Sei sulla pagina 1di 32

!

"#2
MAIO DE 2012

O CLAMOR POR JUSTICA sera algum dia atendido?

!"#2
TIRAGEM MEDIA 41.042.000 PUBLICADA EM 84 IDIOMAS

O CLAMOR POR JUSTICA sera algum dia atendido?


3 A injustica doi! 4 Causas da injustica 6 Como nos tornar mais justos 8 Verdadeira justica sob o governo de Deus

10 O Conceito da Bblia A verdade vos libertara como? 12 Que nariz! 15 A Bblia Um Livro de Profecias Exatas Parte 1 19 Os Jovens Perguntam Por que meus pais nao me entendem? 22 Teve um Projeto? A carapaca do besouro-da-nambia 23 Um marco em Malaui 1.000 Saloes do Reino 26 Ataques ciberneticos 29 Observando o Mundo 30 Para Considerar em Famlia 32 As coisas anteriores nao subirao ao coracao

A INJUSTICA DOI!
E
M 2010, Michael foi libertado apos passar 27 anos numa prisao no Texas, EUA, acu sado de estupro crime que nao havia cometi do. Sua inocencia foi provada por meio de exa mes de DNA, que nao estavam disponveis na epoca de sua condenacao. Mais tarde, as auto ridades identificaram os responsaveis pelo cri me, mas nao foi possvel processa-los, pois o perodo legal para isso havia terminado. Muitos criminosos escapam da justica. Na Gra-Bretanha, por exemplo, casos de assassi nato nao resolvidos duplicaram na ultima de cada, intensificando o temor de que a polcia e os tribunais sao incapazes de lidar com crimes violentos, disse o jornal The Telegraph. Em agosto de 2011, a polcia britanica teve muita dificuldade para combater outra forma de crime: o vandalismo em Birmingham, Liverpool, Londres e outras areas. Turbas pro vocaram incendios, quebraram vitrines e sa quearam lojas, destruindo nao apenas comer cios, casas e veculos, mas tambem o sustento de muitas pessoas. O motivo? Para muitos, pura ganancia. Para outros, porem, era uma reacao a aparentes injusticas. Alguns comen taristas disseram que esses vandalos talvez fossem jovens frustrados, marginalizados e sem perspectivas, que moravam em bairros pobres. O personagem bblico Jo disse: Estou cla mando por ajuda, mas nao ha justica. (Jo 19:7) Muitos hoje tambem estao clamando por justica, mas geralmente nao sao ouvidos. Mas sera que esta ao alcance de alguem aca bar com a injustica? Ou sera que a esperanca de um futuro mais justo nao passa de um so nho dos ingenuos? Para obter uma resposta satisfatoria, precisamos examinar algumas das causas da injustica.
Despertai! maio de 2012 3

Causas da INJUSTICA
Q
UASE dois mil anos atras, a Bblia descre veu com incrvel precisao o perfil social das pessoas dos nossos dias. Ela disse: Nos ultimos dias havera tempos crticos, difceis de manejar. Pois os homens serao amantes de si mesmos, amantes do dinheiro, . . . ingratos, desleais, sem afeicao natural, nao dispostos a ` acordos, . . . sem amor a bondade, traidores, teimosos, enfunados de orgulho, mais amantes de prazeres do que amantes de Deus. 2 Timoteo 3:1-4. Dificilmente alguem negaria que essas ca ractersticas negativas sao mais comuns em nossos dias. Elas se manifestam de varias ma neiras, como ganancia, preconceito, atitudes antissociais, corrupcao e extrema desigualda de economica. Vejamos cada uma delas. GANANCIA. Alguns dizem que a ganancia e saudavel, mas isso e mentira. Ela e prejudi cial. Por exemplo, a ganancia muitas vezes esta por tras de fraudes contabeis, esquemas de piramides e emprestimos irresponsaveis. As consequencias, como o colapso financei ro, tem prejudicado muitas pessoas. E ver dade que algumas das vtimas tambem sao gananciosas. Mas entre elas ha pessoas trabalhadoras, algumas das quais perderam suas casas e aposentadorias.
A

PRECONCEITO. Pessoas preconceituosas julgam outras injustamente e chegam a dis crimina-las com base na etnia, cor da pele, sexo, posicao social ou religiao. Por exemplo, uma convencao das Nacoes Unidas consta tou que, num pas sul-americano, uma mulher gravida morreu vtima de discriminacao ra cial e social que sofreu num hospital. Na sua forma mais extrema, o preconceito ja resul tou em crassas injusticas, como limpeza etni ca e genocdio. ATITUDES ANTISSOCIAIS. Uma sinopse de um livro sobre comportamento antissocial comentou: Todo ano, dezenas de milhares de famlias sao desfeitas, centenas de milhares de vidas sao arruinadas e propriedades no va lor de milhoes de dolares sao destrudas em consequencia de comportamento antissocial. A violencia e a agressividade estao tao difun didas em nossa sociedade que nao e difcil imaginar historiadores no futuro descrevendo a ultima parte do seculo 20, nao como a Era Espacial ou a Era da Informacao, mas como a Era Antissocial perodo em que a sociedade entrou em guerra contra si mesma. Desde que esse livro foi publicado em 1997,

` No alto, a esquerda: 5 Adam Dean/Panos Pictures; no alto, no centro: 5 Matthew ` Aslett/Demotix/CORBIS; no alto, a direita: 5 David Turnley/CORBIS

!"#2

ESTA REVISTA E PUBLICADA para o benefcio de todos os membros da famlia. Mostra como enfrentar os problemas de nossos dias. Apresenta notcias, historias de pessoas de varios pases e materias de natureza religiosa e cientfica. Mas faz mais do que isso. Ela analisa a fundo os acontecimentos atuais e identifica o verdadeiro significado por tras deles. Ainda assim, e sempre politicamente neutra e nao exalta nenhuma raca como superior a outra. O mais importante e que esta revista aumenta a confianca na promessa de que o Criador em breve substituira o atual mundo perverso e anarquico por um novo mundo pacfico e seguro.

Esta publicac ao nao e vendida. Ela faz parte de uma obra educativa bblica, mundial, mantida por donativos. A menos que haja outra indicac ao, os textos bblicos citados sao da Traducao do Novo Mundo das Escrituras Sagradas com Referencias. Despertai! e publicada e impressa mensalmente pela Associac ao Torre de Vigia de Bblias e Tratados. Sede e grafica: Rodovia SP-141, km 43, Cesario Lange, SP, 18285-901. Diretor responsavel: Augusto dos Santos Machado Filho. Revista registrada sob o n umero de ordem 511. 5 2012 Watch Tower Bible and Tract Society of Pennsylvania. Todos os direitos reservados. Impressa no Brasil. Vol. 93, No. 5 Monthly PORTUGUESE (Brazilian Edition)

C
A. Policiais prendendo homem na China por ter participado de violencia etnica B. Turba saqueando e destruindo propriedades em Londres, Inglaterra C. Pobreza absoluta num campo de refugiados em Ruanda

nao haveria nenhuma crianca australiana vi vendo em pobreza. Essa meta nunca foi alcancada. Mais tarde, esse primeiro-ministro se ar rependeu de ter estabelecido essa meta. Sem duvida, por mais poderoso, rico e in fluente que alguem seja, ele ainda e um ser humano e nao consegue eliminar a injustica. Na verdade, ate mesmo pessoas poderosas sofrem injusticas, envelhecem e morrem. Isso nos faz lembrar de duas passagens da Bblia: Nao e do homem que anda o dirigir o seu passo. Jeremias 10:23. Nao confieis nos nobres, . . . a quem nao per tence a salvacao. Salmo 146:3. Se reconhecermos essas duas verdades sa bias, nao ficaremos desapontados quando es forcos humanos falharem. Entao, sera que devemos perder a esperanca? Nao! Como ve remos no ultimo artigo desta serie, um mundo realmente justo esta bem proximo. Enquanto isso, porem, nao precisamos ficar de bracos cruzados. Podemos examinar a nos mesmos. Pergunte-se: Posso ser mais justo na maneira Existe solucao para a injustica? de tratar os outros? Existem campos em que Em 1987, o ent ao primeiro-ministro da posso melhorar? Essas perguntas serao abor Australia estabeleceu a meta de que em 1990 dadas no proximo artigo.
IDIOMAS: africaner, albanes, alemao,67 amarico, arabe, armenio, bislama, bulgaro, canares, cebuano, chicheva, chines (simplificado), chines (tradicio nal)7 (audio apenas em mandarim), chitonga, chona, cibemba, cingales, co reano,67 croata, dinamarques,7 eslovaco, esloveno, espanhol,67 estoniano, eve, fijiano, finlandes,7 franc es,687 georgiano, grego, guzerate, hebraico, hili gaino, hindi, holandes,67 hungaro, ibo, ilocano, indonesio, ingles,67 ioruba, islandes, italiano,67 japones,67 kirundi, letao, lingala, lituano, macedonio, malaiala, malgaxe, maltes, mianmar, noruegues,7 polones,67 portugues,687 punjabi, quiniaruanda, quirguiz, rarotongano, romeno, russo,67 samoano, se pedi, servio, sesoto, silozi, suali, sueco,7 tagalo,7 tai, tamil, tcheco,7 tok pisin, tonganes, tsonga, tsuana, turco, tvi, ucraniano, urdu, vietnamita, xosa e zulu.
6 Tambem disponvel em CD. 8 Tambem disponvel em MP3 CD-ROM. 7 Audio tambem disponvel no site www.jw.org.

nao houve nenhuma melhora nas atitudes e comportamentos das pessoas. CORRUPCAO. Um relatorio sobre a corrupcao na Africa do Sul mencionou que, num per odo de sete anos, mais de 81% dos 25,2 bilhoes de randes (na epoca, 4 bilhoes de dolares) pa` gos a Secretaria de Saude de uma provncia foram usados de forma indevida. O dinheiro que deveria ter sido destinado a hospi tais, clnicas e centros de saude da provncia nao foi usado para esses fins, disse a revista The Public Manager. EXTREMA DESIGUALDADE ECONOMICA. Em 2005, quase 30% da renda anual britanica ficou com os 5% das pessoas mais bem remuneradas, disse uma reportagem da revis ta Time. Nos EUA, essa proporcao passou de 33% em relacao aos 5% das pessoas mais bem remuneradas, disse a mesma revista. No mundo todo, cerca de 1,4 bilhao de pes soas vive com 1,25 dolar ou menos por dia, e 25 mil criancas morrem diariamente por cau sa da pobreza.

