Sei sulla pagina 1di 33

1

REGIMENTO INTERNO DA IGREJA EVANGLICA ASSEMBLEIA DE DEUS EM PORTO VELHO - RONDNIA

CAPTULO I INTRODUO Art. 1 O presente Regimento Interno tem por finalidade regulamentar os direitos e as disposies contidas no Estatuto Social da Igreja Evanglica Assembleia de Deus em Porto Velho, capital do Estado de Rondnia, com sede e foro na Rua Jos de Alencar n 3.286, Bairro Caiari, fundada aos 28 de fevereiro de 1922, sendo uma Instituio Religiosa sem fins lucrativos, devidamente inscrita e registrada perante os rgos competentes. CAPITULO II ADMISSO, DIREITOS, DEVERES E DISCIPLINA DE MEMBROS

Seo 1
Da Admisso Art. 2. A IGREJA tem nmero ilimitado de membros, os quais so admitidos na qualidade de crentes em nosso Senhor Jesus Cristo mediante confisso pblica de sua f e crena, sem discriminao de nacionalidade, cor, condio social ou poltica, desde que aceitem e concordem voluntariamente, com a liturgia, credo, doutrinas, disciplinas, costumes e forma de captao de recursos da IGREJA, com bom testemunho pblico, tendo a Bblia Sagrada como nica regra infalvel de f normativa para a vida e formao crist, batizados por imerso em guas em nome do Pai, do Filho e do Esprito Santo, e que preencham as seguintes condies: I - sejam capazes civilmente, exceto os casos de admisso de menores de idade, previsto no 2 deste artigo; II - sejam possuidores de bom testemunho pessoal e conduta ilibada, devidamente testemunhada por, no mnimo, dois membros ativos; III - sejam legalmente solteiros, casados, vivos, separados ou divorciados e que no convivam maritalmente com qualquer pessoa que no seja seu cnjuge.

1. Os estados civis de solteiro e casado no se aplicam unio de pessoas do mesmo sexo, por contrariarem os princpios das Sagradas Escrituras, somente sendo admitidos casais heterossexuais, conforme Dt 23.17,18; Lv 18.22; 20.13; Rm 1.24-28; I Co 6.10; I Tm 1.10. 2. Podero ser admitidas pessoas menores de idade, a partir de doze anos, que preencham os requisitos espirituais esposados nas Sagradas Escrituras, representadas ou assistidas por seus responsveis legais. Art. 3. Tambm poder ser admitido como membro, qualquer interessado oriundo de outra igreja evanglica, desde que preencha os requisitos do artigo anterior e que seja recomendado por carta. Pargrafo nico. A admisso do recomendado somente se dar aps a apresentao da carta em reunio de membros, aps manifestao da maioria dos presentes. Art. 4. A pessoa interessada em tornar-se membro proveniente de outra igreja, que no porte carta de recomendao, poder ser admitida por aclamao da maioria dos membros presentes na reunio referida no artigo anterior, aps entrevista pessoal com o pastor da igreja, ou por uma pessoa por ele designada. Pargrafo nico. Na entrevista referida neste artigo, o entrevistador avaliar as razes da falta da carta de recomendao, devendo, se assim entender necessrio, estabelecer contato com o pastor da igreja de origem do interessado, somente levando a referida pessoa ao plenrio da reunio de membros, se achar que no h motivos que impeam a aclamao.

Seo 2
Do Exerccio do Direito Art. 5. O interessado em se desligar do rol de membros poder faz-lo em qualquer poca, mediante pedido escrito protocolado na Secretaria, em cuja ocasio dever devolver a respectiva carteira de identificao.

Seo 3
Do Cumprimento dos Deveres Art. 6. Todo membro deve dedicar-se leitura, meditao e observncia de toda a Bblia Sagrada, tendo-a como a infalvel Palavra de Deus.

Pargrafo nico. Qualquer atitude que configure confrontao, desobedincia ou irreverncia Bblia Sagrada no ser tolerada, sujeitando o membro aplicao de disciplina, como previsto no Estatuto. Art. 7. Tambm devem ser observadas todas as determinaes da Assembleia Geral, da Diretoria e Conselhos, quando conformes Bblia Sagrada e s leis vigentes no Pas. Art. 8. Constitui tambm dever de todos os membros tratar uns aos outros respeitosamente, observando a fraternidade crist esboada na Bblia Sagrada, resguardando a privacidade e a intimidade pessoal individual. Pargrafo nico. No relacionamento pessoal deve cada membro tratar ao outro como Irmo ou Irm. Art. 9. obrigatrio o comparecimento de cada membro aos cultos, notadamente aos de Santa Ceia, de ensino da Bblia, bem como s reunies dos rgos internos dos quais faa parte. Pargrafo nico. O desatendimento injustificado do contido no caput deste artigo ensejar a aplicao de medida disciplinar adequada, aps entrevista pessoal com o membro faltoso, podendo, em caso de reincidncia, depois da visita por um obreiro designado e a manifestao da pessoa de no mais pretender continuar como membro, por escrito ou verbal, ser desligado. Art. 10. Todo membro deve esforar-se para que as finalidades sociais da IGREJA sejam alcanadas, de forma voluntria, sem exigncia de remunerao, nos limites de suas possibilidades, somente eximindo-se do cumprimento do dever aqui estipulado, mediante a justificativa de indisponibilidade de tempo pelo cumprimento de obrigaes seculares. Art. 11. A contribuio financeira de cada membro para que as finalidades sociais da IGREJA sejam alcanadas ser sempre voluntria, obedecendo, porm, as determinaes bblicas regulamentadoras e aplicveis ao assunto, tendo sempre a viso espiritual de que est contribuindo para o engrandecimento do Reino de Deus na terra, atravs da igreja.

Seo 4
Da Disciplina Art. 12. As penas disciplinares, aplicveis de acordo com o disposto no artigo 11 do Estatuto, sero pela ordem: I - Advertncia verbal;

