Sei sulla pagina 1di 5

Estudo Dirigido I Biologia Molecular.

Adriana dos Santos Moreira Daysa Barbosa Vasconcelos Marina Medeiros

1. Bioquimicamente, a membrana celular constituda principalmente por quais estruturas biolgicas? Descreva o arranjo estrutural desses componentes na membrana celular.
Todas as membranas biolgicas possuem uma estrutura geral comum: cada uma uma fina pelcula de molculas de lipdeos (gordura) e protenas unidas principalmente por interaes no-covalentes. Os lipdeos, substncias oleosas, so as principais molculas presentes na membrana plasmtica e o fato deles no se misturarem com a gua ajuda no papel da membrana plasmtica de separao da clula do seu meio externo. Os lipdeos da membrana so chamados de fosfolipdeos e se organizam em uma bicamada,.

Alm dos fosfolipdeos a membrana tambm possui protenas, que funcionam como portas e janelas da clula, e acares ligados aos lipdeos e s protenas. Ou seja, a composio da membrana plasmtica principalmente lipoprotica (lipdios + protenas). O modelo mais aceito atualmente foi proposto por Singer e Nicholson e conhecido como modelo do mosaico fluido.

2. Cite duas funes das membranas celulares.

Dizemos que a membrana plasmtica seleciona a passagem destas substncias e que ela possui desta forma uma permeabilidade seletiva, que uma camada fosfolipdica da membrana plasmtica que funciona como uma barreira fluida (malevel) e permite a passagem de substncias diretamente atravs dela, outras funes esto atribudas membrana plasmtica, como conservar a forma das clulas, auxiliarem no deslocamento e transportao.

3. O que um Fosfolipdeos? Faa um esquema estrutural de uma molcula de Fosfolipdio de membrana.


Os fosfolipdeos compreendem uma classe especial de lipdios. Os fosfolipdeos so os principais componentes das membranas celulares. A molcula de fosfolipdeo resultante da ligao de um glicerdeo a um grupo fosfato. A presena do grupo fosfato faz com que o fosfolipdeo tenha a aparncia de um palito de fsforo. A cabea formada pelo fosfato eletricamente carregada e a haste, formada pelo glicerdeo apolar. Isso proporciona uma caracterstica muito interessante molcula. Uma de suas extremidades tem afinidade com a gua (fosfato) e a outra hidrofbica (glicerdeo).

4. Descreva o processo de replicao viral.


Os Vrus se replicam por meio de vrios mecanismos. 1) Desmonte da partcula infecciosa viral. 2) Replicao do genoma viral.

3) Sntese das protenas virais pela maquinaria de traduo da clula hospedeira. 4) Reorganizao e montagem desses componentes, formando as novas partculas virais

Um vrus sempre precisa de uma clula para poder replicar seu material gentico, produzindo cpias da matriz. Portanto, ele possui uma grande capacidade de destruir uma clula, pois utiliza toda a estrutura da mesma para seu processo de reproduo. Podem infectar clulas eucariticas (de animais, fungos, vegetais) e procariticas (de bactrias). O material gentico dentro de vrus, e o mtodo pelo qual o material replicado, variam entre diferentes tipos de vrus. Vrus DNA: A replicao do genoma dos vrus mais DNA ocorre no ncleo da clula. Se a clula tem o receptor apropriado em sua superfcie, esses vrus entrar na clula por fuso com a membrana da clula ou por endocitose. A maioria dos vrus de DNA so totalmente dependente de DNA da clula hospedeira e maquinaria de sntese de RNA e RNA mquinas de processamento. O genoma viral deve atravessar a membrana nuclear da clula para aceder a esta mquina. Vrus RNA: Estes vrus so nicas porque a sua informao gentica est codificada no RNA. Replicao geralmente ocorre no citoplasma. Vrus RNA pode ser colocado em cerca de quatro grupos diferentes, dependendo de seus modos de replicao. A polaridade (ou no podem ser usados diretamente para produzir protenas) do RNA determina em grande parte o mecanismo de replicao, e se o material gentico de fita simples ou dupla-fita. Vrus RNA replicase usar suas prprias enzimas RNA para criar cpias de seus genomas.

