Sei sulla pagina 1di 11

MINISTRIO DA EDUCAO UNIVERSIDADE TECNOLGICA FEDERAL DO PARAN

EXAME DE SELEO AO ENSINO MDIO TCNICO-INTEGRADO

GABARITO
REDAO
INSTRUES PARA AS QUESTES DE REDAO 1) 2) 3) 4) 5) 6) As questes de Redao constituem-se de 2 (dois) temas (assuntos) para serem desenvolvidos. Cada um dos temas deve ser desenvolvido num espao de, no mnimo, 6 linhas e, no mximo, 10 linhas. Coloque ttulos nas suas redaes. Ao passar a limpo os seus textos na Folha de Redao, observe as seguintes orientaes: a) Use letra legvel; b) NO USE CORRETIVO. Em nenhuma hiptese, assine a redao: se o tema for uma carta ou outro documento que requeira assinatura, escreva, simplesmente, assinatura. ATENO: a fuga ao tema anular a redao. Neste caderno, voc poder fazer os rascunhos dos seus textos. A Folha de Redao dever ser entregue para o fiscal, juntamente com a folha de respostas e o caderno de prova.

REDAO

Leia o texto abaixo e produza um texto, entre 6 e 10 linhas, comentando o problema da pirataria de produtos no Brasil. Aps concluir seu texto, transcreva-o de forma definitiva para a Folha de Redao. AO GOSTO DO FREGUS Veja a que nvel de requinte chegou a falsificao de produtos industrializados no Brasil. O badalado tnis Nike Shox, que faz sucesso entre a garotada mais abonada, s fabricado no original a partir na numerao 34, e, nos tamanhos menores, a maioria das cores se adapta mais ao pblico feminino, com preo em torno de 400 reais. J os piratas que so vendidos at por um quarto desse valor podem ser encontrados em qualquer tamanho e cor.

REDAO 2 Em um texto, de 06 a 10 linhas, expresse sua opinio a respeito das idias contidas na afirmao abaixo. Aps concluir seu texto, transcreva-o de forma definitiva para a Folha de Redao. As estratgias de marketing tm adquirido tamanha importncia ultimamente, a ponto de, em uma campanha eleitoral, o requisito bsico para eleger-se no ser a competncia do candidato, mas sim uma campanha publicitria eficaz.

(Revista Veja, 27.10.04)

2 / Ensino Mdio Tcnico-Integrado 2006-1

PORTUGUS
QUESTO 01 Alzheimer uma doena degenerativa e progressiva, conhecida erroneamente como esclerose ou caduquice, e acomete preferencialmente as pessoas idosas, e ainda no se tem conhecimento sobre sua causa e tratamento. Embora seja confundida com a esclerose, no se relaciona com ela, nem to pouco com problemas circulatrios. uma forma de demncia devida morte das clulas cerebrais que produz atrofiamento do crebro. E dentre as vrias teorias para explicar suas causas, a que a considera como uma doena geneticamente determinada bastante aceita. (Dilogos: Revista do CFP. Ano 1, no 1, Abril/2004, p.50) Assinale a alternativa que melhor expressa a idia central trabalhada no texto. A) sintomas de Alzheimer. D) E) Horace Wells inventou o xido nitroso, conhecido como gs hilariante, que foi muito utilizado como anestsico. Segundo o mdico Moacyr Scliar, os mtodos anestsicos conhecidos naquela poca permitiam que o cirurgio fosse muito rpido.

B)

definio de Alzheimer. CORRETA


relao esclerose e Alzheimer. causas de Alzheimer. populao afetada por Alzheimer.

C) D) E)

QUESTO 02 E a? Vamos ao dentista dar uma geral naquele dente que di h tempos? No? Por qu? Medo do motorzinho? Acha que vai doer? Vai no. J temos anestesia. Abra a boca, relaxe e imagine como seria pouco menos de 200 anos atrs. Imaginou? Pois bem, ns lhe contamos: doa pacas. E isso para uma simples extrao de dente. Para abrir a barriga, ento, nem perca o seu tempo imaginando. Era um tipo de cirurgia raramente praticado at o final do sculo 19. Operar dentro do crnio, do trax ou mesmo do abdome era praticamente impossvel, conta o mdico Moacyr Scliar em seu texto na revista Aventuras na Histria de setembro. E era impossvel simplesmente porque no havia anestesia. Ou melhor, nenhum mtodo anestsico conhecido at ento era eficiente o bastante para permitir tal interveno. A qualidade bsica do cirurgio era a rapidez, prossegue Scliar. Ele tinha que lutar com a agitao dos pacientes, muitos dos quais eram amarrados. Os mais sortudos desmaiavam. Os pacientes s deixaram de ser amarrados e desmaiar graas a dois dentistas norte-americanos: Horace Wells e Willian Thomas Green Morton. O primeiro ficou conhecido por utilizar o xido nitroso tambm chamado de gs hilariante como anestsico. O segundo entrou para a histria da medicina por protagonizar a primeira demonstrao pblica do ter numa cirurgia. (...) (Superinteressante 205 outubro/2004) Assinale a alternativa correta sobre o texto.

QUESTO 03 O dramtico aumento, no mundo inteiro, de assaltos a bancos, joalherias e museus, ou a qualquer lugar em que haja fortunas em jias, quadros e outras preciosidades, assustador. Mas tem tambm o efeito colateral a vida dos receptadores tornou-se estressante. Nos tempos de Sherlock Holmes todos os assaltantes eram presos no final da histria, de modo que a solicitao ao esforo fsico e psquico dos interceptadores no era to grande. Hoje, me disse um interceptador, alis deputado sem fins lucrativos, h, entre os profissionais, srio problema de armazenagem. E ponderou: Muitos, secretamente, acabam depositando tudo nos prprios bancos assaltados. (Millr Veja, 27.10.04) A) B) C) Assinale a alternativa correta sobre o texto. Antigamente, todos os assaltantes eram presos por Sherlock Holmes, o que deixava as coisas menos estressantes. O dramtico aumento, no mundo inteiro, de assaltos a bancos, joalherias e museus tem deixado os proprietrios muito estressados. Quando o autor fala em deputado sem fins lucrativos, ele est elogiando a atitude de algum que entra na poltica sem visar qualquer vantagem. O fato de que muitos, secretamente, acabam depositando tudo nos prprios bancos assaltados revela um certo arrependimento por parte dos assaltantes.

