Sei sulla pagina 1di 90

24/01/2012

Organizao e Diviso Judicirias

Claudete Pessa

Estrutura Orgnica do Poder Judicirio Nacional


Supremo Tribunal Federal (Instncia Extraordinria)
Conselho Nacional de Justia (administrativo: no exerce jurisdio)

Justia Comum Grau de jurisdio Instncia Especial 2 Instncia 1 Instncia

Justia Especializada Federal

Federal Estadual e do DFT STJ TJ Juzes Estaduais TRF Juzes Federais

Trabalho Eleitoral

Militar

TST

TSE

STM
TM
Juiz e Conselho Militar

TRT TRE Juzes do Juzes e Trabalho Juntas

24/01/2012

Supremo Tribunal Federal

Atuao: CF, 92 e 102


Guardio

Composio: CF, 101 11 (onze) Ministros: cidados com mais de 35 e menos de 65 anos de idade, de notvel saber jurdico e reputao ilibada.

Constitucional, exerce a jurisdio em todo o territrio nacional e sua sede localiza-se em Braslia que a Capital Federal.

Nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha pela maioria absoluta do Senado Federal.

Conselho Nacional de Justia Atuao: CF, 92 e 103-B, 4


Compete ao Conselho o controle da atuao administrativa e financeira do Poder Judicirio e do cumprimento dos deveres funcionais dos juzes.

Composio: CF, 103-B


15 membros com mandato de dois anos, admitida uma reconduo.

Presidncia: Presidente do STF e, nas suas ausncias, pelo Vice-Presidente do STF (CF, 103-B, 1).

Exceto o Presidente do CNJ, ao demais membros sero nomeados pelo Presidente da Repblica, depois de aprovada a escolha respectiva pela maioria absoluta do Senado Federal.

24/01/2012

Ministro-Corregedor: Ministro do STJ, ficando excludo da distribuio de processos no Tribunal (CF, 103-B, 5).

No efetuadas, no prazo legal, as indicaes pelas respectivas instituies, caber a escolha ao STF (CF, 103-B, 3).

Junto ao Conselho oficiaro o Procurador-Geral da Repblica e o Presidente do Conselho Federal da OAB (CF, 103-B, 6).

Superior Tribunal de Justia


Atuao: CF, 105
Exerce a Instncia Especial da Justia Comum Federal e Estadual, alm das atribuies originrias constante no texto constitucional. Sede: Braslia

Composio: CF, 104


no mnimo, 33 Ministros nomeados pelo Presidente da Repblica, dentre brasileiros com mais de 35 e menos de 65 anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada, depois de aprovada a escolha do Presidente da Repblica pela maioria absoluta do Senado Federal, sendo:

- 1/3 dentre juzes dos TRFs; - 1/3 dentre desembargadores dos TJs, indicados em lista trplice elaborada pelo prprio Tribunal; - 1/3, em partes iguais, dentre advogados e membros do MP Federal, Estadual, do Distrito Federal e Territrios, alternadamente, indicados na forma do art. 94.

24/01/2012

Gabaritando Organizao Judiciria: 01 - (FCC 2009 TJ Par Analista Judicirio Especialidade Direito questo adaptada pela Professora Claudete Pessa) O Conselho Nacional de Justia: (A) integrado, alm de outros membros, por dois cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada, indicados um pelo Congresso Nacional e outro pela Advocacia-Geral da Unio. (B) escolher, em votao pblica e aberta, um Corregedor Nacional, dentre os membros que o integram, permitida a reconduo. (C) compe-se de onze membros, nomeados pelo Presidente do Congresso Nacional. (D) presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. (E) tem dentre outras competncias, a de efetuar o controle da atuao administrativa e financeira do Ministrio Pblico e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.

02 - (FCC 2009 TJ Sergipe Analista Judicirio Especialidade Direito) Com relao ao Superior Tribunal de Justia correto afirmar: (A) Os Ministros sero nomeados dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada. (B) Compe-se de, no mnimo, trinta e um Ministros. (C) Dois teros dos membros so advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil e nomeados pelo seu presidente. (D) competente para processar e julgar, originariamente, a concesso de exequatur s cartas rogatrias. (E) Dois teros dos membros so integrantes do Ministrio Pblico Federal, indicados pelo Procurador Geral da Repblica.

24/01/2012

2 - RGOS DO PODER JUDICIRIO DO RIO DE JANEIRO CODJERJ, artigo 2


TRIBUNAL DE JUSTIA rgo Estadual de 2 instncia. Recebe e julga recursos contra decises proferidas nos rgos de 1 instncia. Tem sede na Capital e jurisdio em todo o territrio do Estado. rgos judicirios de 1 instncia. rgo de 1 instncia. Competncia definida pela Constituio Federal para o julgamento dos crimes dolosos contra a vida.

JUZES DE DIREITO TRIBUNAL DO JRI

CONSELHO DA JUSTIA MILITAR JUIZADOS ESPECIAIS E SUAS TURMAS RECURSAIS

rgo de 1 instncia Processa e julga os policiais militares e bombeiros militares nos crimes militares rgos de 1 instncia. Os Juizados Especiais foram institudos pela Constituio Federal de 1988 e organizados Lei 9.099/95. A Turma Recursal o rgo revisor das decises proferidas nos Juizados Especiais e, apesar de tal exerccio, classificada como rgo de 1 Instncia

24/01/2012

3 RGOS DA JUSTIA DE 1 INSTNCIA CODJERJ, 68 I - Tribunais do Jri; II - Juzes de Direito; III - Conselho da Justia Militar IV - Juzes de Paz; V os Juizados Recursais. Especiais e suas Turmas

IMPORTANTE:

O rgo Especial, mediante Resoluo, fixar a distribuio de competncia aos rgos acima, podendo inclusive alterar a denominao dos mesmos.

JUIZADOS ESPECIAIS ESTADUAIS (rgos de 1 instncia)

COMPETNCIA Juizado especial Causas de menor complexidade cvel Juizado especial Infraes de menor potencial criminal ofensivo Juizado especial Violncia domstica contra a da violncia mulher e infraes de menor contra a mulher potencial ofensivo e criminal (Lei 11.340/06, Art.14) Juizado especial Causas contra o Estado at 60 da fazenda salrios mnimos (Lei Estadual pblica 5.781/2010)

so unidades jurisdicionais autnomas, presididas por Juiz de Direito (togado) e servidas por cartrios judiciais e serventurios prprios.

24/01/2012

JURISDIO No limite territorial da comarca onde estiverem situados ATENDIMENTO AO PBLICO das 10 hs as 18 hs. (Consolidao Normativa, art. 153, 2).
JUIZADO ESPECIAL ADJUNTO ser instalado nas

comarcas onde no houver previso legal para a instalao de Juizado Especial (CODJERJ, 68, V). Funcionam em anexo a determinadas serventias judiciais das determinadas comarcas, atuando, preferencialmente, o Juiz Titular da Vara a qual o Juizado Especial funciona adjunto.

TURMAS RECURSAIS (rgo de 1 instncia)

SEDE E JURISDIO CODJERJ, 68, V

sede na comarca da capital e jurisdio em todo o Estado

COMPOSIO Lei 5781/2010, art. 36. trs juzes em exerccio no primeiro grau de jurisdio (CRFB/88, art.98, I), com mandato de 2 anos, selecionados pelo Conselho da Magistratura e designados pelo Presidente do TJ.

COMPETNCIA CODJERJ, 68. julgar mandados de segurana, habeas corpus, e recursos das decises proferidas pelos Juizados Especiais de todas as Comarcas do Estado.

24/01/2012

4 TRIBUNAL DO JRI CODJERJ, 69 a 71 Organizao


Cdigo de Processo Penal

Competncia
Julgamento dos crimes dolosos contra a vida, tentados ou consumados (homicdio, infanticdio, aborto, participao em suicdio), bem como os crimes que lhe forem conexos.

Comarca da Capital
04 (quatro) Tribunais do Jri, designados por nmeros ordinais, ou seja, I Tribunal do Jri, II Tribunal do Jri, III Tribunal do Jri e IV Tribunal do Jri e correspondem, respectivamente, 1 Vara Criminal, 2 Vara Criminal, 3 Vara Criminal e 4 Vara Criminal.

JUSTIA MILITAR ESTADUAL

SEDE E JURISDIO CODJERJ, 152

COMPETNCIA CODJERJ, 154 C/C CRFB, 125, 4 crimes militares praticados por militares estaduais, ressalvada a competncia do tribunal do jri, quando a vtima for civil; - e aes decorrentes de atos

sede na comarca da capital e jurisdio em todo o Estado

disciplinares militares.
DA AUDITORIA MILITAR (JUIZ AUDITOR) - julgar singularmente: a) crimes militares, quando a vtima for um civil, exceto nos dolosos contra a vida (competncia do Tribunal do Jri) b) aes contra atos disciplinares militares

DOS CONSELHOS DE JUSTIA MILITAR - julgar em conselho (presidido pelo juiz de direto auditor), os demais crimes militares

24/01/2012

Segunda Instncia Estadual:

da

Justia

Militar

Tribunal de Justia ao qual caber tambm decidir sobre a perda do posto e da patente dos oficiais e da graduao das praas (CODJERJ, art. 153).

6 JUZES DE DIREITO - CODJERJ, 72.

Juzes de Direito

Integram a magistratura de carreira e exercem a jurisdio de - O juiz titular residir na respectiva primeiro grau comarca, salvo autorizao do Tribunal (ou 1 (CF, 93, VII). instncia).

- rgos de 1 instncia do Poder Judicirio do Estado. - Garantias constitucionais (CF, 95): vitaliciedade, inamovibilidade, salvo por interesse pblico e irredutibilidade de subsdios.

24/01/2012

Gabaritando Organizao Judiciria: 03 Analise a veracidade das assertivas: I - O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justia e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal e jurisdio em todo territrio nacional. II Os tribunais de primeira instncia tm jurisdio nas reas territoriais definidas no Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias do Estado do Rio de Janeiro. III O Tribunal de Justia, com sede na capital tem jurisdio em todo territrio do Estado. Est(o) correta(s): A) I e II; B) I; C) II e III; D) II; E) Todas.

