Sei sulla pagina 1di 17

4

Papiloma vrus Humano (HPV): sua relao com cncer de colo uterino Papiloma Human virus (HPV): your relationship with cancer of uterine lap
Griselda Maria vila Encina Ceclia S Rodrigues Alves 1. Discente do curso de enfermagem das Faculdades Integradas de Ourinhos. 2. Docente do curso de enfermagem das Faculdades Integradas de Ourinhos.

Resumo
O objetivo deste estudo foi atravs da descrio do HPV e seus principais subgrupos, identificar os principais pontos de preveno e orientao sobre o HPV, deixando claro a sua relao com o cncer de colo uterino nas mulheres. O mtodo utilizado para realizao do levantamento de dados foram livros cientficos, a internet atravs da base de dados Scielo, Google, Febrasgo, alm de outros textos que ofereceram informaes satisfatrias de acordo com o tema da pesquisa. Ficou visvel aps este estudo a grande relao do HPV com o cncer do colo uterino, e a importncia de abordagem pelos profissionais da sade dos principais pontos de preveno e orientao para o controle desta patologia. Palavras chaves: Papiloma vrus humano. Cncer de colo uterino. Preveno do HPV. Co-fatores do HPV.

Abstract
The objective of this study is describe HPV and its mainly subdivisions, identify the main prevention points and orientation about HPV, making clear its relationship with uterine colon cancer. The method used for data were books scientific, the Internet through Base data Scielo, Google, Frebasgo, in addition to other texts which have offered satisfactory information according to theme search. This study was visible after the connection of HPV with cancer Wyo coil, and the importance of approach by health professionals of the main points of prevention and guidance to the control of this Pathology. Words - keys: Papiloma human virus. Cancer of uterine Lap. Prevention of HPV. Co-factors of HPV.

I. Introduo

As Doenas Sexualmente Transmissveis (DST) se tornaram um grande problema de sade pblica. Muitas so as causas que contribuem para esse descontrole, incluindo a falta de intervenes, o sistema precrio de sade associado a outros co-fatores, sendo um deles, o socioeconmico. E em meio a esta viso mais ampla do processo da infeco da doena Papiloma vrus humano (HPV), que se faz presente analisar a grande necessidade da insero de maiores intervenes que forneam esclarecimentos especficos sobre as consequncias desta doena, principalmente pelo fato dela aparecer em maior proporo no meio da populao jovem afetando diretamente o comportamento dos seus portadores, causando-lhes constrangimentos e alterando sua relao de intimidade. O HPV pertence a uma grande famlia de vrus DNA devido variedade de seus subtipos mais de 100 tipos (BRASIL, 2006a). Sua famlia conhecida como Papovavrus e atualmente denominada como Papovaviridae, uma abreviao de seus gneros. Sabe-se que o HPV o grande precursor da mortalidade feminina, por ser apontado como o principal fator do desenvolvimento do cncer do colo uterino, alm de ser tambm o responsvel por outras doenas como o condiloma acuminado, papilomas larngeos, cncer anal, vulvar e peniano. Portanto, define-se que o objetivo da pesquisa atravs da descrio do HPV e seus principais subgrupos identificar os principais pontos da preveno e orientao sobre o HPV, deixando clara sua relao com o cncer de colo uterino nas mulheres. A metodologia aplicada a esta pesquisa foi a realizao de levantamentos bibliogrficos, que permitissem a cobertura do tema proposto. Para tanto, foi realizada uma busca da literatura cientfica em livros relacionados ao tema e na internet atravs da base de dados Scielo, Google e Febrasgo por meio das palavras chaves: Papiloma vrus humano, Cncer de colo uterino, Preveno do HPV, Co-fatores do HPV.

II. Consideraes Tericas II. a) Doenas Sexualmente Transmissveis (DST)

As doenas sexualmente transmissveis (DST) so um problema de sade pblica no s no Brasil, mas em todo o mundo, todavia, s adquiriu maior importncia aps epidemia da Sndrome de Imunodeficincia Adquirida (AIDS), isto porque estudos comprovam que lceras genitais aumentam em at 18 vezes a maior possibilidade da infeco pelo vrus da AIDS (BRASIL, 2006a). Segundo Brasil (2006b), estudos de prevalncia mostram que as mulheres apresentam cinco vezes mais frequncia de leses precursoras de cncer de colo uterino quando estas mesmas tm histrias de DST, e este fator aumenta mais quando apresentam infeces por HPV, mostrando maior probabilidade de serem mais propensas a desenvolver cncer do colo do tero. Segundo Brasil (2006a, p.11):
Em 1.999, a Organizao Mundial de Sade (OMS) estimou um total de 340 milhes de casos novos por ano de DST curveis em todo o mundo, entre 15 e 49 anos, 10 a 12 milhes destes casos no Brasil. Outros tantos milhes de DST no curveis (virais), incluindo o herpes genital (HSV-2), infeces pelo papilomavrus humano (HPV), hepatite B (HBV) e infeco pelo HIV ocorrem anualmente.

