto, mas a contraveno de importunao ofensiva ao pudor. (RT 544/349). 12 - Rapto consensual art. 220. Se a raptada maior de 14 (catorze) anos e menor de 21 (vinte e um ), e o rapto se d com seu consentimento: Pena - deteno, de 1 (um) a 3 (trs) anos. Nossa lei classificou o crime entre aqueles que lesam os costumes. Ora, costumes, aqui, sinnimo de vida sexual normal, e assim a ao do rapto lesa a vida da menor, sob esse aspecto. contra ela que h violao dos costumes. Pouco importa seu consentimento. Ainda que livre e espontneo., ele no vlido. Se o fosse, retirando da raptada o carter de vtima, coloc-la-ia ento como copartcipe, por infrao livre, consciente e vlida do ptrio poder. Mas isso insustentvel. Com efeito, no se nega haver tambm ofensa ao ptrio poder, mas o matiz do delito, perante nossa lei, ainda dado pelo fim do crime, pelo ato libidinoso, acrescentando que, mesmo na ofensa ao poder paterno ou tutelar, a menor, considerando-se que seu consentimento legalmente nulo, igualmente vtima. que o ptrio poder estabelecido em seu favor; ela a pessoa protegida e defendida por ele.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

Portanto, em relao a objetividade jurdica , pois, sem exclusividade, o ptrio poder e a autoridade tutelar. No h negar que sujeitos passivos tambm o so os pais ou tutores. Com referencia a idade, vemos que deve ela contar mais de catorze e menos de vinte e um anos. Como se escreve nas Exposies de Motivos, a lei penal adotou o limite da menoridade traada pela civil. Mais uma vez, se acentua o efeito pernicioso da falta de unidade cientfica de nossas leis, o que redundar disso so absurdos como vamos expor: Suponhamos estes dois casos. Uma mulher de vinte anos, vivendo no lar paterno, mas comungando de idias avanadas, considerando-se o que se chama mulher emancipada, tendo como atrasados e anacrnicos os princpios educacionais a que se aferram seus pais, aceita a proposta, o convite, a instigao de um homem, para com ele sair de casa e iniciar-se nos prazeres sexuais, aos quais por escrpulo resqucio ainda da educao paterna - no permite irem at a destruio da virgindade. Sai ento com o proponente e com ele, longe do lar domstico, demora-se em prticas libidinosas, tornando no dia seguinte ao seio dos parentes, que podem nem ter dado por sua ausncia. Deu-se o rapto consensual e, se houver queixa polcia e conseqente processo, pode o ru condenado a cumprir na penitenciria trs anos de deteno. a lei a afirmar que longe de casa, afastada do bero natal, distante dos olhares paternos, no pode a menor de vinte e um anos manchar e macular o nome dos pais, mas no santurio do lar , na casa que a viu crescer e nascer , pode entregar-se a luxria, volpia desbragada. Quer no o faa fora de casa, pois haver o escndalo do processo e ser punido o venturoso sedutor! A ofendida deve, pois, ser menor. Quid inde se for emancipada? No temos dvida em afirmar que desaparece o crime. O Cdigo ultrapassou os limites da menoridade penal, esposando a lei civil e dela no se pode afastar. Ora, ela, pelo art. 9, pargrafo nico, diz que cessa a incapacidade para os menores, pela emancipao, isto , ditos menores adquirem em toda plenitude a capacidade civil: no h restrio neste terreno. Cessa o poder paterno e tutelar, donde o ato praticado contra o emancipado que anuiu um ato executado com consentimento vlido, pois quem deu o poderio dar. Pensar o contrrio evidentemente criar uma incapacidade inexistente na lei civil e penal. O consentimento deve ser livre, isto , dado sem vcio - como a fraude - que o anule. preciso haver o encontro de duas vontades - a do ru e a da vtima - dirigindose a um fim comum. Desnecessrio afirmar que o consentimento deve ser anterior ao e persistir enquanto ela se desenvolve. Anterior, porque, a vtima deve conhecer primeiramente o

