Sei sulla pagina 1di 40

Autor: Alex Pimentel

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM SAP AG©, Petronect©, IBM© e Java© são marcas

SAP AG©, Petronect©, IBM© e Java© são marcas registradas.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 2 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Nota sobre direitos autorais:

Este

e-book

é

de

autoria

de

Alex

Pimentel, sendo

comercializado

diretamente

através

 

do

site

www.grandesprojetos.com

ou

através

do

site

de

leilões

Mercado Livre: www.mercadolivre.com.br, mediante contato através do email: pimentel-alex@hotmail.com diretamente pelo autor. No Mercado Livre, somente o usuário GROZA é que tem autorização para comercializar este e-book. Nenhum outro usuário/email e/ou empresa está autorizada a comercializar este ebook.

Ao adquirir este ebook você tem o direito de lê-lo na tela do seu computador e de imprimir quantas cópias desejar. É vetada a distribuição deste arquivo, mediante cópia ou qualquer outro meio de reprodução, para outras pessoas. Se você recebeu este ebook através do e-mail ou via ftp de algum site da Internet, ou através de um CD de Revista, saiba que você está com uma cópia pirata, ilegal, não autorizada, a qual constitui crime de Violação de Direito Autoral, de acordo com a Lei 5988. Se for este o caso entre em contato com o autor, através do e-mail webmaster@grandesprojetos.com, para regularizar esta cópia. Ao regularizar a sua cópia você irá remunerar, mediante uma pequena quantia, o trabalho do autor e incentivar que novos trabalhos sejam disponibilizados. Se você tiver sugestões sobre novos cursos que gostaria de ver disponibilizados, entre em contato pelo e-mail:

webmaster@grandesprojetos.com.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 3 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 4 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

VOCÊ SÓ PODE USAR ESTE E-BOOK SE VOCÊ COMPROU ELE

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

DIRETAMENTE COM O AUTOR:

ESTE E-BOOK NÃO PODE SER FORNECIDO EM UM CD OU DVD DE NENHUMA REVISTA

SE VOCÊ OBTEVE UMA CÓPIA DESTE E-BOOK ATRAVÉS DO E-MULE, KAZAA, MORPHEUS OU OUTRO PROGRAMA DE COMPARTILHAMENTO, SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ COM UMA CÓPIA ILEGAL, NÃO AUTORIZADA

USAR UMA CÓPIA NÃO AUTORIZADA É CRIME DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS, COM PENA PREVISTA DE CADEIA

PIRATARIA É CRIME, COM PENA DE CADEIA. EU AGRADEÇO PELA SUA HONESTIDADE. SE VOCÊ COMPROU UMA CÓPIA DESTE CURSO, DIRETAMENTE EM WWW.GRANDESPROJETOS.COM OU DIRETAMENTE COM O AUTOR, NÃO DISTRIBUA CÓPIAS PARA OUTRAS PESSOAS.

SE VOCÊ BAIXOU UMA CÓPIA DESTE ARQUIVO USANDO UM SOFTWARE TAL COMO O E-MULE OU O KAZAA, SAIBA QUE VOCÊ ESTÁ COM UMA CÓPIA PIRATA, ILEGAL. USAR UMA CÓPIA ILEGAL É CRIME DE VIOLAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS.

ESTE ARQUIVO NÃO PODE SER DISTRIBUIDO GRAVADO EM UM CD OU DVD DE REVISTA OU LIVRO. A ÚNICA MANEIRA DE OBTER ESTE ARQUIVO É COMPRANDO DIRETAMENTE COM O AUTOR OU ATRAVÉS DO SITE WWW.GRANDESPROJETOS.COM

SE VOCÊ RECEBEU UMA CÓPIA ILEGAL DESTE ARQUIVO, NÃO ADQUIRIDA DIRETAMENTE PELOS MEIOS DESCRITOS NO INÍCIO DA PÁGINA, ENTRE EM CONTATO E REGULARIZE A SUA CÓPIA.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 5 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

PRÉ-REQUISITOS PARA O CURSO

Pré-requisitos:

Este curso não tem pré-requisitos.