II - Suspenso das atividades de membros, por prazo determinado, o qual no exceder a 4 (quatro) meses; III Afastamento do quadro de membros; 1. O prazo estipulado no pargrafo 2 do artigo 12 do Estatuto ser aplicado nas transgresses que causem grave repercusso negativa no seio da comunidade, tendo, todavia, o pastor da igreja a liberdade de observar perodos menores em situaes emergenciais. 2. O membro disciplinado poder ser reintegrado comunho da IGREJA depois de ter cumprido as disciplinas estabelecidas, desde que demonstre os sinais bblicos de arrependimento e a sua conduta recomende a reintegrao nos moldes previstos no Estatuto. Art. 13. Somente ser aplicada penalidade a qualquer membro, aps entrevista pessoal deste com o pastor presidente da igreja, ou por algum por ele designado. Art. 14. A gravidade da falta cometida determinar a graduao da penalidade a ser aplicada nos limites contidos no artigo 13 do Estatuto, obedecendo a avaliao pastoral. Art. 15. A pena de afastamento do quadro de membros se dar preferencialmente nos cultos de segundas-feiras, mediante comunicao do pastor presidente da igreja, o qual levar em conta para recomendar a aplicao do afastamento a repercusso negativa entre os membros ou no seio da comunidade local quanto conduta do membro. 1. expressamente vedada a publicidade de atos pecaminosos, para se preservar a honra, a dignidade e a imagem de qualquer dos membros, devendo ser observado para tanto o devido sigilo sobre os fatos. 2. Quando o pastor presidente da igreja concluir que o fato motivador da aplicao da disciplina deva ser comunicado aos demais membros, dever usar a seguinte expresso: Por ter procedido em desacordo com os preceitos contidos na Bblia Sagrada, recomendo o afastamento do quadro de membros, do irmo ou da irm.... 3. Tambm ser afastado o membro que se ausentar ou abandonar o cumprimento dos deveres estatutrios, pelo prazo mnimo de 90 dias, aps constatao comprovada pelo devido acompanhamento pessoal.

4. Ser obrigatria a comunicao do afastamento ao membro, verbalmente ou por escrito. No sendo este encontrado para cincia do fato, tal comunicao ser afixada no quadro de avisos da igreja, devendo ali permanecer pelo perodo de 15(quinze) dias, contados da data da sua afixao. Art. 16. A reintegrao do membro afastado dar-se- mediante manifestao pessoal do interessado, por carta ou verbalmente, perante os membros presentes, preferencialmente nas segundas-feiras, reconhecendo a procedncia da penalidade, observado o prazo previsto no 2 do art. 12 do Estatuto, podendo ser reduzido a critrio do pastor presidente da igreja. Art. 17. Considerando a submisso s normas contidas na Bblia Sagrada, a necessidade de ser respeitada a crena nos princpios doutrinrios e a santidade e dignidade do local dos cultos, no ser admitida nem tolerada qualquer atitude pessoal ou comportamento que venha confrontar com a liturgia, o decoro e o respeito ao que sagrado e honra de cada cultuante, podendo o infrator, membro ou no membro da IGREJA, ser advertido verbalmente, e, havendo resistncia, ser compulsoriamente retirado do local. Art. 18. Comete falha aquele que ofende o prximo e os costumes adotados pela Igreja (Mt 18.15-17), mediante a prtica: I da desonestidade; II - da discrdia; III - da dissenso; IV - do inadimplemento de obrigaes civis; V - do corte de cabelo pelas mulheres, excetuando-se o aparar das pontas; VI - do uso de cabelos crescidos e de barba pelos homens; VII - do uso de brincos, colares, pulseiras e pirces; VIII - do uso de maquiagem em excesso; IX - do uso em pblico de short ou bermuda; X - do uso em pblico, pelas mulheres, de saias e blusas indecentes, e de cala comprida, salvo em ambiente escolar ou de trabalho, por exigncia da instituio;

XI - de jogos de azar; XII - do uso de bebidas alcolicas e de drogas; XIII - do tabagismo; XIV - da nutrio com alimento preparado com sangue sufocado ou consagrado a dolo; XV - de esportes coletivos, exceto quando obrigatrio; XVI - da participao em movimentos folclricos populares, salvo no cumprimento de obrigaes escolares e de trabalho; XVII - da formao do vnculo de namoro com pessoa descrente; XVIII - do abandono no justificado, por mais de 90 dias, aos trabalhos eclesisticos; XIX - da falta do recolhimento do dzimo. Art. 19. A suspenso da comunho ser aplicada ao membro que permanecer na prtica, sem arrependimento, de conduta definida neste Regimento como falha, aps reiterada advertncia sem sucesso.

Seo 5
Da Aplicao de Medidas Disciplinares aos Obreiros Art. 20. Perder a funo de obreiro aquele que: I - Abandonar a IGREJA; II - Solicitar sua carta de desligamento do rol de membros da IGREJA; III - Adotar doutrinas e movimentos estranhos aos princpios da palavra de Deus, garantido ao acusado o direito de ampla defesa perante o Ministrio Local; IV - Acionar juridicamente a IGREJA; V - costumeiramente, embora advertido, no tenha conduta adequada e respeitosa nos ambientes de reunies dos rgos colegiados dos quais faa parte.

1. Qualquer obreiro sob disciplina, como previsto nos incisos deste artigo, no poder ter acesso s reunies do Ministrio local. 2. Compete ao Ministrio Local a apurao das transgresses atribudas a qualquer obreiro. Art. 21. Tambm ser disciplinado o obreiro que transgredir as normas bblicas pelo cometimento de pecados que causem escndalos e graves prejuzos espirituais e morais. Art. 22. Qualquer pedido de reabilitao de obreiro, somente ser protocolado, analisado e decidido aps o decurso dos seguintes prazos contados da data de recepo da notificao da reconciliao: I - Por condenao judicial em processos cujo teor acusatrio seja enquadrado em crimes contra a honra, a vida e o patrimnio aps extino da pena; II - Por prticas enquadradas no inciso anterior deste artigo: dois anos, quando primrio; quatro anos quando reincidente. Pargrafo nico. A reabilitao de que trata este artigo, alm de preencher as normas contidas neste Regimento Interno, estar sujeita ao parecer favorvel ou no, do Ministrio Local, levando-se em considerao a gravidade de cada caso e se h interesse do Ministrio na referida habilitao. CAPTULO III NATUREZA, COMPETNCIA E CIRCUNSCRIO DA IGREJA Art. 23 - IGREJA assiste o poder regulamentador e, em consequencia, a expedio de atos e instrues normativas sobre matrias de sua competncia e sobre a organizao dos seus trabalhos, recomendando o seu cumprimento queles que lhe esto circunscritos. Art. 24 - A IGREJA manter um banco de dados informatizado, no qual constar o nmero de seus membros e congregados, de diconos, presbteros, evangelistas, pastores e missionrios. Art. 25 - A IGREJA em Porto Velho tem circunscrio em todo o seu municpio, e as normas do presente Regimento Interno aplicam-se a todas as pessoas e matrias a ela ligadas. Art. 26 - As normas do presente Regimento Interno aplicam-se:

I - aos crentes em geral, bem como aos rgos ou entidades IGREJA ligados; II - queles que derem causa a perda, extravio ou tenham praticado qualquer outra irregularidade que resulte em dano ao patrimnio da IGREJA; III - aos dirigentes de congregaes, bem como aos demais rgos a elas subordinados; IV - aos missionrios mantidos pela IGREJA; V a todos aqueles que lhe devam prestar contas ou cujos atos estejam sujeitos sua fiscalizao, por expressa disposio estatutria ou do presente Regimento. CAPTULO IV DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL Art. 27 - A IGREJA tem a seguinte estrutura organizacional: I - rgo de Deliberao Plenria: 1 - Assembleia Geral. II - rgos de Direo Superior: 1 - Presidncia; 2 Diretoria; 3 - Ministrio Local. III - rgos de Assessoramento Direto ao Ministrio Local: 1 Diviso de Crculo de Orao da Assembleia de Deus em Porto Velho - COADVEL; a) subcoordenao nos setores; b) ncleos nas congregaes; c) projeto Desperta Dbora.