D)

E)

O que tem preocupado os receptadores nos dias de hoje que, como os assaltantes no so presos, h muita coisa roubada e pouco espao para armazenar. CORRETA

A)

Antes do advento das anestesias mais eficientes, no sculo 18, por exemplo, era praticamente impossvel uma cirurgia dentro do trax, do crnio ou do abdome. CORRETA

B) C)

O mdico Willian Thomas Green Morton foi o primeiro a demonstrar publicamente uma cirurgia com o uso do ter. Antes da anestesia, os pacientes ficavam muito agitados e por isso a rapidez era a qualidade bsica dos cirurgies que, s vezes, desmaiavam.

QUESTO 04 As medidas de proteo s paisagens naturais no so contrrias ao capitalismo; opem-se apenas s formas de explorao econmica que buscam o lucro fcil e imediato, garantiram especialistas reunidos no Terceiro Congresso da Unio Internacional de Conservao da Natureza (IUCN), realizado no final de novembro em Bangcoc, capital da Tailndia. Uma multido estimada em 5 mil pessoas participou durante trs dias de apresentaes e debates que analisaram as perspectivas de mudanas da situao muitas vezes crtica dos ecossistemas e da biodiversidade no mundo. (Pesquisa, dez.2004, p.38) Assinale a alternativa correta. A) As multides, quando unidas, podem mudar completamente a situao dos ecossistemas e da biodiversidade. B) O capitalismo prejudicial natureza porque visa unicamente ao lucro fcil e imediato.

Ensino Mdio Tcnico-Integrado 2006-1 / 3

C) D)

E)

Os especialistas presentes ao IUCN esto pessimistas quanto ao futuro dos ecossistemas e da biodiversidade. Os ecossistemas tero sua situao melhorada graas aos debates travados no IUCN.

B)

possvel conciliar lucros do capitalismo a aes que visem preservao ambiental. CORRETA

C)

QUESTO 05 Assinale a alternativa em que o termo se tem o mesmo sentido apresentado no perodo a seguir. Isoladamente, nenhum dos mltiplos domnios de competncia desenvolvidos pelas empresas suficiente se o conjunto de habilidades de cada indstria no for competitivo, com desempenho equivalente ou superior ao de seus concorrentes. A) O conhecimento uma das mais importantes competncias a serem desenvolvidas pelas empresas para que se faam presentes de forma competitiva no mundo contemporneo. B) As formas mais intensas da concorrncia internacional progressivamente esto se instalando no mercado brasileiro. C) As empresas que realizam esforos apenas pontuais, em uma ou outra varivel, no vo alcanar a competitividade suficiente para enfrentar os novos desafios, que se renovam continuamente.

D) Um estudo do Ideaas, de Porto Alegre, apontou que, das famlias pesquisadas, 70% gastavam cerca de US$10 com energias norenovveis, como querosene, vela de parafina e pilhas. CORRETA
E) Um aplicativo permite que diabticos, aps fazer as medies de glicemia - o nvel de accar no sangue - passe os resultados por telefone ou internet a um banco de dados da IDVida, empresa que trabalha com cartes de identificao e informao na rea da sade. (Trechos adaptados da revista Pesquisa, no 106, dez. 2004, p. 68/69.) TEXTO-BASE PARA AS QUESTES 08 E 09. A tentativa de implantao da cultura europia em extenso territrio, dotado de condies naturais, se no adversas, largamente estranhas sua tradio milenar, , nas origens da sociedade brasileira, o fato dominante e mais rico em conseqncias. Trazendo de pases distantes nossas formas de convvio, nossas instituies, nossas idias, e timbrando em manter tudo isso em ambiente m uitas vezes desfavorvel e hostil, somos ainda hoje uns desterrados em nossa terra. Podemos construir obras excelentes, enriquecer nossa humanidade de aspectos novos e imprevistos, elevar perfeio o tipo de civilizao que representamos: o certo que todo o fruto de nosso trabalho ou de nossa preguia parece participar de um sistema de evoluo prprio de outro clima e de outra paisagem. (HOLANDA, Srgio Buarque de. Razes do Brasil. So Paulo: Companhia das Letras, 1995, 26a ed., p. 31). QUESTO 08 A idia central do texto (so): A) as origens da sociedade brasileira. B) a implantao da cultura europia no Brasil. C) o aperfeioamento da civilizao brasileira. D) as formas de convvio, instituies e idias do Brasil.

A plataforma integrada, chamada de Sistema Modular de Altitude e Navegao, foi concebida para suprir falhas que possam existirem nos dois sistemas quando usados isoladamente. Quarenta famlias moradoras de reas rurais isoladas j tm acesso luz eltrica, rdio, televiso, telefonia e bombeamento de gua, graas a um novo modelo de utilizao de energia solar, desenvolvido pelo engenheiro gacho Fbio Lus de Oliveira Rosa.