Objetivos:

O objetivo principal do curso SAP Logística & SCM – é capacitar profissionais (Consultores, usuários SAP e demais interessados) a terem uma formação inicial de Logística e do Módulo Logística no SAP no que se refere a Transporte e Administração e Estoques.

A quem se destina:

Este treinamento visa capacitar interessados em obter noções da aplicação SAP e informações que o capacitem a decidir quais as melhores alternativas de trabalho. Profissionais de áreas funcionais, TI e negócios, tais como: almoxarifado, faturistas, contadores, vendedores, compradores, engenheiros, administradores de processos produtivos, analistas de negócios, analistas de sistemas, técnicos, consultores e demais usuários interessados.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 6 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

ÍNDICE DO CURSO:

Introdução

8

Módulo 1 – Introdução a Logística

09

Lição 1 – Porque Logística é um assunto complexo?

9

Lição 2 – O que é Logística?

12

Lição 3 – Custo Fixo e Custo Variável

13

Lição 4 – Classificação ABC

15

Lição 5 – Foco de Logística

16

9

Lição 7 – Rede de Suprimento

20

Lição 8 – Portos no Brasil

22

Lição 9 – Depósito e Armazenagem

28

29

31

Lição 12 – Diferenciais do SAP Módulo Logística

34

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 7 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Introdução

Este curso possibilitará um amplo aprendizado e uma visão geral de Logística, como o conceito de Logística, custos em Logística, administração de materiais e transporte .. Com o domínio das ferramentas apresentadas neste curso, o amigo leitor será capaz de identificar as melhores alternativas de trabalho, trabalhando como operador ou como um consultor iniciante nas diversas áreas específicas da aplicação. Assim, desta forma o seu conhecimento de processos de negócios e de áreas específicas serão enormemente alavancados.

Módulo 1: Neste módulo será apresentada uma visão geral da Logística, sua utilização e o sistema de Logística Industrial e de Suprimento. Será visto também como resolver problemas Logísticos, Classificação ABC, conceitos de depósito e armazenagem, além de comentários sobre os portos no Brasil e Rede de Suprimento. Em seguida será mostrado os diferenciais do Módulo Logística no SAP e por fim será visto as principais telas do SAP Logística e um Glossário de termos. É o meu mais sincero desejo que este curso possa ser de grande utilidade para você, ajudando-o a utilizar todos os recursos disponíveis neste fantástico Sistema, que é o SAP. Um bom estudo e muito sucesso!

Para enviar suas dúvidas referentes aos assuntos e exemplos abordados neste curso, para enviar sugestões de alterações/correções, para sugerir novos cursos, para criticar e para elogiar, é só entrar em contato pelo e-mail:

webmaster@grandesprojetos.com

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Introdução Este curso possibilitará um amplo aprendizado e

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 8 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO A LOGISTICA

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO A LOGISTICA “A desordem

“A desordem nasce da ordem, covardia origina-se da coragem e a fraqueza nasce da força. A ordem e a desordem dependem da organização e da logística, a coragem e a covardia dependem das circunstâncias ou da vantagem estratégica, a força e a fraqueza, dependem das disposições.” Sun Tzu- A arte da

guerra complexo?
guerra
complexo?

Neste curso você terá uma visão geral dos processos logísticos de uma empresa de forma integrada e simples e ao final comentários baseados no aplicativo de gestão SAP. Para complementar o aprendizado, consulte o Glossário no final do curso e o item Logística no SAP que irá ajudá-lo muito para melhorar a expectativa e o aprendizado geral.