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

fato material e o fim que o agente busca, dando-lhe ento anuncia. Deve persistir enquanto desenrola o crime, pois nem por dar aquele assentimento prvio fica ela vinculada ao raptor, impedida, assim, de a qualquer momento arrepender-se e voltar ao estado anterior. Se o agente , nessa hiptese, prosseguir contra a sua vontade, cometer rapto violento ou por fraude. A lei fala em consentimento, sinnimo de permisso, anuncia, acordo e tolerncia. Indica assim que a vtima aceita e adere a uma proposta do ru . Se, ao contrrio, a ao da menor, se ela quem instiga, provoca sugere a fuga do ru, torna-se claro que no consente apenas, mas vai bem mais alm, no sendo exagero falar-se que, neste caso, quem consente o homem, isto , anui, concorda e aceita o plano da mulher. Reprovvel que seja pela moral seu procedimento, no o , contudo, pelo artigo em apreo. No ser rara a hiptese em que, aquiescendo a vtima ao propsito do rapto, ele pratique violncia contra seus responsveis. O rapto no deixar de ser consensual, permanecendo o consentimento da mulher. Ocorrer concurso material desse crime com o praticado contra a pessoa daqueles. 12.1 - Jurisprudncias Se foi o ru quem tomou a iniciativa de subtrair a ofendida de seu mbito familiar, fazendo com que ela o acompanhasse, com vistas a um futuro casamento, interrompendo dessa maneira o poder e a proteo, sob os quais se encontrava a menor, na casa paterna, estabelecendo uma relao de dependncia dela para com ele, restou caracterizado o crime de rapto consensual, punido pelo art. 220 do CP, no afastando tal delito o consentimento paterno, ainda que fosse precedente ao rapto, porque so irrenunciveis os direitos-deveres que o ptrio poder encerra. (TJSP, ApCrim. 121.107-3/2, rel. Des. Bittencourt Rodrigues, Revista Trimestral de Jurisprudncia, So Paulo v. 703, p.309). (SAMPAIO, 1994, p. 113/5). O delito de rapto consensual atinge a organizao da famlia, mas a proteo legal somente pode ser estendida a esta quando a menor tem procedimento recatado, pois a honestidade da vtima se constitui tambm em dos elementos do delito em apreo. (TACRIM-SP - AC - Rel. Ferreira Leite - JUTACRIM 76/185, p. 2511). 12.2 - Diminuio da pena art. 221. diminuda de um tero a pena, se o rapto para fim de casamento, e de metade, se o agente, sem ter praticado com a vtima qualquer ato libidinoso, a restitui a liberdade ou a coloca em lugar seguro, disposio da famlia.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