04- Entre os rgos a seguir enumerados, aquele que integra a estrutura do Poder Judicirio do Estado do Rio de Janeiro : (A) Juiz de Paz; (B) Grupo de cmaras cveis e criminais; (C) Tribunal de Alada; (D) Seo cvel; (E) Tribunal de Justia Militar.

10

24/01/2012

05 Valendo-se das regras contidas na Constituio Federal e no Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias do ESTADO do RJ, analise: I - As Turmas Recursais dos Juizados Especiais se encontram na estrutura orgnica da primeira instncia do Poder Judicirio. II As Turmas Recursais so constitudas por Juzes de primeiro grau de jurisdio. III As decises dos Juizados Especiais sero reapreciadas por Desembargadores em grau de recurso. IV Os juizados especiais so providos por juzes togados ou por Juzes leigos. Responda: (A) se somente I est correta; (B) se somente I e IV esto corretas; (C) se somente II e III esto corretas; (D) se somente I e II esto incorretas; (E) se somente III e IV esto incorretas

7 - DIVISO JUDICIRIA CODJERJ, 05.


O territrio do Estado, para efeito de administrao da Justia divide-se em: REGIO JUDICIRIA 14 regies. Cada Regio formada por grupo de Comarcas ou Varas. Esta diviso judiciria referncia para regular a atividade de auxlio e substituio exercida pelos Juzes Regionais. A comarca integrada por um Municpio, ou mais de um, desde que contguos. Nem todo Municpio uma Comarca e o Municpio que no for sede de comarca integrar a rea territorial de uma Comarca vizinha. Delimita a competncia territorial do Juiz de Direito.

COMARCA

11

24/01/2012

DISTRITO

Delimita a rea de atuao do Juiz de Paz e seus dois suplentes para fins de celebrao e habilitao de casamento. A instalao do distrito ocorre com a posse do Juiz de Paz perante o Juiz de Direito da Comarca (CODJERJ, art. 7). Subdiviso do Distrito, em cada um atuar um Juiz de Paz e dois Suplentes.

SUBDISTRITO

CIRCUNSCRIO e Divises do territrio ZONA JUDICIRIA estadual para fins administrativos, delimitando a rea de atuao dos prestadores de servios extrajudiciais notrios e registradores.

8 - COMARCAS 8.1 CRIAO DE COMARCAS


- Criao e extino de comarcas: lei estadual de iniciativa do Poder Judicirio (CF, 96, I, d e II, d). - Rio de Janeiro: aps criao da Comarca, esta ser instalada com solenidade presidida pelo Presidente do Tribunal de Justia (CODJERJ, 6). Uma vez criada e instalada a comarca, est fixada sua sede e eventual transferncia somente ser admitida de forma provisria, em caso de necessidade ou relevante interesse pblico (CODJERJ, 9).

12

24/01/2012

8.2 - CLASSIFICAO DAS COMARCAS

Comarcas de 1a. Entrncia art. 14

Comarcas de 2a. Entrncia art. 15

Comarcas de Entrncia Especial art. 13

- Possuem Vara - Possuem - So as maiores nica, onde o mais de uma comarcas do Juiz de Direito vara Estado: CAPITAL, Titular ter judiciria e DUQUE DE CAXIAS, competncia para em cada SO JOO DE exercer vara dever MERITI, NOVA cumulativamente atuar um IGUAU, NITERI, as atribuies Juiz de SO GONALO, que nas demais Direito PETRPOLIS, Titular. Comarcas so CAMPOS DOS divididas entre GOYTACAZES, diversos Juzes. VOLTA REDONDA, BELFORD ROXO, NOVA FRIBURGO, TERESPOLIS.

8.3 REQUISITOS PARA CRIAO E ELEVAO DE COMARCAS CODJERJ, 10 a 12. DE REQUISITOS PARMETROS CRIAO ELEVAO DE
Art.10 COMARCA DE 1A. ENTRNCIA Art.11 COMARCA 2A. ENTRNCIA Art.12 70 mil habitantes OU 20 mil eleitores Superior a 15 mil vezes o salrio mnimo da capital do Estado

Nmero de habitantes E nmero de eleitores Receita Tributria Municipal

Populao mnima

15 mil habitantes OU 08 mil eleitores

Totalidade de tributos recebidos pelo(s) Municpio(s), acrescida das cotas de participao. Computados apenas os processos com sentena de que resulte coisa julgada.

Superior a 03 mil vezes o salrio mnimo vigente na capital do Estado

Movimento forense anual

200 feitos judiciais anualmente

Mil feitos judiciais anualmente

13

24/01/2012

Distncia entre a sede do Municpio e a da Comarca

Os ndices acima sero reduzidos de se a sede de qualquer municpio integrante da Comarca distar mais de 100 km da sede desta.

Ateno => Para elevao de Comarca 2. Entrncia, se um dos requisitos no alcanar o quantitativo mnimo, mas dele se aproximar, o rgo Especial do Tribunal de Justia poder fazer tal proposta.

(Quadro Sintico extrado da Obra ORGANIZAO JUDICIRIA CODJERJ COMENTADO - Editora IMPETUS)

O juiz que, por fora da inamovibilidade constitucional, permanecer ocupando vara de comarca elevada entrncia especial ter o direito de automaticamente retomar, nos 05 dias seguintes publicao do ato de sua promoo, a titularidade da vara que possua no momento da elevao, atravs de simples manifestao de vontade (CODJERJ, 190, p. nico).

Extenso territorial

14

24/01/2012

8.4 - CRIAO DE NOVAS VARAS E FRUNS REGIONAIS:


S nas comarcas de entrncia especial e de segunda entrncia. CRITRIOS PARA A CRIAO (Codjerj, 16): por DESDOBRAMENTO para criar outra de igual competncia: - quando o n de feitos distribudos anualmente passar de MIL por juzo; - em ateno s peculiaridades locais, e com base em dados objetivos, poder ser reduzido ou majorado o ndice para desdobramento. por ESPECIALIZAO para criar vara especializada: - quando a justificarem o n de feitos da mesma natureza ou especialidade, a necessidade de maior celeridade de determinados procedimentos, ou o interesse social; por DESCENTRALIZAO para criar vara ou frum regional: - quando o exigir expressiva concentrao populacional em ncleo urbano situado em regio ou distrito afastado do centro da sede da comarca, cuja distncia em relao ao foro local torne onerosa ou dificulte a locomoo dos jurisdicionados.

Na apurao do movimento forense sero computados processos de qualquer natureza que resultem coisa julgada, no sendo consideradas as situaes transitrias, de acrscimo de distribuies, que possam ser sanadas com a designao de juiz auxiliar. Havendo desdobramento ou criao de varas, o juiz ocupante da vara desdobrada ou da vara de que saram as atribuies da nova, ter direito a optar pela que for da sua preferncia, nos 05 dias seguintes publicao do ato respectivo, e, se no o fizer nesse prazo, entender-se- que preferiu a vara de numerao ordinria mais baixa resultante da alterao havida, ou a de famlia, quando se tratar de Vara de Famlia, da Infncia, da Juventude e do Idoso (CODJERJ, 190).

15

24/01/2012

JUZES DAS REGIES JUDICIRIAS - CODJERJ, 75 a 83. - Regio Judiciria Especial: integrada pelas Comarcas de Entrncia Especial; nela tero exerccio 126 Juzes de Direito Regionais de Entrncia do Interior, numerados ordinalmente. - Funo dos juzes: substituir (no caso de frias, licenas, afastamentos e vacncia) ou auxiliar os Juzes Titulares das Varas, conforme designao do Presidente do Tribunal de Justia.

JUZES REGIONAIS DA REGIO JUDICIRIA ESPECIAL JUZES REGIONAIS DAS DEMAIS REGIES JUDICIRIAS

- Demais regies judicirias (13): tero exerccio 43 Juzes Regionais para as funes de auxlio e substituio. - 1 Regio Judiciria: os 19 juzes funcionaro em substituio ou auxlio aos Juzes de Direito de qualquer outra regio, conforme designao do Presidente do Tribunal de Justia. - 2a 13a Regies Judicirias: integradas pelas Comarcas de 1a e de 2a Entrncia; os Juzes Regionais substituiro ou auxiliaro, no mbito da sua respectiva regio.

16

24/01/2012

Na Regio Judiciria Especial: o Juiz Regional designado para auxiliar exercer as funes dos Juzes Titulares nos processos delegados. Esta delegao ser feita em cada processo ou obedecer critrios como valor e natureza da causa (cvel), ou natureza da infrao (criminal), definida em Portaria do Juiz Titular, proibida a delegao de mais da metade dos feitos ao Juiz Auxiliar. Na falta de estipulao prvia, caber ao Juiz Titular os feitos mpares e ao Juiz Auxiliar, os feitos de numerao par. Os Juzes Auxiliares que atuam nas Varas de Fazenda Pblica processaro e julgaro as execues fiscais, se outra no lhes for cometida. Nas demais Regies Judicirias: Quando designados para auxiliares de juzes de direito, os juzes regionais tero as suas atribuies fixadas pelo Presidente do Tribunal de Justia no ato da designao (art. 83).

Gabaritando Organizao Judiciria: 06 - (NCE - CONCURSO PARA OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2004) O Estado, para efeito de organizao dos servios judiciais e extrajudiciais, sofre vrias divises. Assinale a alternativa que NO indica uma das parcelas resultantes da diviso judiciria do Estado do Rio de Janeiro: (A) comarcas; (B) regies judicirias; (C) municpios; (D) distritos; (E) circunscries.