Lição 1 – Porque a Logística é um assunto

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM MÓDULO 1 – INTRODUÇÃO A LOGISTICA “A desordem

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 9 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Um volante de Fórmula 1 custa em torno

Um volante de Fórmula 1 custa em torno de US$ 100 mil

Você já deve ter visto na televisão uma corrida de Fórmula 1. Entretanto, para manter toda aquela estrutura montada num circuito requer uma Logística Complexa e uma grande organização. São 19 corridas realizadas em 03 continentes (cada país requer um visto de entrada no passaporte). Os pilotos são de diversas nacionalidades. Em apenas 15 dias toda a infraestrutura é transportada para outro país. Numa troca de pneus “pit stop” é necessário 15 pessoas e pode ser realizada duas vezes ou mais numa corrida. Todo o layout dos boxes, dos espaços das equipes, das emissoras de TV é muito organizado e sinalizado. Em cada novo circuito entra uma nova configuração para o carro. São ajustes que vão desde a calibragem dos pneus até o torque dos motores e suspensão. O material é transportado em containeres que podem ir de navio ou de avião. Tudo

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 10 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

isto num amplo checklist que vai desde 3.000 garrafas de água mineral a uma

extensa lista de equipamentos sensíveis dos carros. Algumas equipes levam 03

carros e seis motores e uma bateria de pneus. Tudo fica num local específico para

que os mecânicos não percam tempo “procurando” uma informação ou um

equipamento ou componente. Detalhe, os macacões dos pilotos e mecânicos são à

prova de fogo.

Para o domínio da Logística Geral e da Logística deste exemplo é necessário:

Informação – Sigilos de acesso ao material transportado além do conhecimento

técnico específico para cada tipo de material transportado.

Capacitação Constante – Capacitação contínua para ser ou trabalhar como um

operador logístico.

Infraestrutura – Vai desde equipamentos até meios de transporte e manutenção

de estradas e portos.

Tempo – O custo do transporte aumenta quando o tempo de entrega é maior.

Quanto maior o tempo, maior o custo.

Distâncias – O custo do transporte é proporcional à distância percorrida.

Segmento – Para cada segmento existe um meio de armazenagem e método

transporte específico.

Variáveis – Localização, segurança, emergência, alojamento e trânsito. No quesito

varáveis se pode chegar até a responsabilidade ambiental e social.

Detalhe: Na Logistica Desportiva as competições têm sido mais disputadas e o público cada vez mais
Detalhe: Na Logistica Desportiva as competições têm sido mais
disputadas e o público cada vez mais exigente.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 11 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Lição 2 – O que é Logística?

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Lição 2 – O que é Logística? Segundo

Segundo o Wikipedia:

“A

Logística

é

a

área

da

gestão

responsável por prover recursos,

equipamentos e informações para a execução de todas as atividades de

uma empresa.”

A visão da Logística é uma visão de “como um todo” e não apenas entrega

e

armazenagem. O acompanhamento Logístico vai desde a avaliação de níveis de

vendas até o controle de recursos materiais, financeiros e de pessoal.

Pela definição do Council of Supply Chain Management Professionals, "Logística é a

parte do Gerenciamento da Cadeia de Abastecimento que planeja, implementa e

controla o fluxo e armazenamento eficiente e econômico de matérias-primas,

materiais semi-acabados e produtos acabados, bem como as informações a eles

Sites: www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 12 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

relativas, desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o propósito de

atender às exigências dos clientes" (Carvalho, 2002, p. 31).

Lição 3 – Custo Fixo e Custo Variável

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM relativas, desde o ponto de origem até o

Em cada meio ou tipo de transporte encontramos os custos fixos e os custos

variáveis. Além dos tipos de transporte abaixo ainda existe o transporte intermodal

(múltiplos meios) e o de entrega expressa (correios) e em cada método de

transporte existem os custos fixos como o de Administração, mão de obra de

limpeza e vigilância.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 13 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Tabela

MÉTODO DE

CUSTOS FIXOS

CUSTOS VARIÁVEIS

TRANSPORTE

Ferroviário

Altos custos fixos:

Depende

da

quantidade

estradas de ferro,

da carga.

locomotivas, mão-de-

obra, vagões e pátios de

 

manobras

Rodoviário

IPVA, Seguros,

Variável: distância

depreciação e motorista.

percorrida. Custos

variáveis com

 

Combustível, pneus,

manutenção e pedágio.