Como se verifica do artigo, so duas as causas de diminuio de pena para o crime de rapto (violento, fraudulento ou consensual). A primeira ocorre quando o fim o matrimnio com a raptada. Nesta hiptese, j no o desgnio libidinoso que especifica o delito, mas o escopo do casamento. Torna-se certo que a diminuio se impe, mesmo havendo consumao do fim libidinoso, provado inequivocadamente que tudo obedeceu inteno de o agente desposar a vtima. Em tal caso, a consumao dos gozos gensicos no foi o fim do sujeito ativo, ma o meio, como, alis, o prprio rapto, para conseguir o escopo do matrimnio. As duas circunstncias - a do fim do casamento e a de restituir a vtimas ilesa so autnomas, no estando aquela subordinada a esta, donde o ru se poder valer de ambas, uma vez demostrado, que ele raptou para fim de casamento e restituiu a vtima sem haver consumado o ato de libidinagem. Nelson Hungria acha que, se aps a subtrao da menor o agente a coloca em lugar seguro e avisa autoridade competente para resolver sobre o casamento , no se identificar o delito. Divergimos do eminente jurista. Esse ato posterior e no poder desfazer o que j se consumou no tempo e no espao. Rapto j houve, com a tirada violenta, por fraude ou consensual, da ofendida da rbita de sua vida normal. O fato de o sujeito ativo procurar o juiz de paz para tratar do casamento no elide o criem, antes confirma plenamente que o rapto foi par afim de matrimnio. O coloc-la em lugar seguro tambm no tem esse alcance, como claramente diz o legislador na segunda parte do dispositivo, acrescentando ainda a circunstncia de ficar a menor disposio da famlia. A segunda hiptese do dispositivo a restituio da vtima, sem a consumao do ato libidinoso. a restituo In integram que alei aqui encara, tomando como fundamento da minorao de pena o arrependimento do sujeito ativo do crime. No se trata naturalmente de desistncia do delito, que j se consumou, bvio sendo que ningum pode desistir do que j fez. O arrependimento do criminoso aqui tem essencial valor, visto ocorrer quando ele ainda pode praticar um dano maior raptada, pelo qual a lei, considerando isso ndice de menor temibilidade, lhe aplica pena menor. A restituio liberdade, em nosso diploma, no colide com o rapto consensual, porque alm do j exposto, de ser lembrado que ele tambm envolve o rapto por seduo, o qual contm uma ofensa liberdade da vtima, que, se consentiu, f-lo por estar seduzida, isto , quando ela mesma j no era livre, por estar, pelo trabalho do sedutor, sujeita a ele, presa sua pessoa, dando-lhe um consentimento desfigurado e, de qualquer modo, no livre, mas captada pelo artimanha do sujeito ativo. Parece-nos bastar a efetiva liberdade da ofendida, ou deixando-a livre em lugar onde no lhe faltem meio de proteo ou colocando-a em lugar seguro, onde, ainda que momentaneamente no desfrute de sua liberdade individual, ela se ache disposio da famlia, como, por exemplo, se a entrega a um internato ou a um convento etc. Basta, em suma, que a coloque em situao tal que se possa valer dos meios de proteo e garantia individual e social.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

O legislador no fixou prazo para restituio da vtima ilesa, de modo que no pode o juiz marc-lo arbitrariamente. Mesmo depois de transitada em julgado a sentena condenatria, realizando-se a restitutio in integrum, poder o ru, como observa Hungria, obter abrandamento da pena, mediante reviso, o que perfeitamente cabvel nos termos do art. 621, II, do Cdigo de Processo. 12.3 - Jurisprudncias Se a inteno do acusado, ao fugir com a vtima, era a de facilitar o casamento de ambos, cabvel a reduo da pena prevista no art. 221 do CP/40. (RT 599/295). Rapto violento - vtima no virgem - Circunstncia irrelevante - Menor honesta Minorante da restitutio in integrum, todavia , reconhecida n a espcie - Apelao provida - Inteligncia dos arts. 219 e221 do Cdigo Penal. (RT 503/398). Do corpo do acrdo extramos a seguinte passagem: Para a obteno do favor legal bem de ver que o agente, ao restituir in integrum a vtima, deve ter procedido pr motivos psicolgicos prprios, pouco importando se virtutis amore ou formidini poenae, ou por clculo de vantagens pessoais. O que necessrio que no tenha sido coagido fsica ou moralmente por outrem. Em face do nosso Cdigo o arrependimento eficaz, ainda quando no inteiramente elisivo da punibilidade, no exige a espontaneidade, basta que seja voluntrio (Exposio de Motivos). Bento de Faria, inadvertidamente, entende que a restitutio in integrum, ser incua, se j tiver sido iniciado inqurito policial ou instaurado ao penal. Ora, o receio da pena in abstracto ou in concreto no tira resipiscncia nem mesmo o carter de espontaneidade, quanto mais o de voluntariedade. Como j acentuava Feurbach, seria uma singular contradio da lei penal se esta no suspendesse ou atenuasse a ao criminosa ou evitasse os efeitos destra. RAPTO - pena - diminuio - finalidade matrimonial e restituio integra - Dupla reduo - Admissibilidade - Disposio minorante cumulativa - extino da punibilidade, entretanto, pela prescrio da pretenso punitiva - Inteligncia do art. 221 do CP. O art. 221 do CP estabelece dupla ocorrncia de reduo da reprimenda no delito de rapto, devendo ser entendido que o dispositivo minorante cumulativo, tanto que unidas pela conjuno coordenativa aditiva e. 12.4 - Concurso de rapto e outro crime

