Sei sulla pagina 1di 6

GEOGRAFIA

Fonte: Toda Mafalda. Quino. Martins Fontes, 1999.

II. O rio So Francisco nasce em Minas Gerais e banha os estados da Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas, desaguando no Oceano Atlntico. III. A unidade de relevo presente na maior parte da bacia a Depresso Sertaneja do So Francisco.IV. A bacia hidrogrfica est inserida totalmente na macrorregio geoeconmica do Norte. V. O tipo de cobertura vegetal predominante a floresta tropical, que atualmente apresenta forte presena humana. As afirmativas que melhor descrevem as caractersticas geogrficas da bacia do rio So Francisco so, apenas: A) III e IV. B) I e V. C) IV e V. D) I, II e III.

01. A personagem Mafalda, que est em Buenos Aires, olha o


globo em que o Norte est para cima e afirma: a gente est de cabea pra baixo. Quem olha para o cu noturno dessa posio geogrfica no v a estrela Polar, referncia do polo astronmico Norte, e sim o Cruzeiro do Sul, referncia do polo astronmico Sul. Se os polos do globo de Mafalda estivessem posicionados de acordo com os polos astronmicos, ou seja, o polo geogrfico Sul apontando para o polo astronmico Sul, seria correto afirmar que: A) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo e Mafalda estaria realmente de cabea para baixo. B) o Norte do globo estaria para cima e o Sul para baixo, mas Mafalda no estaria de cabea para baixo por causa da gravidade. C) o Norte do globo estaria para cima, o Sul para baixo, e quem estaria de cabea para baixo seriam os habitantes do hemisfrio norte. D) o Sul do globo estaria para cima e o Norte para baixo, mas Mafalda estaria de cabea para baixo por causa da gravidade. E) o Sul do globo estaria para cima, o Norte para baixo e Mafalda no teria razo em afirmar que est de cabea para baixo.

E) II, IV e V.

03. Para responder a esta questo considere o mapa de uma das


divises regionais do Brasil. A diviso regional assinalada no mapa do Brasil a seguir.

02. O rio So Francisco sempre desempenhou um papel


relevante no cenrio da conquista do interior do Brasil. Em 1813, Jos Hiplito da Costa, no jornal Correio Brasiliense, destacou em seu artigo a importncia da construo de uma cidade central para a sede da Corte portuguesa, s margens do rio So Francisco, que, em suas palavras, afirmou ser um stio ameno, frtil e regado por um rio navegvel. Esta ideia foi retomada por Jos Bonifcio, em 1823. Ao Velho Chico foi atribudo, a partir de 1840, o papel de elemento unificador do pas, numa iniciativa de escravocratas e polticos que lutavam pela centralizao monrquica, com apoio dos representantes das provncias banhadas pelo So Francisco. (Vanessa Maria Brasil. Um rio, uma nao. Nossa Histria, ano 2, n 18, 2005. Adaptado.) Analise as afirmaes. I. Os climas predominantes na bacia do So Francisco so o tropical, o tropical semirido e o tropical mido.

A) a mais utilizada porque demarca de forma correta as diferentes regies geoeconmicas do Brasil. B) a diviso oficial do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica baseada em critrios poltico-administrativos, sendo os limites de cada regio coincidentes com as fronteiras estaduais C) a diviso oficial da ONU que atravs da UNESCO, aps a Segunda Guerra Mundial, auxiliou o governo brasileiro a realizar uma diviso regional, contemplando as diferentes realidades do espao geogrfico do Pas. D) a diviso oficial feita no incio do sculo pelo Conselho Nacional de Geografia, tendo como diretriz a vocao econmica de cada regio. E) no a oficial, porque o IBGE somente aceita e trabalha do ponto de vista estatstico com trs regies: Amaznia, Nordeste e CentroSul.

04. Segundo o IBGE, o Brasil dividido em cinco


microrregies. Essa diviso foi feita a partir de critrios especficos. Assinale a NICA alternativa que aponta os critrios adotados. A) O IBGE baseou-se unicamente em critrios fsicos e de localizao. B) A diviso corresponde exatamente regionalizao do espao, pois dentro de cada regio h reas que apresentam caractersticas fsicas, humanas e econmicas semelhantes, que as individualizam. C) Essa diviso est muito ligada organizao polticoadministrativa do pas, que, apesar de deficiente, acaba sendo largamente utilizada. D) A diviso do IBGE levou em considerao apenas os critrios humanos, agrupando populaes com traos culturais semelhantes. E) E uma diviso que seguiu a ordem de surgimento dos estados, agrupando-os segundo as datas de suas fundaes.

