Sei sulla pagina 1di 29

INFORMTICA BSICA

Eng Paulo Jos De Fazzio Jr AULA 02

Sistema de Informao
O termo Sistemas de Informao possui os seguintes significados: 1. Um sistema, automatizado ou manual, que compreenda pessoas, mquinas, e/ou mtodos organizados para coletar, processar, transmitir e disseminar dados que representam informao para o usurio. 2. Sistemas de telecomunicaes e/ou equipamentos relacionados; sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisio, armazenamento, manipulao, gesto, movimento, no controle, na exposio, na troca, no intercmbio, na transmisso, ou na recepo da voz e/ou dos dados, e inclui o software (programas) e hardware (equipamento) utilizados. Um sistema de informao pode ser ento definido como todo sistema usado para prover informao (incluindo o seu processamento), qualquer que seja o uso feito dessa informao. Um sistema de informao possui vrios elementos inter-relacionados que coletam (entrada), manipulam e armazenam (processo), disseminam (sada) os dados e informaes e fornecem um mecanismo de feedback (retorno).

Componentes Sistema Informao


Hardware

Computadores Perifricos
Software

Sistemas Operacionais Aplicativos Sutes


Peopleware

Analistas Programadores Digitadores Usurio

Hardware
Hardware a parte fsica da mquina, formada por componentes eletrnicos como placas, peas, fios, memria e chips.

Tipos de Computadores
Microcomputadores Main frame Servidores Work Station Notebook Palm

Componentes Hardware
CPU GABINETE, PLACA ME, PROCESSADOR, MEMRIAS, PLACA VDEO, CONTROLADORAS DE HD, CD, DRIVES.
PERIFRICOS IMPRESSORAS, DRIVES, CD, DVD, MONITORES, CMERAS, ETC. ACESSRIOS ESTABILIZADORES, MOUSE PAD, PROTETOR TELA.

Gabinete
O gabinete onde se encontram as partes do computador que so responsveis por armazenar e processar as informaes. A maioria das descries a seguir refere-se a dispositivos que so colocados no interior do gabinete. A maioria dos gabinetes possui, externamente, um boto de fora (chave liga/desliga), e um boto de reset que serve para reinicializar o computador.

Placa Me (Mother Board)


Tambm chamada de mother board, a placa mais importante, pois abriga o microprocessador, as memrias RAM e ROM e todas as outras placas, por exemplo, a placa de vdeo.

Processador
Tambm conhecido como processador ou CPU (Unidade Central de Processamento), o crebro do computador. O processador nada mais que um chip de silcio, onde uma combinao de circuitos controla o fluxo de funcionamento da mquina. Como o prprio nome diz, o processador responsvel pelo processamento das informaes, ou seja, quem l e executa todas as instrues dos programas.

Memria
Existem dois tipos de memria:
ROM (Read Only Memory) Memria Somente de Leitura. RAM (Random Access Memory) Memria de Acesso Randmico.
A memria ROM possui instrues bsicas gravadas pelo fabricante do equipamento, que no podem ser alteradas. responsvel, entre outras coisas, pelo autoteste inicial, quando o computador ligado, e pela carga do sistema operacional. A memria RAM a memria de trabalho do computador. Ela composta por mdulos (pentes) colocados diretamente na placame. Os dados e programas ficam na memria RAM enquanto esto sendo processados. Quando um trabalho concludo e arquivado e o programa encerrado, a memria RAM liberada para novos dados e novos programas. A memria RAM voltil, pois quando o computador desligado, seu contedo se perde.

Unidades
BYTE (B) = Unidade de capacidade armazenamento

1 BYTE = 8 BITs
BIT DGITO BINRIO (8 BITS FORMAM 1 BYTE) Para quantificar a memria do equipamento utilizado um sistema de medida, ou seja, o Byte (B), que significa a utilizao de um caractere na memria, ou seja, se voc digitou um (*), (:), (1), (a), voc utilizou um byte. Para facilitar a escrita destes valores utilizada a seguinte unidade abaixo:

KB, KiloByte , corresponde a 1 byte x 1.000 MB, Mega Byte, corresponde a 1 byte x 1.000.000 GB, Giga Byte, corresponde a 1 byte x 1.000.000.000 TB, Tera Byte, corresponde 1 byte x 1.000.000.000.000

Simbologia Unidades
Unidade
Bit

Smbolo
b

Valor Exato

Byte KiloByte MegaByte GigaByte TeraByte

B KB MB GB TB

20 = 1 210 = 1.024 220 = 1.048.576 230 = 1.073.741.824 240 = 1.099.511.627.776

Perifricos
So equipamento conectados ao CPU, ou seja, a placa me, que fazem o contato com o mundo exterior, por exemplo teclado, monitor, driver, cds, dvds, cmeras, impressoras.