JUZES REGIONAIS FUNCIONANDO COMO AUXILIARES

17

24/01/2012

07 - (NCE - CONCURSO PARA OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2004) Em uma comarca do Estado foi criada vara da Infncia e da Juventude, retirando-se essa atribuio da Vara de Famlia que originariamente a desempenhava. De acordo com o Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias, o critrio usado para a criao da nova vara foi: (A) descentralizao; (B) desdobramento; (C) desconcentrao; (D) especializao;

08 - (NCE - CONCURSO PARA OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2004 - questo adaptada) Assinale a alternativa que apresenta somente comarcas de primeira entrncia: (A) Arraial do Cabo, Laje do Muria, So Fidlis e Italva; (B) Carmo, Rio das Ostras, So Joo da Barra e Cambuci; (C) Guapimirim, Mendes, Valena e Rio das Ostras; (D) Miguel Pereira, Rio Claro, Carmo e Prai; (E) So Sebastio do Alvo, Sumidouro, Seropdica e Vassouras

18

24/01/2012

09 - (NCE - CONCURSO PARA TCNICO JUDICIRIO I RJ/2004 questo adaptada) So comarcas integrantes da regio judiciria especial, exceto: (A) Araruama, Barra Mansa, Volta Redonda; (B) Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Niteri; (C) Rio de Janeiro, Terespolis, Duque de Caxias; (D) Belford Roxo, Rio de Janeiro, Volta Redonda; (E) Petrpolis, So Joo de Meriti, Nova Iguau.

10 - (NCE - CONCURSO COMISSRIO DA INFNCIA E JUVENTUDE RJ/2002) Para efeito da administrao da Justia, o territrio do Estado divide-se: (A) apenas em regies judicirias e comarcas; (B) em regies judicirias, comarcas e distritos; (C) em regies judicirias, comarcas, distritos, subdistritos, circunscries e zonas judicirias; (D) em distritos, subdistritos, zonas judicirias e comarcas, na capital; e apenas em regies, comarcas e distritos, no interior;

(E) em comarcas, distritos, circunscries e zonas judiciais, no interior; e apenas em comarcas, na capital.

19

24/01/2012

11 - (NCE - CONCURSO AUXILIAR DE CARTRIO RJ/2001) Com relao aos ndices previstos no CODJERJ para a criao e elevao de comarcas, analise as seguintes afirmativas: I. Para a criao de comarcas, o movimento forense anual ser de, pelo menos, trezentos feitos judiciais. II. Para elevao de uma comarca segunda entrncia, exige-se o movimento forense anual de, pelo menos, mil feitos judiciais. III. Para elevao de uma comarca segunda entrncia, exige-se a populao mnima de setenta mil habitantes ou doze mil eleitores. A(s) afirmativa(s) verdadeira(s) /so somente: (A) I (B) II (C) III (D) I e II (E) II e III

12 - (NCE - CONCURSO AUXILIAR DE CARTRIO RJ/2001, questo adaptada) Assinale a alternativa que contm somente comarcas de entrncia especial: (A)Nova Iguau, Niteri, Belford Roxo, So Joo de Meriti, Volta Redonda e Campos dos Goitacazes; (B) Nova Friburgo, Duque de Caxias, Campos dos Goitacazes, Nilpolis e So Gonalo; (C) Duque de Caxias, Niteri, Volta Redonda, So Joo de Meriti e Nilpolis; (D) So Gonalo, So Joo de Meriti, Cabo Frio, Belford Roxo e Niteri; (E) So Joo de Meriti, Duque de Caxias, Nilpolis, Niteri e Volta Redonda.

20

24/01/2012

13 - (Oficial de Justia Avaliador/1997) Pode-se afirmar, a respeito de instncia e entrncia, que: (A) os respectivos rgos judicirios so investidos de competncia especializada; (B) entre a 2 instncia e a 1 entrncia existe escalonamento hierrquico; (C) os termos so sinnimos; (D) instncia diz respeito a hierarquia jurisdicional, enquanto entrncia enuncia grau de organizao judiciria; (E) nenhuma das respostas acima.

14 - (NCE - CONCURSO OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2001) A lei n 3.603/2001, entre outras matrias, criou os Fruns Regionais da Pavuna e da Leopoldina, e os Juizados de Infncia de Juventude nas comarcas de Campos dos Goytacazes, Petrpolis, So Joo de Meriti e Volta Redonda. Deacordo com a denominao usada no Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias do Estado, os critrios adotados foram, respectivamente:

(A)desdobramento e regionalizao;
(B) descentralizao e especializao; (C) desconcentrao e regionalizao; (D) especializao e desconcentrao; (E) regionalizao e especializao.

21

24/01/2012

15 - (NCE - CONCURSO OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2001) A Constituio Federal estabelece algumas regras sobre a criao de comarcas, que devem ser complementadas na legislao de organizao judiciria de cada Estado. A criao de comarcas no Estado do Rio de Janeiro, levando-se em considerao as normas constitucionais em vigor, feita: (A) por ato do Presidente do Tribunal de Justia em sesso solene; (B) por ato do rgo Especial, aps a verificao do preenchimento dos requisitos do Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias do Estado do Rio de Janeiro; (C) por lei estadual de iniciativa do Tribunal de Justia; (D) por ato do Presidente do Tribunal de Justia aps aprovao do Conselho da Magistratura; (E) por ato administrativo conjunto expedido pelo Presidente do Tribunal de Justia e pelo Corregedor Geral da Justia, aps aprovao do rgo Especial.

16 - (NCE - CONCURSO OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2001) Assinale a alternativa que indica uma comarca de primeira entrncia: (A) Barra de So Joo; (B) Varre e Sai;

(C) Pinheiral;
(D) Visconde de Mau; (E) So Joo da Barra.

22

24/01/2012

17 - (CESPE ANALISTA JUDICIRIO SEM ESPECIALIDADE DO TJ 2008) Acerca do CODJERJ, assinale a opo correta. (A) Cada comarca compreender um nico municpio e poder compreender uma ou mais varas. (B) Os conselhos da justia militar so rgos do Poder Judicirio do Estado. (C) A sede da comarca poder ser transferida por ato privativo do presidente do TJRJ, independentemente de prvia aprovao do tribunal, em caso de necessidade ou relevante interesse pblico. (D) So requisitos essenciais para a criao de comarca a populao mnima de quinze mil habitantes ou o mnimo de oito mil eleitores e o movimento forense anual de, pelo menos, duzentos feitos judiciais, sendo desnecessria a anlise da receita tributria municipal para tanto. (E) Na entrada em vigor do CODJERJ, foram extintas as comarcas existentes que no alcanaram os ndices mnimos para a criao de comarcas, estabelecidos no mencionado cdigo.

18 - (NCE CONCURSO AUXILIAR JUDICIRIO/2001) Para efeito da administrao da Justia, fazem parte do territrio do Estado: (A) as regies judicirias, as comarcas, os distritos e as zonas judicirias. (B) os municpios, as cidades e as comarcas. (C) as regies judicirias, as cidades, os municpios e os distritos. (D) as regies judicirias, as comarcas, os municpios e as zonas judicirias; (E) as comarcas e as cidades.

23

24/01/2012

19 - (NCE - CONCURSO AUXILIAR DE CARTRIO RJ/2001) De acordo com a redao do Cdigo de Organizao e Diviso Judiciria do Estado do Rio de Janeiro, em caso de necessidade ou de relevante interesse pblico, a sede da comarca pode ser transferida por ato do:

(A) Corregedor-Geral da Justia, aps aprovao do Conselho da Magistratura;


(B) Presidente do Tribunal de Justia, aps aprovao do Conselho da Magistratura; (C) rgo Especial; (D) Corregedor-Geral da Justia, aps aprovao do Tribunal de Justia; (E) Presidente do Tribunal de Justia, aps aprovao do Tribunal de Justia.

20 - (NCE - CONCURSO TCNICO JURAMENTADO/2001) O juiz de paz toma posse perante: (A) o Presidente do Tribunal de Justia; (B) o Corregedor-Geral de Justia; (C) o rgo Especial; (D) o Juiz de Direito competente territorialmente para o Registro Civil das pessoas naturais. (E) o Juiz dirigente do Ncleo Regional da Corregedoria competente sobre a respectiva rea de atuao

24

24/01/2012

21 - (NCE - CONCURSO OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2001) O juiz titular da comarca de Miguel Pereira e o juiz da Regio Judiciria Especial, na carreira da magistratura, so considerados, respectivamente: (A) juiz do interior e juiz do interior; (B) juiz do interior e juiz de entrncia especial; (C) juiz de 1 entrncia e juiz de entrncia especial;

(D) juiz de 1 entrncia e juiz do interior;


(E) juiz de 2 entrncia e juiz de entrncia especial.

22 - (NCE - CONCURSO COMISSRIO DA INFNCIA E JUVENTUDE RJ/2002) Os requisitos para a criao e classificao das Comarcas so o nmero de habitantes e de eleitores, a receita tributria, o movimento forense e a extenso territorial dos Municpios: (A) entendida como receita tributria apenas aquela advinda de impostos e taxa; e movimento forense, os feitos cveis; (B) ciente de que a receita tributria no compreende as cotas de participao devidas aos Municpios pelos Estados e pela Unio; (C) ciente de que, no movimento forense, sero computados os processos de qualquer natureza, quer tragam a coisa julgada ou no; (D) ciente de que a receita tributria se coloca acrescida das cotas de participao e o movimento forense pressupe apenas os processos que exijam sentena de que resulte coisa julgada; (E) entendida como receita tributria apenas as cotas de participao e os impostos; e movimento forense, todo e qualquer processo.

25

24/01/2012

26

24/01/2012

SUBSTITUIO DO JUIZ TITULAR


Nas Frias, Licenas, Afastamento e Vacncia - por Juiz de Direito da Regio Judiciria (CODJERJ, 74, I) e em caso de necessidade por outro Juiz Titular da mesma comarca ou de comarca vizinha (CODJERJ, 74, II) Nos impedimentos, suspeio e faltas Ocasionais nas comarcas de 1 e 2 entrncia, observa-se tabela do Presidente do TJ (CODJERJ, 74, p. nico, II): - na comarca da Capital, observa-se as regras do slide a seguir: (CODJERJ, 74, p. nico, I)

Ateno: Nas varas em que houver juiz auxiliar, a este caber a substituio de juiz de direito, designando-se outro juiz para as funes de auxiliar, sempre que necessrio. Havendo mais de um auxiliar, a substituio do juiz de direito caber ao mais antigo dos juzes auxiliares.