06. Observe atentamente o mapa das sub-regies do Nordeste e


assinale as proposies CORRETAS.

(01) A Zona da Mata, representada pela letra A, a principal sub-regio nordestina: a mais urbanizada, a mais industrializada e a mais povoada. (02) O agreste, letra B, uma faixa bastante estreita, situada entre o Serto e a Zona da Mata, onde prevalecem as grandes propriedades monoculturas de exportao. (04) O Serto, assinalado com a letra C, a maior sub-regio, correspondendo, em sua quase totalidade, ao interior, onde predomina o clima semirido e a vegetao de caatinga.

05. Leia o texto a seguir e assinale a alternativa incorreta sobre


o Nordeste semirido brasileiro: "Existem na Amrica do Sul trs grandes reas semiridas - a regio Guajira, na Venezuela e Colmbia; a diagonal seca do Cone Sul que envolve muitas nuances de aridez ao longo da Argentina, Chile e Equador; e, por fim, o Nordeste Seco do Brasil. Das velhas e repetitivas noes do ensino mdio herdadas um pouco por todos ns restaram observaes pontuais e desconexas sobre o universo fsico e ecolgico do Nordeste Seco." (Aziz Nacib Ab Saber, "Cincia Hoje", Volume Especial - Eco Brasil, mai. 1992.) A) O semirido nordestino caracteriza-se por baixos nveis de umidade, escassez de chuvas anuais e irregularidades no ritmo das precipitaes ao longo dos anos. B) Um dos fatores marcantes da regio a inexistncia de rios perenes e caudalosos. Essa drenagem intermitente inviabiliza projetos de irrigao na rea. C) O Nordeste seco possui um revestimento baixo de vegetao, arbustivo-arbreo e raramente arbreo, de folhas midas e hastes espinhentas, exuberantemente verde nos perodos de chuvas. D) Apesar de predominantemente seco, no semirido encontram-se algumas reas de mata mida, alimentadas por chuvas orogrficas. Estas reas so conhecidas, regionalmente, como "brejos". E) Ao contrrio do que se imagina, o Nordeste seco no o "imprio" das chapadas. Em 85% do seu territrio predominam depresses interplanlticas, situadas entre macios antigos e chapadas localizadas.

(08) A letra D representa o Meio Norte, rea de transio entre a Amaznia e o Serto Nordestino, onde se encontra a Mata de Cocais. SOMA:

07. Relacione as colunas indicando as caractersticas das subregies nordestinas: A) Zona da Mata. B) Agreste C) Serto D) Meio-Norte ( ) formada pela chamada Mata-dos-Cocais localiza-se prxima Amaznia. ( ) regio responsvel pelo abastecimento da Zona da Mata desde o perodo colonial. ( ) regio onde a paisagem natural foi substituda pelas lavouras de cana. ( ) regio semirida com profundo atraso econmico.

08. O Nordeste brasileiro, na sua complexidade, apresenta subregies bem definidas. Assinale, entre as alternativas a seguir, aquela que melhor caracteriza a que se encontra assinalada no mapa.

A) Marcada pela presena de grandes propriedades, onde a cultura de cana-de-acar encontrou condies ideais. B) Faixa mida favorvel ao plantio do cacau, nos dias atuais inicia a lavoura de seringueira, financiada por multinacionais. C) Regio de transio, que engloba uma srie de chapadas sedimentares, responsveis pelos altos ndices de pluviosidade. D) Extensa superfcie erodida, apresentando vastos planaltos cristalinos, em cujas reas mais midas se desenvolve agricultura de subsistncia. E) Vasta rea definida por uma economia voltada para o extrativismo vegetal e para o aproveitamento do petrleo, riqueza muito recente.