2 Diviso de Unio de Mocidade da Assembleia de Deus em Porto Velho - UMADVEL: a) liderana nos Setores; b) ncleos nas congregaes. 3 - Secretaria de Misses da Assembleia de Deus em Porto Velho SEMADVEL a) subsecretarias nos Setores; b) Escola de Misses da Assembleia de Deus - EMAD; 4 Secretaria de Evangelismo da Assembleia de Deus em Porto Velho - SEADVEL: a) Cruzadas evangelsticas; b) Apoio nas festividades gerais da Igreja; c) Apoio ao discipulado dos trabalhos de sua lavra; d) Apoio ao sistema prisional. 5 Diviso Musical: a) Ncleo de Grupos Musicais; b) Ncleo de Som e Gravao; c) Ncleo de Treinamento. IV - rgos de Assessoramento Tcnico da Diretoria: 1 Assessoria Jurdica; 2 Assessoria Contbil; 3 Assessoria de Obras. V - rgos Vinculados administrativamente Diretoria: 1 - Fundao de Servios da IGREJA Evanglica Assembleia de Deus - FUNDAD.

10

a) Unio Beneficente Ao de Amor UBAA; b) Instituto Evanglico de Educao Paul Aenis; c) Casa Assistencial Refgio Cana; d) Rdio Boas Novas. 2 Departamento de Superviso de Setores. a) Superviso de Setores; b) Dirigentes de Congregaes. 3 Departamento de Educao Crist: a) Diviso de Escola Bblica Dominical EBD; b) Ncleo de Escola Teolgica. 4 Departamento Administrativo-financeiro; a) Diviso Administrativa; b) Diviso Financeira. VI - rgo de Fiscalizao e Controle: 1. Conselho Fiscal. CAPTULO V DA ADMINISTRAO DA IGREJA Art. 28 - A administrao da IGREJA ser exercida pelo seu Presidente, e, nas ausncias e/ou impedimentos legais deste, respectivamente: I - pelo 1 (primeiro) Vice-Presidente; II - pelo 2 (segundo) Vice-Presidente; III - pelo Co-Pastor.

11

CAPTULO VI DA COMPETNCIA DOS RGOS DA IGREJA Art. 29 - Compete privativamente Assembleia Geral: I - deliberar sobre as contas prestadas anualmente pela IGREJA, mediante emisso de parecer prvio do Conselho Fiscal; II - deliberar sobre conflito de normas estatutrias e regimentais; III - deliberar sobre relatrios anuais apresentados; IV - deliberar sobre assuntos de natureza administrativa; V - conceder licena aos membros da Diretoria e/ou do Ministrio Local, por motivos de doena ou por quaisquer motivos de interesse particular; VI - aprovar o Estatuto e o Regimento Interno da IGREJA, bem como as suas modificaes. Pargrafo nico - As deliberaes tomadas nas Assembleias Gerais somente podem ser modificadas atravs de outra Assembleia Geral. Art. 30 Presidncia da IGREJA compete: I - propor polticas de expanso e deliberao de planos, programas e projetos da IGREJA, bem como avaliar o desempenho dos trabalhos a ela afetos; II - dirigir os trabalhos e superintender a ordem e a disciplina da IGREJA e seus rgos, zelando pelo fiel cumprimento das polticas, planos, programas e projetos traados; III - representar a IGREJA nas esferas judicial, extrajudicial e eclesistica, ativa ou passivamente, na qualidade de seu principal responsvel; IV - administrar e movimentar os recursos da IGREJA, autorizando despesas de custeio e investimentos, bem como autorizar os respectivos pagamentos; V - determinar a elaborao de um oramento-programa, at o ltimo dia til do ms de novembro de cada ano, para viger no exerccio seguinte;

12

VI - prover cargos e funes, admitir e demitir funcionrios, requisitar materiais e praticar todos os demais atos de administrao; VII - autorizar o provimento de recursos financeiros e materiais necessrios execuo de programas, projetos e atividades da IGREJA; VIII - determinar as medidas necessrias ao fiel cumprimento das normas do Estatuto e do Regimento Interno da IGREJA; IX - cumprir e fazer cumprir as deliberaes emanadas da Assembleia Geral e, naquilo que for de seu legtimo interesse, da Conveno Geral e Conveno Estadual das Assembleias de Deus; X tratar sobre quaisquer assuntos de interesse da IGREJA, com autoridades federais, estaduais, municipais ou estrangeiras; XI - baixar portarias e emitir instrues normativas, tais como circulares e outros instrumentos, referentes a atos de sua competncia; XII - firmar convnios, acordos de cooperao, contratos e ajustes com rgos ou entidades pblicas ou privadas, concernente s atividades desenvolvidas pela IGREJA; XIII - presidir as Assembleias Gerais, bem como as reunies da Diretoria e do Ministrio Local; XIV - convocar as Assembleias Gerais, as reunies da Diretoria e do Ministrio Local, na forma deste Regimento Interno e do Estatuto da IGREJA; XV - proferir o voto de desempate nas reunies da Diretoria e do Ministrio Local; XVI - expedir ofcios e outros documentos da IGREJA, endereados s autoridades pblicas, bem como a outras IGREJAS, e ainda, dar cincia ao Plenrio, dos expedientes recebidos e de interesse geral; XVII - dar posse aos membros da Diretoria, do Ministrio Local e das pessoas nomeadas ou designadas para exercerem cargos ou funes em rgos ou entidades relacionados IGREJA; XVIII - assinar as Atas das deliberaes Plenrias, aps a sua aprovao pela Assembleia Geral, Diretoria ou Ministrio Local; XIX praticar quaisquer outros atos necessrios ao bom desempenho e fiel cumprimento de seu mister.