GOSTARIA DE OBTER MAIS INFORMACOES OU UM CURSO BIBLICO DOMICI ` LIAR GRATUITO? Escreva as Testemunhas de Jeova, usando um dos enderecos abaixo.
Para uma lista completa dos enderecos das sedes, veja www.watchtower.org/address. Africa do Sul: Private Bag X2067, Krugersdorp, 1740. Alemanha: 65617 Selters. Angola: Caixa Postal 6877, Luanda Sul. Argentina: Casilla 83 (Suc 27B), C1427WAB Cdad. Aut. de Buenos Aires. Belgica: rue dArgile-Potaardestraat 60, B-1950 Kraainem. Bolvia: Casilla 6397, Santa Cruz. Brasil: CP 92, Tatu, SP, 18270-970. Canada: PO Box 4100, Georgetown, ON L7G 4Y4. Espanha: Apartado 132, 28850 Torrejon de Ardoz (Madrid). Estados Unidos da America: 25 Columbia Heights, Brooklyn, NY 11201-2483. Franca: BP 625, F-27406 Louviers Cedex. Gra-Bretanha: The Ridgeway, London NW7 1RN. Holan da: Noordbargerstraat 77, NL-7812 AA Emmen. Italia: Via della Bufalotta 1281, I-00138 Rome RM. Japao: 4-7-1 Nakashinden, Ebina City, Kanagawa-Pref, 243-0496. Mocambi que: PO Box 2600, 1100 Maputo. Paraguai: Casilla 482, 1209 Asuncion. Portugal: Apartado 91, P-2766-955 Estoril. Timor Leste: Box 248, Dili.

Como nos tornar MAIS JUSTOS


N
OSSO Criador quer que sejamos felizes, tenhamos paz interior e contribuamos para a felicidade dos outros. Para isso, ele pede que pratiquemos a justica e amemos a bondade. (Miqueias 6:8, Centro Bblico Catolico) Como podemos fazer isso? Por cultivar qualidades que eliminam as caractersticas fo mentadoras da injustica. Vejamos como a B blia pode nos ajudar a fazer isso. SUPERAR A GANANCIA. A arma mais pode rosa contra a ganancia e o amor nao um mero sentimento ou atracao romantica, mas um amor altrusta pelos outros. Esse amor e . . . benigno e nao procura os seus proprios interesses, diz 1 Corntios 13:4, 5. Ele tam bem nao se limita a parentes e amigos. Se amardes aos que vos amam, que recompensa tendes?, perguntou Jesus, acrescentando que ate mesmo aqueles que nao servem a Deus amam aos que os amam. Mateus 5:46.

O preconceito e vencido quando imitamos o amor de Deus

assistiu a uma reuniao crista das Testemunhas de Jeova e ficou muito impressionada com a recepcao calorosa que recebeu tanto de ne gros como de brancos. Logo ela percebeu que apenas Deus pode mudar as pessoas. Quan do sentiu o amor genuno de Testemunhas de Jeova brancas pessoas que, de acordo com ela, teria matado sem hesitacao para apoiar a causa de uma revolucao , Dorothy ficou tao comovida que nao conseguia parar de chorar.
Firuddin com sua esposa, Zahra

SUPERAR O PRECONCEITO. Atos 10:34, 35 diz: Deus nao e parcial, mas, em cada nacao, o homem que o teme e que faz a justica lhe e aceitavel. Deus nao salva as pessoas com base em raca, posicao social ou sexo. Para ele, nao ha nem judeu nem grego, nao ha nem escravo nem homem livre, nao ha nem macho nem femea. (Galatas 3:28) Quando imitamos a Deus, superamos o preconceito. Vejamos o caso de Dorothy, que morou nos Estados Unidos. O preconceito racial perturbava tanto Dorothy que ela quis fazer parte de uma insurrei cao armada para aliviar o sofrimento de pes soas negras oprimidas. Mas nessa epoca ela
6 Despertai! maio de 2012

SUPERAR ATITUDES ANTISSOCIAIS. Antes de se tornarem cristaos, alguns seguidores de Je sus do primeiro seculo haviam sido extorso res, injuriadores e beberroes. Contudo, com a ajuda de Deus, eles substituram essas caracte rsticas ruins por amor, benignidade e bonda de. (1 Corntios 5:11; 6:9-11; Galatas 5:22) De modo similar, milhoes de pessoas hoje fizeram mudancas positivas em sua vida por bus car a Deus. Um exemplo e Firuddin, que mora no Azerbaijao. Firuddin foi criado num orfanato e era muito briguento. Depois de adulto, se tornou instrutor de combate corpo a corpo. Eu era grosseiro, cruel e violento, disse ele. Se minha esposa, Zahra, esquecesse algo durante as refeicoes ate mesmo um palito de dente , eu a espancava. E se algum homem olhasse para ela na rua, eu tambem batia nele. Certo dia, Firuddin ficou comovido ao aprender que Jesus pediu que Deus perdoasse os soldados que participavam de sua execu cao. (Lucas 23:34) So o Filho de Deus po deria agir assim, pensou ele. A partir dali, Firuddin comecou a buscar a Deus. Quando as Testemunhas de Jeova lhe ofereceram aju da, ele aceitou prontamente um estudo bblico gratuito. Em pouco tempo, sua personalidade comecou a melhorar. Por exemplo, passou a tratar tao bem Zahra que ela quis estudar a B blia tambem. Hoje existe paz entre eles, e os dois servem juntos ao Deus verdadeiro. E claro que nenhuma mudanca que fizer mos em nossa vida vai mudar o mundo. Mas sabia que e do proposito de Deus trazer um novo mundo totalmente justo? Afinal, ele sem duvida tem o poder para isso. E pense nisto: em 2 Timoteo 3:1-4, citado no incio do ar tigo anterior, vimos que a Bblia predisse de modo claro como as pessoas em geral seriam em nossos dias. Essa profecia esta se cumprindo nos mnimos detalhes, assim como tantas outras. Por isso, nao estamos sendo ingenuos quando levamos a serio a promessa de Deus de acabar com toda a injustica. Mas como ele fara isso?

A BUSCA DE HEIDE POR JUSTICA


O racismo, as guerras, a pobreza e outras injusticas me perturbavam, e eu estava buscando uma solucao, lem bra-se Heide, que mora nos Estados Unidos. Tentei apoiar o movimento pelos direitos civis e acabei me juntando a um partido poltico, mas nenhum deles parecia capaz de trazer mudancas significativas. Eu achava que uma mudanca mais radical era necessaria, e o movi mento hippie parecia ser a solucao. Mas ele tambem me decepcionou. Percebi que muitos hippies estavam mais interessados em sexo, drogas e rock and roll do que em mudar o siste ma. Isso me levou a uma depressao profunda. Da, conheci uma Testemu nha de Jeova que me mostrou na Bblia as mudancas que Deus promete. Por exemplo, ela leu textos como Reve lacao (Apocalipse) 21:3, 4, que diz que Deus enxugara as lagrimas de todos os rostos e eliminara o pranto, o clamor e a dor, que muitas vezes sao resultado de injusticas. Eu me perguntei se isso realmente poderia acontecer. Minha incerteza desapareceu quando vi o que as Escrituras dizem sobre o poder e o amor de Deus e quando senti o amor que existe entre as Testemu nhas de Jeova. Hoje aguardo com grande expectativa o cumprimento das promessas de Deus.

VERDADEIRA JUSTICA
A

sob o governo de Deus


S PROFECIAS b blicas revelam que o mundo atual esta prestes a ser elimina do. Em seu lugar, Deus trara um novo mun do onde havera apenas um governo: o Reino de Deus, tendo Jesus Cristo como Rei. (Re velacao [Apocalipse] 11:15) Como o Reino de Deus acabara com a injustica? Ele tomara duas acoes. 1. O Reino de Deus eliminara o domnio injusto e incompetente dos humanos. Daniel 2:44 diz: Nos dias destes reis [governos], o Deus do ceu estabelecera um reino que . . . esmaga ra e aniquilara todos estes reinos [humanos], enquanto ele mesmo subsistira para sempre. Bblia Vozes. 2. O Reino de Deus destruira os maus e pre servara os justos. O Salmo 37:10 diz: Apenas mais um pouco, e o inquo nao mais existira. O versculo 28 declara: Jeova ama a justica e ele nao abandonara aqueles que lhe sao leais. Hao de ser guardados por tempo indefinido. Esses leais verao o cumprimento do que Jesus disse em sua oracao-modelo: Venha o teu reino. Realize-se a tua vontade, como no ceu, assim tambem na terra. (Mateus 6:10) Qual e a vontade de Deus para a Terra?

A corrupcao e a opressao nao existirao mais. A respeito de Jesus Cristo, Hebreus 1:9 diz: Amaste a justica e odiaste o que e contra a lei. Ele e um Governante realmente jus8 Despertai! maio de 2012

Quando o Reino de Deus governar a Terra . . .

to e livrara ao pobre que clama por ajuda, tambem ao atribulado e a todo aquele que nao tiver ajudador. . . . Resgatara sua alma da opressao e da violencia, e o sangue deles sera precioso aos seus olhos. Salmo 72:12-14. Havera fartura de alimento. A propria terra dara certamente a sua producao; Deus, nosso Deus, nos abencoara. (Salmo 67:6) Vira a haver bastante cereal na terra; no cume dos montes havera superabundancia. (Salmo 72:16) Jesus alimentou milagrosamente mi lhares de pessoas de uma so vez um vislum bre do que ele realizara por meio do Reino de Deus. Mateus 14:15-21; 15:32-38. A justica nao sera prejudicada por limitacoes humanas. Nao ha criacao que nao esteja ma ` nifesta a sua vista [de Deus], mas todas as coisas estao nuas e abertamente expostas aos olhos daquele com quem temos uma presta cao de contas. (Hebreus 4:13) Sobre Cris to, lemos: Nao julgara pelo que meramente parece aos seus olhos, nem repreendera simplesmente segundo a coisa ouvida pelos seus ouvidos. E tera de julgar com justica os de condicao humilde e tera de dar repreensao com retidao em benefcio dos mansos da ter ra. Isaas 11:3, 4.