11. So apresentadas a seguir algumas consideraes sobre a


cincia geogrfica. Analise-as. ( ) O objeto da Geografia, tradicionalmente, tem sido a localizao dos fatos na superfcie terrestre, a relao entre os fatos de ordem natural e as inter-relaes entre os homens e o meio natural. ( ) O determinismo geogrfico deve ser entendido como a corrente da Geografia que defende a possibilidade de a ao humana vencer as determinaes do meio natural. ( ) A Geografia entende, por organizao do espao, o arranjo d o meio ambiente ao desenvolvimento das potencialidades da sociedade, segundo a sua cultura. ( ) Para a Geografia, os problemas da degradao ambiental passam a ter um sentido expressivo no momento em que abrange rea suficiente para alterar os padres usuais de organizao do espao. ( ) A Geopoltica o ramo da Geografia Econmica que busca explicar a expanso, pela superfcie terrestre, da influncia dos grandes grupos econmicos e dos pases a eles ligados, em funo dos recursos naturais existentes.

09. Analise as proposies:


1. Grande foi a contribuio dos gregos e romanos Geografia. Os romanos, por exemplo, expandindo as suas fronteiras polticas graas s conquistas militares, contriburam - atravs dos livros de Jlio Csar e de Plnio - para ampliar o conhecimento geogrfico. 2. O mtodo geogrfico baseia-se em cinco princpios. No princpio da "Extenso", o gegrafo localiza, delimitando em um mapa, a paisagem ou fato geogrfico que pretende estudar. 3. Na Antiguidade, era admitida a esfericidade da Terra, devido sombra redonda projetada pelo nosso planeta na Lua, durante os eclipses. Tal descoberta foi realizada pelo sbio grego Filolaus. 4. A Geografia Agrria a parte da Geografia que estuda a distribuio dos vegetais e animais sobre a superfcie da Terra. 5. O conhecimento geogrfico tem uma dupla finalidade. Contribui para a formao cultural do indivduo e pode ser utilizado na soluo de problemas no meio ambiente. Esto corretos os itens: a) 1, 3 e 4; b) 2, 4 e 5; c) 3, 4 e 5; d) 1, 2 e 5; e) 1, 2 e 3.

12. Sobre as grandes questes terico-metodolgicas da


Geografia e as relaes entre a sociedade e a natureza, possvel afirmar, de modo correto, que: A) a discusso sobre a influncia da natureza na sociedade esteve sempre ausente na geografia, eclodindo na atualidade graas exausto dos recursos naturais que expe a humanidade ao risco de extino. B) a escola ratzeliana da geografia, conhecida como determinista, defendia a teoria do domnio da sociedade sobre a natureza, atravs do uso da cincia e da tecnologia adaptadas aos gneros de vida das civilizaes. C) a teoria possibilista de La Blache, defendendo a capacidade de controle da natureza pela sociedade, contribuiu para o desenvolvimento e a independncia poltica das colnias europias na frica e sia, no incio do sculo XX. D) o conhecimento geogrfico da natureza e da sociedade e o desenvolvimento tecnolgico, colocados a servio das minorias, asseguraram a eliminao dos contrastes econmicos, sociais e espaciais no mundo desenvolvido. E) a construo e o desenvolvimento da cincia geogrfica resultaram da necessidade de a sociedade conhecer e comandar sua existncia e mobilidade, no tempo e no espao, asseguradas pelo uso dos recursos da natureza.

10. Vamos supor que um determinado pesquisador escreveu o


seguinte texto sobre a Amaznia brasileira. "A Amaznia brasileira, uma das principais regies do Pas, est fadada ao subdesenvolvimento. O distanciamento fsico entre ela e as demais regies e as condies naturais extremamente adversas impedem ou dificultam consideravelmente qualquer tentativa governamental de promover o crescimento econmico regional. praticamente impossvel pensar em desenvolvimento num espao geogrfico caracterizado por um clima com elevadas temperaturas mdias mensais, uma umidade relativa do ar excessiva e solos bastante lixiviados." Esse pesquisador est defendendo ideias que podem ser consideradas como nitidamente: a) marxistas. b) possibilistas. c) neoliberais. d) neomalthusianas. e) deterministas.

13. Com base no esquema e nos seus conhecimentos,


INCORRETO afirmar: A) Quanto mais a natureza utilizada, mais artificializado tornase o espao produzido pelos homens, e a relao do homem com a natureza passa a ser mediada pelas conquistas da tcnica alimentada pela cincia. B) Na intermediao da tcnica e da cincia, as grandes cidades materializam no espao o melhor modelo do atual estgio da civilizao. C) Sendo estimulada por uma verdadeira corrida tecnolgica e objetivando a acumulao de riquezas, a produo diversifica-se e os bens produzidos, inclusive os instrumentos de trabalho, tornam-se obsoletos e impem sua substituio. D) A paisagem geogrfica j existe mesmo antes do surgimento do homem, sendo irrelevante, portanto, considerar a sua atuao na construo do espao geogrfico.