D) Se o Banco Central no modificar rapidamente sua rota, o Brasil vai amargar incremento do PIB em torno de 3% em 2005. CORRETA
E) A Fiep, sob o lema Dilogo e Desenvolvimento, no se tem omitido de propor aos poderes da Repblica a correo do rumo da economia (...). (Trechos adaptados da revista Observatrio da Indstria, julho/agosto 2005, p. 7)

QUESTO 06 O perodo, a seguir, reproduz a fala de uma pessoa em que fica marcado o registro coloquial da linguagem. Leia-o e assinale a alternativa que apresenta o mesmo contedo em um registro formal. Aqui tem um funcionrio que se acha e que eu no gosto da conversa dele.

A) Aqui h um funcionrio muito convencido, de cuja conversa no gosto. CORRETA


B) C) D) E)

Aqui existe um funcionrio, de cuja conversa no me agrada porque ele convencidssimo. Aqui tem um funcionrio que o seu convencimento provoca que eu no goste de sua conversa. Aqui h um funcionrio convencidssimo, o cujo discurso me provoca averso. Aqui h um funcionrio, a qual conversa eu no gosto devido ao seu convencimento.

E)

a ausncia de uma cultura brasileira. CORRETA

QUESTO 07 Assinale a alternativa correta quanto concordncia verbal. A) Uma nica plataforma, onde esto integrados dois sistemas de navegao sistemas inerciais e Sistema de Posicionamento Global (GPS) -, vo dar mais segurana e preciso aos vos de avies de pequeno porte.

QUESTO 09 A tentativa de implantao da cultura europia em extenso territrio, dotado de condies naturais, se no adversas, largamente estranhas sua tradio milenar, , nas origens da sociedade brasileira, o fato dominante e mais rico em conseqncias. Assinale a alternativa que, ao reescrever o perodo, alterou-lhe o sentido.

A)

Dotado de condies naturais, se no adversas, largamente estranhas tradio milenar da cultura europia, o extenso do

4 / Ensino Mdio Tcnico-Integrado 2006-1

territrio tornou a tentativa da implantao dessa cultura aqui um fato dominante e rico em conseqncias para as origens da sociedade brasileira. CORRETA
B) Nas origens da sociedade brasileira, o fato dominante e mais rico em conseqncias a tentativa de implantao da cultura europia em extenso territrio, dotado de condies naturais, se no adversas, largamente estranhas sua tradio milenar. Tentar implantar a cultura europia em extenso territrio, dotado de condies naturais se no adversas, to largamente estranhas sua tradio milenar , o fato dominante e mais rico em conseqncias nas origens da sociedade brasileira. Dominante e rico em conseqncias , nas origens da sociedade brasileira, o fato da tentativa de implantao da cultura europia em extenso territrio, dotado de condies naturais, seno adversas, largamente estranhas sua tradio milenar. Fato dominante e rico em conseqncias (nas origens da sociedade brasileira) a tentativa de implantao da cultura europia em extenso territrio, dotado de condies naturais, se no adversas, largamente estranhas sua tradio milenar. E)

C)

de uma mescla curiosa, onde vrias formas mticas entraram em contato; umas se fundindo a outras, as mais adiantadas absorvendo as mais atrasadas, originando uma verdadeira simbiose ou sincretismo religioso. Na realidade, as religies e cultos do negro e do mestio brasileiros contemporneos, embora se lhes reconhea a origem africana, so a resultante de uma mescla curiosa, onde vrias formas mticas entraram em contato, umas se fundindo a outras, as mais adiantadas absorvendo as mais atrasadas: originando uma verdadeira simbiose ou sincretismo religioso.

D)

E)

QUESTO 10 Na realidade, as religies e cultos do negro e do mestio brasileiros contemporneos, embora se lhes reconhea a origem africana, so a resultante de uma mescla curiosa, onde vrias formas mticas entraram em contato, umas se fundindo a outras, as mais adiantadas absorvendo as mais atrasadas, originando uma verdadeira simbiose ou sincretismo religioso. (RAMOS, Arthur. O negro brasileiro. Rio de Janeiro: Graphia, 2001, 5a ed., p. 114). A) Outra forma correta de pontuar o perodo : Na realidade, as religies e cultos do negro e do mestio brasileiros contemporneos, embora se lhes reconhea a origem africana, so a resultante de uma mescla curiosa: onde vrias formas mticas entraram em contato, umas se fundindo a outras, as mais adiantadas absorvendo as mais atrasadas, originando uma verdadeira simbiose ou sincretismo religioso. Na realidade, as religies e cultos do negro e do mestio brasileiros contemporneos, embora se lhes reconhea a origem africana; so a resultante de uma mescla curiosa, onde vrias formas mticas entraram em contato, umas se fundindo a outras, as mais adiantadas absorvendo as mais atrasadas, originando uma verdadeira simbiose ou sincretismo religioso.

QUESTO 11 Os meios de comunicao de massa so um fator central de sociabilidade contempornea. Hoje as relaes do homem com o mundo so cada vez mais construdas pela mdia. As pessoas buscam a televiso, o rdio, o jornal e a revista para informarem-se sobre a realidade que as cerca, como uma forma de entretenimento e como uma das maneiras de organizarem suas vidas. (MLLER, Karla Maria & PEREIRA JR., Alfredo Eurico V. O mundo acadmico e as estratgias discursivas da revista Veja. In: Os construtores da informao. Petroplis: Vozes, 2003, 2a ed., p. 339) Assinale a alternativa em que o perodo destacado foi reescrito de acordo com a norma culta da lngua.

A) As pessoas buscam a televiso, o rdio, o jornal e a revista para informarem-se sobre a realidade que as cerca, entreterem-se e organizarem suas vidas. CORRETA
B) As pessoas buscam a televiso, o rdio, o jornal e a revista como um modo de informarem-se sobre a realidade que as cerca, como uma forma de entretenimento e para organizarem suas vidas. As pessoas buscam a televiso, o rdio, o jornal e a revista para informarem-se sobre a realidade que as cerca, como uma forma de entretenimento e para organizarem suas vidas. As pessoas buscam a televiso, o rdio, o jornal e a revista para informarem-se sobre a realidade que as cerca, como forma de entretenimento e como maneira de organizarem suas vidas. As pessoas buscam a televiso, o rdio, o jornal e a revista como meio de informarem-se sobre a realidade que as cerca, entreterem-se e para organizarem suas vidas.

