Sei sulla pagina 1di 4

Questo 49

No perodo denominado Baixa Idade Mdia, houve desenvolvimento do comrcio e florescimento de cidades. O crescimento econmico da Europa ocidental intensificou-se com a expanso ultramarina do sculo XV. Considera-se essencial para tal expanso: a) a crise e o enfraquecimento comercial das cidades-estados italianas, fornecedoras na Europa dos produtos orientais. b) a centralizao do poder poltico e a possibilidade de investimento de recursos monetrios estatais em expedies martimas. c) a ocupao de Constantinopla pelos turcos otomanos e o fim dos contatos pacficos entre o Ocidente e o Oriente. d) a abundncia de metais na Europa e o crescimento de circulao monetria em condies de financiar empreendimentos dispendiosos. e) a ruptura da unidade crist do Ocidente e a formao de religies crists adaptadas tica da acumulao capitalista.

a) a oposio que sofreria por parte de seus alunos e colegas da Universidade de Pisa, onde lecionava. b) ser considerado um plagiador das idias heliocntricas defendidas por Coprnico e por alguns sbios florentinos. c) que seus pressupostos geocntricos contribussem para aumentar as hostilidades contra a Igreja Catlica. d) que seus superiores o expulsassem da Ordem dos Franciscanos, qual pertencia desde a adolescncia. e) ser acusado de heresia e ter de enfrentar o poderoso Tribunal do Santo Ofcio, mantido pela Igreja.

alternativa E
Galileu, assim como Coprnico, defendia o sistema heliocntrico e considera-se que esta concepo poderia causar problemas com as concepes defendidas pela Igreja na poca.

Questo 51
Adam Smith, autor de A Riqueza das Naes (1776), referindo-se produo e aquisio de riquezas, observou: No com o ouro ou a prata, mas com o trabalho que toda a riqueza do mundo foi provida na origem, e seu valor, para aqueles que a possuem e desejam troc-la por novos produtos, precisamente igual quantidade de trabalho que permite algum adquirir ou dominar. Os pontos de vista de Adam Smith opem-se s concepes a) mercantilistas, que foram aplicadas pelos diversos estados absolutistas europeus. b) monetaristas, que acompanharam historicamente as economias globalizadas. c) socialistas, que criticaram a submisso dos trabalhadores aos donos do capital. d) industrialistas, que consideraram as mquinas o fator de criao de riquezas. e) liberais, que minimizaram a importncia da mo-de-obra na produo de bens.

alternativa B
Considera-se que o processo de centralizao poltica dos Estados Modernos propiciou recursos que puderam ser mobilizados em escala nacional e desta forma permitiram financiar os empreendimentos martimos.

Questo 50
... tenho sido, durante muitos anos, um aderente teoria de Coprnico. Isto me explica a causa de muitos fenmenos que so ininteligveis por meio de teorias geralmente aceitas. Eu tenho coligido muitos argumentos para refutar estas ltimas, mas eu no me arriscaria a lev-los publicao. H muito tempo que estou convencido de que a Lua um corpo como a Terra. Descobri tambm uma multido de estrelas fixas, a princpio invisveis, ultrapassando mais de dez vezes as que se podem ver a olho nu, formando a Via Lctea.
(Carta de Galileu a Kepler, 1597.)

Galileu no se arriscava a publicar essas idias por temer

alternativa A
Adam Smith um crtico do mercantilismo que,

histria 2
entre outros aspectos, associava a riqueza de um pas ao acmulo de metais preciosos.

Questo 52
As razes da 1 Guerra Mundial encontram-se, em grande parte, na histria do sculo XIX. Pode-se citar como alguns dos fatores que deram origem ao conflito desencadeado em 1914 a) a concentrao da industrializao na Inglaterra e o escasso crescimento econmico das naes do continente europeu. b) a emergncia de ideologias socialistas e revolues operrias que desajustaram as relaes entre os pases capitalistas. c) a derrota militar da Frana pela Prssia, no processo de unificao alem, e a incorporao da Alscia e da Lorena Alemanha. d) o confronto secular entre a Frana e a Inglaterra e a crise da economia inglesa provocada pelo bloqueio continental. e) a poltica do equilbrio europeu, praticada pelo Congresso de Viena, e o fortalecimento militar da Rssia na Pennsula Balcnica.

mundial das economias capitalistas na fase monopolista. e) o fardo do homem branco, um empreendimento europeu, procurando expandir a civilizao na frica.

alternativa D
No decorrer do sculo XIX, a industrializao deixa de ser um fenmeno exclusivamente britnico. acirrada a concorrncia entre as potncias industriais por fontes de matrias-primas, mercados de consumo e reas onde pudessem investir capitais excedentes. Esse conjunto de interesses concorrentes e conflitantes est na origem do imperialismo naquele perodo.

