Sei sulla pagina 1di 5

UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE INSTITUTO DE ARTES E COMUNICAO SOCIAL CINEMA e AUDIOVISUAL

Estudos de Teoria e Linguagem Cinematogrfica (GVC00245)

Vazio: um dilogo entre Um lugar qualquer (Sofia Coppola, 2010) e o cinema contemporneo

Trabalho feito por CLARA BALBI sob a orientao do Professor Jlio Bezerra, como requisito da avaliao referente disciplina de Estudos de Teoria e Linguagem Cinematogrfica (GVC00245)

Niteri Rio de Janeiro Dezembro/2011

Vazio: um dilogo entre Um lugar qualquer e o cinema contemporneo

Sofia Coppola parece querer, a cada novo passo de sua filmografia, despir-se mais e mais da dramatizao. Se em Virgens Suicidas, seu primeiro longa-metragem, vemos efetivamente uma histria a ser contada uma histria sobre o aprisionamento e a ausncia, temas que, com variaes imagticas, vm sendo apresentados em sua obra em Um lugar qualquer (Somewhere, no original) a narrativa rarefeita. De modo paradoxal, contudo, a rarefao dessa narrativa existe exatamente em funo dela; o filme vazio porque trata da histria de um homem vazio, que vive uma vida vazia. O homem o ator e celebridade Johnny Marco, e sua vida consiste em um flanar insistente entre quartos de hotel de beldades alheias e coletivas de imprensa hollywoodianas. Stephen Dorff, que ironicamente nunca correspondeu s expectativas geradas em torno dele no comeo da carreira fora da fico, adiciona uma certa dose de melancolia ao personagem, cuja vida aparenta ter tanto sentido quanto as incontveis voltas que ele d com sua Ferrari na cena de abertura. Alis, Um lugar qualquer, assim como o automvel do plano inicial, parece mover-se em crculos, uma vez que o tdio (perseguidor implacvel dos protagonistas de Sofia Coppola) funciona ao mesmo tempo como esvaziador da ao e motor do filme embora ele seja resultante da falta de ao, lutando contra ele que o filme acontece. O tdio generalizado de Somewhere transformado em cinema a partir de estratgias muito prximas daquelas prprias de alguns realizadores atuais, como Gus Van Sant (seu colaborador usual, Harris Savides, foi responsvel pela direo de fotografia do filme) ou Tsai Ming-Liang, entre outros. O uso inescrupuloso de planos longos e estticos, a composio repleta de lacunas as quais o espectador incapaz de preencher e a obsesso pelo tempo real so alguns dos fatores que aproximam Sofia Coppola da cinematografia contempornea; afinal, no foram poucas as crticas que viram Um lugar qualquer como uma verso de Encontros e Desencontros filmada por Vincent Gallo e Gus Van Sant em sua fase mais experimental ou qualificaram Sofia como a verso feminina de Van Sant.

Se em seus outros filmes no havia uma arquitetura to centrada na questo do tempo Virgens Suicidas, em sua decupagem ultracorreta, no abre mo de flashbacks, e em Maria Antonieta h uma espcie de suspenso das horas e dos anos, um fato curioso tratando-se de um filme de poca , em Somewhere Sofia Coppola parece ter se rendido ao presente. Um presente que no tem como referncia concepes histricas, mas experincias; as cenas, que se demoram mais do que o necessrio e se detm nas atividades mais banais dos personagens, apontam para uma tentativa expressa de fazer com que o espectador vivencie um tempo real, nocinematogrfico, o que em muito remete aos tempos mortos do Cinema Moderno, muito utilizados pelos contemporneos Van Sant, Pedro Costa, Apichatpong ou Karim Anouz. Todavia, se nos cinemas de Karim e Van Sant esse esgaramento do tempo ocorre em funo da busca pela imerso na superfcie flmica, criando uma abarcamento da sensorialidade a partir da apreenso das formas, volumes e deslocamentos em tela (Karim sintetiza seus esforos ao afirmar que ele no quer que o espectador saia da sala de cinema informado acerca de um personagem, mas sentindo seu cheiro), a dilatao do tempo no cinema de Sofia vem muito mais a partir da busca pelo aprisionamento das coisas etreas e passageiras do cotidiano, aprisionamento este consentido de modo nico pelo cinema. Um lugar qualquer consiste, destarte, em uma sucesso de esquetes por vezes cmicas repletas de melancolia e vazio, com imagens esteticamente aprazveis que custam a sair da cabea. Sofia Coppola busca, em sua construo temporal esguia, no o sensorial, mas o sensvel. Tambm o estabelecimento de lacunas fsicas e narrativas no desenrolar de Um lugar qualquer faz com que reconheamos no cinema da filha de F. F. Coppola uma tendncia contempornea. Sofia admite uma trilha de vazios em sequncias e quadros, sugere acontecimentos ao filmar ambientes na iminncia de fatos ou logo aps eles terem ocorrido, deixa espectador e personagens sem saber o que foi dito a desdramatizao absoluta. As cenas foram a platia a se questionar incansavelmente acerca do fora-de-quadro a partir de enquadramentos curiosos e rudos e falas pertencentes diegese, mas inatingveis. O plano inicial talvez seja, novamente, o mais icnico em relao essa estrutura: enquanto a Ferrari de Johnny d sucessivas voltas, vemos apenas parte do autdromo e somos pressionados pelo rudo do motor