5. Diferencie o ciclo Ltico do Lisognico dos vrus.


Existem basicamente dois tipos de ciclos reprodutivos: o ciclo ltico e o ciclo lisognico. Esses dois ciclos iniciam com o fago T aderindo superfcie da clula bacteriana atravs das fibras proticas da cauda. Esta contrai-se, impelindo a parte central, tubular, para dentro da clula, semelhana, de uma microseringa. O DNA do vrus , ento, injetado fora da clula a cpsula protica vazia. A partir desse momento, comea a diferenciao entre ciclo ltico e ciclo lisognico. No ciclo ltico, o vrus invade a bactria, onde as funes normais desta so interrompidas na presena de cido nuclico do vrus (DNA ou RNA). Esse, ao mesmo tempo em que replicado, comanda a sntese das protenas que comporo o

capsdeo. Os capsdeos organizam-se e envolvem as molculas de cido nuclico. So produzidos, ento novos vrus. Ocorre a lise, ou seja, a clula infectada rompe-se e os novos bacterifagos so liberados. No ciclo lisognico, o vrus invade a bactria ou a clula hospedeira, onde o DNA viral incorpora-se ao DNA da clula infectada. Isto , o DNA viral torna-se parte do DNA da clula infectada. Uma vez infectada, a clula continua suas operaes normais, como reproduo e ciclo celular. Durante o processo de diviso celular, o material gentico da clula, juntamente com o material gentico do vrus que foi incorporado, sofrem duplicao e em seguida so divididos equitativamente entre as clulas-filhas. Assim, uma vez infectada, uma clula comear a transmitir o vrus sempre que passar por mitose e todas as clulas estaro infectadas tambm.

6. O que so vrus envelopados e no envelopados?


Vrus envelopados, o capsdeo envolvido em uma camada constituda por uma bicamada lipdica que adquirida durante o processo de brotamento a partir da membrana plasmtica da clula hospedeira. Os vrus envelopados nem sempre precisam matar suas clulas hospedeiras para serem liberados, uma vez eles podem brotar para fora da clula- processo esse que no necessariamente letal para a clula- portanto alguns vrus que brotam podem montar infeces persistentes. Vrus no-envelopados, geralmente saem de uma clula infectada por meio de lise da mesma, ao passo que os vrus envelopados deixam a clula por brotamento, sem o rompimento da membrana plasmtica e, conseqentemente, sem provocar a morte da clula.

7. Por que a identificao de frmacos antivirais problemtica?


Porque os passos crticos da replicao viral, so realizados pela maquinaria da clula hospedeira, isto , o frmaco ao atacar a clula hospedeira, destrura tanto a clula infectada, quanto a normal, prejudicando a individuo.

8. O que um retrovrus e qual o seu mecanismo molecular de ao?


uma famlia de vrus que possuem genoma constitudo por RNA fita simples senso positivo e que replicam o RNA viral por meio de um processo denominado transcrio reversa, onde molculas de DNA dupla fita (dsDNA) so geradas a partir de RNA, pela ao da enzima transcriptase reversa.

9. Cite uma aplicao do vrus na biotecnologia.


Na engenharia gentica: Bacterifagos, usados para introduzir em bactrias determinados genes para a produo, pelas bactrias recombinante, de substncias de interesse mdico ou econmico.

10. O que so Prons?


So agentes infecciosos que so replicados em um hospedeiro por meio da cpia de uma estrutura protica aberrante. Prons contm apenas protena (embora seja motivo de controvrsia). Eles so pequenos, partculas proteinceas e existe controvrsia sobre se eles contm algum cido nuclico, mas se contiverem ser muito pequena, e quase certamente no suficientemente grande para codificar para protena: Exemplos de doenas humanas causadas por prons so Kuru, doena de Creutzfeldt-Jakob disease e sndrome de Gerstmann-Straussler. Prons so tambm causa de scrapie em caprinos.

Potrebbero piacerti anche