Questo 54
Um carro esporte Mazda desenhado na Califrnia, financiado por Tquio, o prottipo criado em Worthing (Inglaterra) e a montagem feita nos Estados Unidos e Mxico, usando componentes eletrnicos inventados em Nova Jrsei, fabricados no Japo (...) As roupas japonesas, consumidas no mercado americano, so fabricadas em Hong Kong, Taiwan, Coria do Sul e Cingapura (...) Os objetos transformaram-se em compostos resultantes da combinao de pedaos dispersos aleatoriamente pelo planeta.
(Renato Ortiz. Cultura e Mundializao.)

alternativa C
Um dos importantes fatores para a ecloso da Primeira Guerra Mundial foi a rivalidade poltica entre a Frana e a Alemanha aps a derrota francesa na Guerra Franco-prussiana. Articularam-se dois blocos de alianas: a Trplice Entente (Frana, Inglaterra e Rssia) contra a Trplice Aliana (Alemanha, ustria-Hungria e Itlia).

Questo 53
Com a publicao do livro do economista ingls Hobson, Imperialismo, um estudo, em 1902, difundiu-se o significado moderno da expresso imperialismo, que passou a ser entendido como a) um esforo despendido pelas economias centrais, no sentido de promover as economias perifricas. b) a condio prvia e necessria ao incremento do desenvolvimento industrial nos pases capitalistas. c) um acordo entre as potncias capitalistas, visando dividir, de forma pacfica, os mercados mundiais. d) a expanso econmica e poltica em escala

A situao descrita no texto pode ser explicada a) pela competio em mbito mundial, que fez com que as grandes empresas descentralizassem a produo, visando o aumento da produtividade e da lucratividade. b) pela melhor distribuio de renda entre os habitantes do planeta, o que deu origem a novos consumidores, mais exigentes quanto qualidade dos produtos. c) pelo multiculturalismo, uma vez que as empresas vendem os seus produtos em diferentes pases, o que as obriga a levar em conta gostos e hbitos diversos. d) pelo crescimento da preocupao com os recursos naturais do planeta, o que incentivou a busca de novas fontes de matrias-primas e locais de produo. e) pela ao coordenada de governos de pases ricos e de pases em desenvolvimento, que visa estabelecer uma diviso econmica mais

histria 3
equilibrada em mbito internacional.
principalmente aos Distritos do Ouro e Diamantes.)

alternativa A
O texto expressa uma das facetas da chamada globalizao econmica na qual produo, distribuio e consumo ocorrem em escala planetria.

Questo 55
Na Idade Moderna, o processo de colonizao europia das regies do continente americano no foi uniforme. Pode-se distingui-las em reas de a) colnia de povoamento, ocupada por contingentes de escravos africanos, e de colnia de explorao indgena. b) colnia de explorao, baseada na escravido e na grande propriedade agrcola, e de colnia de povoamento. c) produo e de exportao de mercadorias manufaturadas e de importao de matrias-primas europias. d) domnios polticos, com a submisso da populao local, e de domnios econmicos, sendo garantida a liberdade indgena. e) explorao econmica de recursos naturais e de catequese das populaes nativas por missionrios cristos.

Segundo as observaes do viajante ingls, os efeitos imediatos da decadncia da extrao aurfera em Minas Gerais foram a) a esterilizao do solo mineiro e a queda da produo agropecuria. b) a crise econmica e a consolidao do poder poltico das antigas elites mineiras. c) a instalao de manufaturas e a suspenso dos impostos sobre as riquezas. d) a converso agrcola da economia e o esvaziamento demogrfico da provncia. e) a interrupo da explorao do ouro e a decadncia das cidades.

alternativa D
No final do sculo XVIII ocorrem o esgotamento das jazidas e a conseqente decadncia da minerao. No conjunto, a regio voltou-se para a economia de subsistncia. A economia brasileira iria recuperar-se nas primeiras dcadas do sculo XIX com a economia cafeeira.