Hidroviário e Marítimo

Custos medidos por

dia

Variáveis quando há

de viagem

Atrasos nos portos,

alfândegas e o

 

gerenciamento dos

contêineres

 

principalmente nos

embarques internacionais.

Aeroviário

Custos medidos por hora

Variáveis quando em

de vôo. Altos custos fixos,

períodos de pico ou datas

principalmente com

comemorativas.

 

manutenção e com

combustível.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 14 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Lição 4 – Classificação ABC

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Lição 4 – Classificação ABC A Classificação ABC

A Classificação ABC ou Curva ABC do inglês (ABC Inventory Classification)

ou 80 -20 por definição é:

“A curva ABC é um método de classificação de informações, para que se

separem os itens de maior importância ou impacto, os quais são

normalmente em menor número (Carvalho, 2002, p. 226).”

É uma maneira de categorizar ou “ranquear” produtos. Esta metrificação parte do

princípio que os produtos mais vendidos não podem ficar em falta no estoque.

Assim sendo, você precisa fazer uma estimativa de vendas “antecipada” para a

reposição do estoque, principalmente dos produtos classificados como A (maior

rotatividade ou maior valor em estoque).

Algumas empresas utilizam A, B, C, C-

A 80,% B = 15%, C = 4%, C = 1%

Em montantes de vendas isto representa numa movimentação mensal

de

R$

100.000,00:

A= R$ 80.000,00

B = R$ 15.000,00

C = R$ 4.000,00

C- = R$ 1.000,00

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 15 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Também se deve levar em conta no tocante ao reabastecimento do material:

Escassez do material no mercado – Existem períodos de baixa oferta e alta

oferta do produto no mercado.

Problemas de qualidade e especificações de material – Caso a qualidade do

material seja diferente da compra anterior, os clientes podem rejeitar o produto.

Capital ou crédito disponível para investimento – Também é necessário ter

capital para repor estoques. Empresas com dificuldades para receber pagamentos

de clientes vão encontrar dificuldades para repor estoque.

Influência do item no comportamento do cliente – Caso haja a falta do item o

cliente resolve não compar mais na empresa.

Lição 5 – Foco de Logistica

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Também se deve levar em conta no tocante

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 16 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Muitas são as empresas que se focam em “atendimento”. Mas atendimento na

verdade é atender às expectativas e exigências do cliente. Se o material não for

entregue no prazo combinado, nas condições adequadas de nada vale oferecer o

“cafezinho” ou ter o “sorriso no rosto”. Dentre as principais avaliações na

“competitividade geral”, podemos citar:

Prazo de Entrega – Muitas empresas têm prioridade no prazo de entrega para

repor os seus estoques, principalmente empresas industriais.

Escolha da Transportadora – Ser rápida é um quesito essencial para qualquer

transportadora. Entretanto muitas empresas preferem certas transportadoras por

conhecer os seus serviços e por causa da rapidez e o compromisso com o prazo de

entrega. Outro fator importante é a questão do risco (com relação à marca da

empresa) ou de extravios e atrasos de entregas e a habilitação para transportar

produtos perigosos, caso precise.

Ausência de Avarias – É muito importante também o cuidado no transporte.

Avarias geram trocas, devoluções ou cancelamentos de pedidos.

Rapidez na Comunicação – Outro requisito essencial, principalmente quando há

problemas na entrega ou dúvidas.

Prazo de Pagamento de Faturas – É outro fator importante.

Embalagem Adequada – Mercadorias fora da embalagem ou método de

transporte podem causar avarias na mercadoria ou ainda acidentes.

Forma de Entrega – Uma entrega “fora do horário do recebimento” ou “de

qualquer jeito” pode causar devolução ou cancelamento de pedido.

Frequência de Visita – Vai desde entregas programadas a visitas de vendedores

Oferecendo o Mix de Serviços ou promoções da transportadora.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 17 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Lição 6 – Sistema de Logística Industrial

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Lição 6 – Sistema de Logística Industrial É

É a parte da Logística Empresarial responsável pela gestão e operação de todos os

fluxos de informações e materiais, ligando fornecedores e seus clientes.