E) Ocorre um consumo cada vez maior de recursos naturais, reforado pela viso cada vez mais aprofundada da natureza como um manancial disposio dos homens.

(04) Nas reas do Nordeste onde predominam o substrato cristalino e o clima mido, ocorre a formao de latossolos. (08) Os solos nordestinos so autctones, no havendo solos transportados pelos agentes erosivos. (16) Os tabuleiros so as reas de maior fertilidade do Nordeste, pois os solos so de origem vulcnica. (32) As caatingas apresentam vegetao xerfita, solos ricos em sais minerais e fauna diversificada. (64) O Nordeste ocupa a regio norte-ocidental do pas.

14. A regio destacada no mapa a seguir caracteriza-se entre


outros fatores por:

17. O Meio-Norte ou Nordeste Ocidental uma regio:


a) onde os "brejos" ocupam as encostas das chapadas e se transformam em reas de agricultura de subsistncia. b) de transio entre a Amaznia e o Nordeste, com economia baseada no extrativismo vegetal e na agricultura tradicional de algodo e arroz. c) de relevo suave, verdadeira extenso da Plancie Amaznica, que tem na pecuria leiteira e de corte a sua principal atividade. d) de clima tropical mido, onde se concentram atividades ligadas s "plantations" de cacau. e) de grandes latifndios, com ocorrncias de elevadas densidades demogrficas, devido necessidade de numerosa mo-de-obra.

A) apresentar uma estrutura agrria exclusivamente de latifndios dedicados lavoura de cana-de-acar. B) dedicar-se pecuria extensiva, lembrana da principal atividade desenvolvida no perodo colonial. C) aproveitar suas terras mais midas para a fruticultura, no necessitando, desta forma, de irrigao. D) englobar a maior produo de arroz de toda a regio nordestina. E) fornecer mo-de-obra temporria para as plantaes de canade-acar da Zona da Mata.

18. Relacione as colunas considerando as sub-regies do


Nordeste brasileiro. 1. Meio Norte 2. Serto 3. Agreste 4. Zona da Mata ( ) Maior extenso, predomnio do clima semirido e vegetao de caatinga; tem pecuria extensiva e agricultura tradicional. ( ) Clima mido e quente, vegetao de mata de cocais; tem base econmica no extrativismo vegetal e agricultura comercial. ( ) Caractersticas ambientais de transio, predomina a policultura comercial e pecuria leiteira. ( ) Clima quente e mido litorneo, predominam as monoculturas comerciais, concentrao econmica e demogrfica.

15. Observe atentamente o mapa das sub-regies do Nordeste e


assinale as proposies CORRETAS.

(01) A Zona da Mata, representada pela letra A, a principal sub-regio nordestina: a mais urbanizada, a mais industrializada e a mais povoada. (02) O agreste, letra B, uma faixa bastante estreita, situada entre o Serto e a Zona da Mata, onde prevalecem as grandes propriedades monoculturas de exportao. (04) O Serto, assinalado com a letra C, a maior sub-regio, correspondendo, em sua quase totalidade, ao interior, onde predomina o clima semi-rido e a vegetao de caatinga. (08) A letra D representa o Meio Norte, rea de transio entre a Amaznia e o Serto Nordestino, onde se encontra a Mata de Cocais. SOMA:

. Assinale a sequncia CORRETA encontrada:


A) 4 - 3 - 1 2 B) 1 - 2 - 3 4 C) 2 - 1 - 3 4 D) 1 - 2 - 4 3 E) 2 - 1 - 4 3

19. "Nos primeiros sculos da colonizao, a regio serviu de 16. Com base nos conhecimentos sobre o espao nordestino,
pode-se afirmar: (01) O Agreste apresenta uma grande diversidade de paisagens e de cultivos, por ser uma zona de transio. (02) A distribuio do relevo, aliada s condies litolgicas, tem grande influncia na distribuio da populao e nas atividades econmicas. refgio para os ndios expulsos do litoral e escravos negros fugidos dos engenhos de acar, tendo sido utilizada como rea de criao de gado. No sculo XVIII, foi local de desenvolvimento da cultura do algodo, que contribuiu para seu crescimento populacional. Nos sculos XIX e XX viveu o surto da cafeicultura nas terras altas. Atualmente, passa por transio da pecuria extensiva para semi-intensiva e ainda vem desenvolvendo a fruticultura".

