Sei sulla pagina 1di 6

Dia do Pai Menu Italiano

Bruschetta de Tomate e Azeitonas

Para 12 unidades: 2 dentes de alho 100g de cebola 10g de azeite 120g de mozzarella fresca colher ch de sal Pimenta preta mo+ida na hora 2 colheres sopa de azeitona preta s rodelas 250de tomate cereja Fatias de po torrado Oregos Aquea o forno a 200C. Coloque no copo os alhos, a cebola e o azeite e pique 5 seg, vel 5. Com a esptula baixe os resduos das paredes do copo. De seguida junte o tomate e refogue 2 min, temp varoma, vel 1. Adicione a mozzarella, o sal, a pimenta e as azeitonas e programe 5 seg, vel 4. Retire e dstribua pelas fatias de po. Polvilhe com orgos e leve ao forno cerca de 15-20 minutos. Receita do livro Bimby, Itlia.

Bruschetta de Pesto de Rcula

Para o pesto: 40g de cajus 50g de queijo da ilha 100g de rcula 2 dentes de alho 120ml azeite 1 colher de caf de sal Pimenta moda Fatias de po torrado Rcula q.b para servir Tomate cereja q.b. para servir Triture o queijo na bimby, dando uns toques de turbo + 10 seg, vel 9. Adicione os alhos, cajus, rcula, sal e a pimenta moda na altura e triture tudo na velocidade 9, at obter uma pasta homognea. Ligue na velocidade 5 e v deitando o azeite em fio na tampa, com o copinho colocado. Rectifique os temperos. Coloque num frasco e conserve tapado no frigorfico. Para as bruschetta, barre o pesto por cima das fatias de po torrado, distribua tomate cereja cortados ao meio e por cima algumas folhas de rcula fresca. Est pronto a servir.

Grissini de Queijo e Oregos

Para +/- 24 unidades 100g de queijo parmeso 100g de gua 7g de fermento fresco de padeiro 30g azeite 200g de farinha de trigo sem fermento 1 pitada de sal 2 colher sopa de orgos Rale o queijo: 20 seg, vel 5-7-9. Reserve. Coloque no copo a gua, o fermento e o azeite: 40 seg, temp 37, vel 2. Junte a farinha, o sal, os orgos e 30 g do queijo reservado: 30 seg, vel 6 + 1 min, vel espiga. Embrulhe em pelcula aderente e deixe repousar no frigorfico por 30 min. Estenda a massa com o rolo num rectngulo com 3mm de espessura.

Espalhe o restante queijo. Corte tiras de 2 cm de largura, segure nas pontas e tora. Disponha as tiras torcidas num tabuleiro forrado com papel vegetal e leve ao forno pr-aquecido a 200 at dourarem e ficarem estaladios.

Linguini com Gambas Picantes

Para 4 pessoas: 10g de salsa fresca 30g de azeite 2 dentes de alho 1 pimenta red chili 250g de ga,bas sem casca 250g de tomate cereja cortado ao meio 500g de linguini ou esparguete Coloque no copo a salsa e pique 2 seg, vel 7. Reserve. Deite no copo os alhos, a pimenta (pode retirar as sementes se no quiser muito picante) e pique 3 seg, vel 5. De seguida refogue 3 min, temp varoma, vel 1. Junte as gambas e programe 3 min, temp 100, vel colher inversa. Adicione o tomate e programe 2 min, temp 100, vel colher inversa. Retire, reserve e mantenha quente. Coza a massa colocando no copo 1500g de gua, um fio de azeite, sal e programe 10 min, temp vaorma, vel 1. Junte a massa e programe o tempo indicado na embalagem, temp 100, vel colher inversa. Escorra e reserve. (Se preferir, coza a massa parte em quanto prepara as gambas). Numa taa envolva a massa com as gambas e a salsa picada. Receita do livro Bimby, Itlia.