13

Art. 31 - Diretoria da IGREJA em colgio compete: I - administrar o patrimnio desta, em perfeita harmonia com o Ministrio Local; II - declarar a vacncia dos cargos a ela afetos, em decorrncia de renncia ou abandono do cargo, excluso, falecimento, violao dos preceitos bblicos e demais prescries do Estatuto da IGREJA e do presente Regimento Interno, antes de se submeter tal fato Assembleia Geral; III - auxiliar direta e indiretamente a Presidncia da IGREJA, nas tarefas que lhe so afetas, ou quando convocada para esse fim; IV - cumprir e fazer cumprir todas as normas emanadas de autoridades competentes, bem como aquelas constantes do Estatuto e deste Regimento Interno; V - cumprir e fazer cumprir as doutrinas bblicas, bem como observar os costumes da IGREJA; VI - praticar os demais atos de sua competncia e/ou que lhe forem atribudos. Art. 32 - Ao Ministrio Local compete: I - participar das reunies convocadas para deliberar sobre assuntos de sua competncia e interesse; II - auxiliar, direta e indiretamente a Diretoria da IGREJA e, em especial, a Presidncia da IGREJA, nas aes levadas a efeito, objetivando o crescimento da obra de Deus; III - aceitar com passividade, segundo as recomendaes da Palavra de Deus, do Presidente e da Diretoria da IGREJA, as normas legais vigentes, bem como aquelas objeto das deliberaes plenrias; IV - cumprir e fazer cumprir as normas legais emanadas de autoridades competentes, estatutrias e deste Regimento; V - defender incondicionalmente a IGREJA das aes malficas oriundas de quaisquer pessoas fsicas ou jurdicas; VI - estar sempre pronto ao exerccio de quaisquer tarefas que lhe forem atribudas;

14

VII - comparecer aos cultos e reunies da IGREJA, com pontualidade e assiduidade; VIII - zelar pelo patrimnio financeiro, moral e material da IGREJA; IX - prestigiar a IGREJA e propagar o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, imbudo do esprito cristo, que o deve nortear, de acordo com as Sagradas Escrituras; X - cooperar, ativa e voluntariamente, para o aumento e conservao dos bens patrimoniais da Instituio; XI - doutrinar os membros da IGREJA a contribuir com os dzimos e ofertas, de acordo com as Sagradas Escrituras; XII Conduzir-se de conformidade com a doutrina neotestamentria, bem como jamais contrariar a boa ordem, os princpios adotados pela IGREJA e as normas estabelecidas no presente Regimento. Art. 33 Ao Departamento de Superviso de Setores compete: I supervisionar e coordenar os trabalhos levados a efeito pelos dirigentes de setores, bem como das congregaes, mantendo o respectivo relacionamento entre eles; II - ser ouvido previamente, quando da indicao de membros do Ministrio Local para dirigirem os trabalhos nos respectivos Setores; III - assessorar a Presidncia da IGREJA na coordenao e superviso dos trabalhos; IV coordenar a consolidao dos planos e programas a este afetos; V - acompanhar diuturnamente os trabalhos desenvolvidos pelos dirigentes dos Setores e respectivas congregaes, orientando-os naquilo que se fizer necessrio; VI - auxiliar os demais departamentos da IGREJA na identificao dos problemas administrativos que, de alguma forma, estejam dificultando o alcance dos objetivos almejados e, se possvel, propor medidas corretivas; VII - auxiliar a Presidncia da IGREJA na elaborao de Planos de Ao por ela orientados;

15

VIII - colaborar com a Presidncia, em todas as aes levadas a efeito, assim como propor o que entender satisfatrio para resolver os problemas surgidos; IX ajudar na composio do corpo de obreiros que atuar em cada congregao do Setor; X - administrar o FUMAVIS Fundo de Manuteno de Visita aos Setores. Art. 34 Ao Departamento de Educao Crist compete: I - relacionar-se com os demais rgos da IGREJA, bem como buscar a harmonizao entre os rgos que o compem; II - buscar incessantemente a aplicao de meios didticos prprios, com o objetivo de aprimorar a educao crist que ministrada aos crentes, assim como difundir o Evangelho, com o intuito de ganhar mais almas para o reino de Deus; III buscar por todos os meios, o incentivo aos crentes a conhecerem, com mais profundidade, os ensinamentos contidos na Bblia Sagrada, nos livros, jornais, revistas e folhetos evanglicos e demais meios de comunicao, para que sejam mais abenoados; IV - criar espaos destinados aprendizagem, objeto da educao crist, assim como a sua estruturao para que se possa abranger o maior nmero de crentes possvel; V promover a realizao de seminrios, cursos, simpsios e palestras, com o intuito de aprimorar mais o conhecimento dos crentes, no que concerne educao crist e ao evangelismo; VI articular com a Presidncia, com a Diretoria e com o Ministrio Local, para a persecuo de programas que objetivem tornar os seus membros cada vez mais preparados para ministrar a Palavra de Deus, luz do seu verdadeiro ensinamento; VII produzir, atravs da Escola Bblica Dominical, o ensino sistemtico e metdico, utilizando a literatura produzida pela Casa Publicadora das Assembleias de Deus CPAD. Art. 35 Ao Departamento Administrativo-Financeiro compete:

16

I - proceder ao registro contbil dos atos e fatos administrativa, observando o plano de contas;

da gesto

II - relacionar-se com os demais rgos que compem a estrutura organizacional da IGREJA, para que se conserve o funcionamento harmnico entre estes; III responsabilizar-se privativamente pela parte administrativofinanceira, bem assim pela sua estruturao e organicidade; IV colaborar com a Presidncia, Diretoria, Ministrio Local e demais rgos que compem a IGREJA, na elaborao de propostas para ampliao dos servios a ela afetos, assim como buscar determinar prioridades para a execuo das metas propostas; V buscar incessantemente meios tcnicos mais racionais para o aprimoramento das partes administrativa e financeira da IGREJA; VI auxiliar o Presidente e a Diretoria da IGREJA, na elaborao anual de um Programa Oramentrio e Financeiro, visando determinar prioridades na aplicao dos recursos a serem arrecadados no ano subseqente; VII elaborar relatrios anuais, concernentes parte administrativofinanceira da IGREJA, para conhecimento e aprovao pela Assembleia Geral; VIII assinar, conjuntamente com o Presidente da IGREJA, os cheques, ordens de pagamentos, recibos ou quaisquer outros documentos contbeis ou financeiros, relacionados IGREJA; IX programar, disciplinar e executar todas as demais tarefas que lhe sejam afetas, sempre com a anuncia da Presidncia da IGREJA. Art. 36 A Diviso dos Crculos de Orao da Assembleia de Deus em Porto Velho compreende: I COMADVEL; II COADVEL e DESPERTA DBORA; III CIRCULO DE ORAO DA UMADVEL; IV CIRCULO DE ORAO JUVENIL; V CIRCULO DE ORAO INFANTIL.

