Sei sulla pagina 1di 3

UTILIZAO DE BARRAMENTO BLINDADO DE COBRE OU ALUMNIO NO PADRO DE ENTRADA DE ENRGIA DO CONSUMIDOR

ITD 01/2011

PARECER TCNICO SOBRE A UTILIZAO DE BARRAMENTO BLINDADO DE COBRE OU ALUMNIO

1- OBJETIVO Conforme solicitao de anlise e manifestao da GRPV que versa sobre a possibilidade de instalao de barramento blindado em cobre ou alumnio no padro de entrada de energia da unidade consumidora, com fornecimento em tenso secundria na rea de concesso da CEB-D, e aps estudos e pesquisas junto a fabricantes e concessionrias de energia eltrica, emitimos esta Instruo Tcnica de Distribuio ITD n. 001/2011, a fim de atender a crescente demanda de projetos que contemplem esta tecnologia. Esta Instruo Tcnica tem como referncia o FASCCULO de MEDIO ELETRNICA CENTRALIZADA, constante no LIVRO DE INSTRUES GERAIS BAIXA TENSO, Edio 2005 da AES Eletropaulo.

2- SOBRE O BARRAMENTO BLINDADO EM COBRE OU ALUMNIO 2.1 DEFINIO: Elemento modular de linha de um sistema eltrico pr-fabricado composto por barras de cobre ou alumnio, suportes e isolao, invlucro externo, bem como eventuais meios de fixao e de conexo a outros elementos, com ou sem recurso de derivao, de fcil instalao, alta capacidade de transmisso, baixa impedncia com baixas perdas eltricas. So destinados a alimentar e distribuir energia eltrica em edificaes para uso residencial, comercial, pblico e industrial, comumente conhecido como Barramento Blindado ou somente bus-way. 2.2 TIPOS ACEITOS: Os condutores ativos do barramento blindado devem ser constitudos de barras de cobre eletroltico ou alumnio. Os barramentos blindados devero ser fabricados para uma corrente de projeto compreendida entre 160 a 6.000 A. Dever constar no projeto, a especificao tcnica do bus-way empregado, com informaes das famlias (tipo), modelo, fabricante, variao em funo da capacidade de corrente, tipo de ventilao, quantidade, seo transversal das barras e tecnologia empregada na construo. Todos estes tpicos, no mnimo, devero ser contemplados na construo do barramento, estando todos dentro das normas vigentes. Os interessados devem apresentar todos os relatrios de ensaios de acordo com a norma NBR IEC 60439-2/2004, requisitos particulares para linhas eltricas pr-fabricadas (sistemas de barramentos blindados), emitido por laboratrio oficial ou reconhecido pela CEB-D e em conformidade com os demais procedimentos descritos na norma tcnica tomada como referncia.

GRNT Gerncia de Normatizao e Tecnologia

UTILIZAO DE BARRAMENTO BLINDADO DE COBRE OU ALUMNIO NO PADRO DE ENTRADA DE ENRGIA DO CONSUMIDOR

ITD 01/2011

3- CONSIDERAES FINAIS CONSIDERANDO ser um produto homologado e aceito em diversas concessionrias do Brasil e do exterior, no apresentando problemas tcnicos que comprometa as instalaes eltricas; CONSIDERANDO que se trata de um assunto que ser normatizado na NTD6.07, j em fase final de reviso; CONSIDERANDO que a nova tecnologia abre novas opes para clientes e projetistas, que podero fazer melhor uso do espao interno das edificaes ou melhoria dos aspectos estticos das instalaes; CONSIDERANDO que o novo barramento poder ensejar, em futuro prximo, a adoo de medio eletrnica centralizada, que redundar em diminuio de custos para a CEB-D. RECOMENDA: A utilizao experimental do barramento blindado em cobre ou alumnio que ser aceito nos padres de entrada de energia da CEB, desde que o interessado apresente projeto a ser aprovado pela GRPV/SPC, incluindo a documentao citada no item 2.2 desta ITD. O monitoramento de todos os projetos aprovados e de suas respectivas unidades consumidoras energizadas, visando formao de banco de dados, com a estratificao das cargas por atividade econmica, estudos de termo-dinmica, visando controle da qualidade das conexes, principalmente em barramentos de alumnio, tempo de aprovao e anlise de projetos e demais dados tcnicos e econmico-financeiros que possam ser aplicado na otimizao dos processos da CEB Distribuio S/A.

4- CONCLUSO Desta forma, e salvo melhor juzo, conclumos que a GRPV/SPC, poder adotar a prtica de aprovao de projetos que contemplem a utilizao do barramento blindado, conhecido como bus-way. At que a CEB-D conclua a reviso da Norma Tcnica CEB, NTD n. 6.05, os usurios devero fazer uso, no que couber, da Norma da AES Eletropaulo citada no item 1.

Braslia, 1 de fevereiro de 2011.

Nota: Endereo eletrnico do Fascculo de Medio Eletrnica Centralizada - AES Eletropaulo: http://www.aeseletropaulo.com.br/clientes/informacoes/Engenheiros/ManuaiseNormas/Do cuments/manuaisenormas/MEC_2010_V01_31_03_2010.pdf

GRNT Gerncia de Normatizao e Tecnologia

Potrebbero piacerti anche