Sei sulla pagina 1di 7

Escola secundaria Dr.

Joo Carlos Celestino Gomes


Ano letivo: 2011/12 Disciplina: Matemtica

[ISOMETRIAS]

1 INTRODUO Nestes trabalho vamos abordar o tema isometrias, com objetivo de aumentar o nosso conhecimento em relao a este tema. Este trabalho faz parte de uma avaliao que consite em 2 partes que so: o trabalho escrita em papel e a apresentao oral do mesmo. 1 ISOMETRIA Isometria uma transformao geomtrica do plano que transforma uma figura noutra figura geometricamente igual, isto , conserva os comprimentos dos segmentos e as amplitudes dos ngulos. 1 TIPOS DE ISOMETRIAS 1 Simetria Axial 1 Translaes 1 Rotaes Estes 3 tipos de isometrias podem ser divididos em tipos isometrias: isometria negativa , isometria positiva. Isometria Negativa Na simetria axial, as figuras aprecem invertidas, pois muda o sentido dos ngulos (efeito espelho).

Isometrias Positivas As rotaes e as translaes so isometrias positiva, porque o sentido dos ngulos no se altera.

Grupo de trabalho: David Santos n4 Joo Parracho n8 9B

Translaes Rotaes

1 Como Funcionam as isometrias Simetria Axial A reflexo do plano de eixo AB transforma qualquer ponto P do plano num ponto P tal que o eixo de reflexo AB a mediatriz do segmento PP O vrtice P a imagem do vrtice P do pentgono da figura pela refleco do plano de eixo AB.

Translao Translao do plano associada a um vetor transforma qualquer ponto P do plano num ponto P tal que o segmento PP tem a mesma direo, comprimento e sentido do vetor considerado.

Fig.1

Fig.2

A fig. 2 resulta de uma translao segundo o vetor AB da Fig. 1

Rotao Uma rotao de centro em C e angulo de rotao ( por em exemplo 70) transforma um ponto P do plano num ponto P tal que o segmento CP igual ao segmento CP e o angulo PCP tem amplitude .

=-70 =70

1 Isometrias no mundo que nos rodeia

Simetria axial, rotao

Simetria axial

Rotao; translao

Simetria axial

Simetria axial

1 BIBLIOGRAFIA/NETGRAFIA Manual de matemtica : Matematicamente Falando 9_Parte 2 _de Maria Alexandra Conceio e Matilde Gonalves Almeida __areal editores https://www.google.pt/search?hl=ptPT&gs_nf=1&cp=5&gs_id=u&xhr=t&q=isometrias&gs_upl=&bav=on.2,or.r_gc.r_p

w.,cf.osb&biw=1366&bih=675&um=1&ie=UTF8&tbm=isch&source=og&sa=N&tab=wi&ei=0txIT5TUPMjf8gOxhuSkDg Algumas imagem foram criadas com o programa: GeoGebra 4

1 Concluso Conclumos que na isometria poder haver ngulos positivos e negativo. Neste trabalho descobrimos que existem 3 tipos de isometrias e tambm conclumos que podemos encontra muitas isometrias a nossa volta.

ndice Conteudo de paginas Introduo Isometria Tipos de isometrias Como Funcionam as isometrias Simetria Axial Translao Rotao 4 5 6 3 2 N de Paginas

Isometrias no mundo que nos rodeia Bibliografia/netgrafia Concluso

Potrebbero piacerti anche