Em 481 a.C. o exército Persa foi o primeiro a utilizar uma grande frota de navios de

transporte em uma expedição contra os gregos, com planejamento logístico. Esse

fato inspirou conquistadores como Júlio César, Napoleão, Alexandre O Grande e

outros.

“Alexandre O Grande já usava nas suas guerras o planejamento logístico: nele

incluía o uso de engenheiros, contramestres, equipe de estudos estratégicos,

cavalaria e infantaria. Essas equipes tinham a função de analisar como destruir a

resistência das cidades a serem atacadas; comprar mantimentos armazená-los e

conservá-los em pontos estratégicos do trajeto das tropas; planejar tempo de

deslocamento e distâncias a serem alcançadas diariamente e desenvolver novas

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 18 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

armas de combate. Tudo isso permitiu que seu exército fosse o mais móvel e rápido

da época.(SAMPAIO,2008)”

Assim sendo, na Logística Industrial, um atraso pode gerar um atraso em toda

cadeia produtiva.

Cadeias produtivas que necessitam de Logística Industrial:

Agro-Pecuária

Alimentos e Bebidas

Automóveis, Autopeças, Máquinas e Equipamentos

Bens de Consumo

Bens de Consumo Duráveis

Calçados

Comunicação

Eletro-Eletrônicos

Entidades Governamentais e Associações

Farmacêutica e Cosméticos

Materiais e Construção

Prestadores de Serviços – 3PL

Química e Petro-Química

Siderurgia e Mineração

Supermercados/Hipermercados

• Têxtil e Vestuário • Varejo e Atacado Detalhe: Na Logistica Industrial a excelência é exigida
Têxtil e Vestuário
Varejo e Atacado
Detalhe: Na Logistica Industrial a excelência é exigida em todo o
processo produtivo.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 19 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Lição 7 - Rede de Suprimento

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Lição 7 - Rede de Suprimento A Rede

A Rede ou Logística de Suprimentos trata-se de um processo da Logística

Industrial. Para se trabalhar adequadamente com a Logística de Suprimentos para

que ela otimize toda cadeia produtiva é necessário:

Fazer um redesenho dos processos de Suprimentos;

Avaliar o modelo atual de Compras;

Implementação ou Negociação de Contratos de Fornecimento;

Realizar Simulações de movimentações e distribuições.

Feito isso é preciso gerenciar ou acompanhar outros setores que podem influenciar

no processo da Logística de Suprimento:

Sites: www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 20 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Marketing – Apesar da expansão industrial (principalmente no Brasil, China, Índia

e Rússia) vender sempre foi um assunto complexo. O consumidor é cada vez mais

exigente e os produtos melhores e com preços mais acessíveis. Neste sentido, o

marketing, principalmente para atacadistas têm se tornado cada vez mais

complexo e baseado em estudos e pesquisas.

Produção – A produção passa a ser estratégica, pois ela definirá o sucesso ou

insucesso da marca ou organização.

Logística – A Logística fica então encaixada num contexto global com cenários

mais complexos e mais variáveis para se controlar, torna-se necessária a visão

holística da cadeia, pois certamente essa é única forma de sobrevivência.

E os suprimentos podem ser classificados como:

Matérias-primas necessárias para fabricação de um produto;

Equipamentos ou peças de composição de um produto;

Peças de reposição de equipamentos;

Os produtos de um comércio/serviço;

Mix de produtos de um varejista;

Materiais de apoio da produção;

Informação;

Mão de Obra;

Alimentos;

Material para reciclagem;

Materiais não-produtivos;

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 21 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Lição 8 – Portos no Brasil

No Brasil é ampla a lista de portos e terminais portuários no Brasil. Alguns portos

como o de Salvador, remonta do período colônia do Brasil.

Portos Marítimos

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Lição 8 – Portos no Brasil No Brasil

Porto de Barra dos Coqueiros - Aracaju (SE)

Já o Porto de Santos é o conhecido porto de Negócios do Brasil. Por ele passam:

55% DO PIB DO BRASIL

Influi sobre os estados de São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do

sul, Goiás e países do Mercosul.