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

art. 222. Se o agente, ao efetuar o rapto, ou em seguida a este, pratica outro criem contra a raptada, aplica-se cumulativamente a pena correspondente ao rapto e a cominada ao outro crime. Regula o Cdigo, no presente artigo, o concurso do rapto com outro crime, que, na prtica, freqente, pois, como j se disse, o rapto um ato preparatrio de outro delito, um delito-meio. Certamente o legislador de 1940, no se referiu exclusivamente hiptese de crime subsequente ao rapto. Capitulou tambm o caso de crime concomitante. H o concurso, no s quando o outro crime se d em seguida ao rapto, como tambm ao se efetuar este. Cabe no artigo o concurso de rapto com qualquer outro delito, desde que este no seja elemento constitutivo daquele. Se, em face de nosso Cdigo, o raptor, depois de cometido o rapto, pratica um crime contra a liberdade pessoal da mulher, a hiptese cabe evidentemente no artigo em exame, pois existir concurso de rapto com um crime daquela espcie. O artigo em anlise, regula todas as hipteses de crime simultneo ou posterior ao rapto, considerando o caso sempre como de concurso material de delitos, mantendo, dessarte, o rapto como crime distinto e autnomo.

12.5 - Jurisprudncias [....] Se a vtima foi tirada de sua esfera normal de segurana e levada para local ermo pelos acusados, onde foi por eles estuprada, configura-se oas delitos do arts. 220 e 213, em concurso material, consoante dispe o art. 222 do CP. (RT 533/383). O crime de rapto h sempre de ser examinado autonomamente, visto que, a ele, no se aplica a hiptese da absolvio pelo crime mais grave ( inteligncia do art. 222 do CP). (RT 501/349).

13 - DISPOSIES GERAIS Formas qualificadas art. 223. Se da violncia resulta leso corporal grave: Pena - recluso, de 4 (quatro) a 12 (doze) anos. Pargrafo nico. Se o do fato resulta morte: Pena - recluso, de 8 (oito) a 20 (vinte) anos.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

