Sei sulla pagina 1di 9

Lio 2

7 a 13 de janeiro Prvia da semana: A crena na histria bblica da criao afeta no somente nossa aceitao de um Deus Criador Todo-poderoso, mas tambm nossa maneira de compreender o sbado, a cruz, a ressurreio, e muitas outras doutrinas.

No princpio

Leitura adicional: Ellen G. White, Bible Readings, p. 12, 13 (Silver Spring, Md.: Better Living Publications, 1990); June Strong, Journal of a Happy Woman, August; Max Lucado, The Great House of God, p. 69-79.

Domingo, 8 de janeiro

O reflexo perfeito
Para mim, difcil imaginar o mundo sem o Criador. No posso acreditar que passei a existir por acaso, que no tenho propsito. Algo que me mantm segura o pensamento de que um Deus amoroso criou o ser humano e, portanto, me criou. Quando Ele criou Ado e Eva, deu-lhes um propsito para viver. Eles iriam administrar a Terra e criar a famlia. E mesmo quando pecaram contra Deus, Ele proveu para a sua salvao (Gn 3:14, 15; Jo 3:16). Agora Ele est esperando que Seu Filho volte Terra para recri-la tornando-a ainda melhor do que era quando Ele primeiro criou a Terra. Muitas vezes quando olhamos para o mundo que continuamos a destruir, sentimo-nos culpados. Perguntamos se Deus est realmente presente conosco. Mas no deveramos sentir medo porque Jesus nos ensinou: Vocs valem mais do que muitos pardais! (Lc 12:7). NEle foram criadas todas as coisas nos cus e na Terra, as visveis e as invisveis, sejam tronos ou soberanias, poderes ou autoridades; todas as coisas foram criadas por Ele e para Ele (Cl 1:16).

Frequentemente somos acometidos de uma espcie de amnsia espiritual. Esquecemos quem somos e quem projetou este mundo e a ns. Perdemos de vista o

amor de Deus e Seu propsito para ns e criamos nossa prpria razo para a existncia. O resultado final que no temos razo para existir. Nosso conhecimento s vai at a, mas a sabedoria de Deus eterna. Quando Ele formou os seres humanos, Ele os fez Sua imagem, tanto na aparncia exterior como no carter.* Assim como uma criana se parece com seus pais, parecemo-nos com Deus, nosso Pai celestial. Frequentemente clamamos que somos Seus filhos, mas no tomamos decises divinas. Esquecemo-nos de onde viemos quando esquecemos quem somos. Por que esquecemos que Deus nosso Criador, quando sabemos que Ele Se importa tanto conosco que at mesmo pode contar o nmero de cabelos em nossa cabea (Lc 12:6)? Como podemos nos esquecer de Deus quando Sua Palavra e natureza cantam louvores pelo Seu amor por ns? Que ao estudar a lio desta semana, voc possa perceber como o plano da criao divina se encaixa perfeitamente em sua vida.

2. Quais pessoas tambm acreditavam no relato bblico da criao? Mt 19:4; x 20:8-11; 1Tm 2:13; Is 40:26

Tudo na Bblia atesta o fato de que o Senhor criou o mundo, trazendo-o existncia por meio de Sua palavra, como est descrito em Gnesis 1 e 2. Podemos escolher a criao, ou a evoluo, mas a honestidade no permite a fuso dos dois. Os prprios textos no nos deixam essa opo.

* Ellen G. White, Patriarcas e Profetas, p. 45.

Brittany Hudson Brampton, Ontario, Canad Mos Bblia Segunda, 9 de janeiro 1. Existe a possibilidade de se estabelecer um acordo entre a Bblia e a evoluo darwinista, com base nas primeiras palavras das Escrituras? Gn 1:1

Nada deixado ao acaso


Deus disse que J era seu servo devoto. Ainda assim, em seu momento mais escuro, Deus lhe falou sobre a preciso de Seu poder criativo. Considere a evidncia.

O livro de Gnesis comea com Deus em ao como Criador. Nada nesses textos deixa qualquer indicao de que algo foi deixado ao acaso. Ao contrrio, os textos ensinam o oposto: tudo foi meticulosamente planejado e executado.