Mesmo com estes dados alarmantes, a populao e os governos ainda no se deram conta da gravidade do problema. necessrio, portanto, que haja um maior esforo coletivo para divulgao das DST, e um redirecionamento das intervenes a serem aplicadas, pois, existe uma dificuldade no sistema de notificao compulsria que determina a informao somente das DST como, AIDS, Human Immunodeficiency Virus (HIV) na gestao e criana exposta sfilis (BRASIL, 2006a). em meio desta falha do sistema pblico, que esta includo um dos maiores viles da populao atual, o vrus HPV, responsvel por causar certos tipos de leses que podem acometer seriamente a sade de indivduos infectados, afetando seu comportamento e alterando sua relao sexual ntima.

II. b) Origem do Papiloma vrus humano (HPV)

As leses causadas pelo HPV vm sendo descritas ao longo do tempo, iniciando na antiguidade, passando por algumas descobertas at o presente momento. Na antiguidade j havia relatos de leses cutneas presentes, porm, leses estas, no diferenciadas das sifilticas e gonorricas. Mas evidenciava-se a possibilidade de seu contgio ser de via sexual (CAMPOS, 2003; PALO et al. 1996). Com o passar dos sculos, foram surgindo as primeiras descobertas sobre a etiologia do Papiloma vrus humano, o qual foi caracterizado pela primeira vez em 1907 por Ciuffo, como agente causador das verrugas humanas. Porm, somente em 1933 foi isolado o vrus do HPV por Richard Shope (INFORMATIVO ABRIL, 2005; PALO et al. 1996). Com o surgimento da microscopia eletrnica, a partir de 1949, na Universidade de Yale, estabeleceu-se, que, a etiologia das partculas virais tanto as encontradas nas leses papilomatosas quanto s das leses condilomatosas, eram as mesmas, derivadas do papiloma vrus humano (CAMPOS, 2003; PALO et al. 1996). A verdadeira confirmao de que o HPV era um agente de transmisso sexual, foi no ano de 1954. Nesta poca, as esposas dos soldados, os quais haviam voltado da guerra da Coria, passaram a desenvolver leses cutneas num perodo de quatro a seis semanas do reencontro, mesmo perodo em que eles tambm apresentavam leses penianas. Foi quando evidenciou a presena de leses cutneas aps a exposio ao agente. Ao longo da histria do papiloma vrus humano, no se esclareceu muito sobre sua verdadeira etiologia, porm, tornou-se evidente sua transmisso por via sexual no sculo XX. E mesmo com tantas descobertas foi somente nos anos setenta, a partir da biologia molecular que se pde pesquisar melhor o vrus (CAMPOS, 2003; PALO et al. 1996).