Previu o Cdigo, no presente artigo, o caso em que da violncia resulta para a vtima leso corporal grave ou morte, fazendo, na primeira hiptese, a pena variar de quatro a doze anos, e, na segunda, de oito a vinte, considerando essas hipteses como formas qualificadas de crimes contra os costumes. Refere-se o legislador a violncia como veculo de outro delito, porm, no pargrafo, invoca o fato, do qual provm a morte da vtima. No obstante empregar expresses diferentes, a disposio se refere em ambos os casos mesma coisa: a violncia. No se pode, assim, tomar a expresso usada no pargrafo com um sentido mais amplo do que o fornecido pela usada no artigo. que em ambas as formas a lei considerou exclusivamente a violncia como requisito do qual sobrevem o delito. A lei teve em vista exclusivamente os casos de leses graves e morte, resultantes da violncia do agente. excluda a leso leve, que ento considera como elementar da violncia empregada. Todavia certo que a disposio, pelo correlativo tratamento penal - e somente por ele, pois o artigo nada elucida - encerra formas preterdolosas, em que o resultado morte ou leso grave no querido nem mesmo eventualmente pelo sujeito passivo. Conseqentemente, se na prtica de um dos delitos sexuais violentos o agente quer direta ou eventualmente a morte da vtima, haver concurso de homicdio com um dos crimes contra os costumes, o mesmo devendo dizer-se a respeito da leso grave. Se, entretanto, a prova indica que tais resultados sobrevieram sem que o sujeito ativo os quisesse (direta ou eventualmente), ocorrer uma das hiptese do artigo em exame. Excetua-se naturalmente o caso fortuito. 13.1 - Jurisprudncias A violncia prevista no art. 223 do CP, que agrava o crime sexual , no se extravasa da empregada na prtica do mesmo crime, simples fora coativa a no carregar consigo, de comeo mostra da inteno de ferir ou matar. Os derradeiros, ento, aparecem imprevistamente, majorando, to-s, as penas do delito, que continua sempre aquele de incio, de violncia sexual, mas, quando despontam ao lado dele os ferimentos ou a morte, no das condies acima, e sim determinadamente, com presena indiscutvel do dolo especfico de ferir ou matar, no h seno enxergar no caso um concurso material de delitos. (RT 381/64). Se o agente tiver querido (ou assumido o risco de produzir) o resultado mais grave, a morte da vtima, no tem aplicao o art. 223, pargrafo nico, do Cdigo Penal. Neste caso haver o concurso material entre o crime sexual e o homicdio. (RT 458/340).

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

14 - PRESUNO DE VIOLNCIA Foi um prtico da Idade Mdia, Carpzovio, o primeiro a estabelecer a violncia presumida, tambm denominada violncia ficta ou indutiva e baseava-se na ausncia de consentimento vlido. Na preservao dos costumes e da moralidade pblica, bens que interessam ao Estado, costumam as leis considerar casos em que a violncia presumida. Tal presuno origina-se da menor possibilidade de defesa que tem vtima, e, como si acontecer, maior se torna ento a defesa pblica, atravs da lei, onde a defesa particular inexiste ou por demais precria. No art. 224 capitulam-se os casos de violncia presumida e muito mais previdente que a lei anterior abrangeu outras situaes em que a presuno tem razo de ser alm da menoridade. Trata-se portanto, de violncia presumida, quando o ofendido menor de quatorze anos, alienado ou dbil mental e finalmente quando no pode por qualquer outra causa oferecer resistncia ao agente.

14.1 - Idade
A fixao de determinado limite para a presuno recebe crticas no sentido de nem sempre estar de acordo com o desenvolvimento do indivduo, que varia e pessoa para pessoa. Nossa lei, segui a grande maioria das legislaes, marcando um limite abaixo do qual no aceita a adeso ou o consentimento do menor, tendo-o antes como violentado pelo sujeito ativo do crime. O fundamento apontado na Exposio de motivos innocentia consilli do ofendido, o legislador considerou que algum com menos de 14 anos pode ser insciente dos fatos sexuais e as conseqncias dele advindas. A presuno do artigo no absoluta, admitindo prova em contrrio. Assim, no se apresenta o crime se a menor mostrar-se experiente na prtica sexual, j houver praticado relaes com outros indivduos, for despudorada e sem moral, corrompida, ou aprsentar pssimo comportamento. Ao contrrio, no invalida o crime o fato de a ofendida no ser mais virgem, ser leviana ou namoradeira. Quanto prova, faz-se pela certido de nascimento e em sua ausncia outros tipos de prova, como a certido de batismo ou exame fisiolgico. 14.2 - Debilidade mental e alienao nesta expresso esto abrangidos todos os casos de molstia psquica da vtima, como razo de violncia nos crimes. Alienao termo bastante amplo, compreenderia no s a loucura, ou seja, processo patolgico ativo, mas outros fossem crnicos ou estacionrios. Nerio Rojas, da Universidade de Buenos Aires, estudando a alienao dividiu-a em quatro elementos: perturbao mental, falta de autoconscincia, inadaptabilidade e ausncia de utilidade. O alienado consequentemente, o indivduo distinto de si mesmo e diferente dos demais, no possuindo capacidade tica do ato a que o consente. A par do alienado, protege a lei o dbil mental, considerado na psicopatologia como um indivduo que sofre de perturbao mais atenuada. Contudo,