A Terra o nico planeta equipado com uma atmosfera com a exata quantia de gases para manter no somente a vida humana, mas tambm as plantas e a vida animal. No entanto, se a Terra fosse menor ainda que um ponto decimal, a atmosfera (a camada fina dos gases hidrognio e oxignio principalmente que se estende aproximadamente a cerca de 50 quilmetros acima da superfcie da Terra) no poderia existir.1 Se a Terra fosse um pouquinho maior, ainda que um ponto decimal, sua atmosfera conteria hidrognios livres, tornando a vida impossvel.2

Mos Bblia

3. Como Deus expressou a J a emoo que fez parte da criao da Terra? J 38:4-7

Agora considere a posio da Terra em relao ao Sol. A temperatura da Terra oscila entre 34,4 a 48,8 C. Portanto, se a Terra fosse mais perto ou mais longe do Sol, a vida deixaria de existir no planeta. Alm disso, a Terra gira com preciso em praticamente tudo mesmo nos pontos decimais. Como pode existir outra explicao para tal preciso sem ser a de ter sido tudo isso planejado? Nenhuma teoria do acaso pode racionalizar com tais medidas precisas o que Deus iniciou e sustm. Como cristos, percebemos que nenhuma teoria do acaso ou declarao evolucionista aceitvel. No princpio Deus no deixou nada ao acaso e hoje Ele continua a manter essa perfeio.

Uma sugesto da alegria no corao do Criador na primeira semana tambm pode ser encontrada em Gnesis 1:2: O Esprito de Deus Se movia sobre a face das guas. Nesse exemplo em que Moiss descreve o Esprito de Deus pairando sobre a face das guas, ele escolhe uma palavra que usar apenas mais uma vez, em Deuteronmio 32.

Podemos no compreender completamente a abordagem que Deus faz do sofrimento de J em J 38:1-7. Mas ele tinha um relacionamento com Deus que lhe permitia compreender que as palavras de Deus proviam as evidncias que ele precisava para encher seu corao de alegria. atravs dessa evidncia que J encontrou esperana em seu projetista e mantenedor o Deus que estava, est e sempre estar no controle.

4. Em que contexto Moiss usou a palavra pairar pela segunda vez? Dt 32:10, 11; compare com Mt 23:37

1. Andrew Smellie, Does God exist, or are you an accident?, http://metrodcchurch.org/archives /267 (acessado em 2 de dezembro de 2010). 2. R.E.D. Clark, Creation, (Londres: Tyndale Press, 1946), p. 20. 3. Marilyn Adamson, Is There a God?, http://www.everystudent.com/features/isthere.html4. (acessado em 2 de dezembro de 2010). 4. Ibid.

Pense em como as aves mes amorosamente preparam o ninho para seus filhotes. Ento, imagine essas aves pairando sobre seus filhotes, trazendo-lhes comida e depois ensinando-os a voar. Com inspirao divina, Moiss descreveu as mesmas emoes no corao do Esprito Santo, enquanto nosso ninho humano estava sendo construdo.

Amanda Riddell Brampton, Ontario, Canad

Tera, 10 de janeiro

filhinho para o alto? A criana solta gritos de felicidade, inconsciente de que est inteiramente dependente da coordenao e da fora do pai. surpreendente quo poderoso um pai pode parecer aos olhos do filho. Foi essa caracterstica que Deus apontou a J quando ele O desafiou a explicar porque ele estava passando por momentos to difceis.

Uma criao infantil


Abalado pelas mortes trgicas, dores e runa financeira, J se tornou cego para a bondade inata de Deus. Quando clamou desesperadamente a Deus por uma explicao, o Senhor relembrou a J Sua onipotncia. Deus pediu a J que Lhe explicasse o processo da criao (J 38:4). Dessa maneira, Deus Se apresentou como o Criador Todo-poderoso do cosmo; um construtor-mestre cujas ferramentas so Suas palavras, o Arquiteto que no necessita de calculadora. Quando Deus lhe exps isso, as reclamaes de J se reduziram mera falta de f.

Abraando a Deus (Dt 32:10). Crianas so inquestionavelmente dependentes dos pais para sobreviver. Da perspectiva de uma criana, a me e o pai se agigantam e parecem capazes de resolver qualquer coisa. Embora saibamos que essa perspectiva falsa, ela aponta para o desejo de ter um pai que incorpore tais caractersticas poderosas. As boas-novas so que tal Pai existe, e Ele espera que tenhamos um relacionamento com Ele.

Ao terminar sua carreira, Moiss fez seu discurso final para o povo de Israel (Dt 32). Aps 40 anos peregrinando pelo deserto, ele relembrou sua relao e aliana com Deus. No verso 10, ele mencionou ao povo (e a ns) que, apesar da natureza humana cada, Deus tem grandes planos para Seu povo. Mais que tudo, Moiss quis que eles compreendessem o significado do papel que estavam prontos a assumir. Mal sabiam eles que sua histria uma histria de nmades do deserto sujos e cansados seria um dos alicerces das Santas Escrituras.

