Sei sulla pagina 1di 4

ESCOLA SECUNDRIA VERGILIO FERREIRA 2011/2012 Fsica e Qumica A Ficha de Revises 10ano

Exerccios de Exames e Testes Intermdios 1. Um balo contm 4,48 dm3 de amonaco, NH3(g), em condies normais de presso e temperatura (PTN). Selecione a alternativa que permite calcular o nmero de molculas de amonaco que existem no balo.

2. As molculas de gua, H2O, e de dixido de carbono, CO2, tm estruturas bem definidas, a que correspondem propriedades fsicas e qumicas distintas. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das afirmaes seguintes. (A) Na molcula de CO2, existem quatro pares de electres no ligantes. (B) Na molcula de H2O, existem dois pares de electres partilhados. (C) As duas molculas (H2O e CO2) apresentam geometria linear. (D) Na molcula de H2O, existe um par de electres no ligantes. (E) Na molcula de CO2, as ligaes carbono-oxignio tm diferentes comprimentos. (F) O ngulo de ligao, na molcula de H2O, superior ao ngulo de ligao, na molcula de CO2. (G) Na molcula de H2O, existem quatro electres ligantes e quatro no ligantes. (H) Na molcula de CO2, nem todos os electres de valncia so ligantes. 3 . As molculas de gua e de dixido de carbono so constitudas, no seu conjunto, por tomos de hidrognio, carbono e oxignio. Selecione a afirmao CORRETA. (A) A configurao eletrnica do tomo de oxignio no estado de energia mnima 1s2 2s2 2p6. (B) O raio do tomo de oxignio superior ao raio do tomo de carbono. (C) A primeira energia de ionizao do oxignio superior do carbono. (D) O raio do tomo de oxignio superior ao raio do anio O2. 4. A configurao eletrnica de um tomo de azoto, no estado de menor energia, pode ser representada por [He] 2s2 2p3. Selecione a alternativa que completa corretamente a frase: A geometria de uma molcula de amonaco ... (A) ... piramidal triangular, e o tomo central possui apenas trs pares de eletres. (B) ... piramidal triangular, e o tomo central possui trs pares de eletres ligantes e um no ligante. (C) ... triangular plana, e o tomo central possui apenas trs pares de eletres. (D) ... triangular plana, e o tomo central possui trs pares de eletres ligantes e um no ligante.

Fsica e qumica A

Pgina 1/4

5. Identifique o fenmeno, fundamental para a vida na Terra, que ocorre na camada de ozono estratosfrico. 6. Escreva as duas equaes qumicas que traduzem o mecanismo reacional de produo do ozono estratosfrico. 7. Calcule o nmero de tomos que existe numa amostra de 48 g de oxignio, O2(g). Apresente todas as etapas de resoluo. 8. Selecione a nica opo que permite obter uma afirmao correta. Nas mesmas condies de presso e temperatura, o volume ocupado por 0,5 mol de oxignio, O2(g), aproximadamente... (A) um quarto do volume ocupado por 32 g desse mesmo gs. (B) um meio do volume ocupado por 32 g desse mesmo gs. (C) o dobro do volume ocupado por 32 g desse mesmo gs. (D) o qudruplo do volume ocupado por 32 g desse mesmo gs. 9. O etino, C2H2, um hidrocarboneto, de frmula de estrutura HCCH Classifique, justificando, a ligao que se estabelece entre os tomos de carbono, na molcula considerada. 10. Considere que, em seguida, lhe foi pedido que preparasse, com rigor, 500,0 mL de uma soluo aquosa de etanol mais diluda, a partir da soluo aquosa de etanol que encontrou na sua bancada de laboratrio. Descreva o procedimento seguido na preparao da soluo diluda de etanol, considerando, por ordem cronolgica, as trs principais etapas que devem ser realizadas nesse procedimento. 11. Numa anlise efetuada a uma amostra de 500 g de gua de um poo, destinada a ser utilizada para fins agrcolas, determinou-se um teor em io sulfato, SO42, de 6,0 ppm (m/m). Calcule a quantidade de io SO4 2 que existia naquela amostra de soluo. Apresente todas as etapas de resoluo. 12. O monxido de carbono, CO, e o dixido de carbono, CO2, so gases que existem na atmosfera, provenientes de fontes naturais (fogos florestais, emisses vulcnicas) e de fontes antropognicas (combustes domsticas e industriais, escapes de veculos motorizados). Selecione a alternativa que corresponde ao nmero de tomos existente em 22,0 g de dixido de carbono, CO2. (A) 3,01 1023 (B) 6,02 1023 (C) 9,03 1023 (D) 1,20 1024 13. As solues so misturas homogneas, sendo constitudas por uma nica fase. A composio quantitativa de uma soluo traduz-se, frequentemente, pela concentrao expressa em mol dm-3. Para uma determinada actividade experimental, um grupo de alunos tem de preparar 250 cm3 de uma soluo aquosa de hidrxido de sdio, NaOH, com a concentrao de 2,00 mol dm -3. Calcule a massa de hidrxido de sdio slido que os alunos devem medir para preparar essa soluo. Apresente todas as etapas de resoluo.