17

Pargrafo nico Aos Crculos de orao da Assembleia de Deus em Porto Velho na pessoa de seu representante, compete: I - relacionar-se com os demais rgos da IGREJA; II - reunir-se para buscar a Deus em orao, suplicando as bnos do Cu, para que as metas da IGREJA realmente sejam plenamente coroadas de xito; III - auxiliar a Presidncia, a Diretoria, o Ministrio Local e os demais rgos da IGREJA, atravs da orao, nas tarefas que porventura possam parecer impossveis de ser realizadas; IV - incentivar os crentes a buscarem a Deus em orao, lembrandolhes que a orao de um justo muito pode em seus efeitos; V - efetuar campanhas de orao em favor de projetos especficos da Obra de Deus. Art. 37 - Aos Ncleos dos Crculos de Orao nos Setores compete: I - auxiliar os dirigentes dos Setores e das Congregaes, atravs das oraes; II - efetuar campanhas de orao, conscientizando cada irmo da necessidade de aproximar-se cada vez mais de Deus. Art. 38 Diviso de Unio de Mocidade da Assembleia de Deus em Porto Velho UMADVEL, compete: I - liderar a Mocidade, incentivando-a aos trabalhos de evangelizao nas praas, nas ruas, nos rgos pblicos e particulares, viglias e Crculo de Orao; II realizar cultos de Mocidade, tanto na sede da IGREJA como fora dela; III promover a realizao de seminrios, simpsios, palestras e outros eventos com o fim de preparar os jovens para os trabalhos evangelsticos; IV - promover a realizao de confraternizaes, com a finalidade de estreitar cada vez mais o relacionamento que deve haver entre os jovens cristos;

18

V - reunir frequentemente a Mocidade, com a finalidade de discutir os problemas a esta relacionados, levando-os, conforme o caso, ao conhecimento do Pastor Presidente da Igreja para ajudar solucion-los. Art. 39 - Aos Ncleos da UMADVEL nos Setores, compete: I - auxiliar a Diviso da UMADVEL, na realizao das suas aes evangelsticas; II - participar de todas as aes levadas a efeito pelo Departamento da UMADVEL. Art. 40 Secretaria de Misses da Assembleia de Deus em Porto Velho SEMADVEL, compete: I - estimular o preparo, luz da Bblia Sagrada, dos irmos que tenham vocao para o trabalho missionrio; II - dar apoio administrativo, financeiro, evangelstico e logstico, aos Missionrios que se encontram desempenhando suas funes; III oferecer preparo teolgico e espiritual aos aspirantes ao trabalho Missionrio; IV - designar para o trabalho missionrio, com a anuncia da Presidncia, pessoas vocacionadas e devidamente preparadas para tal fim; V reunir e divulgar informaes sobre a necessidade do campo missionrio e a realidade enfrentada pelos missionrios que esto na ativa; VI acompanhar atravs de relatrios e/ou visitas in-loco o desenvolvimento da obra executada pelos missionrios no campo. Art. 41 - As Assessorias Contbil, Jurdica e de obras, so rgos de assessoramento tcnico da Presidncia. Art. 42 Assessoria Tcnica Contbil compete: I - prestar assessoramento tcnico Presidncia da IGREJA, nos assuntos submetidos sua anlise; II - orientar a Presidncia, na concretizao de projetos tcnicos e cientficos, bem como demonstrar a sua melhor viabilizao e da forma menos dispendiosa para a IGREJA;

19

III - emitir pareceres tcnicos relativamente aos assuntos de sua competncia. Art. 43 Assessoria Tcnica Jurdica compete: I prestar assessoramento presidncia da IGREJA, nos assuntos relacionados esfera jurdica; II representar a IGREJA judicial ou extrajudicialmente, perante quaisquer rgos, mediante outorga de poderes por parte do Pastor Presidente da Igreja. Art. 44 Assessoria Tcnica de Obras compete: I elaborar anualmente projetos concernentes s obras de construo e reformas a serem levadas a efeito pela IGREJA, no ano subsequente, bem como alocar recursos para esse fim; II - apreciar projetos de construo civil e reformas dos imveis de propriedade da IGREJA no municpio de Porto Velho, visando sua execuo; III - supervisionar as obras realizadas nos imveis de propriedade da IGREJA; IV - contratar o pessoal necessrio para a execuo das obras; V - adquirir o material necessrio para a realizao dessas obras; VI - executar todas as demais tarefas inerentes rea de construo civil nos imveis da IGREJA. Art. 45 - Superviso de Setores compete: I supervisionar e coordenar os trabalhos levados a efeito pelos dirigentes das congregaes; II - orientar os dirigentes de congregaes, a respeito da obedincia s normas da IGREJA, previstas no Estatuto e no Regimento Interno, e cobr-los obedincia; III - ouvir os reclamos de dirigentes de congregaes e interceder por eles junto Presidncia da IGREJA; IV - representar a Presidncia da IGREJA na rea de abrangncia do Setor;

20

V - ajudar na composio do corpo de obreiros que atuar em cada congregao do Setor; VI - prestar assistncia espiritual aos dirigentes das congregaes; VII - manter o Pastor Presidente da Igreja devidamente informado a respeito das atividades levadas a efeito nos Setores e nas Congregaes, atravs de relatrios administrativos, espirituais e financeiros, evitando o excesso de gastos e consequentemente o saldo negativo; VIII indicar os dirigentes de congregaes ao Departamento de Superviso, para posterior aprovao pela Diretoria do Ministrio Local. Art. 46 Diviso da Escola Bblica Dominical compete: I ajudar na escolha dos coordenadores e professores da Escola; II ajudar na escolha do secretrio, do tesoureiro e de todos os demais componentes da estrutura da Escola; III - desenvolver a espiritualidade dos alunos, formando neles um carter cristo; IV - treinar o cristo para o servio do Mestre; V - coordenar as reunies dominicais da Escola; VI - promover reunies objetivando capacitar os coordenadores e professores da Escola; VII - dar todo o suporte aos coordenadores, professores e alunos, no que concerne ao material necessrio para o perfeito funcionamento da Escola; VIII - manter uma perfeita integrao entre os professores, coordenadores e a direo da Escola, orientando-os em tudo o que for preciso; IX fomentar os professores a promoverem a divulgao e leitura de obras literrias referentes ao seu trabalho; X interagir com os supervisores de Setor, dirigentes de congregaes, coordenadores, professores e alunos da Escola; XI zelar para que seja mantido completo o quadro de coordenadores e professores da Escola;