Neste mundo em que o conhecimento crescente, fundamental que nos permitamos admirar o tamanho, a capacidade e a grandeza de Deus. Comparados a Ele, no somos mais que filhos dependentes, sem esperana, olhando ao nosso magnfico Criador com admirao e assombro.

Durante nossa existncia, frequentemente damos pouco valor s nossas habilidades ou delas duvidamos. E tendemos a esquecer que somos peregrinos no deserto, tal qual os israelitas. Apesar do fato de que Deus no est escrevendo sua vida em outro testamento bblico, Ele desesperadamente quer que voc compreenda que sua vida to importante para Ele quanto a vida dos israelitas. No essa a figura do Pai que ansiamos abraar?

A criao e a lei (Salmo 19). Seguir regras pode ser desafiador para as crianas. Mesmo quando as regras so estabelecidas para sua proteo, elas as desobedecem. O Salmo 19 prov compreenso sobre a lei de Deus. Nesse salmo Davi uniu duas reas da teologia que s vezes vemos separadamente: criao e lei. Aps a queda de Ado e Eva, Deus articulou Sua lei aos pecadores no como uma srie de diretivas de um raivoso, totalitrio, mas como uma srie de redes de segurana criadas para nos ajudar a navegar nas traioeiras guas do pecado. Davi desenhou um paralelo entre a beleza e a perfeio da criao e a beleza da lei de Deus. Ele terminou esse salmo com uma orao que de uma vez pede aceitao das palavras e pensamentos que [ele] proferiu, e constitui sua petio em geral por pureza [de palavras] e de pensamento nas experincias de cada dia.*

O construtor-chefe (J 38:4-7). Alguma vez voc j viu um pai jogar seu

A humanidade de Deus (Joo 1:1-13). Como pais que instruem seus filhos a no tocar um fogo quente, a lei de Deus prov a mesma salvaguarda. Sua lei existe para nos manter fora de perigo.

Alguma vez voc j viu uma criana que perdeu de vista seus pais? comum que, nessas situaes, elas gritem por ajuda. O Evangelho de Joo comunica as qualidades inerentes de Deus e Sua criao. Como obra da criao de Deus, estamos intrinsecamente ligados ao nosso Criador. Joo 1:1-13 descreve a interao de Deus com a histria humana. O Criador que antecedeu todas as coisas criadas Se tornou carne, criando inteiramente uma nova dimenso no relacionamento entre Deus e a humanidade. Joo pinta o quadro de Deus guiando e dirigindo os seres humanos quando literalmente Se tornou um de ns, vivendo como ns. Ao abrir seu evangelho destacando a humanidade de Jesus, Joo confere a Deus participao direta em nossa humanidade (v. 14).

cosmoviso crist, que ponto importante infelizmente tem sido deixado de lado? Ec 7:29

Obviamente, nosso Pai celestial quer que entremos num relacionamento prximo, dependente com Ele. O Senhor quer muito que compreendamos que Lhe pertencemos porque Ele nos criou.

Sem dvida, o mundo criado revela o amor e o poder do Criador. Mas nosso mundo tambm tem sido devastado pelo pecado, pelas cicatrizes e rupturas causadas pelo grande conflito. Mas, mesmo em meio a essa devastao, podemos ver o amor e o poder do Criador. A soluo no se concentrar nas coisas ruins, mas nas coisas boas que esto na sua base.

* The SDA Bible Commentary, v. 3, 2 ed., p. 678.

Craig Mattson Tulsa, Oklahoma, EUA

Mos Bblia

Quarta, 11 de janeiro

Os Salmos muitas vezes se referem s grandes obras de Deus. No salmo 19, Davi descreve a glria dos cus e do firmamento. Depois, ele compara o esplendor do Sol perfeio da lei de Deus. Assim, o contedo da lei relacionado grandeza das aes criativas de Deus (v. 7-11).

Revelando Deus atravs de Sua criao


No Jardim do den a existncia de Deus era demonstrada nos objetos da Natureza que os cercavam. Cada rvore do jardim lhes falava. As coisas invisveis de Deus eram vistas claramente, sendo entendidas pelas coisas criadas, tanto o Seu eterno poder como a Sua divindade. ...