Juiz Titular com Juiz auxiliar Juiz Titular


Juiz Titular, quando impossvel a substituio por juzes de mesma competncia

se substituem reciprocamente pelos Juzes Titulares da mesma competncia, em ordem crescente, seguindo-se ltima a primeira pelos Juzes Titulares das demais varas, na seguinte ordem: cveis, rfos e sucesses, famlia e fazenda pblica pelo Juiz Titular da 1 Vara Cvel pelo Juiz Titular da 1 Vara Criminal o Juiz Titular e o Auxiliar mais antigo se substituiro reciprocamente, e os auxiliares entre si, na ordem decrescente de antigidade, seguindo-se a todos o juiz da 1 Vara de Famlia por outros Juzes Titulares da mesma sede, e perdurando a impossibilidade, pelos juzes das varas regionais com sede mais prxima. no estando presente nenhum juiz da mesma competncia, por outro qualquer Juiz Titular

Juiz Titular da Vara de Registros Pblicos Juiz Titular da Vara de Execues Penais Juiz Titular de Varas da Infncia, da Juventude e do Idoso Juiz Titular das Varas Regionais

se no possvel a substituio recproca entre o juiz titular e o auxiliar

Nos casos urgentes

27

24/01/2012

11 - RGOS JUDICIRIOS DE SEGUNDA INSTNCIA 11.1 - TRIBUNAL DE JUSTIA (TRIBUNAL PLENO)

Atuao CODJERJ, 3 e CERJ, 160 e 161. Sede instalada na Comarca da Capital e jurisdio em todo o territrio do Estado do Rio de Janeiro.

Composio CODJERJ, 17. 180 (cento e oitenta) Desembargadores, distribudos em vrios rgos da 2 Instncia.

rgos Julgadores - rgo Especial; - Conselho da Magistratura; - Cmaras Isoladas (20 Cmaras Cveis e 08 Cmaras Criminais); -Seo Criminal. rgos Administrativos: - Emerj; - Corregedoria.

Quinto Constitucional 1/5 das vagas do TJ ser composto de advogados e membros do MP que sero escolhidos a partir de listas sxtuplas elaboradas pelas respectivas instituies. Estas listas sero enviadas ao Tribunal de Justia e sero reduzidas a listas trplices pelo rgo Especial, que encaminhar ao Governador para nomeao de um Desembargador. Tribunal Pleno: 180 Desembargadores, dos quais 36 so oriundos do Quinto Constitucional.

CMARAS REGIONAIS - O Tribunal poder funcionar descentralizadamente, constituindo Cmaras Regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado justia em todas as fases do processo (CRFB, 125, 6).

28

24/01/2012

Distribuio dos 180 Desembargadores do Tribunal de Justia - RJ


05 Desembargadores 40 Desembargadores 100 Desembargadores 35 Desembargadores Administrao do Tribunal Nas 08 Cmaras Criminais, sendo 05 Des. em cada. Nas 20 Cmaras Cveis, sendo 05 Des. em cada. Substitutos ou auxiliares que no integram os rgos julgadores (art. 20, 1o, CODJERJ).

Total: 180 Desembargadores

Tribunal Pleno

Depende de proposta do rgo Especial a alterao do nmero dos membros do TJ, s cabendo a sua majorao se o total de processos distribudos e julgados, durante o ano anterior, superar o ndice de 300 feitos por juiz, computados, para esse clculo, apenas os magistrados que integrarem as Cmaras e a Seo Criminal.

11.2 - RGOS JULGADORES DA 2 INSTNCIA DO TRIBUNAL JUSTIA I RGO ESPECIAL DO TJRJ

Atuao CODJERJ, 17, 2.


rgo representativo do seu Tribunal Pleno, exercendo funes censrias, administrativas e jurisdicionais delegadas privativas do mais alto colegiado do Tribunal.

Previso Constitucional CF, 93, XI.


Admitida a criao nos tribunais que tenham nmero superior a 25 julgadores. Poder o rgo Especial ser constitudo com o mnimo de 11 e o mximo de 25 membros.

29

24/01/2012

Composio do rgo Especial CODJERJ, 19.


25 membros, dele fazendo parte o Presidente, os Vice-Presidentes e o Corregedor. Critrio: metade das vagas preenchida por antigidade e a outra metade por eleio do Tribunal Pleno, respeitada a representao de advogados e membros do MP, inadmitida a recusa do encargo. Substituio: Os Desembargadores no integrantes do rgo Especial, observada a ordem decrescente de antigidade, podero ser convocados pelo Presidente para substituir os que o componham pelo mesmo critrio, nos casos de afastamento, falta ou impedimento.

II - CONSELHO DA MAGISTRATURA
(CODJERJ, 34 a 39)

Atuao CODJERJ, 17, 2.


Exercer, principalmente, funo censria sobre a atuao dos magistrados. Os rgos de segunda instncia comunicaro ao Conselho da Magistratura os erros e irregularidades dos magistrados. Qualquer pessoa poder representar ao Conselho da Magistratura, por abusos, erros ou omisses de magistrados ou quaisquer auxiliares da Justia.

Composio CODJERJ, 34.

10 Desembargadores, sendo: - 05 rgos diretivos do TJ: Presidente, trs Vices e o Corregedor-Geral e - 05 eleitos pelo rgo Especial dentre os Desembargadores que no faam parte do mesmo.

Mandato: 02 anos

30

24/01/2012

O ProcuradorGeral de Justia poder atuar, sem direito a voto, ofertando parecer nos processos contra decises administrativas de Juiz da Infncia e Juventude (Reg.Int.Cons.Mag., 4).

Os membros eleitos continuaro obrigados ao desempenho de suas funes judicirias comuns e, ainda que afastados do exerccio de suas funes no Tribunal, podero exercer as do Conselho.

PRESIDENTE DO CONSELHO DA MAGISTRATURA: Presidente do Tribunal da Justia

Presidente
Ser substitudo sucessivamente, pelos Vice-Presidentes, na sua ordem, pelo Corregedor-Geral e pelos membros efetivos do Conselho, na ordem de sua antiguidade no Tribunal.

Demais membros
Sero substitudos, nos seus impedimentos ou afastamentos, pelos Desembargadores que imediatamente o suceda na ordem de antiguidade, desde que no integrante do rgo Especial (Reg.Int.Cons.Mag., art. 1, p.nico).

31

24/01/2012

As decises do Conselho da Magistratura sero obtidas pelo voto da maioria dos membros e o Presidente decidir eventuais empates.

rgo Revisor: rgo Especial

Recursos: Deciso no unnime: Pedido de Reconsiderao, em 05 dias, dirigido ao prprio Conselho e distribudo a outro relator. Obscuridade, contradio ou omisso: Embargos de Declarao, em 05 dias, dirigido ao relator da deciso embargada.

III - CMARAS ISOLADAS CODJERJ, 20

20 Cmaras Cveis

08 Cmaras Criminais

Integradas por 05 Desembargadores cada. O Presidente do Tribunal, os Vices e o Corregedor no integram as Cmaras.

32

24/01/2012

IV - SEO CRIMINAL
CODJERJ, 21

Composio 02 Desembargadores mais antigos de cada Cmara Criminal.

Presidncia 2 Vice-Presidente do Tribunal de Justia.

11.3 - RGOS ADMINISTRATIVOS NA 2 INSTNCIA DO TRIBUNAL JUSTIA

I- CORREGEDORIA
CODJERJ, 40

rgo administrativo fiscalizador e disciplinador dos servios judiciais e extrajudiciais da 1 instncia (CODJERJ 17, 3).

Comandada pelo Desembargador Corregedor-Geral da Justia, que substitudo pelo 3 Vice-Presidente do Tribunal de Justia.

33

24/01/2012

CORREIES segundo o CODJERJ (arts. 45 a 48) - consiste na inspeo dos servios judicirios: para que sejam executados com regularidade; para apurao de denncias; para atender pedidos de providncias.
CORREIO ORDINRIA EXTRAORDINRIA PERMANENTE GERAL

QUEM EXECUTA?

Corregedor Geral da Justia

Corregedor ou outra autoridade judiciria que assim designar. nas Comarcas

Juiz de Direito em exerccio

- Juiz de Direito Titular, na Serventia. - Juiz Diretor do Foro, nos servios comuns e extrajudiciais.

ONDE?

em pelo menos trs Comarcas anualmente

na Serventia

QUANDO?

a qualquer tempo

a todo tempo. Realizada pela inspeo do Juiz nos autos dos processos, livros e atos cartorrios.

anualmente, observando calendrio elaborado pela Corregedoria

Juzes Auxiliares da Corregedoria: at 05 Juzes de Direito de Entrncia Especial designados pelo Presidente do Tribunal, aps indicao do Corregedor. Atribuio: presidir inquritos administrativos, sindicncias e correies extraordinrias, bem como exercer, por delegao, outras atividades administrativas, inclusive as relacionadas com a disciplina e a regularidade dos servios dos cartrios dos foros judicial e extrajudicial.

II - EMERJ (CODJERJ, 17, 4) - rgo do Tribunal de Justia que cuida da formao e aperfeioamento de magistrados.

34

24/01/2012

12 - DIREO DO TRIBUNAL DE JUSTIA

Cargos Diretivos CODJERJ, 18


Presidente 1 Vice-Presidente 2 Vice-Presidente 3 Vice- Presidente Corregedor Geral

Mandato: 02 anos
Ocorrendo vaga do cargo e faltando 03 meses ou menos para o fim do binio: convoca-se o Desembargador mais antigo. Vagando o cargo e faltando mais de 03 meses para o fim do binio: nova eleio, no prazo de 10 dias.

Conselho da Magistratura
Integrado por 10 membros, sendo os 05 Desembargadores Administrativos e outros 05 membros eleitos pelo rgo Especial, dentre os que no sejam integrantes deste.

Eleitos pela maioria dos membros do Tribunal Pleno, em votao secreta.