Fsica e qumica A

Pgina 2/4

14. O monxido de carbono, CO, e o dixido de carbono, CO2, so gases que existem na atmosfera, provenientes de fontes naturais (fogos florestais, emisses vulcnicas) e de fontes antropognicas (combustes domsticas e industriais, escapes de veculos motorizados). Um dos modos de avaliar o grau de toxicidade de uma substncia atravs do valor da respectiva DL 50, normalmente expressa em mg de substncia por kg de massa corporal. Por inalao, verifica-se que o CO mais txico do que o CO2. Com base na definio de DL50, indique, justificando, qual a relao (maior, igual ou menor) entre o valor de DL50 para o CO e para o CO2. 15. Leia atentamente o seguinte texto. A atividade humana tem efeitos potencialmente desastrosos nas camadas superiores da atmosfera. Certos produtos qumicos libertados no ar, em particular os compostos genericamente denominados CFC, vastamente usados em refrigerao e na indstria eletrnica, esto a destruir o ozono na estratosfera. Sem esta camada de ozono estratosfrica, a radiao ultravioleta solar atingiria a superfcie da Terra com uma intensidade muito elevada, destruindo a maioria das molculas que constituem o tecido vivo. Em 1985, cientistas descobriram um buraco na camada de ozono, sobre a Antrctida, que, de um modo geral, tem vindo a aumentar de ano para ano. Atravs de acordos internacionais, a utilizao dos CFC tem vindo a ser abandonada, sendo estes substitudos por compostos que no destroem o ozono, permitindo que a luz solar produza naturalmente mais ozono estratosfrico. No entanto, sero necessrias vrias dcadas para reparar os danos causados na camada do ozono. Esta situao um exemplo de que comportamentos que foram adoptados no passado, e que ajudaram a assegurar a sobrevivncia dos nossos antepassados, podem no ser os comportamentos mais sensatos no futuro. Adaptado de Freedman, R. A., Kaufmann III, W. J., UNIVERSE, 6th edition, W. H. Freeman and Company, New York 2002 15.1. Comportamentos que foram adoptados no passado, e que ajudaram a assegurar a sobrevivncia dos nossos antepassados, podem no ser os comportamentos mais sensatos no futuro. Escreva um texto no qual relacione esta frase com o restante contedo do texto acima apresentado, referindo-se a:

Comportamentos anteriormente adoptados pela indstria e que vieram a revelar-se nocivos; Efeitos nocivos resultantes desses comportamentos; Medidas tomadas para minorar esses efeitos.

15.2. Indique a principal funo da camada de ozono. 15.3. A energia de ionizao da molcula de oxignio 1,9 10-18 J, enquanto a sua energia de dissociao 8,3 10-19 J. As radiaes, que so absorvidas pelas espcies qumicas existentes na estratosfera, tm valores de energia entre 6,6 10-19 J e 9,9 10-19 J. Com base nestes dados, indique, justificando, se o processo que ocorre na estratosfera ser a dissociao ou a ionizao da molcula de oxignio. 16. Os principais constituintes do petrleo bruto e do gs natural so compostos orgnicos pertencentes famlia dos alcanos, tambm designados por hidrocarbonetos saturados. Fsica e qumica A Pgina 3/4

Relativamente aos alcanos, classifique cada uma das seguintes afirmaes como verdadeira (V) ou falsa (F). (A) Os alcanos tm frmula geral CnH2n + 2 (com n = 1,2 3, ..., sendo n o nmero de tomos de carbono). (B) O alcano designado por heptano tem apenas seis tomos de carbono. (C) Os alcanos podem ter ligaes carbono-carbono simples e duplas. (D) Um dos tomos de carbono do 2,2-dimetilpropano est ligado a quatro tomos de carbono. (E) Os alcanos so hidrocarbonetos por s conterem tomos de carbono e de hidrognio. (F) Um alcano com apenas trs tomos de carbono pode ser ramificado. (G) O hexano tem mais tomos de carbono do que o 2,3-dimetilbutano. (H) Os CFC podem ser considerados derivados halogenados dos alcanos. 17. As molculas CO e CO2 podem ser representadas, respetivamente, por: |C O| e |O = C = O| Selecione a alternativa que contm os termos que devem substituir as letras (a) e (b), respectivamente, de modo a tornar verdadeira a afirmao seguinte. A ligao carbono-oxignio na molcula CO2 tem __(a)__ energia e __(b)__ comprimento do que a ligao carbono-oxignio na molcula CO. (A) (B) (C) (D) ... maior ... maior ... ... menor ... maior ... ... menor ... menor ... ... maior ... menor ...

18. Um dos sulfatos industrialmente mais importantes o sulfato de sdio (Na 2SO4), muito usado na produo de pasta de papel e na indstria de detergentes, entre outras. O sulfato de sdio constitudo por sdio (Na), enxofre (S) e oxignio (O).
18.1. Selecione a nica opo que corresponde a uma configurao eletrnica possvel de um tomo de enxofre num estado excitado.

18.2. Selecione a nica opo que contm o conjunto de nmeros qunticos que pode caracterizar um dos eletres mais energticos do tomo de enxofre, no estado fundamental.

Bom Trabalho!
Fsica e qumica A Pgina 4/4

Potrebbero piacerti anche