C)

D)

E)

B)

QUESTO 12 CINEMA NOVO [1] Se existe um cinema no Brasil que, por excelncia, reflete nossa natureza e experincia como povo e nao, esse o Cinema Novo. O Cinema Novo nasceu em 1955 com Rio 40 Graus, de Nelson Pereira dos Santos. Glauber Rocha nasceu a 14 de maro de 1938, em Vitria da Conquista, para ser um de seus principais criadores e tericos. [2] A origem do Cinema Novo brasileiro pode ser associada a outro cinema novo: o Neo-Realismo italiano. Fecundado durante a Segunda Guerra Mundial e apresentado ao pblico no ps-guerra, o NeoRealismo contrapunha aos melodramas e superprodues bblicas, ento dominantes, um novo jeito de fazer cinema, com produes mais simples e acentuada preocupao com temticas sociais. Os

C)

Na realidade, as religies e cultos do negro e do mestio brasileiros contemporneos, embora se lhes reconhea a origem africana, so a resultante de uma mescla curiosa: vrias formas mticas entraram em contato, umas se fundindo a outras, as mais adiantadas absorvendo as mais atrasadas, originando uma verdadeira simbiose ou sincretismo religioso. CORRETA

D)

Na realidade, as religies e cultos do negro e do mestio brasileiros contemporneos, embora se lhes reconhea a origem africana, so a resultante

Ensino Mdio Tcnico-Integrado 2006-1 / 5

cineastas do Neo-Realismo voltaram-se principalmente para o dia a dia dos trabalhadores urbanos e rurais italianos. Embora tenha tido vida curta e no tenha atingido grande sucesso de pblico, o Neo-Realismo foi um movimento extremamente influente. [3] No Brasil, na dcada de 50, a produo cinematogrfica estava dividida em dois plos: de um lado, as chanchadas, voltadas para um pblico popular; de outro, as produes dos Estdios Vera Cruz, que procuravam emular o cinema de qualidade europeu e os melodramas norte-americanos. O Cinema Novo marcou a descoberta, por parte da elite cultural do pas, de uma nova fora cultural para exprimir suas inquietaes polticas, estticas e antropolgicas (Bernardet, 1991: 101). Alm de encontrar uma faixa de pblico no Brasil, o Cinema Novo conseguiu alguma repercusso na Europa, o que aumentou sua legitimao interna. [4] Cinco caractersticas fizeram o Cinema Novo: uma preocupao fundamental em pensar o Brasil; um ideal de fazer um cinema que levasse o pblico a refletir sobre as questes sociais; o desenvolvimento de uma linguagem cinematogrfica prpria; a prtica de um cinema de autor; e produes simples e oramentos relativamente baixos. [5] O movimento durou aproximadamente 20 anos, de 1955 a 1975, e foi marcado por nomes como Nelson Pereira dos Santos, Ruy Guerra, Paulo Cesar Seraceni, Luis Srgio Person, Joaquim Pedro de Andrade e o prprio Glauber Rocha. Sua contribuio foi marcante no somente no campo do cinema. O Cinema Novo influenciou a sensibilidade de geraes e ajudou a mudar a forma como nos percebemos como povo e nao. (WOOD JR., Thomaz. Terra em transe. In: Cultura organizacional e cultura brasileira. So Paulo: Atlas, 1997, pp. 145-146). Sobre a coeso entre os pargrafos do texto acima INCORRETO afirmar que: A) o 1o e o 2o ligam-se por uma mesma idia: a origem do Cinema Novo. B) o 3o cria, com a expresso No Brasil, coeso com o 2o, focado no cinema na Itlia. C) o 4o e o 3o conectam-se por aparecer em ambos o carter nacionalista do Cinema Novo. D) o 2o e o 4o vinculam-se entre si por caracterizarem as produes cinematogrficas.

III) IV) V)

5 ( Z )

9 ( Q)
3

A) B)

C)

So verdadeiras apenas: I, II e III. I, II e IV.

I, II e V. CORRETA
II, III e IV. II, III e V.

D) E)

QUESTO 14 Andando pela praia, Zezinho encontrou uma garrafa fechada com uma mensagem dentro. Na mensagem estava escrito: o tesouro foi enterrado na rua Frederico Lamas, a 6 m do porto da casa cujo nmero o expoente da potncia obtida transformando-se a expresso numa s potncia de base 42. 81 igual distncia do porto posio em que foi enterrado o tesouro. Imediatamente Zezinho, que conhecia muito bem a referida rua, recorreu aos seus conhecimentos aritmticos e, calculando corretamente , concluiu que o nmero da casa era: A) 782. B) 1525. C) 3247.
(2 25. 812 )100.( 3150 )40 . 9 50

D) 6096. CORRETA
E) 6100.

E)

o 5o retoma isto do 2o: a influncia do cinema novo sobre a sensibilidade de geraes. CORRETA

QUESTO 15 Trs vendedores encontraram-se num certo dia na cidade de Medianeira PR e jantaram juntos. O primeiro vendedor visita esta cidade a cada 6 dias, o segundo a cada 8 dias e o terceiro a cada 5 dias. Estes trs vendedores marcaram de jantar juntos novamente no prximo encontro. Este, dever acontecer aps: A) 480 dias.

B)

120 dias. CORRETA


48 dias. 80 dias. 60 dias.