II. c) Conceito do (HPV)

O HPV um DNA-vrus que atinge grande parte da populao sexualmente ativa. Dependendo de seus estirpers poder alm de causar leses condilomatosas, desenvolver neoplasias intra-intraepiteliais com a maior possibilidade de desenvolvimento de um cncer de colo uterino, da vulva, da vagina ou da regio anal, risco este aumentado quando associados a co-fatores como o fumo e contraceptivo oral (BRASIL, 2006a). Segundo Palo et al. (1996) o HPV pertence famlia dos Papovavrus, que atualmente so conhecidos como Papovaviridae e trata-se de abreviatura que indica os vrus Papiloma, Polioma e Vacuolinizante. A famlia Papovaviridae dividida por dois gneros. O gnero A compreende o papiloma vrus, que consttuido pelo papiloma vrus humano, o papiloma vrus bovino e o papiloma vrus de shope dentre outros vrios. Os papilomas vrus causam infeces apenas em espcie especfica, ou seja, afetando apenas o hospedeiro especfico de sua espcie. No caso do papiloma vrus humano, seu hospedeiro o homem, e os vrus deste gnero no so cultivveis. O gnero B compreende o Polioma Vrus e o SV-40 (simian vacuolinizante do macaco). So cultivveis, e de utilizao laboratoriais, e no acometem o homem (PALO et al. 1996). Dentre a famlia papiloma vrus da qual se origina o papiloma vrus humano existem diversos subgrupos e segundo Brasil (2006a) mais de 100 tipos so reconhecidos atualmente, 20 dos quais podem infectar o trato genital. Dentre os vrios subgrupos do HPV existem alguns que oferecem maiores riscos de desenvolvimento de neoplsias em vrias regies do corpo. Visando uma abordagem mais simples de identificao, o HPV dividido entre os que atingem as mucosas genitais, orais e respiratrias, e os subgrupos que atingem a regio cutnea como, por exemplo, reas extragenitais. Porm, no se deve considerar que esta diviso ser aplicada conforme a regra, pois pode ocorrer de leses cutneas estarem associadas HPV de mucosas genitais (PALO et al. 1996). Outra diviso possvel para o HPV atravs do seu potencial oncognico. Pois, existem subtipos de HPV que so classificados como sendo de baixo risco, devido sua associao com condilomas na forma de leses intra-epiteliais (LIE) de baixo grau e so eles o 6, 11, 42, 43 e 44. Outros so classificados como subtipos

de alto risco, os quais podem causar LIE de alto grau, vindo a desenvolver cnceres do colo uterino seus agentes principais so:16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 46, 51, 52, 56, 58, 59 e 68 (BRASIL, 2006b). Cerca de 95% de casos de cncer so relacionados com o HPV, mas a doena poder se desenvolver ou no, dependendo no s do tipo de HPV, mas tambm de outros fatores relacionados com o hospedeiro, como o estado imunolgico, tabagismo e uso de contraceptivo oral (BRASIL, 2006b). No se tem como definio a real durao do processo infeccioso do vrus HPV, pde-se observar que a doena permanece por anos ou dcadas, ou segundo Rama et al. (2005), pode ser transitrio sem leses intraepiteliais devido neutralizao de anticorpos. O fato da doena se apresentar de forma latente dificulta relacionar com exatido o intervalo de tempo entre a contaminao e o desenvolvimento de uma leso, pois sua recidiva pode tanto estar relacionada com a ativao de reservatrios quanto a reinfeco pelo parceiro. Neste caso, o indivduo pode ser portador de um ou mais subtipos de HPV. Atualmente, o HPV a DST que mais atinge mulheres no mundo, e o maior precursor de cncer cervical (BRASIL, 2006b).

II. d) Contgio e desenvolvimento do HPV no corpo humano


A transmisso do HPV se d principalmente pelo ato sexual, atravs da frico dos orgos genitais. Ele se aloja na superfcie do epitlio escamoso do colo uterino devido microtraumas causados neste local pela relao sexual. Quando atinge o epitlio pavimentoso, o vrus perde seu invlucro protico e o genoma viral atinge o ncleo da clula, onde se estabelece a forma epissomal provocando uma resposta celular local e sistmica que induz produo de anticorpos das clulas de langerhans ativando os linfcitos T. Esta a primeira linha de defesa humana, porm a resposta humoral no suficiente para acabar com o processo infeccioso, pois depender tambm do estado imunolgico de cada pessoa, e sua resposta celular efetiva (PALO et al. 1996). Estudos observados pela Federao Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002) mostraram que o risco de uma mulher desenvolver neoplasia de colo uterino aumenta em 19 vezes quando ela infectada com o vrus