Sob o Reino de Deus, toda a humanidade desfrutara de fartura de alimento, verdadeira justica e uma vida sem preconceito

As condicoes deteriorantes do mundo pro vam que seu fim esta proximo. Quando os inquos florescem como a vegetacao e estao florindo todos os que praticam o que e preju dicial, e para que sejam aniquilados para todo o sempre, diz o Salmo 92:7. Como podemos evitar cair na desaprovacao de Deus e estar entre os que ele preservara? Jesus Cristo dis-

O domnio do Reino est a proximo!

se: Isto significa vida eterna, que absorvam conhecimento de ti, o unico Deus verdadeiro, e daquele que enviaste, Jesus Cristo. Joao 17:3. Voce deseja obter esse conhecimento va lioso? Entao, assim como Heide, Dorothy e Firuddin, que acha de conversar sobre esse assunto com as Testemunhas de Jeova? Elas ` terao prazer em responder as suas perguntas gratuitamente e sem compromisso.

QUANDO A VIDA PARECE INJUSTA


Emily, que mora nos Estados Unidos, foi diagnosticada com leucemia aos 7 anos de idade. Enquanto seus amigos lidam com resfriados ou gripes ocasionais, Emily tem suportado anos de

cuidados medicos intensivos, incluindo quimio terapia. A leucemia e assustadora!, admite ela. Embora a vida de Emily nao seja nada facil, ela nao perdeu as esperancas. Ela aguarda o tempo em que, sob o Reino de Deus, nenhum residente dira: Estou doente. (Isaas 33:24) Meu texto favorito, conta Emily, e Marcos 12:30: Tens de amar a Jeova, teu Deus, de todo o teu coracao, e de toda a tua alma, e de toda a tua mente, e de toda a tua forca. Quando oro a Jeova, ele me fortalece. Sou grata a ele por ter me dado minha famlia, minha congrega cao e a esperanca de vida eterna no novo mun do. Essa esperanca tem me ajudado muito!.

O CONCEITO DA B IBLIA

A verdade vos libertara como?

ILHOES de pessoas se sentem livres quando, na verdade, nao sao. Muitas sao escravas de supersticoes. Outras tem medo dos mortos e tentam apazigua-los com oferendas caras. Ainda outras, sem saber ao certo o que acontece na morte, tem medo exagerado de morrer. Sera que essas pessoas podem ser libertadas desses fardos mentais, emocionais e ate mesmo financeiros? Sim! Como as palavras de Jesus Cristo citadas acima mostram, a chave e a verdade. Mas que verdade? A verda de em geral ou um tipo especfico de verdade? Jesus nao deixou duvidas. Se permanecerdes na minha palavra, disse ele, conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara. (Joao 8:31, 32) A palavra de Jesus, isto e, seus en sinamentos, estao na Bblia. Quando Jesus disse a verdade vos liberta ` ra, ele estava se referindo principalmente a liberdade do pecado e da morte. No entanto, conhecer a verdade da Palavra de Deus tam bem nos liberta de coisas como supersticoes, medo dos mortos e o medo exagerado de morrer. Como? 1. Liberdade das supersticoes. Muitas pes soas creem que certos objetos ou numeros dao azar. Outras nao tomam decisoes importantes sem procurar um bom pressagio, ver um ho roscopo ou consultar um medium. Como a verdade da Bblia liberta: Nos tem pos bblicos, alguns do proprio povo de Deus se tornaram supersticiosos, chegando a ponto de adorar o deus da Boa Sorte e o deus do Destino. O que Jeova Deus achou disso? Continuastes a fazer o que era mau aos meus olhos, disse ele. (Isaas 65:11, 12) O conceito
10 Despertai! maio de 2012

de Deus era o mesmo sobre pessoas que con sultavam mediuns em busca de orientacao: Alguem que va consultar um medium espri ta . . . e algo detestavel para Jeova. Deute ronomio 18:11, 12. As supersticoes e os mediuns sao prejudi ciais porque sao maquinacoes do Diabo, a quem Jesus chamou de o pai da mentira. (Efesios 6:11; Joao 8:44) Se voce quisesse bus car orientacao sobre um assunto importante, sera que consultaria um mentiroso? E claro que nao! Portanto, e sabio evitar qualquer coisa relacionada com o pai da mentira. A chave para tomarmos boas decisoes na vida e a sabedoria baseada no conhecimento exato dos princpios bblicos e do proposito de Deus para a humanidade. O proprio Jeova da sabedoria; da sua boca procedem conheci mento e discernimento, diz Proverbios 2:6. 2. Liberdade do medo dos mortos. Muitas pessoas acreditam que o esprito de seus an tepassados pode influenciar os vivos. Para nao despertar sua ira, elas acham que precisam apaziguar esses espritos com varias oferendas. Algumas delas ficam muito endividadas para pagar as oferendas e cerimonias suntuosas. Como a verdade da Bblia liberta: A Bblia nos conta a verdade sobre a condicao dos mor tos. Por exemplo, Jesus disse que os mortos estao dormindo. (Joao 11:11, 14, Bblia na Linguagem de Hoje) O que ele quis dizer? Encontramos a resposta em Eclesiastes 9:5: Os viventes est ao c onscios de que morrer ao; os mortos, porem, nao estao conscios de abso lutamente nada. Assim, os mortos estao como

adia-la. No entanto, nao precisamos deixar que esse medo seja exagerado. Como a verdade da Bblia liberta: Alem de re velar a verdade sobre a condicao dos mortos, a Bblia mostra que Deus tem` como proposito trazer os mortos de volta a vida por meio de uma ressurreicao. Jesus disse: Vem a hora em que todos os que estao nos tumulos memo riais ouvirao a sua voz [a de Cristo] e sairao. Joao 5:28, 29; Atos 24:15. Com que corpo eles sairao? Jesus nos deu uma amostra quando ressuscitou algumas pessoas. Em todos os casos, a pessoa voltou em sua forma humana, da mesma maneira que era antes de morrer. (Marcos 5:35-42; Lucas 7:11 17; Joao 11:43, 44) Esse fato esta em harmonia com a palavra ressurreicao, que significa le vantar. Ao falar com seu idoso servo Daniel, Deus disse: Voce descansara [ou adormece- ra na morte] e, entao, no final dos dias, voce se levantara. (Daniel 12:13, Nova Versao Inter nacional) Imagine como essas palavras devem A verdade da Bblia liberta ter consolado Daniel, ajudando-o a encarar a as pessoas das supersticoes, morte com coragem e dignidade! do medo dos mortos e do medo ` exagerado de morrer Um dos motivos de Jesus ter vindo a Terra foi pregar livramento aos cativos aqueles que estavam escravizados a crencas falsas. (Lucas 4:18) Visto que os ensinamentos dele que num sono profundo, totalmente inconscientes. Eles deixaram de existir e, portanto, sao encontrados na Bblia, eles continuam a libertar pessoas todos os dias. Desejamos nao podem fazer nem o bem nem o mal. que a verdade da Bblia traga a voce liberdade Mas algumas pessoas afirmam ter tido con- eterna. tato com os mortos. Como isso e possvel? No vamente, a Bblia responde. Ela nos conta que no in cio da historia da humanidade um cer to numero de anjos se rebelou contra Deus. JA SE PERGUNTOU? (2 Pedro 2:4) Esses espritos maus, chama dos de demonios, tentam enganar as pessoas. Como a verdade da Bblia nos liberta (1 Timoteo 4:1) Eles fazem isso, por exemplo, de supersticoes? Isaas 8:19, 20; por fingir que sao os mortos, promovendo a 65:11, 12. mentira de que os mortos estao vivos de algu do medo dos mortos? Eclesiastes 9:5; ma outra forma ou em algum outro domnio. A morte e mesmo um inimigo, como diz a Bblia. (1 Corntios 15:26) Assim, sentimos um medo compreensvel da morte e tentamos
3. Liberdade do medo exagerado de morrer.
Joao 11:11, 14.

do medo de morrer? Joao 5:28, 29;


Atos 24:15.

Despertai! maio de 2012

11

Que
E

nariz!

SSA reacao e comum quando turistas em Borneu veem pela primeira vez um macaco-narigudo macho. O nariz carnudo de alguns machos pode crescer ate quase 18 cen tmetros de comprimento cerca de um quarto do corpo do animal. Se um humano ti` vesse um nariz assim, chegaria a metade de seu peito. Visto que seu nariz fica pendurado sobre a boca e o queixo, o macaco tem de em purra-lo para o lado quando come. Qual e a vantagem desse nariz para o ma caco-narigudo macho?1 Ha varias teorias. Talvez seu nariz irradie o excesso do calor ` corporal ou acrescente ressonancia a sua voz. Ou talvez sirva de alerta para outros machos. De fato, o nariz do macho dominante incha e se torna vermelho quando fica com raiva ou agitado. Outra possibilidade e que o nariz de sempenha um papel na atracao sexual, fazen do o coracao da femea bater mais forte. Mas e bem provavel que existam outras utilidades, algumas sobre as quais temos pouco ou nenhum conhecimento. O macho e a femea sao barrigudos. Quan do cheio, seu estomago pode chegar a um quarto de seu peso corporal. Por isso, tan to os machos como as femeas parecem estar sempre gravidos! Por que a barriga deles e assim? O estomago do macaco-narigudo, assim como o da vaca, e cheio de uma mistura aquo sa de vegetais e bacterias. As bacterias fer mentam o alimento e decompoem a celulose e certas toxinas vegetais que matariam outros
1 O nariz da femea e bem menor do que o do macho.