5. Na infrutfera tentativa crist de combinar a evoluo com a

As coisas da Natureza que hoje contemplamos do-nos uma ideia muito plida da beleza e glria do den; entretanto o mundo natural, com voz inequvoca, proclama a glria de Deus. Nas coisas da Natureza, manchadas como se acham pela maldio do pecado, permanece ainda muita coisa bela. Algum onipotente, grandioso em bondade, em misericrdia e amor, criou a Terra, e esta, mesmo em seu estado maculado, inculca verdades acerca do hbil Artista-Mestre. Neste livro da natureza que nos aberto nas belas e perfumosas flores, com seus variados e delicados matizes Deus nos oferece uma expresso inequvoca de Seu amor. Depois da transgresso de Ado, Deus poderia ter destrudo todo boto a entreabrir-se e toda a florao, ou podia ter despojado as flores de seu perfume, to aprazvel ao olfato. Na Terra, ressequida e maculada pela maldio, no matagal, nos cardos, nos espinheiros, no joio, podemos ler a lei da condenao; mas na delicada cor e perfume das flores, podemos aprender que Deus ainda nos ama, que Sua misericrdia no est inteiramente retirada da Terra.

Em vrios lugares, a Bblia conecta claramente a ao criadora e a ao redentora de Deus, uma ligao que prov mais evidncia de que a evoluo no pode ser conciliada com a Bblia, especialmente com o ensino da cruz.

6. Qual a importncia da compreenso literal do relato de Gnesis para todo o plano da salvao? Rm 5:12

A natureza est repleta de lies espirituais para a humanidade. As flores morrem apenas para ressurgir com nova vida; e nisto nos ensinada a lio da ressurreio. Todos os que amam a Deus florescero de novo no den do alto. ...

A queda a nica maneira de dar sentido cruz e necessidade de resgatar, por meio do Salvador, a humanidade cada. A queda implica uma decadncia, uma degenerao. Significa que partimos do que era bom para o que no era to bom. Isso faz todo sentido a partir de uma compreenso literal de Gnesis. Com a evoluo, isso no tem sentido. Na verdade, a ideia da evoluo zomba da queda e tambm da cruz.

Deus o superintendente, assim como Criador, de todas as coisas. O Ser Divino Se empenha em manter as coisas por Ele criadas. A prpria mo que sustenta as montanhas e as mantm em posio, guia os mundos em sua misteriosa marcha em volta do Sol. *

Pense nisto * Creation and the Revelation of God, The Advent Review and Sabbath Herald, 8 de novembro de 1898. 1. Como nos revelado o amor de Deus na natureza? 2. Quais so algumas formas pelas quais voc pode pessoalmente buscar a Deus atravs da natureza? Mos Bblia

fundamentos que dela se originam, deveramos buscar conhecer o poder criativo de Deus todos os dias: Alexandra Yeboah Brampton, Ontario, Canad

Lembre-se de que voc foi criado imagem de Deus. Voc Sua obra-prima (Ef 2:10).

Quinta, 12 de janeiro

Respeite a criao e cuide dela. Porque Ele nos tornou administradores sobre Sua criao (Sl 8:5, 6), precisamos aprender a cuidar dela sabiamente.

Criao: pedras bsicas de construo


Imagine viver numa casa sem fundao. Provavelmente, voc esteja pensando que tal casa seria bastante instvel. Agora, considere que a doutrina da criao a fundao do cristianismo. Se no compreendemos quem nos criou e por qu, no temos nada sobre o que construir nossa f.

Aproveite a criao de Deus. Diretamente explore a natureza quando e onde seja seguro faz-lo, ou aprenda sobre ela em livros conceituados e programas de televiso.

Pea sabedoria a Deus. Pea-Lhe que o ajude a compartilhar com outros a histria de Deus como nosso Criador.

A Bblia ensina que Deus estava presente no princpio e que tudo foi criado atravs dEle e por Ele (Joo 1:1-4). Enquanto a evoluo discute a mutao aleatria e a seleo natural ocorrida atravs do tempo sem qualquer alvo final, a Bblia mostra que, desde o incio, Deus tinha um propsito pelo qual Ele criou todas as coisas. Isso evidente em Sua maneira de criar. Ele usou seis dias para formar o mundo cuidadosamente e tudo o que nele h, em vez de magicamente fazer aparecer tudo num minuto. A teoria da evoluo tem uma abordagem aleatria de como viemos a existir. Mas a criao mostra que somos mais que um surgimento acidental da natureza. Deus nos criou Sua prpria imagem (Gn 1:26, 27). Os cus declaram a glria de Deus; o firmamento proclama a obra das Suas mos (Sl 19:1). A criao essencial como base de tudo o que acreditamos como cristos porque estabelece que Deus existe e tem estado presente atravs de todas as geraes (Sl 90:1, 2). Para nos ajudar a conhecer a verdade sobre a criao e todos os outros

Seja grato. Cada dia, mostre gratido a Deus pelas bnos da natureza sua comida, sua beleza e a sade que dela provm quando interagimos com ela.