10

HPV, e que associados ao tipo 18, 31 ou 33 aumenta em 50 vezes. Quando relacionado ao HPV 16 este risco sobe para mais de 100 vezes. Isto quando comparado a mulheres no infectadas. Tambm foi demonstrado que a soroposividade do HPV 16 fortemente associada com a deteco repetida do DNA HPV 16 na crvix. Isto demonstra que o HPV 16 mantm uma forte relao com a persistncia das LIE com a sugesto dele ser um agente infeccioso de ao prolongada (RAMA et al. 2005). Em um relato clnico de Castro & Duarte (2004), foi diagnosticado evidncias de HPV em cavidade oral dos tipos, 0, 1, 2, 4, 6, 11, 13, 16, 18, 30, 31, 32 e 57. Estes tipos virais so os mesmos que atingem outras regies do corpo como as mucosas e a pele. Nesta pesquisa ressaltada a presena do subtipo 16 como prevalente em leses neoplsicas, porm, afirmando que o 18 o tipo mais agressivo nestas leses, e que o 6 e o 11 so encontrados nas leses condilomatosas. A doena pode ocorrer de outras maneiras que no as de vias sexuais, como por toalhas, instrumentos ginecolgicos, banheiros, roupas ntimas de uso comum, saunas alm de outros (MURTA, 2008). Para confirmao destas vias de transmisso um relato da Federao Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002) demonstra um estudo realizado, onde o material colhido das superfcies dos banheiros da rea de lazer de duas clnicas apresentou em apenas uma delas presena em 50% das amostras de DNA de HPV enquanto, que na outra o resultado foi negativo. As fontes provveis de contaminao na rea de lazer devem ser as mos contaminadas das clientes em contato com o ambiente. importante que haja maior identificao dos co-fatores que podem levar infeco do HPV e, conseqente desenvolvimento de neoplasias intra-epitelial cervical (NIC). Estes co-fatores esto relacionados iniciao precoce da atividade sexual, multiplicidade de parceiros sexuais, tabagismo, falta de higiene ntima, fatores imunolgicos, cor e fatores hormonais como uso prolongado de contraceptivo oral e gravidez.

II. e) Patologia do HPV

11

As infeces por HPV podem ser sintomticas quando a forma clinica evidencivel, ou seja, com observao a olho nu (PALO et al. 1996) ou assintomticas. As leses podem aparecer na forma de verrugas genitais e serem chamadas de diversas maneiras, desde condilomas ou mais popularmente como crista de galo, figueira, cavalo de crista ou jacar de crista (MURTA, 2008). Surgem em regies como vulva, perneo, colo, vagina e regio perianal na mulher. E no homem h possibilidade de aparecer na glande e sulco blano-prepucial (BRASIL, 2006a; MURTA, 2008). Menos freqentemente podem estar presentes em reas extragenitais como conjuntivas, mucoso-nasal, oral e larngea (BRASIL, 2006b). Quando assintomticas podem ser classificadas de duas maneiras, subclnicas ou latentes. Na forma subclnica so evidenciveis apenas sob tcnicas de magnificao (lentes) e pos aplicao de reagentes como o cido actico (BRASIL, 2006b). A forma latente evidencivel apenas atravs de tcnicas de hibridao do DNA em indivduos com tecidos clnicos e histolgicamente normais. O termo refere-se, portanto, aos casos em que, na ausncia de evidncia clnica, colposcpica, citolgica e histolgica de leso, so individualizadas, geralmente em material citolgico, em seqncias de HPV-DNA com tcnicas de hibridao molecular (PALO et al. 1996). As leses condilomatosas podem apresentar diversas formas no local de alterao, podendo ser nicas ou mltiplas, restritas ou difusas e de tamanhos varivel. Dependendo do tamanho e localizao, podem ser dolorosas, friveis e/ou pruriginosas, de crescimento exoftico, papilar, frondoso ou rseo (BRASIL, 2006b; CASTRO & DUARTE, 2004). Segundo Brasil (2006a), o tratamento do HPV poder ser feito de diversas maneiras, dependendo da morfologia, local da leso e quantidade de verrugas. Os medicamentos utilizados so a podofilina, o cido tricloroactico (ATA), podofilotoxina, imiquimod, interferon. Existem tambm outros mtodos como a eletrocauterizao, criocauterizao, vaporizao a laser, exerese cirrgica, todos com objetivo de remoo dos condilomas.