Barriga saliente

5 Peter Lilja/age fotostock

Macacos-narigudos tem um nariz bem peculiar e uma barriga saliente

12

Despertai! maio de 2012

animais. Gracas ao seu incrvel sistema di ` gestorio, ele consegue viver a base de folhas, frutas nao doces e sementes de legumes, de palmeiras e de outras plantas dieta que se ria fatal para primatas que tem estomago diferente. No entanto, o forte sistema digestorio do macaco-narigudo tem uma desvantagem. Ele precisa evitar frutas doces, que fermentam rapidamente. Essas frutas fariam a barriga do macaco inchar, podendo ate mesmo resultar numa morte dolorosa. Por causa de sua dieta rica em celulose e seu estomago complexo, os macacos-narigudos precisam de bastante tempo para fazer a digestao. Por isso, apos um cafe da manha re` forcado, eles fazem a sesta as vezes por ho ras a fio antes de comer de novo.
Um animal sociavel

Comendo ou descansando, os macacos-narigudos raramente ficam sozinhos. Os ma chos dominantes lideram harens de ate oito femeas e seus filhotes. Os machos nascidos no grupo sao expulsos quando atingem idade suficiente para cuidar de si mesmos. Eles se juntam com outros jovens machos, formando grupos que tem um ou dois machos mais ve lhos. Para observadores inexperientes, esses Macacos com pes palmados grupos podem parecer um harem. Os macacos-narigudos tem ainda outra Os macacos-narigudos tem uma caracters- particularidade esquisita: pes parcialmen tica social incomum: os harens geralmente se te palmados. Isso lhes permite nao so nadar

5 Juniors Bildarchiv/Alamy

` misturam, `em especial as noitinhas, quando se juntam a beira de rios. Nessas ocasioes, se um macho que pesa cerca de 20 quilos sente que outro esta interessado em suas fe meas, ele da uma demonstracao de forca para proteger seu harem. Ele se apoia nas quatro patas, abre bem a boca e encara seu rival. Se isso nao causa o efeito desejado, diz o livro Proboscis Monkeys of Borneo (Os Macacos Narigudos de Borneu), o macho de repente comeca a saltar de uma arvore para outra, em geral rugindo, muitas vezes pulando sobre galhos secos que, ao quebrarem, fazem um som bem alto, aumentando o alvoroco. Eles ate chegam a brigar, mas isso e raro. Nao e so a aparencia dos macacos-narigu dos que e incomum; eles tambem fazem sons muito estranhos, diz o livro ja mencionado. Eles grunhem, grasnam, rugem e gritam, em ` ` especial as noitinhas, quando se juntam a beira de rios. Mesmo em meio a essa barulheira, as maes permanecem calmas alimentando e arrumando seus filhotes de cara azulada. Por fim, quando a escuridao comeca a encobrir a floresta, os animais procuram arvores confor taveis para dormir, em geral, as que sao altas ` a beira de um rio.

O nariz do macho fica pendurado sobre a boca. Ele tem de empurra-lo para o lado quando come

Despertai! maio de 2012

13

Comendo ou descansando, os macacos-narigudos raramente ficam sozinhos

bem, mas andar com seguranca sobre a lama de mangues. No entanto, esses mangues escondem um grande perigo: os muitos croco dilos que habitam seu territorio. O que esses macacos aquaticos fazem para nao ser devorados? Uma estrategia e entrar silenciosamente no rio e atravessa-lo nadando estilo cachorri nho em fila unica, sem fazer quase nenhuma ondulacao. Mas, quando o rio e estreito, es ses macacos ja foram vistos usando outra es trategia. Sobem no alto de uma arvore, correm e saltam de um galho talvez a 9 metros de altura , mergulham de barriga e atraves sam o rio o mais rapido possvel. Ate maes carregando seus filhotes usam essa tatica. ` As vezes, um bando inteiro se joga na agua e nada desesperadamente ate a outra margem. No entanto, seu maior inimigo nao e o crocodilo.
Uma especie ameacada

O macaco-narigudo foi oficialmente classi ficado como especie ameacada. Hoje talvez existam apenas poucos milhares de especi mes em seu habitat, e esse numero continua a diminuir principalmente por causa da inter1. Tenda cobrindo a Arca. 2. Harpa. 3. Trombeta. 4. 91.000. 5. C.

ferencia humana, como incendios, extracao de madeira, turismo desordenado e desmatamento para plantar dendezeiros. Outro fator e a caca. Algumas pessoas matam esse maca co por esporte; outras para alimentacao ou uso em remedios tradicionais. Considerando ` que esses animais dormem bem a vista em ar` vores a beira de rios, eles sao muito vulnera veis. Por exemplo, em areas frequentadas por cacadores em lanchas, o numero dos maca cos caiu pela metade em apenas cinco anos! Conservacionistas estao tentando chamar atencao para a situacao crtica dos macacos narigudos, que sao protegidos por lei em Bor neu. Mas sera que isso trara resultados? So o tempo dira. Que perda seria para a fauna se esse animal tao exotico desaparecesse! Para piorar a situacao, ele nao costuma se adaptar ao cativeiro. E claro que o macaco-narigudo e apenas um dentre os muitos animais com um fu turo sombrio. Incontaveis outras especies ja desapareceram. Felizmente, o proposito de Deus e assumir pleno controle da Terra, eliminar as pessoas ruins e ensinar seu povo a maneira correta de cuidar de seu lar terres tre. (Proverbios 2:21, 22) Jeova Deus prome te: Nao se fara dano, nem se causara runa em todo o meu santo monte; porque a terra ha de encher-se do conhecimento de Jeova as sim como as aguas cobrem o proprio mar. Isaas 11:9.

5 Peter Lilja/age fotostock

14

Despertai! maio de 2012

RESPOSTAS DAS PAGINAS 30 E 31

A BIBLIA UM LIVRO DE PROFECIAS EXATAS

PARTE

Farei de ti uma grande nac ao


Nesta serie de oito partes, Despertai! analisara um aspecto impressionante da Bblia: suas profecias, ou predicoes do futuro. Os artigos ajudarao voce a responder ` as seguintes perguntas: sera que as profecias bblicas sao invencoes de humanos inteligentes? Como saber se elas foram realmente inspiradas por Deus? Analise algumas evidencias.

UVIDA e descrenca sao duas caractersti cas marcantes de nossa epoca. Isso se re flete no conceito que algumas pessoas tem da Bblia. Infelizmente, muitas delas nunca tira ram tempo para fazer uma avaliacao impar cial desse livro, e seu conceito e influenciado em grande parte por boatos. Gostaramos que voce analisasse os fatos por si mesmo e nos acompanhasse numa viagem no tempo que o ajudara a constatar a autenticidade da Bblia. Nossa viagem comeca com um homem que ainda e honrado por cristaos, judeus e mucul manos. Ele era um hebreu que viveu de 2018 a 1843 AEC.1 Seu nome era Abraao.2 Algumas das primeiras profecias da Bblia giram em torno de Abraao e elas nos afetam ate hoje. (Veja o quadro Uma bencao para to das as nacoes .) Registradas no livro bblico de Genesis, essas profecias falam que a des1 AEC significa antes da Era Comum. 2 Antes de receber esse nome, ele era chamado Abrao.

cendencia de Abraao (1) se tornaria uma na cao poderosa; (2) antes disso, seria escraviza da num pas estrangeiro; e (3) seria libertada e tomaria posse da terra de Canaa. Vamos ver esses pontos em mais detalhes.
Tres profecias impressionantes

Profecia 1: Farei de ti [Abraao] uma grande na cao. Genesis 12:2. Cumprimento: Os descendentes de Abraao por meio de Isaque e Jaco (tambem chamado Israel) se tornaram a antiga nacao de Israel um Estado soberano governado por um rei. O que a Historia revela: A Bblia descreve em detalhes a arvore ge nealogica de Abraao, incluindo seus descen dentes por meio de Isaque, Jaco e os 12 fi lhos de Jaco. A genealogia tambem inclui os muitos reis que governaram Israel e Juda. Des ses reis, 17 sao mencionados em fontes nao
Despertai! maio de 2012

15

bblicas, apoiando o registro da Bblia de co- to com seu pai idoso. As quatro geracoes des mo os descendentes de Abraao por meio de sa linhagem sao (1) Levi, (2) seu filho Coate, Isaque e Jaco se tornaram uma nacao.1 (3) seu neto Anrao e (4) seu bisneto Moises. (Exodo 6:16, 18, 20) No ano 1513 AEC, Moises Profecia 2: Teu descendente [de Abraao] se tor- liderou a sada dos israelitas do Egito. Veja nara residente forasteiro numa terra que nao e a linha do tempo abaixo e o quadro Cronome sua; e eles terao de servir-lhes . . . Na quarta ge- tragem exata. racao, porem, voltarao para ca. Genesis O que a Historia revela: 15:13, 16. Segundo James K. Hoffmeier, professor de Arqueologia do Oriente Proximo e do VeCumprimento: Por causa de uma fome em lho Testamento, tanto os escritos como as evi Canaa, quatro geracoes de descendentes de dencias arqueologicas do Egito indicam que Abraao viveram no Egito, primeiro como imi- os semitas (como os antigos hebreus) tiveram grantes, depois como escravos fabricando tijo- permissao para entrar no Egito com seus reba los de barro e palha. Vejamos, por exemplo, o nhos em epocas de fome. Mas sera que os iscaso de apenas uma linhagem a de Levi (bis- raelitas realmente foram escravos ali, com a ta neto de Abraao), que se mudou para o Egi- refa de fazer tijolos? Embora registros egpcios nao mencio1 Veja 1 Cronicas 1:27-34; 2:1-15; 3:1-24. Durante o reinado de Roboao, filho do Rei Salomao, a nacao de Israel foi dividi- nem especificamente os israelitas, rolos e pin da em dois reinos: um no norte e outro no sul. Assim, dois reis turas em tumulos egpcios confirmam que esgovernavam simultaneamente em Israel. 1 Reis 12:1-24.

