Sei sulla pagina 1di 8

1

LINEAR-HCS
RUA SO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250 Atualizado em 25/10/2006

MANUAL DE INSTALAO - MDULO GUARITA HCS 2005


INTRODUO: A seguir descrio bsica de ligao dos equipamentos HCS 2005, que tm como caractersticas principais: - A MAIOR SEGURANA AO CONDOMNIO devido ao uso de controles hopping code NO CLONVEIS; - TRANQUILIDADE AO INSTALADOR uma vez que os controles remotos programados continuaro comandando a abertura do porto mesmo em caso de danos ou retirada do Mdulo Guarita ou fiao de comunicao. FONTE DE ALIMENTAO: Deve ser utilizada fonte fornecida com o Mdulo. Em caso de manuteno ou necessidade de troca, utilizar fonte com sada regulada de 12 VDC - 300 mA com conector tipo P4, encaixe interno 2,2 mm, terminal positivo no centro. POSIO DE MONTAGEM / FIXAO: Posicionar em local de fcil leitura do LCD (frontal ao porteiro), acionamento dos botes do painel, rpida conexo / desconexo dos cabos de comunicao e alimentao. Recomenda-se a utilizao de suporte acrlico apropriado fornecido pela Linear para ajuste do ngulo de visualizao.

CONEXO AOS RECEPTORES: Cada Mdulo Guarita pode receber at 8 Receptores HCS 2005, interligados entre si e com o mdulo atravs de conectores RJ11 4x4 vias. Ao final sobraro 2 pontos no incio e final da interligao, onde devem ser inseridos resistores de fim de linha de 100 Ohms nas extremidades (fornecidos com o mdulo guarita). Recomenda-se utilizar cabo CCI 2 pares (somente 1 par utilizado), e somente para longas distncias UTP/Patch Cord.

Figura 1: Ligao 1 Mdulo Guarita Receptor(es)

Outro exemplo de instalao mostrado a seguir, onde so utilizadas as duas conexes CAN do Mdulo Guarita.

Figura 2: Ligao 1 Mdulo Guarita Receptor(es)

LIGAO DE MAIS DE UM MDULO GUARITA NA MESMA REDE CAN: Em casos onde haja mais de uma guarita possvel a ligao de Mdulos Guarita na mesma rede CAN. Obs.: Cadastrar os controles sempre no mesmo mdulo e transferir os dados atravs de memria externa.

Figura 3: Ligao de dois Mdulos Guarita Receptor(es)

CONEXES DO MDULO GUARITA HCS 2005

Figura 4: Conexes do Mdulo Guarita HCS 2005

3
CAIXA PARA BOTOEIRAS EXTERNAS: Em casos onde haja grande nmero de acionamentos dos portes atravs dos porteiros aconselhado o uso de uma botoeira remota para preservar as teclas do painel do Mdulo que tm baixa resistncia. Estes acionamentos sero registrados como eventos caso estes botes sejam ligados corretamente ao conector de expanso externa do Mdulo. H entradas para at 6 teclas a serem monitoradas e boto de reset, sadas de sinais lgicos dos alarmes de pnico e acorda porteiro (se no resetados pelo porteiro em tempo pr-determinado) alm do comando lgico do sinalizador acstico (caso deseje ser ligado um mais potente). As 6 teclas esto disponveis no painel do Mdulo de Guarita e podem ser usadas para efetuar acionamentos de sadas de Receptores ou Mdulos de Passagem, ou simplesmente para monitorar outras atividades do porteiro como abertura do porto social por exemplo. A ligao entre o Mdulo e a caixa para botoeiras externas feita atravs de um cabo tipo Flat cable com conectores de 14 vias. A distncia mxima recomendada de 2 metros entre os equipamentos. A Linear HCS dispe de botoeiras externas padro com 3, 5 e 7 teclas. Como os botes utilizados tm duplo contato, um deles transfere a informao de acionamento para registro no Mdulo Guarita (via flat-cable) e o outro contato do mesmo boto pode ser usado como comando para a placa de acionamento do porto (atravs dos conectores de sada do Mdulo Botoeiras).