C) D) E)

MATEMTICA
QUESTO 13 Nas proposies abaixo: 3 I) (Q Z ) 5 II)

QUESTO 16 Um mapa est na escala 1:500.000. Se um quadrado deste mapa tem 4 cm 2 de rea, ento a rea real deste quadrado em km 2 : A) 10. B) 20. C) 50.

D) 100. CORRETA
E) 200.

(6 9 ) Z

6 / Ensino Mdio Tcnico-Integrado 2006-1

QUESTO 17 O valor numrico da expresso x = 1 e y = 2, : 7 A) . CORRETA 17 5 B) . 17 7 C) . 9 5 D) . 9 7 E) . 15 QUESTO 18 A soma dos quadrados das razes reais da equao x4 + 36 = 13x2 resulta: A) 0. B) 5. C) 10.
x 2 3 xy y 4 x3

, para

A) B) C) D)

E)

190 60 60 190

250 e 40 . CORRETA

e e e e

60 . 190 . 250 . 40 .

QUESTO 22 O jardineiro do Sr. Artur fez um canteiro triangular composto por folhagens e flores onde as divises so todas paralelas base AB do tringulo ABC, conforme figura.

D) 26. CORRETA
E) 40.

QUESTO 19 A raiz da equao (x 2) + 2(x 1) = 2(x 3 ) 2 pertence ao intervalo: 5 3 5 A) B) ] 1, 5 ] . [ 1, 6 ] .

Sendo assim, as medidas x e y dos canteiros de flores so, respectivamente: A) 30 cm e 50 cm.

C)

[ 0, 7 ] . CORRETA
] 3, 8 ] . ] 4, 1 ] .

B)

28 cm e 56 cm. CORRETA
50 cm e 30 cm. 56 cm e 28 cm. 40 cm e 20 cm.

D) E)

C) D) E)

QUESTO 20 A soma dos quadrados dos algarismos que constituem o nico nmero que raiz da equao x +5 x 2 = 1 resulta:

A)
B) C) D) E)

2. CORRETA
4. 5. 10. 16.

QUESTO 21 Na figura abaixo temos um losango, um paralelogramo, um tringulo issceles e um tringulo retngulo. Sabendo disso, podemos afirmar que os valores, em graus, dos ngulos A e B so, respectivamente:

QUESTO 23 A professora Belinha levou para sua aula um hexgono regular cuja medida do seu lado era 6 cm, um quadrado com 36 cm de permetro, um tringulo retngulo cujos catetos mediam 9 cm e 12 cm e um tringulo equiltero cujo lado media 8 cm. Com seus conhecimentos sobre Geometria, os alunos deveriam fazer os clculos necessrios, analisar as afirmaes abaixo e responder qual delas verdadeira. Ao corrigir a atividade, a professora percebeu que todos acertaram. Sendo assim, a afirmao verdadeira por eles encontrada que: A) os dois tringulos tm permetros iguais. B) a medida da rea do hexgono igual ao qudruplo da medida da rea do tringulo equiltero. C) as medidas das reas do quadrado e do tringulo retngulo so iguais. D) a medida da rea do hexgono igual a medida da rea do tringulo retngulo.

E)

a soma das medidas das reas do hexgono e do tringulo equiltero igual a 70 3 cm . CORRETA
2

Ensino Mdio Tcnico-Integrado 2006-1 / 7

QUESTO 24 Os dimetros das rodas das bicicletas de Paulo e Leandro medem, respectivamente, 50 cm e 40 cm. Num passeio em que a roda de cada uma dessas bicicletas deu 12 voltas, a diferena, em metros, entre as distncias percorridas por Paulo e Leandro foi de, aproximadamente: (Dado: = 3,14) A) 12,56. B) 15,70.

A) B)

C)
D) E)

como o po contm amido, um carboidrato, ele vai comear a ser "quebrado" na boca pela saliva que contm a enzima ptialina. o alface contm fibras que auxiliam na formao do bolo fecal.

o queijo contm muita gordura que classificada como carboidrato. CORRETA

C)

3,768. CORRETA
3,14. 0,314.

D) E)

as protenas da carne so digeridas no estmago pela pepsina. o tomate rico em caroteno, licopeno, sais minerais e vitaminas.

CINCIAS
QUESTO 25 Um garoto, durante o primeiro dia de suas frias, viajou com os seus pais, de avio, para uma belssima praia brasileira. Neste mesmo dia, praticaram mergulho e, ao anoitecer, caminharam em uma trilha ecolgica bastante conhecida na cidade onde estavam hospedados. Pode-se afirmar que neste mesmo dia este garoto passeou, respectivamente, por partes da: A) hidrosfera, atmosfera, e litosfera. B) atmosfera, litosfera e hidrosfera. C) litosfera, atmosfera e hidrosfera. D) litosfera, hidrosfera e atmosfera.

QUESTO 28 Nosso corpo formado por quatrilhes de clulas vivas que necessitam ao mesmo tempo de gua, alimentos, ar, entre outras substncias. O sangue o veculo que transporta as substncias necessrias vida das c lulas. Sobre as diferentes funes do sangue correto afirmar que: A) os leuccitos transportam nutrientes e hormnios. B) o plasma responsvel pelo transporte de oxignio.

C)

as plaquetas ajudam na coagulao do sangue. CORRETA

D) E)

as hemcias so responsveis pela defesa do organismo. os glbulos vermelhos regulam a manuteno da temperatura.

E)

atmosfera, CORRETA

hidrosfera

litosfera.

QUESTO 29 Os elementos qumicos so divididos em elementos representativos, elementos de transio e gases nobres. Assinale a alternativa correta que representa a seguinte seqncia: Transio, Gases Nobres e Representativos.

QUESTO 26 Observe o animal a seguir e assinale a questo correta:

A)

B)
C) D) E)

um inseto, pois apresenta o corpo dividido em cefalotrax e abdmen, e um conjunto de seis patas.