Concorrero eleio somente os membros efetivos do rgo Especial, permitida a reeleio por um perodo. obrigatria a aceitao do cargo, salvo recusa manifestada e aceita antes da eleio. (Inconstitucionalidade declarada pelo STF ADIN 1422/RJ)

A LOMAN - LC 35/79, artigo 102 determina que os Tribunais, pela maioria dos seus membros efetivos, por votao secreta, elegero dentre seus Juzes mais antigos, os cargos de direo, com mandato por 02 anos, proibida a reeleio. Quem tiver exercido quaisquer cargos de direo por 04 anos, ou o de Presidente, no figurar mais entre os elegveis, at que se esgotem todos os nomes, na ordem de antigidade. Tal regra no se aplica ao Juiz eleito, para completar perodo de mandato inferior a um ano.

35

24/01/2012

SUBSTITUIO ADMINISTRATIVA
Substitui
1 Vice Presidente 2 Vice Presidente 3 Vice Presidente Corregedor Presidente 1 Vice Presidente Corregedor Presidente, na impossibilidade do 1 e 2 Vices.

Juzes de Direito do Cvel (CODJERJ, 84 a Competncia genrica e plena na matria de sua denominao, inclusive no que se refere s causas de reduzido valor econmico ou de menor complexidade, ressalvada a privativa de outros juzes, competindo-lhes, ainda, cumprir precatrias pertinentes jurisdio cvel. Matrias - competncia: - Famlia: art. 85, ressalvados os casos da infncia, juventude e idoso. - Fazenda Pblica (Estado e Municpios): art. 86 - rfos, Sucesses e Provedoria: art. 87 - Acidentes do Trabalho: art. 88 - Registro Pblico, salvo RCPN: art. 89 Registro Civil de Pessoas Naturais: art. 90 - Falncias e Concordatas: art. 91 - Infncia, Juventude e Idoso: art. 92

36

24/01/2012

juzes de direito do crime art. 92

competncia genrica e plena na matria de sua denominao, ressalvada a privativa de outros juzes ou os feitos de menor potencial ofensivo definidos na forma da lei.

Juzes de paz (CODJERJ, 158)

Atuao Competncia Em cada distrito e habilitar e celebrar casamentos. subdistrito das comarcas do A impugnao interior e em cada regularidade processual, a circunscrio do argio de Registro Civil, na impedimentos, incidentes Comarca da ou controvrsias relativos Capital, haver habilitao para o um Juiz de Paz e casamento sero decididos dois suplentes. pelo juiz de direito competente para a matria de Registro Civil.

37

24/01/2012

Juzes de paz (CODJERJ, 158)

Ausncias

Subordinao

Nos casos de falta, Ao Conselho da ausncia ou Magistratura que impedimento do Juiz de regulamentar o Paz e de seus suplentes, funcionamento da caber ao juiz de direito Justia de Paz, com competncia para o inclusive quanto Registro Civil, na direitos, deveres comarca ou na e penalidades do Juiz de Paz. circunscrio, a nomeao do Juiz de Paz ad hoc.

ESTATUTO DE MAGISTRATURA ESTADUAL Magistrados estaduais Provimento do cargo Desembargadores, Juzes de Direito e Juzes Substitutos (CODJERJ, 161 a 170). Regra: ato do Presidente do Tribunal de Justia.Exceo: "Quinto Constitucional" (CF, 94) - ato do Governador do Estado, aps lista sxtupla fornecida pela respectiva instituio (OAB e MPRJ), encaminhada ao TJRJ, que atravs do seu rgo Especial, escolher trs nomes e encaminhar a lista trplice ao Governador para a escolha do novo Desembargador.

38

24/01/2012

Aps a nomeao para o cargo de Juiz Substituto. Prazo: 02 anos de efetivo exerccio. Ser brasileiro, bacharel em Direito, 05 anos de prtica forense, idoneidade moral e social, sanidade condies para o fsica e mental, aprovao em ingresso na concurso pblico de provas e ttulos, magistratura de organizado pelo TJ com a participao carreira da OAB na banca examinadora, e vlido pelo prazo improrrogvel de 02 anos (art. 165).

Estgio de vitaliciamento

INGRESSO NA CARREIRA DA MAGISTRATURA ESTADUAL

Aps concurso pblico de provas e ttulos, o Juiz Substituto submete-se a estgio; se no aprovado no estgio pelo Conselho de Vitaliciamento, o Juiz perder seu cargo, por deliberao do rgo Especial. Os Juzes Substitutos podero substituir e auxiliar os Juzes de Direito, salvo nas Comarcas de Entrncia Especial, onde sua atuao ser restrita ao auxlio.

Juiz Substituto

39

24/01/2012

1 PROMOO

Juiz de Entrncia Comum Lei 5535.09)

Desempenho: Juiz de Direito Titular de 1a. Entrncia; Juiz de Direito Titular de 2a. Entrncia ou Juiz de Direito Regional. Este ltimo integra uma Regio Judiciria, com a funo de auxiliar e substituir os Juzes Titulares, respeitado o mbito da regio judiciria. Titulares das Varas (Juzos, Serventias) nas Comarcas de Entrncia Especial - a mais elevada entrncia.

2 PROMOO

Juiz de Entrncia Especial

3 PROMOO

Desembargador

Integra a Justia de 2 Instncia, nomeado, via de regra, para exercer suas atribuies nas Cmaras de Planto.

PROMOO NA CARREIRA far-se- por antigidade e merecimento, alternadamente, apurados na ltima ou nica entrncia (CF, 93 e CODJERJ, 164)

Ocorrendo vaga para promoo, ser imediatamente expedido edital, com indicao do critrio a ser observado, para efeito de inscrio, no prazo de 05 dias (COJDERJ, art. 170).

40

24/01/2012

POR MERECIMENTO: - ser aferido pelo desempenho, por critrios objetivos de produtividade e presteza e pela freqncia e aproveitamento em cursos de aperfeioamento (CRFB, 93, II, c; CODJERJ, 168, 9). - objetivamente, levar-se- em conta a conduta do juiz, operosidade e o nmero de vezes que figurou em listas anteriores (CODJERJ, art. 168, 7). - Requisitos: 02 anos de exerccio na respectiva entrncia e o juiz integrar a primeira quinta parte da lista de antigidade desta, salvo se no houver com tais requisitos quem aceite o lugar vago (CRFB, 93, II, b; COD, 164). - Promoo Obrigatria: do juiz que figure por trs vezes consecutivas ou cinco alternadas em lista de merecimento (CRFB, 93, II, a; CODJERJ, 168, 8).

POR ANTIGUIDADE: - na apurao de antigidade, o tribunal somente poder recusar o juiz mais antigo pelo voto fundamentado de dois teros (CODJERJ, 164, 3 maioria absoluta do OEsp) de seus membros, conforme procedimento prprio, e assegurada ampla defesa, repetindo-se a votao at fixar-se a indicao (CRFB, 93, II, d).

41

24/01/2012

No ser promovido o juiz que, injustificadamente, retiver autos em seu poder alm do prazo legal, no podendo devolv-los ao cartrio sem o devido despacho ou deciso (CRFB, Art.93, II, e da CF).

lista de antigidade (CODJERJ, 176 a 178)

Ser revista, anualmente, pelo Conselho da Magistratura, includos os novos juzes e desembargadores e excludos os aposentados, falecidos e os que hajam perdido o cargo.

Reclamao : ao Conselho da Magistratura, em 15 dias, contados da publicao da lista no rgo oficial.

42

24/01/2012

A antigidade conta-se da data do efetivo exerccio, prevalecendo, em igualdade de condies: I - a data de posse; II - a data da nomeao; III - a colocao anterior no quadro de onde se deu a promoo, ou a ordem de classificao em concurso, quando se tratar de primeira nomeao; IV - a idade.

Conta-se o tempo de efetivo exerccio em cargo da mesma classe, deduzidas as interrupes, salvo: 1 - em caso de falecimento de seu descendente ou ascendente consangneo ou afim, cnjuge ou irmo, pelo prazo de oito dias; 2 - em caso de fora-maior ou calamidade pblica; 3 por disponibilidade remunerada; 4 por frias ou licena remunerada; 5 - por motivo de trnsito; 6 - por afastamento em virtude de pronncia por crime do qual tenha sido absolvido.

43

24/01/2012

Estgio de Vitaliciamento

a) 04 primeiros meses, sob a orientao EMERJ, que oferecer cursos tericos sobre os aspectos institucionais e administrativos da funo judicante.

b) durante os 20 meses subsequentes, sob a orientao de Conselho de Vitaliciamento, que acompanhar cada vitaliciando em suas atividades funcionais, devendo emitir relatrio final individual de avaliao de desempenho, observado os seguintes fatores (art. 165, 4):

1 independncia, serenidade e exatido no exerccio funcional; 2 cumprimento dos prazos; 3 trato respeitoso s partes, MP, Advogados, testemunhas, funcionrios e auxiliares da Justia; 4 residncia na sede da Comarca ou da regio; 5 - comparecimento dirio e pontualidade; 6 fiscalizao sobre servios e servidores; 7 conduta ilibada na vida pblica e particular.

44

24/01/2012

O Conselho de Vitaliciamento poder requisitar, durante o estgio probatrio, informaes ou documentos, bem como tomar por termo declaraes que o habilite a formar o juzo de avaliao do desempenho do Juiz em estgio (art. 165, 6).

ACESSO AOS TRIBUNAIS DE 2 GRAU

PROMOO NA CARREIRA (CF, Art.93, III) O acesso aos tribunais far-se- por antigidade e merecimento, alternadamente, apurados na ltima ou nica entrncia.

REGRA DO 1/5 CONSTITUCIONAL (CF, art. 94; CODJERJ, art. 166) Um quinto dos Tribunais Regionais Federais, dos Tribunais dos Estados, e do Distrito Federal e Territrios ser composto de membros, do Ministrio Pblico, com mais de dez anos de carreira, e de advogados de notrio saber jurdico e de reputao ilibada, com mais de dez anos de efetiva atividade profissional.

45

24/01/2012

PROCEDIMENTO - (CF, Art.94) 1 - Indicao pela entidade os advogados e membros do Ministrio Pblico sero indicados em lista sxtupla pelos rgos de representao das respectivas classes. 2 Formao da Lista trplice recebidas as indicaes, o Tribunal formar lista trplice, enviando-a ao Poder Executivo. 3 Nomeao do escolhido pelo Governador em vinte dias do recebimento da lista trplice.