II. f) Preveno

12

A preveno das DSTs em geral, o meio mais importante de evitar tais transtonos, e existem inmeras maneiras de evitar tais doenas. No caso do HPV deve-se considerar o relevante fator de que no existe tratamento que realmente cure (BRASIL, 2006a). Os meios de preveno mais comuns so os usos de preservativos, os quais diminuem o ndice de contaminao pelo HPV, mas, no os impede. Valendo ressaltar que, a abstinncia de qualquer prtica sexual, o meio mais seguro de preveno (NADAL & NADAL, 2008). Exame citopatolgico ou papanicolau como mais conhecido, deve ser feito anualmente. Outras formas de identificao da doena so os exames, imunoistoqumico, microscopia eletrnica e o reconhecimento do tipo de DNA (BRASIL, 2006b; CAMPOS, 2003). Entretanto vale ressaltar que o exame citopatolgico no detecta exatamente a infeco pelo HPV e nem mesmo o seu tipo, mas ajuda muito no diagnstico precose de um cncer cervical, pois a citologia ajuda a diferir provveis clulas do vrus. Quando diagnosticados NIC II ou NIC III, h uma recomendao de exames especficos para o vrus HPV como a colposcopia e a histopatologia (BRASIL, 2002). Atualmente j existem meios de vacinao como mtodo de preveno, sendo a Gardasil a primeira vacina aprovada no Brasil. recomendada na faixa etria de 9 a 26 anos de idade em trs doses e sua durao em torno de cinco anos e meio. Protege contra quatro tipos de HPV (6, 11, 16 e 18), causadores de verrugas e cncer cervical (OLIVEIRA, 2008). A Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria (ANVISA), j aprovou a segunda vacina contra HPV no Brasil, a Cervarix (nome comercial) recomendada na idade de 10 a 25 anos. Ela tambm quadrivalente, aplicada em trs doses, porm no ser disponvel no sistema pblico assim como a Gardasil (CAMPBELL, 2008).

III. Discusso e Resultados


A tabela 1 apresenta a freqncia e porcentagem dos co-fatores do HPV precursor do cncer de colo uterino, encontrados em livros e artigos.

13

III. a) Tabela 1: Distribuio dos principais co-fatores do HPV citados pelos autores nos artigos cientficos, nos textos de livros e nas bibliografias de sites, Ourinhos, 2008. Co-fatores Fatores Hormonais Tabagismo Fatores imunolgicos Multiplicidade de parceiros da atividade sexual Iniciao precoce da atividade sexual Histrias de doenas sexualmente transmissveis Baixas condies socioeconmicas Higiene ntima inadequada Carncia de alguns micronutrientes Polimorfismo da protena 53 Cor branca Total Freqncia 9 8 7 6 4 4 3 2 2 2 1 47 % 19,1 17 14,8 12,7 8,5 8,5 6,3 4,2 4,2 4,2 2,1 100

Conforme a tabela 1, os co-fatores mais ressaltados para o maior desenvolvimento do HPV, num total de 9 (19,1%) freqncias, foram os fatores hormonais citados por Brasil (2006b); Brasil (2002); Castro e Duarte (2004); Campos (2003); Oliveira (2007); Pinto et al. (2002); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002). A gravidez e o uso prolongado de contraceptivo oral foram os fatores hormonais mais evidenciados devido mudana que causam no organismo. Pinto et al. (2002) afirma que os hormnios esterides que os anticoncepcionais contm parecem aumentar a atividade transformadora dos oncognes do HPV e interferir na resoluo eficiente de leses causadas pelo vrus na crvix de mulheres jovens. Com relao ao tabagismo encontrou-se uma freqncia de 8 (17%) autores: Brasil (2006a); Brasil (2006b); Brasil (2002); Castro e Duarte (2004); Campos (2003);

14

Oliveira (2007); Pinto et al. (2002); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002). Poucos autores teceram explicaes sobre o co-fator tabagismo, apesar dele ter sido bem observado segundo vrios pesquisadores. O que se obteve como descrio, foi sua relao com a diminuio das clulas de Langerhans, sua interferncia no metabolismo de certas micoprotenas importantes ao estado imunolgico, e seu papel carcinognico principalmente considerando o fato da exposio direta do DNA clulas cervicais nicotina. Fatores imunolgicos foram encontrados em 7 (14,8%) referncias, Brasil (2006a); Brasil (2006b); Campos (2003); Oliveira (2007); Pinto et al. (2002); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002); Palo et al. (1996). Nos fatores imunolgicos os autores consideraram o estado imunolgico imunossupremido, resposta imune local e resposta imune humoral, portanto segundo Pinto et al. (2002) ainda no conhecido nenhum mecanismo preciso que desencadeie no organismo uma reao imune eficiente contra as leses do vrus HPV. Ainda, segundo o autor, esta reao pode estar relacionada ao sistema imunolgico ou composio gentica do hospedeiro. O co-fator multiplicidade de parceiros da atividade sexual foi citado em 6 (12,7%) referncias: Brasil (2006b), Brasil (2002); Castro e Duarte (2004); Campos (2003); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002); Palo et al. (1996). Sendo a populao sexualmente ativa a mais atingida, o risco de multiplicidade de parceiros sexuais torna-se um grande perigo, principalmente nas ocorrncias das formas subclnicas e das no tratadas. Iniciao precoce da atividade sexual foi citada por 4 (8,5%) autores: Brasil (2006b); Brasil (2002); Castro e Duarte (2004); Campos (2003); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002). A iniciao precoce da atividade sexual mostra-se um fator bastante relevante, considerando que quanto mais cedo iniciao sexual, maiores as chance de contato com a infeco HPV. Histrias de doenas sexualmente transmissveis so referentes a 4 (8,5%) das citaes dos autores: Brasil (2002); Castro e Duarte (2004); Campos (2003); Oliveira (2007).