A) B) C) E)

D) C, A, B CORRETA
C, B, A QUESTO 30 O monxido de carbono usado pela indstria qumica por duas razes: I) pode ser obtido a partir de reservas que contm carbono, tais como carvo ou gs natural; II) constitui-se em uma estrutura bsica a partir da qual molculas orgnicas mais complexas podem ser formadas. Para muitas reaes, o monxido de carbono usado em combinao com o hidrognio, como na reao do carvo com o vapor d`gua, mostrada abaixo:

A, B, C B, A, C B, C, A

As suas antenas so olfativas, a sua respirao traqueal, enquanto que sua circulao do tipo aberta. CORRETA
Este animal apresenta um aparelho bucal do tipo picador, por isso transmissor de doenas. Sua reproduo assexuada e apresenta metamorfose incompleta. considerado um artrpodo, pois apresenta exoesqueleto calcrio como os aracndeos.

QUESTO 27 Ao ingerirmos um sanduche (po, alface, queijo, carne e tomate), introduzimos substncias que so essenciais para o nosso organismo. Sobre este assunto INCORRETO afirmar que:

8 / Ensino Mdio Tcnico-Integrado 2006-1

C (s) + H 2O (g)

CO (g) + H2 (g) .

(Qumica Nova na Escola, 1999, v. 9, 03) A reao mostrada acima seria um exemplo de reao de:

A)
B) C) D) E)

simples troca. CORRETA


decomposio. dupla troca. sntese. anlise.

Quando o nibus entra em movimento, sua posio no espao se modifica: ele se afasta do ponto de nibus. Dada esta situao, podemos afirmar que a concluso ERRADA que: A) o aluno que est sentado na poltrona, acompanha o nibus, portanto tambm se afasta do ponto de nibus. B) podemos dizer que um corpo est em movimento em relao a um referencial quando a sua posio muda em relao a esse referencial. C) o aluno est parado em relao ao nibus e em movimento em relao ao ponto de nibus, se o referencial for o prprio nibus.

D) neste exemplo, o referencial adotado o nibus. CORRETA


E)

QUESTO 31 Grande parte do desperdcio de matria prima em obras de construo civil poderia ser evitada se o entulho de material de construo pudesse ser reaproveitado na prpria obra. Uma parte da matria prima que desperdiada a areia misturada com cal hidratada, conhecida como argamassa, ou massa branca, utilizada para assentar tijolos e dar acabamento s paredes e vigas de concreto. Os restos dessa argamassa misturados com cacos de tijolos, pedra, madeira e outros materiais encontrados no canteiro de obras normalmente so jogados fora. Com base nestas informaes, qual dos processos fsicos listados a seguir poderia ser utilizado para separar a areia (ou argamassa) dos outros materiais encontrados no canteiro de obras? A) Filtrao.

para dizer se um corpo est parado ou em movimento, precisamos relacion-lo a um ponto ou a um conjunto de pontos de referncia.

B)

Peneiramento. CORRETA
Decantao. Levigao. Flotao.

C) D) E)

QUESTO 34 Sobre a propagao do calor, considere as seguintes afirmaes: I) O processo de conveco do calor s pode ocorrer nos meios slidos e lquidos. II) A irradiao do calor s pode ocorrer no vcuo. III) A conduo de calor o processo de propagao que ocorre nos corpos slidos. IV) A conveco do calor s pode ocorrer nos lquidos. Est(esto) correta(s) somente: A) I. B) II.

C)

III. CORRETA
II e III. III e IV.

QUESTO 32 As propriedades de um material utilizadas para distinguir-se um material do outro so divididas em Organolpticas, Fsicas e Qumicas. Associe a primeira coluna com a segunda coluna e assinale a alternativa que apresenta a ordem correta das respostas. PRIMEIRA COLUNA ( A ) Propriedade Organolptica ( B ) Propriedade Fsica ( C ) Propriedade Qumica SEGUNDA COLUNA ( ) Sabor ( ) Ponto de Fuso ( ) Combustibilidade ( ) Reatividade ( ) Densidade ( ) Odor ( ) Estados da Matria

D) E)

QUESTO Nas verdadeiro ( )

35 afirmaes que seguem, assinale (V) ou (F) falso. Lentes divergentes formam imagens reduzidas. ( ) Espelhos cncavos podem fornecer imagens direitas ou invertidas. ( ) Espelhos planos no formam imagens simtricas. ( ) Pessoas com miopia ou hipermetropia no tm a imagem formada exatamente em cima da retina.

A) B) C) D)

E)

A sequncia correta ser: V F F V. F F V F. V V F F. F F V V.

V V F V. CORRETA

A)
B) C) D) E)

A, B, C, C, B, A, B CORRETA
A, B, C, A, B, C, B A, C, B, C, B, C, B A, B, C, B, B, A, B C, B, A, C, B, A, B

QUESTO 36 Em uma usina hidreltrica, as guas do rio, na iminncia de cair em forma de cachoeira, possuem energia .................... que os geradores da usina transformam em energia .................... . A alternativa que completa corretamente as lacunas acima : A) cintica eltrica

QUESTO 33 Imagine um nibus escolar parado no ponto de nibus e um aluno sentado em uma de suas poltronas.

Ensino Mdio Tcnico-Integrado 2006-1 / 9

B)
C) D) E)

potencial eltrica CORRETA


trmica eltrica interna potencial potencial interna C)

ESTUDOS SOCIAIS
QUESTO 37 As proposies a seguir referem-se orientao, coordenadas geogrficas e cartografia. Indique a nica correta. A) A Longitude a figura formada pela juno dos pontos cardeais, colaterais e subcolaterais. B) A Latitude um ngulo que tem seu vrtice no centro da seo plana da Terra, definido pelo paralelo do lugar considerado. Varia do paralelo de Greenwich a 180 pala Leste e 180 para Oeste. C) A Rosa-dos-ventos um aparelho de orientao inventado no sculo XII.