Se mpar o nmero de vagas do quinto constitucional, uma delas ser, alternada e sucessivamente, preenchida por advogado e por membro do MP, de tal forma que, tambm sucessiva e alternadamente, os representantes de uma dessas classes superem os de outras em uma unidade (CODJERJ, 166, 4).

46

24/01/2012

LISTA TRPLICE (CODJERJ, art. 168) - para cada vaga a ser provida por nomeao ou por acesso, ou promoo por merecimento

Empate: considerar-se- indicado o mais antigo na classe

Organizao: votaro os membros do OEsp. Em caso de duas ou mais vagas, o OEsp organizar lista contendo tantos nomes quantos os lugares a preencher e mais dois, obedecida a ordem de classificao ou a de votao. Neste caso, sero considerados como integrantes da lista por merecimento, para a primeira vaga, os trs primeiros nomes e, para cada uma das vagas subseqentes, os trs primeiros remanescentes.

47

24/01/2012

Classificao: dos concorrentes que obtiverem a maioria dos votos dos desembargadores presentes. No completada a lista no primeiro, procederse- a novo escrutnio, ao qual concorrero os mais votados, em nmero igual ao dobro dos lugares a preencher. Se ainda no segundo escrutnio no for completada a lista, far-se- o terceiro, do mesmo modo adotado para o segundo, e assim sucessivamente.

Remoes e permutas

Desembargadores: podero permutar de Cmara ou, voluntariamente, remover-se para aquela em que existir vaga, mediante solicitao aprovada pelo OEsp. Em caso de pedidos mltiplos de remoo, ter preferncia o Desembargador mais antigo (CODJERJ, 171).

48

24/01/2012

PERMUTA E REMOO VOLUNTRIA DOS JUZES DE 1 GRAU (CODJERJ, 172)

REMOO VOLUNTRIA Preceder ao provimento inicial e promoo por merecimento, salvo promoo por antiguidade. REQUISITOS - Mais de 02 anos de titularidade, salvo caso de falta de quem preencha este requisito. No existindo interessado remoo, oferecer-se- a vaga promoo. CRITRIOS Antiguidade e merecimento, alternadamente. PROCEDIMENTO: 1- Publicao do edital oferecendo a vaga. 2- Os interessados devero manifestar-se em 05 dias. 3 - O Conselho da Magistratura analisar os requerimentos. 4 - O rgo Especial decidir, exigindo-se: - votos da maioria absoluta deste, se o Conselho de Magistratura for favorvel ao requerido ou - votos de 2/3 do rgo Especial, se o Conselho da Magistratura foi contrrio ao requerimento da remoo.

49

24/01/2012

PERMUTA Impedimentos: - No estar em via de aposentao. - No integrar o Quinto Promovvel. PROCEDIMENTO: 1 - Requerimento dos interessados 2 - O Conselho da Magistratura analisar o requerimento. 3 - O rgo Especial decidir por: - maioria absoluta, se o Conselho da Magistratura for favorvel ao requerido ou - votos de 2/3, se o Conselho da Magistratura foi contrrio ao requerimento da remoo.

Posse, exerccio, matrcula e antigidade (CODJERJ, 173 a 178)

POSSE - Prazo: 30 dias, prorrogvel por igual prazo pelo Presidente do Tribunal, vista de impedimento legtimo do nomeado, devidamente comprovado. Se o nomeado, promovido, ou removido, no tomar posse, ou no entrar em exerccio, no prazo estabelecido, declarar-se- a vacncia do cargo, ficando sem efeito o ato respectivo (173).

50

24/01/2012

POSSE do(s)

Presidente Vice-Presidentes Corregedor-Geral Desembargadores

Juzes de Direito Juzes Substitutos

Juzes de Paz

Serventurios da 1 instncia e da Secretaria da Corregedoria.

ocorrer perante

rgo Especial (CODJERJ, art. 174)

Presidente do Tribunal de Justia

Juiz de Direito responsvel pelo respectivo Registro Civil

Corregedor-Geral da Justia

51

24/01/2012

Direitos e deveres Garantias e prerrogativas (CODJERJ, 184 a 191)

O magistrado que se aposentar conservar o ttulo e as honras correspondentes ao cargo (CODJERJ, 191).

Extino da comarca ou mudana da respectiva sede (CODJERJ, 188)

Faculta-se ao juiz remover-se para a nova sede ou pleitear o seu aproveitamento em comarca de igual entrncia, ficando at ento em disponibilidade com vencimentos integrais.

52

24/01/2012

Licenas e frias

Concesso de licena ao(s): Presidente, Vice-Presidentes, Corregedor-Geral e Desembargadores. Juzes de Direito e Juzes Substitutos Servidores dos quadros do Tribunal, no caso de licena for superior a 60 dias. Servidores de 1 instncia e da Secretaria da Corregedoria e licenas por motivo de sade at 60 dias na comarca da Capital. Servidores da 1 instncia das comarcas do interior, nas licenas at 60 dias por motivo de sade.

compete ao: rgo Especial Conselho da Magistratura Presidente do Tribunal Corregedor-Geral

Juiz de Direito a que estiver subordinado

A licena para tratamento de sade por prazo superior a 30 dias, bem como as prorrogaes que importem em licena por perodo ininterrupto, tambm superior a 30 dias, dependem de inspeo por junta mdica (CODJERJ, 198, 1).

53

24/01/2012

Licena gestante As juzas tero direito licena especial a gestante deferida s servidoras estaduais (CODJERJ, 199).

Licena Especial - 3 (trs) meses, com vencimentos integrais, por qinqnio de servio prestado como servidor do Estado do Rio de Janeiro ou dos que o formaram. - Poder ser gozada em parcelas no inferiores a um ms do ano civil (CODJERJ, 200).

FRIAS (CODJERJ, 202)

Prazo: 60 dias, de acordo com a tabela anual organizad a pelo Presidente TJRJ, antes do incio de cada ano.

A requerimento, formulado at o dia 30 de novembro, as frias podero ser parceladas em dois perodos de 30 dias consecutivos, para que um deles coincida com qualquer dos meses de frias escolares (janeiro, fevereiro ou julho), se o permitir a disponibilidade de juzes com funo de substituio, ficando assegurado o rodzio, nas tabelas subseqentes, quando impossvel o atendimento de todos os pedidos.

54

24/01/2012

O juiz da regio judiciria que se mantiver em exerccio pleno, em substituio de juiz titular, por 06 meses ou mais, receber, no perodo de frias, a diferena entre seus vencimentos e os do substitudo.

Antes de entrar em frias, o juiz dever comunicar ao Presidente TJRJ que no depende de julgamento causa cuja instruo tenha dirigido, e que no tem na concluso, por tempo maior que do prazo legal, autos pendentes de deciso.

Nos casos de interrupo ou renncia das frias, o juiz s poder reassumir o exerccio no dia imediato ao da respectiva comunicao.

O juiz que for removido ou promovido em gozo de frias, no as interromper, sem prejuzo da posse imediata.

tica funcional e ao disciplinar (CODJERJ, 206ss) Os juzes do Registro Civil devem comparecer diariamente sede de seus juzos, e a permanecer das 11 s 17 horas, celebrando os casamentos nas horas designadas, em juzo, ou fora deste, em quaisquer dias e horas, em casos de urgncia ou requerimento das partes.

Assiduidade dos juzes comparecimento dirio sede de seus juzos e a permanecer das 13 s 17 horas, ou enquanto for necessrio ao servio, atendendo pessoalmente aos advogados, salvo quando ocupados em diligncias judiciais fora do juzo.

55

24/01/2012

Os juzes de direito usaro vestes talares durante as sesses do Tribunal do Jri e na celebrao de casamentos e, facultativamente, nas demais audincias (CODJERJ, 211).

Sanes disciplinares (CODJERJ, 212)

I - advertncia aplicada, sempre em carter reservado, nos casos de faltas que, no sendo graves, todavia revelem descumprimento dos deveres do cargo.

II censura aplicada no caso de falta de cumprimento dos deveres do cargo, de negligncia reiterada ou de procedimento incorreto ou indecoroso, desde que a infrao no seja punida com pena mais grave.

56

24/01/2012

O juiz censurado ficar inabilitado para concorrer a promoo por merecimento pelo perodo de um ano. Das penas impostas caber recurso voluntrio, com efeito suspensivo, no prazo de 05 dias, para o Oesp, que decidir pelo voto da maioria de seus membros.

III Demiss o

s ser aplicada em virtude de sentena judiciria.

O magistrado, quando pronunciado ou condenado, antes de passar em julgado a condenao, ser afastado do cargo.

Medida cautelar: Por convenincia da Justia, poder o magistrado, no curso do processo disciplinar, ser afastado do exerccio das funes, sem prejuzo de seus vencimentos.

A aplicao da pena disciplinar no obsta instaurao de ao penal, se o fato constituir crime ou contraveno.

57

24/01/2012

Afastamento da Inamovibilidade (CODJERJ, 214 a 217) Remoo Compulsria A remoo por motivo de interesse pblico ser imposta quando a permanncia do magistrado em tribunal, cmara, comarca ou vara for declarada prejudicial ao interesse da Justia. Disponibilidade Compulsria Com vencimentos proporcionais, ser aplicada ao magistrado que revelar desdia habitual no exerccio de suas funes, praticar atos de notria incontinncia pblica ou incompatveis com o decoro do cargo, ou quando ocorrer qualquer outro motivo de interesse pblico.

O procedimento correr, em segredo de justia, perante o rgo Especial.

Reclamao (CODJERJ, 219 a 225)

Fundamento: So suscetveis de correio, mediante reclamao da parte ou de rgo do MP, as omisses do juiz e os despachos irrecorrveis por ele proferidos, que importem em inverso da ordem legal do processo ou resultem de erro de ofcio ou abuso de poder. A reclamao ser manifestada perante respectivos Vice-Presidentes, no prazo de 05 dias, publicao do despacho que indeferir o pedido reconsiderao da deciso, ou do ato omissivo objeto reclamao. os da de da

As reclamaes da competncia do rgo Especial do Tribunal de Justia e do Conselho da Magistratura sero manifestadas perante o Presidente do Tribunal de Justia.