15

Dos textos, pouco se explica sobre sua relao, porm, em Brasil (2006b) as DSTs so relacionadas com a alta prevalncia das leses cervicais, principalmente quando associada ao HPV. Baixas condies socioeconmicas referem-se a 3 (6,3%) de freqncia, Brasil (2006b); Brasil (2002); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002). Segundo Brasil (2002), o fator socioeconmico, pode influenciar devido ao medo, preconceito e dificuldades encontradas para uma deteco e tratamento precoce da infeco. Higiene ntima inadequada foi citada por 2 (4,2%) autores: Brasil (2006b) e Campos (2003). A higiene ntima inadequada apenas citada por estes dois autores, no havendo explicao sobre sua relao com infeco HPV. Encontramos carncia de algum micronutrientes em 2 (4,2%) referencias Brasil (2002) e Campos (2003). Segundo Campos (2003), carncia de alguns micronutrientes, so fatores que aumentam o risco de infeco e neoplasias. Polimorfismo da protena 53 encontrado em 2 (4,2%) referncia, Pinto et al. (2002); Campos (2003). A protena 53, com seu cdigo gentico, quando sozinha, dificilmente causa cncer cervical, porm, existe a possibilidade da mesma estar relacionada com HPV na carcinognese, devido provvel suscetibilidade do seu gentipo ao HPV (PINTO et al. 2002). Cor branca referente a 1 (2,1%) freqncia, Campos (2003). Apenas este autor cita a infeco HPV ser mais freqente na cor branca, sem maiores explicaes.

III. b) Tabela 2: Distribuio dos principais meios de deteco e preveno do HPV em relao a invaso cervical citados pelos autores nos artigos cientficos, nos textos de livros e nas bibliografias de sites, Ourinhos, 2008. Deteco e Preveno Exame histopatolgico Biologia Molecular Colposcopia Frequncia 10 9 9 % 21,7 19,5 19,5

16

Exame citopatolgico Vacina Preservativos Total

9 5 4 46

19,5 10,8 8,6 100

A tabela 2 verificou a freqncia em que foram citadas, as principais estratgias de deteco e preveno, do HPV quando se trata da invaso cervical. Exame histopatolgico (biopsia) encontrado em 10 (21,7%) referncias bibliogrficas: Brasil (2002); Brasil (2006b), Brasil (2006a); Castro e Duarte (2004); Campos (2003); Oliveira (2007); Rama et al. (2005); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002); Palo et al. (1996); Informativo Abril (2005). Segundo a Federao Brasileira das Sociedades de Ginecologia (2002), deve-se biopsar a leso para melhor diagnstico histopatolgico, quando a atipia, apresentar-se em localizao de colo uterino, com leso plana e maior na colposcopia. Biologia molecular citada em 9 (19,5%) referncias: Brasil (2006a); Brasil (2006b); Castro e Duarte (2004); Campos (2003); Rama et al. (2005); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002); Palo et al. (1996); Informativo Abril (2005). Segundo Rama et al. (2005), a biologia molecular envolve vrios testes, exemplo: hibridao in situ e reao em cadeia polimerase (PCR), hibridaes moleculares de cidos nuclicos e captura de hbridos. Outrosim, Federao Brasileira das Sociedades de Ginecologia (2002), afirma a captura hbrida, ser nico teste aprovado pela Anvisa e FDA para o diagnstico laboratorial da infeco por HPV na clnica do dia-a-dia. O exame de colposcopia citado por 9 (19,5%) autores: Brasil (2002); Brasil (2006a); Brasil (2006b); Castro e Duarte (2004); Campos (2003); Oliveira (2007); Rama et al. (2005); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002); Palo et al. (1996). Segundo Palo et al. (1996), Hans Hinselmann, criou a colposcopia, diante da dificuldade de deteco precose olho nu, permitindo a visualizao, da parte endovaginal cervical e vagina. Segundo Campos (2003), a colposcopia permite a identificao de mapeamento e exteno das localizaes suspeitas de cncer.