49% DA PRODUÇÃO NACIONAL

A área de seus negócios concentra a maior parte da produção agrícola de

exportação e os mais importantes pólos industriais brasileiros.

45% DO MERCADO DE CONSUMO

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 22 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Serve uma área que concentra quase metade dos consumidores brasileiros.

Fonte: Site do Porto de Santos.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Serve uma área que concentra quase metade dos
Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Serve uma área que concentra quase metade dos

Site do Porto de Santos

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 23 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Porto de Salvador (Salvador – BA) Já no

Porto de Salvador (Salvador – BA)

Já no Porto de Salvador, no período do verão também atracam neste porto vários

Transatlânticos com milhares de turistas.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Porto de Salvador (Salvador – BA) Já no

Portos do Nordeste do Brasil

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 24 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Portos Região Norte Portos Centro Sul e Sudeste

Portos Região Norte

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Portos Região Norte Portos Centro Sul e Sudeste

Portos Centro Sul e Sudeste do Brasil

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 25 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Portos Fluviais Porto de Manaus - AM Sites:

Portos Fluviais

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Portos Fluviais Porto de Manaus - AM Sites:

Porto de Manaus - AM

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 26 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Já um Porto Fluvial é um Porto que fica à beira de um rio. O melhor exemplo disso

no Brasil é o Porto de Manaus.

Portos Secos

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Já um Porto Fluvial é um Porto que

Porto Sêco Pirajá – Salvador - BA

Nestes portos estão localizadas várias transportadoras e uma infra-estrutura de

Bancos, correios e Postos de Gasolina. Além de vários atacadistas e distribuidores

de produtos.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 27 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Lição 9 – Depósito e Armazenagem

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Lição 9 – Depósito e Armazenagem Para o

Para o perfeito controle do estoque e armazenagem existe a necessidade de saber

primeiramente o tipo de material a ser estocado (peças, químico ou farmacêutico),

a ventilação ou refrigeração (para evitar incêndios):

Segurança – Se existe a necessidade de usar acessórios de segurança

(principalmente para produtos perigosos), a segurança e sinalização de produtos

perigosos e também a segurança dos funcionários e produtos envolvidos. Em

muitos é possível ter um controle no acesso ou contagem dos estoques no caso de

roubos internos de funcionários ou de visitantes ao depósito.

Unidades de Medida – unidade da embalagem e unidade de medida de compra e

outra unidade de medida de venda.

Capacidade de Armazenagem – Localização de cada produto

Níveis de Estoque – Inclusive perdas ou sobras

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 28 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Métodos de Armazenagem – Para cada tipo de produto existe um método de

armazenagem. Este é um fator decisivo para a rentabilidade dos estoques. Tipos de

soluções comuns de armazenagem:

Ambiente

Temperatura-controlada

Entreposto Aduaneiro

Matérias primas

Mercadorias prontas

Automatizadas

Lição 10 – Como Resolver Problemas Logísticos

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Métodos de Armazenagem – Para cada tipo de

Em Logística tudo pode acontecer. Desde desastres naturais como enchentes até

bloqueios de pista ou portos por conta de greves ou manifestações. O problema

está justamente na rápida solução para o problema e principalmente na

“antecipação aos mesmos”:

Sites: www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 29 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Roteirização – Antes do embarque da mercadoria mapeie o roteiro. Calcule

também o nível de trânsito, pois somente calculando a distância a carga poderá

chegar

Carregamento – Estude a capacidade do meio de transporte (caminhão, navio ou

trem) antes de carregá-lo. Observe que você poderá colocar os produtos mais

sensíveis em cima ou no caso de caminhão baú fechado, colocar as cargas que

serão entregues primeiro, junto a porta.

Agendamento – Faça com antecedência a programação de entregas. Saiba quais

os clientes precisam de mercadoria no início, meio e fim (I, M e F) do mês.

Programe também as entregas distantes ou fora da programação ou entrega

normal. Com base nisso você saberá quando tiver produtos para serem entregue

fora da programação por conta de um novo projeto ou pedido especial.

