Sei sulla pagina 1di 2

CLUBE DA CINCIA

INVESTIGA E EXPERIMENTA

COLA DE CASENA
Introduo As colas tm sido utilizadas por milhares de anos para uma grande diversidade de aplicaes, sendo que at ao incio deste sculo as principais matrias-primas utilizadas eram de origem animal ou vegetal, como o sangue de alguns animais ou resinas naturais extradas de folhas e troncos de algumas rvores. As colas naturais ainda so recomendadas para aplicaes considerada no especiais, como para colar papis ou peas de madeira na construo de pequenos objetos de uso domstico. A cola de casena, por exemplo, tem um grande poder de adeso e pode ser preparada com facilidade. Na Primeira Guerra Mundial, essa cola era muito utilizada na construo de avies que tinham sua estrutura montada quase exclusivamente com peas de madeira. Uma desvantagem que essa cola apresentava, assim como outras colas naturais, era a possibilidade de absorver humidade e, assim, desenvolver fungos que se alimentavam dela. Algumas situaes desse tipo levaram os construtores de avies a abandonar a cola de casena.

Material - 2 copos de - papel filtro - colher - jornal - bicarbonato de sdio - leite Como fazer 1. Adiciona 30 ml de vinagre a 125 ml de leite e agita bem com a vareta. 2. Coloca o papel filtro no funil e filtra o leite. Este procedimento lento e poder ser acelerado se pequenas quantidades da mistura forem adicionadas. Vai retirando a pasta semelhante a um queijo cremoso que ficou no papel de filtro (casena) e coloca-a sobre uma folha de jornal. 3. Aps a separao de toda a casena, coloca-a num copo e mistura o bicarbonato de sdio. Mistura bem at que a mistura se torne homognea. 4 Acrescenta 15 mL de gua e agita at que toda a massa se dissolva. A reao do cido do vinagre com o bicarbonato de sdio dever produzir uma pequena quantidade de espuma que em pouco tempo se desfaz. 5 Experimenta a cola que formaste, tentando colar dois pedaos de papel ou madeira. - pipeta ou seringa descartvel - funil - vareta de vidro - gua - vinagre

CLUBE DA CINCIA
INVESTIGA E EXPERIMENTA

Porqu? A casena a principal protena presente no leite (aproximadamente 3% em massa) e bastante solvel em gua. A sua solubilidade muito afetada pela adio de cidos que levam a que a casena precipite, coagulando. A adio de bicarbonato de sdio leva formao do caseinato de sdio, que tem propriedades adesivas, alm de neutralizar os resduos de cido do vinagre. Industrialmente, a precipitao da casena feita pela adio de cido clordrico ou sulfrico ou ainda pela adio de uma enzima presente no estmago de bovinos, a renina. Quando a precipitao da casena tem por objetivo a produo de alimentos, como o queijo, por exemplo, so utilizados microrganismos que produzem cido ltico, a partir da lactose.

Potrebbero piacerti anche