17

Exame citopatolgico (papanicolau) foi citado por 9 (19,5%) autores: Brasil (2002); Brasil (2006a); Brasil (2006 b); Castro e Duarte (2004), Campos (2003); Oliveira (2007), Rama et al. (2005); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002); Palo et at. (1996). Foi possvel confirmar que o papanicolau o meio mais indicado para uma deteco precoce de cncer, em mulheres assintomticas, com necessria confirmao por histopatologia, devido ao seu diagnstico de clulas provveis de HPV, e no o HPV em si. Alm, de ser fato, que, nos anos 50, ocorreu confirmada reduo de 50% 70% de mortalidade por cncer cervical, com aplicao deste mtodo (BRASIL 2006b; BRASIL 2002; RAMA et al. 2005). A preveno atravs da utilizao de vacina aparece em 5 (10,8%) referncias bibliogrficas: Nadal e Nadal (2008), Campbell (2008); Brasil (2006a); Oliveira (2007); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002). Nadal & Nadal (2008), indica vacinao antecedente a atividade sexual, referente a estudo realizado, o qual demonstrou que a vacina no resulta positivamente, como, barreira de evoluo nos tipos virais, aos quais mulheres eram infectadas. E Oliveira (2007), refora a indicao da vacina para mulheres acima de 9 anos de idade, independente de ter atividade sexual. Ressaltando, que as mesmas no devem apresentar leses cancergenas. O uso de preservativos aparece em uma freqncia 4 (8,6%) referncias: Brasil (2006b); Oliveira (2007); Federao das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002); Nadal e Nadal (2008). Oliveira (2007), apenas cita o uso do preservativo, como mtodo de preveno. Outrosim, Brasil (2006b); Nadal & Nadal (2008), afirmam a reduo da infeco atravs do uso de preservativos. No entanto, no garantindo proteo total. Federao Brasileira das Sociedades de Ginecologia e Obstetrcia (2002) ressalta que, a utilizao do preservativo deve ser feita, principalmente, por pessoas que nunca entraram em contato com o HPV.

IV. Concluso

18

Atravs dos co-fatores citados foi possvel analisar a grande necessidade de maiores intervenes e esclarecimentos sobre a doena HPV e suas conseqncias na populao de baixa situao social. Ficou claramente ntido, que, co-fatores quando em associao ao vrus HPV, aumentam, em muito, as chances de desenvolver um cncer de colo uterino, cabendo aos profissionais da sade, uma melhor abordagem dos principais pontos de orientao e preveno. As orientaes devem abordar os principais tpicos de riscos, como fatores hormonais, que envolvem gravidez e uso continuo de contraceptivo oral, alm do fator tabagismo, os quais acarreto mudanas facilitadoras, que prejudicaro em maior gravidade um organismo j infectado. O uso de preservativos nas atividades sexuais muito importante mesmo, sem sua proteo total contra o HPV, pois, diante da grande populao que iniciam sua atividade sexual precocemente, abusando, da multiplicidade de parceiros, tornase preocupante, o aumento evidente do ndice de contaminao, abordando tambm outras doenas de transmisso sexual. A abordagem, feita sobre o papanicolau foi importante, pois traz uma gama de informaes possibilitadoras de um entendimento mais esclarecedor. Ficou evidente a necessidade de outros mtodos para real diagnstico, quando se refere ao HPV, e no as neoplsias as quais ele mesmo detecta. devido preveno principalmente do cncer, que de total importncia para a sociedade, sua disponibilizao nos servios pblicos. Os exames colposcpicos e histopatolgicos fazem uma investigao mais detalhada, sobre tipo viral do HPV, facilitando seu controle. A aplicao da vacina, sem dvida o melhor meio de preveno contra o HPV. No entanto, seja pela carncia de conhecimentos ou pela impossibilidade econmica de aquisio, a vacina inacessvel para populao brasileira e, principalmente a de baixa renda que a grande maioria em nosso pas. Com esse quadro, torna-se preocupante a falta de orientao e preveno da populao, o que poder elevar, significativamente, o nmero de contgios por HPV.Ento, com isso, faz-se necessrio que sejam realizados projetos para a orientao da populao ensinando-as como se prevenir contra as j citadas doenas.

