Sei sulla pagina 1di 1

A Sabedoria de Jesse Livermore

Muito poucos traders fizeram (e perderam) fortunas no mercado financeiro como Jesse Livermore. Cerca de um sculo atrs, ele se tornou um dos mais celebrados especuladores de todos os tempos. Reminiscences of a Stock Operator, um livro que conta a trajetria de Livermore no mercado financeiro. Atravs de um texto de fcil leitura, oferece ao leitor uma rpida visita mente de um dos grandes traders de todos os tempos. possvel aprender junto com Livermore enquanto ele ganhava e perdia milhes no mercado de aes americano. Abaixo esto algumas citaes de Jesse Livermore. Esses conselhos representam a experincia de um trader que enfrentou diversas situaes, inclusive o famoso crash de 1929:

Nunca opere baseado em dicas; Use um sistema e no saia dele; Nunca compre uma ao porque ela teve uma grande queda da sua ltima alta; Se uma ao no agir corretamente no toque-a; porque, no podendo dizer precisamente o que est errado, voc no pode dizer para que lado ela ir; No culpe o mercado pelas suas perdas Nunca aumente uma posio perdedora. Uma posio perdedora siginifica que voc est errado; Aes nunca esto muito altas para comear a comprar nem muito baixas para comear a vender. Mas depois da primeira transao, no faa uma segunda a no ser que a primeira mostre lucro; Sempre venda o que mostra um prejuzo e mantenha o que est dando lucro; No discuta com o mercado. No procure recuperar o prejuzo. Saia enquanto a sada boa - e barata; Existe somente um lado no mercado financeiro. E no o lado bull (alta) e nem o lado bear (baixa) mas o lado certo; O maior inimigo de um especulador sempre o tdio. Um homem deve sempre confiar em si mesmo e no seu julgamento se ele espera ganhar a vida com essa profisso; Sempre use gerenciamento de capital; Estabelea o seu plano de trade antes que o mercado abra; Detalhe o seu plano para cada trade; Estabelea pontos de entrada e sada e entenda a relao entre risco e recompensa; Aceite pequenas perdas como parte do jogo se voc quiser vencer; Desenvolva um plano de trade para cada situao que voc pode vir a enfrentar; No concentre-se no valor em que voc empata quando estiver perdendo No liquide uma posio vencedora para manter uma perdedora; Desenvolva e mantenha um plano de sada. Siga esse plano com rgida disciplina; Tenha pacincia. Grandes movimentos demoram para se desenrolar; No fique curioso demais sobre a lgica por trs de um movimento. A chave para a fortuna no mercado a simplicidade.

A trajetria e o conhecimento dos grandes traders so uma tima fonte de aprendizado. Podemos entender melhor o mercado atravs da sabedoria que eles adquiriram durante crises assustadoras e altas espetaculares.

Potrebbero piacerti anche