DES CENDEN CIA DE ABRAAO


1843 1593 1513 1657 1728 (AEC) 1473 Moises leva Israel para fora do Egito Moises morre. Josue leva os israelitas para a terra de Canaa 1711 Jaco leva a famlia para o Egito Jaco morre

Abraao morre

Jose morre

Nasce Moises

Quatro geracoes de descendentes de Abraao Levi Coate Anrao Moises


16 Despertai! maio de 2012

5 Israel Museum, Jerusalem/The Bridgeman Art Library International

trangeiros eram usados para fazer tijolos de barro e palha no Egito. Em apoio ao relato bblico, os escritos egpcios tambem mostram que capatazes mantinham registros das cotas de producao de tijolos. (Exodo 5:14, 19) Fon tes egpcias, diz Hoffmeier, confirmam que os estrangeiros eram submetidos a trabalho forcado . . . mais ou menos na epoca da opres sao sobre os israelitas. Resumindo, tudo indica que a entrada dos antigos hebreus no Egito . . . durante perodos de fome e a subsequente es cravizacao sao verdicas.

UMA BENCAO PARA TODAS AS NACOES


Deus prometeu que pessoas de todas as nacoes abencoariam a si mes mas por meio da descendencia de Abraao. (Genesis 22:18) O principal motivo de Deus ter feito dos descendentes de Abraao uma nacao foi produzir o Mes sias, o qual daria sua vida em favor de toda a humanidade.1 Assim, voce esta envolvido nessa promessa de Deus a Abraao! Joao 3:16 diz: Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigenito, a fim de que todo aquele que nele exer cer fe nao seja destrudo, mas tenha vida eterna.
1 Profecias diretamente relacionadas com a identidade do Messias serao consideradas nas Partes 3 e 4 desta serie.

Profecia 3: A teu descendente . . . vou dar . . . toda a terra de Canaa. Genesis 17:8.

Cumprimento: Apesar de ter sido Moises quem levou a rec em-formada na c ao de Is rael para fora do Egito, foi Josue, filho de Num, que a conduziu ate a terra de Canaa em 1473 AEC.

E O EXODO DE IS RAEL
1034 Salomao inicia a construcao do templo 1070 1117 1107 Samuel unge Saul como primeiro rei de Israel Nasce Davi Epoca dos juzes

Davi se torna rei de Israel

Esta estela, chamada Tel Dan, contem a inscricao Casa de Davi e e uma das fontes que fazem referencia a reis que descenderam de Abraao e governaram Israel e Juda

CRONOMETRAGEM EXATA
Um exemplo do valor da cronometragem exata da Bblia pode ser observado em 1 Reis 6:1, que fala do tempo em que o Rei Salo mao comecou a construir o templo em Jerusa lem. Lemos: No ano quatrocentos e oitenta [479 anos completos] depois que saram da terra do Egito os filhos de Israel, no quarto ano

do reinado de Salomao sobre Israel, no mes de Zive, que e o segundo mes, comecou-se a edifi car a casa de Jeova. Versao Brasileira. Segundo a cronologia bblica, o quarto ano do reinado de Salomao corresponde a 1034 AEC. Contando 479 anos completos antes dessa data, chegamos a 1513 AEC como o ano do exodo de Israel.

O que a Historia revela: Embora a opiniao dos arqueologos sobre datas variem, devemos reconhecer que os israelitas entraram e se estabeleceram em Ca naa, escreveu K. A. Kitchen, professor emerito de egiptologia. A Bblia diz que Josue queimou [a ci- dade cananeia de] Hazor com fogo. (Josue 11:10, 11) Nas runas da cidade, arqueologos encontraram tres templos cananeus que ha viam sido destrudos e evidencias de que a ci dade foi queimada no seculo 15 AEC. Isso se harmoniza com a Bblia. Outra cidade cananeia de interesse e Gi beao, localizada a quase 10 quilometros de Jerusalem. Arqueologos a identificaram quando descobriram cerca de 30 alcas de jarros com o nome da cidade inscrito nelas. Os antigos gi beonitas, ao contrario dos habitantes de Ha zor, fizeram um acordo de paz com Josue. Ele, por sua vez, os fez trabalhar como tiradores de agua. (Josue 9:3-7, 23) Por que esse tipo de trabalho? As descricoes em 2 Samuel 2:13 e Jeremias 41:12 mostram que Gibeao tinha um suprimento farto de agua. A obra Archaeologi-

cal Study Bible, New International Version (B blia de Estudos Arqueologicos da Nova Versao Internacional) apoia essas descricoes bblicas: O aspecto mais destacado de Gibeao e sua fartura de agua: uma fonte principal e outras sete menores. Fontes nao bblicas comprovaram a existencia de literalmente dezenas de pessoas mencionadas na Bblia. Conforme ja citado, essa lista inclui o nome de 17 reis que descen deram de Abraao e governaram em Israel e Juda. Alguns exemplos sao Acabe, Acaz, Davi, Ezequias, Manasses e Uzias. Nao ha duvida de que essas dinastias reais sao uma prova con vincente de que uma nacao chamada Israel en trou na terra de Canaa e se estabeleceu nela. Em 1896, pesquisadores encontraram a Estela de Mernepta em Tebas, Egito. Essa co luna narra com arrogancia a incursao militar do Farao Mernepta em Canaa por volta de 1210 AEC. Essa estela contem a primeira refe rencia nao bblica conhecida a Israel, dando ` apoio adicional a existencia dessa nacao. Como vimos ate aqui, a Bblia e rica em detalhes sobre pessoas, lugares e acontecimentos. Com esses detalhes, podemos comparar a Bblia com fontes nao bblicas, o que nos ajuda a confirmar o cumprimento de suas profecias. Com respeito a Abraao e sua descendencia, os fatos mostram que as promessas de Deus se cumpriram os descendentes de Abraao se tornaram mesmo uma nacao, foram escravos no Egito e mais tarde ocuparam a terra de Canaa. Tudo isso nos faz lembrar das palavras do escritor bblico Pedro, que reconheceu humildemente: A profecia nunca foi produzida pela vontade do homem, mas os homens falaram da parte de Deus conforme eram movidos por esprito santo. 2 Pedro 1:21. Nos seculos seguintes apos Israel ter ocu pado Canaa, o rumo da nacao sofreu uma re viravolta, com consequencias tragicas. Essas consequencias tambem foram preditas pelos escritores da Bblia, como veremos no proxi mo numero desta revista.
A import ancia dos detalhes

ABRAAO UMA PESSOA REAL


Tabuinhas de argila do incio do segun do milenio AEC alistam cidades que corres pondem aos nomes de parentes de Abraao. Por exemplo, Pelegue, Serugue, Naor, Tera e Hara. Genesis 11:17-32. Genesis 11:31 diz que Abraao e sua fa mlia saram de Ur dos Caldeus. As runas dessa cidade foram descobertas no sudeste do Iraque. A Bblia tambem diz que Tera, pai de Abraao, morreu na cidade de Hara, que provavelmente fica hoje na Turquia, e que Sara, esposa de Abraao, morreu em Hebron, uma das cidades ainda habitadas mais anti gas do Oriente Medio. Genesis 11:32; 23:2.

OS JOVENS PERGUNTAM

Por que meus pais nao me entendem?


IMAGINE ESTA SITUACAO: E sexta-feira, 6 da tarde, e Edu sai correndo ` em direcao a porta. Tchau! Ate mais, diz o rapaz de 17 anos para os pais, torcendo para que eles esquecam de fazer aquela pergunta de sempre. Mas nao adianta. Sua mae pergunta: Que horas voce vai voltar, Dudu? Edu para e responde gaguejando: Hum . . . nao precisam me esperar, ta? Ele abre a porta e quase consegue escapar. Mas da ouve a voz alta de seu pai: Eduardo! Cal ma a! Edu para de novo, e seu pai diz com firme za: Voce conhece a regra: 10 horas em ponto nem um segundo a mais! Ah! pai, reclama Edu, voce nao faz ideia da vergonha que eu passo quando falo para meus amigos que preciso voltar tao cedo! Seu pai repete sem dor no coracao: Dez horas em ponto! Nem um segundo a mais!

OCE talvez ja tenha passado por algo parecido. Pode ter sido por causa da hora de voltar para casa, musica, amizades ou roupas. Nao importa o motivo, seus pais impuseram as regras e fo ram eles que deram a ultima palavra. Por exemplo: Depois que se casou com minha mae, meu padrasto comecou a im plicar com cada musica que eu ouvia. Acabei tendo de jogar fora todos os meus CDs! Brandon.1

1 Alguns nomes neste artigo foram mudados.

Despertai! maio de 2012

19

DICAS PARA CONVERSAR


Ouvir tem um efeito muito melhor do que gritar. Se voce ouvir seus pais e tentar entender o ponto de vista deles, pro vavelmente eles farao o mesmo. Roberta. Leia Filipenses 2:3, 4. Nao retruque! Fiz isso va rias vezes ate que finalmente percebi que, se tivesse contro lado minha lngua, uma dis cussao (alem de castigo) poderiam ter sido evitados! Danielle. Leia Proverbios 17:27; 21:23. Espere a poeira baixar, ate perceber que seus pais esta rao mais dispostos a escutar. Ceclia. Leia Proverbios 25:11. Seus pais precisam saber que voce os respeita e presta bastante atencao ao que eles falam. Entao, antes de lhes dizer como se sente, deixe claro que ouviu e entendeu o que eles disseram. Emily. Leia Proverbios 23:22; Tiago 1:19.

Tudo e questao de como voce se expressa! Os passos a seguir o ajudarao a fazer isso da melhor maneira: 1. Identifique o problema. Escreva o problema so bre o qual voce e seus pais discordam. sobre o problema deixa voce se sentindo como? Ofen2. Identifique o sentimento. A posicao de seus pais

Se voce tiver um ponto valido a dizer, as pessoas em autoridade neste caso, seus pais talvez queiram ouvi-lo.