Figura 5: Esquema de ligao bsico do sistema HCS 2005 incluindo mdulo de botoeiras

MEMRIA EXTERNA: Com capacidade de 16 Mbits permite a cpia das informaes armazenadas no Mdulo Guarita (memria interna). Aps a cpia, a memria externa ter armazenado toda a programao do mdulo Guarita, incluindo labels e relatrios de eventos e dispositivos cadastrados alm de toda a lista de controles cadastrados. Em uma nica pastilha de memria externa, podemos armazenar o contedo de at 8 Mdulos Guarita 2005 distintos. Quando mostradas no display (LCD) do Mdulo, trazem informaes de data e hora da cpia, diferenciando back-ups. Caso a memria externa seja mantida conectada ao Mdulo, o back-up feito automaticamente a cada 6.000 eventos ocorridos em posies diferentes, sempre na mais antiga

4
UTILIZAO DO MDULO GUARITA HCS 2005 COM SISTEMAS DISTINTOS (CONTROLES REMOTOS, TAG ATIVO E CARTO DE PROXIMIDADE): Um nico mdulo guarita pode gerenciar diferentes sistema de controles de acesso simultaneamente, assim, sistemas utilizando controles remotos, TAG ativos e cartes de proximidade podem trabalhar em conjunto em uma mesma instalao. H a possibilidade de ligao de at 8 receptores de cada sistema, ou seja, o mdulo enxerga at 24 receptores desde que respeitado o limite de 8 receptores de cada tipo. Este nmero de receptores pode ser ampliado se houverem receptores com o mesmo endereo fsico na rede CAN (determinados pela combinao das 3 chaves de endereamento existentes nos receptores).

Figura 6: Esquema de ligao do Mdulo Guarita HCS 2005 com diferentes sistemas de controle de acesso

CONEXO COM O PC / CABO SERIAL: O Mdulo Guarita conta com uma porta serial RS232C para comunicao com um PC e com um programa de leitura gratuito fornecido com o equipamento. Outros programas mais complexos sob consulta. Para comunicao com computadores via USB deve ser utilizado um conversor serial / USB apropriado.

CONEXO COM MODEM GPRS: Para visualizao de eventos via Internet utilizar Modem GPRS Linear, sendo necessria a utilizao de chip GPRS (solicite senha para visualizao / testes). Custos para este servio sob consulta.

LINEAR-HCS
RUA SO JORGE, 269 - TELEFONE: 6823-8800 SO CAETANO DO SUL - SP - CEP: 09530-250

MANUAL DE INSTALAO - RECEPTOR HCS 2005


POSIO DE INSTALAO DOS RECEPTORES: Deve-se considerar antes da instalao dos Receptores que o usurio deseja que o controle remoto tenha bom alcance tanto pelo lado externo do porto ao entrar como do lado interno ao sair. O local escolhido pelo tcnico para instalao deve seguir algumas exigncias: - Que seja colocado prximo ao porto evitando longas linhas de conexo de alimentao e contato de abertura; - Boa altura do solo (sugere-se superior a 1,5 m); - Evitar instalao prxima a outros Receptores (recomendado superior a 2 m); - Afastado de grandes massas metlicas e abrigado de umidade ou respingos de gua; - Facilidade de manuteno, evitando que a posio de instalao esteja na rea de abertura da folha do porto; - Evitar que a instalao altere a fachada ou que esteja em local perceptvel por visitantes, como na entrada social; - Sugere-se para melhoria de recepo fazer extenso de antena usando cabos coaxiais RG59 deixando apenas 17 cm do fio interno vivo de cobre descascado e isolado da malha; - Caso haja rampa, clausura ou portes de telas / elementos de construo de ferro ou alumnio que blindam o sinal, verificar posio com cuidado para que tenha bom alcance tanto na parte interna quanto externa, de forma que o vivo da antena esteja a uma altura que ultrapasse a barreira de sinal imposta pelas folhas dos portes. Nos casos onde haja necessidade de tubulao, aconselhamos o uso de tubos galvanizados na rea externa e PVC na interna, evitando deformao do PVC no sol. Canaletas com seus acabamentos devem ser usadas em pequenas extenses nas reas como guarita e outras internas. Caso haja grande dificuldade na passagem dos cabos de comunicao entre o Mdulo Guarita e os Receptores, possvel a utilizao de fiao j existente. CONEXES DO RECEPTOR HCS 2005