(Adap. Andrade: 1997) O texto anterior refere-se regio do: A) vale do Rio Paraba do Sul. B) recncavo baiano. C) serto nordestino. D) mdio vale do Rio Tocantins. E) agreste nordestino.

principais cidades; latifndios monocultores e desmatamento em larga escala. 3 - rea relativamente alta (de 500 a 800 metros), de vegetao com caractersticas de mata atlntica (leste) e de caatinga (oeste); expanso de latifndios monocultores nos tabuleiros sedimentares; presena de minifndios policultores. 4 - Agricultura tradicional dominada pela produo de algodo, cana-de-acar e arroz; extrativismo nas "matas de palmeiras" (babau e carnaba); clima variando do semi-rido ao mido. COLUNA II - Sub-regio

20. "Estendendo-se por uma rea de mais de 1.542.000km,


caracteriza-se o Nordeste do Brasil, como toda regio geogrfica, pela influncia de uma srie de fatores, entre os quais, para usar a terminologia empregada por Cholley, sobressaem-se os domnios fsicos - estrutura geolgica, relevo, clima e hidrografia -, o meio biolgico - vegetao e fauna - e a organizao dada ao espao pelo homem." (ANDRADE, Manuel Correia de. "A Terra e o Homem no Nordeste". Ed. Universitria-UFPE, 1999.) As afirmativas a seguir fundamentam as colocaes do autor: (0) A estrutura geolgica do Nordeste brasileiro caracteriza-se por apresentar terrenos cristalinos e cristalofilianos do PrCambriano, muito falhados e, em algumas reas, dobrados, e terrenos sedimentares mais recentes (1) Na Zona da Mata, o relevo mostra-se bastante dissecado, havendo, portanto, um predomnio de colinas de perfil convexo; nos terrenos areno-argilosos, podem aparecer os chamados tabuleiros. (2) O estudo do processo de produo do espao nordestino proporciona concluses sobre a participao da Regio na formao do Pas, no passado. (3) O desenvolvimento da cultura do cacau no Estado da Bahia deveu-se ao fato de possuir o sul do Estado condies ambientais semelhantes s da Amaznia, de onde proveio o cacaueiro. (4) A diviso do Nordeste em Zona da Mata, Agreste, Serto e Meio Norte foi feita apoiando-se exclusivamente no fator domnio climtico, bastante heterogneo na Regio.

( ) Zona da Mata ( ) Agreste ( ) Serto ( ) Zona dos Cocais

Assinale a opo que apresenta a seqncia correta da numerao. A) 2, 3,1, 4 B) 3,1, 4, 2 C) 2, 3, 4,1 D) 2, 4, 1, 3 E) 3, 2, 1, 4

22. Do ponto de vista da organizao social, o Agreste costuma


ser denominado "avesso do avesso", pois se diferencia tanto da Zona da Mata como do Serto Nordestino, destacando-se a predominncia de: a) pequenas propriedades; combinao de culturas de alimentos com pequena criao de animais; ncleos urbanos que constituem centros de comrcio integrados Zona da Mata. b) pequenas propriedades; criao de gado extensiva; plos agroindustriais controlados pelas cidades gmeas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). c) pequenas e mdias propriedades; atividades agrcolas nas partes mais midas e extrativismo no restante da sub-regio; plos agroindustriais controlados pelas cidades gmeas de Petrolina (PE) e Juazeiro (BA). d) latifndios; criao de gado extensiva; ncleos urbanos que constituem centros de comrcio integrados Zona da Mata. e) latifndios; combinao de culturas de alimentos com pequena criao de animais; ncleos urbanos que se organizam em torno de atividades extrativas minerais e vegetais.

21. SUB-REGIES DO NORDESTE

23. "Nesta sub-regio nordestina, a paisagem marcada


tradicionalmente pela presena de pequenas propriedades policultoras que empregam mo-de-obra familiar. Mas, nas ltimas dcadas, a pecuria tem se desenvolvido bastante provocando a concentrao de terras, o aumento do desemprego rural e a emigrao." O texto se refere a) Zona da Mata. b) ao Meio-Norte. c) ao Serto. d) ao Agreste. e) ao Recncavo Baiano.

