Sei sulla pagina 1di 4

Direito Constitucional I - ANOTAES DE AULA - Na Idade Mdia, as forais ou cartas de franquia limitaram o poder do Rei.

- Magna Carta de 1215 - Inglaterra - Reconhece o direito imemorial dos nobres. Foi um acordo de governana feito entre o Rei e os nobres ingleses. - Sculo 15 - movimentos de limitao do poder na Inglaterra - neste perodo surgem vrias leis que visam a limitao de poder do Rei. - Mayflower - 1620- pacto estabelecido pelos colonos puritanos ingleses enquanto ainda estavam a bordo do navio Mayflower, rumo aos EUA. Neste pacto, foram institudas leis de governana a serem aplicadas no novo pas (impostos para custear a educao, conselho de ancios etc) - Constitucionalismo, em sentido amplo, significa limitao de poder. No sentido estrito, significa a criao de um texto escrito e solene que prev direitos fundamentais e a separao de poderes (executivo, legislativo e judicirio) . - 1 Constituio surge em 1787, nos EUA - j estabelece o Poder Judicirio como o guardio da Constituio e d grande importncia separao dos poderes. - 1803 - 1 ato de controle da constitucionalidade (nos EUA). - Nos EUA, o controle de constitucionalidade difuso, pois qualquer juiz ou Tribunal pode alegar a constitucionalidade de um caso concreto. - Constituio da Frana - institui uma monarquia constitucional - d grande importncia Declarao dos Direitos do Homem ( essa declarao que abre a constituio francesa) - O Direito Administrativo surge na Frana. Direito Administrativo uma forma de limitao de poder (pois o legislador deve agir em estrita obedincia ao Direito Administrativo, letra da lei, sob pena de responsabilidade. O legislador no pode agir na lacuna da lei - os atos administrativos devem estar expressamente previstos na lei. ) - As Constituies dos sculos 18 e 19 so liberais. - As Constituies do incio do sculo 20 so sociais. Exemplos: Constituio do Mxico de 1917 - prev a reforma agrria, trata do direito educao, cria normas para o contrato de trabalho. Constituio de Weimar de 1919 - d grande importncia educao. - Constituio de 1920 da ustria - parcialmente elaborada por Hans Kelsen institui a norma em tese - as decises da Corte Constitucional devem ter efeito erga omnes (valer para todos) - Trata-se do controle de constitucionalidade concentrado (em oposio ao controle difuso dos EUA).

- Aps a 2 guerra, surgem na Europa as constituies do bem-estar social esta a caracterstica, inclusive, das constituies de Hitler e Mussolini. - O 4 ciclo de constituies o dos pases subdesenvolvidos da frica e da Amrica do Sul. - Ativismo judicial = o judicirio no mais a boca da lei, passando a atuar como legislador ativo. Ocorre a judicializao dos direitos sociais - o cidado passa a cobrar do judicirio o direito s polticas pblicas (sade, educao, moradia), diante da omisso e ineficincia do poder executivo em oferecer esses direitos ao povo. O ativismo judicial surge com a Constituio de 1988 - Por isso, diz-se que o nosso constitucionalismo um constitucionalismo globalizado, ou que estamos sob um totalitarismo constitucional - significa que a nossa Constituio prev normas e metas para o Poder Executivo, promovendo um verdadeiro dirigismo estatal (ver os estudos de Canutilho e Andr Ramos Tavares sobre o assunto) Em meados da dcada de 90, com a lei do SUS, o judicirio brasileiro passa a julgar pedidos de fornecimento de remdios gratuitos pelo governo, internaes, tratamentos. - Esse tipo de sentena afeta o oramento de um municpio. - Postulado = o princpio estruturante da Constituio. Os postulados no esto expressos na Constituio, mas podemos deduz-los. - Postulados da Constituio brasileira: 1) Postulado da supremacia constitucional - uma lei s vlida se estiver de acordo com a Constituio 2) Postulado da presuno de constitucionalidade - toda lei constitucional at que o STF declare o contrrio. - O poder constituinte poder de fato ou poder jurdico? Poder de fato = positivismo/Constituio/ordem jurdica Poder jurdico = direito natural (jusnaturalismo) - John Locke -o homem no estado de natureza possui o poder supremo (supreme power). Para limitar esse poder, cria-se o contrato social (constituio) - No sculo 18, o poder constituinte tem como base o jusnaturalismo - todo o poder vem do povo (do homem) - Abade Sieys - somente o povo detm o poder de constituir (pouvoir constituant), e no o rei.

- Poder do rei = Direito natural (vindo de Deus) X poder do povo = Direito Natural (oriundo da razo humana) - Para o Positivismo, a partir da Constituio que surge a ordem jurdica. Por isso, a Constituio no pode surgir antes do poder constituinte. - Poder Constituinte histrico = a 1 Constituio de um pas ou a evoluo gradual e histrica das leis de um pas (exemplo: Inglaterra) - Poder Constituinte revolucionrio = de ruptura A Constituio pode surgir de forma: a) direta - assemblia constituinte direta b) indireta -atravs de representantes - eleio de uma assemblia constituinte soberana (no h consulta do povo sobre o texto constitucional) ou no-soberana (h consulta prvia do povo sobre o texto constitucional antes da sua promulgao, atravs do plebiscito constitucional) c) autoritria, unilateral (por outorga) - No Brasil, as Constituies de 1824, 1937, 1967 e 1969 foram autoritrias (outorgadas). - As Constituies outorgadas so chamadas de Cartas. Apenas se forem democrticas, so chamadas efetivamente de Constituio. - Poder Constituinte originrio (tambm chamado de Legislador Constituinte originrio): o que cria a Constituio - poder inicial ( a partir da Constituio que se inicia a ordem jurdica de um pas) e instantneo (aps a promulgao da Constituio, o Poder Constituinte volta a ser latente, dormente, podendo se manifestar a qualquer momento (porque poder que vem do povo). incondicionado - no se condiciona, no se subordina a nenhuma outra ordem jurdica (a no ser a ordem do povo)-por isso, se diz que o Poder Constituinte poder de fato, e no jurdico. - Poder Constituinte derivado: poder constitudo que deriva do poder constituinte originrio; o poder que modifica a Constituio atravs das emendas constitucionais (h pases que modificam suas constituies atravs de decretos). - No Brasil funo do Congresso Nacional elaborar emendas Constituio. Este um poder permanente e condicionado (art. 60 da CF)

x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-xx-x-x-x-x-x-x-x-x-x-x-

EXERCCIO:

Responda quais as caractersticas do Poder Constitucional derivado, com base nas caractersticas do Poder Constitucional originrio (sem consulta ao livro).

Potrebbero piacerti anche