21

XII - buscar permanentemente formas de incentivo aos alunos para que sejam sempre assduos freqentadores da Escola; XIII - administrar todas as demais tarefas inerentes Escola. Art. 47 - Ao Ncleo de Escola Teolgica compete: I - ensinar a genuna Palavra de Deus; II formar teologicamente os membros em comunho com a IGREJA. Art. 48 - Ao Ncleo da Escola de Misses da Assembleia de Deus EMAD, compete: I ensinar a Palavra de Deus direcionado-a ao trabalho missionrio; II preparar espiritualmente os membros da IGREJA para o campo missionrio; III efetuar outras atividades ligadas ao trabalho missionrio. Art. 49 - Secretaria de Evangelismo compete: I propagar em vias e logradouros pblicos, o Evangelho de Jesus Cristo, atravs de todos os meios; II elaborar calendrios mensal e anual, dispondo sobre as datas e locais onde sero realizadas as cruzadas evangelsticas; III elaborar programao a ser adotada quando da realizao de cruzadas evangelsticas; IV atender a evangelizao do Baixo e Alto Madeira, bem como das rodovias, dentro da circunscrio e competncia da IGREJA. Art. 50 Diviso Musical compete: I - ensinar Msica queles irmos que tenham a vocao musical; II adquirir, controlar e conservar os instrumentos musicais e os equipamentos a eles correspondentes; III - promover ensaios, objetivando o aperfeioamento das msicas a serem entoadas;

22

IV elaborar programao musical da IGREJA. Art. 51 - Ao Ncleo de Grupos Musicais compete: I - incentivar e controlar grupos musicais na IGREJA; II - ensinar harmonizao; a musicalizao, atravs da educao vocal e

III - promover ensaios; IV - exercer todas as demais atividades relacionadas msica. Art. 52 - Ao Ncleo de Som e Gravao compete: I providenciar a sonorizao e a iluminao dos locais onde se realizem reunies com o objetivo de propagao do Evangelho; II realizar a gravao de evangelsticas, sempre que possvel; sacra. Art. 53 - Ao Ncleo de Treinamento Musical compete: I ensinar a teoria musical; II - ensinar a prtica musical, atravs dos instrumentos; III - ensinar a tcnica de regncia. Art. 54 Diviso Administrativa compete: I - organizar e manter atualizado o cadastro e lotao dos funcionrios da IGREJA; II - orientar e controlar a aplicao dos diplomas legais relacionados ao labor dos funcionrios, bem como em relao aos seus direitos, vantagens e responsabilidades; III - elaborar, controlar e executar o pagamento de pessoal; som e imagem, das mensagens

III promover a divulgao da Palavra de Deus atravs da msica

23

IV - disciplinar o pagamento decorrente do custeamento de viagens e hospedagens do Presidente, Diretoria da IGREJA, Ministrio Local e de pessoas outras autorizadas para tal fim; V - controlar a freqncia, licena e afastamento de funcionrios da IGREJA. Art. 55 Diviso Financeira compete: I - elaborar informativos financeiros mensais e balano anual de suas atividades; II - analisar os demonstrativos e registros contbeis analticos, providenciando o saneamento de posies anormais; III - manter arquivo da documentao contbil, facilitando a sua utilizao pelo Conselho Fiscal; IV - conhecer dos relatrios contbeis elaborados pelo Conselho Fiscal, bem como promover as diligncias necessrias; V - promover a execuo financeira dos recursos dos crditos descentralizados; VI - organizar a programao financeira e transferir recursos necessrios execuo dos crditos descentralizados; VII - manter rigoroso sistema de acompanhamento e controle da execuo oramentria e financeira; VIII - promover a descentralizao dos crditos oramentrios de acordo com os cronogramas autorizados; IX - manter controle dos responsveis pela aplicao de recursos financeiros transferidos em forma de convnios, ajustes, acordos, contratos e analisar as prestaes de contas correspondentes, propondo a adoo de medidas saneadoras de posies anormais; X - controlar a arrecadao da receita proveniente de dzimos, ofertas, doaes e outras receitas diretamente arrecadadas ou destinadas IGREJA; XI - efetuar a anlise da arrecadao e seu acompanhamento atravs de registros prprios;

24

XII - elaborar balancetes, balanos oramentrios e financeiros da IGREJA;

e demonstrativos contbeis,

XIII - exercer todas as demais atividades relacionadas s reas contbil, financeira e oramentria da IGREJA. CAPTULO VII DO MINISTRIO LOCAL Art. 56 Os membros do Ministrio Local, de forma individual, tm as seguintes atribuies: I Pastor-Presidente: a) presidir o Ministrio Local em todas as suas aes; b) presidir a todas as reunies da IGREJA; c) planejar, coordenar e avaliar o desempenho das atividades espirituais da IGREJA local e de todos os demais rgos ou entidades vinculadas a esta; d) assinar, com o 1 (primeiro) Secretrio do Ministrio Local, todos os documentos relativos s atividades eclesisticas e de relaes pblicas; e) dirigir as atividades espirituais e servir de exemplo aos membros do Ministrio Local e da IGREJA, de forma irrepreensvel, segundo os preceitos bblicos, morais e aqueles estatudos nas normas legais vigentes; f) cumprir e fazer cumprir as normas estabelecidas no Estatuto e no Regimento Interno da IGREJA; g) desempenhar demais tarefas a este afetas. II Vice-presidentes: a) colaborar com o presidente em suas atividades dirias e substitu-lo em impedimentos eventuais e temporrios, cumprindo o presente regimento no que tange as atividades previstas no inciso anterior. III Co-Pastor:

25

a) assessorar o Presidente e vice-presidentes, por sua ordem, e, na ausncia destes, substitu-los. IV 1 (primeiro) Secretrio: a) assinar com o Presidente do Ministrio Local, ou seu substituto legal, todos os documentos, certificados ou declaraes fornecidas aos Pastores, Evangelistas, Presbteros e Diconos, concernente s atividades ministeriais; b) confiados; c) elaborar as atas das reunies levadas a efeito pelo Ministrio Local; d) manter sempre atualizados os cadastros relativos aos obreiros da IGREJA; e) manter em dia e devidamente catalogadas, correspondncias referentes s atividades do Ministrio Local; as orientar-se na execuo dos trabalhos que lhe forem

f) elaborar e apresentar os relatrios que devem ser prestados IGREJA e ao Ministrio Local, mensal e anualmente; g) ter sempre em boa ordem e em dia os encargos da Secretaria; h) organizar, com a antecedncia necessria, a pauta das reunies do Ministrio Local; V 2 (segundo) Secretrio: a) substituir o 1 (primeiro) Secretrio em suas faltas e impedimentos legais e compartilhar com este as atividades dirias. b) colocar em ordem todo o material de expediente no decorrer das reunies do Ministrio Local. c) colaborar com o 1 (primeiro) Secretrio, em todos os trabalhos que estiverem sob sua responsabilidade; VI Secretrio Adjunto: a) substituir impedimentos; o 1 e 2 secretrios nas suas faltas e