19

Referncias Bibliogrficas
BRASIL, Ministrio da Sade. Manual de Controle das Doenas Sexualmente Transmissveis DST. 4 ed. Braslia. 2006, p. 11, 12, 86-89(a) BRASIL, Ministrio da Sade. Cadernos de Ateno Bsica n. 13. Controle dos Cnceres do Colo do tero e da Mama. Braslia. 2006, p. 23-24, 45-47, 50, 58(b). BRASIL, Ministrio da Sade. Manual Tcnico. Profissionais da Sade. Preveno do Colo do tero. Braslia. 2002, p. 5, 8, 13. CAMPBELL, U. Nova vacina contra HPV, fonte: correio Brasiliense, 2008. Disponvel em: <http://www.gaparp.org.br>. Acesso em 07 de Junho de 2008, 19:
04:25.

CAMPOS, S. Ginecologia / Mulher HPV - papilomavrus, 2003. Disponvel em: < http://www.drashirleydecampos.com.br/noticias/7471 >. Acesso em 02 de Maio de 2008, 12: 08:07. CASTRO, Therezita M.P.P.G.; DUARTE, Maria Luisa. Condiloma lingual: a case reportrelato de caso clnico. Rev. Bras. Otorrinolaringol. , So Paulo, v. 70, n. 4, 2004. Disponvel em: <http://www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0034-72992004000400021&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 06 Jul 2008. doi: 10.1590/S0034-72992004000400021 FEDERAO BRASILEIRA DAS SOCIEDADES DE GINECOLOGIA E OBSTETRCIA. Projetos Diretrizes. Associao Mdica Brasileira e Conselho Federal de Medicina. Papilomavrus Humano (HPV): Diagnstico e Tratamento, 2002, p. 4, 6-9, 12. Disponvel em: <http://www.projetodiretrizes.org.br/projeto_diretrizes/079.pdf>. Acesso em 07 de Abril de 2008, 22: 39:15. INFORMATIVO ABRIL / 2005. Papilomavirus Humano HPV, Ano I Edio I Volume II. Disponvel em: < http://saocamilolab.com.br/wpcontent/uploads/2008/01/laboratorio-sao-camilo-informes-cientificos-papilomavirushumano-hpv.pdf >. Acessado em 23 de Abril de 2008, 10: 23 :30. MURTA, G.F. Saberes e Prticas: Guia para ensino e aprendizado de enfermagem 4. ed. Ver e ampl. So Caetano do Sul: Difuso Editora, 2008, p. 415-416. NADAL, L. R. M; NADAL, S. R. Doenas Sexualmente Transmissveis. Indicaes da Vacina Contra o HPV. Rev bras.colo-proctol.vol.28 no.1 Rio de Janeiro Jan/Mar. 2008, p. 124, 125. Disponvel em: < http://www.sbcp.org.br/pdfs/28_1/19.pdf>. Acesso em 01 de Agosto de 2008, 24: 00:10.

20

OLIVEIRA, M. D. C. Vacina contra o cncer do colo do tero HPV, 2008. Disponvel em: < http://www.imunity.com.br/artigo_vacinahpv.html >. Acesso em 08 de Junho de 2008, 16: 50:05.

PALO, D.G. et al. Colposcopia e Patologia do Trato Genital Inferior, 2. ed. Editora Mdica e Cientfica Ltda, 1996, p. 23, 27, 31, 125, 128, 129, 133, 134, 137139.

PINTO, P. A. Co-Fatores do HPV na Oncognese Cervical, Revista da associao Mdica Brasileira 2002: 48 (1): 73-76. Disponvel em: <http://www.scielo.br/pdf/ramb/v48n1/a33v48n1.pdf>. Acesso em 03 de Maio de 2008, 12: 30:30.

RAMA, C. H. et al. Deteco Sorolgica de Anti-HPV 16 e 18 e sua Associao com os achados do papanicolau em adolescentes e mulheres jovens. Ver Assoc Med Bras 2006; 52(1): 43, 45, 46. Disponvel em: < http:www.scielo.br/pdf/ramb/v52n1/a21v52n1.pdf >. Acesso em 12 de Abril de 2008, 20:29 :30.

Potrebbero piacerti anche