Figura 7: Conexes do Receptor HCS 2005

CONECTOR 1 (PRINCIPAL) - 10 VIAS - ALIMENTAO DO RECEPTOR E SADAS DE ACIONAMENTO: O Receptor deve ser alimentado atravs dos fios vermelho e preto do conector com tenso contnua ou alternada de 12 a 24 V. Esta tenso geralmente disponibilizada pelas placas de controle de portes automticos. As quatro sadas so do tipo contato seco de rels com capacidade de 5 A e estaro acionadas independentemente por 0,5 segundos aps o receptor receber sinal de controle remoto vlido (cadastrado). Cada sada correspondente ao boto 1, 2, 3 ou 4 do controle. Os fios relativos sada 1 so de cor amarela, da sada 2 de cor verde, da sada 3 laranja e da sada 4 azul e branco.

6
CONECTOR 2 (MDULO DE PASSAGEM) - 4 VIAS: Atravs desse conector podem ser ligados sensores de piso ou foto clulas para determinar a posio permitida para entrada (LIBERA BOTO 1), sada (LIBERA BOTO 2) e REMOTO, quando os rels do receptor passam a serem controlados exclusivamente por agente externo (PC com software para controle de vagas). Tambm usado para interligao com mdulo de passagem para controle de semforo de fluxo. Para o funcionamento necessria a insero de placa opcional interna. Todas as conexes so isoladas da alimentao do receptor, necessitando fonte externa ou interligao entre os terminais negativos (-). TE (preto) GND; BT1 (azul): LIBERA BOTO 1 Faz com que o boto 1 dos controles remotos no sejam recebidos pelo receptor quando houver 12V neste pino EM RELAO AO PINO TE. Pode ser ligado ao contato NF da foto-clula 1 (com o contato comum da foto-clula alimentado em 12VDC); somente permite a recepo do boto 1 do tx com a presena de veculo na linha da foto-clula, quando NO H sinal 12 VDC neste pino; BT2 (laranja): LIBERA BOTO 2 Faz com que o boto 2 dos controles remotos no sejam recebidos pelo receptor quando houver 12V neste pino EM RELAO AO PINO TE. Pode ser ligado ao contato NF da foto-clula 2 (com o contato comum da foto-clula alimentado em 12VDC); somente permite a recepo do boto 2 do tx com a presena de veculo na linha da foto-clula, quando NO H sinal 12 VDC neste pino; COM (vermelho): REMOTO Quando houver 12VDC EM RELAO AO PINO TE faz com que o receptor no acione o respectivo rel, apesar do receptor receber o sinal de um tx cadastrado e enviar os dados ao mdulo guarita e posteriormente a um PC. O comando para acionamento do rel depender do controle de vagas feito por um software a cargo de um PC. CONECTORES 3 E 4 (CAN / EXTENSO) - LIGAO COM MDULO DE GUARITA: O sistema de comunicao serial entre os equipamentos do tipo CAN, muito robusto, que pede cabos padro UTP ou patch cord (par tranado), que so do mesmo padro de cabos de rede de computadores, comumente de capa azul. A distncia pode ser em muitos casos superior a 1.000 m. Porm mesmo utilizando-se cabos comuns CCI de 2 pares no h at o momento relatos de problemas na instalao. As ligaes devem ser feitas com uso de conectores padro RJ11 de 4x4 vias crimpados ao cabo atravs de alicate especial (referncias de fabricantes de cabos e alicates podem ser obtidas com a Linear HCS). Apesar de no recomendado, pode-se usar a fiao original de botoeiras, j que a funo de abertura pelo porteiro poder ser feita pelo boto no painel do Mdulo Guarita ou Mdulo Botoeiras (opcional), dispensando o boto anterior. A ligao entre os equipamentos do tipo varal, ou seja, os cabos partem do equipamento mais distante ao mais prximo dele, partindo da um novo cabo ao prximo equipamento. Desta forma, os 2 equipamentos mais distantes tero apenas um cabo conectado e os demais 2 cabos. Deve-se instalar resistores de terminao de 100 Ohms (fornecidos com o Mdulo Guarita) nos finais de linha. CONECTOR 5 (RF): fornecida originalmente antena com conexo rpida, tipo F com 17cm. Para melhoria da recepo, fazer antena com cabo coaxial RG59.