Drive Disquete
O drive de disquete permite ler e gravar disquetes. Atualmente, o drive de disquete mais comum de 3 polegadas com 1,44 MB de capacidade.

Cuidados Disquetes, CDs, Mdias


No dobre e no risque as superfcies expostas e no coloque peso sobre o disquete, pois ele fisicamente frgil. Mantenha-o longe do excesso de calor ou frio, caso isso espere que ele volte temperatura ambiente antes de utiliz-lo. No o deixe perto de materiais metlicos como clipes, tesoura, chave de fenda, etc., pois os disquetes so sensveis a fortes campos magnticos. No o deixe perto de caf, gua (at mesmo da chuva) e outros lquidos. Se o disquete ficar molhado, pode providenciar outro! No toque nas superfcies expostas, pois a poeira e a gordura das impresses digitais danificam os disquetes. Manuseie-os pelos cantos para evitar que o envelope protetor comprima o disco em seu interior. Caso voc deseja utilizar etiquetas para organizar seus disquetes, escreva na etiqueta antes de fix-la no disco. No retire o disquete do drive enquanto a luz do mesmo no se apagar. Retire sempre o disquete do drive antes de desligar a mquina.

Disco Rgido (HD)


O disco rgido tambm conhecido como Winchester ou HD, do ingls Hard Disk. Sua funo armazenar dados e programas do usurio. Ele fica oculto dentro do gabinete e possui grande capacidade de armazenamento (40GB, 80GB, 120GB, ...)

CD / DVD
Hoje em dia a maioria dos programas so comercializados em CD-ROM ou DVD. Sua principal vantagem sua grande capacidade de armazenamento. Um nico CD-ROM pode armazenar o equivalente a centenas de disquetes. Isso til para programas grandes e de contedo multimdia (animao, sons e vdeo).

Teclado
um dispositivo de entrada, ou seja, serve para que o usurio fornea informaes ao computador. Semelhante aos teclados usados nas mquinas de escrever.

Mouse
considerado um dispositivo de apontamento, ou seja, um dispositivo de entrada que o usurio emprega para apontar para determinado item na tela, solicitando assim que o programa realize determinada ao. Em geral, seu funcionamento consiste em posicionar o cursor (ponteiro do mouse) sobre o item desejado, exibido na tela, e dar um ou dois cliques em um dos botes. O mouse pode ser substitudo por outros dispositivos apontadores como trackball, pen, touch pad, entre outros.

Monitor
um dispositivo de sada, ou seja, serve para o computador exibir ao usurio programas em execuo, vdeos, animaes e outros tipos de informaes. Atualmente, esto disponveis no mercado monitores coloridos com uma grande variedade de tamanhos (14, 15, 17, 20 e 21 polegadas). Anteriormente, predominavam os monitores monocromticos e de menor resoluo (VGA), nos formato LCD, CRT.

Placa Vdeo
A placa de vdeo, como o prprio nome j diz, responsvel pela qualidade da imagem apresentada no monitor.

Modem
O modem responsvel por realizar a comunicao de dados entre seu computador e outro computador ou a Internet atravs da linha telefnica. Seu nome vem de sua finalidade: modulador / demodulador de sinais.

Modelo Transmisso Via Modem

Placa Rede
Dispositivo utilizado para interligar computadores com a finalidade de criar uma rede, onde possvel compartilhar informaes e recursos, como impressora, por exemplo.

Cmera Fotogrfica
A cmera fotogrfica digital um equipamento relativamente recente, sua principal finalidade permitir que uma fotografia seja transferida diretamente da cmera para o computador, sem ter a necessidade do uso de filme e, portanto, abolindo o processo de revelao.

Cmera Vdeo
Este aparelho utilizado para gravar ou transmitir voz e imagem permitindo a realizao, por exemplo, de videoconferncia - um recurso que tem sido bastante difundido nos ltimos tempos.

Leitores Cdigo Barras - CCD


Aparelho responsvel pela leitura de cdigos de barras, onde o mesmo interpreta a barras transformando a combinao em um cdigo interpretvel pelo sistema.

Scanner
O scanner um aparelho que digitaliza uma imagem. como uma mquina de fotocpia, mas ao invs de copiar, torna cada ponto de cor em uma imagem digitalizada.

Tarefa
Cotar um computador que atenda os servios necessrios para desenvolvimento de seu trabalho. Elencar as atividades comerciais para os perifricos apresentados nesta aula.

Potrebbero piacerti anche