Atraso na viagem – Problemas de atraso na viagem pode gerar indenização ou

multa. Neste momento é hora de manter a calma, pois podem estar agregado no

atraso acidentes, mau tempo, manutenções no meio de transporte ou na via ou

excesso de burocracia por conta de fiscalização excessiva ou pedágios

(congestionados). É de extrema prudência avisar ao cliente “empresa ou pessoa

física” para ter paciência e informar ao passageiro ou cliente o motivo do atraso.

Providências como auxílio e apoio da empresa ao passageiro ou cliente devem ser

prestados imediatamente para não gerar danos por conta de ações de indenização

por danos morais. Em casos assim é bom se colocar na posição do cliente e

prestar-lhe informação e auxílio.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 30 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Importação e exportação – Varia de acordo com o país, cultura e a necessidade

da empresa. Nas operações de importação e exportação existem também a

“burocracia” e os problemas de descarregamento “demurrage” (produto parado no

porto a espera de retirada).

Lição 11 – Funcionamento do Grande Módulo Logistica no SAP

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Importação e exportação – Varia de acordo com

Copyright by SAP AG

O Grande Módulo Logística está localizado no Menu SAP. Ele é composto de vários

submódulos dentre eles:

SD – Vendas e Distribuição

MM - Administração de Materiais

PP – Produção ou Planejamento da Produção ou Lista Técnica

PM – Planejamento da Manutenção

QM – Administração da Qualidade

PS – Sistema de Projetos

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 31 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Copyright by SAP AG Somente dentro de Administração

Copyright by SAP AG

Somente dentro de Administração de Materiais (Módulo MM – submódulo de

Logística) uma série de itens de controle que vão desde compras a MRP e Mestre de

Materiais.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 32 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Copyright by SAP AG No Grande Módulo Logística

Copyright by SAP AG

No Grande Módulo Logística é possível administrar várias empresas, múltiplos

depósitos, transportadoras, programação de entregas e produção, num sistema de

informação preciso e muito inteligente.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 33 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Lição 12 – Diferenciais do SAP Módulo Logística

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM Lição 12 – Diferenciais do SAP Módulo Logística

O sistema SAP comporta as estruturas de logística de MRP1,2 e 3, Kanban, Just in

Time e Logística Reversa.

Para se ter um exemplo, os seguintes recursos – viabilizados pelo software para o

“setor de gerenciamento de peças de reposição” – podem ser usados no contexto

da logística reversa:

Gerenciamento de garantias

Processamento de reclamações

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 34 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Gerenciamento de direitos

Logística de devoluções

Reparo interno e externo

Revisão e restauração

Gerenciamento de refugos e reciclagem

Logística de Mercadorias

Logística de Mercadorias é a ligação em SAP Retail entre Compras e Vendas e

compreende as seguintes áreas:

— Entrada de Mercadorias

Mercadorias fornecidas são identificadas e a entrada de mercadorias lançada.

— Administração de Estoques

Transações que envolvem modificações nos estoques e as atualizações resultantes

são entradas no sistema em tempo real, permitindo que os níveis de estoques

físicos se reflitam exatamente na Administração de Estoques.

— Avaliação

O componente Avaliação gerencia os estoques a preços de custo e de venda final.

SAP Retail efetua a maioria das transações de avaliação automaticamente.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 35 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Avaliação liga a Logística de Mercadorias com Finanças, ao acessar e atualizar as

contas do Razão da Contabilidade Financeira.

— Administração de depósito

A administração de depósito assegura o manuseio tranqüilo e eficiente de todos os

processos logísticos em uma sociedade.

— Inventário

Um inventário permite determinar a quantidade exata de um artigo no estoque em

um dado período no tempo. SAP Retail aceita vários métodos de inventário.

— Expedição e Transporte

As funções de Expedição e Transporte em SAP Retail permitem o melhor preparo

possível para saídas de mercadorias e atividades de expedição e que sejam

controlados e monitorados. Elas estão diretamente ligadas à função de

determinação de requisitos das filiais e a Vendas. O alto grau de integração dos

componentes do SAP assegura que todos os dados relevantes à remessa já estejam

contidos no pedido de depósito da filial.