Mos Bblia

7. Que promessas maravilhosas so encontradas nos textos a seguir? Qual sua ligao com o modelo bblico da criao, revelado nos primeiros captulos de Gnesis? Is 65:17; Is 66:22; 2Pe 3:13; Ap 21:4

Sexta, 13 de janeiro

Toda a esperana crist repousa nas promessas de um novo cu e uma nova Terra, sem a devastao que o pecado trouxe ao planeta em que habitamos. A promessa da vida eterna maravilhosa, mas sem as tristezas e decepes da realidade atual. O que poderia ser pior que a vida eterna neste mundo em que a misria muitas vezes a regra, e no a exceo? Tente imaginar como era nosso mundo em sua primitiva beleza. Imagine tambm como ser quando ele for recriado.

Sinais do amor de Deus


No posso imaginar como Deus trouxe a constelao Ursa Maior existncia. Sua onipotncia frequentemente esquecida por muitos neste mundo em que somos constantemente relembrados da destruio que o pecado tem causado. Mas mesmo quando existe desastre, jamais deveramos esquecer que, debaixo do cu, tudo de Deus (J 41:11).

Pense nisto

1. O que significa ser criado imagem de Deus? 2. Como voc compartilharia sua crena a respeito da criao com amigos e familiares que defendem a evoluo?

Como pecadores, tendemos a nos tornar afundados em nossa prpria vida. Sou culpado de algumas vezes equiparar a bondade e o amor de Deus com a quantidade de bnos que eu recebo. Mas ao fazer isto, estou limitando o poder e a glria de Deus assim como o que Ele pode fazer para mim e por meu intermdio. Equivocadamente, reivindicamos o direito aos privilgios que Ele nos d gratuitamente. Esquecemos que, apesar do que Ele d ou tira, Ele sempre digno de nosso louvor apenas por ser Ele o Altssimo. Esquecemos que Ele nos sustenta mesmo quando no merecemos nem mesmo o ar que respiramos (Rm 3:23).

Elizabeth Downs Toronto, Ontario, Canad

Quando nos humilharmos diante dEle, Deus nos dar vislumbres de coisas maiores que ns mesmos. Em J 38:4, 31, 32, Ele pergunta, Onde voc estava quando lancei os alicerces da Terra? [...] Voc pode amarrar as lindas Pliades? Pode afrouxar as cordas do rion? Pode fazer surgir no tempo certo as constelaes ou fazer sair a Ursa com seus filhotes?

Se acreditamos que Deus Criador e Administrador do Universo, tambm precisamos crer que somos pecadores e precisamos confiar em Sua fora. Somos capazes de atender Sua vontade e submeter nossa vida completamente a Ele quando temos f nEle como nosso Criador. Se Ele pode guiar as constelaes, o sol,

e a lua, Ele mais que capaz de guiar nossa vida. Assim, nossa crena na Criao forma a base de nossa f.

passado na verdade se tornou em bno, uma vez que voc teve tempo para pensar sobre a influncia de Deus em sua vida.

Negar a criao negar um valor prprio fundamental em determinar o que fazemos com nossa vida. Pode ser que no sejamos nada parecidos com a Ursa Maior, mas aos olhos de Deus, sei que sou valiosa tanto quanto as constelaes. Somos a manifestao de Seu amor, um presente muito caro do Pai do alto, cuidadosamente planejado, perfeitamente executado, modelo nico, ordenado pelo divino Feitor e Rei. Para Ele, temos uma beleza muito maior que as estrelas.

Michelle Smith Brampton, Ontario, Canad

Pense nisto

Como podemos fielmente refletir o amor de Deus por ns em nossa vida diria?

Dicas

1. Visite um planetrio para explorar os cus. Considere como Deus planejou as estrelas para guiar viajantes na Terra. 2. Cultive um jardim e observe o milagre da germinao da semente, transformando-se de uma plantinha, tornando-se maior, depois espalhando suas sementes para germinar na terra e comear novamente o ciclo da criao. 3. Compartilhe com um amigo, como uma experincia difcil de seu

Potrebbero piacerti anche