DIP SWITCHES DE SELEO - ENDEREAMENTO DOS RECEPTORES (CAN): At 8 receptores de um mesmo tipo podem ser ligados a um nico Mdulo Guarita HCS 2005 e so endereados fisicamente na rede CAN atravs da combinao de 3 chaves existentes em cada um deles. Podero ser repetidos endereos aumentado o nmero de receptores numa mesma rede CAN. Quando da programao de controles remotos no Mdulo Guarita os receptores com endereos de 1 a 8 sero representados seqencialmente na linha 3 do display para cada receptor. O controle remoto que est sendo cadastrado funcionar nos receptores onde houver S selecionado.

ENDEREO 1

SNNNNNNN

ENDEREO 3

NNSNNNNN

7
DIFICULDADES NA RECEPO: - Em casos de baixa distncia de recepo, pode-se fazer extenso para antena atravs de cabo coaxial e conectores tipo F, verificando atravs de testes o melhor local para instalao da antena sem necessidade de remover o receptor. Havendo persistncia de recepo ruim verificar: -Se h outros receptores instalados prximos, deslig-los e retir-los para ver h melhoria, e se positivo desativ-los ou verificar novo posicionamento com distncia superior a 2 m para diminuir interferncias geradas por circuitos de oscilao local. Mesmo desligados, alguns receptores diminuem a sensibilidade devido ao tipo de filtro utilizado; - Equipamentos de TV a cabo ou transformador de energia em poste prximo. Este defeito normalmente aparece em dias midos onde emendas ou conectores mal isolados geram vasta gama de RF na redondeza afetando os receptores. - Moduladores de cmeras na guarita para antena coletiva tambm podem gerar interferncias devido a problemas de emendas. - Sensores de alarme sem fio, que transmitem na mesma freqncia de 433,92MHz . Caso ainda assim continue a interferncia, a troca da placa de recepo interna por um modelo blindado no receptor poder resolver o problema, contatar a Linear HCS.

PLACA INTERNA PARA MDULO DE PASSAGEM (OPCIONAL): Para sistemas com controle de vagas solicitar kit para controle de vagas, composto pelos conectores 2 e 6, placa interna para mdulo de passagem e cabo de ligao.

Figura 8: Kit de controle de vagas (p/ utilizao com Mdulo de Passagem Linear HCS)

8
ESQUEMA DE LIGAO UTILIZANDO FOTO-CLULAS:

Figura 9: Kit de controle de vagas (p/ utilizao com Foto-clulas)

ESQUEMA DE LIGAO UTILIZANDO MDULO DE PASSAGEM:

Figura 10: Kit de controle de vagas (p/ utilizao com Mdulo de passagem)

Potrebbero piacerti anche