— Comércio Exterior

Informações

de

importação

e

exportação

são

atualizadas

e

a

impressão

automatizada, permitindo a rápida e fácil criação de documentos de remessa e

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 36 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

outros para o comércio internacional e remessas a áreas econômicas específicas

(como a União Européia ou o NAFTA).

Principais segmentos que utilizam o SAP Logística:

Indústria Farmacêutica

Industria Quimica

Indústria de Peças e componentes

Varejo

Dica: Para consultar a ajuda online do SAP acesso o site help.sap.com
Dica: Para consultar a ajuda online do SAP acesso o site help.sap.com

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 37 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Glossário

Software de Gestão Empresarial – São Sistemas de Gestão que permitem um

controle automatizado de algumas ou de todas as áreas de uma empresa, seja ela

de pequeno, médio ou grande porte. Muitos softwares de gestão, controla apenas

alguns setores específicos como Gestão do Relacionamento com Clientes, Gestão de

Impostos, Gestão Financeira e Gestão de Recursos Humanos.

ERP (Enterprise Resource Planning) – É a Gestão Integrada dos recursos

empresariais. É um fator chave para o crescimento de diversas empresas, pois um

único sistema controla de forma completa e flexível, administrando os dados

internos e até de fornecedores exernos à organização.

CRM – Customer Relationship Management – A Gestão do Relacionamento com

Clientes visa obter dados de vendas relacionados aos clientes ativos, prospectos e

inativos. Muitos sistemas controlam até as informações de contato e produtos

oferecidos pelos concorrentes.

Cadeia de Fornecimento – A cadeia de “abastecimento” é a cadeia que controla o

fluxo de materiais, bens e informações. Também é conhecida por SCM (Supply

Chain Management) ou Gestão de Materiais.

Ciclo de Vida do Produto – O ciclo de vida do produto engloba o controle desde o

marketing, evolução, amadurecimento e decadência. A Gestão do ciclo de vida de

um produto visa também a análise, detecção de falhas para o perfeito

acompanhamento dos setores de vendas, marketing, planejamento e compras.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 38 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

SRM – Supplier Relationship Management – A Gestão do Relacionamento com

Fornecedores inclui os processos administrativos e operacionais que vão desde a

compra de insumos (matérias-primas e bens de consumo interno) até à

manutenção e otimização de estoques para venda.

Gestão de Ativos – É o controle do Patrimônio de uma empresa. Anualmente é

feita a reavaliação dos bens, conforme a tabela de depreciação ou o valor atual de

mercado.

Gestão do Risco – São as ameaças que a empresa pode enfrentar, bem como a

avaliação dos impactos e possíveis soluções e estratégias para diminuir ou anular

os impactos potenciais apresentados.

HCM – Human Capital Management – A Gestão do Capital Humano coordena os

recursos fundamentais de qualquer negócio, ou seja as pessoas. Também visa

maximixar as potencialidades dos colaboradores, bem como alinhá-los à estratégia

da empresa.

Pequena e Média Empresa – A avaliação das empresas pertencentes a este

grupo varia em cada região. Há a unanimidade que elas compões 99% do mercado

empresarial de cada setor. A grande maioria ainda não possui nenhum software de

controle de gestão integrada e muitas requerem softwares específicos e

implantados sob medida para o controle administrativo e operacional.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 39 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.

Curso Prático de SAP – Logistica & SCM

Estratégia – É uma série de “Planos de Ação” que permitem atingir os objetivos

corporativos.

Produtividade – É o aumento ou diminuição do rendimento.

Eficiência – É a capacidade de se produzir mais com menos, ou seja, produzir

mais com flexibilidade a mudanças, a partir dos produtos empregados e dos

resultados obtidos com eles.

Sites:

www.grandesprojetos.com

www.juliobattisti.com.br

Confira também o curso: “Gerência de Projetos - Avançado” Página 40 Proibido o uso deste material em sala de aula e em treinamentos sem autorização do autor.