26

VII Supervisor de rea: a) formar o corpo de obreiros do Setor para auxili-lo no exerccio de suas atividades; b) dirigir a congregao sede do Setor; c) apresentar a s doutrina, baseada na verdade, fundamentada na Palavra de Deus; d) apascentar o rebanho de Deus com cuidado e com amor, procedendo visitas peridicas aos lares; e) substituir dirigentes, aps parecer da Diretoria do Ministrio Local; f) objetivar a abertura de novas congregaes no seu setor de trabalho, fomentando o crescimento deste; g) incentivar o crescimento do nmero de membros da IGREJA, tendo como meta o batismo de pelo menos um congregado por ms, por congregao; h) conviver harmoniosamente com todos os departamentos e ncleos de cada congregao do Setor; i) executar as determinaes emanadas da diretoria do Ministrio Local; j) usar de fidelidade na arrecadao e prestao de contas do movimento financeiro; k) alcanar a meta espiritual e financeira traada pelo Ministrio Local; l) usar de imparcialidade ao tomar qualquer deciso na sua circunscrio setorial; m) admitir as prprias falhas, se houver, diante dos liderados; n) ser tratvel, social e acessvel no exerccio ministerial; o) manter em segredo informaes confidenciais que dizem respeito ao Ministrio e a vida dos liderados;

27

p) dirigir os trabalhos com decoro e tica crist, primando pela decncia e ordem dos cultos e reunies; q) Tratar bem os obreiros cooperadores, na qualidade de coparticipantes das responsabilidades do ministrio que Deus o confiou; r) participar do Crculo de Orao dos Obreiros, no templo sede e/ou na sede dos setores; s) buscar saber dos dirigentes de congregaes a razo pela qual o membro da IGREJA est sendo disciplinado; VIII Evangelistas e pastores: a) pregar o evangelho de Cristo; b) dirigir cultos, conhecendo suas naturezas; c) celebrar casamentos, santa ceia e outras celebraes que se fizerem necessrias; d) ungir enfermos, apresentar crianas e outras necessidades afins; e) visitar os membros da comunidade evanglica, tomando conhecimento de suas necessidades para ajud-los; f) dirigir igrejas, desde que para isso hajam sido designados; g) desempenhar todas as demais tarefas inerentes a esses cargos; IX Presbteros: a) desempenhar as mesmas atribuies previstas no inciso anterior, desde que previamente comissionados para tais, com exceo de celebrar casamentos; X Diconos: a) manter a ordem e reverncia no templo e suas dependncias; b) preparar a mesa da Ceia, inclusive fazer a aquisio do po e vinho para essa reunio;

28

c) recolher as contribuies financeiras de cada culto; d) visitar enfermos e demais irmos que no podem congregarse; e) prestar assistncia a rfos, vivos (as), idosos (as) e necessitados; f) estabelecer e coordenar programas sociais que garantam a cidadania e a justia dos irmos na f, desde que supervisionado pelo seu dirigente; g) desempenhar outras funes administrativas ou espirituais atribudas pelo Ministrio Local. 1 O segundo supervisor ser sempre um ministro; no havendo este na referida rea da superviso, ser aceito preferencialmente um presbtero. 2 O mandato do Supervisor ter durao de 1 (um) ano, naquela rea de atividades, podendo ser prorrogado se, durante o exerccio, cumprir todas as metas estabelecidas pelo Ministrio Local. 3 Com exceo do Presidente da Diretoria do Ministrio Local, a escolha e designao dos demais membros desta Diretoria, para o exerccio de suas atividades, ser feita por este Ministrio, com aquiescncia do presidente, e posterior eleio pela Assembleia Geral. 4 Os evangelistas e pastores membros do Ministrio Local, so membros da Conveno Geral das Assembleias de Deus no Brasil CGADB e Conveno Estadual de Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Rondnia CEMADERON, exceto os evangelistas autorizados. Art. 57 - No mbito da IGREJA, somente poder ser consagrado ao cargo de presbtero o membro em comunho, batizado com o Esprito Santo, que demonstre vocao e chamada, que goze de boa reputao e possua conhecimento das doutrinas bblicas, comprovado com curso mdio teolgico completo, e que, no mnimo, tenha concludo o Ensino Fundamental. 1 Somente poder ser consagrado ao cargo de Dicono o membro em comunho, batizado com o Esprito Santo, que demonstre vocao e chamada, que goze de boa reputao e possua conhecimento das doutrinas bblicas, com curso bsico teolgico ou 50% (cinquenta por cento) do curso mdio teolgico e que esteja no mnimo cursando o Ensino Fundamental.

29

2 - Todo Dicono ou Presbtero, vindo de outro Campo Ministerial da Igreja Evanglica Assembleia e Deus, para exercer as atividades inerentes ao cargo, poder ser recebido excepcionalmente, sem o preenchimento dos requisitos previstos no pargrafo anterior e caput deste artigo, sujeitando-se a cumprir um perodo probatrio de 6 (seis) meses, sendo posteriormente apresentado Comisso de Consagrao que emitir parecer conclusivo quanto ao reconhecimento do cargo em questo. 3 - O Pastor ou Evangelista vindo de outro campo ministerial da Igreja Evanglica Assembleia de Deus, para exercer as atividades inerentes ao cargo, estar sujeito ao cumprimento de um perodo probatrio de 6 (seis) meses. 4 - Fica a cargo da Conveno Estadual de Ministros das Assembleias de Deus no Estado de Rondnia CEMADERON a aprovao e ordenao dos Ministros, Evangelistas e Pastores, indicados pela IGREJA de que trata este Regimento Interno. 5 - Aos membros do Ministrio local, quando autorizados para o exerccio de qualquer funo de carter ministerial, sero fornecidas autorizaes correspondentes s respectivas funes, as quais devero estar assinadas pelo Pastor Presidente e pelo 1 (primeiro) Secretrio do Ministrio Local. 6 - Os membros do Ministrio local, portadores de certificados, quando enviados para o interior do municpio, ou fora dele, com o fim de abrir trabalhos ou dirigir igrejas, ficaro, disciplinar e administrativamente, vinculados s normas daquela Igreja e sua Conveno Estadual. 7 - Os certificados ou autorizaes, concedidos aos membros do Ministrio Local, sero cassados ou suspensos a qualquer tempo, em caso de suas condutas tornarem-se incompatveis com os preceitos cristos contidos nas Sagradas Escrituras ou com as regras de conduta impostas pelas normas legais vigentes, bem como se contrariarem as normas estabelecidas no presente Regimento Interno. CAPTULO VIII DA COMISSO DE CIDADANIA Art. 58 So atribuies da Comisso de Cidadania: I - assessorar o Ministrio posicionamento poltico da IGREJA; Local em questes que exijam o