58

24/01/2012

O relator da reclamao, se indispensvel, poder ordenar a suspenso, por 30 dias improrrogveis, a execuo do despacho reclamado (CODJERJ, 223).

O juiz reclamado prestar informaes em 05 dias, e ouvido em igual prazo o MP, o relator apor o seu 'visto' e colocar o processo em mesa para julgamento na primeira sesso.

Se o rgo que julgar procedente a reclamao, apurar falta funcional do juiz, poder mandar anotar o fato na matrcula do mesmo, sem prejuzo das sanes cabveis.

Linguagem inadequada (expresses imprprias, injuriosas ou caluniosas)

Dos Advogados
Os rgos judiciais, mandaro, que sejam cancelados, comunicando o fato OAB, para os devidos fins (CODJERJ, 227).

Do Juiz

o Tribunal que conhecer do feito, 'ex-officio' ou mediante reclamao do advogado ou do MP, far a censura por escrito, cancelando as expresses e referncias condenveis.

59

24/01/2012

Recesso forense: Os prazos processuais ficaro suspensos no perodo compreendido entre 20 de dezembro e 6 de janeiro, inclusive.

Por motivo de ordem pblica, poder o Presidente do TJ decretar o fechamento do foro ou de qualquer dependncia do servio judicirio, bem como encerrar o expediente respectivo antes da hora legal (CODJERJ, 231).

Expediente Forense (CODJERJ, 230) Iniciado s 11:00 horas e encerrado s 18:00 horas.

Os cartrios do RCPN funcionaro diariamente, podendo faz-lo em regime de meio expediente, das 9 s 12 horas, nestes dias.

No haver expediente: - aos sbados, salvo nos Cartrios de Registro Civil; - no dia 8 de dezembro (Dia da Justia); - nos dias declarados como ponto facultativo nas reparties pblicas estaduais; - segunda, tera e quarta-feira da semana do carnaval; - quinta e sexta-feira da Semana Santa e - nos feriados nacionais, estaduais e municipais, nos municpios sede das respectivas comarcas.

60

24/01/2012

CORREIES segundo o CODJERJ (arts. 45 a 48) - consiste na inspeo dos servios judicirios: para que sejam executados com regularidade; para apurao de denncias; para atender pedidos de providncias.
CORREIO ORDINRIA EXTRAORDINRIA PERMANENTE GERAL

QUEM EXECUTA?

Corregedor Geral da Justia

Corregedor ou outra autoridade judiciria que assim designar. nas Comarcas

Juiz de Direito em exerccio

- Juiz de Direito Titular, na Serventia. - Juiz Diretor do Foro, nos servios comuns e extrajudiciais.

ONDE?

em pelo menos trs Comarcas anualmente

na Serventia

QUANDO?

a qualquer tempo

a todo tempo. Realizada pela inspeo do Juiz nos autos dos processos, livros e atos cartorrios.

anualmente, observando calendrio elaborado pela Corregedoria

DEVERES
Escrivo ou Responsvel pelo Expediente.
hierrquica e funcionalmente subordinados ao Juiz.

Tais servidores exercero a chefia direta da serventia (art. 150), comandando e supervisionando todos os seus servios e atividades, segundo as diretrizes traadas pelo respectivo Juiz Titular, obedecidas as instrues gerais baixadas pela Corregedoria Geral da Justia.

GRATIFICAO DE TITULARIDADE (Lei 4620/05, art. 14): - 52% sobre a remunerao do padro 12 da classe C, do cargo de Analista Judicirio da rea Judiciria.

Far jus enquanto estiver efetivamente respondendo pela serventia. Caso se afaste da titularidade cartorria deixar de receber a referida gratificao, essa a regra. Como exceo, admite-se que o Escrivo continue recebendo a gratificao de titularidade quando o afastamento for: 1 at 30 dias; 2 em decorrncia de licena gestante; 3 decorrente de licena mdica, ainda que superior a 30 dias.

61

24/01/2012

AUSNCIA DO ESCRIVO E VACNCIA DA FUNO - O Escrivo no poder ausentar-se do cartrio sem que nele permanea quem legalmente o substitua (CN Jud, art. 154). Equipara-se ao Escrivo todo aquele que responda pela serventia.

SUBSTITUIO POR DESIGNAO SUBSTITUIO AUTOMTICA

O substituto ser designado, mediante indicao do Escrivo ou do Responsvel pela serventia, com a anuncia do Juiz. No impedimento ou falta ocasional do Escrivo e de seu Substituto, a substituio recair no Analista Judicirio com maior tempo de servio no cartrio, declarando-se essa circunstncia, expressamente, nos atos que praticar. Se a serventia no contar com Analista Judicirio, a substituio recair no Tcnico de Atividade Judiciria com maior tempo de servio no cartrio. Em caso de vacncia da funo de Escrivo, passa a responder desde logo pelo expediente da serventia o Substituto anteriormente designado, salvo ato dispondo de modo diverso.

RESPONSVEL PELO EXPEDIENTE

GRATIFICAO DE SUBSTITUIO (Lei 4620/05, art. 14, 2) - O Escrivo, em suas faltas e impedimentos, ter substituto designado, que perceber gratificao correspondente a 20% sobre o vencimento do cargo de Analista Judicirio, Classe A, Padro 1. Se o afastamento do Escrivo for superior a 30 dias, ser designado um RESPONSVEL PELO EXPEDIENTE, que pode ser, ou no, o serventurio que fora designado Substituto do Escrivo. O Responsvel pelo Expediente receber gratificao de titularidade at o retorno do Escrivo.

HORRIO DE TRABALHO
11h s 18h (Regra) Funcionamento das serventias judiciais em todo o Estado para atendimento ao pblico, excetuando-se o regime especial dos Juizados Especiais e das Varas da Infncia e da Juventude (CN Jud, art. 153). Funcionamento das Varas da Infncia e da Juventude para atendimento ao pblico, com uma hora a mais de expediente interno, a critrio do Juiz, atendidas as peculiaridades locais, com anuncia da Corregedoria Geral da Justia. Os Comissrios de Justia da Infncia, da Juventude e do Idoso podero ter sua escala definida pela autoridade judiciria, em funo de eventual necessidade de atuao em horrio diferenciado (CN Jud, art. 153, 1 e 3). Funcionamento dos Juizados Especiais e Adjuntos para atendimento ao pblico (CN Jud, art. 153, 2).

09h s 18h

10h s 18h.

62

24/01/2012

Diante do desafio, no desanime. Se tropeares, tente de novo. Na derrota, recomece. Diante do desnimo, supere-se!! Sucesso!!

Claudete Pessa

Gabaritando Organizao Judiciria: 01 - (FCC 2009 TJ Par Analista Judicirio Especialidade Direito questo adaptada pela Professora Claudete Pessa) O Conselho Nacional de Justia: (A) integrado, alm de outros membros, por dois cidados de notvel saber jurdico e reputao ilibada, indicados um pelo Congresso Nacional e outro pela AdvocaciaGeral da Unio.

63

24/01/2012

(B) escolher, em votao pblica e aberta, um Corregedor Nacional, dentre os membros que o integram, permitida a reconduo.

(C) compe-se de onze membros, nomeados pelo Presidente do Congresso Nacional.

(D) presidido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal. (E) tem dentre outras competncias, a de efetuar o controle da atuao administrativa e financeira do Ministrio Pblico e do cumprimento dos deveres funcionais de seus membros.

64

24/01/2012

02 - (FCC 2009 TJ Sergipe Analista Judicirio Especialidade Direito) Com relao ao Superior Tribunal de Justia correto afirmar: (A) Os Ministros sero nomeados dentre brasileiros com mais de trinta e menos de sessenta anos, de notvel saber jurdico e reputao ilibada.

(B) Compe-se de, no mnimo, trinta e um Ministros. (C) Dois teros dos membros so advogados indicados pela Ordem dos Advogados do Brasil e nomeados pelo seu presidente.

65

24/01/2012

(D) competente para processar e julgar, originariamente, a concesso de exequatur s cartas rogatrias.

(E) Dois teros dos membros so integrantes do Ministrio Pblico Federal, indicados pelo Procurador Geral da Repblica.

Gabaritando Organizao Judiciria: 03 Analise a veracidade das assertivas: I - O Supremo Tribunal Federal, o Conselho Nacional de Justia e os Tribunais Superiores tm sede na Capital Federal e jurisdio em todo territrio nacional.

66

24/01/2012

II Os tribunais de primeira instncia tm jurisdio nas reas territoriais definidas no Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias do Estado do Rio de Janeiro. III O Tribunal de Justia, com sede na capital tem jurisdio em todo territrio do Estado. Est(o) correta(s): a)I e II;

b)I; c)II e III; d)II; e)Todas.

67

24/01/2012

04- Entre os rgos a seguir enumerados, aquele que integra a estrutura do Poder Judicirio do Estado do Rio de Janeiro :

a)Juiz de Paz;

b)Grupo de cmaras cveis e criminais; c)Tribunal de Alada; d)Seo cvel; e)Tribunal de Justia Militar.

68

24/01/2012

05 Valendo-se das regras contidas na Constituio Federal e no Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias do ESTADO do RJ, analise: I - As Turmas Recursais dos Juizados Especiais se encontram na estrutura orgnica da primeira instncia do Poder Judicirio. II As Turmas Recursais so constitudas por Juzes de primeiro grau de jurisdio.

III As decises dos Juizados Especiais sero reapreciadas por Desembargadores em grau de recurso. IV Os juizados especiais so providos por juzes togados ou por Juzes leigos. Responda: a)se somente I est correta;

69

24/01/2012

b)se somente I e IV esto corretas; c)se somente II e III esto corretas; d)se somente I e II esto incorretas; e)se somente III e IV esto incorretas.

Gabaritando Organizao Judiciria: 06 - (NCE - CONCURSO PARA OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2004) O Estado, para efeito de organizao dos servios judiciais e extrajudiciais, sofre vrias divises. Assinale a alternativa que NO indica uma das parcelas resultantes da diviso judiciria do Estado do Rio de Janeiro: (A) comarcas;

70

24/01/2012

(B) regies judicirias; (C) municpios; (D) distritos; (E) circunscries.