Lasanha de Vegetais

Para o molho de tomate: 1 cebola 1 dente de alho 1 cenoura 1 lata de tomate pelado 50 ml de vinho branco Oregos Sal e pimenta Para os legumes: 2 dentes de alho Azeite 600g de legumes a gosto (Usei cogumelos portobello, curgete, couve-flor e brcolos) Oregos Sal e pimenta Placas de lasanha Queijo mozzarella ralado para polvilhar Para o molho de tomate: Coloque no copo a cebola, o alho e a cenoura descascados: 5 seg, vel 5. Junte o azeite: 5 min, temp 100, vel 1. Deite o tomate, os orgos, o sal e pimenta: 10 seg, vel 7 + 15 min, temp 100, vel 1. Retire e reserve. Para os legumes: Corte os legumes em pedaos. Deite os alhos esmagados no copo com um fio de azeite: 2 min, temp varoma, vel 1. Junte os legumes, tempere com sal e pimenta e com orgos: 8 min, temp 100, vel colher inversa. Eu gosto deles crocontes, por isso se os quiser bem tenros, d mais uns minutos. Se permanecerem muito grandes, d 2 seg, vel 3-5. Para a montagem, comece por deitar uma concha de molho no fundo de um tabuleiro de ir ao forno. Distribua as placas de lasanha, mais molho e depois recheio. Repita a sequncia at esgotar os ingredientes: placas, molho, recheio e termine com uma camada molho abundante. Polvilhe com o queijo ralado e leve ao forno pr-aquecido a 180C durante aproximadamente 30 minutos.

Panna Cotta

Para 6 unidades: 200ml de natas frescas 300ml de leite meio gordo 70g de acar 1 vagem de baunilha 4 folhas de gelatina incolor Abra a vagem ao meio longitudinalmente, raspe com o bico duma faca, o interior para extrair as sementes. No copo da mquina coloque o leite, as natas, a vagem, as sementes raspadas e o acar: 8 min, temp 90, vel colher inversa. Entretanto demolhe a gelatina em gua fria, retire a vagem do copo e adicione a gelatina escorrida. Misture 10 seg, vel 5. Divida a mistura em formas individuais untadas (ligeiramente) com manteiga. Arrefea e leve ao frigorfico 8 a 10 horas. Pode servir nas taas cobertas com compota a seu gosto ou desenformar e cobrir com compota( passe a lmina da faca na superfcie interior da forma e vire cada uma sobre o prato de servir). Na foto cobri com lemon curd (pode usar a receita do livro base). Receita adaptada a partir do livro Verrines, da Marabout.

Biscotti de Avels

Para cerca de 25 a 30 un: 1 1/2 chvenas (180g) de farinha 1 colher ch de fermento Uma pitada de sal Raspa da casca de 2 limo 1/2 chvena (100g) de acar amarelo 2 ovos 1/2 chvena de avels inteiras (ou pistchios, amndoas) 10 tmaras secas (ou figos, alperces) Pr-aquea o forno a 150C. Forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Coloque as tmaras no copo e d 2 seg, vel 7. Retire e reserve. Deite a farinha, o fermento e o sal: 5 seg, vel 5. Retire e reserve. Corte a casca do limo (apenas a parte amarela) e triture-a no copo

com o acar: 10 seg, vel 9. Junte os ovos e bata 2 min, vel 5. Adicione a farinha reservada: 5 seg, vel 3. Misture as avels e as tmaras, envolvendo com a esptula. Deite a massa sobre uma superfcie enfarinhada e forme um rolo baixo, enfarinhando sempre que necessrio. Leve ao forno por 30 a 40 minutos, at que fique dourado e ao pressionar a massa esta ainda esteja ligeiramente mole. Retire do forno e deixe arrefecer no tabuleiro por uns 10 minutos. Sobre uma tbua e com cm de largura. Disponha as fatias no minutos, virando-as a que arrefeam em cima Guarde num recipiente uma faca de serrilha, corte fatias entre 1/2 a 1 tabuleiro e leve novamente ao forno mais 10 meio. Retire-as quando estiverem secas e deixe de uma grelha. hermtico at 2 semanas.

Receita adaptada do site do David Leite, a partir de uma receita da Isidora Popovic.

Potrebbero piacerti anche