30

II - atuar junto aos parlamentares membros da IGREJA, prestando-lhes assistncia necessria para o desenvolvimento de sua ao parlamentar e assessoramento; III - propor a retirada de apoio de uma representao poltica da IGREJA, quando esta no corresponder aos interesses das Assembleias de Deus de Porto Velho. CAPTULO IX DOS DIRIGENTES DE CONGREGAES Art. 59 - Aos Dirigentes de Congregaes compete: I - representar administrativamente a congregao que dirige; II - sugerir Diretoria da IGREJA, atravs do Supervisor do Setor ao qual est subordinado, os auxiliares que julgar necessrios no atendimento das necessidades espirituais e materiais da congregao que dirige; III - responsabilizar-se por todas as atividades da congregao para a qual foi designado; IV - executar as tarefas que lhes foram confiadas de conformidade com as orientaes emanadas do Supervisor do Setor, desde que no contrarie os princpios bblicos e as normas do Estatuto e deste Regimento Interno; V - responsabilizar-se pelo patrimnio da congregao que dirige; VI apresentar, ao supervisor, um plano de trabalho espiritual e material, antes da execuo do mesmo. Pargrafo nico vedado aos dirigentes de Congregao iniciar quaisquer atividades de construo sem a prvia autorizao da Diretoria da IGREJA. CAPTULO X DO CONSELHO FISCAL Art. 60 Ao Conselho Fiscal, rgo de Fiscalizao e Controle da IGREJA, compete:

31

I emitir parecer prvio das contas da IGREJA, para posterior deliberao plenria. II exercer outras atribuies relativamente ao fiel controle contbil, financeiro e patrimonial das aes da IGREJA, desde que solicitado. CAPTULO XI DAS DISPOSIES FINAIS E TRANSITRIAS Art. 61 Todo obreiro indicado para dirigir Congregao e/ou Setor, deve ser entrevistado juntamente com sua esposa, pela Diretoria da IGREJA. Art. 62 A Comisso de Consagrao de Presbtero e Dicono, formada por 3 (trs) pastores, indicados pelo Presidente da IGREJA, far entrevistas com os candidatos consagrao, bem como o recebimento de obreiros oriundos de outras igrejas de nosso ministrio. Pargrafo nico A Superviso indicar os nomes dos candidatos mencionados neste artigo diretamente ao Presidente que, ato contnuo os fornecer Comisso, a qual analisar seus aspectos espirituais, morais, culturais e teolgicos para produzir a deciso de consagrao juntamente com o Presidente. Art. 63 Somente ser recebido por aclamao, para tornar-se membro da IGREJA, o candidato proveniente de outra IGREJA evanglica que adota os mesmos princpios doutrinrios esposados por aquela. Art. 64 A sonorizao das IGREJAS, nos cultos convencionais destas, em qualquer horrio, dever obedecer s normas legais, no sendo permitida a sua utilizao nos cultos de viglias. Art. 65 Todos os cultos noturnos da IGREJA, inclusive os de Santa Ceia, tm incio s 19h30min (dezenove horas e trinta minutos), podendo ser estendido at as 21h30min (vinte e uma horas e trinta minutos) com exceo aos domingos, que tm inicio s 19h (dezenove horas), e nas reunies festivas, que devem encerrar at s 22h (vinte e duas horas), preferencialmente. 1 O Culto da Escola Bblica Dominical inicia-se s 08h (oito horas) e encerra-se as 10h (dez horas). 2 Todos os cultos tm incio com (meia) hora de orao.

32

Art. 66 Em todo 3 (terceiro) domingo de cada ms ser realizada reunio do Ministrio Local, sendo que nos meses pares ser obrigatria a presena dos obreiros e esposas, de todo o campo ministerial de Porto Velho, incluindo os distritos; nos meses mpares, somente dirigentes de congregaes e esposas. Art. 67 Sempre que o Setor for visitado por qualquer membro da Diretoria da IGREJA, o dirigente do culto passar-lhe- a direo dos trabalhos, imediatamente. Art. 68 - Este Regimento Interno somente poder ser reformado, parcial ou totalmente, em casos especiais, por aprovao da maioria dos membros da IGREJA, em comunho, presentes, reunidos em Assembleia Geral Extraordinria especialmente convocada para este fim. Art. 69 - A Fundao de Servios da IGREJA Evanglica Assembleia de Deus - FUNDADE, pessoa jurdica de direito privado, vinculada administrativamente IGREJA, tem por finalidade administrar, criar, manter e promover os servios desempenhados pela IGREJA, na forma disposta no Estatuto desta Fundao. Art. 70 A diretoria do Ministrio Local, de forma individual, tem o direito de gozar frias anualmente, pelo perodo de 30 (trinta) dias consecutivos ou intercalados. Art. 71 O pastor presidente ser jubilado nos seguintes casos: I por comprovada incapacidade permanente, para o desempenho das atividades ministeriais; II voluntariamente, aps 25 (vinte e cinco) anos de servios ministeriais, depois da comprovao de que destes, 10 (dez) anos, no mnimo, tenham sido exercidos junto ao Ministrio local. Pargrafo nico A jubilao a que se refere o caput deste artigo dever ser aprovada pela Assembleia Geral, com o quorum compatvel de membros em comunho, aps parecer prvio da Diretoria. Art. 72 - Se poca do falecimento do Pastor Presidente, este no exercia nenhuma atividade remunerada em empresas pblicas da administrao direta, indireta, autrquica, fundacional ou empresas de economia mista, bem como em empresas privadas, e que no seja amparado pela Previdncia Social, a viva far jus, mensalmente, a uma prebenda no valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) do que o de cujus percebia da IGREJA em salrios mnimos data de seu falecimento.

33

Pargrafo nico Na hiptese de falecimento do pastor e de sua esposa, os filhos menores do casal faro jus prebenda proporcional de que trata este artigo, at completarem a maioridade civil ou adquirirem a independncia econmica. Art. 73 As Secretarias, Departamentos e Divises podero ter seus Regimentos prprios, desde que no contrariem as normas estatutrias e regimentais da Igreja. Art. 74 Todo obreiro dever estar vinculado a uma congregao, devendo obedincia a seu dirigente, no podendo assumir qualquer cargo em outra congregao, de qualquer Setor, se no levar consigo carta de transferncia com recomendao. Art. 75 Todo missionrio que for enviado pela IGREJA dever permanecer no campo missionrio por um perodo mnimo de 3 (trs) anos consecutivos, salvo em casos especiais, tendo depois disso, o direito de gozar um perodo de frias de 3 (trs) meses. Art. 76 - Os casos omissos deste Regimento Interno sero resolvidos em Assembleia Geral Extraordinria e devidamente registrados em ata. Art. 77 - Fica eleito o foro desta Cidade e Comarca de Porto Velho, para dirimir quaisquer dvidas porventura existentes em razo do presente Regimento Interno, renunciando-se a qualquer outro, por mais privilegiado que seja. Art. 78 O presente regimento entrar em vigor na data de sua aprovao, seguido do competente registro em Cartrio. Art. 79 - Revogam-se as disposies em contrrio ao presente Regimento Interno. Porto Velho (RO), 01 de fevereiro de 2010. Joel Holder Pastor Presidente Paulo Ferreira Luz OAB/RO 605

Potrebbero piacerti anche