07 - (NCE - CONCURSO PARA OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2004) Em uma comarca do Estado foi criada vara da Infncia e da Juventude, retirando-se essa atribuio da Vara de Famlia que originariamente a desempenhava. De acordo com o Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias, o critrio usado para a criao da nova vara foi: (A) descentralizao;

71

24/01/2012

(B) desdobramento; (C) desconcentrao; (D) especializao; (E) aperfeioamento.

08 - (NCE - CONCURSO PARA OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2004 - questo adaptada) Assinale a alternativa que apresenta somente comarcas de primeira entrncia: (A) Arraial do Cabo, Laje do Muria, So Fidlis e Italva;

72

24/01/2012

(B) Carmo, Rio das Ostras, So Joo da Barra e Cambuci; (C) Guapimirim, Mendes, Valena e Rio das Ostras; (D) Miguel Pereira, Rio Claro, Carmo e Prai; (E) So Sebastio do Alvo, Sumidouro, Seropdica e Vassouras.

09 - (NCE - CONCURSO PARA TCNICO JUDICIRIO I RJ/2004 questo adaptada) So comarcas integrantes da regio judiciria especial, exceto: (A) Araruama, Barra Mansa, Volta Redonda;

73

24/01/2012

(B) Campos dos Goytacazes, Nova Friburgo, Niteri; (C) Rio de Janeiro, Terespolis, Duque de Caxias; (D) Belford Roxo, Rio de Janeiro, Volta Redonda; (E) Petrpolis, So Joo de Meriti, Nova Iguau.

10 - (NCE - CONCURSO COMISSRIO DA INFNCIA E JUVENTUDE RJ/2002) Para efeito da administrao da Justia, o territrio do Estado divide-se: (A) apenas comarcas; em regies judicirias e

(B) em regies judicirias, comarcas e distritos;

74

24/01/2012

(C) em regies judicirias, comarcas, distritos, subdistritos, circunscries e zonas judicirias; (D) em distritos, subdistritos, zonas judicirias e comarcas, na capital; e apenas em regies, comarcas e distritos, no interior; (E) em comarcas, distritos, circunscries e zonas judiciais, no interior; e apenas em comarcas, na capital.

11 - (NCE - CONCURSO AUXILIAR DE CARTRIO RJ/2001) Com relao aos ndices previstos no CODJERJ para a criao e elevao de comarcas, analise as seguintes afirmativas: I. Para a criao de comarcas, o movimento forense anual ser de, pelo menos, trezentos feitos judiciais.

75

24/01/2012

II. Para elevao de uma comarca segunda entrncia, exige-se o movimento forense anual de, pelo menos, mil feitos judiciais.

III. Para elevao de uma comarca segunda entrncia, exige-se a populao mnima de setenta mil habitantes ou doze mil eleitores.

A(s) afirmativa(s) somente: (A) I (B) II

verdadeira(s)

/so

76

24/01/2012

(C) III (D) I e II (E) II e III

12 - (NCE - CONCURSO AUXILIAR DE CARTRIO RJ/2001, questo adaptada) Assinale a alternativa que contm somente comarcas de entrncia especial: (A) Nova Iguau, Niteri, Belford Roxo, So Joo de Meriti, Volta Redonda e Campos dos Goitacazes; (B) Nova Friburgo, Duque de Caxias, Campos dos Goitacazes, Nilpolis e So Gonalo;

77

24/01/2012

(C) Duque de Caxias, Niteri, Volta Redonda, So Joo de Meriti e Nilpolis; (D) So Gonalo, So Joo de Meriti, Cabo Frio, Belford Roxo e Niteri; (E) So Joo de Meriti, Duque de Caxias, Nilpolis, Niteri e Volta Redonda.

13 - (Oficial de Justia Avaliador/1997) Podese afirmar, a respeito de instncia e entrncia, que: (A) os respectivos rgos judicirios so investidos de competncia especializada; (B) entre a 2 instncia e a 1 entrncia existe escalonamento hierrquico;

78

24/01/2012

(C) os termos so sinnimos; (D) instncia diz respeito a hierarquia jurisdicional, enquanto entrncia enuncia grau de organizao judiciria; (E) nenhuma das respostas acima.

14 - (NCE - CONCURSO OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2001) A lei n 3.603/2001, entre outras matrias, criou os Fruns Regionais da Pavuna e da Leopoldina, e os Juizados de Infncia de Juventude nas comarcas de Campos dos Goytacazes, Petrpolis, So Joo de Meriti e Volta Redonda. De acordo com a denominao usada no Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias do Estado, os critrios adotados foram, respectivamente:

(A) desdobramento e regionalizao;

79

24/01/2012

(B) descentralizao e especializao; (C) desconcentrao e regionalizao; (D) especializao e desconcentrao; (E) regionalizao e especializao.

15 - (NCE - CONCURSO OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2001) A Constituio Federal estabelece algumas regras sobre a criao de comarcas, que devem ser complementadas na legislao de organizao judiciria de cada Estado. A criao de comarcas no Estado do Rio de Janeiro, levando-se em considerao as normas constitucionais em vigor, feita: (A) por ato do Presidente do Tribunal de Justia em sesso solene;

80

24/01/2012

(B) por ato do rgo Especial, aps a verificao do preenchimento dos requisitos do Cdigo de Organizao e Diviso Judicirias do Estado do Rio de Janeiro; (C) por lei estadual de iniciativa do Tribunal de Justia;

(D) por ato do Presidente do Tribunal de Justia aps aprovao do Conselho da Magistratura; (E) por ato administrativo conjunto expedido pelo Presidente do Tribunal de Justia e pelo Corregedor Geral da Justia, aps aprovao do rgo Especial.

81

24/01/2012

16 - (NCE - CONCURSO OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2001) Assinale a alternativa que indica uma comarca de primeira entrncia: (A) Barra de So Joo; (B) Varre e Sai;

(C) Pinheiral; (D) Visconde de Mau; (E) So Joo da Barra.

82

24/01/2012

17 - (CESPE ANALISTA JUDICIRIO SEM ESPECIALIDADE DO TJ 2008) Acerca do CODJERJ, assinale a opo correta. (A) Cada comarca compreender um nico municpio e poder compreender uma ou mais varas. (B) Os conselhos da justia militar so rgos do Poder Judicirio do Estado.

(C) A sede da comarca poder ser transferida por ato privativo do presidente do TJRJ, independentemente de prvia aprovao do tribunal, em caso de necessidade ou relevante interesse pblico.

83

24/01/2012

(D) So requisitos essenciais para a criao de comarca a populao mnima de quinze mil habitantes ou o mnimo de oito mil eleitores e o movimento forense anual de, pelo menos, duzentos feitos judiciais, sendo desnecessria a anlise da receita tributria municipal para tanto.

(E) Na entrada em vigor do CODJERJ, foram extintas as comarcas existentes que no alcanaram os ndices mnimos para a criao de comarcas, estabelecidos no mencionado cdigo.

84

24/01/2012

18 - (NCE CONCURSO AUXILIAR JUDICIRIO/2001) Para efeito da administrao da Justia, fazem parte do territrio do Estado: (A) as regies judicirias, as comarcas, os distritos e as zonas judicirias. (B) os municpios, as cidades e as comarcas.

(C) as regies judicirias, as cidades, os municpios e os distritos. (D) as regies judicirias, as comarcas, os municpios e as zonas judicirias; (E) as comarcas e as cidades.

85

24/01/2012

19 - (NCE - CONCURSO AUXILIAR DE CARTRIO RJ/2001) De acordo com a redao do Cdigo de Organizao e Diviso Judiciria do Estado do Rio de Janeiro, em caso de necessidade ou de relevante interesse pblico, a sede da comarca pode ser transferida por ato do: (A) Corregedor-Geral da Justia, aps aprovao do Conselho da Magistratura;

(B) Presidente do Tribunal de Justia, aps aprovao do Conselho da Magistratura; (C) rgo Especial;

86

24/01/2012

(D) Corregedor-Geral da Justia, aprovao do Tribunal de Justia;

aps

(E) Presidente do Tribunal de Justia, aps aprovao do Tribunal de Justia.

20 - (NCE - CONCURSO TCNICO JURAMENTADO/2001) O juiz de paz toma posse perante: (A) o Presidente do Tribunal de Justia; (B) o Corregedor-Geral de Justia;

87

24/01/2012

(C) o rgo Especial; (D) o Juiz de Direito competente territorialmente para o Registro Civil das pessoas naturais. (E) o Juiz dirigente do Ncleo Regional da Corregedoria competente sobre a respectiva rea de atuao.

21 - (NCE - CONCURSO OFICIAL DE JUSTIA AVALIADOR RJ/2001) O juiz titular da comarca de Miguel Pereira e o juiz da Regio Judiciria Especial, na carreira da magistratura, so considerados, respectivamente: (A) juiz do interior e juiz do interior;

88

24/01/2012

(B) juiz do interior e juiz de entrncia especial; (C) juiz de 1 entrncia e juiz de entrncia especial; (D) juiz de 1 entrncia e juiz do interior; (E) juiz de 2 entrncia e juiz de entrncia especial.

22 - (NCE - CONCURSO COMISSRIO DA INFNCIA E JUVENTUDE RJ/2002) Os requisitos para a criao e classificao das Comarcas so o nmero de habitantes e de eleitores, a receita tributria, o movimento forense e a extenso territorial dos Municpios: (A) entendida como receita tributria apenas aquela advinda de impostos e taxa; e movimento forense, os feitos cveis;

89

24/01/2012

(B) ciente de que a receita tributria no compreende as cotas de participao devidas aos Municpios pelos Estados e pela Unio; (C) ciente de que, no movimento forense, sero computados os processos de qualquer natureza, quer tragam a coisa julgada ou no;

(D) ciente de que a receita tributria se coloca acrescida das cotas de participao e o movimento forense pressupe apenas os processos que exijam sentena de que resulte coisa julgada; (E) entendida como receita tributria apenas as cotas de participao e os impostos; e movimento forense, todo e qualquer processo.

90

Potrebbero piacerti anche