D) O domnio das estepes ocorre nas regies de clima tropical mais seco, cujo perodo de chuvas ocorre no vero. formado por plantas rasteiras, intercaladas por vegetao arbustiva de pequeno porte, pobre em folhas e flores. CORRETA
E)

mal distribuda. Ocorre falta de umidade do ar e grandes amplitudes trmicas dirias.. No domnio das florestas de folhas caducas, as precipitaes so bem distribudas durante o ano, primitivamente dominavam grandes extenses de florestas abertas, de espcies caduciflias, tambm chamadas decduas.

No domnio das florestas de conferas, o clima frio e mido, dominado principalmente por massas de ar polar, com veres muito curtos e queda de neve de 3 a 6 meses ao ano. A vegetao uniforme e no renova as folhagens anualmente, cujas partes areas so adaptadas precipitao de neve.

D) A altitude a diferena de nvel de um ponto qualquer na superfcie terrestre e o nvel mdio dos mares. CORRETA
E)

O Meridiano de Greenwich divide a Terra em hemisfrios Setentrional e Meridional.

QUESTO 38 A energia primria, originada diretamente de fontes providas pela prpria natureza os rios, a lenha, o petrleo, o gs natural, o carvo mineral, etc. convertida em energia secundria nos centros de transformao. Em relao gerao de energia secundria, marque a alternativa correta. A) Nas usinas hidreltricas, a energia das guas convertida em calor e depois em energia eltrica. B) Nas usinas nucleares, a radiao transformada diretamente em energia eltrica.

QUESTO 40 Em relao aos aspectos fsicos da regio Sul do Brasil, identifique a alternativa INCORRETA. A) Pela classificao de Jurandir Ross, a unidade de relevo Planaltos e Serras de Leste e Sudeste ocupam a parte oriental da regio, nos estados do Paran e Santa Catarina, sendo que nesse ltimo desaparecem. B) Pela classificao de Aroldo de Azevedo, o Planalto Atlntico uma subdiviso do Planalto Brasileiro, aparecendo na regio, como um prolongamento do trecho paulista desse planalto. C) A floresta de Araucria tpica do Planalto Meridional, constituindo-se de importantes associaes do pinheiro com espcies como imbuia e erva-mate.

D) O clima predominante na regio Sul o Tropical de Altitude, com chuvas bem distribudas o ano todo, veres quentes e invernos brandos. A mdia anual de temperatura de 26 C. CORRETA
E) A partir de Laguna SC at o extremo meridional do Rio Grande do Sul est a mais importante regio lagunar do Brasil, destacando-se a Lagoa dos Patos, a Mirim e a Mangueira.

C)

Nas coquerias, o carvo mineral transformado em coque. CORRETA

D) E)

Nas refinarias, o lcool transformado em combustvel. Nas usinas termeltricas, o calor transformado em energia eltrica.

QUESTO 39 A vegetao original corresponde ao conjunto de plantas que nascem e crescem naturalmente, isto , sem a interveno do homem. Das alternativas a seguir, que descrevem as principais formaes vegetais da Terra, identifique a INCORRETA. A) No domnio das florestas equatoriais e tropicais, o clima permanentemente quente, e a amplitude trmica anual no ultrapassa a 6C. As chuvas so abundantes, de origem convectivas. Nesse ambiente de calor e umidade, desenvolveu-se a maior variedade vegetal do globo. B) No domnio dos desertos e semi-desertos, o total anual de precipitao inferior a 500 mm, muito

QUESTO 41 Em virtude de sua descoberta ter sido posterior do continente americano, as terras da Oceania so tambm conhecidas por Novssimo Mundo. Essas terras so compostas de uma regio continental representada pela Austrlia, e de uma regio insular extremamente espalhada. Verifique as alternativas a seguir, que abordam aspectos fsicos e scioeconmicos desse continente e identifique a que estiver INCORRETA.

A)

A Nova Zelndia se destaca como 1o produtor mundial de bauxita. A explorao realizada nas partes setentrional e sudoeste do territrio. CORRETA
Apesar de enfrentar srios problemas de ordem fsica, como a aridez dos climas e a baixa fertilidade dos solos, a Austrlia apresenta uma economia agrria bastante evoluda.

B)

10 / Ensino Mdio Tcnico-Integrado 2006-1

C)

D)

E)

O relevo neozelands de topografia bastante irregular em virtude das caractersticas vulcnicas do arquiplago, onde se observa a predominncia de fisionomia bastante montanhosa. O fato de a Nova Zelndia apresentar um aprimorado setor industrial alimentar, de beneficiamento de produtos agropecurios, faz dela o maior exportador do mundo de queijo e manteiga. O litoral australiano pouco recortado, destacando-se ao norte o Golfo de Carpentria e a sudeste as ilhas King, Furneaux e Tasmnia, a maior de todas. Junto ao Mar dos Corais, paralela linha de costa, est a Grande Barreira, uma formao coralnea de grande extenso territorial.

QUESTO 42 Em relao aos pases produtores e/ou exportadores de petrleo, assinale a alternativa INCORRETA. A) Os grandes exportadores de petrleo no mercado internacional so pases que possuem baixa demanda interna de consumo. B) Os petroleiros, que deixam o Golfo Prsico em direo a Europa, Amricas e Japo, passam necessariamente, por pontos de estrangulamento da navegao, como o estreito de Ormuz, o de Bad el Mandeb, o Canal de Suez e o Estreito de Gibraltar.

queda do Imprio Romano do Ocidente. Sobre esse perodo INCORRETO afirmar que: A) no campo das cincias, os mesopotmios desenvolveram a astronomia, elaborando cartas astronmicas e estudando as diferenas entre estrelas e planetas e fixaram os doze signos do zodaco. B) o Zend-Avesta, o Livro dos Mortos e o Pentateuco foram textos considerados sagrados, respectivamente, pelos persas, egpcios e hebreus. C) os romanos assimilaram muitos aspectos da cultura dos povos vencidos, principalmente dos gregos. Dotados de notvel senso prtico, souberam reelaborar essas influncias, nas quais introduziram inovaes que levaram formao de uma cultura original. D) com a criao da democracia e da filosofia, os gregos nos deram as principais bases do pensamento cientfico, alm dos mais importantes fundamentos da arte ocidental.