para o que se ausenta em tela, mas jamais nos temos plena certeza do que est acontecendo. So planos incertos, que no buscam respostas ou mesmo perguntas, uma inclinao que, embora sutil nas mos de Sofia, afirma-se de modo radical em alguns autores do cinema contemporneo, como Claire Denis ou Apichatpong. Este, por exemplo, em Sndromes e um sculo, apresenta duas histrias paralelas que consistem basicamente em acontecimentos semelhantes, com falas s vezes somente ligeiramente distorcidas, postas lado a lado, uma aps a outra. H suposies infinitas acerca do significado advindo dessa justaposio: aconteceriam em universos paralelos? A primeira pertenceria vida presente e a segunda, futura? Ainda: seria este um filme aos moldes do jogo infantil telefone sem fio, na qual a mesma histria, contada a partir de dois pontos de vista diferentes, transforma-se em contos distintos? Nenhuma das hipteses negada ou confirmada pelo filme: na realidade, nenhuma delas relevante para a pelcula, que existe independentemente de hipteses ou suposies. Um jogo de esconde-esconde que Sofia tambm realiza em Somewhere, ainda que em seus prprios seus termos. Sofia Coppola se firma aqui como uma cineasta de imagens plidas que, em sua conteno, traduzem a configurao tmida dos momentos de intimidade. Ao se permitir abdicar da narrativa em funo do registro dos segundos que parecem irrelevantes dois corpos estirados beira da piscina, o primeiro autgrafo no gesso do brao recm-quebrado, a filha que patina no gelo mostram uma preocupao em no se apegar uma grande trama, mas se encantar com os personagens, dar ateno aos detalhes, imaginar as cenas que no existem e brincar de preencher os vazios de Um lugar qualquer. Apesar das severas crticas ao filme (que alegavam que o mesmo no passa de uma refilmagem de Encontros e Desencontros, na qual a relao de dois estranhos em Tquio foi substituda pela relao de dois estranhos em Los Angeles mas, de novo, em um hotel), h um mrito indelvel na capacidade da diretora de construir, a partir de poucas falas e um minimalismo narrativo visvel, uma realidade diegtica quase tangvel.

Bibliografia

ANDRADE, Fbio. Revista Cintica: Um lugar qualquer (Somewhere), de Sofia Coppola (EUA, 2010). Acesso em 04 de dezembro de 2011. <http://www.revistacinetica.com.br/somewhere.htm > LEVIS, Leonardo. Contracampo: Somewhere - Sofia Coppola, Estados Unidos, 2010. Acesso em 04 de dezembro de 2010. <http://www.contracampo.com.br/96/festsomewhereleo.htm > TALLERICO, Brian. HollywoodChicago.com: Sofia Coppolas Lyrical Somewhere Nearly Finds Meaning in Nothing. Acesso em 05 de dezembro de 2011. < http://www.hollywoodchicago.com/reviews/12888/sofia-coppola-s-lyricalsomewhere-nearly-finds-meaning-in-nothing > RODRIGUES, Cesare. Revista Projees: Quem tem medo do tdio?. Acesso em 06 de dezembro de 2011. <http://www.revistaprojecoes.com.br/site/index.php?option=com_content&view=arti cle&id=130:somewhere-sofia-coppola-2010&catid=9:resenha&Itemid= > CINECASULOFILIA. Somewhere. Acesso em 07 de dezembro de 2011. <http://cinecasulofilia.blogspot.com/2011/02/somewhere.html > ELFMAN, Mali. Screencrave: Interview - Director Sofia Coppola for Somewhere. Acesso em 07 de dezembro de 2011. < http://screencrave.com/201012-23/interview-director-sofia-coppola-for-somewhere/ > PARRODE, Rafael Castanheira. Um lugar qualquer (Somewhere). Acesso em 07 de dezembro de 2011. < http://cerradocerebral.blogspot.com/2011/03/um-lugarqualquer-somewhere.html >

Potrebbero piacerti anche