Observe o mapa e numere, no quadro a seguir, a coluna I de acordo com a II. COLUNA I Caractersticas 1 - Clima semirido, e domnio da pecuria extensiva; baixas densidades demogrficas e graves problemas socioambientais. 2 - Sub-regio mais urbanizada e de maiores densidades demogrficas com atividades industriais e de servios em suas

24. A mais extensa das sub-regies do Nordeste brasileiro


uma rea de baixa densidade demogrfica e de solos rasos. Sua economia se baseia na pecuria extensiva de corte e na agricultura tradicional. A descrio acima se refere (ao): a) Meio-Norte b) Agreste c) Serto d) Zona da Mata

b) O Serto, marcado pela semiaridez, foi inicialmente ocupado graas agricultura de subsistncia. c) A Zona da Mata foi a zona de ocupao inicial do Nordeste brasileiro. d) O Agreste corresponde zona de transio entre o Serto e o Meio Norte. e) O Cerrado tem como atividade predominante o extrativismo vegetal de babau e carnaba.

26. Uma sub-regio do Nordeste apresenta uma zona de


transio entre o litoral, Zona da Mata (mido) e o Serto (semirido). uma faixa de regio de clima semimido que pratica a policultura em minifndios e atrai populao aumentando a densidade demogrfica. Dentro deste contexto cresceram cidades como: Campina Grande, Caruaru, Garanhuns, que funcionam como autnticas capitais regionais dessa zona. Trata-se de uma sub-regio do Nordeste conhecida como: a) Zona dos Cocais. b) Agreste. c) Caatinga. d) Juazeiro. e) Palmares.

25. O quadro a seguir apresenta as quatro sub-regies do


Nordeste brasileiro, com algumas de suas caractersticas: SUB-REGIO I CARACTERSTICAS: A policultura comercial praticada em pequenas propriedades a principal atividade econmica dessa sub-regio. As reas mais midas e aproveitadas para a agricultura so reconhecidas como "brejos". Abriga algumas das cidades mais importantes do Nordeste, como Feira de Santana, Caruaru e Campina Grande. SUB-REGIO II CARACTERSTICAS: Compreende o Maranho e quase todo o Piau. Sua principal atividade econmica o extrativismo vegetal, destacando-se a carnaba e o babau, que empregam grande quantidade de mo-de-obra em sua coleta. Seus produtos so empregados no artesanato local e como matria-prima para as indstrias.

27. Sobre as sub-regies do Complexo Regional do Nordeste,


pode-se afirmar que: I - A paisagem tpica do Meio-Norte a Mata dos Cocais, constituda por palmeiras como a carnaba e o babau. II - A atividade econmica mais importante do Agreste a agricultura, desenvolvida na forma de policultura, aliada pecuria leiteira semi-intensiva. III - O clima semirido e a vegetao da caatinga favoreceram o cultivo do cacau, importante produto de exportao. IV - A tradicional prtica da pecuria extensiva no Serto Nordestino contribuiu, nas ltimas dcadas, para acentuar a concentrao de terras. So corretas apenas as afirmativas a) I e II. b) I e IV. c) II e III. d) III e IV.

SUB-REGIO III CARACTERSTICAS: Estreita faixa de terra que se estende do litoral do Rio Grande do Norte at o sul da Bahia. Apresenta clima tropical mido. Possui belas praias e dunas. Tem grande destaque na produo de cana-de-acar, fumo e cacau e na explorao mineral de petrleo e sal marinho. SUB-REGIO IV CARACTERSTICAS: Corresponde a uma vasta sub-regio castigada pela aridez de seu clima. Submetida a secas frequentes, sua vegetao constituda por rvores e arbustos recobertos de espinhos. Desde o incio de sua ocupao, a pecuria a atividade econmica mais importante. Marque a opo que nomeia de forma CORRETA as regies I, II, III e IV respectivamente: a) Meio-norte, Serto, Agreste e Zona da Mata. b) Zona da Mata, Agreste, Serto e Meio-norte. c) Agreste, Meio-norte, Zona da Mata e Serto. d) Agreste, Zona da Mata, Meio-norte, e Serto. e) Serto, Agreste, Zona da Mata e Meio-norte. Com relao s caractersticas geogrficas das sub-regies do Nordeste brasileiro, assinale a opo correta. a) O Meio Norte, caracterizado por clima mido, foi ocupado em funo de uma pecuria intensiva.

Potrebbero piacerti anche