E)

a civilizao fencia estruturou-se em bases agrcolas, constituindo um Estado centralizado e teocrtico. CORRETA

C)

A OPEP tem como objetivo estimular a concorrncia entre os pases membros, fazendo com que o preo do petrleo seja regulado pelas leis de mercado. CORRETA

D)

E)

Apesar da aridez, que caracteriza o espao ocupado pelos pases do Oriente Mdio, a agricultura e pecuria ocupam extensas reas e boa parte da populao. A maioria dos pases do Oriente Mdio tem baixo ndice de desenvolvimento social, apesar da riqueza do petrleo.

QUESTO 43 Durante um milnio, a Bacia Mediterrnea sofreu forte dominao de Roma, atravs da hegemonia poltica e cultural na vasta rea que a circunda. No entanto, a partir do sculo III d.C., o Imprio Romano entrou em um contnuo processo de enfraquecimento. Qual das seguintes alternativas justifica sua decadncia?

A) Corrupo na mquina administrativa e enfraquecimento do exrcito. CORRETA


B) C) D) E)

Crise na minerao e as guerras contra os gregos. Impostos reduzidos e a difuso da doutrina crist. Revoltas escravas e enfraquecimento do exrcito. Os ideais de liberdade entre os povos conquistados e a Poltica do Po e Circo.

QUESTO 45 A expresso Idade Mdia surgiu no sculo XIV, durante o Renascimento, para denominar um perodo de quase mil anos (de 476 a 1453). Para facilitar o estudo, os historiadores costumam dividir esse perodo em Alta Idade Mdia (sculos V a IX) e Baixa Idade Mdia (sculos IX a XIV). Sobre a Idade Mdia, podemos afirmar que: I) Este perodo caracterizado pela ruralizao, culminando na formao do feudalismo. A economia era de subsistncia e sustentava-se no trabalho servil. Presos terra, entre vrias obrigaes, os servos estavam submetidos a prestaes em produtos (talha e banalidade) e em trabalho (corvia). II) A sociedade era estamental, sem mobilidade vertical e hierarquizada em ordens: o clero (que rezava), nobreza (que guerreava) e os servos (que trabalhavam). III) A cultura mesclava a religiosidade crist com o esprito guerreiro feudal, numa poca marcada por invases, constituindo-se na identidade da Europa Ocidental. Em suas manifestaes, a cultura idealizava as relaes guerreiras da nobreza como a cavalaria, a suserania e a vassalagem. IV) Influenciados pelo cristianismo, todos acreditavam que o reino da Terra tinha sido concebido por Deus. Contudo, a Igreja Catlica no conseguiu impor uma ordem poltica, uma vez que a nobreza detinha o monoplio da violncia e conseguiu obter o poder poltico autnomo, sem interferncias religiosas. A) B) Das proposies acima, so corretas somente: II, III e IV. I, III e IV.

QUESTO 44 Cronologicamente, a Idade Antiga se e stendeu desde as primeiras formas de desenvolvimento das civilizaes humanas (formao de classes sociais, Estado e diviso social do trabalho), por volta de 4000 anos antes de Cristo, at o ano de 476 d.C., com a

C)

I, II e III. CORRETA
I e IV. I e II.

D) E)

Ensino Mdio Tcnico-Integrado 2006-1 / 11

QUESTO 46 Na Histria do Brasil, em relao ao ciclo minerador, pode-se afirmar que: I) A capital da colnia foi transferida de Salvador para a cidade do Rio de Janeiro. II) Por dois sculos, os paulistas monopolizaram a explorao do ouro, apesar das tentativas fracassadas de outros grupos. III) Ocorreu o povoamento e a urbanizao da regio das Minas Gerais. A) B) C) D) Est(o) correta(s) somente: I. II. III. I e II.

tratado de Latro, em 1929, quando foi criado o Estado do Vaticano. A) Das proposies acima, so corretas somente: II, III e IV.

B)

I, III e IV. CORRETA


I, II e III. I e IV. I e II.

C) D) E)

QUESTO 48 O perodo da histria brasileira conhecido como Estado Novo (1937-1945), pode ser caracterizado: A) por um perodo de plena democracia no Brasil com base na Constituio de 1937.

E)

I e III. CORRETA

B)
C)

por uma ditadura instaurada por Getlio Vargas. CORRETA


pelo governo de Juscelino Kubitschek, pautado no slogan 50 anos de realizaes em 5 anos de governo. pela ditadura militar, justificada por uma intensa disputa pelo poder entre capitalistas e socialistas. pelo retorno democracia aps muitos anos de governos militares.

QUESTO 47 Sobre a unificao italiana, correto afirmar que: I) Aps o Congresso de Viena, a Itlia foi dividida e transformada numa simples expresso geogrfica, motivando o Risorgimento. II) A liderana na luta pela unificao coube ao reino do Piemonte-Sardenha, sob orientao de Benito Mussolini. III) Foi na dcada de 1870 que os italianos conquistaram Roma e completaram a unificao. IV) A conquista da unidade deu origem Questo Romana, monarquia italiana versus Papa, que s foi resolvida com o

D) E)

Potrebbero piacerti anche