Minha mae me critica por eu nao ter amigos. Mas, quando pergunto se posso sair com alguem, ela nao dei xa porque nao conhece a pessoa. Fico tao confusa! Carol. Meu pai e minha madrasta so querem que eu use aquelas camisetas enormes! E meu pai insiste que as ber mudas tem de ser abaixo do joelho. Serena. O que fazer se voce e seus pais nao se entendem? Que acha de conversar sobre isso com eles? Geral mente, meus pais nao querem me ouvir, conta Joana, de 17 anos. Amy, de 15 anos, diz: Quando acho que meus pais nao estao me entendendo, eu apenas fico de boca fechada. Mas nao desista logo! Talvez seus pais estejam mais dispostos a ouvi-lo do que voce imagina! Pense nisto: ate mesmo Deus ouve quando humanos expressam seu ponto de vista. Por exemplo, Jeova ou viu Moises quando ele falou em nome dos desobedien tes israelitas. Exodo 32:7-14; Deuteronomio 9:14, 19. Voce talvez logo pense que nao da para comparar seus pais com Deus. E e claro que existe uma grande diferenca entre Moises conversar com Jeova sobre o fu turo de uma nacao inteira e voce negociar com seus pais a hora de voltar para casa. Mas ha um ponto em comum:

UM FATO SIMPLES

Nao e preciso conversar sobre cada desentendimento. Em alguns casos, voce pode falar no coracao . . . e ficar quieto. (Salmo 4:4) Uma jovem cha` mada Beatriz disse: As vezes, quando me pergunto Que importancia esse problema vai ter amanha?, vejo que nao vale a pena criar caso. Eu apenas deixo para la.

dido, triste, envergonhado? (Exemplo: na situacao des crita no incio do artigo, Edu diz que se sente envergonhado por causa do horario que seus pais querem que ele volte para casa.) Escreva abaixo uma palavra que expresse como voce sente. lho adolescente que esta passando pelo mesmo proble ma que voce identificou no primeiro passo. Qual seria sua maior preocupacao, e por que? (Exemplo: no caso de Edu, seus pais talvez se preocupem com sua seguranca.)
3. Pense como um pai. Imagine que voce tem um fi

O QUE OUTROS JOVENS DIZEM


Wyndia Tento pensar antes de falar. Levo em conta a opi niao dos meus pais e oro antes de falar. Se percebo que algo que estou prestes a dizer provocara uma discus sao, fico quieta ate conseguir me expressar sem discutir.

4. Reavalie o assunto. Responda as seguintes per-

guntas: Consegue ver algo positivo no conceito de seus pais? O que voce pode fazer para nao deixa-los preocupados?

5. Converse com seus pais e pensem juntos em solucoes. Se colocar em pratica os passos anteriores

bem como as sugestoes do quadro Dicas para con versar , voce provavelmente percebera que consegue falar com seus pais de um modo mais adulto. Kellie tem esse tipo de relacionamento com seus pais. Dis cutir nao leva a nada, e voce acaba sempre perdendo, diz ela. Meu segredo e conversar com meus pais ate resolver a questao. As duas partes quase sempre cedem para que todos fiquem satisfeitos.

Ross Quando percebo que estou ficando nervoso, tento dizer a mim mesmo que posso estragar o resto do dia por causa de uma discussao desne cessaria. Hoje acho que fico menos irritado do que quando era mais jovem.

Outros artigos da serie Os Jovens Perguntam estao disponveis no site www.watchtower.org/ypt

QUE TAL PERGUNTAR A SEUS PAIS?

Como voces resolviam os problemas que tinham com seus pais? Se pudessem voltar no tempo, fariam algo diferente? O que, por exemplo?

Ramona Percebi que e sempre melhor levar em conta a opi niao dos meus pais. Pode ser que eles n ao tenham uma opiniao tao diferente assim da minha e que o desentendimento nao seja tao serio quanto eu imaginava.

Despertai! maio de 2012

21

TEVE UM PROJETO?

besouro-da-nambia

A carapaca do

Gotculas de agua se acumulam e escorrem para a boca do besouro

Cerca de 900 milhoes de pessoas no mundo todo nao tem acesso a agua potavel. Em muitos lugares, mulheres e criancas precisam ca minhar longas distancias para encontrar agua e carrega-la de volta para casa. Fico indignado de saber que os pobres tem de andar horas por dia apenas para conseguir um item de necessi dade basica, comentou Shreerang Chhatre, um engenheiro no Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Isso levou Chhatre e seus co legas a explorar a ciencia de coletar a umida de do ar, e eles estao estudando o besouro-da nambia para encontrar respostas. Analise o seguinte: Toda manha, uma neblina passa pelo deserto da Nambia, Africa. O besouro-da-nambia aproveita essa oportunidade passageira e se posiciona contra o vento exatamente na inclinacao correta.1 Saliencias
1 Ja se observou que outras especies de besouros coletam agua de uma maneira similar.

em sua carapaca sao compostas de uma subs tancia hidrofila, isto e, que atrai a umidade. A umidade se acumula, formando gotculas cada vez maiores. Da a gravidade entra em acao e, com a ajuda de cavidades que repe lem a agua localizadas entre as saliencias , as gotculas escorrem da carapaca do besouro ate sua boca. Chhatre e seus colegas querem usar um princpio similar na obtencao de agua potavel para consumo humano. E claro que os huma nos precisam de mais agua do que o besouro da-nambia para sobreviver. E financiar um pro jeto assim e um desafio muito grande. Por enquanto, coletar a umidade da neblina para consumo humano ainda e um projeto em desenvolvimento, disse Chhatre. O que voce acha? Sera que a carapaca hidrofila do besouro-da-nambia e resultado da evolucao? Ou teve um projeto?
Foto: Chris Mattison Photography/photographersdirect.com

1.000
N
UNCA achei que isso fosse acontecer em Malaui, disse Augustine. Ele estava se ` referindo a construcao de muitos Saloes do Reino, nome dado aos locais de adoracao das Testemunhas de Jeova. Em 1993, as 30 mil Testemunhas de Jeova que havia em Malaui, um pas pequeno no sudeste da Africa, nao tinham locais adequados para adorar a Deus e estudar a Bblia. Mas hoje a situacao e bem diferente. Em se tembro de 2010, foi construdo na cidade de Blantyre o milesimo Salao do Reino em Ma laui.1 Por que as Testemunhas de Jeova nao comecaram a construir seus locais de adora cao ha mais tempo nesse pas? Como conse guiram levantar mil saloes num perodo relativamente curto e num pas com dificuldades financeiras? E que impacto esse incrvel pro grama de construcao teve nas Testemunhas de Jeova e nas outras pessoas?
Tempos difceis

1.000 Saloes do Reino

UM MARCO EM MAL AUI


Infelizmente, em meados da decada de 60, o governo nao se agradou da posicao neutra das Testemunhas de Jeova, baseada na Bblia, e proscreveu sua obra em 1967. Pouco tempo depois, muitas delas foram demitidas sem motivo, e grupos rebeldes confiscaram ou des truram suas propriedades. Por causa da per seguicao intensa e do medo de um possvel genocdio, milhares de Testemunhas de Jeova fugiram para os pases vizinhos de Mocambi que e Zambia. Mas as coisas comecaram a melhorar para as Testemunhas de Jeova em Malaui, e a maio ria delas ja havia sido repatriada no incio da decada de 90. Imagine a sua alegria quan do, em 12 de agosto de 1993, a proscricao de 26 anos chegou ao fim. Mas a surgiu um problema. As mais de 30 mil Testemunhas de Jeova em 583 congregacoes nao tinham locais adequados para se reunir. O que elas deveriam fazer? Nos primeiros seis anos apos o fim da pros cri c ao, as Testemunhas de Jeov a de Ma laui fizeram um trabalho elogiavel ao cons truir Saloes do Reino com o pouco dinheiro que tinham. Mas isso nao foi facil, porque o numero de Saloes do Reino construdos nao acompanhava o crescimento anual das Teste munhas de Jeova. Qual a solucao? Em 1999, o Corpo Governante das Testemunhas de Jeova iniciou um programa especial para aju dar a construir saloes em pases com recursos
Despertai! maio de 2012 23

No incio do seculo 20, as Testemunhas de Jeova, na epoca conhecidas como Estudantes da Bblia, comecaram a ensinar as verdades b blicas em Malaui. Em 1967, o numero delas era de cerca de 17 mil. Assim como os cris taos do primeiro seculo, elas eram conhecidas ` por obedecer as leis e respeitar as autorida des, alem de nao se envolver em hipotese algu ma em assuntos polticos. Joao 18:36; Atos 5:29.
1 Hoje o numero de Saloes do Reino ja passa de 1.030.

Amor em acao

Antes do programa de construcao de Saloes do Reino, os locais de reuniao geralmente eram nada mais do que abrigos cobertos de sape Hoje, congregac oes se reunem em Saloes do Reino como este

limitados, com base no princpio bblico de 2 Corntios 8:14. Por meio duma reciprocida de, o excedente financeiro de alguns pases contrabalanca a deficiencia de outros como Malaui. Essa ajuda amorosa acelerou bastante o programa de construcao de Saloes do Rei no nesse pas.1 Antes disso, as congregacoes em Malaui realizavam suas reunioes cristas em salas de aula, em locais improvisados e ate mesmo em baixo de arvores. Hoje, as mais de 1.230 con gregacoes se reunem para adorar e estudar a Bblia em predios dignos que foram dedica dos para apoiar a adoracao verdadeira. Nao e de surpreender que as mais de 75 mil Teste munhas de Jeova em Malaui se sintam muito gratas pelo apoio de seus irmaos do mundo todo. O que tambem possibilitou a construcao de tantos Saloes do Reino em tao pouco tempo foi a opcao por locais modestos e praticos. As Testemunhas de Jeova nao queriam nada os tentoso. Queriam predios simples e conforta veis para estudar a Bblia, mas que tivessem boa aparencia e honrassem a Deus.