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

dever o agente estar inteirado acerca da doena do sujeito passivo. Para todos estes casos indispensvel torna-se a prova pericial. 14.3 - Outras causas finalmente presume-se a violncia se a vtima no pode, por qualquer outra causa, oferecer resistncia. Pouco importa que a causa seja obra do agente ou no, necessrio entretanto, que seja provada a impossibilidade completa de resistncia. So exemplos a enfermidade, paralisia dos membros, idade avanada, excepcional esgotamento, sono mrbido, desmaios, estado grave de embriaguez alcolica, intoxicao via entorpecentes etc.

15 - A Ao penal privada nos crimes sexuais violentos: Justificativa e Questionamentos Um dos campos em que permaneceu a acusao privada foi nos crimes sexuais, ainda que violentos. Sempre se justificou tal posio com dois fundamentos principais: a publicidade decorrente do processo mais negativa vtima do que o silncio sobre o fato, j tendo ela sofrido com a prtica sexual indesejada; a colaborao da vtima essencial para a prova do crime, normalmente praticado s escondidas. Todavia, nota-se uma mudana de orientao. No Brasil, essa nova inclinao vem atravs da interpretao que parcela da doutrina e da jurisprudncia vem dando aos artigos 101 e 225 caput, do Cdigo Penal. . (RT 458/340).artigo 225, caput, prev a ao privada nos crimes contra a liberdade sexual, inclusive nos delitos violentos como o estupro (art.213) e o atentado violento ao pudor (art. 214). Cabvel ao pblica incondicionada contudo quando o crime cometido com abuso de ptrio-poder, ou na qualidade de padastro, tutor ou curador (art.224 pargrafo 1, II CP), ou quando da prtica resulte leso corporal grave ou morte (interpretao conjugada aos arts. 225, caput, e 223). Tambm ser a ao pblica, mas condicionada representao, quando o ofendido o u seus pais no puderem prover s despesas do processo, sem privar-se de recursos indispensveis manuteno prpria ou da famlia (art. 225, pargrafo 1 do CP). A questo surgiu essencialmente quanto ao delito de estupro praticado mediante violncia real, da qual resulte leso corporal de natureza leve. Segundo alguns, a ao seria pblica. O delito de estupro, no caso, complexo porque contm como elemento outro crime: a leso corporal leve. Prevaleceria ento sobre o artigo 225, caput, o preceito do art. 110 do Cdigo Penal Quando a lei considera como elemento ou circunstncias do tipo legal fatos que, por si mesmos, constituem crimes, cabe ao pblica em relao quele, desde que, em relao a qualquer deles, se deva proceder por iniciativa do Ministrio Pblico. A norma do artigo 111, apesar de inserida na Parte Geral do Cdigo Penal , por representar uma exceo a todos os casos em que se preveja ao privada para crimes complexos, especial em relao art. 225, caput. No mesmo sentido caminhou a jurisprudncia, sendo inclusive editada a Smula 608 do STF: No crime de estupro, praticado mediante violncia real, a ao