Questo 57
Os processos de independncia das Amricas espanhola e portuguesa tm em comum a a) decretao do fim do pacto colonial, em funo da presena das cortes espanhola e portuguesa em terras americanas. b) ausncia de lutas, evitada pela atuao decidida dos proprietrios de escravos negros, que temiam revoltas como a que ocorrera no Haiti. c) conservao das casas dinsticas, apesar da ruptura com as antigas metrpoles europias. d) fragmentao poltica, com significativa alterao das fronteiras vigentes na poca colonial. e) preservao dos interesses da aristocracia agrria, que continuava a controlar o poder poltico.

alternativa B
Tradicionalmente, consagrou-se designar os estabelecimentos coloniais europeus nas Amricas em dois grandes grupos: colnias de explorao e colnias de povoamento. As primeiras deviam complementar a economia da metrpole, enquanto as segundas caracterizavam-se, entre outros aspectos, por dar importncia economia de subsistncia e possurem instituies de autogoverno. Esta ltima caracterizao corresponderia s colnias inglesas da Nova Inglaterra.

Questo 56
J se verificando nesta poca a diminuio dos produtos das Minas, viu-se o capito Bom Jardim obrigado a voltar suas vistas para a agricultura (...) Seus vizinhos teriam feito melhor se tivessem seguido exemplo to louvvel em vez de desertar o pas, quando o ouro desapareceu.
(John Mawe. Viagens ao Interior do Brasil,

alternativa E
No processo de emancipao poltica da Amrica Latina, preservaram-se a grande propriedade e a economia voltada para o mercado externo.

Questo 58
Observe a tabela e responda.

histria 4
So Paulo Indstria. Ano 1907 1920 1929 N. empresas 326 4145 6929 N. operrios 24.186 83.998 148.376 e) a ruptura entre civis e militares, que culminou com o assassinato do poltico e jornalista Carlos Lacerda.

alternativa C
Considera-se que o nacionalismo econmico de Getlio Vargas teria acirrado as disputas polticas, que resultaram numa grave crise com o suicdio do Presidente da Repblica. Atribui-se a Vargas a autoria de uma carta-testamento na qual acusa os setores polticos que se opunham sua postura nacionalista.

Fonte: Silva, S. Expanso Cafeeira e Origens da Indstria no Brasil.

Os dados da tabela esto relacionados a) poltica econmica da poca que, por meio de incentivos fiscais, criou um plo industrial na cidade de So Paulo e arredores. b) aos capitais disponveis, provenientes dos lucros gerados pelo caf, que passaram a ser aplicados em outras atividades econmicas, entre elas a indstria. c) decadncia do modelo agroexportador, motivada pelo esgotamento do solo das reas cafeeiras. d) s migraes internas, que se acentuaram significativamente no incio do sculo XX, com intenso xodo das reas rurais para as cidades. e) busca de auto-suficincia do pas, considerada na poca uma questo essencial para a soberania e a segurana nacional.

Questo 60
Observe a charge e assinale a alternativa correta.

alternativa B
Considera-se que a cafeicultura propiciou a existncia de divisas, a expanso do mercado consumidor e capitais que puderam ser investidos nas atividades industriais.
Charge de Fortuna. (Correio da Manh, 17.04.1966, p. 6.)

Questo 59
O segundo governo de Getlio Vargas (1951-1954) terminou com o suicdio do presidente. Contribuiu para a crise poltica desse governo a) o fechamento do Congresso, que acabou por unir, numa frente ampla, os defensores dos ideais democrticos. b) o apoio do presidente aos polticos da UDN (Unio Democrtica Nacional), favorveis organizao de um golpe para mant-lo no poder. c) a poltica econmica adotada, de cunho nacionalista, da qual um dos marcos foi a criao da Petrobrs, em 1953. d) a srie de convulses sociais provocadas pela inflao, com movimentos grevistas organizados pelo Partido Comunista, ento na legalidade.

a) O processo de fechamento poltico, iniciado durante o Estado Novo, atingiu seu auge na dcada de 1960. b) O Ato Institucional n. 5 cassou o direito de voto no s dos analfabetos, como tambm dos demais brasileiros. c) Durante o regime ditatorial dos militares, apesar da falta de participao poltica, houve significativo avano na distribuio de renda. d) A Constituio de 1988 assegurou, pela primeira vez na histria brasileira, o direito de voto para os analfabetos. e) A campanha pelas diretas-j, com apoio popular e da imprensa, conseguiu restabelecer o voto direto para presidente.

alternativa D
A Constituio de 1988 consagrou o voto para os analfabetos e o tornou facultativo aos maiores de dezesseis anos.

Potrebbero piacerti anche