Testemunhas de Jeova em Malaui porque elas nao tinham locais de adoracao. Por isso, algu mas Testemunhas de Jeova tinham vergonha de convidar alguem para as reunioes. Entao, imagine como elas se sentiram quando passa ram a ter seu belo Salao do Reino. Agora elas tem prazer em convidar outros para as reu nioes cristas. Por exemplo, certa congregacao teve a grande alegria de ver 698 pessoas pre sentes a uma reuniao em seu Salao do Reino recem-construdo. Muitas Testemunhas de Jeova e outras pessoas nunca imaginavam que um dia teriam um salao tao lindo e bem construdo em sua regiao. Augustine, mencionado no incio, lem bra-se de uma congregacao que realizava suas reunioes debaixo de uma arvore. Era mui to agradavel na epoca seca, conta ele. Mas na epoca de chuva a historia era outra. Se voce ja foi pego por uma tempestade tropical, sabe bem o que Augustine quis dizer. ` Augustine se lembra de uma visita que fez a congregacao Chimwanje: Fizemos a reuniao em um pequeno abrigo feito de estacas de ma deira com um teto de sape. Mas nao tnhamos percebido que uma enorme aranha venenosa Elas nao sentem mais vergonha morava ali. De repente, no meio do meu disAntigamente, as pessoas zombavam das curso, ela caiu do teto e foi parar perto do meu pe. Alguem na assistencia gritou assus 1 Desde 1999, as Testemunhas de Jeov a constru ram 23.786 Saloes do Reino em 151 pases com recursos limitados. tado: Pise nela, Augustine. Rapido! E claro
Despertai! maio de 2012

24

Tivemos dificuldades em conseguir a que foi isso que fiz. E hoje estou aqui para contar a hist oria. Agora que a congregacao aprovacao das autoridades locais para cons tem um Salao do Reino novo, coisas desse truir nosso Salao do Reino, disse um anciao tipo nao acontecem mais. da congregacao. Varias vezes, as autorida des municipais se recusaram a assinar os doUma joia na comunidade Muitas comunidades e chefes locais passa- cumentos necessarios. No entanto, a Sra. Li ram a admirar e respeitar as Testemunhas de ness Chikaoneka, chefe local, se esforcou bastante para convencer as autoridades a asJeova por causa do empolgante programa de construcao de Saloes do Reino. Veja alguns sinar os documentos. Certo dia a Sra. Chikaoneka foi com um comentarios: anciao tentar conseguir a assinatura de um O A construcao de um novo local de ado racao, bem como o amor e a uniao mostrados documento. Eu quero que as Testemunhas pelas Testemunhas de Jeova, e uma joia na de Jeova construam um Salao do Reino em ` comunidade, digna de ser imitada por outras meu povoado, disse ela a autoridade. Elas sao pessoas boas. Nunca precisei resolver neigrejas. O chefe local de Chabwenzi. O O que eu mais admiro nas Testemu- nhum problema entre elas em meu tribunal. nhas de Jeova e sua uniao. Nos come camos A autoridade assinou os papeis prontamente. A Sra. Chikaoneka ficou feliz da vida quana construir nossa igreja dez anos atras, ain da estamos construindo e nem temos previ- do o Salao do Reino foi dedicado. Estou sao para terminar. Obrigado por construrem muito alegre e orgulhosa por ter este lindo esse belo predio na nossa regiao. O chefe predio em meu povoado, disse ela. de um povoado em Chigwenembe. As Testemunhas de Jeova e outras pessoas O Seu jeito de trabalhar e impressionan- em todo o pas continuam a expressar grati te. Voces sao tao rapidos e ainda assim conse- dao pelo programa de construcao de Saloes guem manter a ordem. Voces devem ser bem do Reino. Por causa de seu esprito voluntario unidos! O chefe local de Chiuzira. e trabalho arduo, as Testemunhas de Jeova O programa de construcao de Saloes do em Malaui nao tem mais uma enorme lista de Reino causou tanta repercussao que chamou projetos pendentes, como era o caso em 1993. a atencao dos editores de um dicionario. Sob E verdade que havera uma constante neces ` o verbete Testemunhas de Jeova, foi dito sidade de construir mais Saloes do Reino a que elas tem construdo muitos [Saloes do medida que as pessoas aceitam as boas noReino]. vas do reino [de Deus] e novas congrega coes sao formadas. (Mateus 24:14) Por isso, Esse Salao do Reino e um milagre! Em 30 de janeiro de 2011, a congregacao as Testemunhas de Jeova sao muito gratas Manyowe em Blantyre cidade ja menciona- pelo apoio amoroso e os donativos generosos da dedicou seu novo Salao do Reino o mi- de seus irmaos do mundo todo.1 Mas, acima de tudo, as Testemunhas de lesimo construdo em Malaui. Esse Salao do Jeova sao gratas a seu Deus, Jeova. Elas se Reino e um milagre!, disse um membro da congregacao. E um sonho que se tornou rea- sentem como o salmista que disse: Todas as nacoes que fizeste chegarao e curvar-se-ao lidade. Nao faltei nenhum dia na fase de cons- diante de ti, o Jeova, e darao gloria ao teu trucao, relembra uma jovem da congregacao nome. Pois tu es grande e fazes coisas mara Manyowe. Fico muito feliz por ter ajudado a vilhosas. Salmo 86:9, 10. construir um local adequado de adoracao em 1 No mundo todo, a obra das Testemunhas de Jeova e finan nosso territorio. ciada inteiramente por donativos.
Despertai! maio de 2012 25

ATAQUES CIBERNETICOS

Criminosos virtuais tem formado grandes exercitos de computadores invadidos

MAGINE uma grande rede de computado res controlados por um pelotao de crimino sos. Esse exercito de computadores, conheci do como botnet (do ingles robot network, ou rede de robos), dispara uma rajada de codigos maliciosos contra um pas. Em questao de minutos, sites de instituicoes financeiras, mi litares e comerciais saem do ar. Caixas eletro nicos e redes telefonicas param de funcionar. Avioes nao podem decolar e computadores e sistemas de seguranca em usinas nuclea res sao afetados. Como as pessoas reagiriam? O que elas fariam? O que voce faria? Voce talvez ache que essa situacao nao pas sa de mera ficcao. Mas, segundo Richard A. Clarke, ex-coordenador Nacional para Se guranca, Protecao de Infraestrutura e Anti terrorismo, algo parecido pode ocorrer na vida real. Na verdade, ja houve ataques ciber neticos.1 Pode ser que voce ate ja tenha sido uma vtima. Mas por que alguem se interessaria em lan car um ataque cibernetico? Como isso e fei

to? E, visto que ha muitas vtimas, como voce pode se proteger? Ataques ciberneticos sao lancados por va rios motivos. Terroristas e governos, por exemplo, talvez tentem se infiltrar em redes de computadores de seus inimigos para furtar segredos ou sabotar os equipamentos controlados por essas redes. Em 2010, William J. Lynn III, vice-secretario de Defesa dos EUA, admitiu que inimigos estrangeiros haviam atacado e se infiltrado repetidas vezes em redes secretas dos Estados Unidos e furtado milhares de arquivos . . . , incluindo projetos de armas, planos operacionais e dados de vi gilancia. Veja o quadro Ataques ciberneticos recentes. Criminosos virtuais usam metodos similares para roubar propriedade intelectual ou dados financeiros de redes corporativas e computadores pessoais. Ha relatos de que cri minosos chegam a faturar bilhoes de dolares todo ano por meio de transacoes de rede frau dulentas. Hackers tem ajuntado grandes exercitos de computadores invadidos para executarem
Campo de batalha virtual

1 Ataques ciberneticos sao tentativas propositais de alterar, corromper ou destruir sistemas e redes de computadores ou entao as informacoes e programas que eles armazenam ou transmitem. Conselho Nacional de Pesquisas dos EUA.

26

Despertai! maio de 2012

seus ataques. Em 2009, uma empresa de seguranca on-line desmascarou uma gangue que controlava remotamente uma rede global de quase 2 milhoes de computadores, muitos dos quais eram de cidadaos comuns. Segun do uma estimativa recente da Organizacao para Cooperacao e Desenvolvimento Econo mico (OCDE), 1 em cada 3 computadores on-line e controlado remotamente por um in vasor. E o seu computador? Sera que alguem pode assumir o controle dele sem voce saber? Imagine a seguinte situacao. Um crimino so envia um programa malicioso pela internet. Quando o programa entra em seu computador, ele silenciosamente examina suas defesas. Ao encontrar uma porta desprotegida, ele se aloja em seu computador e procura informacoes uteis.1 Esse programa pode en
Ataque silencioso

um malware em seu computador e coloca-lo sob o controle remoto de um invasor. Como saber se seu computador foi infecta do? Pode ser muito difcil detectar isso. Pode ser que ele ou a conexao com a internet este jam bem lentos, aplicativos nao funcionem, janelas de pop-up aparecam convidando voce a instalar programas ou entao seu computador funcione de modo estranho. Se perceber algum desses sintomas, chame um tecnico de confianca.

ATAQUES CIBERNETICOS RECENTES


2003: Um vrus chamado Slammer worm espalhou-se rapidamente pela internet, infectando cerca de 75 mil computadores em dez minutos.1 A velocidade da internet caiu drasticamente, sites saram do ar, caixas eletronicos ficaram fora de servico, avioes nao puderam decolar e computadores e sistemas de seguranca numa usina nuclear fo ram afetados. 2007: Uma serie de ataques ciberneti cos ocorreu na Estonia, afetando o governo, a mdia e os bancos. A maioria dos ataques veio de redes de computadores invadidos (botnets), que levaram mais de 1 milhao de computadores em 75 pases a inundar seus alvos com solicitacoes falsas de informa coes. 2010: O altamente sofisticado Stuxnet worm infectou sistemas de controle indus trial de uma usina nuclear no Ira.
1 O termo worm se refere a um malware que copia automaticamente a si mesmo de um computador para outro por meio da internet. Assim como outros tipos de malwares, os worms geralmente recebem um nome, como Slammer.

Segundo a OCDE, 1 em cada 3 computadores on-line e controlado remotamente por um invasor


tao alterar ou apagar arquivos de seu computador, enviar a si mesmo por e-mail para outros computadores ou mandar senhas, dados financeiros ou outras informacoes confiden ciais para o invasor. Criminosos virtuais podem ate fazer com que voce mesmo infecte seu computador! Como? Por abrir um arquivo anexo de um e-mail aparentemente inofensivo, por clicar num link para um site, por baixar e instalar um programa gratuito, por plugar um dispo sitivo de memoria infectado em seu computa dor ou so pelo fato de acessar um site questio navel. Cada uma dessas acoes pode instalar
1 Acredita-se que em 2011 hackers podiam se aproveitar de mais de 45 mil vulnerabilidades conhecidas de um computador. Em geral, eles usam esses pontos fracos para tentar instalar malwares (programas maliciosos) no computador das pessoas sem elas perceberem.