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

penal pblica incondicionada. Outros todavia, entendem caber ao privada, seja porque a norma do artigo 101 seria genrica e cederia regra especial do artigo 225, seja ainda em razo de no ser o estupro delito complexo. H que se dizer sejam defensveis ambos os entendimentos aludidos embora melhor sustentada a que conclui ser a ao pblica e no privada. Assim manifesta-se Silva Franco: Por isso com o entendimento contrrio, estendendo a ao pblica aos casos de estupro ou atentado violento ao pudor praticados sob a ameaa, o que se pressente que sob a capa de um discutvel necessidade de se punir o autor de crime contra os costumes (discutvel por que nesse campo o que se cumpre, em regra e em primeiro lugar, respeitar a vontade da vtima j humilhada e violentada em sua intimidade e privacidade), o que se logra relegar ao esquecimento dispositivos legais que compem todo um conjunto, sbio e prudente, de excees regra geral da ao penal pblica. 15.1 - A representao nos crimes contra os costumes: vtima pobre Nos crimes contra a liberdade sexual, somente se procede mediante queixa mas ser a ao pblica condicionada representao quando a vtima ou seus pais no puderem prover s despesas do processo, sem privar-se de recursos indispensveis sua manuteno e da famlia (art. 225, pargrafos 1 , I e 3, do CPP). No deve haver rigor na avaliao da pobreza, limitando-se excessivamente a possibilidade de representao e, por conseqncia, da ao penal pblica condicionada. A lei vigente no exige que a pessoa seja miservel, como impunha o Cdigo Penal de 1890, prescrevendo ser condicionada a ao quando a vtima ou seu representante no tenha condies de prover as despesas do processo, as quais sabidamente no so de baixo custo. Nesse parmetro inclui-se aquele que tem pequenos recursos, uma situao mdia e , at mesmo, o que depois ingressou como assistente. A demonstrao da pobreza pode ser feita por qualquer meio de prova. Tem, de regra, sido realizada atravs de atestado fornecido pela autoridade policial, baseado em declarao assinada por testemunhas. Alm de ser admitida prova em contrrio, esse atestado no obviamente o nico meio. Qualquer um, desde que no vedado, pode ser aceito. Alis, a prpria condio social e pessoal da vtima, revelada nos autos, pode convencer o magistrado de que no poderia arcar com as despesas do processo; assim, uma empregada domstica, a filha de um lavrador. O promotor de justia, para acusar, deve ter no inqurito elementos para avaliar a situao financeira da vtima, ainda que possa ser feita durante a instruo melhor prova. Tendo havido representao, no haver decadncia pelo fato de que nos seis meses no foi feita suficiente demonstrao da probreza da vtima, essa prova poder ser produzida depois. Exceo ao privada do art. 225,inciso II - ao contrrio do que se d com a anterior a esta absoluta, no depende de representao. A lei teve por fim contornar o absurdo consistente em esperar que o agressor detentor do ptrio poder, padastro, tutor ou curador venha procurar justia. A exceo existe porque o Estado vela, em tais circunstncias, para que o ofensor no fique impune quando tem a vtima sob sua discrio.

www.ResumosConcursos.hpg.com.br
Resumo: Crimes contra os Costumes por Fabiana dos Santos Linhares

16 - AUMENTO DE PENA - (ART.226) A primeira qualificadora, referente ao concurso de pessoa, tem sua razo de ser na maior facilidade da perpetrao do crime e na periculosidade revelada pela conduta conjunta. Discute-se na doutrina sobre se a agravante se refere ao fato de ter sido o crime executado com pluralidade de agentes, bem como se tal pluralidade poder verificar-se em qualquer fase do crime. A segunda agravante tem como fundamento preexistente a violao de dever, ou o abuso das condies vantajosas em que se acha o agente. Esto aqui includos os casos de incesto, muito mais correntes do que se possa imaginar, que no foram erigidos pelo legislador ptrio em crime autnomo, podem ser agentes desta modalidade agravada ascendentes, (pai ou av)pai adotivo, padrasto, irmo , tutor, curador ou qualquer pessoa que disponha de autoridade sobre a vtima, a qualquer ttulo que for com o professor, empregador, sogro, amsio da me da vtima. A ltima agravante a de ser o agente casado. Justifica-se a qualificadora, por no poder ele reparar o mal pelo casamento e por violar deveres inerentes a este e deve ser comprovada por certido .

Potrebbero piacerti anche