Despertai! maio de 2012

27

PROTEJA-SE!
de deteccao de spywares e um firewall em seu computador. Sempre baixe todas as atualizacoes de seguranca desses progra mas e de seu sistema operacional. 1. Instale um antivrus, um programa

Faca todo o possvel para proteger seu computador ao usar a internet

2. Pense antes de clicar em links ou abrir anexos em e-mails ou mensagens instantaneas ate mesmo de amigos. Tome cuidado redobrado com e-mails nao solicitados que pedem informacoes pes soais ou senhas. 3. Nunca copie ou execute programas de fontes desconhecidas. 4. Use senhas que tenham pelo menos oito caracteres, incluindo numeros e sm bolos, e troque-as com frequencia. Use senhas diferentes para cada conta. 5. Faca negocios pela internet apenas por meio de empresas confiaveis que utili zam conexoes seguras.1 6. Nao divulgue informac oes confidenciais sobre si mesmo e suas contas quan do estiver usando conexoes Wi-Fi nao se guras, como em lugares publicos. 7. Desligue seu computador quando nao estiver sendo usado. 8. Faca backups regulares de seus da dos e guarde as copias num lugar seguro.
1 Paginas seguras sao aquelas que exibem a imagem de um cadeado e https:// na barra de enderecos. O s signi fica seguro.

` A medida que pessoas e pases ficam cada vez mais dependentes de computadores, e provavel que ataques ciberneticos se tornem mais comuns. Isso tem levado muitos pases a acelerar seus esforcos para reforcar suas de fesas digitais, e alguns estao realizando testes em grande escala para avaliar o desempenho de suas redes de computadores em resistir a ataques. Mesmo assim, um criminoso muni do de suficiente tempo, motivacao e financia mento sera sempre sempre capaz de penetrar em um sistema-alvo, admitiu Steven Chabinsky, um alto funcionario do FBI especialista em seguranca de computadores. O que voce pode fazer para proteger seu computador? Embora nao seja possvel ga rantir seguranca total na internet, e possvel tomar medidas para aumentar a seguranca de seu computador. (Veja o quadro Proteja se!.) A Bblia diz: O argucioso considera os seus passos. (Proverbios 14:15) Sem duvida um conselho sabio para quem usa a internet!
28 Despertai! maio de 2012

Considere os seus passos

OBSERVANDO O MUNDO

Um manual apocalptico Um artigo do jornal The New York Times trazia o tema Manual jurdico para uma Nova York apocalp tica. Tratava-se da publicacao de um manual oficial para ajudar juzes e advogados a lidar com questoes legais complexas que podem surgir por causa de outro ataque terrorista, uma grande contaminacao radio logica ou qumica ou entao uma grande epidemia. O manual, publicado pelo sistema judiciario do Estado de Nova York e pela ordem dos advogados do esta do, fornece referencias de rapida consulta sobre como as leis atuais regulamentam assuntos como quarentena, evacuacao em massa, busca sem mandado, abate de animais infectados e suspensao da lei. Travesseiros limpos? Debaixo de fronhas limpas pode haver algo bem nojento, disse Art Tucker, principal cientista clnico no Hospital St. Barts, Londres. Segundo o jornal The Times, de Londres, apos o perodo de dois anos de uso, mais de um terco do peso de um travessei ro corresponde a acaros vivos e mortos, fezes desses acaros, pele morta e bacterias. Os travesseiros sao incubadores ideais para alergenos, germes e acaros. Qual a solucao? Os acaros . . . secam-se e morrem ` quando expostos a luz solar, disse o The Times, ou seja, a antiga pratica de deixar a roupa de cama expos ta ao sol ajuda a eliminar os acaros. O uso de sabao nao mata os acaros, mas lavar os travesseiros a uma temperatura acima de 60C mata, alem do fato de a agua levar a maioria deles embora.

Nova York aprovou uma lei que probe as pessoas de fumar em praias, parques
e pracas. O desacato pode re sultar numa multa de 50 dola res por infracao. As autoridades esperam que essa proibicao seja respeitada sem a presenca da polcia. THE WALL STREET JOURNAL,

EUA.

O aborto seletivo de be bes do sexo feminino, em especial nos casos em que a gravidez e da segunda menina, aumentou significativamente na In dia. Em famlias que ja ti
nham uma menina, o numero de meninas nascidas para cada mil meninos caiu de 906 em 1990 para 836 em 2005.

THE LANCET, GRA-BRETANHA.

A Organizacao Mundial da Saude classificou campos ele tromagneticos de radiofrequencia, como os emitidos por dis positivos de comunicacao sem fio, como possivelmente
PESQUISA SOBRE CANCER, FRANCA.

carcinogenico aos huma nos. AGENCIA INTERNACIONAL DE As Nacoes Unidas come moraram a derrota da peste bovina. Essa e a pri-

ORGANIZACAO DAS NACOES UNIDAS PARA AGRICULTURA E ALIMENTACAO, ITALIA.

meira doenca animal que foi eli minada de seu ambiente natural gracas a esforcos humanos . . . e apenas a segunda doenca de qualquer tipo que foi erradica da, apos a varola em humanos.

PARA CONSIDERAR EM FAM ILIA

Leia 1 Cronicas 16:1, 2, 4-10. Agora olhe para a figura. O que esta faltando? Escreva as respostas nas linhas abaixo. Complete a cena, ligando os pontos e colorindo a figura. 1 2 3
As respostas de PARA CONSIDERAR EM FAMILIA estao na pagina 14.
59 60 58 61 2

O que esta faltando nesta figura?

PARA CONVERSAR: Sera que Jeova Deus

gosta que musica e canto facam parte de nos sa adoracao? Por que pensa assim? PISTA: Leia 2 Cronicas 5:13, 14; Efesios 5:19. Conse gue se lembrar de outros relatos na Bblia em que o canto foi usado na adoracao verdadeira? PISTA: Leia Exodo 15:1-20; Marcos 14:26; Atos 16:25. Que atitude pode ajudar voce a cantar a Jeova mesmo se for tmido ou achar que os ou tros cantam melhor que voce? PISTA: Leia o Salmo 33:1-3. famlia deve escolher um cantico favorito. Trei nem juntos esses canticos ate conhece-los bem.
INICIO
1

ATIVIDADE EM FAMILIA: Cada membro da

62

63 57 56 30 54 55 31 28 27 29

FIM
64 26 3 4 7 8 11 12 15 16 19 20 23

53 52 51 40 32 49 33 5 6 9 10 13 14 35 21 22 34 44 39 36 41 24 38 42 37 43 25

50

17 18

46

45

48

Para imprimir copias de Para Considerar em Famlia, acesse o site www.jw.org.


47

Colecione e Aprenda
Ultimo livro da Bblia e escrito 98 EC

Recorte, dobre no meio e guarde


TARSIS Nnive Gate-Hefer 1 EC Fugiu de Gate-Hefer para Tarsis Viveu por volta de 840 AEC

J O N A S
PERFIL Um profeta de Jeova que serviu durante o reinado do Rei Jeroboao II. (2 Reis 14:23-25) Jeova ensinou Jonas a nao se concentrar em si mesmo, mas se preocupar com as necessidades dos outros. (Jonas 4:6-11) Os episodios da vida de Jonas nos ensinam que Jeova e extremamente paciente, misericordioso e bondoso com humanos pecadores. RESPOS TAS A. Nnive, 120.000. Jonas 1:1, 2; 4:11. B. Ele pediu que os marinheiros o jogassem para fora do barco a fim de acalmar o mar. Jonas 1:3, 9-16. C. . . . entranhas do peixe tres dias e tres noites. Jonas 1:17.

JONA S

Povos e Pases
4. Somos Melissa e Edilo. Temos 9 e 7 anos e moramos em Cuba. Mais ou menos quantas Testemunhas de Jeova vivem em Cuba? Sao 51.000, 91.000 ou 131.000? 5. Faca um crculo no ponto que mostra onde nos moramos. Faca um ponto onde voce mora e veja se esta perto ou longe de Cuba.

Para as Criancas
Consegue encontrar estas figuras nesta revista? Descreva em suas proprias palavras o que esta acontecendo em cada figura.

A C

4026 AEC

17

PERGUNTAS A. Jonas foi enviado para pregar em , onde viviam mais de homens. B. Embora Jonas tivesse a princpio fugido de sua designacao, que atitude corajosa ele tomou para salvar outras pessoas? C. Complete as palavras da Bblia: Jonas veio a ficar nas . . .

C A RT AO B IBLICO

Adao e criado

Despertai! maio de 2012

31

As coisas anteriores

nao subirao

ao corac ao

Nosso Criador revelou o que fara em breve. Ele disse:

Eis que crio novos ceus e uma nova terra; e nao havera recordac ao das coisas anteriores, nem subirao ao corac ao.
ISAIAS 65:17.
Quais sao as coisas anteriores que nao subirao ao corac ao? O contexto mostra que sao a injustica, as doencas, o sofrimento e muitos outros problemas que afligem a humanidade. Como essas coisas deixarao de existir? A resposta tem a ver com os prometidos novos ceus e nova terra.

O significado desses novos ceus e nova terra sera explicado no discurso publico As coisas anteriores nao subirao ao corac ao. Ele sera proferido nos Con gressos de Distrito Proteja seu corac ao!, que serao realizados pelas Testemunhas de Jeova em todo o mundo, comecando em maio nos Estados Unidos.

Voce esta convidado a assistir ao congresso mais proximo de sua casa. Para mais detalhes, contate as Tes temunhas de Jeova de sua localidade ou escreva aos editores desta revista. O site www.jw.org alista os locais dos congressos no Brasil e os que serao realiza dos em portugues em alguns outros pases.

www.watchtower.org

g12 05-T

Potrebbero piacerti anche